Edna Cristina Muniz da Silva

É professora associada do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. Graduada em Letras-Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Brasília (1987); mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1995) com o trabalho "A coesão em textos produzidos por alfabetizandos adultos"; estágio de doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005-2006); doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2007) com o trabalho "Gêneros e práticas de letramento no Ensino Fundamental" e estágio de pós-doutoramento no LAEL/PUCSP (2011-2012) com pesquisa sobre a estrutura temática em introduções de artigos científicos. Desenvolve pesquisa na área de Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa Discursos, Representações Sociais e Textos, com ênfase no ensino da leitura e da escrita de gêneros textuais baseada na Linguística Sistêmico-Funcional. Atualmente coordena o projeto de pesquisa intitulado LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA E NA VIDA, em que estão sendo descritas as etapas e fases dos gêneros textuais em livros didáticos de língua portuguesa, geografia, história, em textos jurídicos, em discursos políticos e nos exames de larga escala, como o ENEM e o PAS. Atuou como coordenadora do Curso de Letras a Distância (UAB/UnB) de outubro/2008 a fevereiro/2011. É lider do grupo de pesquisa LEITURA E PRODUÇÃO DE GÊNEROS NAS PRÁTICAS SOCIAIS, ESCOLARES E PROFISSIONAIS (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4697850600372919).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2003 - 2007

Universidade de Brasília, UnB
Título: Gêneros e práticas de letramento no Ensino Fundamental
Orientador: em Universidade de Lisboa ( Carlos Alberto Marques Gouveia)
com Maria Izabel Magalhães. Palavras-chave: gêneros; práticas de letramento; discurso.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Doutorado em Linguística Sistêmico-Funcional

2005 - 2006

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Título: Gêneros e Práticas de Letramento no Ensino Fundamental
Orientador: em Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ( Carlos Alberto Marques Gouveia)
com Maria Izabel Magalhães. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: abordagem sistêmico-funcional; Análise do Discurso Crítica; ensino de língua portuguesa.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagem e Sociedade. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Lingüística

1991 - 1995

Universidade de Brasília, UnB
Título: A coesão em textos produzidos por alfabetizandos adultos,Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Josênia Vieria da Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Lingüística textual; coesão; coerência; produção t.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Graduação em Letras Licenciatura Em Língua Portuguesa e Literat

1983 - 1987

Universidade de Brasília, UnB

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade de Lisboa, UL, Portugal. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

2011 - 2012

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Linguística Sistêmico-Funcional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 -

Curso de Inglês. , Brasas English Course, BEC, Brasil.

2019 - 2019

Pre-Conference Institute of the 29th European Systemic Functional Linguisti. (Carga horária: 16h). , Instituto Politécnico de Leiria, IPLeiria, Portugal.

2019 - 2019

Neurociência: Favorecendo a Inovação na Docência - Minicurso. (Carga horária: 10h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2017 - 2017

Reading to learn: literacy acceleration pedagogy. (Carga horária: 16h). , Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, UNC, Argentina.

2006 - 2007

Curso de Ensino a Distância. (Carga horária: 360h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1999 - 1999

Windows Word e Excel. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Linguística Sistêmico-Funcional.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagem e Sociedade/Especialidade: Análise de Discurso Crítica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagem e Sociedade.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Textual.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Muniz da Silva, Edna Cristina . III Workshop Systemics Across Languages: Contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional para o ensino de línguas e análise do discurso. 2014. (Congresso).

PRAXEDES FILHO, P. H. L. ; Muniz da Silva, Edna Cristina . Minicurso sobre a Teoria da Avaliatividade. 2013. (Outro).

Muniz da Silva, Edna Cristina ; BORGES, Cibele Brandão de Oliveira ; RAMOS, Ana Adelina Lopo ; Álvarez, Maria Luisa Ortiz . II SEMANA DA LINGUAGEM. 2009. (Congresso).

SILVA, Denize Elena Garcia da ; LEAL, Maria Christina Diniz ; Muniz da Silva, Edna Cristina . II Colóquio da ALED no Brasil: intercâmbio de práticas inovadoras. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

29th European Systemic Functional Linguistics Conference. Stories and argument genres in Portuguese language textbooks. 2019. (Congresso).

VIII Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa.ESTRUTURA DE GÊNEROS DAS FAMÍLIAS DAS ESTÓRIAS. 2019. (Simpósio).

XIII Fórum das Licenciaturas da UnB. 2019. (Outra).

45 International Systemic Functional Congress. The genre-based learning cycle as methodology for the Portuguese language teaching. 2018. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa SAL - Sistêmica, Ambientes, Linguagens.Leitura e escrita de gêneros textuais na escola e na vida. 2018. (Seminário).

I Congresso Internacional de Letras (I CONIL). Texto e Ensino na Educação Básica. 2017. (Congresso).

I Congresso Internacional de Letras (I CONIL).Ciclo de aprendizagem baseado nos gêneros. 2017. (Oficina).

I Workshop debates no ensino e na pesquisa: a linguagem em cena.Ensino de língua portuguesa baseado nos gêneros. 2017. (Encontro).

XIII Congreso ALSFAL. O ciclo de aprendizagem baseado em gêneros como metodologia para o ensino da língua portuguesa. 2017. (Congresso).

III SELLE - Simpósio de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras.A produção escrita no ENEM e no PISA. 2016. (Simpósio).

III SELLE - Simpósio de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangieras: a formação do professor de línguas na contemporaneidade."Quando eu soltar a minha voz/ por favor entenda": solidariedade e envolvimento no discurso da História. 2016. (Simpósio).

III SELLE - Simpósio de Estudos Sobre Linguística Aplicada e Línguas Estrangeiras: a formação do professor de línguas na contemporaneidade - diálogos e desafios.Aplicações da Linguística Sistêmico-Funcional: Ensino, Discurso e Tecnologia. 2016. (Simpósio).

VI Encontro Systemics Across Languages.Texto & Contexto: Gêneros e Registros. 2016. (Encontro).

VI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários e I Semana de Letras.Formação do professor, sequência didática e ciclo de ensino. 2016. (Seminário).

VI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários e I Semana de Letras.Ciclo de aprendizagem e ensino da língua portuguesa. 2016. (Seminário).

VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa.GÊNEROS TEXTUAIS E DISCURSIVOS E A LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Simpósio).

XIV SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.Debatedora de trabalhos de mestrado e doutorado. 2016. (Seminário).

20 InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Contribuições da linguística sistêmico-funcional para o ensino. 2015. (Congresso).

42nd International Systemic Functional Congress. Theme in Standard Texts of Scientific Papers. 2015. (Congresso).

IV SEPMEL - Seminário de Pesquisa do Mestrado em Estudo da Linguagem.Experiências de pesquisas do IV SEPMEL. 2015. (Seminário).

IV SINALEL - Simpósio Nacional de Letras e Linguística.Ciclo de aprendizagem baseado nos gêneros textuais. 2015. (Simpósio).

Workshop do Projeto Systemic Across Languages (SAL).A tematização em artigos científicos. 2015. (Encontro).

XI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-funcional da América Latina, V Encontro Systemics Across Languages. Uma perspectiva funcional para o ensino de gêneros textuais e digitais. 2015. (Congresso).

41 ICongreso Internacional de Lingüística Sistémico Funcional. UM ESTUDO DE TEMA-REMA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS. 2014. (Congresso).

ABRALIN EM CENA: Pesquisas linguísticas e demandas do ensino básico. Discurso, Escrita e Ensino. 2014. (Congresso).

ABRALIN EM CENA: Pesquisas linguísticas e demandas do ensino básico. A compreensão leitora como base instrumental do ensino da produção escrita. 2014. (Congresso).

ABRALIN EM CENA: Pesquisas linguísticas e demandas do ensino básico. A compreensão leitora como base instrumental do ensino da produção escrita. 2014. (Congresso).

19 Congresso de Iniciação Científica da UnB e 10 Congresso de Iniciação Científica do DF. Ciência, Cultura e Cidadania. 2013. (Congresso).

II SILF - Simpósio Internacional de Linguística Funcional.A representação dos atores sociais em discurso político: um estudo do sistema de transitividade. 2013. (Simpósio).

Semana Universitária - UnB.Linguagem e Sociedade: pesquisas interdisciplinares. 2013. (Seminário).

Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Linguistica.Apresentação de pesquisas de mestrado e doutorado. 2013. (Seminário).

VII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais.Os gêneros do discurso no ensino a distância. 2013. (Simpósio).

III Seminário Práticas Socioculturais e Discurso: debates transdisciplinares.Do discurso à gramática: um enfoque crítico e funcional de gênero. 2012. (Seminário).

II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.O padrão temático em artigos científicos. 2012. (Simpósio).

II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.O padrão temático em artigos científicos. 2012. (Simpósio).

JORNADA DE MULTILETRAMENTOS E II WORKSHOP DO SAL-BRASIL.O padrão temático em textos de artigos científicos. 2012. (Encontro).

Trajetórias do Curso de Letras nos caminhos do ensino a distântica.A Dimensão político educacional do Curso de Letras EAD. 2012. (Seminário).

VIII Congreso ALSFAL. A configuração do tema nas introduções de artigos científicos. 2012. (Congresso).

Workshop do Projeto Systemic Across Languages (SAL).A tematização em artigos científicos. 2012. (Encontro).

18 INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. O ENSINO DE PORTUGUÊS BASEADO NOS GÊNEROS DO DISCURSO. 2011. (Congresso).

18 Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. O ensino de português baseado nos gêneros do discurso. 2011. (Congresso).

I WORKSHOP SAL - Systemics Across Languages - Brasil/PUCSP. 2011. (Oficina).

Utilização da ferramenta computacional WordSmith tools em Análise do Discurso. 2011. (Oficina).

VI ALSFAL - Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. GÊNEROS E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Congresso).

VI ALSFAL - Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. Gêneros e ensino da Língua Portuguesa. 2010. (Congresso).

VII Semana Acadêmica de Letras: Gênero, Linguagem e Cultura.O discurso e os gêneros textuais no ensino da Língua Portuguesa. 2010. (Oficina).

VII Semana Acadêmica de Letras: Gênero, Linguagem e Cultura.A Análise de Discurso Crítica e os Gêneros. 2010. (Encontro).

A systemic-functional genre-based approach to course design in language teaching. 2009. (Oficina).

Colóquio de Tecnologias na Educação na Formação de Professores.CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UnB. 2009. (Encontro).

Contribuições da LSF para a pedagogia de escrita no contexto acadêmico. 2009. (Congresso).

II Semana da Linguagem.Contribuições da Análise de Discurso Crítica para o Ensino da Língua Portuguesa. 2009. (Encontro).

V Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Linguística Sistémico-Funcional. A representação de mundo do discurso de posse de Barack Obama. 2009. (Congresso).

V Congreso Internacional de la ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE LINGÜÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL. A representação de mundo do discurso de posse de Barack Obama. 2009. (Congresso).

4o ALSFAL - Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. GÊNEROS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. (Congresso).

II Colóquio da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED) no Brasil: intercâmbio de práticas inovadoras.Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental. 2008. (Encontro).

Diálogos entre a Análise de Discurso Crítica e a Linguística Sistêmico-Funcional. 2007. (Outra).

Oficina de Gêneros Textuais e Ensino.Gêneros Textuais e Ensino. 2007. (Oficina).

Seminário 20 anos NELIS (Núcleo de Estudos da Linguagem, Ideologia e Sociedade).Práticas de Letramento no Ensino Fundamental. 2007. (Seminário).

International Conference on Critical Discourse Analysis. Pedagogic discourse and identities in Brazilian Schools. 2004. (Congresso).

XX JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS. Quando o texto é foco de intertextualidade. 2004. (Congresso).

A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO.A importância da contextualização e interdisciplinaridade no currículo de língua portuguesa. 2003. (Seminário).

A importância da contextualização e interdisciplinaridade no currículo do ensino médio.Contextualização, interdisciplinaridade e o ensino da língua portuguesa. 2003. (Oficina).

II ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM DO CENTRO-OESTE (GELCO).Práticas de letramento e constituição da identidade na escola. 2003. (Encontro).

VI ENIL- ENCONTRO NACIONAL DE INTERAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL: DISCURSO E GRAMÁTICA.Análise de implicaturas no discurso político de esquerda. 2002. (Encontro).

SEMINÁRIO CONHECER PARA MELHORAR. 2001. (Seminário).

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TEXTOS. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ingride Chagas Gomes

ALMEIDA, F. S. D. P.;Muniz da Silva, Edna Cristina; BENGEZEN, V. C.. O subsistema de atitude no discurso de cinco professoras de letras que atuam fora da área específica de formação em Catalão-GO. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Aluno: Thaysa dos Anjos Romanhol

ALMEIDA, F. A. S. D. P.; XAVIER, V. R. D.; VIAN JUNIOR, O.; FARIA, J. G.; PAULA, M. H.;Muniz da Silva, Edna Cristina. A disciplina de LIBRAS no Ensino Superior: o discurso do professor acerca da sua prática pedagógica sob o olhar do sistema de avaliatividade. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.

Aluno: Tânia Regina Mendonça

ALMEIDA, F. A. S. D. P.; PAULA, M. H.; NOVODVORSKI, A.; XAVIER, V. R. D.;Muniz da Silva, Edna Cristina. Análise multimodal das aberturas de unidades da coleção High Up: na perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional e da Gramática do Design Visual. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.

Aluno: Flávia Damares Amaral Cangussú

MOREIRA, T. M.; LIMA, P. S.;Muniz da Silva, Edna Cristina. CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PEDAGOGIA DE GÊNERO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Fabiana Aparecida de Assis

Muniz da Silva, Edna Cristina; Vieira, Josênia Antunes; CASTILHO, M. L.; CAETANO, C. J. M.. Gêneros textuais nos livros didáticos de geografia. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Glaucia Cristina Maia Rega Serra

Muniz da Silva, Edna Cristina; CAETANO, C. J. M.; CABRAL, S. R. S.; CASTILHO, M. L.. Análise Sistêmico-Funcional de Gêneros Argumentativos. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Hilda Braz Silva Sousa

ALMEIDA, F. A. S. D. P.;Muniz da Silva, Edna Cristina; XAVIER, V. R. D.; DIAS, A. V. M.; VIAN JUNIOR, O.. Aspectos que delineiam a identidade docente de oito professores de inglês: um estudo com base no sistema da avaliatividade. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Aluno: Carlos Henrique Alves Vieira

ALMEIDA, F. S. D. P.; STAFUZZA, G. B.;Muniz da Silva, Edna Cristina. OS ELEMENTOS LÉXICO-GRAMATICAIS DE ATITUDE EM COMENTÁRIOS DE BLOGS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Aluno: Carlos Henrique Alves Vieira

ALMEIDA, F. S. D. P.;Muniz da Silva, Edna Cristina; STAFUZZA, G. B.. Os elementos léxico-gramaticais de atitude em comentários de blogs para o ensino de português. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Aluno: Emmanuel Henrique Souza Rodrigues

Muniz da Silva, Edna Cristina; ALMEIDA, F. S. D. P.; VIEIRA, V. C.; CASTILHO, M. L.. A Deus o que é de César: a Câmara Federal e o casamento igualitário, uma análise linguística. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Hudson Nogueira Santos

Muniz da Silva, Edna Cristina; SILVA, Denize Elena Garcia da; BARBARA, L.. O ofício cordial: análise sistêmico-funcional de gêneros da redação oficial. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ângela Maria Rossi

FUZER, C.;Muniz da Silva, Edna Cristina; CABRAL, S. R. S.; MATZEMBACHER, F.. Diferentes vozes, diferentes olhares: representações para as mulheres na perspectiva sistêmico-funcional nos evangelhos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Letícia Oliveira de Lima

FUZER, C.;Muniz da Silva, Edna Cristina; MATZEMBACHER, F.; CABRAL, S. R. S.. Espelho, espelho meu, existe alguém mais doida do que eu? Representações para a mulher em crônicas de Martha Medeiros. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Angela Silva da Veiga

Muniz da Silva, Edna Cristina; MOREIRA, K. C. A.; DIAS, J. F.. A REPRESENTAÇÃO DO POVO BRASILEIRO EM DISCURSOS PARLAMENTARES. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alessandro Borges Tatagiba

SILVA, Denize Elena Garcia da;Muniz da Silva, Edna Cristina; CARMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de. Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Naiane Vieira dos Reis Silva

SILVA, W. R.;Muniz da Silva, Edna Cristina; OLIVEIRA, L. R. P. F.. LETRAMENTO DIGITAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Lín) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Sandra Rodrigues Sampaio Campêlo

SILVA, Denize Elena Garcia da;Muniz da Silva, Edna Cristina; MOREIRA, K. C. A.. Adolescência, pobreza e inclusão digital: práticas discursivas e identidades (re)construídas no espaço virtual. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Aliny Sousa Mendes

SILVA, W. R.;Muniz da Silva, Edna Cristina; GONCALVES, A. V.. Reescrita de relatório de estágio supervisionado como prática sustentável na formação inicial do professor. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Makawlaka Mehinako

CABRAL, A. S. A. C.;Muniz da Silva, Edna Cristina. Uma descrição preliminar das classes de palavras da língua Mehinako, com foco especial na classe dos nomes. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Jeane Antonio Pedrozo

Muniz da Silva, Edna Cristina; FERRAZ, J. A.; VIEIRA, V. C.. Representação do povo brasileiro em livros de português como segunda língua. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mara Cristina Santos Freitas Escórcio

Muniz da Silva, Edna Cristina; SILVA, Denize Elena Garcia da; MOREIRA, K. C. A.. A representação do Brasil nos discursos de posse dos presidentes pós-didatura. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sinara Bertholdo de Andrade

MAGALHÃES, Maria Izabel Santos;Muniz da Silva, Edna Cristina; SILVA, K. A.; LIRA, A. K. M.. Discursos e letramentos na inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino público. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Denise Silva Macedo

Vieira, Josênia Antunes; CARVALHO, F. F.;Muniz da Silva, Edna Cristina. As contribuições da Análise do Discurso Crítica e da Multimodalidade à revisão textual. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Suiane Bezerra da Silva

Gomes, Dioney Moreira;Muniz da Silva, Edna Cristina; Borges, Cibele Brandão de Oliveira. Estudo funcional-tipológico da transitividade verbal em Português do ~Brasil aplicado ao ensino. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: AURIANE MENESES MESQUITA

Rios, Guilherme Veiga; Costa, Alexandre Ferreira da;Muniz da Silva, Edna Cristina. Aulas de apoio pedagógico em competências de leitura e escrita no Colégio Militar de Brasília: um estudo em letramento e discurso. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fabiana Vieira Nunes

CORÔA, Maria Luiza;Muniz da Silva, Edna Cristina. Gêneros textuais no ensino: uma experiência por projeto. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fabiana Vieira Nunes

CORÔA, Maria Luiza; Freitas, Vera Aparecida Lucas de;Muniz da Silva, Edna Cristina. Gêneros textuais no ensino: uma experiência por projeto. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Luciane Cristina Eneas Lira

CORÔA, Maria Luiza; SGARBIERI, Astrid Karin Elisabeth Lilly Nilsson; SILVA, Denize Elena Garcia da;Muniz da Silva, Edna Cristina. Como se constrói uma mulher: uma análise do discurso em revistas brasileiras para adolescentes. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: José Ribamar Lopes Batista Júnior

MAGALHÃES, Maria Izabel Santos; LOPES, Iveuta de Abreu;Muniz da Silva, Edna Cristina; BORGES, Cibele Brandão de Oliveira. Os discursos docentes sobre inclusão de alunas e alunos surdos no ensino regular: identidades e letramentos. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Viviane Faria Lopes Nunes

SILVA, Denize Elena Garcia da;Muniz da Silva, Edna Cristina. Identidade, família e letramento: representações discursivas num contexto de pobreza. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alessandro Borges Tatagiba

Muniz da Silva, Edna Cristina; RIBEIRO, O. M.; CABRAL, S. R. S.; CASTILHO, M. L.. SCRIBO, ERGO SUMUS: SEMOGÊNESE E TEORIA DA ESCRITA EM REDAÇÕES DO ENEM. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alex Caldas Simões

CAMARA, T. M. N. L. A.; PEREIRA, M. T. G.; FERNANDES, M. B. S. B.;Muniz da Silva, Edna Cristina; PIMENTEL, C.. A Estrutura Potencial do Gênero (EPG) e o ensino explícito de gêneros do discurso: a configuração do gênero de tiras e o ensino da língua portuguesa. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosana Muniz Soares

Muniz da Silva, Edna Cristina; VIAN JUNIOR, O.; FUZER, C.; MAGALHAES, M. I.; CASTILHO, M. L.. Contos e crônicas no ensino médio na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Valdete Aparecida Borges Andrade

OTTONI, M. A. R.; TRAVAGLIA, L. C.; LIMA, M. C.;Muniz da Silva, Edna Cristina; DIAS, A. V. M.. Stand up: caracterização de um gênero oral sob a perspectiva de Análise de Discurso Crítica (ADC). 2017. Tese (Doutorado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: SANDRA MARIA DO NASCIMENTO DE OLIVEIRA

CABRAL, S. R. S.;Muniz da Silva, Edna Cristina; PINTON, F. M.; NINIM, M. O. G.; BARROS, N. C. A.; FUZER, C.; GEHRKE, N. A.. RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS À LUZ DA PEDAGOGIA DE GÊNEROS: UMA TRAJETÓRIA COM INTERVENÇÃO EM CLASSE DE ALUNOS PROEJA. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cristina Azra Barrene chea

Vieira, Josênia Antunes; CABRAL, S. R. S.; CARVALHO, F. F.;Muniz da Silva, Edna Cristina; IVO, E. A. O.. Arte e discurso multimodal: análise da linguagem visual em sua relação com o relato da história de vida e da produção artística de Van Gogh. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sulany Silveira dos Santos

ROTAVA, L.; SILVA, C. L. C.; LIMA, M. S.;Muniz da Silva, Edna Cristina. A retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcional. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Wary Kamaiurá Sabino

CABRAL, A. S. A. C.; UNTERBAUMEN, E. H.; OLIVEIRA, S. C. S.;Muniz da Silva, Edna Cristina; FERRAZ, J. A.; MONSERRAT, R. M. F.. Awettza ti'íngkatú: construindo uma gramática da língua Awet, com contribuições para o conhecimento do seu desenvolvimento histórico. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Miguel Ângelo Moreia

SILVA, Denize Elena Garcia da;Muniz da Silva, Edna Cristina; SILVA, F. C. O.; SOUZA, M. M.; CABRAL, S. R. S.; MOREIRA, K. C. A.. Práticas discursivas e sociais na relação família-escola-comunidade: da realidade da adolescência ao discurso legal no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Aisanain Páltu Kamaiurá

CABRAL, A. S. A. C.;Muniz da Silva, Edna Cristina; JUNQUEIRA, C. S. A.; UNTERNBAUMEN, E. H.; MIDLIN, B.; NOGUEIRA, M.. O Kwarp de Kanutary: uma abordagem linguística e etnográfica. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Maria Gouveia Cavalcanti Aguilar

CABRAL, A. S. A. C.; SOLANO, E. J. B.; LOPES, J. D.; NAVES, R. R.;Muniz da Silva, Edna Cristina. Contribuições para os estudos histórico-comparativos sobre a diversificação do ramo VI da família linguística tupí-guaraní. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sandro Xavier da Silva

MAGALHAES, M. I.;Muniz da Silva, Edna Cristina; Costa, Alexandre Ferreira da; RODRIGUES, B. R. D.; PACHECO, M. C. N.. VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA NO ÂMBITO TERAPÊUTICO. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Kelly Cristina de Almeida Moreira

SILVA, Denize Elena Garcia da;Muniz da Silva, Edna Cristina; Barbar, Leila; Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba. Representações linguístico-discursivas pertinentes a crianças e adolescentes em situação de risco: perspectivas para a inclusão. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Neiva Maria Machado Soares

Vieira, Josênia Antunes; FERREIRA, D. M. M.;Muniz da Silva, Edna Cristina; KREUTZ, E. A.; SILVA, F. C. O.; FERRAZ, J. A.. Discurso verde:reposicionamento discursivo das marcas. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: José Ribamar Lopes Batista

MAGALHAES, M. I.; FIGUEIREDO, R. V.; CARVALHO, C. M. S.; LOPES, Iveuta de Abreu; Rios, Guilherme Veiga;Muniz da Silva, Edna Cristina. Discurso, identidade e letramento no atendimento educacional à pessoa com deficiência. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Veralucia Guimarães Souza

SILVA, Denize Elena Garcia da; Herbele, Viviane M.; Jesus, Dánie Marcelo de.;Muniz da Silva, Edna Cristina; Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba. Discursos em conflito de catadores de materiais recicláveis: uma perspectiva crítica. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Janaína de Aquino Ferraz

ANTUNES, Josênia;Muniz da Silva, Edna Cristina; Ortiz, Maria Luiza. A multimodalidade no Ensino de Português como Segunda Língua. 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Beatriz Emilia Bartoly

SILVA, Denize Elena Garcia da; RAJAGOPALAN, Kanavillil; Bisol, Jairo; COLARES, V.;Muniz da Silva, Edna Cristina. Nas tramas do discurso jurídico: uma abordagem crítica. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Dulce Elena Coelho Barros

SILVA, Denize Elena Garcia da; Herbele, Viviane M.; Bárbara, Leila; CORÔA, Maria Luiza; LEAL, Maria Christina Diniz;Muniz da Silva, Edna Cristina. Argumentatividade no discurso parlamentar: do universo social feminino à gramática. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Kelly Cristina Nunes de Oliveira

Muniz da Silva, Edna Cristina; VIAN JUNIOR, O.; FERRAZ, J. A.. O discurso da história em livros didáticos: uma perspectiva crítica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Elisane Scapin Cargnin

FUZER, C.;Muniz da Silva, Edna Cristina; PINTON, F. M.; SILVA, T. S.; BORTOLUZZI, V. I.; CABRAL, S. R. S.; MOREIRA, T. M.. UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL DE GÊNEROS TEXTUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Danuzia Gabriela Florencio Coutinho

Muniz da Silva, Edna Cristina; CABRAL, S. R. S.; LUNGUINHO, M. V.. Produção textual do discurso jurídico: um estudo sistêmico. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sadra Maria do Nascimento de Oliveira

CABRAL, S. R. S.; BORTOLUZZI, V. I.; FLORES, O. C.; ROTTAVA, L.;Muniz da Silva, Edna Cristina; FUZER, C.. Relatos autobiográficos à luz da pedagogia de gêneros: uma intervenção com alunos de PROEJA. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programam de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lorena Araujo de Oliveira Borges

MAGALHAES, M. I.; VIEIRA, V. C.; CALDAS-COULTHARD, C. R.;Muniz da Silva, Edna Cristina. Meu corpo, minhas regras: representações e identidades de gênero nas práticas discursivas de mulheres feministas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sulany Silveira dos Santos

ROTTAVA, L.; SILVA, C. L. C.;Muniz da Silva, Edna Cristina. A RETEXTUALIZAÇÃO EM INGÊS/LÍNGUA ESTRANGEIRA EM CONTEXTO ACADÊMICO NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosana Muniz Soares

Muniz da Silva, Edna Cristina; VIAN JUNIOR, O.; SILVA, F. C. O.. CONTOS E CRÔNICAS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alessandro Borges Tata

Muniz da Silva, Edna Cristina; CABRAL, S. R. S.; SILVA, F. C. O.. AS RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS NAS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: ANA E ENEM. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Cláudia Camargo Carvalho

SILVA, Denize Elena Garcia da; PACHECO, M. C. N.;Muniz da Silva, Edna Cristina. Práticas discursivas disciplinadoras voltadas para adolescentes: uma perspectiva compartiva crítica. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Cristina Azra Barrenechea

Vieira, Josênia Antunes; KREUTZ, E. A.;Muniz da Silva, Edna Cristina. Arte e discurso - análise da linguagem visual em sua relação como o relato da história de vida e da produção artística de Van Gogh. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Neiva Maria Machado Soares

Vieira, Josênia Antunes;Muniz da Silva, Edna Cristina; KREUTZ, E. A.. Discurso Verde das empresas: reposicionamento discursivo das marcas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Maria Gouveia Aguilar

CABRAL, A. S. A. C.; SAMPAIO, W.;Muniz da Silva, Edna Cristina; CONCEICAO, M. P.. As línguas tupi-Guarani do subramo VII. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Luciane Cristina Eneas Lira

MAGALHAES, M. I.;Muniz da Silva, Edna Cristina. A publicidade destinada a crianças: uma Análise de Discurso Crítica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Miguel Ângelo Moreira

SILVA, Denize Elena Garcia da;Muniz da Silva, Edna Cristina; PAPA, S. M. B.. Da realidade da adolescência ao discurso legal: entre práticas discursivas na relação família-escola-ciomunidade. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Harrison da Rocha

Vieira, Josênia Antunes; Silveira, Regina Célia Pagliuchi da;Muniz da Silva, Edna Cristina. A multimodalidade e a revisão de textos: um novo paradigma. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Veralúcia Guimarães de Souza

SILVA, Denize Elena Garcia da;Muniz da Silva, Edna Cristina; PAPA, S. M. B.. Catadores de Materiais Recicláveis: discursos em conflito. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Arlene Dantas Paiva

Muniz da Silva, Edna Cristina; FUZER, C.; CASTILHO, M. L.. Estrutura de gênero em narrativas: um estudo sistêmico-funcional. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: NILSON VELLAZQUEZ

BARBOSA, M. R. S. A.;Muniz da Silva, Edna Cristina; OLIVEIRA, A. S. Z.. CANÇÃO EM SALA DE AULA: UM DIÁOLOGO ENTRE A MÚSICA E OS GÊNEROS DA FAMÍLIA DO ARGUMENTAR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional) - Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte.

Aluno: Maria Cristina Mendes Antunes

BARBOSA, M. R. S. A.;Muniz da Silva, Edna Cristina; OLIVEIRA, A. S. Z.. MULTIMODALIDADE, LEITURA E ENSINO: UM ESTUDO DE MANCHETES VIRTUAIS NA ESCOLA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ? CAMPUS MATA NORTE.

Aluno: ARIÁDINA PEREIRA GALVÃO

MOREIRA, T. M.; SILVA, P. L.;Muniz da Silva, Edna Cristina. A RETEXTUALIZAÇÃO NA PERPECTIVA DO ENSINO DE GÊNERO: UMA AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Fabiana Aparecida de Assis

Muniz da Silva, Edna Cristina; Vieira, Josênia Antunes. O mapeamento dos gêneros textuais nos livros didáticos de geografia sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carlos Henrique Alves Vieira

ALMEIDA, F. S. D. P.;Muniz da Silva, Edna Cristina; STAFUZZA, G. B.. Os elementos léxicos-gramaticais de Atitude em blogs para o ensino de português: uma análise sistêmico-funcional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.

Aluno: Carlos Henrique Alves Vieira

ALMEIDA, F. S. D. P.; STAFUZZA, G. B.;Muniz da Silva, Edna Cristina. OS ELEMENTOS LÉXICO-GRAMATICAIS DE ATITUDE EM COMENTÁRIOS DE BLOGS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Aluno: Gláucia Cristina Maia Rega e Serra

Muniz da Silva, Edna Cristina; CORÔA, Maria Luiza. Análise dos gêneros da família dos argumentos: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Naiane Vieira dos Reis Silva

SILVA, W. R.;Muniz da Silva, Edna Cristina; OLIVEIRA, L. R. P. F.. LETRAMENTO DIGITAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Angela Silva da Veiga

Muniz da Silva, Edna Cristina; Dias, Juliana. A representação do povo brasileiro em discursos parlamentares. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Emmanuel Henrique Souza Rodrigues

Muniz da Silva, Edna Cristina; RESENDE, V. M.. Entre o religioso e o laico: uma análise linguística crítica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Aliny Sousa Mendes

SILVA, W. R.;Muniz da Silva, Edna Cristina; GONCALVES, A. V.. Reescrita de relatório de estágio supervisionado omo prática sustentável na formação inicial do professor. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Sandra Rodrigues Sampaio Campêlo

SILVA, Denize Elena Garcia da;Muniz da Silva, Edna Cristina. Adolescência, pobreza e inclusão digital: práticas discursivas e identidades (re)construídas no espaço virtual. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Aluno: Hudson Nogueira Santos

Muniz da Silva, Edna Cristina; SILVA, Denize Elena Garcia da. Gêneros textuais de redação oficial: uma análise sistêmico-funcional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Pilati, Eloísa N. S.;Muniz da Silva, Edna Cristina; Dias, Juliana; MAGALHAES, M. M.. SELEÇÃO DE CANDIDATOS/AS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2013. 2013. Universidade de Brasília.

Pilati, Eloísa N. S.;Muniz da Silva, Edna Cristina; Dias, Juliana. Seleção de candidatos às vagas do programa de pós-graduação em Linguística para o curso de Mestrado Acadêmico para o primeiro período letivo de 2013. 2012. Universidade de Brasília.

Muniz da Silva, Edna Cristina; Guerra, Helena da Silva; RESENDE, V. M.. Seleção para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística. 2010. Universidade de Brasília.

Muniz da Silva, Edna Cristina; Silveira, Regina Célia Pagliuchi da; Borges, Cibele Brandão de Oliveira. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/UnB, CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGA, NO CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO, EDITAL N. 9/2009, DE 7 JANEIRO DE 2009. 2009. Universidade de Brasília.

Muniz da Silva, Edna Cristina; PRACA, W. N.; FAULSTICH, Enilde. Credenciamento para orientar no PPGL - Ato LIP 11/2017. 2017. Universidade de Brasília.

Muniz da Silva, Edna Cristina; PILATI, E.; CONCEICAO, M. P.. Seleção de doutorado - PPGL - Edital 03/2017 - Ato PPGL 13/2017. 2017. Universidade de Brasília.

Muniz da Silva, Edna Cristina; FERREIRA, C. F. F. B.; STREHLER, R. G.. Parecer referente a relatório de progressão funcional - Ato do IL 07/2016. 2016. Universidade de Brasília.

GOROVITZ, S.; SCHWANTES, C. C. M.;Muniz da Silva, Edna Cristina. Parecer referente a relatório de progressão funcional - Ato IL 03/2015. 2015. Universidade de Brasília.

ALVES, F. C.; FAULSTICH, Enilde;Muniz da Silva, Edna Cristina. Seleção de candidatos PNPD - Ato PPGL 20/2015. 2015. Universidade de Brasília.

Muniz da Silva, Edna Cristina. Chamada pública MCTI/CNPq/MEC/Capes - ação transversal 06/2011 - Casadinho/Procad. 2013. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Muniz da Silva, Edna Cristina; RIBEIRO, O. M.; RURBIN, A. E. F.; ARAUJO, A. B.; SILVA, M. M. R.; NAVES, R. R.. Parecer relativo à outorga antecipada de grau. 2013. Universidade de Brasília.

Muniz da Silva, Edna Cristina; ALMEIDA FILHO, E. A.; PILATI, A. S.. Parecer de estágio probatório. 2012. Universidade de Brasília.

CORREA, A. S.; ALVAREZ, A. E. E.; IVO, E. A. O.;Muniz da Silva, Edna Cristina; PEREIRA, A. D. A.. Parecer relativo à outorga antecipada de grau. 2012. Universidade de Brasília.

SILVA, K. A.;Muniz da Silva, Edna Cristina; Guerra, Helena da Silva. Credenciamento para orientar no Mestrado Acadêmico do PPGL. 2012. Universidade de Brasília.

Muniz da Silva, Edna Cristina. Chamada pública MCTI/CNPq/MEC/Capes - ação transversal 06/2011 - Casadinho/Procad. 2011. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

CORÔA, Maria Luiza;Muniz da Silva, Edna Cristina; RAMOS, Ana Adelina Lopo. Comissão de Exame de Qualificação de Doutorado. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Christina Diniz Leal

LEAL, M. C. D.. Gêneros e práticas de letramento no Ensino fundamental. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Stella Maris Bortoni de Figueiredo Ricardo

BORTONI-RICARDO S.M.; MAGALHAES, M. I.; LEAL, M. C.; SILVA, Denize Elena Garcia da. Gêneros e práticas de letramento no Ensino Fundamental. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Denize Elena Garcia da Silva

BORTONI, S. M.; LEAL, M. C. D.; CARVALHO, C. M.; MAGALHAES, I.;SILVA, Denize Elena Garcia da. Gêneros e práticas de letramento no Ensino Fundamental. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Christine Maria Soares de Carvalho

CARVALHO, C. M. S.. Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Maria Izabel Santos Magalhaes

CARVALHO, C.; Bortoni-Ricardo, S. M.; SILVA, D. E. G.; Leal, M. C. D.;MAGALHAES, I.. Gêneros e Práticas de Letramento no Ensino Fundamental. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Arlene Dantas Paiva

Estrutura de gênero em narrativas: um estudo sistêmico-funcional; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Elizabete Nepomuceno Raiol Lopes

Sejas tu "Bem-dito amor": Um olhar Sistêmico-Funcional sobre as representações do femino na MPB; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Glaucia Cristina Maia Rega Serra

A estrutura genológica e léxico-gramatical de textos argumentativos sob o olhar da Linguística Sistêmico-Funcional; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Fabiana Aparecida de Assis

Macrogêneros em livros didáticos de Língua Portuguesa; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Kelly Cristina Silva

Recursos interpessoais em livros didáticos de História: entre a memória e a opinião; Início: 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Fabiana Aparecida de Assis

Gêneros textuais nos livros didáticos de geografia; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Emmanuel Henrique Souza Rodrigues

A Deus o que é de César: a Câmara Federal e o casamento igualitário, uma análise linguística; 2016; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Glaucia Cristina Maia Rega Serra

Mapeamento dos gêneros da família dos argumentos: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem; 2016; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Hudson Nogueira Santos

O ofício cordial: análise sistêmico-funcional de gêneros da redação oficial; 2015; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Angela Silva da Veiga

A REPRESENTAÇÃO DO POVO BRASILEIRO EM DISCURSOS PARLAMENTARES; 2015; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Jeane Antonio Pedrozo

REPRESENTAÇÃO DO POVO BRASILEIRO EM LIVROS DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA; 2014; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Mara Cristina Santos Freitas Escórcio

A Representação do Brasil nos Discursos de Posse dos presidentes Pós-ditadura: análise da transitividade; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Edna Miranda Santana

A REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO; 2011; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Débora Cabral Lima

"Amores Possíveis": (re)pensando o lugar das mulheres nos relacionamentos amorosos; 2010; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Sonia Margarida Ribeiro Guedes da Rocha

O gênero textual no EJA: configuração contextual e estrutura potencial de gênero; 2010; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Danuzia Gabriela Florencio

Produção do textual do discurso jurídico: um estudo sistêmico-funcional; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Alessandro Borges Tatagiba

SCRIBO, ERGO SUMUS: SEMOGÊNESE E TEORIA DA ESCRITA EM REDAÇÕES DO ENEM; 2014; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Rosana Muniz Soares

CONTOS E CRÔNICAS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA; 2014; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Paulo da Silva Lima

2016; Universidade Federal do Maranhão - Campus Universitário de Bacabal, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Edna Cristina Muniz da Silva;

Adailton Mendes da Silva

A linguagem como atributo fundamental na formação da identidade; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Revisão de Texto: Gramá) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Thalita Oliveira Rodrigues

A impessoalidade na redação oficial; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Renato Batista de Paula

GÊNEROS TEXTUAIS: PRESENÇA E ABORDAGEM NAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NO LIVRO DIDÁTICO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Licenciatura Em Língua Portuguesa e Literat) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

JOANA DARC DA NOBREGA QUEIROZ

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português - EaD) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Maria Lucia da Silva

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E SEUS EFEITOS EM SALA DE AULA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português - EaD) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Miriam Cunha de Jesus Oliveira

Variação Linguística: Linguagem Materna no Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português - EaD) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

João Santos de Souza

As variações linguísticas no ambiente escolar no município de Carinhanha; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português - EaD) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

MARIVALDA PEREIRA DA SILVA

A DESMISTIFICAÇÃO DA NOÇÃO DO ERRO NAS SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL (6 Ano); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português - EaD) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Gabriel Soares

A representação do grupo LGBT em artigos de revista e blogs; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Licenciatura Em Língua Portuguesa e Literat) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Luciana Alves de Oliveira Scheer

Dialogismo e heterogeneidade em soneto e Rap; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Laide Pereira de Souza Almeida

O PRECONCEITO LINGUÍSTICO CONTRA O FALAR DO NORDESTINO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português - EaD) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Milla de Paula Lima Evangelista

A identidade feminina nas revistas EDIÇÃO VEJA ESPECIAL MULHER: uma investigação discursiva e ideológica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Licenciatura Em Língua Portuguesa e Literat) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Darla Ferreira dos Santos

O processo de constituição da imagem política do Presidente Lula - de quando as escolhas discursivas geraram um ambiente social capaz de manter um alto índice de aceitação do governo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Licenciatura Em Língua Portuguesa e Literat) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Paloma Maciel

Ideologia e representação da imagem da mulher na revista eletrônica Boa Forma; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Licenciatura Em Língua Portuguesa e Literat) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Éber Ciqueira da Silva

Os textos de campanha das chapas que disputaram a Reitoria da UnB em 2008: uma análise discursiva; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Thailise Maressa Batista dos Santos

Semiótica textual: a transcendência da interpretação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Gilzélia Maria da Silva

Vamos Blog@ar?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Viviane Glaucia Souza

Hipertexto: novas práticas discursivas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Suziley Gonçalves Batista

O ensino do gênero cordel: uma prática social; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Natália Silva de Almeida

O neoliberalismo de Arruda contra o gerundismo: a construção do ethos na demissão do gerúndio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Rachel Mergulhão Tanneunbaum

Abordagens e descrição de um gênero textual; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Thais Katarina Ferreira de Oliveira

A ideologia do aborto no discurso religioso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Washington Felipe de Lima

Análise da ideologia em contos de Ferréz; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Tábata Dantas de Oliveira

Análise do gênero editorial na revista Carta Capital na cobertura do Mensalão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Aline Maria M

da Costa Araújo; Análise dos elementos textuais e contextuais característicos do gênero documentário; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Iara Gregório Tristão da Cunha

A DUALIDADE DISCURSIVA PRESENTE NOS TEXTOS DE FERRÉZ: REPRESENTAÇÃO DAS MARGENS X CRÍTICA À ELITE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Língua Portuguesa e literaturas) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Jaqueline Coêlho Suassuna

Ideologia e alteridade nos discursos sobre a liberalização do aborto no Brasil; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Licenciatura Em Língua Portuguesa e Literat) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Larissa Andrade Ferreira

AS FACES DO DIVINO E DO HUMANO: ANÁLISE DO DISCURSO RELIGIOSO COM TEMÁTICA SEXUAL; 2014; Iniciação Científica - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Luana Gomes Cruz Vaz

A REPRESENTAÇÃO DOS ATORES SOCIAIS EM SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO NOS TEXTOS DA MÍDIA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Licenciatura Em Língua Portuguesa e Literat) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Priscila Leite de Oliveira

A Construção Social das Identidades dos Menores Infratores: Um olhar do Rap e da sociedade; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Licenciatura Em Língua Portuguesa e Literat) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Vilma Cordeiro Cavalcanti

A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVO-IDENTITÁRIA DO BRASILEIRO NA TRIANGULAÇÃO MUSICAL: O SAMBA, O FORRÓ E A MÚSICA SERTANEJA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Licenciatura Em Língua Portuguesa e Literat) - Universidade de Brasília; Orientador: Edna Cristina Muniz da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leila Barbara

Um estudo do Tema/Rema em artigos científicos; Início: 2010; Pontificia Universidade Católica de São Paulo;

Maria Izabel Santos Magalhaes

Gêneros e Práticas de Letramento no Ensino Fundamental; 2007; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Izabel Santos Magalhaes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, EDNA CRISTINA MUNIZ DA . Gêneros na teoria sistêmico-funcional. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO) , v. 34, p. 305-330, 2018.

  • Muniz da Silva, Edna Cristina ; ALMEIDA, F. A. S. D. P. ; Santos, Hudson Nogueira . GÊNERO OFÍCIO: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL. Revista Ecos , v. 23, p. 109-134, 2017.

  • SOARES, N. M. M. ; Muniz da Silva, Edna Cristina . RELAÇÕES INTERPESSOAIS: MODALIDADE NO DISCURSO INSTITUCIONAL. Revlet- Revista Virtual de Letras , v. 8, p. 314-334, 2016.

  • Muniz da Silva, Edna Cristina . Ciclo de aprendizagem baseado em gêneros. LINGUAGEM. ESTUDOS E PESQUISAS (UFG) , v. 19, p. 19-36, 2015.

  • Muniz da Silva, Edna Cristina . Ensino do português baseado nos gêneros. Revista Discursos Contemporâneos em Estudo , v. 1, p. 25-46, 2013.

  • Muniz da Silva, Edna Cristina . DO DISCURSO À GRAMÁTICA: UM ENFOQUE CRÍTICO E FUNCIONAL DE GÊNEROS. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade , v. 11[2], p. 62-77, 2010.

  • Muniz da Silva, Edna Cristina . RESENHA: MAGALHÃES, Izabel. Eu e tu: a constituição do sujeito no discurso médico. Brasília, Thesaurus, 2000, 181 p. Brasília, Thesaurus, 2000, 181 p.. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade , v. 6, p. 151-157, 2003.

  • Muniz da Silva, Edna Cristina . A linguagem dos Blogs: um gênero textual emergente. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade , v. 6, p. 94-105, 2003.

  • Muniz da Silva, Edna Cristina . RESENHA: BARTON, David & HAMILTON, Mary. Local literacies: reading and writing in one comunity. London and New York: Routledge, 1998, 299 p.. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade , v. 6, p. 171-176, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Muniz da Silva, Edna Cristina . Edital Capes n 37/2018 - Leitorado. 2019.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Programa Professor Visitante Nacional Sênior na Amazônia - Capes. 2018.

Muniz da Silva, Edna Cristina . PGCI - Edital n02/2015 - 2ª Chamada de 2016 - Capes. 2017.

Muniz da Silva, Edna Cristina . EAE - Edital 04/2015 - 2ª Chamada 2016 - Capes. 2017.

Muniz da Silva, Edna Cristina . PVE - Edital n 65/2014 - 2ª chamada de 2016 - Capes. 2017.

Muniz da Silva, Edna Cristina . II Comitê de Avaliação dos programas Escola de Altos Estudos e Professor Visitante do Exterior da Coordenação Geral de Programas da CAPES. 2016.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Comitê de Avaliação dos programas: Escola de Altos Estudos, Professor Visitante do Exterior e Programa Geral de Cooperação Internacional da Coordenação Geral de Programas da CAPES. 2016.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Programa Leitorado - Capes. 2015.

Muniz da Silva, Edna Cristina . XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA e IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA. 2014.

Muniz da Silva, Edna Cristina ; CORÔA, Maria Luiza ; CARVALHO, Orlene Sabóia de . I Fórum de Avaliadores do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD/2014. 2012.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal 06/2011 - Casadinho/Procad. 2011.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista (PER)cursos linguísticos - ISSN 2236-2592. 2020.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista (PER)cursos linguísticos - ISSN 2236-2592. 2019.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Cadernos de Linguagem e Sociedade - elSSN 2179-4790 e ISSN 0104-9712. 2019.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista (PER)cursos linguísticos - ISSN 2236-2592. 2018.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista (PER)cursos linguísticos - ISSN 2236-2592. 2017.

Muniz da Silva, Edna Cristina . volume 32, número 2 (jul./dez. 2016) da revista Letras & Letras, ISSN 1981-5239. 2016.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista (Con)textos Linguísticos v. 10, n. 17 (2016) - ISSN: 1982-291X e-ISSN: 2317-3475. 2016.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista Calidoscópio - ISSN: 2177-6202. 2016.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista Linguagens & Cidadania v. 17, n. 1 (2016). 2016.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista Eletrônica (Con)textos Linguísticos - ISSN: 1982-291X; e-ISSN: 2317-3475. 2015.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista Calidoscópio - ISSN: 2177-6202. 2015.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Cadernos de Linguagem & Sociedade - ISSN 0104-9712. 2015.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Dossiê: Estudos linguísticos, literários e ensino: conexões e diálogos. 2015.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista Linguagens e Cidadania - ISSN 1516-8492. 2014.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista Eletrônica (Con)textos Linguísticos - ISSN: 1982-291X; e-ISSN: 2317-3475. 2014.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista Linguagens e Cidadania - ISSN 1516-8492. 2013.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Cadernos de Linguagem & Sociedade - volume temático VII REDLAD - ISSN 0104-9712. 2013.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Cadernos de Linguagem & Sociedade - ISSN 0104-9712. 2013.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista Letras & Letras - ISSN 0102-3527 e ISSN (eletrônico): 1981-5239. 2013.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Bakhtiniana ? Revista de Estudos do Discurso, ISSN 2176-4573, volume 8, número 2 (Segundo semestre de 2013). 2013.

Muniz da Silva, Edna Cristina . XIV Simpósio Nacional de Letras Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2013.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso - volume 7, número 2 - ISSN 2176-4573. 2012.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Cadernos de Linguagem e Sociedade - elSSN 2179-4790 e ISSN 0104-9712. 2012.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revista Linguagens e Cidadania - ISSN 1516-8492. 2012.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Cadernos de Linguagem & Sociedade - ISSN 0104-9712. 2012.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Cadernos de Linguagem e Sociedade - elSSN 2179-4790 e ISSN 0104-9712. 2011.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Cadernos de Linguagem & Sociedade - ISSN 0104-9712. 2011.

Muniz da Silva, Edna Cristina . A interação na aula de línguas estrangeiras para crianças: um enfoque discursivo. 2010.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Cadernos de Linguagem & Sociedade - ISSN 0104-9712. 2008.

Muniz da Silva, Edna Cristina . Linguística Sistêmico-Funcional 2. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criaçãodedisciplinaemambientevirtualdeaprendizagem(Moodle)).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Gêneros das estórias e dos argumentos em livros didáticos de língua portuguesa. 2019. (Relatório de pesquisa).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Atividades Diversificadas 7 - TCC. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criaçãodedisciplinaemambientevirtualdeaprendizagem(Moodle)).

Muniz da Silva, Edna Cristina ; RODRIGUES, E. H. S. . Introdução a Análise de Discurso. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criaçãodedisciplinaemambientevirtualdeaprendizagem(Moodle)).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Estudo Dirigido em Linguística Sistêmico-Funcional. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criaçãodedisciplinaemambientevirtualdeaprendizagem(Moodle)).

Muniz da Silva, Edna Cristina ; TATAGIBA, A. B. . Tópicos Especiais em Linguística 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criaçãodedisciplinaemambientevirtualdeaprendizagem(Moodle)).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Estratégia para o Ensino da Escrita Baseado nos Gêneros Textuais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, F. C. O. ; Muniz da Silva, Edna Cristina . Atividades Diversificadas 6 - TCC. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criaçãodedisciplinaemambientevirtualdeaprendizagem(Moodle)).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Linguística Sistêmico-Funcional 2. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criaçãodedisciplinaemambientevirtualdeaprendizagem(Moodle)).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Atividades Diversificadas 7 - TCC. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DisciplinaparaUniversidadeAbertadoBrasil).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Língua Portuguesa e Redação Oficial. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Língua Portuguesa e Redação Oficial - 'de olho na linguagem: o português brasileiro e o novo acordo ortográfico'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa/Literatura 1. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação de disciplina em ambiente virtual de aprendizagem (Moodle)).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa/Literatura 2. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação de disciplina em ambiente virtual de aprendizagem (Moodle)).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Linguística Sistêmico-Funcional. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação de disciplina em ambiente virtual de aprendizagem (Moodle)).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Revisão de Texto: Texto e Construção dos Sentidos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Muniz da Silva, Edna Cristina . O discurso e os gêneros textuais no ensino da língua portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Redação Técnica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação de apostila para curso de atualização em língua portuguesa).

Muniz da Silva, Edna Cristina . Lingüística textual e prática de texto. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina para Universidade Aberta do Brasil).

Muniz da Silva, Edna Cristina ; RECHE, Vilma . Linguagem, Interação e Sociedade. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação de disciplina para Universidade Aberta do Brasil).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL COMO METODOLOGIA PARA ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS, Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva estudos linguísticos e discursivos sobre o funcionamento dos gêneros textuais em quaisquer práticas sociais, sejam educacionais, profissionais, científicas, artísticas, da vida. Os gêneros textuais são ferramentas culturais para estabelecer, sustentar, expandir e resistir a ideias, informações e conhecimentos porque constituem sistemas semióticos que estabelecem relações de poder e ideologia nas práticas sociais, as quais são mediadas por textos orais, escritos e multimodais. Por serem recursos que medeiam a construção dos saberes, o acesso ao conhecimento e o fazer social, criando e sustentando relações de poder e solidariedade, a investigação dos gêneros textuais que circulam nas esferas sociais se justifica pela carência de mapeamento sobre seu funcionamento linguístico e discursivo. Os estudos desenvolvidos no âmbito deste projeto de pesquisa fundamentam-se teórica e metodologicamente na abordagem sistêmico-funcional da linguagem, na análise de discurso crítica, em outras abordagens sobre discurso e em abordagens sobre gêneros textuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Coordenador / Kelly Cristina Nunes de Oliveira - Integrante / Fabiana Aparecida de Assis - Integrante / Glaucia Cristina Maia Réga Serra - Integrante / Elizabete Rayol Lopes - Integrante / Arlene Dantas Paiva - Integrante.

  • 2018 - Atual

    A LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL COMO METODOLOGIA PARA ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS, Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva estudos linguísticos e discursivos sobre o funcionamento dos gêneros textuais em quaisquer práticas sociais, sejam educacionais, profissionais, científicas, artísticas, da vida. O objetivo deste projeto é analisar linguística e discursivamente gêneros textuais orais, escritos e multimodais em quaisquer contextos sociais, que demandem reflexão sobre questões relacionadas a identidade, ideologia, poder, solidariedade, hegemonia e emancipação social produzidas e mantidas pelo uso da linguagem em diversas práticas sociais. Os corpora constituem-se de textos orais, escritos e multimodais que circulam nas esferas sociais em quaisquer suportes/mídias/modalidades (jornais, revistas, livros, panfletos, vídeos, áudios, conversação), podendo associar linguagem verbal e não-verbal. Serão adotados métodos qualitativos para a coleta/geração de dados, que podem ser associados a ferramentas computacionais (softwares) como Wordsmith Tools, AntConc, UAM, para análise de linguística de textos extensos. O uso dessas ferramentas segundo a metodologia da Linguística de Corpus (Sardinha 2004) pode contribuir com a pesquisa qualitativa na identificação dos aspectos linguísticos que se sobressaem nos textos. As abordagens de gênero textual e letramentos adotadas neste projeto fundamentam-se na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH 1989,1995, 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH trad. 2001); em estudos sobre letramentos como prática social (STREET 1984, 1993,1995; BARTON et. al. 2000; BARTON e HAMILTON 1998; BARTON e IVANIC 1991; HAMILTON, BARTON e IVANIC 1994; IVANIC 1998; 2004; BAYNHAM 1995; CHRISTIE 1993; COPE e KALANTZIS 2000); estudos sobre os gêneros textuais (MARTIN e ROSE 2003; 2007; Rose e Martin 2012; BAKHTIN 1997; MARTIN 1993; SWALES 1990; BAZERMAN 1988, 1994, 1997, 2005; BERKENKOTTER 2001; BERKENKOTTER e HUCKIN 1993); Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY 1982, 1985, 1986; HALLIDAY e HASAN 1989; EGGINS 2004; HALLIDAY e MATTHIESSEN 2014), THOMPSON (2014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Coordenador / Mara Lúcia Castilho - Integrante., Número de orientações: 7

  • 2016 - Atual

    LEITURA E PRODUÇÃO DE GÊNEROS NAS PRÁTICAS SOCIAIS, ESCOLARES E PROFISSIONAIS, Descrição: O objetivo é descrever e analisar gêneros textuais usados na escola e na sociedade com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional e da Análise de Discurso Crítica, a fim de elaborar metodologias para o ensino da língua portuguesa e de outras disciplinas no ensino fundamental e médio. De acordo com as diretrizes curriculares para o ensino da língua portuguesa como língua materna, nossos estudantes do ensino básico precisam aprender os gêneros textuais que circulam nas esferas públicas, nas ciências, nas artes e em diversos domínios culturais para: (a) terem acesso à informação e aos diversos saberes; (b) apropriarem-se das práticas de letramento dominantes que permeiam as esferas públicas e (c) conscientizarem-se de que suas identidades como autores e/ou coautores de textos diversos são construídas nas práticas sociais, que são mediadas por diversos sistemas de atividades, discursos e gêneros textuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (12) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Coordenador / Sara Regina Scotta Cabral - Integrante / Lúcia Rottava - Integrante / Orlando Vian Júnior - Integrante / Tânia Maria Moreira - Integrante / Mara Lúcia Castilho - Integrante / Carmem Jena Machado Caetano - Integrante / Maria Aparecida Resende Ottoni - Integrante / Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida - Integrante / Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa - Integrante / Paulo da Silva Lima - Integrante / SULANY SILVEIRA DOS SANTOS - Integrante.

  • 2014 - 2018

    LEITURA E ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA E NA VIDA, Descrição: Este projeto situa os gêneros textuais escolares e do mundo da vida, das ciências, das artes e de qualquer esfera social como objeto de pesquisa quanto à descrição da estrutura das etapas e fases dos gêneros e das metafunções da linguagem. Este conhecimento é significativo para os estudantes do ensino fundamental e médio (a) terem acesso à informação e ao conhecimento dos diversos saberes; (b) apropriarem-se das práticas de letramento dominantes que permeiam as esferas públicas e (c) conscientizarem-se de que suas identidades como autores e/ou coautores de textos diversos são construídas nas práticas sociais, as quais são mediadas por diversos sistemas de atividades, discursos e gêneros textuais. Uma vez que as frequentes dificuldades de aprendizagem em todas as disciplinas são reconhecidas por professores e alunos como decorrentes principalmente da falta do domínio da leitura e da escrita de diferentes textos, adotar uma teoria de gêneros que articula a estrutura léxico-gramatical ao contexto social e cultural das práticas de letramento é um caminho para o desenvolvimento da compreensão leitora e da produção de textos dentro e fora da sala de aula. No Brasil, historicamente a escola não tem sido bem sucedida no desenvolvimento de capacidades sócio-discursivas para a produção da escrita em variados gêneros textuais, principalmente porque, em muitos casos, a escola oferece pouca ou nenhuma oportunidade de os alunos lerem e produzirem textos escritos da ?vida real?. A escola precisa reconhecer que, para escrever, as pessoas precisam ter consciência de suas demandas pessoais, de sua percepção sobre o que e por que estão fazendo e o que estão sentindo. Precisa reconhecer como a escrita faz parte de diferentes contextos sociais e que todos esses aspectos reunidos tornam significativa a ação de ler e escrever. Os gêneros podem ser utilizados como ferramentas culturais para estabelecer, sustentar, expandir e resistir a ideias, porque constituem sistemas semióticos que estabelecem relações entre os processos sociais nos quais os textos e as estruturas linguísticas se desenvolvem. Por essa razão, também podem ser analisados segundo a perspectiva da Teoria Sistêmico-Funcional da linguagem, também conhecida como Teoria Funcional da Linguagem, segundo a tradição hallidayana de estudos da linguagem. Trata-se de uma abordagem de estudos da língua que se interessa em investigar como a organização das estruturas linguísticas está relacionada ao contexto social e cultural, considerando tanto a linguagem quanto o contexto social sistemas semióticos entrelaçados. Ou seja, não basta investigar apenas o porquê dos fatos da língua, mas o que a língua significa e como significa, daí a importância de identificar o contexto em que um texto é produzido como condição para interpretá-lo, bem como os fatores situacionais que determinam os tipos de seleção no sistema linguístico. Halliday (2014) entende que a noção de contexto, a qual influencia as escolhas linguísticas das pessoas, se refere à situação ? que compreende as variáveis de registro, campo, relações e modo ? e à cultura ? descrita em termos de gêneros. Referências EGGINS, S. An Introduction to Systemic Functional Linguistics, 2a ed. Londres: Continuum International Publishing Group, 2004. HALLIDAY, M.A.K. Language as a social semiotic. London: Edward Arnolds, 1978. HALLIDAY, M.A.K. e HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Series Editor: Frances Christie, Oxford University Press,1991. MARTIN, J. R. & ROSE, D. Genre relations: mapping culture. Londres, Equinox, 2008. ROSE, D. e MARTIN, J. R. Reading to learn: accelerating learning and closing the gap. www.readingtolearn.com.au, 2013.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Coordenador / Rosana Muniz Soares - Integrante / Alessandro Borges Tatagiba - Integrante / Kelly Cristina Nunes de Oliveira - Integrante / Danuzia Gabriela Florêncio Coutinho - Integrante / Fabiana Aparecida de Assis - Integrante / Glaucia Cristina Maia Réga Serra - Integrante., Número de orientações: 4

  • 2013 - 2017

    LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL, PRÁTICAS SOCIAIS & DISCURSO, Descrição: Trata-se de pesquisa linguisticamente orientada para investigar discursos e gêneros textuais produzidos em contextos sociais diversos (escolares, da administração pública, do mundo empresarial/trabalho informal e de grupos sociais em situação de desvantagem social e econômica), a fim de compreender relações sociais hegemônicas e questões relacionadas a identidade, ideologia, poder e emancipação social. Os corpora constituem-se de textos coletados de qualquer interação, mídia impressa ou eletrônica como notas, transcrições, jornais, revistas, livros, panfletos, vídeos, etc., bem como de conversação formal e/ou informal. Esta pesquisa se apoia nos seguintes referenciais teóricos: Análise de Discurso Crítica (Fairclough 1989,1995, 2003, 2006, 2007; Chouliaraki & Fairclough 1999); teorias sobre os gêneros do discurso (Bakhtin 1986, 1992, 2000; Martin 2000; Eggins & Martin 2000; Swales 1990; Bazerman 1988, 1994, 1997, 2005); Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday e Matthiessen, 2004; Halliday 1986; Halliday e Hasan 1991; Eggins 2004; Thompson 2004; Kress 2010; Hodge & Kress 1988; Kress & van Leeuwen 1996; Kress 1976; Martin & Rose 2003; Martin & White 2005). Os corpora são constituídos de textos orais, escritos e multimodais coletados de mídias diversas. Com base na triangulação das LSF, ADC e estudos sobre os gêneros do discurso, relacionar-se-ão categorias de cultura (ideologia, poder, identidade, gênero social), categorias de contexto (Campo do Discurso, Relações do Discurso e Modo do Discurso) e categorias da linguagem (Sistema da Transitividade; Sistema do Modo e da Avaliatividade; Sistema de Tema-Rema) para a análise dos corpora deste projeto de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Coordenador / Jeane Antonio Pedrozo - Integrante / Mara Cristina Santos Freitas Escórcio - Integrante / Hudson Nogueira Santos - Integrante / Luana Gomes Cruz Vaz - Integrante / Iara Gregório Tristão da Cunha - Integrante / Jaqueline Coêlho Suassuna - Integrante / Vilma Cordeiro Cavalcanti - Integrante / Larissa Andrade Ferreira - Integrante / Angela S. Veiga - Integrante / Emmanuel Henrique Souza Rodrigues - Integrante.

  • 2011 - 2015

    GRAMÁTICA FUNCIONAL NO TEXTO, Descrição: Escrever artigos científicos requer uma organização específica dos constituintes que compõem a oração, o período e o parágrafo, de modo que o texto seja coerente e claro. Para isso, existem recursos gramaticais que orientam os leitores em relação à sequência linear na construção dos significados ideacionais e interpessoais no texto. De acordo com a gramática sistêmico-funcional, a oração realiza simultaneamente três tipos de significados: ideacional, interpessoal e textual. Os significados ideacionais são construídos pela seleção de Processos, Participantes e Circunstâncias no Sistema da Transitividade. Os significados interpessoais constroem-se pela escolha de Modo (Sujeito + Finito) e Resíduo no Sistema do Modo. E os significados textuais são construídos na organização sequencial e linear dos constituintes oracionais, realizados pelo Sistema do Tema. Os elementos do Sistema do Tema são Tema e Rema, e Halliday afirma que toda oração é constituída desses elementos. Diz ainda que o Tema pode ser constituído de elemento ideacional, interpessoal e textual, sendo que o constituinte ideacional é obrigatório. O objetivo deste estudo é investigar qual informação está contida nos Temas dos períodos de textos de artigos científicos de diferentes áreas e sua relação com o desenvolvimento do texto em cada estágio desse gênero. Por que investigar o Tema? Porque a informação contida nos Temas das sentenças dos períodos relaciona-se ao método de desenvolvimento do texto e à natureza do texto (Fries, 1981). Então o tipo de informação contida nos Temas determina o método de desenvolvimento do parágrafo nos diferentes gêneros. Como a progressão temática relaciona-se à estrutura de um texto, é importante analisar quais ideias coodenam-se e/ou subordinam-se a outras ideias. Esta pesquisa apoia-se nos estudos sobre o Sistema de Tema, segundo a gramática sistêmico-funcional (Halliday e Matthiessen, 2004; Eggins 2004; Thompson 2004; Butt e al. 2003; Martin & Rose 2003; Fries, 1981, 1992, 1995; Danes, 1974). Neste estudo estão sendo analisados 200 artigos científicos representativos de quatro áreas: ciências da saúde, ciências exatas e da terra, ciências humanas e ciências sociais aplicadas para verificar que entidades da dimensão da experiências a estrutura temática representa. Os resultados preliminares evidenciam variação na progressão temática, materializada no modo como os períodos se estruturam ? parataxe e hipotaxe ? nos textos de diferentes áreas e que há diferentes gêneros nas introduções dos artigos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Coordenador / Leila Barbara - Integrante.

  • 2008 - 2012

    GÊNEROS DO DISCURSO, LETRAMENTOS E IDENTIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, Descrição: O objeto de estudo desta pesquisa são os gêneros do discurso nas práticas de letramento escolares em aulas de língua portuguesa no ensino fundamental e médio para compreender de que modo os gêneros que constituem objeto de estudo contribuem para o domínio da leitura e da produção de textos e para a construção das identidades dos alunos ao posicionarem-se como autores de seus próprios textos escritos. Os objetivos desta pesquisa são: (1) analisar os gêneros do discurso utilizados nas práticas de letramento escolares, no contexto de aulas de Língua Portuguesa, em seus aspectos discursivos, textuais e gramaticais; (2) analisar as práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa e como se relacionam com os gêneros utilizados e com a construção das identidades dos alunos em seus textos escritos; (3) estudar o modo como os gêneros se associam em sistemas e conjuntos de gêneros para verificar os componentes estáveis e híbridos de sua estrutura; e (4) examinar a construção da identidade dos estudantes como autores e co-autores de seus próprios textos, para verificar como utilizam os gêneros para construir significados e representações sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Coordenador / Sônia Margarida Ribeiro Guedes da Rocha - Integrante / Luciana Alves de Oliveira Scheer - Integrante / Tatiana Nascimento dos Santos - Integrante / Gilzélia Maria da Silva - Integrante / Thailise Maressa Batista dos Santos - Integrante / Éber Cerqueira da Silva - Integrante / Darla Ferreira dos Santos - Integrante / Natália Silva de Almeida - Integrante / Susiley Gonçalves Batista - Integrante / Paloma Maciel - Integrante / Viviane Glaucia Souza - Integrante / Tábata Dantas de Oliveira - Integrante / Washington Felipe de Lima - Integrante / Rachel Mergulhão Tanneunbaum - Integrante / Thais Katarina Ferreira de Oliveira - Integrante / Mila de Paula Lima Evangelista - Integrante / Miriam Cunha de Jesus Oliveira - Integrante / Laíde Pereira de Souza Almeida - Integrante / João Santos de Souza - Integrante / Maria Lúcia da Silva - Integrante / Marivalda Pereira da Silva - Integrante., Número de orientações: 14

  • 2008 - 2012

    Análise de Discurso Crítica como método para análise de textos, Descrição: Análise do poder, da ideologia e identidade em textos impressos em jornais, revistas, livros e textos coletados na internet, em vídeos, em conversas para análise das relações de poder, das ideologias e das identidades culturais manifestadas nos textos por meio da seleção lexical e organização das estruturas gramaticais na produção dos textos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Coordenador / Débora Cabral Lima - Integrante / Edna Miranda Santana - Integrante / Jeane Antonio Pedrozo - Integrante / Mara Cristina Santos Freitas Escórcio - Integrante / Hudson Nogueira Santos - Integrante / Gabriel Soares Eugenio - Integrante / Tatiana Nascimento dos Santos - Integrante / Adailton Mendes da Silva - Integrante / Thailise Maressa Batista dos Santos - Integrante / Éber Cerqueira da Silva - Integrante / Darla Ferreira dos Santos - Integrante / Natália Silva de Almeida - Integrante / Paloma Maciel - Integrante / Washington Felipe de Lima - Integrante / Thais Katarina Ferreira de Oliveira - Integrante / Mila de Paula Lima Evangelista - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 13

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

  • 1999 - 1999

    Projeto de Informática no Ensino de Graduação (INEG-1/99), Descrição: Projeto de informática no ensino de gradução - INEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edna Cristina Muniz da Silva - Integrante / Jonas da Nóbrea - Coordenador / Maria Marta Pereira Scherre - Integrante / Eugênio Estevam Batista - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31077600, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1997 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Português em 2000/2001 Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras-Português à distância (UAB) no período de outubro/2008 a fevereiro/2011 Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Português/noturno no período de fevereiro/2013 a outubro/2013. Áreas de atuação na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) Linguística Sistêmico-Funcional Análise de Discurso Crítica Áreas de atuação na Graduação: Ensino da Língua Portuguesa Leitura e Produção de Textos Análise do Discurso DISCIPLINAS MINISTRADAS NA UNB (2/97 a 2/2015) GRADUAÇÃO: 1) Estágio Supervisionado em Língua/Literatura 1 (4 créditos) 2) Estágio Supervisionado em Língua/Literatura 2 (6 créditos) 3) Leitura e Produção de Textos (4 créditos) 4) Redação Oficial (4 créditos) 5) Processos de Leitura e Escrita (4 créditos) 6) Sintaxe do Português Contemporâneo 1 (4 créditos) 7) Sintaxe da Língua Portuguesa (4 créditos) 8 Projeto de Curso: Área: Gêneros Textuais e Análise do Discurso (4 créditos) 9) Introdução a Análise de Discurso (4 créditos) PÓS-GRADUAÇÃO (mestrado e doutorado) 1) Linguistica Sistêmico-Funcional 1 (3 créditos) 2) Linguística Sistêmico-Funcional 2 (3 créditos) 3) Tópicos Especiais em Linguística (2 créditos) 4) Laboratório de Análise Linguística 1 : Análise do Discurso (2 créditos) 5) Laboratório de Análise Linguística 2 : Análise do Discurso (2 créditos) 6) Laboratório de Análise Linguística 3 : Análise do Discurso (2 créditos) 7) Estudo Dirigido de Análise do Discurso (2 créditos) 8) Estágio Docente 1 9) Estágio docente 2 10) Metodologias de Pesquisa e Elaboração de Projetos (2 créditos) 11) Tópicos de Análise do Discurso (3 créditos)

    Atividades

    • 12/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Cargo ou função, Membro de comissão - Projeto de Especialização.

    • 03/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos de Linguagem e Ideologia.,Linhas de pesquisa

    • 09/1997

      Ensino, Licenciatura em Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa/Literatura 1, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa/Literatura 2, Leitura e Produção de Textos, Sintaxe do Português Contemporâneo, Sintaxe da Língua Portuguesa, Projeto de Curso (Gêneros do Discurso), Redação Oficial

    • 07/2012 - 02/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, .,Cargo ou função, Comissão de Seleção de Mestrado.

    • 11/2003 - 12/2003

      Treinamentos ministrados , Escola de Línguas da Unb, .,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa

    • 10/2003 - 11/2003

      Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Atividade de extensão realizada, Uso do Imperativo, tradição gramatical e gêneros textuais.

    • 09/2003 - 10/2003

      Treinamentos ministrados , Escola de Línguas da Unb, .,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa

    • 05/2003 - 06/2003

      Treinamentos ministrados , Escola de Línguas da Unb, .,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa

    • 12/2002 - 12/2002

      Treinamentos ministrados , Escola de Línguas da Unb, .,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa

    • 09/1998 - 12/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Cargo ou função, Membro do Comitê do Programa de Avaliação Seriada (PAS).

    • 11/2002 - 11/2002

      Treinamentos ministrados , Reitoria, Secretaria de Recursos Humanos Procap.,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa

    • 09/2002 - 10/2002

      Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Atividade de extensão realizada, Refletindo sobre a prática pedagógica por competências e habilidades (Língua Portuguesa).

    • 09/2002 - 09/2002

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Tecnologia, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa

    • 08/2002 - 08/2002

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Tecnologia, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa/ANATEL

    • 04/2002 - 05/2002

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Tecnologia, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa

    • 11/2001 - 11/2001

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Tecnologia, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa/ ANATEL

    • 06/2001 - 07/2001

      Treinamentos ministrados , Reitoria, Secretaria de Recursos Humanos Procap.,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa

    • 05/2001 - 07/2001

      Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Atividade de extensão realizada, Oficina de Leitura e Produção de Textos.

    • 09/2000 - 07/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Instituto de Letras.

    • 09/2000 - 07/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Cargo ou função, Membro da Congregação de Carreira dos Cursos de Graduação do IL.

    • 10/2000 - 05/2001

      Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 10/2000 - 12/2000

      Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Atividade de extensão realizada, Curso de Capacitação para Professores do Ensino Médio.

    • 06/2000 - 07/2000

      Treinamentos ministrados , Reitoria, Secretaria de Recursos Humanos Procap.,Treinamentos ministrados, Análise e Produção de Textos

    • 04/2000 - 06/2000

      Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Atividade de extensão realizada, Gramática do Textos.

    • 10/1999 - 10/1999

      Treinamentos ministrados , Reitoria, Secretaria de Recursos Humanos Procap.,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa

    • 09/1999 - 09/1999

      Treinamentos ministrados , Reitoria, Secretaria de Recursos Humanos Procap.,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa

    • 05/1999 - 05/1999

      Treinamentos ministrados , Reitoria, Secretaria de Recursos Humanos Procap.,Treinamentos ministrados, Redigindo textos administrativos com estilo e qualidade

    • 04/1999 - 05/1999

      Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Atividade de extensão realizada, Estratégias para o ensino de Língua Portuguesa.

    • 04/1999 - 04/1999

      Treinamentos ministrados , Reitoria, Secretaria de Recursos Humanos Procap.,Treinamentos ministrados, Atualização em Língua Portuguesa

    • 01/1999 - 02/1999

      Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Atividade de extensão realizada, Análise e Produção de Textos.

    • 10/1998 - 11/1998

      Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas.,Atividade de extensão realizada, Estratégias para o Ensino de Língua Portuguesa.

  • 2011 - 2013

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Não há.

  • 2001 - 2002

    Universidade Católica de Brasília

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

    Atividades

    • 02/2002 - 07/2002

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua e Comunicação

    • 08/2001 - 07/2002

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Texto II, Língua e Comunicação

    • 08/2001 - 12/2001

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua e Comunicação

    • 08/2001 - 12/2001

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua e Comunicação

  • 2011 - 2011

    Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

    Outras informações:
    CURSO: REVISÃO DE TEXTOS DISCIPLINA: TEXTO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO/SIGNIFICADO Justificativa: Pensar criticamente é uma atividade por demais abrangente, já que envolve as quatro habilidades: ler, escrever, ouvir e falar. Esta disciplina surge, portanto, da necessidade de postura mais ampla e consciente acerca dos textos e discursos que nos circundam, pois a sociedade atual necessita de indivíduos com alta capacidade crítica e isso inclui o conhecimento profundo sobre produção e revisão de textos em suas linhas e entrelinhas, e essa leitura mais atenta é parte obrigatória da formação de profissionais que atendam às demandas do atual mercado de trabalho. Ementa: Leitura ativa, analítica e crítica de textos. Aplicação de categorias analíticas de estudos linguísticos modernos, exame de diversos gêneros discursivos e textuais circulantes na sociedade. Objetivo Geral: Desenvolver conhecimentos linguísticos como fundamentos essenciais em situações práticas de leitura analítica e crítica e de produções textuais nos diversos gêneros, tornando-se autores capazes para utilização da língua materna com segurança e autonomia, reconhecendo-a como instrumento de comunicação intermediador do convívio social e como expressão máxima da cultura brasileira. Objetivos Específicos: ? Ler com criticidade e autonomia. ? Identificar os discursos hegemônico e ideológico, inscritos no mecanismo da linguagem escrita. ? Identificar argumentos, considerando a eficácia e a propriedade da construção textual. Utilizar a Língua com segurança e autonomia, em suas modalidades oral, escrita, imagética como instrumento de comunicação intermediadora do convívio social e expressão máxima da cultura brasileira. ? Aplicar conhecimentos linguísticos em situações práticas de oralidade. ? Resolver problemas relacionados ao uso da variedade padrão da Língua Portuguesa em seus próprios textos. ? Identificar informações implícitas nas argumentações expressas no texto. ? Ree

  • 1996 - 1997

    Colégio Sigma 2o Grau

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Aulas de redação e gramática para o 2o. ano do Ensino Médio (15 turmas)

    Atividades

    • 07/1996 - 12/1997

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Gramática, Redação

  • 1990 - 1991

    Colégio Compacto

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Colégio Compacto - Cursos de Redação e Língua Portuguesa (5a. a 8a. série) - 1990/1991 - Brasília/DF.

    Atividades

    • 08/1990 - 03/1991

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Redação, Gramática da Língua Portuguesa

  • 1990 - 1990

    Colégio Alvorada

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino fundamental, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Curso de Redação para 5a. e 6a. séries.

    Atividades

    • 06/1990 - 07/1990

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Redação

  • 2018 - 2018

    Universidade de Lisboa

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: sem remuneração, Carga horária: 3

    Outras informações:
    1. Nome da unidade curricular Linguística Sistémico-funcional: Teoria e aplicação pedagógica 2. Ciclo de estudos 2 ciclo 3. Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Edna Cristina Muniz da Silva (45S + 15OT) 4. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular: n.a. 5. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) É objetivo geral desta unidade curricular aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos que regulam a organização e o funcionamento da língua, a partir do trabalho com aspectos básicos da teoria linguística desenvolvida por Michael Halliday ? a teoria da Gramática Sistémico-Funcional ?, aplicando-os ao contexto da escolarização em português. No final do semestre, os alunos serão capazes de analisar os diferentes aspectos dos contextos de cultura e de situação a partir das escolhas léxico-gramaticais, as quais constroem os três tipos de significados metafuncionais ? ideacional, interpessoal e modo ? correspondentes a campo, relações e modo, que são as variáveis de registo. Isso será possível pela aquisição dos princípios teórico-metodológicos de descrição e análise textual da abordagem sistémico-funcional. 6. Conteúdos programáticos: 1. Gramática funcional: princípios e conceitos fundamentais 2. Contexto de cultura e contexto de situação: Géneros e registos 3. Teoria Sistêmico-Funcional: as três metafunções da linguagem - ideacional, interpessoal e textual 4. Os sistemas da transitividade, do modo oracional e da tematização 5. Metáforas gramaticais 6. Implicações e aplicações da LSF na escola 7. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. A Linguística Sistémico-Funcional provê princípios e conceitos fundamentais (item 1 do conteúdo programático) para análise dos aspectos léxico-gramaticais (itens 4 e 5) usados na organização d

  • 2018 - 2018

    Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: sem remuneração, Carga horária: 3

    Outras informações:
    1. Nome da unidade curricular Linguística Sistémico-funcional: Teoria e aplicação pedagógica 2. Ciclo de estudos 2 ciclo 3. Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo) Edna Cristina Muniz da Silva (45S + 15OT) 4. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular: n.a. 5. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) É objetivo geral desta unidade curricular aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos que regulam a organização e o funcionamento da língua, a partir do trabalho com aspectos básicos da teoria linguística desenvolvida por Michael Halliday ? a teoria da Gramática Sistémico-Funcional ?, aplicando-os ao contexto da escolarização em português. No final do semestre, os alunos serão capazes de analisar os diferentes aspectos dos contextos de cultura e de situação a partir das escolhas léxico-gramaticais, as quais constroem os três tipos de significados metafuncionais ? ideacional, interpessoal e modo ? correspondentes a campo, relações e modo, que são as variáveis de registo. Isso será possível pela aquisição dos princípios teórico-metodológicos de descrição e análise textual da abordagem sistémico-funcional. 6. Conteúdos programáticos: 1. Gramática funcional: princípios e conceitos fundamentais 2. Contexto de cultura e contexto de situação: Géneros e registos 3. Teoria Sistêmico-Funcional: as três metafunções da linguagem - ideacional, interpessoal e textual 4. Os sistemas da transitividade, do modo oracional e da tematização 5. Metáforas gramaticais 6. Implicações e aplicações da LSF na escola 7. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. A Linguística Sistémico-Funcional provê princípios e conceitos fundamentais (item 1 do conteúdo programático) para análise dos aspectos léxico-gramaticais (itens 4 e 5) usados na organização d