Lilian Regina Ciró

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP / Campus Luiz Meneghel. Atuo como técnica em laboratório no setor de ciências agrárias da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CLM. Possui experiência na área de licenciatura através do projeto PIBID/CAPES entre os anos de 2015 a 2018 e do projeto RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES entre os anos 2018 a 2020 ambos como bolsista. Atuei no Grupo de Estudos em Agroecologia Kaa'pora (GEAK) desde 2016 á 2020. Sendo desenvolvido o trabalho de conclusão de curso voltado para área educação ambiental através do ensino de agroecologia. Atuei como auxiliar técnica em laboratório na instituição de ensino Centro Acadêmico de Ourinhos/UNIFIO (2022) auxiliando na montagem e apoio de aulas práticas dos cursos da área de biológicas e demais rotinas do laboratório.

Informações coletadas do Lattes em 15/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciencias Biologicas

2015 - 2021

UENP - Campus Luiz Meneghel

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

E.E Domingos camerlingo calo

Formação complementar

2023 - 2023

Restauração Ecológica e Sistemas Agroflorestais. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2023 - 2023

E-protocolo UENP. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.

2020 - 2020

Óleos Essências da síntese ás novas possibilidades de aplicação. (Carga horária: 8h). , Associação de Amigos do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, SAMBIO, Brasil.

2020 - 2020

Produção de Hortaliças PANC para consumo doméstico. (Carga horária: 12h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Introdução á agricultura sintrópica. (Carga horária: 20h). , Terra Planta, TP, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em I ciclo de minicursos de Ensino e Extensão em Ciências (ICMEEC). (Carga horária: 26h). , UENP - Campus Luiz Meneghel, UENP-CLM, Brasil.

2018 - 2018

Diversidade, ecologia e conservação de peixes. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.

2017 - 2017

Cadastro Ambiental Rural (CAR). (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.

2015 - 2015

Os Desafios da Educação Frente á Pós-Modernidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2012 - 2012

Técnicas em Secretariado. (Carga horária: 8h). , Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Organização de eventos

CIRÓ, L. R . VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP. 2020. (Outro).

CIRÓ, L. R . X ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (EATI). 2020. (Outro).

CIRÓ, L. R . EVOEDUCA. 2019. .

CIRÓ, L. R ; INOCENTE, A. C. H. ; ARAUJO, C. G. . II SIMPÓSIO DE BIOCIÊNCIAS DA UENP - V SICANP. 2018. (Outro).

CIRÓ, L. R . 1 Evento Cultural Agroecológico do GEAK. 2018. (Outro).

Participação em eventos

Formação de Professores em Educação Ambiental da FFCLRP-USP,. 2020. (Outra).

IX Simpósio sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica - SIMBIOMA.ABORDAGENS TEÓRICAS E PRÁTICAS DA AGROFLORESTA E PLANTAS MEDICINAIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO UM MAPEAMENTO DA LITERATURA.. 2020. (Simpósio).

Agricultura Sintrópica para Produção em Larga Escala. 2019. (Outra).

Curso de Introdução à Agrofloresta Sintrópica. 2019. (Outra).

V ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP.APROXIMAÇÕES À TEMÁTICAS DE ASTRONOMIA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE UMA EQUIPE DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2019. (Encontro).

V ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP. 2019. (Encontro).

V SEMANA DO CÉREBRO. 2019. (Exposição).

1 Evento Cultural e Agroecologico do GEAK. 2018. (Outra).

Dia do Biólogo. 2018. (Oficina).

Dia do Biólogo. 2018. (Outra).

II SIMPÓSIO DE BIOCIÊNCIAS DA UENP - V SICANP. 2018. (Simpósio).

I TROTE INTELECTUAL DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018. (Outra).

IV SEMANA DO CÉREBRO. 2018. (Exposição).

PAPEL DO BIÓLOGO NOS RESGATES DE USINAS HIDRELÉTRICAS: PROBLEMAS ENFRENTADOS E OPORTUNIDADES. 2018. (Outra).

1 Jornada de Debates: as políticas de ações afirmativas da UENP. 2017. (Outra).

Como preencher e organizar o currículo lattes. 2017. (Oficina).

II curso teórico pratico de métodos de extração de DNA. 2017. (Outra).

III ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP.O USO DE RECURSOS ALTERNATIVOS PARA UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE POLUIÇÃO DE ÁGUA E SOLO. 2017. (Encontro).

III SEMANA DO CÉREBRO. 2017. (Exposição).

Recursos e Técnicas para elaboração e apresentação oral em eventos científicos. 2017. (Oficina).

V DIA DO BIOLOGO. 2017. (Outra).

V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID.IMPACTOS DAS INTERVENÇÕES DOS PIBIDIANOS EM UMA ESCOLA CENTRAL ATENDIDA PELO PIBID. 2017. (Outra).

III dia do Biólogo.Descriminalização da maconha/ uso medicinal. 2015. (Encontro).

Padrões Comportamentais e Analise da dieta de Bugio Ruivo. 2015. (Outra).

XVI semana da Educação:. Desafios Desafios Atuais para Educação e VI Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2015. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • BRITI, F. C. O. ; CIRÓ, L. R . O USO DE RECURSOS ALTERNATIVOS PARA UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE POLUIÇÃO DE ÁGUA E SOLO. In: III Encontro de Integração UENP, 2017, Jacarezinho. Ensino, 2017. p. 357-357.

  • CIRÓ, L. R ; MOTTA, B. M. ; PAREJA, J. ; POZZA, F. M. ; TRINDADE, B. L. B. ; RANGEL, C. C. L. ; COSTA, F. C. P. . APROXIMAÇÕES À TEMÁTICA DE ASTRONOMIA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE UMA EQUIPE DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. In: V ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO UENP, 2019, Cornélio Procópio. Anais de Ensino, 2019.

  • BRITI, F. C. O. ; CIRÓ, L. R ; CAPUTO, W. L. ; CORREIA, M. L. A. ; RICARDO, B. D. ; COSTA, F. C. P. ; ARAUJO, C. G. . IMPACTOS DAS INTERVENÇÕES DOS PIBIDIANOS EM UMA ESCOLA CENTRAL ATENDIDA PELO PIBID. In: V ENCONTRO INSTITUCIONAL DO PIBID, 2017, Jacarezinho - PR. Anais de Ensino, 2017.

  • CIRÓ, L. R ; MARCELINO, C. ; TOMÉ. G. M. ; RODRIGUES, D. R. . ABORDAGENS TEÓRICAS E PRÁTICAS DA AGROFLORESTA E PLANTAS MEDICINAIS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO UM MAPEAMENTO DA LITERATURA.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CIRÓ, L. R ; MOTTA, B. M. ; POZZA, F. M. ; TRINDADE, B. L. B. ; RANGEL, C. C. L. ; COSTA, F. C. P. . APROXIMAÇÕES À TEMÁTICA DA ASTRONOMIA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE UMA EQUIPE DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITI, F. C. O. ; CIRÓ, L. R ; COSTA, F. C. P. . O USO DE RECURSO ALTERNATIVOS PARA UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE POLUIÇÃO DE ÁGUA E SOLO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITI, F. C. O. ; CIRÓ, L. R ; CAPUTO, W. L. ; RICARDO, B. D. ; CORREIA, M. L. A. ; COSTA, F. C. P. ; ARAUJO, C. G. . IMPACTOS DAS INTERVENÇÕES DOS PIBIDIANOS EM UMA ESCOLA CENTRAL ATENDIDA PELO PIBID. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2021

    ELABORAÇÃO DE UMA HORTA MEDICINAL EM MÉTODO AGROFLORESTAL COM ALUNOS DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, Descrição: O presente trabalho é uma de pesquisa realizada por meio de um Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Luiz Meneghel. O objetivo é trabalhar a Educação Ambiental respaldando em seus princípios a respeito das problemáticas que envolvem esse ambiente através da elaboração de uma horta medicinal em modelo agroflorestal tendo como publico alvo os alunos do curso de Ciências Biológicas do campus Luiz Menhegel. A abordagem metodológica utilizada será através de 4 módulos, sendo ele um teórico que será abordado os objetivos da pesquisa, o que é o sistema agroflorestal, o porque de trabalhar as plantas medinais nesse sistema e qual seu papel na Educação Ambiental, os outros trés módulos será práticos, sendo eles a montagem do canteiro, o plantio das plantas medicinais e o manejo do sistema. Para coleta de dados será aplicado questionários semiestruturados. A analise será do tipo quantitativa e qualitativa. Após finalizar-se a pesquisa, com a validação da metodologia, pretende-se apresentar os resultados a escolas de Bandeirantes-PR, para demonstrar a importância da aplicação do sistema Agroflorestal. e produzir um material didático, neste caso um curso de extensão de implementação de horta medicinal dentro do Sistema Agroflorestal para que outros pesquisadores e professores possam replicar a metodologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lilian Regina Ciró - Integrante / CarolinaGuarini Marcelino - Integrante / Diego Resende Rodrigues - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

UENP - Campus Luiz Meneghel

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2021

UENP - Campus Luiz Meneghel

Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Acadêmico de Ciências Biológicas, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2020

UENP - Campus Luiz Meneghel

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2018

UENP - Campus Luiz Meneghel

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - 2023

Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, Unifio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar técnico em laboratório, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuava montando aulas práticas nos laboratórios didáticos dos cursos da área biológica, na organização e manutenção dos equipamentos e auxiliando os professores na execução das aulas dentro dos laboratórios.