Felipe Queiroz de Almeida

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(2009) e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(2011). Atualmente é Engenheiro Eletrônico da Bradar Indústria S.A.. Atuando principalmente nos seguintes temas:Radar de abertura sintética, Conformação de feixes, Comunicação multicanal, Separação cega de fontes.

Informações coletadas do Lattes em 19/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação

2010 - 2011

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
David Fernandes.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Palavras-chave: Radar de abertura sintética; Conformação de feixes; Comunicação multicanal; Separação cega de fontes.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações. Setores de atividade: Telecomunicações.

Graduação em Engenharia Eletrônica

2005 - 2009

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Produções bibliográficas

  • GEBERT, NICOLAS ; QUEIROZ DE ALMEIDA, FELIPE ; KRIEGER, GERHARD . Airborne Demonstration of Multichannel SAR Imaging. IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters , v. 8, p. 963-967, 2011.

  • GEBERT, N. ; ALMEIDA, F. Q. ; KRIEGER, G. . Advanced Multi-Channel SAR Imaging Measured Data Demonstration. In: Internation Radar Symposium, 2009, Hamburgo. Internation Radar Symposium - IRS 2009, 2009.

  • FERREIRA, D. B. ; ALMEIDA, F. Q. ; LACAVA, J. C. S. . Projeto e Análise do Sistema de Alimentação de uma Rede de Alimentação. In: ENCITA, 2008, São José dos Campos. Anais do XIV ENCITA, 2008.

Prêmios

2010

Prêmio ABEMI (Comenda da Legião do Mérito da ABEMI, grau de Distinção), Academia Brasileira de Engenharia Militar (ABEMI).

2010

Argus Student Award, EADS Cassidian Electronics.

2009

Menção Honrosa Summa cum Laude, Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

2009

Menção Honrosa no Departamento de Humanidades do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Bradar Indústria S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletrônico, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Vínculo: Aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participou das atividades de pesquisa e desenvolvimento em processamento de imagens de Radar de Abertura Sintética (SAR) desenvolvidas no Departamento de Telecomunicações da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA. Estas atividades estavam vinculadas a trabalhos conjuntos com o Instituto de Microondas e Radar do Centro Alemão de Pesquisa Aeroespacial (DLR-HR). As atividades envolveram a continuidade da pesquisa em técnicas de processamento de sinais SAR multireceptores, com ênfase em técnicas de calibração baseadas em conceitos de equalização cega.

2009 - 2009

Deutsches Zentrum für Luft und Raumfahrt e.V.

Vínculo: Estágio/, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estagiou na área de Radar de Abertura Sintética, no Instituto de Radar e Alta Freqüência do DLR (Institut für Hochfrequenztechnik und Radarsysteme - DLR HR) em Oberpfaffenhofen, Bavária, Alemanha. O trabalho consistiu em atividades de pesquisa e desenvolvimento para a utilização de técnicas de processamento de sinais de sistemas SAR multireceptores (beamforming digital), com vistas ao imageamento de grandes áreas com alta resolução (HRWS SAR), com ênfase na análise dos efeitos de descalibração dos sensores e proposta de técnicas de calibração. O autor trabalhou com dados SAR reais adquiridos pelo sensor aeroembarcado F-SAR do DLR. O trabalho levou à elaboração do Trabalho de Graduação, na área de Radar de Abertura Sintética Multicanal, que foi premiado em 2010 com o Argus Student Award, concedido pela Cassidian Electronics, subsidiária da EADS. Uso de bolsa do governo alemão.