Ricardo Koboldt de Araújo
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é consultoria e assessoria jurídica - Koboldt de Araújo Consultoria e Assessoria Jurídica e professor horista da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado, assim como em Direito Empresarial com ênfase em falências e recuperação judicial. Atuação principal: consultoria e assessoria jurídica, comércio internacional, corte internacional de justiça, onu e relações internacionais, direito processual internacional, competência do juiz brasileiro, aplicação de leis no espaço, direito comercial, direito falimentar e recuperações judiciais.
Informações coletadas do Lattes em 01/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Direito
1997 - 2004
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Orientador: Dr Martha Olivar Jimenez Profa. Regina Ruaro
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. Palavras-chave: conflito; relações; hierarquia; opções.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Educação Superior.
Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais
1973 - 1977
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Internacional Público.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.
Participação em eventos
.ALCA - Diretrizes futuras. 2004. (Seminário).
ALCA - Diretrizes futuras.ALCA - Diretrizes futuras. 2004. (Seminário).
.Membro da Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara Americana de Comércio - AMCHAM. 2004. (Outra).
Assuntos Internacionais.Membro da Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara Americana de Comércio - AMCHAM. 2004. (Outra).
LOUIS BROWN INTERNATIONAL CLIENT COUNSULING COMPETITION.LOUIS BROWN INTERNATIONAL CLIENT COUNSULING COMPETITION. 2001. (Encontro).
.AMUN - AMERICAN MODEL UNITED NATIONS. 2001. (Encontro).
.LOUIS BROWN INTERNATIONAL CLIENT COUNSULING COMPETITION. 2001. (Encontro).
Amun-American Model United Nations.AMUN - AMERICAN MODEL UNITED NATIONS. 2001. (Encontro).
JESSUP INTERNATIONAL MOOT COMPETITION.JESSUP INTERNATIONAL MOOT COMPETITION. 2001. (Outra).
.JESSUP INTERNATIONAL MOOT COMPETITION. 2001. (Outra).
Participação em bancas
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. Instrumentos Jurídicos que Asseguram as Negociações do Mundo Globalizado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
TIMM, L. B.;ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.. Figuras de Natureza Fiduciária em Garantia no "Project Finance" no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. O Principio da Igualdade na Sucessão de Estrangeiros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
TIMM, L. B.; JAEGER, G. P.;ARAÚJO, R. K.. Arbitragem e Contrato de Adesão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Efetividade do Sistema de Solução de Controvérsias da OMC no Atual Cenário das Relações Internacionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
FABRIS, Fernando Smith;ARAÚJO, R. K.; PREZA JUNIOR, C. L.. Contratos Internacionais de Comércio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. As Possibilidades de Revisão dos Contratos Internacionais: Um Estudo sobre a Ponderação entre os Principios do "Pacta Sunt Servanda" e "Rebus Sic Stantibus". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. Os Reflexos do Regime Aduaneiro Especial de "Drawback" Verde e Amarelo no Comércio Brasileiro e Internacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; TIMM, L. B.. A Ponderação dos Princípios Contratuais à Luz do "Law and Economics". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Constituição Moderna do Direito Societário Internacional frente aos Investimentos Estrangeiros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. Contrato Internacional de Trabalho - Transferência Internacional de Emprego: Limites à Aplicação da Lei Estrangeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A "Lex Loci Executionis" frente ao Principio da Proteção no Direito do Trabalho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; GROSSMANN, Elias; JAEGER, G. P.. Fundamentos para a Compreensão da Diplomacia Brasileira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; GROSSMANN, Elias; JAEGER, G. P.. A Cooperação Internacional contra o Tráfico de Drogas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. Patrimonio no Exterior em Partilha no Brasil e suas Consequencias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. Elisão e Evasão Fiscal no Direito Internacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. O Tratamento Legislativo do Brasil, os Tratados Bilaterais de Proteção do Investimento e a Regulamentação do Investimento Estrangeiro no Direito Internacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. Arbitragem Comercial Internacional e a "Lex Mercatoria". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. Adoção no Âmbito Internacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; CALIENDO, P. A.. A Cláusula da Nação Mais Favorecida: Um Estudo sobre as Principais Contorvérsias que a Envolvem no Âmbito da OMC.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Ineficácia Normativa do Mercosul como Principal Óbice à Integração. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Cláusula de Hardship como Mecanismo de Adaptação e Funcionalização do Contrato Internacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. Arbitragem e as Cláusulas de Convenção de Arbitragem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Autonomia das Entidades Desportivas a partir da Constituição Federal de 1988. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. Jurisidição nos Contratos Internacionais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Lei Aplicável aos Contratos Comerciais sob a Perspectiva do Direito Brasileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; KOFF, A. G.; ROCHA, H. J.. Contrato de Trabalho de Atleta Profissional de Futebol. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. Direito de Imagem e Direito de Arena no Contrato de Trabalho de Jogador de Futebol. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Jurisdição Brasileira nos Contratos Internacionais de Trabalho de Jogador de Futebol. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Relação e a Hierarquia das Normas de Direito Internacional e de Direito Interno no Ordenamento Jurídico Brasileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Jurisdição Internacional Brasileira e a Cláusula de Eleição do Foro Estrangeiro em Contratos Internacionais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Cláusula de Eleição de Foro nos Contratos Internacionais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. Os Reflexos das Decisões Judiciais sobre os Investimentos de Capital Externo no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Cláusula de Hardship nos Contratos Internacionais de Comércio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Aceitação da Cláusula de Eleição de Foro Estrangeiro em Contratos Internacionais pelo Judiciário Brasileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; JAEGER, G. P.; PREZA JUNIOR, C. L.. A Aplicação da Lei Estrangeira em Solo Nacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; FABRIS, Fernando Smith; AMARAL, Renata Campetti. Os Direitos do Consumidor frente aos Contratos Internacionais do Comércio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; FABRIS, Fernando Smith; AMARAL, Renata Campetti. Os Contratos Internacionais segundo o Ordenamento Jurídico e a Realidade Brasileira. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; FABRIS, Fernando Smith; AMARAL, Renata Campetti. MERCOSUL e a Defesa do Consumidor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; FABRIS, Fernando Smith; AMARAL, Renata Campetti. Homologação da Sentença Arbitral Estrangeira no Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; MATTE, Luiza; FERREIRA, Cristiane Catarina de Oliveira. Perspectivas dos Tratados Internacionais diante da Constituição para a Europa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; FABRIS, Fernando Smith; AMARAL, Renata Campetti. A Supranacionalidade - União Européia e MERCOSUL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; FABRIS, Fernando Smith; AMARAL, Renata Campetti. Joint-Venture - Formação, Estruturação e Funcionamento do Instituto. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; FABRIS, Fernando Smith; AMARAL, Renata Campetti. Considerações sobre os Contratos Internacionais: Formação e Desenvolvimento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; FABRIS, Fernando Smith; AMARAL, Renata Campetti. Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; GROSSMANN, Elias; FINCATO, Denise Pires. Os Tratados Internacionais no Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; FINCATO, Denise Pires; GROSSMANN, Elias. Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; FINCATO, Denise Pires; FERREIRA, Cristiane Catarina de Oliveira. Adoção Internacional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, R. K.; FINCATO, Denise Pires; ALBUQUERQUE, Leticia. Dos Tribunais Internacionais Ad Hoc ao Tribunal Penal Internacional: Reflexos no Direito Humanitário Internacional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Orientou
Paraísos Fiscais e a Constituição de Empresas "Off Shore"; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Saúde Pública Versus Propriedade Industrial: Flexibilização dos Direitos Conferidos às Patentes de Farmacos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Do Regime Especial de Drawback no Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
O Sistema de Solução de Controvérsias do Mercosul; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A Confomração da Cláusula Social na Organização Mundial do Comércio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Aduana Brasileira: Origem, Desenvolvimento e Atual Estrutura; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A Harmonização Tributária nos Blocos Econômicos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Atos de Gestão e Atos de Império no Direito Internacional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A independência do Kosovo: A Controversa Emergência de um Estado na Ordem Política Internacional; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Tribunal Penal Internacional: Uma Análise do Conflito entre a Previsão de Prisão Perpétua e a Extradição de Nacionais pelo Estatuto de Roma com a Constituição Federalo Brasileira; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Comércio Internacional: Uso de Barreiras Técnicas como Mecanismo de Proteção Comercial; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
O papel da ONU frente aos conflitos internacionais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Contratos eletrônicos e a ordem jurídica brasileira; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
O acordo antidumping é medida eficiente para combate ao dumping ?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Gomes; Arbitragem nos Contratos Internacionais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A cláusula de harship nos contratos internacionais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Sistemas internacionais de integração regional: União Européia e Mercosul; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Arbitragem e sua jurisdicionalidade como meio de solução de conflitos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A Licença Compulsória sob a Ótica do Acordo TRIPS e da Lei 9; 297/96; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Ramalho; A Regulamentação e os Princípios do Comércio Internacional; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
S; Pinheiro; O Sistema de Solução de Controvérsias Econômicas no Âmbito do Direito Supranacional e Intergovernamental: Uma Análise Sistemática da União Européia, do Mercosul e da OMC; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
O Tribunal Penal Internacional: sua criação e seu impacto em relação ao regime jurídico constitucional dos direitos fundamentais no Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
da Rocha Siqueira; A possibilidade do Direito Internacional Econômico ser benéfico para os direitos humanos através da análise de mecanismos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
O acordo de implementação da parte XI da Convenção do Mar e a desmistificação do principio do patrimÔnio comum da humanidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
O princípio da soberania no contexto internacional; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Bechstedt; A comercialização das cotas de carbono no Protocolo de Kyoto; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Aplicabilidade do Direito Internacional pelo Juiz Brasileiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A relativização do principio da soberania dos Estados perante o direito ambiental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
de Oliveira Hoerbe; A sistemática da regulamentação do comércio de serviços financeiros no GATS e a realidade brasileira nas negociações multilaterais na OMC; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
de Garcia; Violência doméstica contra a mulher: um paralelo entre o Brasil e o Uruguai; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A revisão do conceito de soberania; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A intervenção humanitária nos Estados: A questão Kosovo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A autodeterminação dos povos e o direito unilateral de secessão como último recurso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
O registro de patentes - a questão biotecnológica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Os investimentos externos diretos e a segurança jurídica internacional; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
de Oliveira; A nacionalidade da pessoa jurídica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A arbitragem internacional: uma análise crítica acerca de sua utilização no comércio entre contraentes privados; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A arbitragem como meio de solução de conflitos internacionais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
O principio da autonomia da vontade nos contratos internacionais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A contração internacional e o contrato internacional de compra e venda de mercadorias; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Compatibilização do Common Law e o direito positivado romano-germânico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
O julgamento de Nuremberg como marco orignário dos tribunais "ad hoc" e do Tribunal Penal Internacional: uma abordagem histórica e jurídica sobre a evolução do direito penal internacional; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A sistemática da arbitragem internacional comercial no Mercosul; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
O Impacto na Economia Agrícola Brasileira da aplicação das Normas do GATT e da OMC; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Adoção Internacional na Sistematização do Direito Brasileiro; 2003; 100 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
A Proteção dos Direitos Humanos e a sua Interação diante do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana; 2003; 160 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Koboldt de Araújo;
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, R. K. ; RUSCHEL, C. V. ; ALFONSIN, B.M. ; GROSSMANN, Elias ; MOESCH, F. J. ; DANIELEVICZ, I. ; POLANCYZK, M. A. K. ; CADORE, M. ; MASERA, M. A. ; PAULA, M. E. ; TEIXEIRA, O. P. B. ; RUARO, R. L. ; CALIENDO, P. A. ; BAGGIO, R. C. ; BORGES, R. M. Z. ; SCLIAR, W. . O SISTEMA MULTILATERAL DE COMÉRCIO - DAS RODADAS DO GATT ÀS CONFERÊNCIAS MINISTERIAIS DA OMC: O FRACASSO DA AGENDA DOHA. In: PAULO ABRÃO. (Org.). DIÁLOGOS EM DIREITO PÚBLICO. 1ed.PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2009, v. 1, p. 307-327.
-
ARAÚJO, R. K. . O Direito Interno e o Direito Internacional - uma relação em constante conflito. In: Fórum de Direito Internacional, 2001, Rio Grande, 2001.
-
ARAÚJO, R. K. . O Direito Interno e o Direito Internacional - uma relação em constante conflito. In: Fórum de Direito Internacional, 2001, Rio Grande, 2001.
-
ARAÚJO, R. K. . As Relações do Direito Internacional e o Direito Interno. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, R. K. . As Relações do Direito Internacional e o Direito Interno. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ARAÚJO, R. K. . Grupo de Estudos em Direito Internacional Econômico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAÚJO, R. K. . Grupo de Estudos em Direito Internacional Econômico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAÚJO, R. K. . Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional Econômico. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAÚJO, R. K. . Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional Econômico. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAÚJO, R. K. . Simpósio de Direito Internacional. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ARAÚJO, R. K. . Jessup International, Philip 2000/01 - Louis Brown Competition. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAÚJO, R. K. . Jessup International, Philip 2000/01 - Louis Brown Competition. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ARAÚJO, R. K. . Simpósio de Direito Internacional. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Direito, Departamento de Direito Público. , Av. Ipiranga, 6681, Partenon, 90619-900 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 1429, Telefone: (51) 33203634, Ramal: 3634, Fax: (51) 33203617, URL da Homepage:
Experiência profissional
1988 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 8
Atividades
-
Direção e administração, Faculdade de Direito, Pós Graduação Lato Sensu Em Direito e Relações Internacionais.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
08/1988
Ensino, Ciências Jurídicas e Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Internacional Público, Instituições de Direito Público e Privado
1976 - Atual
Koboldt de Araújo Consultoria e Assessoria JurídicaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultoria e Assessoria Jurídica, Carga horária: 40
Outras informações:
A Assessoria e Consultoria presta serviços na área de Direito Empresarial e Internacional
Atividades
-
03/1976
Serviços técnicos especializados , Koboldt de Araújo Consultoria e Assessoria Jurídica, Koboldt de Araújo Consultoria e Assessoria Jurídica.,Serviço realizado, Consultoria e Assessoria Jurídica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Koboldt de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?