Maria Telma Cruz Costa
Tenho experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública. Trabalhei no período de 2006 a 2013 na Estratégia Saúde da Família como Técnica de Enfermagem. No período de 2005 a 2006 trabalhei na PREV Saúde no setor de Home Care e de 2002 a 2005 no Hospital Beneficência Nipo Brasileira da Amazônia na ala Hospitalar.
Informações coletadas do Lattes em 07/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Curso técnico/profissionalizante em Técnico de Enfermagem
2000 - 2001
Idiomas
Inglês
Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem de Saúde Pública.
Participação em eventos
Programa de Capacitação para Profissionais de Saúde do Hospital Barros Barreto. 2000. (Outra).
Treinamento em Prática Hospitalar - Clínica Médica (Fundação Santa Casa do Pará). 2000. (Outra).
Treinamento em Saúde Mental - Hospital de Clínicas Gaspar Viana. 2000. (Outra).
Curso de Informática. 2000. (Outra).
Curso de Recepcionista. 2000. (Outra).
Curso de Relações Humanas. 2000. (Outra).
Curso de Primeiros Socorros - CEMED. 1999. (Outra).
Curso de Cuidados Intensivos em Feridas Abertas e Ostomias. 1999. (Outra).
Treinamento em Aleitamento Materno. 1999. (Outra).
Treinamento em Sorologia Gestacional (APAE). 1999. (Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2006 - 2013
Programa Saúde da Família - PSFVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Enfermagem, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- Prestar atendimento à comunidade, na execução e avaliação dos programas de saúde pública, atuando nos atendimentos básicos a nível de prevenção e assistência. - Executar atividades de apoio, preparando os pacientes para consulta e organizando as chamadas ao consultório e o posicionamento adequado do mesmo; - Verificar os dados vitais, observando a pulsação e utilizando aparelhos de ausculta e pressão, a fim de registrar anomalias nos pacientes; - Realizar curativos, utilizando medicamentos específicos para cada caso, fornecendo esclarecimentos sobre os cuidados necessários, retorno, bem procede retirada de pontos, de cortes já cicatrizados; - Atender crianças e pacientes de dependem de ajuda, auxiliando na alimentação e higiene dos mesmos, para proporcionar-lhes conforto e recuperação mais rápida; - Prestar atendimentos de primeiros socorros, conforme a necessidade de cada caso; - Prestar atendimentos básicos a nível domiciliar; - Auxiliar na coleta de material para exame preventivo de câncer ginecológico; - Participar em campanhas de educação em saúde e prevenção de doenças; - Orientar e fornecer métodos anticoncepcionais, de acordo com a indicação; - Preencher carteiras de consultas, vacinas, aprazamento, formulários e relatórios; - Preparar e acondiciona materiais para a esterilização em autoclave e estufa; - Requisitar materiais necessários para o desempenho de suas funções; - Orientar o paciente no período pós-consulta; - Administrar vacinas e medicações, conforme agendamentos e prescrições respectivamente; - Identificar os fatores que estão ocasionando, em determinado momento, epidemias e surtos de doenças infecto-contagiosas, para atuar de acordo com os recursos disponíveis, no bloqueio destas doenças notificadas; - Acompanhar junto com a equipe, o tratamento dos pacientes com doenças infectocontagiosas notificadas para o devido controle das mesmas; - Colaborar com a limpeza e organização do local de trabalho; - Executar outras ativid
2003 - 2006
Prev saúde - Home CareVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Enfermagem, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atender pacientes de média e alta complexidade em home care. Atuar com atendimento aos pacientes, controlar e aplicar medicamentos, curativos, analisar prontuários e demais rotinas da área.
2002 - 2003
Hospital Beneficência Nipo Brasileira da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Enfermagem, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades: Explicar ao cliente o que será feito antes de cada atividade; Fazer diariamente anotações referentes aos cuidados prestados e ocorrências observadas; Comunicar ao enfermeiro as ocorrências observadas na seção; Atender campainhas, resolver problemas de sua competência e transferir os que não lhe competem; Acompanhar clientes para outras seções do hospital ou entidades de saúde quando solicitado; Arrolar e identificar a roupa e pertences do cliente; Receber, conferir, guardar e distribuir a roupa encaminhada pelo Serviço de Processamento de Roupas; Proporcionar recreação e banho de sol para o cliente; Preparar clientes, por ocasião de admissão, alta e transferência; Executar cuidados pós morte; Auxiliar no controle de material de consumo, permanente e equipamentos; Zelar pela limpeza, ordem e conservação dos materiais e ambiente; Manter limpo, em ordem, e ao alcance os objetos de uso individual do cliente de acordo com o grau de dependência; Preparar o cliente, material e ambiente para realização de exames e testes diagnósticos; Auxiliar o médico ou enfermeiro na realização de exames e tratamentos; Controlar a medicação psicotrópica; Organizar o material para troca na Central de Esterilização; Executar e checar prescrições médicas e de enfermagem de acordo com os Padrões e anotar os resultados dos seguintes procedimentos:
2001 - 2001
Laboratório Nossa Senhora de BelémVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recepcionista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atendimento
2000 - 2000
Hospital Universitário Betina de SousaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades na Sala de Curativos e Vacinação
2000 - 2000
Pronto Socorro Municipal de BelémVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividade na Sala de Vacinação
1999 - 1999
Unidade de Saúde Básica do GuamáVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividade na Sala de Imunização
1999 - 1999
centro social santo agostinhoVínculo: Estágio Extra Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades na sala de curativos
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Telma Cruz Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?