Fernanda Ciribelli de Carvalho Pereira

Doutoranda em Antropologia Cultural pelo PPGSA da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciência Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), bolsista CAPES. Graduada em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora / PUC-Minas (2013) e licenciada em Letras pelo PROFOP. Integrante do Conectividades - Laboratório de Estudos de Parentesco da UFRRJ e do Laboratório Documenta (UFRJ). Possui experiência como professora de literatura brasileira e língua portuguesa em todos os níveis da educação básica, e como redatora em agências de publicidade.Suas pesquisas se voltam para as construções discursivas em meios midiáticos e estatais desde uma perspectiva de gênero.Palavras-chave: análise do discurso; dinâmicas sociais; semiótica; gênero; Estado

Informações coletadas do Lattes em 07/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia

2021 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O que fazer com os "dificilmente adotáveis"? - A adoção internacional como uma possibilidade no Brasil e uma recusa na Argentina
Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira.

Especialização em Licenciatura em Língua Portuguesa

2017 - 2017

Uniplena
Título: Educação Prisional: Jovens em Privação de Liberdade

Mestrado em Ciências Sociais

2015 - 2017

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Elegendo Presidentas - Questões de Gênero nos Vídeos Publicitários de Cristina Kirchner e Dilma Rousseff, Ano de Obtenção: 2017
Alessandra de Andrade Rinaldi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gênero; Mídia; Eleições.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Comunicação. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Comunicação Social

2010 - 2013

Centro Universitário Academia - UniAcademia, UniAcademia
Título: A Venezuela de George Orwell - Um paralelo entre os discursos de Hugo Chávez e A Revolução dos Bichos
Orientador: Gustavo Trevizani Burla de Aguiar

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Fronteiras do Feminismo: Poscolonialismo, Teoria e Práticas Latino-american. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2017 - 2017

Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 55h). , GINEAD INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO A DISTANCIA, GINEAD, Brasil.

2017 - 2017

Redação Oficial. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2017 - 2017

A importância do Reforço Escolar. (Carga horária: 80h). , GINEAD INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO A DISTANCIA, GINEAD, Brasil.

2017 - 2017

Alfabetização. (Carga horária: 80h). , GINEAD INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO A DISTANCIA, GINEAD, Brasil.

2016 - 2016

História da Arte. (Carga horária: 100h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2012 - 2012

Espanhol. (Carga horária: 232h). , Intercoined, COINED, Argentina.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Ciências Sociais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Organização de eventos

CIRIBELLI, Fernanda . Jornada de Discentes do PPGCS - Ciências Sociais: Reflexões e Transformações. 2016. (Exposição).

Participação em eventos

VIII Congresso Internacional de estudos sobre a diversidade sexual e de gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH). SEXUALIDADE FEMININA, HISTERIA E EXERCÍCIO DE PODER: A RELAÇÃO ENTRE A MÍDIA E AS PRESIDENTAS CRISTINA KIRCHNER E DILMA ROUSSEFF. 2016. (Congresso).

Aula Magna "A Questão Democrática no Brasil Hoje" - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais UFRRJ. 2015. (Outra).

III Jornada Interna dos alunos do PPGCS-UFRRJ.Presidentas na América do Sul - Questões de Gênero nas Eleições de Cristina Kirchner em 2007 e Dilma Rousseff em 2010. 2015. (Encontro).

II Seminário Mídia, Política e Eleições - PUC SP.Presidentas na América do Sul - Questões de Gênero nas Eleições de Cristina Kirchner em 2007 e Dilma Rousseff em 2010. 2015. (Seminário).

I Seminário Gênero, Sexualidade e Envelhecimento: Problematizações Interseccionais - UERJ. 2015. (Seminário).

I Seminário Queer. 2015. (Seminário).

Palestra Etnometodologia da análise do discurso ministrada pelo Professora Dr. Adriano Duarte Rodrigues, CAtedrático da UNiversidade de LisboaDR. 2015. (Outra).

V Semana de Comunicação.V Semana de Comunicação do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. 2012. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Agatha Rosana Teixeira Montalvão

CIRIBELLI, Fernanda; HELENO, L. R. S.; DOURADO, E. O.. Gravidez na Adolescência: Novos desafios para um velho dilema. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - S B I.

Aluno: Maria da Conceição Rangel

CIRIBELLI, Fernanda; HELENO, L. R. S.; DOURADO, E. O.. Gravidez na Adolescência e Serviço Social: Desafio contemporâneos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - S B I.

Produções bibliográficas

  • CIRIBELLI, FERNANDA . O corpo pedagogizado: Fluidos femininos e propagandas de absorvente / The pedagogized body: fluids and sanitary towel's advertisements. REVISTA INTERNACIONAL DE COMUNICACIÓN Y DESARROLLO , v. 2, p. 47-56, 2017.

  • CIRIBELLI, Fernanda . A estética e os movimentos das Convocatórias Públicas para adoção da Cidade de Buenos Aires: Reflexões sobre Etnografias de Interfaces Digitais de Gestão Estatal. In: XIV Reunião de Antropologia do Mercosul : reconexões e desafios a partir do sul global, 2023, Niterói. XIV Reunião de Antropologia do Mercosul : reconexões e desafios a partir do sul global [livro eletrônico] : anais eletrônicos. São Paulo: Síntese Eventos, 2023.

  • CIRIBELLI, Fernanda . A legitimação da criança como vítima nas reconstruções democráticas de Brasil e Argentina - breve comparativo dos relatórios Nunca Más e Brasil: Nunca mais. In: 1° encuentro latinoamericano de infancias, juventudes y territorios. Diálogos entre investigaciones situadas y experiencias de participación, 2022, Villa María. 1° encuentro latinoamericano de infancias, juventudes y territorios. Diálogos entre investigaciones situadas y experiencias de participación [Libro de resúmenes]. Villa María: Universidad Nacional de Villa María, IAPCS, 2022.

  • CIRIBELLI, Fernanda ; SOUZA, JULIANA BORGES ; FREITAS, Thainá . Novos e Velhos dilemas sobre o feminismo e a maternidade: Análise do Movimento Childfree no Brasil.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CIRIBELLI, Fernanda . Sexualidade feminina, histeria e exercício de poder: a relação entre a mídia e as presidentas Cristina Kirchner e Dilma Rousseff. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CIRIBELLI, Fernanda . Judith Butler e a Teoria Queer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CIRIBELLI, Fernanda . Presidentas na América do Sul - Questões de Gênero nas Eleições de Cristina Kirchner em 2007 e Dilma Rousseff em 2010. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CIRIBELLI, FERNANDA . Presidentas na América do Sul - Questões de Gênero nas Eleições de Cristina Kirchner em 2007 e Dilma Rousseff em 2010. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CIRIBELLI, Fernanda . A Venezuela de George Orwell - Um Paralelo entre os Discursos de Hugo Chávez e A Revolução dos Bichos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CIRIBELLI, FERNANDA . V Semana de Comunicação do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

CIRIBELLI, Fernanda ; BARBOSA, K. ; DELGADO, J. . A Viúva - adaptação de Nelson Rodrigues. 2012. Audiovisual.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de doutorado CAPES

Atividades

  • 08/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Comissão de Eventos do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia.

2015 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

2015 - 2017

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de pós graduação em Ciências Sociais (PPGCS).,Linhas de pesquisa

  • 03/2016 - 07/2016

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Estágio realizado, Estágio docência realizado nas atividades complementares Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais e NEP em Sociedade e Modernidade sob supervisão da Professora Alessandra de Andrade Rinaldi.

  • 03/2016 - 07/2016

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Estágio realizado, Estágio docência na disciplina Família e Parentesco sob a supervisão da Professora Alessandra de Andrade Rinaldi.

2020 - 2021

Escola SESI Emília Massanti

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura, Carga horária: 15

2019 - 2020

Prefeitura Municipal Estância Balneária Ilhabela

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40

2018 - 2019

Prefeitura Municipal Estância Balneária Ilhabela

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Leitura e Produção de Texto, Carga horária: 40

2018 - 2019

Prefeitura Municipal Estância Balneária Ilhabela

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Projeto em Arte e Cultura, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2019 - 01/2020

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura, Língua Portuguesa e Redação na Associação Cultural de Educação de Ilhabela - ACEI

  • 02/2019 - 01/2020

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 6° e 7° anos na Escola Municipal Eva do Nascimento Dias., Língua Portuguesa - 8º ano na Escola Municipal Paulo Renato.

  • 02/2018 - 01/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de texto do 6º ao 9º ano na Escola Municipal Mércia do Nascimento Dias., Projeto em arte e cultura do 1º ao 3º ano na Escola Municipal Mércia do Nascimento Dias.

2019 - 2020

Associação Cultural Educacional de Ilhabela

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura, LP e Redação, Carga horária: 20

2018 - 2018

Prefeitura Municipal de São Sebastião - SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa - 6º ano na Escola Municipal Cynthia Clique

2015 - 2017

Instituto Dom Orione

Vínculo: Professora Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Português e Reforço Escolar, Carga horária: 8

2014 - 2015

Agência Digital B-YOUNG

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Atendimento sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2013

Virtual Agência Digital

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 30

2010 - 2011

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Profissional, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio realizado junto aos alunos do Programa de Supletivo TELECURSO 2000