Augusta da Rocha Loures Ferraz
Possui graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí(1995), especialização em Especialização em Pericia e Auditoria Contábil pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina(2007), especialização em Especialização em Administração Financeira pela Universidade Salgado de Oliveira(1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba(2001), ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus(1987) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus(1990). Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí e Chefe da Unidade de Programação Orçamentária da EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.
Informações coletadas do Lattes em 20/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Administração
1996 - 2001
Universidade Federal da Paraíba
Título: A importância da análise dos índices financeiros para a captação de recursos: Estudo de caso na Cooperativa Baixo Parnaíba Ltda.,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Carlos Antonio Pedrosa
Especialização interrompida em 2007 em Especialização em Pericia e Auditoria Contábil
2006 - interrompida
Centro de Ensino Unificado de Teresina
Título: A importância do controle interno nas empresas
Ano de interrupção: 2007
Especialização em Especialização em Administração Financeira
1996 - 1997
Universidade Salgado de Oliveira
Título: A importância do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza - ISS
Orientador: Sergio Lavoura
Formação complementar
2010 - 2010
CONTABILIDADE E AUDITORIA NO BRASIL. (Carga horária: 2h). , CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PIAUÍ, CRC PI, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Extensão em Oratória. (Carga horária: 20h). , Centro de Ensino Unificado de Teresina, CEUT, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Perícia Contábil. (Carga horária: 40h). , Associação dos Peritos Contadores do Estado do Piauí, APCEPI, Brasil.
1998 - 1998
Informática. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
1995 - 1995
Introdução Básica a Computação. (Carga horária: 20h). , Framello Multimídia, FM, Brasil.
1995 - 1995
Inglês Básico. , The Tanguage Workshop, TLW, Canadá.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Administração Financeira.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Contabilidade Gerencial.
Participação em eventos
II Congresso Internacional de saúde Pública do Delta do Parnaiba. Gestão Hospitalar - Um Enfoque na Produção e nas Glosas nos Hospitais Municipais de Teresina-PI.. 2016. (Congresso).
II Congresso Internacional de saúde Pública do Delta do Parnaiba. 2016. (Congresso).
Contabilidade Avançada. 2013. (Outra).
18º Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2008. (Congresso).
VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis. 2008. (Congresso).
Palestra: Sucesso - Resultado de Trabalho Bem Feito. 2006. (Outra).
III Semana de Contabilidade do Piauí.Ética na Educação. 2005. (Seminário).
1º Encontro de Contabilidade do Estado do Piauí. 2003. (Encontro).
1º Fórum Nacional das Instituições de Ensino Superior de Ciências Contábeis. 2003. (Congresso).
1º Seminário de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo. 2003. (Seminário).
1º Workshop sobre TCC. 2003. (Oficina).
III ERECIC - NE. 2000. (Encontro).
Seminário Interamericano de Contabilidade. 2000. (Seminário).
III Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Contábeis do Nordeste. 1999. (Encontro).
Semana do Contador. 1999. (Encontro).
Participação em bancas
FERRAZ, A. R. L.. Fluxo de Caixa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Contábeis) - Centro de Ensino Unificado de Teresina.
FERRAZ, A. R. L.. A Importância do Fluxo de Caixa como uma demonstração obrigatória no Brasil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Contábeis) - Centro de Ensino Unificado de Teresina.
FERRAZ, A. R. L.. Controle Financeiro e fluxo de caixa como ferramentas de gestão empresarial: um enfoque instrumental. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Contábeis) - Centro de Ensino Unificado de Teresina.
FERRAZ, A. R. L.. A importância da informatização nas empresas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Contábeis) - Centro de Ensino Unificado de Teresina.
FERRAZ, A. R. L.. Gestão financeira de contas a pagar: um estudo de caso na empresa Carvalho e Fernandes Ltda.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Contábeis) - Centro de Ensino Unificado de Teresina.
FERRAZ, A. R. L.. Fluxo de caixa - Planejamento e controle financeiro para o processo decisório. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Contábeis) - Centro de Ensino Unificado de Teresina.
FERRAZ, A. R. L.. Riedel, Ana Lídia dos Santos, Alex N. Moura..Análise do Custo benefício da implantação do sistema público de escrituração digital. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. Brito..A qualidade do curso de ciências contábeis da UFPI: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS FORMANDOS NO PERÍODO 2014.1 NO CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. Fernandes.Siafem como ferramenta para tomada de Decisão no Estado do Piauí.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. As Perspectivas dos Estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí frente ao Mercado de Trabalho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. O Simples Nacional como Sistema minimizador dos efeitos da carga tributária das Micro e Pequenas Empresas.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. O perfil do bom professor de contabilidade: Opinião dos alunos do curso de graduação da Universidade Federal do Piauí.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. TCC - Nilman do Nascimento Silva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ci~encias Contábeis) - Centro de Ensino Unificado de Teresina.
FERRAZ, A. R. L.. TCC - Raimundo Nunes da Rocha Júnior. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ci~encias Contábeis) - Centro de Ensino Unificado de Teresina.
FERRAZ, A. R. L.. TCC - Lílian Moitinho Bandeira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ci~encias Contábeis) - Centro de Ensino Unificado de Teresina.
FERRAZ, A. R. L.. Professor Substituto. 2017.
FERRAZ, A. R. L.. Concurso Público para o Cargo de Professor do Quadro Provisório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA. 2005. Universidade Estadual do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.; CARVALHO, I. R.; CORDEIRO, A. N. G.; ROCHA NETO, E. S.. Comissão Eleitoral do CCCCON. 2017. Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. COMISSÃO PARA REVISÃO DE PROVA DA DISCIPLINA CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL. 2015.
FERRAZ, A. R. L.. Participação em Banca Examinadora para praticar todos os atos necessários à realização de Concurso Público de Provas e Títulos. 2013. Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. Participação em Comissão para realizar o processo seletivo de Professor Substituto. 2013. Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. Participação de Comissão Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório.. 2012. Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. Participação em Comissão para realizar o processo seletivo de Professor Substituto. 2012. Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. Comissão para Seleção de Professor Substituto na área de Ciências Contábeis do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas. 2008. Centro de Ensino Unificado de Teresina.
FERRAZ, A. R. L.. Comissão eleitoral para eleição de Diretor e Vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras. 2008. Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. Presidente da Comissão para escolha de Coordenador e Subcoordenador do Curso de Direito. 2008. Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. Comissão eleitoral para eleição do Chefe e Sub-Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas. 2008. Universidade Federal do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. Comissão de Avaliação do Sistema da Folha de Pagamento - UESPI. 2002. Universidade Estadual do Piauí.
FERRAZ, A. R. L.. Comissão de Seleção de Docentes por Tempo Determinado para o Quadri Provisório de Professores do Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL da UFPI. 2001. Universidade Federal do Piauí.
Orientou
TCC; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Gestão) - Centro de Ensino Unificado de Teresina; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
A Importância do Controle interno na Administração Pública: Um estudo no município de São Francisco de Assis do Piauí; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
Assentamentos Rurais: A realidade do Assentamento Marambaia no município de Oeiras - Piauí; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
Gestão Financeira em Administração na Empresa Ervas Supermercado em Simplício Mendes - Piauí; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
Gestão de Qualidade no atendimento como diferencial competitivo: Um estudo de caso em uma micro empresa do ramo de peças em Simplício Mendes - PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
A Inadimplência no Setor do vestuário no município de Simplício Mendes: Causas e Consequências; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
O controle de estoque no setor gêneros alimentícios de Simplício Mendes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
Dificuldades na captação de recursos para projetos sociais na comunidade Quilombola de Campinas do Piauí; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
Gestão de Estoque no Varejo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
MONITORIA DA DISCIPLINA CONTABILIDADE GERAL I; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
MONITORIA DA DISCIPLINA CONTABILIDADE DE CUSTO I; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
MONITORIA DA DISCIPLINA CONTABILIDADE DE CUSTO I; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
MONITORIA DA DISCIPLINA CONTABILIDADE DE CUSTO I; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Augusta da Rocha Loures Ferraz;
Produções bibliográficas
-
FERRAZ, A. R. L. . As novas tecnologias nas instituições escolares: aspectos positivos e negativos. O DIA, TERESINA - PI, p. Pagina 6 - 6, 26 fev. 2016.
-
FERRAZ, A. R. L. . Introdução do Conhecimento Científico para os Desafios da Contabilidade Perante um Cenário de Crise. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
FERRAZ, A. R. L. . Perícia em ação de revisão de contrato. 2004.
FERRAZ, A. R. L. . Ética na educação. 2004.
FERRAZ, A. R. L. . Administração Financeira. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FERRAZ, A. R. L. . EDUCAÇÃO SUPERIOR E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERRAZ, A. R. L. . CONTABILIDADE PARA O CURSO DE HABILITAÇÃO DE CORRETORES DE SEGUROS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERRAZ, A. R. L. . AUDITORIA FISCAL TRIBUTÁRIA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso. , AV.NOSSA SENHORA DE FATIMA, FATIMA, 64000-000 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 62155791
Experiência profissional
2007 - 2007
Faculdade PiauienseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 30
2007 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2011 - 09/2013
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Letras, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS.,Cargo ou função, Subcoordenador do Curso de Ciências Contábeis.
-
01/2012 - 02/2012
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Letras, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso Ciências Contábeis.
-
07/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e Letras, Centro de Ciências Humanas e Letras.,Atividade realizada, Programa de Monitoria da disciplina Contabilidade de Custos I, como orientador do aluno Rogério Batista Osterno..
-
07/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e Letras, Centro de Ciências Humanas e Letras.,Atividade realizada, Programa de Monitoria da disciplina Contabilidade Geral I, como orientador do aluno Aderson Ferreira Passos Filho..
-
01/2010 - 06/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e Letras, Centro de Ciências Humanas e Letras.,Atividade realizada, Programa de Monitoria da disciplina Contabilidade de Custos I, como orientador do aluno Johny Max Pereira de Sousa..
-
01/2009 - 06/2009
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e Letras, Centro de Ciências Humanas e Letras.,Atividade realizada, Programa de Monitoria da disciplina Contabilidade de Custos I, como orientador do aluno Leonne Francisco Ribeiro Pires..
2004 - 2010
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
1999 - 2003
Centro de Ensino Superior do Vale do ParnaíbaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
1997 - 2007
Centro de Ensino Unificado de TeresinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40
2003 - 2004
Centro de Ensino Unificado de TeresinaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso
2003 - 2004
Centro de Ensino Unificado de TeresinaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso de Pós Graduação
2012 - Atual
Empresa Brasileira de Serviços HospitalaresVínculo: CESSÃO P/ EBSERH, Enquadramento Funcional: Chefe da Unidade de Programação Orçamentária
Outras informações:
ATO DA REITORIA N°1290/12 Autorizar a cessão de AUGUSTA DA ROCHA LOURES FERRAZ, Professor Classe Assistente - DE, Lotada no Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas/CCHL, para Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, até 31/12/2012. RENOVAÇÃO: ATO DA REITORIA N°056/13 ATO DA REITORIA N°149/14 ATO DA REITORIA N°049/15
Atividades
-
10/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , SETOR DE ORÇAMENTO E FINANÇAS, SETOR DE ORÇAMENTO E FINANÇAS.,Atividade realizada, GRUPO DE TRABALHO PARA CLASSIFICAÇÃO DOS BENS DE CONSUMO E CAPITAL.
-
10/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, SETOR DE ORÇAMENTO E FINANÇAS, .,Cargo ou função, ELABORAR A TABELA DE EQUIVALENCIA ENTRE AS CONTAS SIAFI E OS GRUPOS EXISTENTES NO AGHU..
-
10/2013 - 11/2013
Outras atividades técnico-científicas , SETOR DE ORÇAMENTO E FINANÇAS, SETOR DE ORÇAMENTO E FINANÇAS.,Atividade realizada, APURAÇÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO.
-
08/2013 - 09/2013
Direção e administração, SETOR DE CONTABILIDADE, .,Cargo ou função, CHEFE DE SETOR DE CONTABILIDADE.
-
07/2013 - 08/2013
Direção e administração, SETOR DE ORÇAMENTO E FINANÇAS, .,Cargo ou função, CHEFE DO SETOR DE ORÇAMENTO E FINANÇAS.
-
04/2013 - 05/2013
Direção e administração, SETOR DE CONTABILIDADE, .,Cargo ou função, CHEFE DE SETOR DE CONTABILIDADE.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Augusta da Rocha Loures Ferraz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?