Edisandro Bessa de Lima

Profissional com Mestrado em Engenharia de Produção, UFAM/2011, Pós Graduado em Desenvolvimento de Software para Web, CEFET/2007, Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados, UTAM 2005. Possui 18 anos de experiência em desenvolvimento de software, liderança de equipes, utilização de métodos ágeis e gerência de projetos. Possui as certificações Java (SCJP e SCWCD), CAPM, CSP, CSPO e CSM. Profissional com larga experiência em aplicações de TV Digital, Sistemas Embarcados, Sistemas baseados em localização, banco de dados (Oracle, SQL Server, Sybase, Postgres e MySQL) e Inglês Fluente. Profissional com forte competência em gerenciamento de projetos includindo a analise de riscos e custos, alocação de recursos, processos de iniciação, execução, acompanhamento e fechamento de projetos, gerenciamento de entregas, cálculo de retorno financeiro, motivação de equipes e gerenciamento de stakeholders.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Engenharia de Produção

2009 - 2010

Universidade Federal do Amazonas
Título: A relação entre Governança de TI e Abordagens Ágeis de Desenvolvimento de Software visando obter vantagem competitiva, Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Max Fortunato Cohen
Palavras-chave: Governança de TI; SCRUM Framework; Gerência de Projetos; Estratégia Organizacional; Abordagens Ágeis; ITIL. Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Especialização em Desenvolvimento de Software para WEB

2006 - 2007

Centro Federal de Educação Tecnológica - (Manaus/AM)
Título: SISTEMA CAR SERVICES: CONTROLE AUTOMATIZADO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE VEÍCULOS
Orientador: JUCIMAR BRITO DE SOUZA

Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados

2001 - 2005

Instituto de Tecnologia da Amazônia
Título: APLICATIVO EM JAVA PARA SIMULAÇÃO DE PRODUÇÃO VOLTADA PARA FÁBRICAS DO RAMO DE APARELHOS ELETRÔNICOS
Orientador: Rodrigo Choji de Freitas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Tecnologia e Fluxo de Produção.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Tecnologias Moveis e Internet.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Max Fortunato Cohen

COHEN, Max F.; SILVA, Jonas G. da; CHAVES, Fabiano de S.. Um Estudo Sobre a Aderência das Práticas Organizacionais ao Conceito de Inovação Aberta em um Instituto de P&D do Polo Industrial de Manaus. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas.

Fabiano de Sousa Chaves

COHEN, M. F.; SILVA, J. G.;CHAVES, F. S.. Um estudo sobre a aderência das práticas organizacionais ao conceito de inovação aberta em um instituto de P&D do polo industrial de Manaus. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas.

Rafael Drumond Mancosu

COHEN, M. F.;MANCOSU, R. D.ROCHA, A.C.B.. Uma Investigação sobre o uso Cooperativo da Governança de TI e a Abordagem Ágil de Desenvolvimento de Software Scrum em um Instituto de Pesquisa do Pólo Industrial de Manaus. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas.

Rafael Drumond Mancosu

COHEN, M. F.;MANCOSU, R. D.ROCHA, A.C.B.. Uma Investigação sobre a Contribuição da Divisão de Gerenciamento de Programas de Produto em um Instituto de P&D do Pólo Industrial de Manaus. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Max Fortunato Cohen

Um Estudo Sobre a Aderência das Práticas Organizacionais ao Conceito de Inovação Aberta em um Instituto de P&D do Polo Industrial de Manaus; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Max Fortunato Cohen;

Rodrigo Choji de Freitas

Aplicativo em JAVA para simulação de produção voltada para fábricas do ramo de aparelhos eletrônicos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Informática) - Instituto de Tecnologia da Amazônia; Orientador: Rodrigo Choji de Freitas;

Jucimar Brito de Souza

SISTEMA CAR SERVICES: CONTROLE AUTOMATIZADO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE VEÍCULOS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Software para WEB) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Orientador: Jucimar Brito de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMA, E. B. ; COHEN, M. F. ; REBOUCAS, W. F. . UM ESTUDO SOBRE A ADERÊNCIA DAS PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS AO MODELO DE INOVAÇÃO ABERTA: IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS DE PESQUISA. In: XVIII SIMPEP - SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2011, Bauru, SP. UM ESTUDO SOBRE A ADERÊNCIA DAS PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS AO MODELO DE INOVAÇÃO ABERTA: IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS DE PESQUISA, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Mestre em Engenharia de Produção, UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

2009

Certified Scrum Professional, Scrum Alliance (USA).

2008

Certified Scrum Master, Scrum Alliance (USA).

2008

Certified Product Owner, Scrum Alliance (USA).

2007

Certified Associate in Project Management, PMI - Project Management Institute (USA).

2006

Sun Certified Web Component Developer, Sun Microsystems (USA).

2006

Sun Certified Java Programmer, Sun Microsystems (USA).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO. , Avenida Torquato Tapajós, 6770, Colônia Terra Nova, 69093415 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (092) 21261000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - 2011

Instituto Nokia de Tecnologia (AM)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Lider de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
* Coordenação de equipes de desenvolvimento, agindo como facilitador na execução dos projetos e garantindo sua entrega e progresso conforme planejado. * Planejamento e acompanhamento de metas, avaliação de desempenho, capacitação técnica, planejamento de férias, gestão de pessoas, orçamento, contratos e negociações com terceiros. * Responsável por planejar e definir a visão de sistemas web e embarcados por meio da criação de funcionalidades e negociação das entregas de acordo com as necessidades dos clientes. * Gerenciamento de atividades técnicas envolvendo equipes internas de desenvolvimento em cooperação com transmissoras e criadores de conteúdo independente para um projeto embarcado móvel de TV digital.

2008 - 2009

Instituto Nokia de Tecnologia (AM)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisa de novas tecnologias mobile/web. Definição da arquitetura de aplicações em Java. Envolvimento em questões de usabilidade e escalabilidade de sistemas. Coordenação do time para execução dos projetos. Engenharia de Requisitos. Adoção do SCRUM para gerenciamento de atividades. Interação e avaliação de terceiros envolvidos nos projetos.

2001 - 2008

SONY BRASIL LTDA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pelo escritório de projetos (PMO) orientando o time na adoção de metodologias baseadas no PMBOK voltadas ao desenvolvimento de projetos de software. Atuação direta na análise de negócio/processos e gerência de requisitos voltados a sistemas de produção e missão crítica. Geração de ganhos de $85K/Ano com o desenvolvimento de sistema de controle de produção integrado a vendas, engenharia e fases de pintura, injeção, outsourcing, inserção automática/manual e montagem final. Economia de U$60K/Ano com o desenvolvimento na Sony Malásia de aplicação voltada à emissão e análise de P/Os, materiais críticos e obsoletos, turn over, lead times e estoque de segurança. Otimização de processos produtivos com o desenvolvimento de sistemas para compra de matéria prima, custos, importação, classificação ABC, materiais kanbam, movimentação de estoques e inventários.

1999 - 2001

Refrigerantes da Amazonia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador de Computador, Carga horária: 40

Outras informações:
Sólida experiência em aplicações voltadas à contabilidade, integração bancária, análise de custos, pagamentos, tributação e faturamento. Economia de U$45K/Ano ao modelar relatórios gerenciais em banco de dados SQL Server/OLAP com dados de materiais, custos, despesas, vendas e impostos. Grande redução do tempo de desenvolvimento das aplicações através da criação de controles ActiveX e DLLs em Visual Basic. Padronização dos acessos das aplicações a bancos de dados Oracle, SQL Server e AS/400, através da criação de DLLs e controles ActiveX distribuídos em Visual Basic. Atuação direta no desenvolvimento de sistemas em Visual Basic e Oracle.

2011 - Atual

Instituto de Desenvolvimento Tecnologico

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
* Gerenciou vários projetos para construção de aplicativos móveis desde 2011 usando abordagem ágil SCRUM e abordagem tradicional; * Proficiente em desenvolver equipes ágeis locais e remotas assim como direcioná-las tecnicamente quanto ao uso de tecnologias móveis; * Forte experiência em planejamento de orçamento com valores em milhões de dólares; * Sólida experiência em desenvolver métricas claras e mensuráveis visando avaliar os objetivos do projeto assim como motivar membros da equipe individual e coletivamente; * Forte experiência em gerenciamento de projetos usando a abordagem ágil SCRUM e tradicional PMI, por meio da definição do escopo, sincronização de prazos e entregas, validação do produto, administração de demandas extras e alterações, bem como processos de auditoria ISO e relatório de projetos à SUFRAMA; * Sólida experiência em gerenciamento de equipes locais e remotas cujo trabalho seja realizado em conjunto com equipes localizadas em outros países onde exista a necessidade de intercâmbio técnico;