Marcelo Filik

Possui formação acadêmica e profissional direcionada para uma visão completa das Estratégias de Marketing. O Bacharelado em Ciências Econômicas na UNICAMP fornece a visão macro e micro da economia, mas principalmente sua dinâmica. A especialização em marketing na ESPM embasa as teorias do marketing. A auditoria na KPMG mostra o funcionamento interno das empresas. O desenvolvimento de produtos no Itaú desvenda as interações dos mais variados segmentos para a criação de um produto eficiente. Ser oficial do exército permite compreender as funções dos Strategos (Generais da Grécia Antiga) e sua arte. Tudo isso aliado com a prática de estratégias ao longo dos 13 anos como diretor presidente da Stratégika Propaganda e Consultoria de Marketing.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Pós-graduação em Marketing

1996 - 1997

Escola Superior de Propaganda de Marketing de Campinas

Graduação em Bacharel em Ciências Econômicas

1987 - 1993

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: José Pedro Macarini

Formação complementar

2006 - 2006

Banco de Pesquisa de Mídia. (Carga horária: 8h). , CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão.

1988 - 1988

Preparatório de Oficial da Reserva. , Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva - Campinas - SP.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento Estratégico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Organização de Eventos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing Esportivo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento Estratégico/Especialidade: Pesquisa de Mercado.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.

Participação em eventos

Encontro Sudeste de Arborização Urbana e II Encontro Paulista de Arborização Urbana. 2009. (Encontro).

II Ciclo de Estudos de Tecnologia em Marketing.Marketing Esportivo. 2008. (Seminário).

Encontro Paulista de Arborização Urbana. 2007. (Encontro).

2a. Conferência Nacional do Esporte. 2006. (Outra).

2a. Conferência Estadual do Esporte de São Paulo. 2006. (Outra).

2a. Conferência Municipal do Esporte de Piracicaba. 2006. (Outra).

1a. Conferência Nacional do Esporte. 2004. (Outra).

1a. Conferência Estadual do Esporte de São Paulo. 2004. (Outra).

1a. Conferência Municipal do Esporte de Piracicaba. 2004. (Outra).

I Seminário sobre Propaganda e Marketing - Publicidade é a ferramenta que funciona.Planejamento Estratégico. 2003. (Seminário).

I Seminário sobre Propaganda e Marketing - Publicidade é a ferramenta que funciona.A função da Publicidade - Reunindo a Visão dos Clientes, Veículos e Agências. 2003. (Seminário).

I Seminário sobre Propaganda e Marketing - Publicidade é a ferramenta que funciona.Visão do Mercado Atual e Mercado Futuro. 2003. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Trabalho em Grupo - avaliação dos 8 melhores trabalhos

FILIK, M.. Projex 2006 - Trabalho de Conclusão de Curso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade E Propaganda) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Produções bibliográficas

  • FILIK, M. . Mercado Publicitário Piracicabano. Jornal de Piracicaba, Piracicaba, 05 nov. 2004.

  • FILIK, M. . Evolução. Jornal de Piracicaba, Piracicaba, p. B-4 - B-4, 16 jun. 2004.

  • FILIK, M. . Patrocínio: favor ou resultado. Jornal de Piracicaba, Piracicaba, p. B-4 - B-4, 09 jun. 2004.

  • FILIK, M. . Alvo nosso de cada dia. Jornal de Piracicaba, Piracicaba, p. B-3 - B-3, 12 maio 2004.

  • FILIK, M. . Próspero Ano Novo. Jornal de Piracicaba, Piracicaba, p. C-1 - C-1, 03 abr. 2004.

  • FILIK, M. . Planejar de novo. Jornal de Piracicaba, Piracicaba, p. A-9 - A-9, 14 jan. 2004.

  • FILIK, M. . Propaganda é a ferramenta que funciona. Jornal de Piracicaba, Piracicaba, p. A-9 - A-9, 18 dez. 2003.

  • FILIK, M. . Dá ou não dá resultado?. Jornal de Piracicaba, Piracicaba, p. B-6 - B-6, 27 nov. 2003.

  • FILIK, M. . O que faltava para instruir o mercado publicitário. Jornal de Piracicaba, Piracicaba, p. B-4 - B-4, 25 out. 2003.

  • FILIK, M. . Arborização Urbana - Pesquisa de Opinião. In: Encontro Paulista de Arborização Urbana, 2007, Piracicaba. Sedema Pesquisa Apresentação. Piracicaba: Prefeitura Municipal de Piracicaba, 2007.

Outras produções

FILIK, M. . Árvore Minha. 2008.

FILIK, M. . Arborização Urbana - Pesquisa de Opinião. 2007.

FILIK, M. . Cartilha de Arborização Urbana. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Informativo e Didático).

FILIK, M. . Você Doa e sei I.R. paga a conta. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Informativo e Didático).

FILIK, M. . Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. 2006. (Editoração/Periódico).

FILIK, M. . Política Limpa - Transformando Sujeira Política em Arte. 2008. (Obra de artes visuais/Fotografia).

Prêmios

2004

Homenagem do Panathlon Clube de Piracicaba, Panathlon Clube de Piracicaba.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Stratégika Propaganda e Consultoria de Marketing S/C Ltda. , Rua Dr. João Sampaio, 1588, São Judas, 13416-383 - Piracicaba, SP - Brasil, Telefone: (19) 33011588, URL da Homepage:

Experiência profissional

1996 - Atual

Stratégika Propaganda e Consultoria de Marketing S/C Ltda

Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor Presidente, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolve serviços de: Criação Publicitária; Pesquisa de Mercado; Planejamento Estratégico de Marketing; Consultoria de Marketing; Criação, Desenvolvimento e Organização de Eventos.

1995 - 1996

Banco Itaú S.A.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor / Assessor Pleno, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhou com a criação, desenvolvimento e gestão de produtos e serviços bancários.

1992 - 1994

Kpmg Peat Marwick

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolveu serviços de auditoria externa contábil e financeira. Participou do Departamento de Práticas Profissionais, onde auxiliou na preparação de material didático para cursos internos, além de monitorar e ministrar cursos internos.