Niomara Andrade Lins de Vasconcelos

Graduada em Terapia Ocupacional pela UFPB (2017). Concluiu a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco ESPPE (2020).

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Rede

2018 - 2020

Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco
Título: A formação da Identidade Profissional como Sanitarista: um relato de experiência a partir do registro do ambiente de trabalho e seu impacto na residência multiprofissional em saúde coletiva
Orientador: Iris Pontes Soares
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Terapia Ocupacional

2013 - 2017

Universidade Federal da Paraíba

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2012

Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha

Formação complementar

2019 - 2019

Qualificação Materna Pré-Natal. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Saúde Pernambuco, SES PE, Brasil.

2018 - 2018

I Curso Básico de Vigilânica em Saúde do Trabalhador – CBVISAT. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Saúde de Pernambuco, SES PE, Brasil.

2017 - 2017

Aprendendo a Usar o Sistema Eletrônico de Informações - SEI. (Carga horária: 10h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Introdução a Comunicação Alternativa. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Gestão de Redes de Atenção à Saúde.

Participação em eventos

Etapa Macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco. 2019. (Encontro).

Semana Acadêmica da UPE - Prevenção e Controle das Doenças e Agravos no Século XXI. 2019. (Encontro).

Seminário de Atenção à Gestante com Exantema (XI GERES-PE. 2019. (Seminário).

1° Seminário de Conscientização Sobre o Autismo. 2018. (Seminário).

Fórum de Ensino de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 1). 2017. (Encontro).

Evento - Desafios da Educação e da Assistência Social na Atualidade. 2016. (Simpósio).

Mesa redonda - Assistência Social: do assistencialismo ao direito social!. 2016. (Encontro).

Mesa Redonda - Violência na Escola, à Escola e da Escola (UFPB). 2016. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • VASCONCELOS, N. A. L. . Relato de experiência: momento autocuidado para profissionais da saúde mental na XI GERES. In: III Jornada Científica da Residência Multiprofissional de Saúde do Hospital Regional Dom Moura, com o tema Resistência no SUS: desafios para garantir o direito à saúde, 2019, Garanhuns. III Jornada Científica da Residência Multiprofissional de Saúde do Hospital Regional Dom Moura, 2019.

  • VASCONCELOS, N. A. L. . . Rever lugares e diálogos a partir da Educação Popular em Saúde.. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE, 2019, Natal. IX ENCONTRO NACIONAL DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE, 2019.

  • VASCONCELOS, N. A. L. . PINAB: PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE A EXTENSÃO POPULAR. In: 6CBEU Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Belém. Diálogos de Extensão : saberes tradicionais e inovação.. Belém: Editoração Eletrônica: Érika Maia Lima, 2014.

  • VASCONCELOS, N. A. L. . TERAPIA COMUNITÁRIA: PROMOVENDO SAÚDE A PARTIR DA EDUCAÇÃO POPULAR.. In: II ENCONTRO UNIFICADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (ENCONTRO - XV ENCONTRO DE EXTENSÃO (ENEX) - 2014), 2014, João Pessoa. ÉTICA E FORMAÇÃO HUMANA: COMPARTILHANDO SABERES. João Pessoa: EDITORA DA UFPB, 2014.

Outras produções

VASCONCELOS, N. A. L. . Mapa da Saúde do Estado de Pernambuco. 2019.

VASCONCELOS, N. A. L. . Desafios da Educação e da Assistência Social na atualidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VASCONCELOS, N. A. L. . Violência na escola,à escola e da escola. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Psoríase- Para Além das Lesões na Pele: Avaliando a Assistência, Descrição: O estudo objetiva investigar sobre a assistência dos pacientes deste centro de referência, no que concerne a integralidade ao usuário do serviço. Seus resultados servirão de base para o serviço com o intuito de apontar fragilidades e potencialidades, e assim, promover discussões e mudanças favorecendo à assistência para um melhor cuidado em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Niomara Andrade Lins de Vasconcelos - Coordenador / Valéria Leite Soares - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes de Saúde (PRMSC - Redes) objetiva desenvolver as atividades de forma descentralizada e regionalizada por todo o território pernambucano. Lotada na XI GERES - Serra Talhada-PE teve como principais atividades: Trabalho em equipe multiprofissional na qual desenvolveu atividades de planejamento em saúde, educação permanente, educação popular em saúde, elaboração do mapa da saúde da regional. Organização de ações e capacitações em saúde. Entre os serviços municipais da Rede de Atenção em Saúde (RAS) que são cenários de prática do Programa estão: Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Programa Saúde na Escola, Academia da Saúde. Além desses: CRAS, CAPS e NASF.

2017 - 2017

Instituto dos Cegos da Paraíba

Vínculo: Estágiária, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio supervisionado com o objetivo de conhecer a dinâmica do serviço especializado da rede de atenção à saúde. Realizou-se intervenção em Terapia Ocupacional e encaminhamentos quando necessário. evoluir prontuários, relatórios e livro de atividades se houver; participar das supervisões e orientações de estágio; observar e executar o raciocínio terapêutico ocupacional.

2017 - 2017

Comitê de Inclusão e Acessibilidade

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular

Outras informações:
O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba é uma assessoria especial vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria. Realização de avaliação em Terapia Ocupacional;Avaliação do espaço físico da universidade para torna-lo um ambiente acessível. Realização de orientações e adaptações para os clientes e ambientes.