Glicério do Nascimento Pinto Júnior

possui graduação em FISIOTERAPIA - FAFISC pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA (2005). Pós-graduado em Acupuntura pelo INSTITUTO MINEIRO DE ACUPUNTURA E MASSAGEM DE BELO-HORIZONTE(IMAM/INCISA-BH) (2007) e mestre em Ciências da Reabilitação pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA (2010). Atuou como Coordenador do Estágio Supervisionado de Acupuntura e Massoterapia do IMAM/INCISA - Ipatinga, e Professor Orientador do mesmo. Foi responsavel pelo serviço de Acupuntura, Massoterapia, Ginástica Laboral e Fisioterapia do Esporte Clube Caratinga .Realizou o serviço de Fisioterapeuta, Acupunturista, Massoterapeuta e responsável pela ginástica laboral do Núcleo do Cãncer de Caratinga. Foi Administrador Chefe, Acupunturista, Fisioterapeuta, Massoterapeuta, e responsável pela ginástica laboral do Ciências da Saúde. Atuou como Fisio-personal em Fitnes de pessoas em Reabilitação Neurológica, ortopédica e cardiovascular. Foi aluno Especial do Programa de Pós-Graduação Strictus Sensus, do departamento de Biologia Celular e Estrutural da UFV 2007. Mestre em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário de Caratinga - UNEC (2010) Reikiano do Sistema Usui (2015).Atualmente é Professor de Pós-graduação e Extensão Universitária do Incisa/Imam. Professor de Massoterapia Oriental e Ocidental do Incisa/Imam. Coordenador Acadêmico e Ambultorial do Incisa Pós-Vitória-ES. Coordenador do Ambulatório de Massoterapia, Acupuntura e Medicina do Trabalho do Incisa Vitória ES.Fisioterapeuta-Acupunturista e Terapeuta Manual do Instituto Nascimento-Vitória-ES.

Informações coletadas do Lattes em 11/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

2008 - 2010

Centro Universitário de Caratinga
Título: ESTUDO DA EFICÁCIA DA ACUPUNTURA SISTÊMICA, EM 100 MULHERES DE VITÓRIA-ES, PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA.,Ano de Obtenção: 2010
MARCUS VINÍCIUS DE MELLO PINTO.

Especialização em andamento em Docência do Ensino Superior

2007 - Atual

Universidade Gama Filho
Título: Dificuldade de um Acupunturista no Ensino Superior

Especialização em Especialização em Acupuntura

2005 - 2007

Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagem
Título: Cicatrazção de feridas utilizando laser e moxabustão
Orientador: Luiz Cláudio Moreira Júnior

Graduação em FISIOTERAPIA - FAFISC

2001 - 2005

Centro Universitário de Caratinga
Título: EFEITOS DE UM NOVO PROGRAMA DE NATAÇÃO COM CARGA INTERMITENTE NA INDUÇÃO DE HIPERTROFIA CARDÍACA EM RATOS
Orientador: LAMARA LAGUARDIA VALENTE ROCHA

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em FÓRMULAS CLÁSSICAS CHINESAS -AS DEZOITO FAMÍLIAS E SEU COMPLEMENTOS. (Carga horária: 16h). , Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagem, IMAM, Brasil.

2015 - 2015

Reiki Nível ll. (Carga horária: 16h). , Usui Shiki Ryoho, USUI, Brasil.

2014 - 2014

Reiki Nível l. (Carga horária: 16h). , Usui Shiki Ryoho, USUI, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Acupuntura Abdominal. (Carga horária: 8h). , Instituto Superior de Ciências da Saúde, INCISA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Introdução à Fitoterapia Chinesa. (Carga horária: 8h). , Instituto Superior de Ciências da Saúde, INCISA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em REFLEXOLOGIA PODAL. (Carga horária: 16h). , Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagem, INCISA/IMAM, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em MASSAGEM AYURVÉDICA. (Carga horária: 32h). , Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagem, IMAM, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Acupuntura Estéttica Fernando Fernandes. (Carga horária: 22h). , Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagem, INCISA/IMAM, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Acupuntura Aplicada à Estética. (Carga horária: 22h). , Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagem, INCISA/IMAM, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em AURICULOTERAPIA. (Carga horária: 40h). , Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagem, IMAM, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Curso de Técnicas Histológicas. (Carga horária: 4h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA, UNEC, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Curso de Eletrodiagnóstico e Eletroterapia. (Carga horária: 16h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA, UNEC, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Curso de Técnicas Experimentais em Fisiologia. (Carga horária: 4h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA, UNEC, Brasil.

2005 - 2005

Projeto de Iniciação Científica. (Carga horária: 10h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA, UNEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: ACUPUNTURA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOTERAPIA GERAL.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Docência do Ensino Superior.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: ACUPUNTURA/Especialidade: PESQUISA CIÊNTÍFICA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: GINÁSTICA LABORAL.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: MASSOTERAPIA E TERAPIA MANUAL.

Participação em eventos

Congresso Nacional do Estudantes da Área da Saúde. Apresentação Oral - Palestra. 2009. (Congresso).

Congresso Nacional dos Estudantes da Área da Saúde. STIPERTERAPIA e TAPPING ? Novas armas do mercado para tratamento de inflamação e dor. 2009. (Congresso).

Planejamento Empresarial. 2009. (Seminário).

Porto Saúde.Acupuntura uma Abordagem Técnico Ciêntífica. 2009. (Outra).

Porto Saúde.As aplicações da Reeducação Postural Global. 2009. (Outra).

Congresso Nacional dos Estudantes da Área da Saúde. Liang Gong. 2008. (Congresso).

Congresso Nacional dos Estudantes da Área da Saúde. Fisioterapia com Ênfase em MTC. 2008. (Congresso).

Vl Congresso Internacional de Biociências Nucleares. Efeito da acupuntura no Câncer. 2008. (Congresso).

Vl Congresso Internacional de Biociências Nucleares. Efeito da acupuntura no tratamento da psoríase. 2008. (Congresso).

Congresso Nacional dos Estudantes da Área da Saúde. O psicólogo e as Terapias Chinesas. 2007. (Congresso).

Congresso Nacional dos Estudantes da Área da Saúde. A acupuntura associada as técnicas fisioterapêuticas. 2007. (Congresso).

Palestra de acupuntura para alunos da Medicina Veterinária e Fisioterapia da Univiçosa.Noções Básicas de Acupuntura. 2007. (Simpósio).

Congresso Nacional dos Estudantes da Área da Saúde. Atuação da Aucuntura na Obesidade. 2006. (Congresso).

Congresso Nacional dos Estudantes da Área da Saúde. 2006. (Congresso).

Congresso Nacional dos Estudantes da Área da Saúde. O papel do Acupunturista no S.U.S.. 2006. (Congresso).

ll Encontro Multidiciplinar dos EX- alunos de Fisioterapia da Unec. 2005. (Encontro).

I ENCONTRO DE EX-ALUNOS DA FISIOTERAPIA DA UNEC. 2004. (Encontro).

Programa de Educação Continuada- ECO, NECS. 2004. (Oficina).

l Jornada Centro-Cárdio e Fisioterapia de Caratinga. 2002. (Oficina).

ll Simpósio Acadêmico de Atividade Física - SIMAF. 2002. (Simpósio).

l Encontro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Reumatológica. 2001. (Encontro).

ll Ciclo de Palestras de Fisioterapia Geriátrica. 2001. (Outra).

l Simpósio Acadêmico de Atividade Física - SIMAF. 2001. (Simpósio).

Orientou

Ademar Luiz Costa

A EFICÁCIA DA ACUPUNTURA E MOXABUSTÃO NO TRATAMENTO DA LOMBALGIA; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Acupuntura) - Imam/Incisa-Ipatinga; (Orientador);

Arlete Figueiredo dos Santos

Efeito da Acupuntura em Paralisia Facial; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Acupuntura) - Imam/Incisa-Ipatinga; (Orientador);

Roberta Oliveira Lage

Efeito da Acupuntura no Tratamento do Tabagismo; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Acupuntura) - Imam/Incisa-Ipatinga; (Orientador);

Márcia Vieira de Paula

Aplicação da Acupuntura na Potencialização do Tratamento da Acne; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Acupuntura) - Imam/Incisa-Ipatinga; (Orientador);

Lomeu Malaquias Lomeu

Eeito da Acupuntura no Tratamento de Patologias de joelho; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Acupuntura) - Imam/Incisa-Ipatinga; (Orientador);

Maria Geralda Figueiredo Oliveira

Efeito da Acupuntura no Tratamento do Bruxismo; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Acupuntura) - Imam/Incisa-Ipatinga; (Orientador);

Camila Coelho Ferreira

TRATAMENTO DA RETOCOLITE ULCERATIVA COM ACUPUNTURA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Acupuntura) - Imam/Incisa-Ipatinga; Orientador: Glicério do Nascimento Pinto Júnior;

Produções bibliográficas

  • GOMES SILVA, R. M. ; PINTO JÚNIOR, G. N. . Efeito da Acupuntura no Tratamento do Câncer. In: Congresso Internacional de Biociências Nucleares, 2008, Cabo Frio-RJ. MM Metabolic, 2008.

  • PINTO JÚNIOR, G. N. ; GOMES SILVA, R. M. . Efeito da Acupuntura no Tratamento da Psoríase. In: Congresso Internacional de Biociências Nucleares, 2008. MM Metabolic, 2008.

  • PINTO JÚNIOR, G. N. ; GOMES SILVA, R. M. . STIPERTERAPIA e TAPPING ? Novas armas do mercado para tratamento de inflamação e dor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES SILVA, R. M. ; PINTO JÚNIOR, G. N. . DIFERENCIAIS DO FISIOTERAPEUTA MODERNO: Os diversos caminhos da Medicina Chinesa na Fisioterapia convencional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

PINTO JÚNIOR, G. N. . PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA-Teoria de Base. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA - Semiologia da Medicina Chinesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA - Semiologia e Propedêutica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA TÉCNICAS lll. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em acupuntura - Fisiopatologia 2. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Zang Fu. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - ESTUDO DE PONTOS II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - ACUPUNTURA APLICADA À PATOLOGIAS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - ESTUDO DE PONTOS I. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acúpuntura - ESTUDO DE PONTOS II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - TÉCNICAS DE ACUPUNTURA I. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . SHIATSU. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Estudo de Pontos l. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Estudo de Pontos ll. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura -Fisiologia Energética ll. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Fisiologia Energética ll. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Etiopatogenia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Fisiopatologia I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Pontos l. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Tuiná - Massagem Chinesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Pontos ll. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Pontos l. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura-Pontos 2. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura-Teoria de Base. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Técnicas de Acupuntura II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Fisiologia Energética II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Acupuntura Aplicada à Patologias. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Fisiopatologia I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Fisiopatologia lll. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Fisiologia Energética l. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Fisiologia Energética l. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduaçõ em Acupuntura - Técnicas ll. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - TÉCNICAS DE ACUPUNTURA II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - ESTUDO DE PONTOS I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PINTO JÚNIOR, G. N. . Pós-Graduação em Acupuntura - Fisiologia Energética ll. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Nascimento / Incisa Vitória-ES. , Rua Leopoldo Siqueira, Morada de Camburi, 29062535 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 30241040, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - 2009

REGENERE-Centro de Tratamento à Laser

Vínculo: ACUPUNTURISTA, TERAPEUTA, Enquadramento Funcional: Acupunturista,Massoterapeuta,ginática laboral

2008 - Atual

Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagem

Vínculo: Professor de Cursos Extensão, Enquadramento Funcional: Professor

2008 - Atual

Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagem

Vínculo: Professor de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação

Atividades

  • 01/2008

    Extensão universitária , Incisa, .,Atividade de extensão realizada, Aurículo-Acupuntura.

  • 01/2008

    Extensão universitária , Incisa, .,Atividade de extensão realizada, Tuiná - Massagem Chinesa.

  • 01/2008

    Extensão universitária , Incisa, .,Atividade de extensão realizada, Massagem Ayurvédica - Massagem Indiana.

  • 01/2008

    Extensão universitária , Incisa, .,Atividade de extensão realizada, Liang Gong - 18 Terapias.

  • 01/2008

    Extensão universitária , Incisa, .,Atividade de extensão realizada, Nutrologia Chinesa.

  • 01/2008

    Extensão universitária , Incisa, .,Atividade de extensão realizada, Shiatsu - Massagem Japonesa.

  • 01/2008

    Extensão universitária , Incisa, .,Atividade de extensão realizada, Massagem em Crianças - Shantala,shiatsu,tuiná,reflexologia.

  • 01/2008

    Extensão universitária , Incisa, .,Atividade de extensão realizada, Quick Massage.

  • 01/2008

    Extensão universitária , Incisa, .,Atividade de extensão realizada, Tuiná Aplicado em Patologias.

  • 01/2008

    Extensão universitária , Incisa, .,Atividade de extensão realizada, Acupuntura Aplicada à Estética.

  • 01/2008

    Extensão universitária , Incisa, .,Atividade de extensão realizada, Anestesia por Acupuntura.

  • 01/2008

    Extensão universitária , Incisa, .,Atividade de extensão realizada, Reflexologia Podal.

2008 - Atual

Imam/Incisa-Vitória-ES

Vínculo: Coordenador Acadêmco, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmco

2007 - 2009

Imam/Incisa-Ipatinga

Vínculo: Coordenador Ambulatorial, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágio

2007 - 2009

Imam/Incisa-Ipatinga

Vínculo: Supervisão Ambulatorial, Enquadramento Funcional: Supervisão Ambulatorial

2007 - 2009

Esporte Clube Caratinga

Vínculo: Acupunturista/Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Acupunturista/Fisioterapeuta/Massoterapeuta/

2007 - 2009

Nucleo do Câncer de Caratinga

Vínculo: Acupunturista/Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Acupunturista/Ginástica Laboral/Masssoterapia

2006 - 2008

Consultório Ciências da Saúde

Vínculo: Administrador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Acupunturista Massoterapeuta

2006 - 2008

SESI MINAS - CARATINGA

Vínculo: Fisio-Fitnes, Enquadramento Funcional: Fisio-Fitnes, Ginástica Laboral ,Massoterapia, Carga horária: 4

2006 - 2008

FSIO DOR - TERAPIAS MANUAIS

Vínculo: MANIPULAÇÃOMANUAL MASSOTERAPIA, Enquadramento Funcional: MANIPULAÇÃO MANUAL - Mullingan, Maitland,, Carga horária: 4

2008 - Atual

Centro Universitário de Caratinga

Vínculo: Pesquisador-Estudante, Enquadramento Funcional: Pesquisador-Estudante

2005 - 2005

Centro Universitário de Caratinga

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 10

Outras informações:
PIBIC

Atividades

  • 01/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , LABORATÓRIO DE INFLAMAÇÃO, DOR E LASERTERAPIA - LABIINFLA - UNEC, .,Linhas de pesquisa