ERIKA DE SOUZA SILVA

Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco (2018). Especialista em Educação Especial pela Faculdade Joaquim Nabuco(2020).Licenciatura em Pedagogia pela IBRA(2022).Mestra em Ensino de Sociologia pela UFC em parceria com a FUNDAJ(2024).Atualmente é professora do Colégio de Aplicação Bel. Mario Bezerra (Cap)- UNIVISA e atua como docente em cursos preparatórios para concursos públicos, ministrando aulas sobre Legislação Educacional e Conhecimentos Pedagógicos. Com experiências no NUCE, Dimensão Pro Curso, Grupo Fábrica Educacional, Curso GMais e Espaço Nilson Alves. Tem experiência como Professora Formadora da SEDUC de Glória do Goitá.

Informações coletadas do Lattes em 21/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado em Ensino de Sociologia

2022 - 2024

Fundação Joaquim Nabuco
Título: Territórios de vida: práticas para a Sociologia no Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2024
Orientador: Doutor Pedro Castelo Branco Silveira
Palavras-chave: Ensino de Antropologia; Ensino de Sociologia; Ensino Médio; Intervenção pedagógica; Território.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.

Especialização em Especialização em Educação Especial

2018 - 2019

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife
Título: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA AREA DA INCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II.
Orientador: ANGÉLICA GUILHERME DA SILVA

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

2022 - 2022

FACULDADE IBRA DE BRASÍLIA
Título: A importância da formação continuada dos professores na área da inclusão do Ensino Fundamental II
Orientador: Não tem

Graduação em Geografia

2014 - 2018

Universidade de Pernambuco
Título: A RESISTÊNCIA DA MULHER AGRICULTORA NO CAMPO BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO NO ENSINO ESCOLAR DA GEOGRAFIA
Orientador: .ANA REGINA MARINHO

Formação complementar

2014 - 2014

Minicurso sobre Capitalismo burocrático. (Carga horária: 20h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.

Organização de eventos

SILVA, E. S. . Membro da Comissão Científica. 2023. (Congresso).

Participação em eventos

X CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS - X COINTER PDVL 2023. Artigo Completo (Comunicação Oral). 2023. (Congresso).

2° Congresso Internacional de Transtornos de Aprendizagem e Comportamento para uma Educação Inclusiva. 2021. (Congresso).

A importância de analisar a qualidade da internet. 2021. (Exposição).

Aula Magna: "Território Usado como categoria de análise social",. 2021. (Outra).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E XV SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA ?. ?A IMPORT NCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA ÁREA DA INCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMETAL II. 2021. (Congresso).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO e XV SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - IMPACTOS E MUTAÇÕES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: DA CRISE POLÍTICA A DEVASTAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. 2021. (Congresso).

I Seminário Virtual de Educação da Mata Centro. 2021. (Seminário).

IV Seminário de Agroecologia e III Seminário de Educação do Campo do IFPE. 2021. (Seminário).

IX SEMAGEO UEA/ENS UPE - Os desafios e as perspectivas do(a) Geógrafo(a). 2021. (Seminário).

JORNADA DE ENSINO HÍBRIDO.O YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DENTRO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA: UMA METODOLOGIA DO ENSINO HÍBRIDO. 2021. (Encontro).

Mapas de Foco da BNCC para a flexibilização curricular para dirigentes municipais e equipe. 2021. (Exposição).

NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM: NOVAS PLATAFORMAS. 2021. (Encontro).

Olimpíada Brasileira de Geografia. EQUIPE ANA FANI. 2021. (Olimpíada).

Olimpíada Brasileira de Geografia. EQUIPE MILTON SANTOS. 2021. (Olimpíada).

Olimpíada Nacional em História do Brasil. EQUIPE DULCE. 2021. (Olimpíada).

Olimpíada Nacional em História do Brasil. EQUIPE: INVESTIGADORAS DO PASSADO E DO FUTURO. 2021. (Olimpíada).

Olimpíada Nacional em História do Brasil. EQUIPE ESTUDANDO HISTÓRIA. 2021. (Olimpíada).

Olimpíada Nacional em História do Brasil. EQUIPE HISTORIADORAS DO FUTURO. 2021. (Olimpíada).

Olimpíada Nacional em História do Brasil. EQUIPE INVESTIGADORAS DO PASSADO E DO FUTURO. 2021. (Olimpíada).

Seminário "Um período, uma crise: globalização e instabilidade dos territórios. Por uma leitura crítica da conjuntura a partir de Milton Santos.". 2021. (Seminário).

SIMPÓSIO ONLINE: A EDUCAÇÃO 4.0 E O PROFESSOR ANTIFRÁGIL. 2021. (Simpósio).

SIMPÓSIO ONLINE: A EDUCAÇÃO 4.0 E O PROFESSOR ANTIFRÁGIL. 2021. (Simpósio).

VOVER DE EDUCAÇÃO. 2021. (Encontro).

A BNCC do ensino médio: ciências humanas.. 2020. (Outra).

A BNCC dos anos finais do ensino fundamental geografia. 2020. (Outra).

O mundo em que vivemos: história das pandemias,. 2020. (Simpósio).

Tecnologias da Informação e Comunicação. 2020. (Outra).

Uma reflexão sobre a resolução de conflitos. 2020. (Simpósio).

Uso de Recursos Educacionais Digitais promovido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. 2020. (Outra).

Possibilidades lúdicas na leitura e na contação de história. 2017. (Oficina).

GEOGRAFIA, SAUDE E MEIO AMBIENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2016. (Exposição).

VIII SEMANA DE GEOGRAFIA. 2016. (Encontro).

VIII SEMANA DE GEOGRAFIA. A PERSISTÊNCIA DA RESISTENCIA DAS MULHERES NO CAMPO BRASILEIRO UMA ANALISE DO MOVIMENTO SOCIAL NO ASSENTAMENTO MANDACARU LOCALIZADO EM PETROLINA- PE.. 2016. (Exposição).

54 CONGRESSO DA UNE. 2015. (Congresso).

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 08 DE MARÇO. O TRIUNVIRATATOO DO PODER: A MULHER NA POLITICA, NAS FORÇAS ARMADAS E NA IGREJA. 2015. (Exposição).

O TRIUNVIRATO DO PODER: A MULHER NA POLÍTICA, NAS FORÇAS ARMADAS E NA IGREJA. 2015. (Seminário).

XV SEMANA UNIVERSITÁRIA. EXPOSIÇÃO DAS RELIGIÕES. 2015. (Exposição).

ESTUDO DE CAMPO DESENVOLVIDO PELO PROJETO CONSCIENCIZAÇÃO TURÍSTICA E AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA. 2014. (Outra).

Projeto Conscientização Turística e Ambiental no Município de Nazaré da Mata. 2014. (Outra).

VI SEMANA DE GEOGRAFIA. 2014. (Seminário).

VISITA DE CAMPO AO ASSENTAMENTO CATALUNHA NOS MUNICÍPIOS DE SANTA MARIA DA BOA VISTA E LAGOA GRANDE -PE p-. 2014. (Seminário).

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CAPITALISMO BUROCRÁTICO. 2014. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SILVA, E. S. ; Ana Regina Marinho . Mulheres latinas e caribenhas, poder e política[recurso eletrônico] :: espaços de luta e resistência. 1. ed. São Paulo: FFLCH/USP, PROLAM/USP, 2024. v. 1. 291p .

  • SILVA, E. S. ; MARQUES, E. P. . A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA ÁREA DA INCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. In: 'IMPACTOS E MUTAÇÕES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: DA CRISE POLÍTICA À DEVASTAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19', 2021, UNESP, Campus de Rio Claro/SP. A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA ÁREA DA INCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. RIO CLARO: Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho‖ - UNESP Câmpus de Rio Claro, 2021. v. 3. p. 610-625.

  • SILVA, E. S. . Programa de Formação Educacionail. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. S. ; MARQUES, E. P. . A importancia da formação continuada dos professores na area da inclusao do esnino fundamental II. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. S. . O poder do ensino híbrido no desenvolvimento da aprendizagem.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. S. ; MARQUES, E. P. . A importância da formação continuada dos professores na área da inclusão do Ensino Fundamental II. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. S. . O Currículo de Geografia para professores do ensino fundamental II.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. S. . A PERSISTÊNCIA DA RESISTENCIA DAS MULHERES NO CAMPO BRASILEIRO UMA ANALISE DO MOVIMENTO SOCIAL NO ASSENTAMENTO MANDACARU LOCALIZADO EM PETROLINA- PE.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SILVA, E. S. . Jornada de Ensino Híbrido: O uso do Youtube como ferramenta didática.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, E. S. . O PODER DO ENSINO HÍBRIDO DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Prêmios

2022

III Prêmio Literário Professora Graça Beltrão, Giral.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Escola Santa Rita/ Pré-vestibular Glória ENEM

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia

Outras informações:
o trabalho como professora de Geografia Pré-vestibular foi para adquirir experiência e ocorreu de forma voluntária..

2018 - 2018

Escola Municipal Lídia Borela Dornelas Câmera.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental I atuante na, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2019

Escola Maria Elzanira Bezerra da Rocha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História e Geografia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

Escola Djalma Souto Maior Paes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Conhecimentos Pedagógicos, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - Atual

Preparatório Fabrica de Militares

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 5

2023 - Atual

colegio de aplicação bel. mário bezerra

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 34

2022 - Atual

Secretaria de Educação de Glória do Goitá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 4

2022 - 2022

NUCE

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Legislação Educacional, Carga horária: 4

2022 - Atual

DIMENSÃO PRO CURSOS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Legislação Educacional, Carga horária: 4

2023 - Atual

Espaço Nilson Alves

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Conhecimentos Pedagógicos, Carga horária: 4

2023 - 2023

Colégio Souza Veraz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 6