Luana Gusmão de Moura

Acadêmica do Curso de Zootecnia, com experiência na área de Bovinocultura de Corte, atuando nas áreas de avaliação e tipificação de carcaça e qualidade de carne. Foi bolsista de Iniciação Científica - PIBIC, na área de Melhoramento Genético Animal de Bovinos de Corte.

Informações coletadas do Lattes em 27/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Zootecnia

2014 - Atual

Universidade Federal de Pelotas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

I.E.E. Cônego Luiz Walter Hanquet

Formação complementar

2018 - 2018

1° Capacitação Técnica em Forrageiras de Inverno teórico-prático. (Carga horária: 11h). , Foco Pampeano, FP, Brasil.

2017 - 2017

Introdução aos sistemas de ILPF. (Carga horária: 10h). , Serviço de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2017 - 2017

Carne de Qualidade, Cortes e Assado. (Carga horária: 2h). , Angus Jovem Sudeste, AJ, Brasil.

2017 - 2017

Reprodução Animal. (Carga horária: 30h). , Serviço de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2017 - 2017

Melhoramento Genético Animal. (Carga horária: 30h). , Serviço de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Zootecnia.

Organização de eventos

MOURA, L. G. . XVIII Encontro de Pós-Graduação ? UFPEL. 2016. (Congresso).

Participação em eventos

Ciclo de Palestras de Bovinos do 26° ENCORTE ? UFSM. 2017. (Outra).

Circuito Pecuária de Precisão ? Brasão do Pampa. 2017. (Outra).

I ENCONTRO PECUÁRIO DA REGIÃO SUL ? Empresa Junior Polivet Jr. 2017. (Encontro).

Ciclo de Palestras Bovinocultura de Corte ? FAVET/UFPEL. 2016. (Outra).

Ciclo de Palestras em Pecuária e Pastagens ? Nupeec. 2016. (Outra).

Estudos em Fisiologia e Produção Ovina ? IB/UFPEL. 2016. (Outra).

Ciclo de Palestras Zoonoses em Foco ? ATMV 2017/2 UFPEL. 2015. (Outra).

III Semana Acadêmica da Zootecnia UFPel. 2014. (Outra).

Seminário de Responsabilidade Técnica em Zootecnia ? Módulo básico ? CRMV/RS. 2014. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • MOURA, L. G. ; BOLIGON, A.A. ; SOUZA, F. R. P. ; SCHIMDT, P . I . Parâmetros e ganhos genéticos para crescimento, escores visuais e características de carcaça em bovinos da raça Nelore. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica da III Semana Integrada de Inovação, Pesquisa e Extensão ? UFPel, 2017, Pelotas. XXVI Congresso de Iniciação Científica da III Semana Integrada de Inovação, Pesquisa e Extensão ? UFPel, 2017.

  • SCHIMDT, P . I ; MOURA, L. G. ; CAMPOS, G. S. ; SOUZA, F. R. P. ; ROSO, V. M. ; BOLIGON, A.A. . Análise genética de pesos com escores visuais, altura e características de carcaça em bovinos. In: XII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2017, Ribeirão Preto-SP. Análise genética de pesos com escores visuais, altura e características de carcaça em bovinos, 2017.

  • MOURA, L. G. ; SCHIMDT, P . I ; BOLIGON, A.A. ; SOUZA, F. R. P. ; CAMPOS, G. S. ; ROSO, V. M. . Parâmetros e ganhos genéticos para crescimento, escores visuais e características de carcaça em bovinos da raça Nelore. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Associação genética entre pesos obtidos até o sobreano com escores visuais, altura e características de carcaça em animais da raça Nelore., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luana Gusmão de Moura - Coordenador / Arione Augusti Boligon - Integrante / Fábio Ricardo Pablos de Souza - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica, na área de Melhoramento Genético Animal de Bovinos de Corte, sob orientação da Profa Dra Arione Augusti Boligon.

2016 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio I curricular, realizado na área de Nutrição de Ruminantes, no Laboratório de Bovinocultura de Corte, sob a orientação do Prof. Dari Celestino Alves Filho.

2017 - 2017

Frigorífico Coqueiro Ltda

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio voluntário, na área de Controle de Qualidade e Avaliação e Tipificação de Carcaças de Ruminantes, sob supervisão da Técnica Agropecuária Gabriela Duarte.

2018 - 2018

GAP Genetica

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio voluntário realizado na área de Manejo Reprodutivo de Bovinos e Manejo de Recria de Novilhos, sob orientação da Médica Veterinária Ângela Linhares da Silva.

2018 - 2018

Fazenda Pérola Negra

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio voluntário realizado no período de 13 a 23 de março de 2018, na área de Nutrição de Bovinos de Corte.

2017 - 2017

Expofeira de Pelotas

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio voluntário realizado no período de 9 a 15/out/2017, na área de acompanhamento de animais em exposição, sob orientação do Médico Veterinário Plínio Oliveira.

2016 - 2016

Expofeira de Pelotas

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio voluntário realizado no período de 10 a 16/out/2016, na área de acompanhamento de animais em exposição, sob orientação do Médico Veterinário Plínio Oliveira.

2015 - 2015

Expofeira de Pelotas

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária voluntária, Carga horária: 40