FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS SILVA

Mestra em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA.(2018) Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1998).. Atualmente é professora - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SAO LUIS, supervisor escolar e professora - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Foi Professora substituta da Universidade Federal do Maranhão nos anos 2005,2007. Professora do Programa de Formação de Professores da Educação Básica do Plano Nacional de Ações Articuladas do MEC/PARFOR, na qualidade de professor -Pesquisador nos anos 2013, 2014, 2015, 2018,2019 e 2020. Membro da Associação Brasileira de Alfabetização ABALf. Atualmente desempenha suas funções na assessoria do gabinete da Secretaria Adjunta de Gestão da Rede de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão.

Informações coletadas do Lattes em 19/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Gestão do Ensino da Educação Básica

2016 - 2018

Universidade Federal do Maranhão
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA NA ESCOLA: uma intervenção na ação alfabetizadora com ênfase à utilização dos textos como unidade básica de ensino no processo de alfabetização de crianças, Ano de Obtenção: 2018
Professora Doutora Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes.

Especialização em Gestão Educacional

2013 - 2014

Faculdade de Ciências e Tecnologia Alberto Einstein
Título: Gestão Educacional

Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADORA

2008 - 2010

FACULDADE ATENAS MARANHENESE
Título: GESTÃO E LIDERANÇA: o papel do docente na aprendizagem de Jovens e adultos
Orientador: Msc. Alisson Vieira Costa

Aperfeiçoamento em Formação de Gestor Escolar

2015 - 2015

Secretaria de Estado da Educação Ma
Título: Formação de Gestor Escolar. Ano de finalização: 2015

Graduação em Pedagogia

1992 - 1998

Universidade Federal do Maranhão
Título: Maria Firmina dos Reis:resgate de sua obra pedagógica
Orientador: lLílian Maria Saldanha

Formação complementar

2015 - 2015

Formação Apóio Pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática. (Carga horária: 120h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS, SEMED, Brasil.

2007 - 2007

GESTAR I DE MATEMÁTICA. (Carga horária: 120h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SAO LUIS, SEMED, Brasil.

Organização de eventos

SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS . Conferencia Maranhense de Educação. 2018. (Outro).

SILVA, F. C. P. . Encontro Internacional de Currículo. 2005. (Outro).

Participação em eventos

11ª FELIZ.Vida e Obra de Maria Firmina dos Reis. 2017. (Outra).

38a Reunião Nacional. 2017. (Encontro).

CAMINHOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL: AVALIAÇÃO, FINANCIAMENTO, REDES E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.SABERES DOCENTES: implicações para a formação de alunos (as) produrores de textos no Ciclo de Alfabetização. 2016. (Encontro).

Políticas Públicas e Formação Humana: Desafios para a educação na Panamazônia.A FORMAÇÃO DE ALUNOS (AS ) PRODUTORES DE TEXTOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: um olhar para os saberes docentes envolvidos. 2016. (Encontro).

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: APOIO PEDAGÓGICO E ELABORAÇÃO DE ITENS. 2015. (Outra).

III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID. 2012. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: ROSYMARA THAYMERA RODRIGUES MORAIS

SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS. A Importância da Formação Docente em LIBRAS para o Desenvolvimento da Aprendizagem de Alunos Surdos Inclusos na Sala Regular da Escola Politécnica no Município de Vargem Grande. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: RONILSON SILVA SAMINEZ

SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS. Causas da Evasão Escolar de Jovens e Adultos na Unidade Escolar Clube das Mães em Vargem Grande Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA.

Aluno: Maria das Dores Pimentel

SILVA, F. C. P.. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: uma reflexão sobre a Prática Pedagógica das Professoras da Educação Infantil na Creche Santa Maria. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: CLAUDIA REGINA MORAES DOS SANTOS

SILVA, F. C. P.. O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: desafios e possibilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jane Carlos Santos Silva

SILVA, F. C. P.. Os desafios da Educação Inclusiva dos/as dos alunos/as com necessidades especiais da Escola José Salim Trabulsi. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: MARIA DE FATIMA DA SILVA

SILVA, F. C. P.. Os Jogos e Brincadeiras como Procedimentos Metodológicos de Ensino de Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS. A Importância da Formação Docente em LIBRAS para o Desenvolvimento da Aprendizagem de Alunos Surdos Inclusos na Sala Regular da Escola Politécnica no Município de Vargem Grande. 2018.

SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS. Causas da Evasão Escolar de Jovens e Adultos na Unidade Escolar Clube das Mães em Vargem Grande Maranhão. 2018.

SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: uma reflexão sobre a Prática Pedagógica das Professoras da Educação Infantil na Creche Santa Maria. 2018.

SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS. O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: desafios e possibilidades. 2018.

SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS. Os desafios da Educação Inclusiva dos/as dos alunos/as com necessidades especiais da Escola José Salim Trabulsi. 2018.

SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS. Os Jogos e Brincadeiras como Procedimentos Metodológicos de Ensino de Matemática. 2018.

Orientou

Jane Carlos Santos Silva

Os Desafios da Educação Inclusiva dos/as alunos/as com Necessidades Especiais da Escola Jose Salim Trabulsi; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Francisca das Chagas dos Passos Silva;

MARIA DE FATIMA DA SILVA

Os Jogos e Brincadeiras como Procedimentos metodológicos de Ensino da Matemática; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Francisca das Chagas dos Passos Silva;

ROSYMARA THAYMERA RODRIGUES MORAIS

A importância da Formação Docente em LIbras para o Desenvolvimento da Aprendizagem de Alunos Surdos Inclusos na Sala Regular da Escola Politécnica no Município de Vargem Grande; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Francisca das Chagas dos Passos Silva;

CLAUDIA REGINA MORAES DOS SANTOS

O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: desafios e possibilidades; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Francisca das Chagas dos Passos Silva;

Maria das Dores Pimentel

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: uma Reflexão sobre a Prática Pedagógica das Professoras da Educação Infantil na Creche Santa Maria; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Francisca das Chagas dos Passos Silva;

RONILSON SILVA SAMINEZ

Causas da Evasão Escolar de Jovens e Adultos na Unidade Escolar Clube das Mães em Vargem Grande Maranhão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Francisca das Chagas dos Passos Silva;

Rosângela Santos Dias

Atendimento Educacional Hospitalar:um olhar para o novo espaõ de atuação do pedagogo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA; Orientador: Francisca das Chagas dos Passos Silva;

Elaine Cristina de Sousa Amaral

Ensino de História:uma análise crítica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA; Orientador: Francisca das Chagas dos Passos Silva;

Jaciane de JesusFreitas Cardoso

Formação de Educadores:uma análise da formaçãodos professores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Francisca das Chagas dos Passos Silva;

Déborah Luzy de Sousa Viégas

A importância da Família no comportamento e na prendizagem da Criança; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA; Orientador: Francisca das Chagas dos Passos Silva;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS ; SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS ; MARTINS, ALEXANDRINA COLINS ; DUTRA, NÁDYA CHRISTINA GUIMARÃES ; ARAUJO, SOLÂNEA SILVA DIAS ARAUJO ; FREITAS, MARCOS AURELIO DOS SANTOS ; COSTA, DANIELE DE JESUS MOREIRA ; BAIA, LARISSA MARIA DOS SANTOS . A Lei n 10.639/2003 na perspectiva de construção da identidade negra: reflexões sobre o papel da escola e os saberes docentes. CONJECTURAS , v. 21, p. 381-401, 2021.

  • SILVA, F. C. P. ; MARQUES, W. R. ; VIEIRA, L. F. B. ; AMORIM, K. C. . São Luís Patrimônio Histórico da Humanidade e as possibilidades que um centro histórico revitalizado pode oferecer. Brazilian Journal of Development , v. 07, p. 34520--34536., 2021.

  • SILVA, CLAUDILEUDE DE JESUS ; SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS ; CORREIA, JOELMA REIS ; FERNANDES, VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO . A FORMAÇÃO DE ALUNOS/AS PRODUTORES/AS DE TEXTOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR PARA OS SABERES DOCENTES ENVOLVIDOS / THE TRAINING OF STUDENTS / PRODUCERS / TEXTS IN THE LITERACY CYCLE: A LOOK AT THE KNOWLEDGE OF TEACHERS INVOLVED. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 78357-78369, 2020.

  • SILVA, F. C. P. . Formação Docente: a pesquisa colaborativa em processos dialógicos alfabetizantes. 1ª. ed. CURITIBA PR: Editora e Livraria Appris Ltda., 2020. 171p .

  • SILVA, F. C. P. ; CORREIA, J. R. . Questões sobre educação e ensino. 4. ed. Piauí: Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI, 2016.

  • SILVA, F. C. P. . FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: os fios que tecem a construção de uma trajetória formativa. In: ANA REGINA DA SILVA DIAS; AUREA DA SILVA PEREIRA; MARISE MARÇALINA DE CASTRO SILVA ROSA. (Org.). LETRAMENTOS, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. 1ªed.SÃO CARLOS -SÃO PAULO: Pedro & João editores, 2022, v. 02, p. 09-343.

  • SILVA, F. C. P. ; SANTOS, C. J. P. ; COUTINHO, V. M. D. ; MARTINS, Colins Alexandrina . EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. In: SOUZA, Carla Figueira; PAIXÃO, Maria do Socorro Estrela; ROSA, Marise Marçalina de Castro Silva. (Org.). FORMAÇÃO DOCENTE E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA. 1ªed.Rio de Janeiro: Autografia Edição e Comunicação Ltda., 2021, v. 01, p. 69-78.

  • SILVA, F. C. P. ; COUTINHO, V. M. D. . IMPLICAÇÕES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LEITURA NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO. In: Antonio de Assis Cruz Nunes Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques Johanna Camacho Gonzalez Maria da Gloria Rocha Ferreira Marize Barros Rocha Aranha Maria José Albuquerque Santos Vanja Maria Do. (Org.). CONHECIMENTOS,SABERES E EXPERIÊNCIASNA EDUCAÇÃO BÁSICA VOLUME 2 | Educação e Inclusão: diálogos pedagógicos. 1ed.: , 2017, v. 02, p. 1-306.

  • SILVA, F. C. P. ; COUTINHO, V. M. D. . IMPLICAÇÕES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LEITURA NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO. In: Antonio de Assis Cruz Nunes Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques Johanna Camacho Gonzalez Maria da Gloria Rocha Ferreira Marize Barros Rocha Aranha Maria José Albuquerque Santos Vanja Maria Do. (Org.). CONHECIMENTOS,SABERES E EXPERIÊNCIASNA EDUCAÇÃO BÁSICA VOLUME 2 | Educação e Inclusão: diálogos pedagógicos.. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2017, v. 01, p. 1-306.

  • SILVA, F. C. P. . VOLTA ÀS AULAS: TECENDO FIOS DE ESPERANÇA FAZENDO DE OUTROS MODOS...REESCREVENDO OS CAMINHOS. PORTAL VERMELHO, SÃO LUÍS, p. 02 - 05, 08 out. 2021.

  • SILVA, F. C. P. ; SANTOS, C. J. P. ; NUNES, A. A. C. ; BAIA, L. M. S. . A LEI N. 10.639/2003 NA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: um olhar sobre o papel da escola e os saberes docentes. In: XXV EPEN, 2020, SALVADOR. EDUCAÇÃO E (RE)EXISTÊNCIA: desafios da pesquisa e produção do conhecimento, 2020.

  • SILVA, F. C. P. . A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEDUC MA FRENTE A GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, F. C. P. . Relatório do 1 CICLO DE MONITORAMENTO DO PEE PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO 20 A 201714. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, F. C. P. . Formação Colaborativa na escola: experimentando um modelo para a formação continuada de professores alfabetizadores. 2018.

SILVA, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS . RELATÓRIO DO 1 CICLO DE MONITORAMENTO DO PEE PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO 20 A 201714. 2018. (Produção e coordenação do 1 RELATÒRIO DE MONITORAMENTO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO 2014 /2017.).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Grupo de estudo e pesquisa do ensino da leitura e da escrita como processo dialógico, Descrição: GLEPDIAL, é um grupo de estudo e pesquisa que desenvolve atividades a partir de uma concepção diálogica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisca das Chagas dos Passos Silva - Integrante / JOELMA REIS CORREIA - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    GruPELPAI Grupo de Pesquisa Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Descrição: O Grupo de pesquisa GruPELPAI grupo de pesquisa ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental constitui-se um espaço de leituras, discussões, debates e ações que atenda a dinâmica de construção das práticas pedagógicas na educação básica com ênfase nos percursos formativos referentes aos saberes docentes da linguagem. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisca das Chagas dos Passos Silva - Integrante / VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO - Coordenador.

  • 2011 - 2015

    Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente, Descrição: Projeto de Pesquisa em educação - Mestrado em Educação PPGE- UFMA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisca das Chagas dos Passos Silva - Coordenador / Maria Alice Melo - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SEDUC, SAE SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO. , Rua das Figueiras, Jardim São Francisco, 65076150 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 32357197

Experiência profissional

2002 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SAO LUIS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

2016 - Atual

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 40

Outras informações:
DESEMPENHO MINHAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS NO GAB. DE SECRETARIA ADJUNTA DA GESTÃO DA REDE DE ENSINO E DA APRENDIZAGEM COMO ASSESSORA TÉCNICA PEDAGÓGICA.

1993 - Atual

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR ESCOLAR E PROFESSORA, Carga horária: 40

2019 - 2019

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Fund. Teóricos Metod. da Formação Continuada, Carga horária: 90

2019 - 2019

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência na Educação Infantil, Carga horária: 60

2018 - 2018

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Fundamentos e Met. da Alfab. Letramento, Carga horária: 90

2018 - 2018

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Fundam.e Metod. do Ens. de Língua Portuguesa, Carga horária: 60

2017 - 2017

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Currículo, Carga horária: 60

2015 - 2015

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estágio em Anos Iniciais do Ensino Fundamenta, Carga horária: 90

2014 - 2015

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Fund. Metod. do Ensino de Língua Portuguesa, Carga horária: 60

2014 - 2014

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Fund. e Met. do Ensino da Língua Portuguesa, Carga horária: 60

2014 - 2014

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Prof Pesquisador Formador I, Enquadramento Funcional: Organização do Trabalho Escolar, Carga horária: 60

2014 - 2014

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Prof Pesquisador Formador I, Enquadramento Funcional: Estudos Comparados em Educação, Carga horária: 60

2014 - 2014

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Prof Pesquisador Formador I, Enquadramento Funcional: Estágio nos Anos Iniciais, Carga horária: 90

2013 - 2013

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência em Educação Infatil, Carga horária: 90

2013 - 2013

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Prof Pesquisador Formador I, Enquadramento Funcional: Fund. Met. Ens. Língua Portuguesa, Carga horária: 60

2005 - 2007

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40

2005 - 2005

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência da Educação Infantil, Carga horária: 90

2008 - 2008

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina Didática, Carga horária: 4

2004 - 2004

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Disciplina Didática, Carga horária: 6