Maria Inez Lemos Soares

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas(1983), mestrado em Mestrado em Educação - Stricto Sensu pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais(1989), aperfeicoamento em Aperfeiçoamento da Prática Pedagógica pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da SMEBH(1996) e aperfeicoamento em Psicologia Clínica:Direção do Trat. em Psicanálise pela Universidade Federal de Minas Gerais(1999). Atualmente é Professora da Universidade Federal de Minas Gerais e Assessora da Prefeitura de Belo Horizonte.

Informações coletadas do Lattes em 19/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado em Educação - Stricto Sensu

1985 - 1989

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Lucília Regina Machado de Souza
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Aperfeiçoamento em Psicologia Clínica:Direção do Trat. em Psicanálise

1998 - 1999

Universidade Federal de Minas Gerais

Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento da Prática Pedagógica

1995 - 1996

Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da SMEBH

Formação complementar

1999 - 2003

Psicanálise. , Grupo de Estudos Psicanalíticos.

2000 - 2000

Metodologia Qualitativa. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Projeto e Pesquisa da Prefeitura de BH.

1999 - 1999

Memória, História e Identidade em Paul Ricoeur. (Carga horária: 30h). , Universidade de Santa Fé.

1996 - 1996

Tópicos Esp. Análise Política:Experiência do Poder. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1996 - 1996

Sociologia do Trabalho. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Participação em eventos

Seminário O que insiste na repetição , ministrado por Romildo do Rêgo Barros. 2003. (Seminário).

Jornada de abertura das atividades do semestre do Grep Grupo de Estudos Psicanalíticos.O gozo cínico do toxicômano. 2003. (Outra).

XIX jornada do Grep.Bulimia e anorexia: patologias da falta e do excesso. 2003. (Outra).

XVIII Jornada do Grep Grupo de Estudos Psicanalíticos.Os destinos pulsionais na pós-modernidade. 2002. (Outra).

VIII Jornada da EBP/MG - Palestra: Como a psicanálise cura. 2002. (Outra).

VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia. Mini-curso: Jovens e Violência: O olhar Sócio Clínico na Família. 2001. (Congresso).

VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia - Mini-curso: Psicossociologia e intervenção". 2001. (Congresso).

VIII Colóquio Internacional de Sociologia Clínica e Psicossociologia - Mini-curso: Drogas, complexidade e função paterna. 2001. (Congresso).

XVII Jornada do Grep Grupo de Estudos Psicanalíticos.O sintoma violência na pós-modernidade. 2001. (Outra).

Curso Oficina: História Oral, Pesquisa e Subjetividade para os servidores da Saúde e Área Social da PBH.Curso Oficina: História Oral, Pesquisa e Subjetividade. 2000. (Oficina).

Ciclo de debates: Brasil 500 anos.Palestra no Ciclo de debates: Brasil 500 anos. 2000. (Outra).

Palestra para os acadêmicos do 9º período do curso de Psicologia, do Unicentro Newton Paiva.Projetos de Trabalho em Psicologia - Uma Abordagem Psicossociológica. 2000. (Outra).

3ª Conferência Estadual de Educação.Cidadania, Ensino e História Oral. 1999. (Oficina).

Oficina para o Centro de Referência do Professor.Oficina: Memória e a Construção Sócio-Espacial. 1999. (Oficina).

3º Encontro Regional Sudeste de História Oral.Coordenação do G.T. de História Oral e Cidadania na Educação e na Saúde. 1999. (Encontro).

3º Encontro Regional Sudeste de História Oral.Coordenação do G.T. de História Oral e Cidadania na Educação e na Saúde. 1999. (Encontro).

V Encontro Nacional de História Oral.Mini-Curso: Jovens, Violência e Subjetividade. 1999. (Encontro).

X Congresso Internacional de História Oral. A História Oral como Princípio Educativo ou a Memória como Valor no Ensino de História. 1998. (Congresso).

A História Oral como Princípio Educativo.A História Oral como Princípio Educativo. 1998. (Oficina).

IV Encontro Regional da ANPUH-GO e III Encontro de História Oral da Região Centro-Oeste.Mesa redonda: Documentação Oral e Educação. 1998. (Encontro).

Curso de Formação e Conscientização Política da Diocese de Divinópolis-MG.Professora no curso de Formação e Conscientização Política da Diocese de Divinópolis-MG. 1998. (Outra).

Palestra na PUC-MG para o curso de Pedagogia.Sala de Aula, Para Quê?. 1998. (Outra).

Palestra na PUC-MG para o curso de Pedagogia.Vivenciando e Aprendendo História. 1998. (Outra).

IV Encontro Regional da ANPUH-GO e III Encontro de História Oral da Região Centro-Oeste.Minicurso: História Oral como Princípio Educativo. 1998. (Outra).

Palestra para professores e alunos da FUNREI (Fundação de Ensino Superior de São João Del Rei).Ler a Sociedade Através de Biografias. 1998. (Outra).

II Congresso Nacional de Educação - CONED. História Oral e Ensino de História. 1997. (Congresso).

5ª SBPC Jovem.Fazendo e Contando História: a História Oral como Princípio Educativo. 1997. (Oficina).

Curso de Formação e Conscientização Política da Diocese de Divinópolis-MG.Professora no curso de Formação e Conscientização Política da Diocese de Divinópolis-MG. 1997. (Outra).

Palestra para curso de Pedagogia da Fundação Universidade de Itaúna.Escola Pública x Escola Privada. 1997. (Outra).

Debate: Estado Neo-Liberal e Políticas Públicas.Debate: Estado Neo-Liberal e Políticas Públicas. 1997. (Outra).

I Congresso Nacional de Educação - CONED. Histórias de Vida e as Diversidades da Vida na História. 1996. (Congresso).

Palestra no Centro de Capitação da FUNEC (Fundação de Ensino de Contagem).Novas Mudanças no Mundo do Trabalho e seus impactos na Educação. 1996. (Outra).

Palestra promovida pela Secretaria Municipal de Administração/PBH.Trabalho e Vida: Perspectivas e Alternativas. 1996. (Outra).

IV Congresso do Sindicato dos Professores do Estado de MG. Do Herói às Mentalidades: a questão do sujeito para o ensino de história. 1990. (Congresso).

VIII Encontro de Professores Estaduais do Amazonas.História da Educação no Brasil. 1990. (Encontro).

Palestra na PUC-MG, para os alunos do Curso de Graduação de História.Palestra para os alunos do Curso de Graduação de História, apresentando a dissertação de mestrado. 1990. (Outra).

Mesa redonda: Metodologia do Ensino de História e História da Educação.Mesa redonda: Metodologia do Ensino de História e História da Educação. 1990. (Outra).

Participação em bancas

SOARES, M. I. L.. Visão que alunos portadores de deficiência mental tem sobre os temas: inclusão e trabalho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial na Escola Inclusiva) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

Produções bibliográficas

  • SOARES, M. I. L. . Bulimia e anorexia: patologias da falta e do excesso. Mental (Barbacena) , v. 5, p. ---, 2005.

  • SOARES, M. I. L. . A pulsão de morte e o repetir nas instituições. Revista de Psicologia Plural , v. 19/20, p. ---, 2004.

  • SOARES, M. I. L. . O gozo cínico do toxicômano. Mental (Barbacena) , v. 3, p. ---, 2004.

  • SOARES, M. I. L. . Não chores! Saíram do ar a cidade e o rádio.... História Oral (Rio de Janeiro) , v. 5, p. ---, 2002.

  • SOARES, M. I. L. . Pesquisa qualitativa: conhecimento, subjetividade e memória. Escritos sobre Educação , v. 1, p. ---, 2002.

  • SOARES, M. I. L. . Novas tecnologias, Pesquisa e Subjetividade: A Reconquista da Memória. Caderno de Debates Plural , v. 13, p. ---, 2000.

  • SOARES, M. I. L. . Trabalho, Memória e Perversão. Caderno de Debates Plural , v. 14, p. ---, 2000.

  • SOARES, M. I. L. . O Sintoma violência na pós-modernidade. Vorstellung (Belo Horizonte) , v. 4, p. ---, 2000.

  • SOARES, M. I. L. . Escola e Comunidade: Resistência à Violência. Presença Pedagógica , v. 5, p. ---, 1999.

  • SOARES, M. I. L. . Do Mal-Estar do Jovem ao Fracasso do Aluno: Lugares de Insatisfação e de Violência. Dois Pontos (Belo Horizonte) , v. 5, p. ---, 1999.

  • SOARES, M. I. L. . Sobre a Construção de Violência entre os Jovens. Dois Pontos (Belo Horizonte) , v. 5, p. ---, 1999.

  • SOARES, M. I. L. . Sala de Aula, Para Quê?. Dois Pontos (Belo Horizonte) , v. 4, p. ---, 1998.

  • SOARES, M. I. L. . Pedagogia Clínica ou a Pro-Cura do Sentido da Escola. Presença Pedagógica , v. 4, p. ---, 1998.

  • SOARES, M. I. L. . A Escola Pede Análise: O Olhar Clínico na Instituição. Dois Pontos (Belo Horizonte) , v. 4, p. ---, 1998.

  • SOARES, M. I. L. . A História Oral como Princípio Educativo. Presença Pedagógica , v. 3, p. ---, 1997.

  • SOARES, M. I. L. . Concepções de Sujeito Histórico no Ensino de História: do Herói às Mentalidades. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , v. 70, p. 136-138, 1989.

  • SOARES, M. I. L. . Pedagogia do consumo: família, mídia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 192p .

  • SOARES, M. I. L. . Família, drogas, mídia. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 25 fev. 2006.

  • SOARES, M. I. L. . O triunfo da ciência. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 21 jan. 2006.

  • SOARES, M. I. L. . Modernos e pouco eternos. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 10 dez. 2005.

  • SOARES, M. I. L. . A arma dos patrimonialistas. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 22 out. 2005.

  • SOARES, M. I. L. . A desfaçatez dos perversos. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 17 set. 2005.

  • SOARES, M. I. L. . País dividido. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 30 jul. 2005.

  • SOARES, M. I. L. . Luxo e tédio. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 25 jun. 2005.

  • SOARES, M. I. L. . Plástica na alma. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 30 maio 2005.

  • SOARES, M. I. L. . Submissão e depressão. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 26 mar. 2005.

  • SOARES, M. I. L. . Corrupção e função paterna. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 26 fev. 2005.

  • SOARES, M. I. L. . Educação e chocolate. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 29 jan. 2005.

  • SOARES, M. I. L. . Alteridade e Narcisismo. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 18 dez. 2004.

  • SOARES, M. I. L. . Moda e gravidez precoce. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 23 out. 2004.

  • SOARES, M. I. L. . O gozo do carrasco. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 11 set. 2004.

  • SOARES, M. I. L. . A pedagogia do gozo. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 31 jul. 2004.

  • SOARES, M. I. L. . A hegemonia do afeto. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 12 jun. 2004.

  • SOARES, M. I. L. . A dor do feminino. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 17 abr. 2004.

  • SOARES, M. I. L. . Eros na Alma Interior. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 21 fev. 2004.

  • SOARES, M. I. L. . Fé em tempo de consumo. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 13 dez. 2003.

  • SOARES, M. I. L. . Contra o novo embuste. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 11 out. 2003.

  • SOARES, M. I. L. . O furo no corpo. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 13 set. 2003.

  • SOARES, M. I. L. . O mundo sem totem. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 28 jun. 2003.

  • SOARES, M. I. L. . Gozo não é prazer. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 05 abr. 2003.

  • SOARES, M. I. L. . A literatura humaniza. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 22 fev. 2003.

  • SOARES, M. I. L. . Presente aos filhos. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 28 dez. 2002.

  • SOARES, M. I. L. . O significante Lula. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 16 nov. 2002.

  • SOARES, M. I. L. . Um mundo sem Deus. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 21 set. 2002.

  • SOARES, M. I. L. . Amor e sublimação. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 22 jun. 2002.

  • SOARES, M. I. L. . A falta que faz o pai. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 04 maio 2002.

  • SOARES, M. I. L. . O discurso dos violentos. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 06 abr. 2002.

  • SOARES, M. I. L. . Irmão fraterno ou grande irmão. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 16 fev. 2002.

  • SOARES, M. I. L. . A utopia pós-moderna. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 29 dez. 2001.

  • SOARES, M. I. L. . O desmanche pós-moderno. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 29 set. 2001.

  • SOARES, M. I. L. . Conversa com os Pais. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 24 ago. 2001.

  • SOARES, M. I. L. . O Brasileiro Milton Santos. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 30 jun. 2001.

  • SOARES, M. I. L. . Banalização da Violência. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 29 maio 2001.

  • SOARES, M. I. L. . Narcisismo e Violência. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 19 maio 2001.

  • SOARES, M. I. L. . Narcisismo e violência. Jornal Estado de Minas - Caderno Pensar, Belo Horizonte, 19 maio 2001.

  • SOARES, M. I. L. . A Ética do Pai. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 10 maio 2001.

  • SOARES, M. I. L. . O Cidadão Pleno. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 23 fev. 2001.

  • SOARES, M. I. L. . Reforma Administrativa. Hoje em Dia - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 05 dez. 2000.

  • SOARES, M. I. L. . Violência e Machismo. Hoje em Dia - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 09 nov. 2000.

  • SOARES, M. I. L. . Jovens, Drogas e Eleições. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 19 out. 2000.

  • SOARES, M. I. L. . Saber, Verdade e Justiça. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 14 ago. 2000.

  • SOARES, M. I. L. . Jovens e Violência, Por Quê?. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 14 jul. 2000.

  • SOARES, M. I. L. . Violência, Emoção e Ética. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 05 jun. 2000.

  • SOARES, M. I. L. . Família, Ética e Transgressão. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 12 abr. 2000.

  • SOARES, M. I. L. . Individualismo, Racismo e Modernidade. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 23 fev. 2000.

  • SOARES, M. I. L. . A República do Entretenimento. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 31 jan. 2000.

  • SOARES, M. I. L. . Espetáculo, Memória e Verdade. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 23 nov. 1999.

  • SOARES, M. I. L. . Violência e Masculinidade. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 25 out. 1999.

  • SOARES, M. I. L. . A Revolta dos Jovens. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 15 ago. 1999.

  • SOARES, M. I. L. . Como Reverter o Imaginário de Público?. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 12 jul. 1999.

  • SOARES, M. I. L. . Violência Por Quê?. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 01 jun. 1999.

  • SOARES, M. I. L. . A Ética da Cidade. Jornal Estado de Minas - Seção de Editoria de Opinião, Belo Horizonte, 08 ago. 1900.

  • SOARES, M. I. L. . A História Oral como Princípio Educativo ou a Memória como Valor no Ensino de História. In: X International Oral History Conference, 1998, Rio de Janeiro. X International Oral History Conference. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

  • SOARES, M. I. L. . O gozo cínico do toxicômano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . Bulimia e anorexia: patologias da falta e do excesso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . Os destinos pulsionais na pós-modernidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . Mini-curso: Jovens e Violência: O olhar Sócio Clínico na Família. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . O sintoma violência na pós-modernidade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . Palestra no Ciclo de debates: Brasil 500 anos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Curso Oficina: História Oral, Pesquisa e Subjetividade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Projetos de Trabalho em Psicologia - Uma Abordagem Psicossociológica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . Coordenação do G.T. de História Oral e Cidadania na Educação e na Saúde. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Oficina: Cidadania, Ensino e História Oral. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Oficina: Cidadania, Ensino e História Oral. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Oficina: Memória e a Construção Sócio-Espacial. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Mini-Curso: Jovens, Violência e Subjetividade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Professora no curso de Formação e Conscientização Política da Diocese de Divinópolis-MG. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Sala de Aula, Para Quê?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . Vivenciando e Aprendendo História. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . A História Oral como Princípio Educativo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . A História Oral como Princípio Educativo ou a Memória como Valor no Ensino de História. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, M. I. L. . Minicurso: História Oral como Princípio Educativo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Mesa redonda: Documentação Oral e Educação. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Ler a Sociedade Através de Biografias. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . Oficina: Fazendo e Contando História: a História Oral como Princípio Educativo. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . História Oral e Ensino de História. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, M. I. L. . Pedagogia Clínica ou a Pro-cura do Sentido da Escola. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, M. I. L. . Professora no curso de Formação e Conscientização Política da Diocese de Divinópolis-MG. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Escola Pública x Escola Privada. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . Debate: Estado Neo-Liberal e Políticas Públicas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Novas Mudanças no Mundo do Trabalho e seus impactos na Educação. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . Trabalho e Vida: Perspectivas e Alternativas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . Histórias de Vida e as Diversidades da Vida na História. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, M. I. L. . Oficina - Vivenciando e Aprendendo História: a História dos Meninos e da Rua. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. I. L. . Do Herói às Mentalidades: a questão do sujeito para o ensino de história. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOARES, M. I. L. . História da Educação no Brasil. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . Palestra para os alunos do Curso de Graduação de História, apresentando a dissertação de mestrado. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, M. I. L. . Mesa redonda: Metodologia do Ensino de História e História da Educação. 1990. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 1996 - Atual

    Núcleo de Sociologia Clínica, Descrição: O Núcleo de Sociologia Clínica (FAFICH-UFMG) tem como proposta criar um espaço de formação teórica e prática, no campo da intervenção psicossociológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Inez Lemos Soares - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - 2006

UNI-BH

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora de Sociologia I para os cursos de História e de Pedagogia

Atividades

  • Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia I

  • Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia I

2005 - 2005

Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora de "Desenvolvimento Social" no curso de pós-graduação Lato Sensu Educação Especial na escola inclusiva .

Atividades

  • Ensino, Educação Especial na Escola Inclusiva, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Social

2003 - 2005

Fundação para o TRabalho de Minas Gerais

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora de "Educação no Brasil um enfoque psicossociológico", no curso "Programas especiais de formação pedagógica de docentes", de 60h, de 2003 a 2005.

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação no Brasil um enfoque psicossociológico

2001 - 2002

Centro Universitário Newton Paiva

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora de "Sociologia: atores sociais e cotidiano", no curso de Pós-graduação Lato sensu: Especialização em Gestão e Avaliação de Programas e Projetos Sociais, de30h, para as turmas de 2001 e 2002.

Atividades

  • Ensino, Gestão e Avaliação de Programas e Projetos Sociais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sociologia: atores sociais e cotidiano

2000 - Atual

Prefeitura de Belo Horizonte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora

Outras informações:
Assessora de Projetos de Pesquisa do NUPP (Núcleo de Projetos e Pesquisa), na área social e de políticas públicas, orientando projetos de pesquisa em metodologia qualitativa. Início: agosto de 2000. Assessora na Secretaria Municipal de Coordenação de Política Social da PBH, no ano de 2001 a 2002. Assessora na Secretaria Municipal de Administração da PBH, junto a ASCOM (Assessoria de Comunicação), escrevendo para o site dos estagiários, na área de comportamento. De fev. a nov. de 2003.

Atividades

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Projetos e Pesquisa, .,Cargo ou função, Assessora de Projetos de Pesquisa, na área social e de políticas públicas, orientando projetos de pesquisa em metodologia qualitativa..

  • 02/2003 - 11/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Administração, .,Cargo ou função, Assessora na Secretaria Municipal de Administração da PBH, junto a ASCOM (Assessoria de Comunicação), escrevendo para o site dos estagiários, na área de comportamento..

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Coordenação de Política Social, .,Cargo ou função, Assessora na Secretaria Municipal de Coordenação de Política Social/PBH.

1999 - 1999

Universidade FUMEC

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Substituta

Outras informações:
Professora de "Realidade Brasileira", para o curso de Psicologia, em caráter de substituição, de outubro a dezembro de 1999.

Atividades

  • 10/1999 - 12/1999

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realidade Brasileira

1996 - 1996

Fundação de Ensino de Contagem

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica

Outras informações:
Assessora Pedagógica, coordenando o curso de formação continuada aos professores de História (2º grau).

Atividades

  • 03/1996 - 12/1996

    Direção e administração, Departamento de História, .,Cargo ou função, Assessora Pedagógica, coordenando o curso de formação continuada aos professores de História (2º grau).

1996 - 1996

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão

Outras informações:
Membro da Comissão de Análise e Avaliação dos Livros Didáticos, realizado pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, na área de História e Estudos Sociais, conforme normas estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Atividades

  • 11/1996 - 11/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Análise e Avaliação dos Livros Didáticos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Análise e Avaliação dos Livros Didáticos, realizado pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, na área de História e Estudos Sociais, conforme normas estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura)..

1991 - 1991

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora de Técnicas e Ensino de História no PREPES (Programa de pós-graduação lato-sensu da PUC-MG). Carga horária de 30 h/a, em fevereiro de 1991.

Atividades

  • Ensino, PREPES - Programa de Pós-graduação "lato-sensu", Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Técnicas e Ensino de História

1990 - 1993

Faculdade de Filosofia de Congonhas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora e Sub-chefe de Departamento

Outras informações:
Professora de História da Educação, Sociologia I e II e Sociologia da Educação, exercendo também o cargo de Sub-chefe de Departamento.

Atividades

  • Direção e administração, Departamento de Letras e Pedagogia, .,Cargo ou função, Sub-chefe de Departamento.

  • Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação, Sociologia I, Sociologia II

  • Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação, Sociologia I, Sociologia II

1990 - 1990

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora de "Técnicas e Ensino de História" para o curso de pós-graduação lato-sensu na FAFI-BH. Carga horária de 40h/a, de out/dez. de 1990.

Atividades

  • 10/1990 - 12/1990

    Ensino, Pós-graduação lato-sensu, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Técnicas e Ensino de História

1986 - 1986

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Prof. José Augusto Vieira

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora de "Didática - Objetivos Educacionais", para curso de pós-graduação lato-sensu, em Machado - MG. Período: 1º semestre de 1986.

Atividades

  • Ensino, Pós-graduação lato-sensu, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática - Objetivos Educacionais

1985 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora de "História Geral e Econômica do Brasi"l no Instituto de Geociências da UFMG - Curso de Geografia, durante o 1º semestre de 1985. Participa do Núcleo de Sociologia Clínica (FAFICH-UFMG), tendo como proposta criar um espaço de formação teórica e prática, no campo da intervenção psicossociológica. Início: agosto de 1996.

Atividades

  • Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral e Econômica do Brasil

1984 - 1984

Faculdade Newton de Paiva

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora de "História Antiga e Contemporânea", para o curso de Estudos Sociais da Faculdade Newton de Paiva, 2º semestre de 1984.

Atividades

  • Ensino, Estudos Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea, História Antiga