Nilta Izabela Braga
Mestra em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT/UFSJ) e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Pós-graduada em Administração e Logística (UNINTER) e possui complementação pedagógica em Matemática (FIAR). Atua como analista e pesquisadora em corresponsabilidade socioambiental, políticas públicas e sustentabilidade. Pesquisa sobre inclusão produtiva de pessoas vulnerabilizadas no mercado formal de trabalho.
Informações coletadas do Lattes em 08/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de pós-graduação em desenvolvimento, planejamento e território
2019 - 2021
Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: DESENVOLVIMENTO E OS IMPACTOS SOCIAIS DAS BARRAGENS DE HIDRELÉTRICAS: a desterritorialização da Capela do Rio Grande e a reterritorialização de Brasilinha, em Minas Gerais, Ano de Obtenção: 2021
Gustavo Melo-Silva.
Especialização em Administração e logística
2012 - 2013
Centro Universitário Internacional
Título: Fluxo de informações como determinante para o sucesso da logística reversa
Orientador: Kamila Massuqueto
Graduação em Administração
2006 - 2010
Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: Relatório de estágio curricular: Administração da Produção
Orientador: Bezamat de Souza Neto
Formação complementar
2024 - 2024
Inteligência Artificial. (Carga horária: 10h). , Conquer Business School, CONQUER, Brasil.
2018 - 2019
Complementação Pedagógica em Matemática. (Carga horária: 1400h). , Faculdades Integradas de Ariquemes, FIAR, Brasil.
2012 - 2013
General English Course. (Carga horária: 640h). , Infinity Business College, IBCENGLISH, Irlanda.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Desenvolvimento e planejamento regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Política e Planejamento Governamentais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Economia Regional.
Participação em eventos
A crise econômica mundial e seus reflexos para o desenvolvimento de Minas. 2009. (Outra).
Congresso de Produção Científica. Programa de extensão Ecocidades para Sustentabilidade e Governança Organizacional e Territorial: Levantamento do perfil de conselheiros nos Conselhos Municipais e proposta de estrutura de conteúdo para website. 2009. (Congresso).
Curso de Extensão em Cidadania, Governança e Desenvolvimento Social e Ambientatal 2. 2009. (Outra).
1º Café com Administradores. 2008. (Outra).
XIII Semana de Administração. 2008. (Outra).
Fórum Mineiro de Administração. 2007. (Outra).
XII Semana de Administração. 2007. (Outra).
Fórum Mineiro de Administração. 2006. (Outra).
XI Semana de Administração. 2006. (Outra).
Participação em bancas
ANDRE, R. S.; BERNARDES, L. C.;BRAGA, N. I.. Bullyng no ambiente escolar: estratégias de identificação e enfrentamento. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educaçaão em Direitos Humanos) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
BRAGA, N. I.; BERNARDES, L. C.; ANDRE, R. S.. A inclusão do aluno autista na prática escolar. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educaçaão em Direitos Humanos) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
Produções bibliográficas
-
BRAGA, NILTA ; MONTENEGRO, R. L. G. . Efeitos das mudanças climáticas sobre a agropecuária de Minas Gerais: uma abordagem contemporânea. NOVOS CADERNOS NAEA , v. 23, p. 145-165, 2021.
-
BRAGA, NILTA . Transparência Pública e Conselhos Municipais: Caso de Referência e Proposta de Conteúdos para Website. Sistemas & Gestão , v. 6, p. 521-536, 2011.
-
BRAGA, N. I. ; BERNARDES, L. C. ; LESSA, C. P. ; GONCALVES, M. T. . Aracê: Inclusão Produtiva Via Mercado Formal de Trabalho. 1. ed. Belo Horizonte: Frete e verso, 2025. v. 5. 57p .
-
BRAGA, N. I. ; BERNARDES, L. C. ; ARAUJO, S. S. C. ; ABEL, F. L. A. S. ; LESSA, C. P. . Projeto Multidisciplinar de Construção da Sede Vina: preservação, métodos construtivos e educação socioambiental. 1. ed. Belo Horizonte: Frete e verso, 2025. v. 1. 132p .
-
BERNARDES, L. C. (Org.) ; AGUILAR, M. T. P. (Org.) ; LESSA, C. P. (Org.) ; BRAGA, N. I. (Org.) . Corresponsabilidade Empresarial: Parceria Entre o Departamento Socioambiental Vina e o Departamento de Engenharia de Materiais e Construção ? UFMG. 1. ed. Belo Horizonte: Frete e verso, 2025. v. 4. 68p .
-
BERNARDES, L. C. (Org.) ; RAMOS, J. S. (Org.) ; BRAGA, N. I. (Org.) . Rede de Coleta Seletiva: Um Projeto de Corresponsabilidade Empresarial. 1. ed. Belo Horizonte: Frete e verso, 2025. v. 3. 55p .
-
BERNARDES, L. C. ; BRAGA, N. I. ; ROCHA, S. . Corresponsabilidade Empresarial: Práticas Socioambientais em Rede. 1. ed. Belo Horizonte: Frete e verso, 2025. v. 2. 95p .
-
BRAGA, N. I. ; SILVA, G. M. . Desenvolvimento e a (des)construção de territórios: impactos sociais das barragens hidrelétricas. In: Jorge Alexandre Neves; Felipe Nunes Nilton Fernandes de Oliveira. (Org.). Empreendimentos Hidrelétricos e Desenvolvimento Socioeconômico. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, v. , p. 281-305.
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2021
Políticas Públicas para Atingidos por Barragens no Brasil: O território da Capela do Rio Grande e a Desterritorialização de Brasilinha, Descrição: Em uma sociedade cada vez mais industrializada, moderna e consumista o uso dos recursos naturais toma patamares elevados. A geração de energia é determinante para manter este padrão de vida. No entanto, gera impactos de toda ordem no território. Neste contexto, as hidrelétricas causam impactos sociais, ambientais e culturais, culminando em uma série de conflitos, o que justifica a importância de estudos sobre as implicações destes empreendimentos na vida dos atingidos por barragens e sobre o sentido que caminha a institucionalidade reguladora da implantação destas obras de infraestrutura. Assim, o objetivo principal deste projeto será identificar se as normas atuais que regem a construção de hidrelétricas solucionam todos os problemas e prejuízos auferidos, principalmente a partir do século vinte, à população atingida por barragens no Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utilizará o estudo de caso como método. Serão entrevistadas lideranças e ex-moradores da Capela do Rio Grande, submersa em 1959, atingidos pela barragem construída para o funcionamento da Usina Hidrelétrica de Camargos, em Minas Gerais. O estudo também apresentará uma análise de documentos como normas, decretos e leis que regulam a construção de hidrelétricas. Tanto os dados primários, quanto os dados secundários serão organizados, sistematizados e será utilizada a análise de conteúdo... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nilta Izabela Braga - Integrante / Gustavo Melo Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2021
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Pesquisadora no projeto de extensão Estruturação e Promoção dos Arranjos Produtivos Locais de Móveis Rústicos e Artesanato no Campo das Vertentes
2009 - 2010
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Programa de Extensão, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsista do Programa de Extensão Ecocidades para a Sustentabilidade e Governança Organizacional e Territorial: Levantamento do perfil de Conselheiros nos Conselhos Municipais e proposta de estrutura de conteúdo para Website
Atividades
-
08/2008 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de São João Del Rei, Universidade Federal de São João Del Rei.,Atividade realizada, Monitoria na área de Economia Brasileira.
2022 - Atual
Vina Equipamentos e ConstrucõesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações:
Produção de um capítullo de livro sobre o projeto Aracê, o qual versa sobre inclusão produtiva via mercado formal de trabalho e ações de corresponsabilidade social. Aguardando publicação. Produção de um capítulo de livro sobre construção sustentável e utilização consciente de materiais.
2022 - 2023
Governo do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de educação básica - téc. em ADM
Outras informações:
Professora no curso técnico em Administração.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nilta Izabela Braga e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?