João Vicente Vidal

Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo em associação com a Humboldt-Universität zu Berlin. Bolsista de agências como DAAD, Capes, CNPq e Fondazione Giorgio Cini de Veneza, recebeu o "1.o Prêmio José Maria Neves" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (2005), o "Prêmio FUNARTE de Produção Crítica em Música" (2012) e, por seu livro Formação germânica de Alberto Nepomuceno, o "Prêmio CONCERTO" da Revista CONCERTO (2014). Professor Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019-21), onde atuou ainda como Coordenador da Linha de Pesquisa "História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana" (2015-2017).

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Musicologia

2007 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: Formação germânica de Alberto Nepomuceno: Estudos sobre recepção e intertextualidade
Orientador: em Humboldt-Universität zu Berlin ( Prof. Dr. Dr. hc mult. Hermann Danuser)
com Prof. Dr. Marcos Branda Lacerda. Bolsista do(a): Deutscher Akademischer Austausch Dienst, DAAD, Alemanha. Palavras-chave: Musicologia Histórica.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Música

2000 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A idéia do 'clássico' no classicismo: Retórica e música no final do século XVIII,Ano de Obtenção: 2002
Prof. Dr. Jacob Herzog.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Musicologia Histórica.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Bacharelado em Piano

1995 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Interpretação pianística: Jean-Louis Steuerman. (Carga horária: 30h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

1998 - 1998

Interpretação pianística: Dominique Merlet. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1997 - 1997

Interpretação pianística: Rudolf Kehrer. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

1991 - 1994

Curso Técnico de Piano da Escola de Música. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

, Lê Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Latim

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia Histórica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Práticas Interpretativas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VIDAL, J. V. ; GENTIL-NUNES, P. ; OLIVEIRA , L. J. P. . PARTICIPAÇÃO COMO COORDENADOR DO 18° COLÓQUIO DE PESQUISA DO PPGM-UFRJ. ÂMBITO NACIONAL, VÍNCULO TEMÁTICO À LINHA "HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO (...)". 2019. (Outro).

FAGERLANDE, M. ; VIDAL, J. V. ; NUNES FILHO, P. G. . PARTICIPAÇÃO COMO MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA DA XVI SEMANA DO CRAVO. ÂMBITO NACIONAL, VÍNCULO TEMÁTICO À LINHA "HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO". 2019. (Festival).

VIDAL, J. V. ; NUNES FILHO, P. G. ; OLIVEIRA , L. J. P. . PARTICIPAÇÃO COMO COORDENADOR DO 17° COLÓQUIO DE PESQUISA DO PPGM-UFRJ. ÂMBITO NACIONAL, VÍNCULO TEMÁTICO À LINHA "HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO". 2018. (Outro).

FAGERLANDE, M. ; VIDAL, J. V. . PARTICIPAÇÃO COMO MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA DA XV SEMANA DO CRAVO. ÂMBITO NACIONAL, VÍNCULO TEMÁTICO À LINHA "HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO DA MÚSICA BRASILEIRA E IBEROAMERICANA". 2018. (Festival).

VIDAL, J. V. ; NUNES FILHO, P. G. ; OLIVEIRA , L. J. P. . PARTICIPAÇÃO COMO COORDENADOR DO 16° COLÓQUIO DE PESQUISA DO PPGM-UFRJ. ÂMBITO NACIONAL, VÍNCULO TEMÁTICO À LINHA "HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO". 2017. (Outro).

FAGERLANDE, M. ; VIDAL, J. V. . PARTICIPAÇÃO COMO MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA DA XIV SEMANA DO CRAVO. ÂMBITO NACIONAL, VÍNCULO TEMÁTICO À LINHA "HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO DA MÚSICA BRASILEIRA E IBEROAMERICANA". 2017. (Festival).

RACHID, A. ; VIDAL, J. V. ; FRANCO, S. . Organização da ?Série Internacional de Órgão da UFRJ: Concertos Tamburini?. 2015. (Concerto).

VIDAL, J. V. ; MONTEIRO, E. . Organização do seminário ?Rio de Janeiro-Alemanha: Relações musicais?, realizado por AFEBA e EM/UFRJ na Academia Brasileira de Música nos dias 8 e 9 de setembro de 2015 e organizado com apoio do DAAD, Instituto Goethe e Hochschule für Musik Karlsruhe, com âmbito internacional e vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa ?A música alemã no Brasil, 1870-1945?. 2015. (Congresso).

AUGUSTO, A. J. ; VIDAL, J. V. ; GENTIL-NUNES, P. . Organização do ?I Simpósio Nacional Villa-Lobos: Obra, tempo e reflexos?, realizado na Sala Guiomar Novaes no âmbito do ?I Simpósio Nacional Villa-Lobos? do Núcleo Acadêmico do 53. Festival Villa-Lobos, com âmbito nacional e vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa ?Práticas de Conjunto e Música de Câmara Brasileira: História e perspectivas interpretativas?. 2015. (Congresso).

VOLPE, M. A. ; VIDAL, J. V. ; CARDOSO, A. L. C. D. ; NOGUEIRA, M. V. . Organização do ?V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ: Periódicos musicais: História, crítica e políticas editoriais?, realizado pela EM/UFRJ de 11 a 15 de agosto de 2014, com âmbito internacional e vínculo vínculo temático e metodológico à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. 2014. (Congresso).

AGUILAR, P. M. ; ALBUQUERQUE, C. F. ; VIDAL, J. V. ; CARDOSO, A. L. C. D. ; FRANCO, S. . Organização do ?IV Festival de Música Antiga da UFRJ?. 2014. (Festival).

VIDAL, J. V. ; CARDOSO, A. L. C. D. . Organização da ?Semana de Aniversário de 166 anos da Escola de Música: Tempo e Memória?, realizada pela EM/UFRJ de 11 a 15 de agosto de 2014, com âmbito internacional e vínculo vínculo temático e metodológico à linha de pesquisa ?As práticas intepretativas e seus processos reflexivos?. 2014. (Festival).

VIDAL, J. V. ; CARDOSO, A. L. C. D. . Série "Música no Palácio" / Temporada 2014 (16 concertos). 2014. (Concerto).

TUTTMANN, R. ; KRETSCHMER, J. ; VIDAL, J. V. . Organização do mastercourse ?O Lied alemão: Interpretação e acompanhamento? com Katharina Kegler da Universität Freiburg. 2014. (Outro).

VIDAL, J. V. ; VOLPE, M. A. ; CARDOSO, A. L. C. D. ; NOGUEIRA, M. V. ; FRANCO, S. . Organização do ?IV Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ: Verdi Wagner e contemporâneos?, realizado pela EM/UFRJ de 12 a 15 de agosto de 2013, com âmbito internacional e vínculo vínculo temático e metodológico à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. 2013. (Congresso).

CARDOSO, A. L. C. D. ; AGUILAR, P. M. ; VIDAL, J. V. . Organização do ?III Festival de Música Antiga da UFRJ?. 2013. (Festival).

VIDAL, J. V. ; CARDOSO, A. L. C. D. . Organização da ?Semana de Aniversário de 165 anos da Escola de Música: Verdi Wagner e contemporâneos?, realizada pela EM/UFRJ de 12 a 16 de agosto de 2014, com âmbito internacional e vínculo vínculo temático e metodológico à linha de pesquisa ?As práticas intepretativas e seus processos reflexivos?. 2013. (Festival).

VIDAL, J. V. ; CARDOSO, A. L. C. D. . Série "Música no Palácio" / Temporada 2013 (15 concertos). 2013. (Concerto).

FAGERLANDE, M. ; VIDAL, J. V. ; PELOSO, P. ; NUNES FILHO, P. G. ; FIGUEIREDO, C. A. . Organização da ?X Semana do Cravo?, com âmbito internacional e vínculo vínculo temático e metodológico à linha de pesquisa ?As práticas intepretativas e seus processos reflexivos?. 2013. (Festival).

VOLPE, M. A. ; NOGUEIRA, M. ; VIDAL, J. V. ; CARDOSO, A. L. C. D. . Organização do ?III Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ: Patrimônio musical na atualidade: tradição, memória, discurso e poder?, realizado pela EM/UFRJ de 13 a 16 de agosto de 2012, com âmbito internacional e vínculo vínculo temático e metodológico à linha de pesquisa ?História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana?. 2012. (Congresso).

VIDAL, J. V. ; CARDOSO, A. L. C. D. . Organização da ?Semana de Aniversário de 164 anos da Escola de Música?. 2012. (Festival).

VIDAL, J. V. ; CARDOSO, A. L. C. D. . Série "Música no Palácio" / Temporada 2012 (17 concertos). 2012. (Concerto).

VIDAL, J. V. ; MOREIRA, J. H. . "Da ópera ao musical", curso livre no Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. 2012. (Outro).

NOGUEIRA, M. ; VERZONI, M. ; MEIRELLES, R. ; FAGERLANDE, M. ; VIDAL, J. V. . Organização do ?XV Congresso Anual da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música)? (assessoria de comunicação). 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Wissenschaftskolleg zu Berlin / Workshop. 2014. (Seminário).

IV Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Retórica e música: Breve história e crítica de suas relações. 2002. (Congresso).

II Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Erika Suellen Machado Gama

AVVAD, A. P. M. M.;VIDAL, J. V.; SAMPAIO, L. P.. Participação em banca de defesa da dissertação de mestrado ?Questões técnico-interpretativas do acompanhamento ao piano a partir do ciclo das 5 canções de Alberto Nepomuceno?. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Práticas interpretativas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thadeu de Moraes Almeida

VOLPE, M. A.; AUGUSTO, A. J.;VIDAL, J. V.. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?A república musical, tensões entre a cultura institucional e o novo marco legal: os concursos no INM, de 1903 a 1922?. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Tavares da Silva

VIDAL, J. V.; AUGUSTO, A. J.; MORETZSOHN, J.. Participação em banca de defesa da dissertação de mestrado ?Retórica musical em André da Silva Gomes: Duas fugas da Missa a 5 à luz da Arte explicada do contraponto?. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Antonio Barreto Rangel

CARDOSO, A. L. C. D.;VIDAL, J. V.; PEREIRA, A. R.. Participação em banca de defesa da dissertação de mestrado ?A Sinfonia em sol menor de Alberto Nepomuceno: Uma análise histórico-interpretativa?. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nathalia Martins da Silva

AVVAD, A. P. M. M.;VIDAL, J. V.; SAMPAIO, L. P.. Participação em banca de defesa da dissertação de mestrado ?Uma abordagem semiológica da peça Maracatu, de Egberto Gismonti?. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Práticas interpretativas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Ferreira Amaral

HERZOG, J.;VIDAL, J. V.; BOSISIO, P.. Participação em banca de defesa da dissertação de mestrado ?A tradição Flesch-Rostal-Bosísio no Brasil?. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestra) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Janaína Botelho Perotto

FAGERLANDE, A.;VIDAL, J. V.; AVVAD, A. P. M. M.. Participação em banca de recital de mestrado de Janaina Botelho Perotto. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Práticas interpretativas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Valeria Silva Matos

TACUCHIAN, R.;VIDAL, J. V.; HORTAL, J.; RONAI, L.; FIGUEIREDO, C. A.. Participação em banca de defesa da tese de doutorado ?O Motu próprio Tra le Sollecitudini e a sua repercussão na música coral sacra e religiosa brasileira?. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em música / Práticas interpretativas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Armando Nogueira Nunes

BIAGGI, E. L.;VIDAL, J. V.; CARDOSO, A. L. C. D.. Participação em banca de defesa de qualificação da tese de doutorado ?O concerto em lá maior para violoncelo e orquestra de Antonin Dvorak?. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música / Práticas interpretativas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valeria Silva Matos

TACUCHIAN, R.;VIDAL, J. V.; FIGUEIREDO, C. A.. Participação em banca de recital de doutorado de Valéria Silva Matos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Simões

MEIRELLES, R.; CAMARA, A. A. A.;VIDAL, J. V.. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?A viola caipira na cidade de Cunha (SP)?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Ferreira Portela Nunes

FAGERLANDE, M.; AUGUSTO, A. J.;VIDAL, J. V.. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?Karl Richter e os Ciclos de Bach no Rio de Janeiro?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone dos Santos

CARDOSO, A. L. C. D.;VIDAL, J. V.; NOGUEIRA, M.. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?O Brasil pode ser uma orquestra?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Bessa Magalhães França

FAGERLANDE, M.; AUGUSTO, A. J.;VIDAL, J. V.. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?Os solos para violone em Sinfonias de Haydn e a prática da PHI - Performance Historicamente Informada - por contrabaixistas brasileiros?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio Guedes Nin Ferreira

AUGUSTO, A. J.;VIDAL, J. V.; VERZONI, M.. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?O tango brasileiro: Das origens ao Theatro Phenix?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elber Ramos Bonfim

AUGUSTO, A. J.; TABORDA, M.;VIDAL, J. V.. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?Reconhecidos pela perfeição - A atuação de trombonistas no Rio de Janeiro do século XIX?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Antonio Barreto Rangel

CARDOSO, A. L. C. D.;VIDAL, J. V.; AVVAD, A. P. M. M.. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?A Sinfonia em sol menor de Alberto Nepomuceno: Uma análise histórico-interpretativa?. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Henrique de Souza Santos

BREIDE, N.;VIDAL, J. V.; PELOSO, P.. Participação em banca de qualificação da dissertação de mestrado ?Ponteio, Roda e Baile de Radamés Gnattali: um estudo dos padrões de improvisação e suas interfaces na música brasileira?. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em música / Práticas interpretativas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália Trigo

COUTINHO, M.;VIDAL, J. V.; NONO, I.. Participação em banca de recital de formatura de Natália Trigo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação canto) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Penello

MAESHIRO, M.;VIDAL, J. V.; RUFINO, I.. Participação em banca de recital de formatura de Paula Penello. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Beatriz Bacout

SCHUBERT, A.;VIDAL, J. V.; BIATO, E. B.. Participação em banca de recital de formatura em composição de Beatriz Bacout. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação composição) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ÉRIKA MACHADO

GROSMAN, M.;VIDAL, J. V.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de recital de formatura de Érika Machado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Caldas

MATOS, V. S.;VIDAL, J. V.; MACEDO, R.. Participação em banca de recital de formatura de Rafael Caldas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação regência coral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Rauta de Souza

BIATO, E.;VIDAL, J. V.; VERZONI, M.. Participação em banca de recital de formatura de Marcelo Rauta de Souza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leandro Chrispim Pires

HERZOG, J.;VIDAL, J. V.. Participação em banca de recital de formatura de Leandro Chrispim Pires. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Milena Freitas Cardoso

ROSA, P. B. O.;VIDAL, J. V.. Participação em banca de recital de formatura de Milena Freitas Cardoso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música / Habilitação piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VIDAL, J. V.; JARDIM, M.; MEDEIROS, E.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de professor substituto de Regência Orquestral. 2016. Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VIDAL, J. V.; OLIVEIRA, F. A.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de servidor técnico-administrativo pianista acompanhador. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VIDAL, J. V.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de professor substituto de Regência Orquestral. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VIDAL, J. V.; CHEVITARESE, M. J.; DITTERT, L. E. S.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de professor substituto de Transposição e Acompanhamento ao Piano. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VIDAL, J. V.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de professor substituto de Regência Coral. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VIDAL, J. V.; DRAGHI, G.; OLIVEIRA, F. A.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de servidor técnico-administrativo pianista acompanhador. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VIDAL, J. V.; NOGUEIRA, J. A.; NIRENBERG, I.. Participação em comissão julgadora de concurso público para seleção de professor substituto de Música de Câmara. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

VIDAL, J. V.; VOLPE, M. A.; VERZONI, M.; AUGUSTO, A.. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VIDAL, J. V.; AVVAD, A. P. M. M.; MONTEIRO, E.. Participação em comissão julgadora do IV Concurso de música de câmara do 52ª Festival Villa-Lobos. 2014. Museu Villa-Lobos.

VIDAL, J. V.; CATTO, M.; CARDOSO, A. L. C. D.. Participação em comissão julgadora de concurso para solistas da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ). 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ

VIDAL, J. V.; VOLPE, M. A.; VERZONI, M.; AUGUSTO, A.. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Patricia Bretas de Oliveira da Rosa

ROSA, P. B. O.. Recital de formatura - João Vicente Vidal. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música-Piano) - Escola de Música da UFRJ.

Sonia Pessoa Goulart

GOULART, S. P.. A idéia do 'Clássico' no Classicismo: Retórica e Música no final do séc. XVIII. 2001. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música/UFRJ.

Eduardo Henrique Soares Monteiro

LACERDA, Marcos Branda; CASTGNA, P.; HERZOG, Jacob; VIDEIRA, Mário;MONTEIRO, Eduardo. Nepomuceno, Brahms e o Academicismo Germânico. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Eduardo Henrique Soares Monteiro

MONTEIRO, Eduardo; COSTA, Rogério; LACERDA, Marcos Branda. Nepomuceno, Brahms e o Academicismo Germânico. 2010.

Marcos Branda Lacerda

BRANDA LACERDA, Marcos. Formação germânica de Alberto Nepomuceno: estudos sobre recepção e intertextualidade. 2011. Tese (Doutorado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Marcos Branda Lacerda

BRANDA LACERDA, Marcos. Nepomuceno, Brahms e o Academicismo Germânico. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

LACERDA, M. B.; MONTEIRO, E. H. S.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.; HERZOG, J.; CASTAGNA, P. A.;SALLES, P. T.. Formação germânica de Alberto Nepomuceno: estudos sobre recepção e intertextualidade. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

LACERDA, M. B.; MONTEIRO, E. H. S.;COSTA, R. L. M.; CAZNOK, Y. B.;SALLES, P. T.. Nepomuceno, Brahms e o Academicismo Germânico Fin-de-Siécle: estudos sobre recepção e intertextualidade. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Miriam Grosman

VIDAL, JOÃO VICENTE; HERZOG, JACOB;GROSMAN, M.; JANK, HELENA. A idéia do "clássico" no Classicismo: retórica e música no final do século XVIII. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mario Rodrigues Videira Júnior

LACERDA, M. B.; CASTAGNA, P. A.; HERZOG, J.; MONTEIRO, E. H. S.;VIDEIRA , M.. Formação germânica de Alberto Nepomuceno: estudos sobre recepção e intertextualidade. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Paulo Augusto Castagna

LACERDA, M. B.;CASTAGNA, P. A.; MONTEIRO, E. H. S.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.; HOLLER. Formação germânica de Alberto Nepomuceno: estudos sobre recepção e intertextualidade. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Escola de Comunicação e Artes - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vilane Cristina Trindade de Andrade

A Sinfonia ?Um Poema para lapa? de Alceo Bocchino: Contextualização e Análise; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

José Alisson Mendes Freire

Análise e Edição Crítica dos 8 Estudos para Violão Solo de Luis Carlos Barbieri; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Thiago Tavares da Silva

Retórica musical em André da Silva Gomes: Duas fugas da Missa a 5 à luz da Arte explicada do contraponto; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Música / Musicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: João Vicente Vidal;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Branda Lacerda

Formação germânica de Alberto Nepomuceno: estudos sobre recepção e intertextualidade; 2011; Tese (Doutorado em Musicologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Branda Lacerda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIDAL, J. V. ; DRAGHI, G. . Publicação de artigo completo '? con tutte le qualità che lo innalzano e i difetti che l?affliggono? ? O Instituto Nacional de Música de Vincenzo Cernicchiaro', com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'Entre ?idealità? latina e universalidade ? Vida, obra e historiografia musical de Vincenzo Cernicchiaro'. REVISTA BRASILEIRA DE MUSICA (RIO DE JANEIRO. 1934) , v. 31, p. 121-139, 2018.

  • VIDAL, J. V. . Publicação de artigo completo 'Nepomuceno e Max Bruch: Análise de uma (recém-descoberta) conexão', com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'Formação européia de compositores românticos brasileiros: Estudos sobre recepção e intertextualidade''. REVISTA BRASILEIRA DE MUSICA (RIO DE JANEIRO. 1934) , v. 24, p. 129-153, 2011.

  • VIDAL, J. V. . Publicação de artigo completo 'Nepomuceno e Brahms: A questão da influência revisitada', com vínculo temático e metodológico ao projeto de pesquisa 'Formação européia de compositores românticos brasileiros: Estudos sobre recepção e intertextualidade'. Música em Perspectiva , v. 3, p. 88-135, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VIDAL, J. V. . Parecerista da Editora da UFRJ. 2013.

VIDAL, J. V. ; FREIRE, J. M. B. ; CASTAGNA, P. . PARTICIPAÇÃO COMO MEMBRO DA MESA REDONDA 'ETNOMUSICOLOGIA, MUSICOLOGIA E EDUCAÇÃO MUSICAL ? IMPACTO SOCIAL DA PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES DE AFERIMENTO'. 18° COLÓQUIO DE PESQUISA PPGM-UFRJ. ÂMBITO NACIONAL. VÍNCULO CONCEITUAL COM A LINHA DE PESQUISA 'HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO DA MÚSICA BRASILEIRA E IBEROAMERICANA'. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VIDAL, J. V. ; MENDES, D. ; CARVALHO, O. ; BRASIL, A. ; AREIAS, J. L. ; PASSOS, M. . Participação como intérprete no âmbito do 'XXVII Panorama da Música Brasileira Atual', em concerto do 'Grupo Música Nova' em homenagem aos 70 anos de Marisa Resende (28 de outubro de 2014). 2014. Interpretação.

VIDAL, J. V. ; BRASIL, A. ; AREIAS, J. L. ; PASSOS, M. . Participação como intérprete em concerto do 'Grupo Música Nova' no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) (8 de maio de 2012). 2012. Interpretação.

VIDAL, J. V. ; BRASIL, A. ; AREIAS, J. L. ; PASSOS, M. . Participação como intérprete em concerto do grupo 'Prelúdio 21', no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) (25 de agosto de 2012). 2012. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Participação como intérprete no âmbito da 'XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea' na Sala Funarte Sidney Miller (13 de outubro de 2011). 2011. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Participação como intérprete em concerto do grupo 'Prelúdio 21', no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) (26 de novembro de 2011). 2011. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Participação como intérprete no âmbito da 'XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea' na Sala Funarte Sidney Miller (18 de outubro de 2011). 2011. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Concerto de música contemporânea (29 de junho). 2006. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Recital de piano solo (30 de março). 2006. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Concerto de musica contemporânea (26 de outubro). 2006. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Concerto de musica contemporânea (26 de novembro). 2006. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Recital de piano solo (22 de junho). 2005. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Recital de piano solo (14 de junho). 2005. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Recital de piano solo (20 de julho). 2005. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Recital de piano solo (28 de maio). 2005. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Recital de piano solo (4 de junho). 2005. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Recital de piano solo (14 de julho). 2005. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Concerto dos vencedores do Festival Mignone 2005 (4 de outubro). 2005. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Recital de música de câmara (23 de novembro). 2005. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Participação como intérprete no âmbito da 'XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea' (9 de novembro de 2005). 2005. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Concerto com orquestra (27 de fevereiro). 2005. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Concerto de música contemporânea (23 de setembro). 2004. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Concerto de música contemporânea (30 de novembro). 2004. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Concerto de música contemporânea (15 de novembro). 2003. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Concerto de música contemporânea (18 de setembro). 2003. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Concerto de música de contemporânea (2 de dezembro). 2003. Interpretação.

VIDAL, J. V. . Die brasilianische Musik des 19. Jahrhunderts und die deutsche Romantik (Palestra). 2010 (Palestra) .

VIDAL, J. V. . Retórica Musical: o que é? (Palestra). 2004 (Palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    A música alemã no Brasil, 1870-1945., Descrição: Como um dos problemas centrais da história intelectual brasileira, a questão da importação e assimilação de ideias estrangeiras tem sido tratada de variadas formas desde pelo menos o século XIX: como um obstáculo à formação da identidade nacional, como um meio indispensável para o mesmo fim, ou (em superação de abordagens extremas) simplesmente como um 'falso problema'. Constituindo também um traço permanente da história da música do país, a questão suscitou no campo interpretações igualmente variadas, que demandam hoje uma revisão musicológica capaz de compreender o fenômeno desde suas próprias condições históricas e pressupostos culturais. O projeto pretende contribuir para esta revisão colocando em foco um capítulo central do diálogo cultural Brasil-Europa - as relações musicais Brasil-Alemanha - em um período igualmente central da história da música do país, que estende-se de 1870 a 1945 e engloba portanto a atividade criadora de nomes como Leopoldo Miguéz, Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno, Francisco Braga, Glauco Velásquez e Heitor Villa-Lobos. Seu objetivo torna-se assim compreender o papel da música austro-germânica em uma fase determinante da música brasileira: que ideias ofereceu, que funções desempenhou, como (e porque) foi transferida para o novo contexto. Estes três aspectos interdependentes são investigados através do estudo e comparação de casos históricos singulares, que confrontados possibilitam explicações e generalizações sobre a forma como a música alemã foi fomentada, discutida, assimilada e finalmente transformada nas mãos de alguns dos mais destacados compositores brasileiros do período. A pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa "História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana" do Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música da UFRJ e tem como principal acervo de referência a coleção de manuscritos musicais e obras raras da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Vicente Vidal - Coordenador.

  • 2006 - 2015

    Formação européia de compositores românticos brasileiros: Estudos sobre recepção e intertextualidade, Descrição: A pesquisa procura aprofundar a compreensão da produção de compositores românticos brasileiros como entre outros Leopoldo Miguéz (1850-1902), Alberto Nepomuceno (1864-1920) e Henrique Oswald (1852-1931), no contexto de seus anos de formação em países diversos da Europa e à luz de suas relações com personalidades e fontes musicais locais. Destaca-se a importância dos contatos desses compositores com correntes musicais em maior ou menor grau "progressistas" ou "conservadoras", bem como o reflexo de tais contatos em suas próprias orientações estilísticas. Para elucidar aspectos estilísticos pontuais da música desses compositores, recorre-se a instrumentos teóricos que colaboram para a análise estilística de um conjunto de obras musicais onde um elemento essencial desse tipo de análise - o contexto cultural, histórico e mesmo geográfico - freqüentemente não está dado com clareza: os conceitos (originários da crítica literária) de "recepção" e "intertextualidade". Essa abordagem permite enfocar tanto o compositor em suas relações na esfera histórica (a perspectiva da recepção), quanto a estrutura da obra em suas relações com estruturas de obras de outros compositores (a perspectiva da intertextualidade). A pesquisa pretende portanto contribuir ao estudo do romantismo musical brasileiro com foco no esclarecimento de contexto, fontes e estilo de uma importante parte de sua obra, e assim também ao estudo da história da música brasileira do séc. XIX com atenção ao enorme impacto do intercâmbio cultural desenvolvido, então, entre Brasil e Europa. Projeto de pesquisa em andamento englobando, como resultado parcial, Tese de Doutorado em Musicologia defendida pelo autor na Universidade de São Paulo (USP) em maio de 2011.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Vicente Vidal - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutscher Akademischer Austausch Dienst - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

"Prêmio CONCERTO 2014" (categoria CD/DVD/Livro), Revista CONCERTO (ISSN 1413-2052).

2014

Fellowship no Centro Internazionale Vittore Branca, Fondazione Giorgio Cini de Veneza.

2012

"Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música", FUNARTE (Fundação Nacional de Artes).

2005

"1 Prêmio José Maria Neves" (categoria mestrado), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM ).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música. , Rua do Passeio 98, Lapa, 20021290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22401391, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2011

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2004 - 2006

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/2015

      Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Música, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Música de Conjunto (07).

    • 01/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes, Escola de Música / Programa de Pós-graduação, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2014

      Ensino, Mestrado em música / Musicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Musicologia I, Tópicos Especiais em Musicologia II, Orientação de Dissertação de Mestrado I e II, Tutorial de Pesquisa, Preparação Exame Qualificação

    • 03/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Artes, Escola de Música / Biblioteca Alberto Nepomuceno, .,Cargo ou função, Membro da Comissão da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música.

    • 06/2010

      Ensino, Bacharelado e Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura de Partituras I e II, Transposição e Acompanhamento ao Piano I a IV

    • 06/2015 - 07/2017

      Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Música, .,Cargo ou função, Coordenador da Linha de Pesquisa História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-americana.

    • 05/2012 - 07/2015

      Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Música, .,Cargo ou função, Diretor-Adjunto do Setor Artístico e Cultural.

    • 09/2010 - 05/2012

      Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Música, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Música de Conjunto (07).

    • 07/2007 - 11/2008

      Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Música, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Música de Conjunto (07).

    • 03/2004 - 11/2008

      Ensino, Bacharelado em música / Piano, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Piano Complementar I a VIII, Piano I a VIII, Prática Pianística I a VIII, Recital de Formatura, Música de Câmara I a IV, Transposição e Acompanhamento ao Piano I a VI

  • 2014 - 2014

    Fondazione Giorgio Cini / Centro Internazionale Vittore Branca

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista