Cleber de Medeiros
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000) e Especialização em Condicionamento Aplicado à Prevenção e Cardiológica Primária e Secundária pelo Instituto do Coração ? InCor/FMUSP (2002) e Mestrado em Ciencias da Saúde pela Unesc. Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, além de ser membro pesquisador do Gepes, grupo de Extensão e Pesquisa em Exercício Físico e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em fisiologia do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia cardiorespiratoria e avaliação física e futebol.
Informações coletadas do Lattes em 12/04/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Saúde
2008 - 2009
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: Efeitos do exercício físico sobre os efeitos moleculares do balanço proteíco em musculo cardíaco de ratos obesos.,Ano de Obtenção: 2009
Claudio Teodoro de Souza.Palavras-chave: Biologia Molecular; Atrogina 1; Obesidade; Treinamento Físico.
Especialização em Condicionamento Físico Aplicado a Prevenção Cardio
2000 - 2001
Universidade de São Paulo
Título: A Relação Delta/VO2 em Pacientes com Insuficiência Cardíaca
Orientador: Ivani Credidio Trombetta.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Educação Física
1996 - 2000
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: Estilo de vida de Coronarianos após a iniciação ao Programa de Reabilitação Cardiovascular da Universidade do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Orientador: Ricardo Aurino de Pinho
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia do Esforço.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Treinamento Desportivo.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Participação em eventos
II Congresso Internacional de Futebol. 2012. (Congresso).
34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2011. (Simpósio).
Fisiologia Aplicada ao Treinamento Esportivo.Fisiologia Aplicada ao Treinamento Esportivo. 2011. (Outra).
20 CONGEF. Personal, Musculação e Avaliação. 2009. (Congresso).
IV Workshop em Fisiologia do Exercicio.O Treinamento Físico Melhora a Sinalização da Insulina e a Via Mtor/P70sk em Miocárdio de Ratos Obesos. 2009. (Outra).
Programa de Formação Continuada Geral dos Docentes da Unesc: Avaliação do Desempenho Acadêmico. 2007. (Oficina).
I Simpósio de Ciências do Esporte.A Avaliação Física do Jogador de Futsal. 2005. (Simpósio).
I Jornada de Educação Física. 2003. (Outra).
Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde. 2001. (Congresso).
XXII Congresso de Cardiologia da Sociedade de Cardiologia do estado de São Paulo. 2001. (Congresso).
I Simpósio de Atualização em Cardiologia e Fisiologia do Exercício: Do Atleta ao Patológico,. 2001. (Simpósio).
Reanimação Cardiopulmonar. 2000. (Encontro).
A Educação Física na Qualidade de Vida do Mercusul. 1999. (Congresso).
Seminário de Educação Física da Unesc. 1999. (Seminário).
Orientação e Prescrição do Exercício. 1999. (Encontro).
14º Congresso Internacional de educação Física, Desporto e Recreação FIEP. 1997. (Congresso).
I Seminário de Educação Física - Educação Física Rumo ao 3º Milênio, Um desafio Profissional e Existencial. 1996. (Seminário).
Participação em bancas
MEDEIROS, C.. de Pinho.Efeito de diferentes intensidades de exercício sobre marcadores de danos oxidativos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. Perfil do profissional de Educação Física que atuam como personal trainer na cidade de Criciúma - SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. Duzzioni.Estilo de vida de universitários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. Os efeitos de sete sessões do treinamento concorrente nos níveis de força de membros superiores em indivíduos iniciantes na prática de musculação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. A impostância da força e flexibilidade no processo de envelhecimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. Treinamento Esportivo: Musculação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. O futebol como uma forma de inclusão e geração de novos talentos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. Milanez.Comparação entre o exercício resistido e aeróbio e o seus efeitos agudos nos níveis de glicose, colesterol total e triglicerídios em atletas de futsal e não atletas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. Exercício Físico e Estresse: Riscos e Benefícios. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. de Souza.Utilização dos sistemas energéticos nos esportes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. Búrigo.Prescrição de exercícios para indivíduos obesos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. Capacidades físicas, sistemas energéticos e métodos de treinamento na preparação física de futebol. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. Futebol de campo e a história da taça cecrisa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. da Silva.A influência dos pais na criança que inicia a prática do futebol. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. Levantamento de fármacos utilizados como anabolizantes e determinação das possíveis reações adversas em usuários e ex-usuários praticantes de atividade física (musculação) em academias de Criciuma.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. A prática da atividade física por pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. A relação entre composição corporal e plano de aula de escolares do município de Cocal do Sul.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MEDEIROS, C.. Avaliação e Comparação dos Níveis de Condicionamento Físico dos Atletas Profissionais do Esporte Clube Próspera no Início e Durante a Temporada. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Orientou
Patrício; Incidência de lesões na categoria de base do Criciúma Esporte Clube na temporada 2007; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Cleber de Medeiros;
A Força do Atleta de Futebol; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Cleber de Medeiros;
da Silva; Prevalência de indivíduos com diabetes, hipertensão e obesidade do PSF ? Santa Augusta de Criciúma; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Cleber de Medeiros;
Comparação dos Niveis de Resistencia Aerobia em Atletas de Futebol de Campo e Futsal de Categoria Infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação fisica) - Universidade do Extremo Sul Catariense; Orientador: Cleber de Medeiros;
Análise de lactato sanguíneo em futebolistas profissionais durante competição e simulação de jogo; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Cleber de Medeiros;
Marcelo; Treinamento da força em atletas de categoria sub 15 no futebol de campo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Cleber de Medeiros;
L; Milioli; Esquemas táticos utilizados pelas seleções na Copa do Mundo de 2006; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação fisica) - Universidade do Extremo Sul Catariense; Orientador: Cleber de Medeiros;
Silveira; Análise do nível de creatina quinase em atletas de futsal; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação fisica) - Universidade do Extremo Sul Catariense; Orientador: Cleber de Medeiros;
O Efeito do Treinamento Físico Sobre os Níveis de Hemoglobina em Atletas de Futebol Profissional; 2006; 43 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Cleber de Medeiros;
O Músculo esquelético do jogador de futebol: Adaptações ao treinamento físico e lesões de menbros inferiores; 2003; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Cleber de Medeiros;
Produções bibliográficas
-
MEDEIROS, C. ; Frederico, Marisa JS ; da Luz, Gabrielle ; Pauli, José R. ; Silva, Adelino S.R. ; Pinho, Ricardo A. ; Velloso, Lício A. ; Ropelle, Eduardo R. ; De Souza, Cláudio T. . Exercise training reduces insulin resistance and up regulates the mTOR/p70S6k pathway in cardiac muscle of diet-induced obesity rats. Journal of Cellular Physiology (Print) , p. n/a-n/a, 2010.
-
CT, S. ; MEDEIROS, C. ; PINHO, R. A. . Avaliação sérica de danos musculares e oxidativos em atletas após partida de futsal. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano , v. 12, p. 269-274, 2010.
-
Frederico MJ ; Justo SL ; Da Luz G ; Da Silva S ; MEDEIROS, C. ; Barbosa VA ; Silva LA ; Boeck CR ; Pinho RA ; CT, S. . Exercise training provides cardioprotection via a reduction in reactive oxygen species in rats submitted to myocardial infarction induced by isoproterenol.. Free Radical Research , v. 11, p. 19672741, 2009.
-
FARIAS, Joni Márcio de ; MEDEIROS, C. ; CONCEICAO, V. J. S. ; VICENTE, M. . Obesity in children and adolescents: the need of prevention, control and tratament programs in Brazil.. The FIEP Bulletin , v. 78, p. 552-555, 2008.
-
FARIAS, Joni Márcio de ; MEDEIROS, C. ; CONCEICAO, V. J. S. ; VICENTE, M. . Program of guidance for prevention and control of the obesity: a study case. The FIEP Bulletin , v. 12, p. 556-559, 2008.
-
MEDEIROS, C. ; FARIAS, Joni Márcio de ; CONCEICAO, V. J. S. ; OSSEMER, André Scotti ; ALVAREZ, B. R. . The effect of physical training on levels of hemoglobin in athletes of professional football. The FIEP Bulletin , v. 12, p. 560-563, 2008.
-
CONCEICAO, V. J. S. ; ALVES, J. V. ; KRUG, H. N. ; FARIAS, Joni Márcio de ; MEDEIROS, C. . The special students inclusion in the normal classes of actives: professional experience and critical avaliation. The FIEP Bulletin , v. 78, p. 549-551, 2008.
-
MEDEIROS, C. ; Análise da Frequência Cardíaca no Controle da Intensidade em Dois Modelos de Treinamento Aeróbio em Indivíduos com Doença Arterial Coronariana. In: 34º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2011, São Paulo.. Revista Brasileira de Ciência e Movimento - Celafiscs, 2011. v. v.19.
-
ANDREIS, A. ; MEDEIROS, C. ; FARIAS, Joni Marcio ; VICENTE, M. ; CONCEICAO, V. J. S. . Analise dos Níveis de Lactato Sanguineo em Futebolistas Profissionais Verificados Após Primeiro e Segundo Tempo em Partida de Futebol. In: 6º Congresso de Atividade Física e Saúde, 2007, Florianópolis. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Londrina: Midiograf, 2007. v. 12. p. 187-187.
-
FELICIANO, A. M. V. ; NAZARIO, R. C. ; FARIAS, Joni Márcio de ; MEDEIROS, C. ; CONCEICAO, V. J. S. . Nivel de Atividade Instrumentais de Vida Diária Proposto por Lawton em Idosos de Criciuma. In: 6º Congresso Brasileiro de Atividade Física e saúde, 2007, Florianópolis. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Londrina: Midiograf, 2007. v. 12. p. 126-126.
-
NAZARIO, R. C. ; FELICIANO, A. M. V. ; FARIAS, Joni Marcio ; MEDEIROS, C. ; CONCEICAO, V. J. S. . Comparação do Nível da Atividade Física e Auto-estima nos Grupos de Terceira Idade em Criciuma - SC. In: 6º Congresso Brasileiro de Atividade Física e saúde, 2007, Florianópolis. Comparação do Nível da Atividade Física e Auto-estima nos Grupos de Terceira Idade em Criciuma - SC. Londrina: Midiograf, 2007. v. 12. p. 126-126.
-
MARAGNO, D. P. ; FARIAS, Joni Marcio ; MEDEIROS, C. ; CONCEICAO, V. J. S. . Relação entre o Gasto Calórico e Níveis de Flexibilidade Lombar em Adolescentes de Escola Pública e Privada da Cidade de Criciuma. In: 6º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2007, Florianópolis. Relação entre o Gasto Calórico e Níveis de Flexibilidade Lombar em Adolescentes de Escola Pública e Privada da Cidade de Criciuma. Londrina: Midiograf, 2007. v. 12. p. 118-118.
-
RODRIGUES, C. M. ; MARAGNO, D. P. ; FARIAS, Joni Márcio de ; MEDEIROS, C. ; CONCEICAO, V. J. S. . Relação entre Gasto Calórico e Força Lombar de Adolescentes Estudantes de Escola Pública e Privada da Cidade de Criciuma. In: 6º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2007, Florianópolis. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Londrina: Midiograf, 2007. v. 12. p. 118-118.
-
MEDEIROS, C. ; OSSEMER, André Scotti ; FARIAS, Joni Márcio de ; CONCEICAO, V. J. S. . O Efeito do Treinamento Físico Sobre os Níveis de Hemoglobina em Atletas de Futebol Profissional. In: 6º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2007, Florianópolis. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Londrina: Midiograf, 2007. v. 12. p. 58-58.
-
MEDEIROS, C. ; Estilo de Vida de Coronarianos Após Ingresso a um Programa de Reabilitação cardiovascular. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA & SAÚDE, 2001, Florianópolis. III CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA & SAÚDE, 2001.
-
MEDEIROS, C. ; O Treinamento Físico Melhora Sinalização da Insulina e a Via MTOR/P70SK em Miocárdio de Ratos Obesos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, V. A. ; MEDEIROS, C. ; FREDERICO, M. J. S. ; LUZ, G. ; DA SILVA, S ; SILVA, L. A. ; PINHO, R. A. ; DE SOUZA, C. T. . O Treinamento Físico Exerce Efeito Cardioprotetor por Reduzir Espécies Reativas de Oxigênio em Ratos Submetidos ao Infarto do Miocardio por Isoproterenol. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS, C. ; Avaliação Sérica de Danos Musculares e Sistema Antioxidante em Atletas Após Partida de Futebol de Salão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Extremo Sul Catarinense, Universidade do Extremo Sul Catarinense. , Av. Universitária, Complexo Esportivo - 1105, Universitário, 88806-000 - Criciuma, SC - Brasil, Telefone: (48) 34312500, Ramal: 2572, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - 2008
Fundação Municipal de EsportesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2006
Treinamentos ministrados , Fundação Municipal de Esportes, .,Treinamentos ministrados, Caminhada Orientada
2004 - 2005
Clube Desportivo Santa ClaraVínculo: Fisiologista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 35
Atividades
-
07/2004 - 06/2005
Treinamentos ministrados , Fisiologista, .,Treinamentos ministrados, Ciência Associada ao Futebol
2003 - 2004
Criciúma Esporte ClubeVínculo: Preparador Físico, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 35
Atividades
-
03/2003 - 06/2004
Treinamentos ministrados , Departamento de Futebol Profissional, Fisiologia do Exercício.,Treinamentos ministrados, Fisiologista
-
02/2000 - 01/2001
Treinamentos ministrados , Departamento de Futebol Profissional, Fisiologia do Exercício.,Treinamentos ministrados, Preparador Físico
2006 - Atual
Universidade do Extremo Sul CatarinenseVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32
2003 - 2003
Universidade do Extremo Sul CatarinenseVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio IV, Atividade Física para Grupos Especiais, Fisiologia do Exercício, Metodologia do Futebol de Campo e Salão
-
06/2003 - 12/2003
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Exercício
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cleber de Medeiros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?