Ligia Dias Mendes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá(2010). Atualmente é Psicóloga Clínica da Clínica Saúde e Movimento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Informações coletadas do Lattes em 19/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Psicologia da Educação

2014 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Graduação em Psicologia

2004 - 2010

Universidade Estácio de Sá
Título: BURNOUT E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR
Orientador: Mônica Sparta

Formação complementar

2012 - 0000

Extensão universitária em Gestalt Terapia: Capacitação e Treinamento. (Carga horária: 600h). , Dialógico Núcleo de Gestalt Terapia.

2012 - 2012

Intensivo Básico Gestalt Terapia com crianças. (Carga horária: 24h). , Dialógico Núcleo de Gestalt Terapia.

2011 - 2011

Gestalt Pedagogia. (Carga horária: 24h). , Instituto Carioca de Gestalt Terapia.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Participação em eventos

II congresso Internacional de Psicologia Existencial. 2014. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica. Orientação Profissional na Rede Pública: Relatos de experiências baseados na Gestalt terapia.. 2013. (Congresso).

Congresso Estadual de Gestalt Terapia RJ. Orientação profissional na rede pública: relatos de experiências baseados na Gestalt-terapia.. 2012. (Congresso).

II Simpósio Tempo e Vida: Angústias e configurações contemporâneas. 2012. (Simpósio).

I Seminário do Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico-existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial: " Abordagem Gestáltica: historia, percurso e atualidade.. 2009. (Seminário).

II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos.. : Crianças e adolescentes em situação de abrigo.. 2008. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • MENDES, L. D. . Orientação Profissional na Rede Pública: Relatos de experiências baseados na Gestalt terapia.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, L. D. . Orientação Profissional na Rede Pública: Relatos de experiências baseados na Gestalt terapia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Clínica Saúde e Movimento

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 8

Outras informações:
Psicóloga clínica, atendimento direcionados à crianças, adolescentes e adultos.

2011 - 2013

Secretária Municipal de Educação e Cultura de Itaguaí/RJ

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Psicólogo Escolar, Carga horária: 30

Outras informações:
Assessoramento e desenvolvimento de projetos junto as equipes pedagógicas, atividades de reflexão e desenvolvimento da autonomia escolar. Realização de oficinas, palestras e inserção de projeto de orientação profissional. Atendimentos a famílias, educadores e alunos.

2011 - 2011

ESCOLA PATRONATO SÃO JOSÉ

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 16

Outras informações:
Assessoria de projetos, palestras e atendimentos a responsáveis e educadores da unidade escolar.

2005 - 2010

CIEP Maestro Francisco Mignone

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 22

Outras informações:
Professora do ensino fundamental e classe de alfabetização