Claudia Maisa Pereira da Silva
Claudia Maisa Pereira da Silva é formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá, com pós-graduação na área de Design pelo SENAC e atualmente é aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIFEI. Atua como Consultora de Inovação Sênior nos programas de Inovação Aberta e Intraempreendedorismo na empresa Andrade Gutierrez, uma das maiores empresas de engenharia e construção da América Latina. Já atuou como Agente de Inovação na empresa de consultoria Tropos LAB (de outubro de 2021 a março de 2022) e pelo Projeto ALI - Agentes Locais de Inovação do SEBRAE/MG em parceria com o CNPQ (de outubro de 2019 a agosto de 2021) orientando e facilitando os processos de inovação em mais de 80 pequenas e médias empresas e startups, desde a concepção de ideias até a implementação prática através de gestão de workshops, reuniões e palestras.Possui experiência na área de PD com gestão da inovação de novos projetos, como coordenadora em desenvolvimento estratégico de novos produtos e tecnologias pelas empresas: Decore Com Stencil (2016-2018); Startup RVT Energia (2015-2016) pelo programa especial do RHAE-Inovação apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); multinacional do ramo de autopeças Iochpe Maxion (2012-2015) de Cruzeiro/SP. Publicou artigo no XLII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) sobre Contribuições da Engenharia de Produção para a Transformação Digital da Indústria Brasileira e nos anais do XXVIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Idealizadora e Coordenadora do PROJETO SOCIAL contemplado com R$20.000,00 pela Pró-Reitoria de Extensão da UNIFEI para promoção do desenvolvimento humano, acadêmico e profissional dos membros da Associação Artes da Terra (AAT) e de artistas regionais através de educação profissional e empreendedora para desenvolvimento de novos produtos (2015). Participou de eventos sobre design como ferramenta estratégica na Inovação: Service Design Day (Belo Horizonte); Práticas com ferramentas de modelagem e Gestão de Desenvolvimento de Novos Produtos: AutoCAD, CAD NX (Siemens), MS Project, I-deas, Solidworks. Cláudia é fluente em inglês e espanhol. Possui interesse por programas de inovação e gestão estratégica de negócio como forma de aumentar o desempenho inovador, a competitividade da empresa, os recursos disponíveis e o mapeamento de oportunidades do mercado.
Informações coletadas do Lattes em 19/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Engenharia de Produção
2022 - Atual
Universidade Federal de Itajubá
Título: CORPORATE OPEN INNOVATION AND INTRA ENTREPRENEURSHIP PROGRAMS: A COMPARISON WITH INNOVATIVE PERFORMANCE
Carlos Henrique Pereira Mello.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: inovação aberta; open innovation; programa de inovação; intraempreendedorismo; desempenho inovador.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: empreendedorismo. Setores de atividade: Obras de infra-estrutura.
Especialização em Pós Graduação em Design de Interiores
2014 - 2015
Centro Universitário Senac
Título: A aplicação da pintura com estêncil no design brasileiro
Orientador: Vinie Pedra Jorge
Graduação em Engenharia Mecânica
2006 - 2011
Universidade Federal de Itajubá
Título: Análise aerodinâmica de diferentes configurações de swirl para câmara de combustão de turbina a gás
Orientador: Lucilene de Oliveira Rodrigues
Formação complementar
2021 -
Imersao de Projetos - Project Management Full Stack. (Carga horária: 380h). , DNC Group, DNC, Brasil.
2019 -
UX e Design Thinking. (Carga horária: 40h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2021 - 2021
Agente Local de Inovacao - Inovacao para Produtividade. (Carga horária: 120h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.
2020 - 2020
Leading High-Performing Teams. (Carga horária: 100h). , The University of Queensland, UQ, Austrália.
2019 - 2019
Gestao da Inovacao - Formacao de Agentes Locais de Inovacao. (Carga horária: 160h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.
2013 - 2013
Drafting Essencials. (Carga horária: 40h). , Siemens PLM Software do Brasil, SIEMENS PLM, Brasil.
2013 - 2013
Essentials for NX Designers. , Siemens PLM Software do Brasil, SIEMENS PLM, Brasil.
2013 - 2013
Mechanical Freeform Modeling. (Carga horária: 40h). , Siemens PLM Software do Brasil, SIEMENS PLM, Brasil.
2013 - 2013
Intermediate NX Design and Assemblies. (Carga horária: 40h). , Siemens PLM Software do Brasil, SIEMENS PLM, Brasil.
2012 - 2012
FMEA 4 Edicao. (Carga horária: 8h). , Iochpe-Maxiona - Matriz, IOCHPE-MAXION, Brasil.
2009 - 2009
Business English at Advanced Level with CAE Preparation. (Carga horária: 720h). , SNT International College, SNT, Inglaterra.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: empreendedorismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Novos produtos e serviços.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Desenvolvimento de protótipos.
Organização de eventos
SILVA, C. M. P. ; SILVA, C. M. P. ; Primeira Semana da Inovação da Andrade Gutierrez. 2023. (Outro).
Participação em eventos
Case Startup. 2023. (Feira).
Startup Summit. Programa de Inovação Aberta Vetor AG da Andrade Gutierrez. 2023. (Feira).
XLII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) sobre ?Contribuições da Engenharia de Produção para a Transformação Digital da Indústria Brasileira?. Aplicação de Simulação Computacional para tomada de decisão em um Laboratório de Análises Clínicas do município de Itajubá, MG.. 2022. (Congresso).
XXVIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.Utilização das Técnicas BPMN e DMN para modelagem de um processo de tratamento oncologico. 2021. (Simpósio).
Service Design Day. 2019. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
SILVA, C. M. P. ; SILVA, CLAUDIA MAISA PEREIRA DA ; MORAES, FLAVIA TUANE FERREIRA ; MELLO, CARLOS HENRIQUE PEREIRA ; PINTO, WESLEY GABRIEL DE MENDONÇA ; AMARAL, JOÃO VICTOR SOARES DO . Aplicação de Simulação Computacional para tomada de decisão em um Laboratório de Análises Clínicas do município de Itajubá, MG.. In: ENEGEP 2022 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2022, FOZ DO IGUACU/SP - BRASIL, 2022.
-
SILVA, C. M. P. ; SILVA, C. M. P. ; UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS BPMN E DMN PARA MODELAGEM DE UM PROCESSO DE TRATAMENTO ONCOLÓGICO. In: XXVIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2021, Bauru. Anais XXVIII (2021), 2021.
-
SILVA, C. M. P. ; SILVA, C. M. P. ; UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS BPMN E DMN PARA MODELAGEM DE UM PROCESSO DE TRATAMENTO ONCOLÓGICO. In: XXVIII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2021, Bauru. ANAIS DO XXVIII SIMPEP, 2021.
-
SILVA, C. M. P. ; SILVA, C. M. P. ; MORAES, F. T. F. ; MELLO, C. H. P. ; PINTO, W. G. M. ; AMARAL, J. V. S. . Simulação de Eventos Discretos, Simulação Computacional, Sistemas de Saúde, Laboratório de Análises Clínicas.. BRAZILIAN JOURNAL OF OPERATIONS & PRODUCTION MANAGEMENT , 2022.
Outras produções
SILVA, C. M. P. ; SILVA, C. M. P. ; Jornada da Inovação. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2009
Análise do Processo FCAW na Soldagem do Aço Inoxidável Ferrítico através de Transferência por Curto-Circuito, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sebastiao Carlos da Costa em 17/11/2017., Descrição: O projeto visa ampliar e consolidar o desenvolvimento de modelos otimizados aplicados em processos de manufatura multivariado, considerando para isto a influência da presença de correlação das respostas aplicadas a processos de soldagem com arame tubular. Pretende verificar a influência dos parâmetros na qualidade geométrica e produtividade em soldagens com arame tubular a partir de delineamento de experimentos e desenvolver modelos matemáticos otimizados a partir da metodologia de superfície de respostas (MSR) considerando para isto a análise da influência da estrutura de correlação na determinação do ótimo (método EQMM e análise de componentes principais) comparativamente aos modelos que não consideram esta correlação (utilizando a função desirability).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Claudia Maisa Pereira da Silva - Integrante / Guilherme Sakai Zaroni - Integrante / Sebastiao Carlos da Costa - Coordenador.
-
2022 - 2023
Teste piloto de purificador de água em canteiro de obra, Descrição: Projeto piloto para implantação de purificadores da PWTech para potabilização da água fornecida em canteiros para substituir a compra de galões de água e com potencial de economia de R$ 700k.. , Situação: Concluído; Natureza: Outra. , Integrantes: Claudia Maisa Pereira da Silva - Coordenador / Andre Medina da Fonseca - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2014 - 2016
Laboratório de Energia, Descrição: Este projeto foi financiado pelo programa RHAE, uma iniciativa do CNPq-MCTI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações). Número do projeto: 459406 / 2013-2. - Pesquisa em modelos de matemática (estatística, redes neurais artificiais (ANN) e fenomenológicas) para modelar um sistema de refrigeração industrial; - Desenvolvimento de requisitos de um simulador baseado em ANN para um sistema de refrigeração industrial; - Desenvolvimento do simulador usando MATLAB.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cláudia Maísa Pereira da Silva - Integrante / Renata De Cassia Ferreira Silva - Integrante / Filipe Rodolfo Aparecido - Integrante / Ana Helena Pereira - Integrante / Patricia Agnes Pereira da Silva - Integrante / Bruno diego de oliveira - Coordenador., Financiador(es): RVT Energia - Bolsa.
-
2014 - 2016
Laboratório de Energia, Descrição: Este projeto foi financiado pelo programa de INOVAÇÃO RHAE, uma iniciativa do CNPq-MCTI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações). Número do projeto: 459406 / 2013-2. - Pesquisa em modelos de matemática (estatística, redes neurais artificiais (ANN) e fenomenológicas) para modelar um sistema de refrigeração industrial; - Desenvolvimento de requisitos de um simulador baseado em ANN para um sistema de refrigeração industrial; - Desenvolvimento do simulador usando MATLAB.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cláudia Maísa Pereira da Silva - Integrante / Renata De Cassia Ferreira Silva - Integrante / Filipe Rodolfo Aparecido - Integrante / Ana Helena Pereira - Integrante / Patricia Agnes Pereira da Silva - Integrante / Bruno diego de oliveira - Coordenador., Financiador(es): RVT Energia - Bolsa.
-
2014 - 2016
Laboratório de Energia, Descrição: Este projeto foi financiado pelo programa de INOVAÇÃO RHAE, uma iniciativa do CNPq-MCTI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações). Número do projeto: 459406 / 2013-2. - Pesquisa em modelos de matemática (estatística, redes neurais artificiais (ANN) e fenomenológicas) para modelar um sistema de refrigeração industrial; - Desenvolvimento de requisitos de um simulador baseado em ANN para um sistema de refrigeração industrial; - Desenvolvimento do simulador usando MATLAB.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Cláudia Maísa Pereira da Silva - Integrante / Renata De Cassia Ferreira Silva - Integrante / Filipe Rodolfo Aparecido - Integrante / Ana Helena Pereira - Integrante / Patricia Agnes Pereira da Silva - Integrante / Bruno diego de oliveira - Coordenador., Financiador(es): RVT Energia - Bolsa.
-
2014 - 2016
Laboratório de Energia, Descrição: Este projeto foi financiado pelo programa de INOVAÇÃO RHAE, uma iniciativa do CNPq-MCTI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações). Número do projeto: 459406 / 2013-2. - Pesquisa em modelos de matemática (estatística, redes neurais artificiais (ANN) e fenomenológicas) para modelar um sistema de refrigeração industrial; - Desenvolvimento de requisitos de um simulador baseado em ANN para um sistema de refrigeração industrial; - Desenvolvimento do simulador usando MATLAB.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Claudia Maisa Pereira da Silva - Integrante / Renata De Cassia Ferreira Silva - Integrante / Filipe Rodolfo Aparecido - Integrante / Ana Helena Pereira - Integrante / Patricia Agnes Pereira da Silva - Integrante / Bruno diego de oliveira - Coordenador., Financiador(es): RVT Energia - Bolsa.
Prêmios
2022
Prêmio Valor Inovação Brasil, Valor Econômico.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
ANDRADE GUTIERREZVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora de Inovação Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Programa de Inovação Aberta VETOR AG: Mapear desafios através de workshops em áreas e obras e mapear soluções no ecossistema de inovação; gerir prova de conceito (POC), elaborar e monitorar KPIs e implementar projetos de transformação digital e engenharia 4.0 (tecnologias: AI, Iot, Realidade Virtual e Aumentada etc.); Realizar mentorias com startups nas fases do programa de inovação aberta; Criação do Programa de Cultura e Intraempreendedorismo (Semana da Inovação, Jornada da Inovação, matérias para comunicações internas, premiações); Atividades de posicionamento da marca Vetor AG e relacionamento com o ecossistema de inovação; Gestão de rollouts / implantação de projetos nos setores: Parque Solar, Termoelétrica, Mineração Subterrânea, Barragem, Planta de Liquefação, Linha de transmissão, etc.
2021 - 2022
TroposLabVínculo: Serviço Terceirizado, Enquadramento Funcional: Agente de Inovação, Carga horária: 40
Outras informações:
Especializada em aplicação de metodologias de aceleração; metodologias para desenvolvimento de inovação; processos de design Thinking; desenvolvimento tecnológico; processos de facilitação e condução de grupos;
Facilitação de grupos e reuniões internas e externas com objetivo de realizar processos de co-construção, treinamentos e palestras participativa
Contribuir com os conhecimentos de sua especialidade como consultor interno apoiando pontualmente projetos e produtos em desenvolvimento;
2019 - 2021
Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Agente Local de Inovação, Carga horária: 40
Outras informações:
16 meses como Bolsista no Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE/MG em parceria com o CNPQ, cujo objetivo é promover a melhoria da produtividade dos pequenos negócios, a partir de ações de INOVAÇÃO, nas temáticas processos, práticas sustentáveis, digitalização, produtos e serviços, de maneira acelerada.
2016 - 2018
AutonomaVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Autônoma, Carga horária: 40
Outras informações:
Freelancer atuando em criação de marca, marketing e promoções de vendas em websites, redes sociais, edições de vídeos, criação do design de modelos 3D e protótipos de produtos para as marcas e empresas: RVT Energia, UltraTrack, Via Mineira, Decore Com Stencil, etc. Alinhamento entre marketing, engenharia e inovação. Atuando com as ferramentas: Photoshop, sketchup, illustrator, Canva.
2015 - 2016
RVT EnergiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de INOVAÇÃO de PRODUTOS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora de GESTÃO DA INOVAÇÃO na Startup RVT Energia, tendo participado do projeto Simulação e otimização energética de sistemas de refrigeração industrial do PROGRAMA ESPECIAL DO RHAE-INOVACAO apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Participação da equipe de pesquisas e desenvolvimento do protótipo Coldverter (inversor de frequência aliado a inteligência artificial) para sistemas de ar-condicionado.
Atividades
-
05/2015 - 06/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Linhas de pesquisa
2012 - 2015
Iochpe MaxionVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de P&D de NOVOS PRODUTOS, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora da equipe multifuncional do PAQ (Processo Avançado da Qualidade) responsável pelo desenvolvimento de protótipos e GESTORA ESTRATÉGICA dos NOVOS PROJETOS da empesa.
Responsável pela modelagem do produtos, pela gestão de orçamentos e suporte ao cliente como engenheira técnica de aplicação.
Participação em Pesquisas de Inovação para otimização de desempenho dos produtos do portfólio da empresa e para redução de custos de processo e de materiais.
Atividades
-
05/2012 - 04/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Iochpe Maxion.,Linhas de pesquisa
2011 - 2011
Mahle Metal Leve S.A.Vínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Trainee em Processos Industriais, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Realização de estudos e trabalhos para aplicação da ferramenta Lean Manufacturing e Método do Trabalho Padronizado (MTP) atuando diretamente na elaboração de layouts, redução de custo no uso de ferramentas e de tempo de processo de fabricação dos principais produtos da empresa. Responsável pelas atualizações de normas da área de qualidade e treinamentos dos funcionários.
2010 - 2011
DAC EngenhariaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiaria em desenvolvimento de projetos, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estagiaria na área de desenvolvimento de projetos básicos e executivos de drenagem pluvial urbana e pavimentação utilizando o software AutoCad.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Claudia Maisa Pereira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?