Francisco Cleiton da Rocha

Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente sou professor Associado II e lotado no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC/CCE/UFPI).

Informações coletadas do Lattes em 06/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais

2011 - 2015

Universidade Federal do Ceará
Título: Qualidade da água em reservatório artificial em região semiárida a partir de atributos físicos, quimicos e biológicos
, Ano de obtenção: 2015. Eunice Maia de Andrade.

Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

2005 - 2007

Universidade Federal do Ceará
Título: Análise Geoambiental do Município de Viçosa do Ceará
, Ano de Obtenção: 2007.Vládia Pinto Vidal de Oliveira.Palavras-chave: Diagnóstico Ambiental; Analise Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Degradação Ambiental; Plano de Manejo; Zoneamento Ambiental. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Geocartografia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Fotogeografia (Físico-Ecológica). Setores de atividade: Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional.

Graduação em CIENCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA)

1998 - 2003

Universidade Federal do Ceará
Título: Licenciatura
Orientador: Ana de Fátima Fontenele Urano Carvalho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Ciencias Biologicas

1998 - 2003

Universidade Federal do Ceará
Título: Avaliação do Potencial da Macroalga Marinha Vermelha Gracilaria domingensis como fonte de Fibra Dietética com propriedade Hipocolesterolemizante
Orientador: Ana de Fátima Urano Carvalho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2023 - 2023

Gestão de Equipes em Trabalho Remoto. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: ANALISE GEOAMBIENTAL.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: FICOLOGIA.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: ensino de ciências.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Organização de eventos

ROCHA, FRANCISCO CLEITON . IV Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo. 2023. (Outro).

ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Seminário de Introdução ao PIBID e PRP. 2023. (Outro).

ROCHA, FRANCISCO CLEITON . V Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI). 2023. (Outro).

Rocha, Francisco Cleiton da . Curso de iniciação a Docência - modalidade atualização. 2019. (Outro).

DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON . II SIMPOSIO DE COORDENADORES DO PIBID DA UFPI - SIMCOP. 2017. (Outro).

Rocha, Francisco Cleiton da . IV Semana da biologia. 2010. (Outro).

Rocha, Francisco Cleiton da . IV Semana do meio ambiente. 2010. (Outro).

Rocha, Francisco Cleiton da . III Semana de Integração Biológicas. 2010. (Outro).

Participação em eventos

Curso de Iniciação a Docência.Curso de iniciação a docência. 2021. (Outra).

20 Anos do pronera e educação do campo do piaui.Proposta de estratégias de leitura para alunos da escola familia agricola do soinho. 2019. (Outra).

20 Anos do PRONERA e Educação do Campo do Piauí.20 Anos do pronera e educação do campo no piauí. 2019. (Outra).

III Simpósio de Coordenadores do PIBID.Refletindo sobre as práticas formativas no âmbito do PIBID. 2019. (Simpósio).

I Seminário da Residência Pedagógica.I Seminário da Residência Pedagógica (I SERP). 2019. (Seminário).

II FORUM ESTADUAL DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BASICA DO PIAUI.Mesa Redonda - " As instituições de ensino superior /Forum permanente de apoio a formaçao docente do estado do piaui. 2018. (Outra).

XXII Seminário Internacional Integrador da Rede PRODEMA.Avaliação dos trabalhos. 2018. (Seminário).

II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido.Estudo de bioindicadores como subsídio à qualidade da água do reservatório Orós. 2015. (Simpósio).

II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido.Comunidades de Macrofitas aquaticas em lagoas urbanas no semiárido cearense. 2015. (Simpósio).

III Encontro de Iniciação à Docência da UFPI.Coordenado a sessão de comunicação oral da área de Biologia. 2014. (Encontro).

I Simpósio de Coordenadores do PIBID da UFPI (SIMCOP-UFPI).Realizações do PIBID biologia na região do gurguéia. 2014. (Simpósio).

I Simposio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido - SBRNS.COMPOSIÇÃO DA COMUNIDADE DE MACRÓ FITAS AQUÁTICAS DO RESERVATÓRIO ORÓS. 2013. (Simpósio).

I Simpósio Regional de Diversidade Biológica.LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA ICTIOFAUNA NO RIACHO GROTÃO EM BOM JESUS-PI. 2013. (Simpósio).

V Enforsup Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro Oeste d de Formação Docente e Educação Superior.PIBID: CONTRIBUIÇÕES DO EIXO DA MONITORIA NO ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA E FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DE BIOLOGIA. 2013. (Encontro).

64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2012. (Outra).

I Fórum de licenciatura da ufpi - desafios e perspectivas na formação docente.I FORUM DE LICENCIATURA DA UFPI - DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2012. (Outra).

Seminário de Docência.Seminário de Docência da UFPI. 2012. (Seminário).

I Encontro de cursos de Ciências Biológicas da UFPI.Técnicas Didáticas para o ensino de ciencias e biologia. 2011. (Encontro).

v semana de biologia ufpi-cpce.Tecnicas didáticas para o ensino de ciências biológicas da UFPI. 2011. (Encontro).

I Congresso brasileiro de educação ambiental aplicada e gestao territorial. OFICINAS SOBRE QUALIDADE DE AGUA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DE BARROCAS LOCALIZADA NO ENTORNO DO ACUDE OROS , CEARA. 2010. (Congresso).

I Encontro das Ciências Florestais e Biológicas sobre saúde e meio ambiente da UFPI.Educação ambiental no âmbito escolar.. 2010. (Encontro).

IV Semana de Biologia.coordenado a IV Semana de biologia. 2010. (Outra).

Congresso Internacional sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente. 2002. (Congresso).

XX Encontro Universitário de Iniciação a Pesquisa.Avaliação do Potencial da Alga Gracilaria domingensis Como Fonte de Fibra Dietética com Propriedade de Reduzir o Colesterol Plasmático.. 2002. (Encontro).

XIV Encontro Universitário de Iniciação a Pesquisa.Variação Sazonal da Composição Química da Macroalga Marinha Vermelha Gracilaria domingensis. 2000. (Encontro).

XVIII Encontro Universitário de Iniciação a Pesquisa.Caracterização Nutricional das Macroalgas do Gênero Gracilaria da Costa Cearense. 1999. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: GEOVANE BARBOSA REINALDO COSTA

ROCHA, F. C.; LOPES, F. B.; SOUSA BATISTA;ROCHA, FRANCISCO CLEITON. PROCESSOS HIDROSSEDIMENTOLÓGICOS E BALANÇO EMERGÉTICO EM DIFERENTES NÍVEIS DE CONSERVAÇÃO EM REGIÃO SEMIARIDA. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Janaina Castro de Mendonça

GUERREIRO, L. C.; LOPES, F. B.;DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON. DINÂMICA DE ATRIBUTOS LIMNOLÓGICOS E USO DE SENSORIAMENTO REMOTO PARA ESTIMAR AS CONCENTRAÇÕES DE CLOROFILA-a EM RESERVATÓRIO NO SEMIÁRIDO. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisco Josivan de Oliveira Lima

Rocha, Francisco Cleiton da. Variabilidade espacial e temporal da qualidade das águas em reservatório da região semiárida. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Jullio da Costa Batista Parente

Ferreira, Crisanto Medeiros de Lima;Rocha, Francisco Cleiton da. Detecção de habitos de criação de animais da fauna silvestre em uma escola de ensino fundamental no bairro santo amaro em fortaleza. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Erica Verusca Batista de Brito

Rocha, Francisco Cleiton da. DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCACIONAIS. 2021.

Aluno: Antônia Bruna Sousa Nascimento

ROCHA, FRANCISCO CLEITON; OLIVEIRA, F. C. S.; VELOSO, C.. ?RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CITOLOGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Erica Verusca Batista de Brito

Rocha, Francisco Cleiton da; OLIVEIRA, F. C. S.; FONTES, L. S.. DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCACIONAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Erica Verusca Batista de Brito

ROCHA, F. C.;ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Elaboração de material didatico. 2021.

Aluno: Antônia Bruna Sousa Nascimento

ROCHA, F. C.;ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Elaboração de material didático de botânica. 2021.

Aluno: Marcela da Silva Noleto

ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Elaboração de material didático de cîências. 2021 - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: ERIVELTON ALVES REINALDO

ROCHA, F. C.;ROCHA, FRANCISCO CLEITON. elaboração de material didatico de biologia em escolas do campo. 2021 - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria da Conceição Gomes Santos

ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Elaboração de material didatico em escolas do campo. 2021 - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Marcela da Silva Noleto

Rocha, Francisco Cleiton da; OLIVEIRA, F. C. S.; VELOSO, C.. ?ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE PESQUISAS DE MATERIAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS SURDOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Constancia Gomes de Oliveira Neta

ROCHA, F. C.;DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON. O ensino de biologia no cotidiano dos estudantes nas escolas familias agricolas do baixao do carlos. 2018.

Aluno: Agripino Filomeno Rocha Filho

DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON. O uso de atividades experimentais nas salas de aulas de quimica. 2018.

Aluno: Isabel Maria de Carvalho Amorim

DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Uso de jogos e modelos didaticos no ensino de zoologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Delma Silva Sousa

DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Atividades ludicas como estratégias em educação sexual no ambito escolar. 2017.

Aluno: Auviete Maria Pereira de Sousa

DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Segurança laboratorial e gerenciamento de residuos laboratoriais : analises de artigos de revistas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Mariza Ferreira de Sá

Rocha, Francisco Cleiton da. Jogo " Par ideal" - uma proposta ludica para favorecer aprendizagem no ensino de briófitas e pteridófitas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Uedras Macêdo Pessoa

Rocha, Francisco Cleiton da. Promovendo educação ambiental voltada para a conservação do ecossistema cerrado no municipio de Palmeira do Piaui-PI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Janderson Maia de Andrade

Rocha, Francisco Cleiton da. A problematização do aborto entre estudantes de escolas publicas da cidade de bom jesus-pi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Brisa Guimarães Costa

Rocha, Francisco Cleiton da; AURICCHIO, P.. Contribuição ao conhecimento da ictiofauna do alto/medio rio gurgueia, sul do piaui e respectiva contextualização do conhecimento de ciencias e biologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Francisco Junior Sousa Feitosa

Rocha, Francisco Cleiton da. Composição e caracterização de angiospermas em cerrado sensus stricto, Bertolínia-Piaui. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Concurso público para professor substituto da UFPI Edital 02/2015 - CPCE/UFPI, de 21.05.2015, DOU de 22.05.2015. 2015. Universidade Federal do Piauí.

Rocha, Francisco Cleiton da. Comissão científica - 20 anos do pronera e educação do campo do piaui. 2019. Universidade Federal do Piauí.

DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Revisor Ad Hoc III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais. 2017.

Rocha, Francisco Cleiton da. Comissão Permanente de Avaliação Docente - CPAD. 2016. Universidade Federal do Piauí.

DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Parecerista do XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. 2016. Universidade Federal do Piauí.

DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Parecerista do XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. 2016. Universidade Federal do Piauí.

DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Parecerista do XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. 2016. Universidade Federal do Piauí.

ROCHA, FRANCISCO CLEITON. Comissão Científica - durante o I Congresso Regional de Atenção Primária em Saúde do Vale do Gurguéia - (CRAPS): Uma Abordagem Multiprofissional & I Fórum de Políticas Ambientais. 2016.

Rocha, Francisco Cleiton da. revisor Ad Hoc dos artigos II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido - SBRNS. 2015. Universidade Federal do Ceará.

Rocha, Francisco Cleiton da. Parecerista do V EREBIO - Encontro Regional de Ensinio de Biologia. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rocha, Francisco Cleiton da. "O pibid na formação da identidade docente: a construção de competencias articulando o fazer e o refletir". 2012. Universidade Federal do Piauí.

Orientou

Janderson Maia de Andrade

A percepção dos alunos do ensino médio sobre as principais questões éticas; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Uedras Macêdo Pessoa

Promovendo a Educação Ambiental nas Escolas Públicas da Cidade de Palmeiras - PI; ; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Zezita Costa dos Santos Filha

Educação ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciencias biologicas) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Francisco Cleiton da Rocha

Supervisor de Campo em Estágio Obrigatório; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Marynez dos Santos Ferreira

Proposta de um programa de educação ambiental para a conservação da mata ciliar do Rio Gurguéia; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Larice Matos Fonseca

A questão ambiental no município de Bom Jesus-pI; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jamaica da Costa Oliveira

Elaboração de manual de aulas práticas para o ensino de genética; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Waltermaria Helena da Luz

A problemática da poluição da água subterrânea no município de Bom Jesus-PI; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Tathiane Alves Fernandes

Proposta de um programa de educação ambiental para a conservação do riacho da barra verde, afluente do Rio Gurguéia; ; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Débora de Albuquerque Pereira

Elaboração de manual de aulas práticas para o ensino de zoologia; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Samanta Torres Pinheiro

Produção de modelos biológicos para o ensino da genética; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Evandro Ribeiro Borges

O Teatro como ferramenta de educação ambiental no ambiente escolar; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mariza Ferreira de Sá

Elaboração de manual de aulas práticas para o ensino da botânica; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mayla Lorena de Sousa Carvalho

Produção de modelos biológicos para o ensino da zoologia; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jordana da silva Fonseca

Elaboração de aulas práticas para o ensino de ciências; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Dalma Matias Maia

Produção de modelos biológicos para o ensino da botânica; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Allane Alves Rodrigues

Elaboração de jogos didaticos com a utilização de material reciclavel; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Milena Ilma Matos da Luz

Elaboração de manual de aulas práticas para o ensino de ecologia; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Francisca Maria Lago de Lima

Elaboração de aulas práticas para o ensino de embriologia; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rejane Abade Pereira

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

ANTONIO FRANCISCO DE LISBOA FILHO

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Wennes Moreira Saraiva

Programa Instituicional de Bolsa de Iniciação à Docência; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Stella Indira Rocha Lobato

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marcos Vinicius de Sousa

Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Piauí; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jullio da Costa Batista Parente

Detecção de hábitos de criação de animais da fauna silvestre em uma escola de ensino fundamental no bairro santo amaro em Fortaleza; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Juliano dos Santos Melo

USO DE AGROTÓXICOS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO DE TIMON (MA); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

FABRÍCIO WILLIAMS DE SOUSA SILVA

EDUCAÇÃO PARA ÁGUA: PROPOSTA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM COMUNIDADES DO CAMPO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Wesley Costa Bezerra

ATIVIDADES PEDAGÓGICOS SOBRE AGROTÓXICOS EM ESCOLA CAMPESINA, TIMON, MA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Delma Silva Sousa

ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA EM EDUCAÇÃO SEXUAL NO ÂMBITO ESCOLAR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Giovane Lopes de Oliveira

Proposta de atividades lúdicas como instrumento de educação ambiental para a conservação do riacho palmeirinha; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Mariza Furtado dos Santos

Reutilização de garrafas pet: subsidio à educação ambiental na unidade ecolar José Francisco de Miranda; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Mariza Ferreira de Sá

Jogo " Par ideal" - uma proposta ludica para favorecer aprendizagem no ensino de briófitas e pteridófitas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Evandro Ribeiro Borges

Promovendo ações de educação ambiental: subsídio ao uso racional da água; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Zezita Costa dos Santos Filha

Promovendo a educação ambiental nas escolas públicas do município de bom jesus-pi: a bacia hidrográfica do rio gurguéia como tema gerador; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Janderson Maia de Andrade

A problematização do aborto entre estudantes de escolas publicas do municipio de Bom Jesus-PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Isabel Cristina do Nascimento de Davi

Promovendo oficinas de educação ambiental para escolas de educação infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Uedras Macêdo Pessoa

Promovendo oficinas de educação ambiental em escolas publicas do municipio de Palmeiras do Piaui-PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Estágios supervisionado

Supervisor(a) de Campo em Estágio Obrigatório; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Antônia Pereira Macedo

Apoio Pedagógico; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Norberto Matias de Oliveira Neto

Monitoria; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Lucas de Almeida

Lucas de Almeida; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Elisangela Martins Silva Guimaraes

Monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Rejane Pereira Abade

Monitoria da Disciplina de Didática Geral 2011; 1; 2011; Orientação de outra natureza; (ciencias biologicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Maria José Lira dos Santos

Monitoria da Disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia; 2011; Orientação de outra natureza; (ciencias biologicas) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Jucimara Barros Brito

Monitoria da Disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia; 2011; Orientação de outra natureza; (ciencias biologicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Caroline Ferreira de Sousa

Monitoria da Disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia; 2011; Orientação de outra natureza; (ciencias biologicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Francisco Junior de Sousa

Monitoria da Disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia; 2011; Orientação de outra natureza; (ciencias biologicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Raisma Nathana Nunes

Monitoria; 2011; Orientação de outra natureza; (ciencias biologicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Jocyleidy Ribeiro dos Santos

Monitoria; 2011; Orientação de outra natureza; (ciencias biologicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Francisco Cleiton da Rocha;

Produções bibliográficas

  • ROCHA, F. C. ; ROCHA, FRANCISCO CLEITON . REVISTACADERNOPEDAGÓGICO?StudiesPublicaçõesLtda.ISSN:1983-0882Page1REVISTACADERNOPEDAGÓGICO?StudiesPublicaçõeseEditoraLtda.,Curitiba,v.22,n.9,p.01-20.2025.Diagnóstico socioambiental e econômico da comunidade soinho ?Teresina (PI): desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. 01-20, 2025.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; SOARES, REIJANE MARIA DE FREITAS ; FERREIRA, GABRIEL NUNES LOPES ; SANTOS, LIDIANY PEREIRA DOS ; SILVA, ELISSANDO ROCHA DA . Formacão docente e integração teoria-prática: experiências da residência pedagógica na UFPI (2022-2024). CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e19923, 2025.

  • SILVA, RUBENS LEONAN MORAIS DA ; Rocha, Francisco Cleiton da ; SILVA, ELISSANDO ROCHA DA . Educação do campo e agrotóxicos: experiências pedagógicas em ciências da natureza na Comunidade Vertente, Timon (MA). CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e17480-01, 2025.

  • MEIRELES, A. C. M. ; ANDRADE, EUNICE MAIA ; DE ANDRADE, EUNICE MAIA ; LOPES, F. B. ; Rocha, Francisco Cleiton da ; LIMA, F. J. O. . SPATIO-TEMPORAL DYNAMICS OF TOXIC CYANOBACTERIA IN AN ARTIFICIAL LAKE IN THE BRAZILIAN SEMI-ARID REGION. Revista Caatinga , v. 35, p. 423-435, 2022.

  • DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON ; DE ANDRADE, EUNICE MAIA ; LOPES, FERNANDO BEZERRA ; DE PAULA FILHO, FRANCISCO JOSÉ ; FILHO, JOSÉ HAMILTON COSTA ; DA SILVA, MERIVALDA DOROTEU . Physical-chemical determinant properties of biological communities in continental semi-arid waters. Environmental Monitoring and Assessment (Print) , v. 188, p. 489, 2016.

  • ROCHA, FRANCISCO CLEITON ; ANDRADE, EUNICE MAIA ; LOPES, FERNANDO BEZERRA . Water quality index calculated from biological, physical and chemical attributes. Environmental Monitoring and Assessment (Print) , v. 187, p. 4163-4177, 2015.

  • carvalho, 2009 ; MARTINS, Fabricio Sousa ; Rocha, Francisco Cleiton da . Physiological and physico-chemical characterization of dietary fibre from the green seaweed Ulva fasciata Delile. Brazilian Journal of Biology , v. 69, p. 969-977, 2009.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; Melo, K.R.A (Org.) . CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUSTENTABILIDADE V SEMINÁRIO INTEGRADOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CCE/UFPI. 1. ed. Teresina (PI): Academica Editorial, 2024. v. 01. 126p .

  • MATOS, D. D. (Org.) ; ROCHA, F. C. (Org.) ; Rocha, Francisco Cleiton da (Org.) . Anais do VII Encontro de Iniciação à Docência (ENID) e do IV Seminário de Residência Pedagógica (SERP). 1. ed. Teresina (PI): Editora da Universidade Federal do Piauí ? EDUFPI, 2023. v. 01. 2495p .

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; MEDEIROS, M.J.L (Org.) . FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA EDUCATIVA. 1. ed. Teresina (PI): Editora da Universidade Federal do Piauí ? EDUFPI, 2022. v. 01. 294p .

  • ROCHA, FRANCISCO CLEITON ; PARENTE, J. C. B. (Org.) . Educação ambiental na perspectiva de transformação do cotidiano: relações sociedade -natureza. 1. ed. Recife-PE: Imprima, 2015. v. 1. 208p .

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; SANTOS, L. S. B. ; NERIS, R. M. A. C. . Atividades Pedagógicas no Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres do Campo. In: Fabrícia de Castro Silva, Maurício Fernandes da Silva, Michelli Ferreira dos Santos. (Org.). ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES DO CAMPO. 1ed.Teresina(PI): Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI, 2022, v. 1, p. 149-157.

  • DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON ; RODRIGUES, H. C. . Ensino de Zoologia dos Invertebrados: Literatura de cordel como ferramenta didática. In: Maria Jaislanny Lacerda e Medeiros; Catarina de Bortoli Munhae; Sandra Regina de Sousa Cardoso; Francisco Cleiton da Rocha. (Org.). Formação de professores e Prática Educativa na Área de Ciências da Natureza. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2022, v. 01, p. 75-90.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Contribuições do PIBID na formação inicial de licenciandos da Educação do Campo. In: Antonia Dalva Franca Carvalho. (Org.). O PIBID como lócus de formação integral de professores. 1ed.Teresina PI: EDUFPI, 2021, v. 1, p. 55-62.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Contribuições do PIBID na formação inicial de licenciandos da Educação do Campo. In: Antonia Dalva Franca Carvalho. (Org.). O PIBID como lócus de formação integral de professores. 1ed.Teresina PI: EDUFPI, 2021, v. 1, p. 55-62.

  • ROCHA, FRANCISCO CLEITON ; OLIVEIRA, V. P. V. ; BEZERRA, C. L. F. . Análise Geoambiental do Município de Viçosa do Ceará. In: Matos, Fábio de Oliveira; Ribeiro, Germano de Oliveira; Vasconcelos, Francisco Herbert Lima; Ana Karina Cavalcante Holanda. (Org.). ANÁLISE GEOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA DO CEARÁ. 1ed.Campinas SP: Pontes Editores, 2019, v. 1, p. 67-80.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; Antonia Dalva Franca . Utilização de materiais recicláveis para a produção de recursos didáticos no ensino de ciencias e biologia. In: Antonia Dalva França Carvalho; Mário Gomes dos Santos;Mônica Maria M. R. de Castro. (Org.). CONVERSAS PEDAGÓGICAS: TEXTOS E CONTEXTOS DA DOCENCIA. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2013, v. 1, p. 1-200.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Educação ambiental para a água: contribuições à educação das comunidades do entorno do reservatório Orós. In: Antonia Dalva França-Carvalho; Cássio Henrique Ribeiro Martins; Érica Pires Conde ;Heloíza Ribeiro de Sena Monteiro. (Org.). Estratégias de ensino: propostas multidisciplinares de Aprendizagens significativas. 1ed.Teresina-PI: Edições UFPI, 2013, v. 1, p. 1-150.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; Antonia Dalva Franca . Realizações do PIBID na unidade educacional José Lustosa Elvas Filho. In: antonia dalva franca carvalho. (Org.). O PIBID na formação para o trabalho docente: enfoques pragmáticos. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2012, v. 1, p. 1-200.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . EDUCAÇÃO PARA A ÁGUA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES LÚDICAS EM ESCOLAS DO CAMPO. In: III SIMCOP/2019: 'Refletindo sobre as práticas formativas no âmbio do Pibid', 2019, Teresina. ANAIS III SIMCOP/2019: "Refletindo sobre as práticas formativas no âmbio do Pibid", 2019. v. 1.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . A construtrução de horta orgânica e composteira no ensino fundamental como instrumento de educação ambiental. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais - Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste. Vitória da conquista, 2015. v. 1.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Aplicação de Jogos didáticos como metodologia para o ensino de ciências. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitória da Conquista - BA. Anais - VI Encontro Regional de Ensino de Biologia -. Vitória da Conquista, 2015. v. 1.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Comunidades de Macrófitas aquáticas em lagoas urbanas no semiárido cearense. In: II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do semiárido, 2015, Quixadá - CE. Anais - II SBRNS, 2015. v. 1.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Estudo de bioindicadores como subsídio a qualidade da água do reservatório orós. In: II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturias do semiárido - II SBRNS, 2015, Quixadá - CE. http://sbrns2015.blogspot.com.br/p/anais-do-ii-sbrns-2015.html, 2015. v. 1.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Estratégias didáticas utilizadas pelo pibid no ensino de ciências : trabalhando o meio ambiente. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande - PB. Anais - II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2015. v. 1.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Estratégias didáticas: um recurso prático para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de zoologia. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande - PB. Anais - II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2015. v. 1.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Promovendo atividades relacionadas à higiene pessoal no ensino fundamental. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande-PB. Anais - II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2015. v. 1.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Sustentabilidade ambiental: sensibilizando alunos do ensino fundamental. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande-PB. http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/anais.php, 2015. v. 1.

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Confecção de pufes com a utilização de garrafas PETs: instrumento para a promoção da educação ambiental na unidade educacional José Lustosa Elvas Filho. In: VI - Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste, 2015, Vitoria da Conquista. Anais - VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2015. v. 1.

  • PEREIRA, D. A. ; Rocha, Francisco Cleiton da . Pibid - biologia: aplicação de dinâmicas de grupo para prevenção das drogas na unidade educacional Araci Lustosa. In: III Encontro de Iniciação à Docência da UFPI, 2014, Teresina -PI. O desafio e a paixao de ensinar, aprender e experimentar os saberes da docência. Teresina - PI, 2014.

  • CUNHA, P. R. ; ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Ascensão do jogo didático sobre aracnideos venenosos: perspectivas e contribuições para o ensino de ciências. In: I Encontro muldisciplinar do CPCE. I seminário de Pós-Graduação da UFPI, 2014, Bom Jesus-PI. I Encontro muldisciplinar do CPCE. I seminário de Pós-Graduação da UFPI, 2014. v. 1. p. 523-527.

  • MENDES, F. C. ; ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Pesquisa vocacional: direções juvenis para o processo de escolha da profissão. In: III Encontro de Iniciação à Docência da UFPI, 2014, Teresina -PI. O desafio e a paixao de ensinar, aprender e experimentar os saberes da docência, 2014. v. 1.

  • FERREIRA, J. S. ; ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Coleta Seletiva na escola: subsídios à leitura e escrita. In: III Encontro de Iniciação à Docência da UFPI, 2014, Teresina -PI. O desafio e a paixao de ensinar, aprender e experimentar os saberes da docência, 2014. v. 1.

  • LAGO, T. S. ; ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Aplicação de atividades pedagógicas sobre a reciclagem na escola municipal floresta moderna em Bom Jesus-PI. In: I Encontro muldisciplinar do CPCE. I seminário de Pós-Graduação da UFPI, 2014, Bom Jesus-PI. I Encontro muldisciplinar do CPCE. I seminário de Pós-Graduação da UFPI, 2014. v. 1. p. 416-420.

  • ARAUJO, D. J. ; ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Oficina de confecção de 'puffs' com a utilização de garrafas pets na unidade educacional Jose Lustosa Elvas Filho. In: III Encontro de Iniciação à Docência da UFPI, 2014, Teresina -PI. O desafio e a paixao de ensinar, aprender e experimentar os saberes da docência, 2014. v. 1.

  • ROCHA, F. C. ; FERNANDES, U. L. ; MATIAS, L. Q. ; Rocha, Francisco Cleiton da . Composição da comunidade de macrófitas aquáticas do reservatório orós. In: I simposio Brasileiro de Recursos Naturais do semiárido - SBRNS, 2013, Iguatu-CE. Pesquisa e Transferência de Tecnologia Contextualizada ao Semiárido. Fortaleza: MASSA/UFC, 2013. ., 2013. v. v. 1. p. p. 1-7.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; FERREIRA, M. S. ; LIMA, F. M. L. ; MAIA, D. M. . Pibid-biologia: propostas de práticas pedagógicas sobre educação sexual. In: V ENFORSUP - Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 2013, Teresina-PI. O cenário Docente na Educação Superior no Seculo XXI: perspectivas e desafios contemporâneos, 2013. v. v.1.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; RODRIGUES, A. A. ; OLIVEIRA, A. S. ; SILVA, J. G. C. E. . Pibid ? biologia: desenvolvendo dinâmicas para a educação sexual. In: V ENFORSUP - Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 2013, Teresina-PI. O cenário Docente na Educação Superior no Seculo XXI: perspectivas e desafios contemporâneos, 2013. v. V.1.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; LIMA, F. M. L. ; MAIA, D. M. ; FONSECA, J. S. . Pibid- biologia: conscientizando sobre a problemática do lixo na cidade de bom jesus-pi. In: V ENFORSUP - Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 2013, Teresina-PI. O cenário Docente na Educação Superior no Seculo XXI: perspectivas e desafios contemporâneos, 2013.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; FONSECA, L. M. ; CARVALHO, M. L. S. ; FERNANDES, T. A. . Pibid-biologia: proposta de uso de jogos didáticos com enfase na biodiversidade faunística do ecótono cerrado-caatinga. In: V ENFORSUP - Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 2013, Teresina-PI. O cenário Docente na Educação Superior no Seculo XXI: perspectivas e desafios contemporâneos, 2013.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; PEREIRA, D. A. ; SA, M. F. ; ARAUJO, D. J. . Pibid-biologia: proposta de aulas práticas de botânica no auxilio do ensino de ciências. In: V ENFORSUP - Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 2013, Teresina-PI. O cenário Docente na Educação Superior no Seculo XXI: perspectivas e desafios contemporâneos, 2013.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; SOUSA, M. V. ; LOBATO, S. I. R. ; LUZ, M. I. M. . Pibid: contribuições do eixo da monitoria no ensino de ciencias e biologia e formação inicial dos licenciandos de biologia. In: V ENFORSUP - Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 2013, Teresina-PI. O cenário Docente na Educação Superior no Seculo XXI: perspectivas e desafios contemporâneos, 2013.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; MAIA, D. M. ; LIMA, F. M. L. . Pibid - biologia: atividades pedagógicas com enfase na temática do bullyng. In: V ENFORSUP - Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 2013, Teresina-PI. O cenário Docente na Educação Superior no Seculo XXI: perspectivas e desafios contemporâneos, 2013.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; LOBATO, S. I. R. ; LUZ, M. I. M. ; SOUZA, M. V. . Análise das ações do programa ?Mais Educação? na Unidade Escolar José Lustosa. In: V ENFORSUP - Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 2013, Teresina-PI. O cenário Docente na Educação Superior no Seculo XXI: perspectivas e desafios contemporâneos, 2013.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; PEREIRA, B. A. ; ABADE, R. P. ; SA, M. F. . Pibid-biologia: propostas de práticas pedagógicas sobre educação sexual. In: V ENFORSUP - Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 2013, Teresina-PI. O cenário Docente na Educação Superior no Seculo XXI: perspectivas e desafios contemporâneos, 2013.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; SA, M. F. ; PEREIRA, D. A. ; PEREIRA, B. A. . Pibid-biologia: propostas de atividades pedagógicas com ênfase no ensino de briófitas e pteridófitas. In: V ENFORSUP - Encontro Inter-regional Norte, Nordeste e Centro Oeste de Formação Docente para a Educação Superior, 2013, Teresina-PI. O cenário Docente na Educação Superior no Seculo XXI: perspectivas e desafios contemporâneos, 2013.

  • QUEIROZ, M. B. A. ; ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Intervenção na escola: da confecção de um brinquedo artesanal para o processo de ensino aprendizagem. In: VII Semana de Biologia- Educação para a Sustentabilidade, 2014, Bom Jesus-PI. VII Semana de Biologia- Educação para a Sustentab, 2014.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; PEREIRA, B. A. ; AURICCHIO, P. ; SOUSA, M. V. ; LOBATO, S. I. R. ; PEREIRA, D. A. . Levantamento e caracterização da ictiofauna no riacho grotão em bom jesus-pi. In: I Simpósio Regional de Diversidade Biológica, 2013, Parnaiba-PI. A vida sob o olhar de várias ciências, 2013.

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; SA, M. F. ; AURICCHIO, P. . Predominância de peixes em duas localidades do sul do piauí. In: I Simpósio Regional de Diversidade Biológica, 2013, Parnaiba-PI. A vida sob o olhar de várias ciências, 2013.

  • DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Atuação do PIBID em escolas estaduais de Bom Jesus-PI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Desenvolvimento de oficinas pedagógicas com ênfase na prática dos três R. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Utilização de atividades didáticas como estratégia de educação sexual na adolescência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DA ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Atividades ludicas como estrategias de educação ambiental para a conservação do rio gurgueia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Qualidade da educação: Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, F. C. ; SOUSA, M. V. ; Rocha, Francisco Cleiton da . Produção de modelos didáticos para o ensino de biologia na Unidade Educacional José Lustosa Elvas Filho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; SANTOS, C. V. . Proposta de práticas pedagógicas na promoção da Educação Sexual na Unidade Escolar José Lustosa Elvas Filho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; ABADE, R. P. . Projeto ?Horta na Escola? na Unidade Escolar José Lustosa Elvas Filho, na cidade de Bom Jesus. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; LOBATO, S. I. R. . Proposta de Jogos biológicos no ensino de ciências e biologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; SARAIVA, W. M. . Promovendo atividades educativas evidenciando a coleta seletiva na Unidade Educacional José Lustosa Elvas Filho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, F. C. ; SOUSA, M. V. ; LOBATO, S. I. R. ; Rocha, Francisco Cleiton da . Realizações do pibid na unidade educacional josé lustosa elvas filho, bom jesus-pi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; SANTOS, C. V. . Promovendo Educação Sexual na Unidade Escolar José Lustosa Elvas Filho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Rocha, Francisco Cleiton da ; PEREIRA, B. A. . Percepção Ambiental do Ecossistema Cerrado na Unidade Educacional José Lustosa Elvas Filho no município de Bom Jesus-PI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Educação ambiental nas escolas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Rocha, Francisco Cleiton da . Oficinas sobre qualidade de agua: uma proposta de educação ambiental na comunidade de barrocas localizada no entorno do acude oros , ceara. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, FRANCISCO CLEITON . II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido - SBRNS 2015 (revisor Ad Hoc).

Outras produções

Rocha, Francisco Cleiton da . Parecerista do V Erebio - Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2013.

Rocha, Francisco Cleiton da . II ENID: II Encontro de Iniciação à Docência. 2012.

Rocha, Francisco Cleiton da . curso de iniciação a docência na modalidade formação. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Rocha, Francisco Cleiton da . Educação ambiental - lixo gerando novos produtos , proposta de atividades ludicas com materiais reaproveitados. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Rocha, Francisco Cleiton da . Educação Ambiental para a agua - proposta de atividades ludicas para o uso sustentável dos recursos hidricos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Rocha, Francisco Cleiton da . proposta de atividades ludicas para a educação sexual de jovens e adolescentes das escolas do campo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Rocha, Francisco Cleiton da . educação ambiental - lixo gerando novos produtos , propostas de atividades ludicas com materias reaproveitaveis. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Rocha, Francisco Cleiton da . Educação ambiental:formação de uma rede entre escolas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Educação ambiental: formação de uma rede entre escolas. 2015. .

ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Educação Ambiental para o ensino fundamental. 2015. .

ARAUJO, D. J. ; ROCHA, FRANCISCO CLEITON . Construção de puffs sustentáveis com a utilização de pneus e garrafas pets. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Rocha, Francisco Cleiton da . Promovendo Oficinas Educativas como Estratégia de Educação Ambiental para a Conservação do Ecossistema Cerrado. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Rocha, Francisco Cleiton da . Oficinas Pedagógicas com a utilização de Jogos Biológicos: ferramentas que favorecem o ensino de ciências e biologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Rocha, Francisco Cleiton da . Promovendo a Coleta Seletiva na Unidade Escolar José Lustosa Elvas Filho, Município de Bom Jesus-PI. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Rocha, Francisco Cleiton da . Proposta de Oficinas Pedagógicas com a Utilização de Materiais Recicláveis para a Produção de Modelos Biológicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Rocha, Francisco Cleiton da . Técnicas Didáticas para o ensino de ciencias e biologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Rocha, Francisco Cleiton da . Bioindicadores de qualidade de Agua. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas:- Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia - (carga horaria: 60 horas/aula);- Didática Geral - (carga horaria: 60 horas/aula);- Estágio Supervisionado I - (carga horaria: 75 horas/aula);- Estágio Supervisionado II - (carga horaria: 90 horas/aula);

2023 - 2024

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Lic em Educação campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - 2024

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coord Institucional Prog Residência Pedagógic, Carga horária: 40

2023 - 2024

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão de Governança do PIBID E PRP, Carga horária: 40

2022 - 2024

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE, Carga horária: 40

2022 - 2024

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura, Carga horária: 40

2022 - 2024

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão de Governança Setorial, Carga horária: 40

2021 - 2024

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão de Avaliação Setorial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro da Comissão Própria de Avaliação Setorial do Centro de Ciências daEducação Professor Mariano da Silva Neto

2022 - 2023

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sub Coord Educação do Campo, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Sub Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo

2022 - 2022

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Orientador Residência Pedagógica, Carga horária: 40

2021 - 2021

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão Eleitoral, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro Comissão Eleitoral para coordenar as Eleições para escolha do(a) Coordenador(a) e Subcoordenador(a) do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Centro de Ciências da Educação ?Prof. Mariano da Silva Neto? ? CCE, para o biênio 2021-2023.

2021 - 2021

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão Eleitoral para coordenar as Eleições, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2021

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Área do PIBID, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Comissão de Governança Setorial (CGS), do Centro de Ciências da Educação ?Prof. Mariano da Silva Neto? ? CCE/UFPI.

  • 02/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação.Cargo ou função, Composição do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

  • 04/2017

    Ensino, Educação do Campo - Ciências da Natureza, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Biologia; Anatomia e Fisiologia Humana; Estágio Supervisionado

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Professora Cinobelina Elvas.Linhas de pesquisa

  • 04/2016 - 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Professora Cinobelina Elvas.Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Avaliação Docente - CPAD.

  • 04/2016 - 03/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Professora Cinobelina Elvas.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do Curso de Lic. em Ciências Biológicas..

  • 06/2011 - 03/2017

    Extensão universitária , Campus Professora Cinobelina Elvas.Atividade de extensão realizada, Coordenador de Área do Programa Institucional de Iniciação a Doceência - PIBID.

  • 06/2011 - 03/2017

    Extensão universitária , Centro de Tecnologia.Atividade de extensão realizada, Coordenador de Area do Programa de Iniciação a Docência -PIBIB.

  • 03/2010 - 03/2017

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem, Didática Geral, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia;, Tópicos Especiais em Educação Ambiental

2004 - 2010

Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Vínculo: EFETIVO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EFETIVO

Outras informações:
PROFESSOR EFETIVO DA DISCIPLINA BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO

2001 - 2004

Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Temporário

Outras informações:
PROFESSOR TEMPORARIO DA DISCIPLINA BIOLOGIA - ENSINO MEDIO

2006 - 2010

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: TEMPORARIA, Enquadramento Funcional: CONTRATO POR DISCIPLINA

Outras informações:
DISCIPLINA - AÇÃO DOCENTE SUPERVISIONADA - VI -, 150 H/A, CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA CIDADE DE SAO MIGUEL - RN , PERIODO DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2008; DISCIPLINA - AÇÃO DOCENTE SUPERVISIONADA - IV -, 135 H/A, CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA CIDADE DE PAU DOS FERROS- RN , PERIODO DE JANEIRO A JUNHO DE 2009; DISCIPLINA - TERRA E UNIVERSO - 30 H/A, CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA CIDADE SAO MIGUEL- RN , PERIODO DE AGOSTO DE 2006. DISCIPLINA - HISTOLOGIA ANIMAL - 60 H/A, CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA CIDADE SAO MIGUEL- RN , PERIODO DE MARÇO E ABRIL DE 2007.

2009 - 2010

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

Vínculo: CONTRATO POR DISCIPLINA, Enquadramento Funcional: TEMPORARIO

Outras informações:
CONTRATO POD DISCIPLINA: ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 30 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM CIENCIAS FISICAS , QUIMICAS E BIOLOGICAS NA CIDADE DE SOBRAL-CE, PERIODO 27 E 28/06/2009 E 12 E 13/07/2009; ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 30 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM CIENCIAS FISICAS , QUIMICAS E BIOLOGICAS NA CIDADE DE IPU-CE, PERIODO 07 E 08/11/2009 E 15 E 16/11/2009; BIODIVERSIDADE - 30 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM CIENCIAS FISICAS , QUIMICAS E BIOLOGICAS NA CIDADE DE SOBRAL-CE, PERIODO 06 E 07/02/2010 E 20 E 21/02/2010; AVALIAÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS - 30 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM VIGILANCIA SANITARIA E MEIO AMBIENTE NA CIDADE DE SOBRAL-CE, PERIODO 22 E 23/08/2009 E 29 E 30/08/2010; EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 15 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA E GEOGRAFIA NA CIDADE IBIAPINA-CE, PERIODO 23 E 24/01/2010

2006 - 2010

Centro de Educação Superior Paulo Petrola

Vínculo: Contrato por Disciplina, Enquadramento Funcional: Temporário

Outras informações:
Professor contratado para módulos de disciplinas em prestação de serviços a Universidade Regional do Cariri - URCA, sob a gestão do Centro de Educação Superior Paulo Petrola: - Curso de Licenciatura Específica em Biologia: Disciplina : Terra e Universo, carga horária (30 h/a), período : agosto de 2006, Pólo Educacional São Miguel - RN. - Curso de Licenciatura Específica em Biologia: Disciplina : Histologia Animal, carga horária (60 h/a), período : março e abril de 2007, Pólo Educacional São Miguel - RN.

Atividades

  • 06/2008 - 04/2010

    Ensino, licenciatura em biologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Professor contratado para módulos de disciplinas em prestação de serviços a Universidade Regional do Cariri - URCA. Disciplinas ministradas: Terra e Universo ( 30 horas), Histologia Animal (60 horas)

2008 - 2008

Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica

Vínculo: CONTRATO POR DISCPLINA, Enquadramento Funcional: TEMPORARIO, Carga horária: 20

Outras informações:
Para ministrar o curso sobre Tópicos Especias em Gestao Ambiental. Pólo Educacional: Fortaleza - CE, período de 15 a 19 de setembro de 2008.

Atividades

  • 09/2008 - 09/2008

    Ensino, tópicos especiasi em gestão ambiental, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Curso sobre Tópicos Especiais em Gestão Ambientais

2009 - 2010

Faculdade Vale do salgado

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Contrato por disciplina

Outras informações:
CONTRATO POR DISCIPLINA: DISCIPLINA - METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA -, 30 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO "LATO SENSU" EM ENSINO DE BIOLOGIA COM ENFASE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NA CIDADE DE PEREIRO - CE , PERIODO DE MARÇO/2009; DISCIPLINA - PRODUÇÃO DE RECURSOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA -, 30 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO "LATO SENSU" EM ENSINO DE BIOLOGIA COM ENFASE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NA CIDADE DE PEREIRO - CE , PERIODO DE ABRIL/2009 DISCIPLINA - METODOLOGIA DA PESQUISA BIOLOGICA -, 30 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO "LATO SENSU" EM ENSINO DE BIOLOGIA COM ENFASE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NA CIDADE DE PEREIRO - CE , PERIODO DE SETEMBRO E OUTUBRO/2009 DISCIPLINA - BIOTECNOLOGIA -, 45 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO "LATO SENSU" EM ENSINO DE BIOLOGIA COM ENFASE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NA CIDADE DE MILAGRES - CE, PERIODO DE SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO/2009. DISCIPLINA - PRODUÇÃO DE RECURSOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA -, 30 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO "LATO SENSU" EM ENSINO DE BIOLOGIA COM ENFASE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NA CIDADE DE MILAGRES - CE, PERIODO DE NOVEMBRO/2009.

2006 - 2010

INSTITUO EDUCARE

Vínculo: PROFESSOR CONTRATO POR DISCIPL, Enquadramento Funcional: CONTRATO POR DISCIPLINA

Outras informações:
PROFESSOR CONTRATADO POR DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - 15 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO NA CIDADE DE VIÇOSA DO CEARÁ-CE, TURMA 01; EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - 15 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO NA CIDADE DE VIÇOSA DO CEARÁ-CE, TURMA 02; EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - 15 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO NA CIDADE DE AMONTADA-CE; EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - 15 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO NA CIDADE DE TRAIRI - CE, PERIODO 28/10 E 04/11/2007; EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - 15 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO NA CIDADE DE FREICHEIRINHA-CE, PERIODO 28/10 E 17,18/11/2007; EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - 15 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO NA CIDADE DE COREAU-CE, DISTRITO DE ARAQUEM; ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS - 20 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM DESENVOLVIMENTO, ESPAÇO E MEIO AMBIENTE NA CIDADE DE ITAPIPOCA-CE; GESTAO AMBIENTAL - 20 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO NA CIDADE DE ITAPIPOCA - CE; METODOLOGIAS E ESTRATEGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E MEIO AMBIENTE - 20 H/A, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO BASICA NA CIDADE DE PALHANO - CE;

2005 - 2010

Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú

Vínculo: CONTRATO POR DISCIPLINA, Enquadramento Funcional: TEMPORARIO

Outras informações:
Professor contratado para modulos de disciplinas em Prestação de Serviços a Universidade Estadual do Ceará - UVA, sob a gestão do Instituto de Estudos e Pesquisa Vale do Acaraú: - Curso de Licenciatura Específica em Biologia: disciplina: Ecologia Geral , carga horária (30 horas), Pólo Educacional de Uruoca, período 02 a 04/07/07. - Curso de Licenciatura Específica em Biologia: disciplina: Botânica Geral , carga horária (60 horas), Pólo Educacional de Bela Cruz, período 16 a 21/07/07. - Curso de Licenciatura Específica em Biologia: disciplina: Botânica Geral , carga horária (60 horas), Pólo Educacional de Irauçuba, período 23 a 28/07/07. - Curso de Licenciatura Específica em Biologia: disciplina: Oficinas de Pratica de Laboratório em Ciências , carga horária (60 horas), Pólo Educacional de Morrinhos, período 23 a 28/01/2006. - Curso de Licenciatura Específica em Biologia: disciplina: Oficinas de Pratica de Laboratório em Ciências , carga horária (60 horas), Pólo Educacional de São Benedito, período 09 a 14/01/2006. - Curso de Licenciatura Específica em Biologia: disciplina: Oficinas de Pratica de Laboratório em Zoologia e Botânica , carga horária (90 horas), Pólo Educacional de Chaval, período 02/09 a 16/10/2006. - Curso de Licenciatura Específica em Biologia: disciplina: Oficinas de Pratica de Laboratório em Zoologia e Botânica , carga horária (90 horas), Pólo Educacional de Itapajé, período 17 a 22/07/2006. - Curso de Licenciatura Específica em Biologia: disciplina: Oficinas de Pratica de Laboratório em Zoologia e Botânica , carga horária (90 horas), Pólo Educacional de Itapipoca, período 24 a 29/07/2006. - Curso de Licenciatura Específica em Biologia: disciplina: Oficinas de Pratica de Laboratório em Ciências , carga horária (60 horas), Pólo Educacional de Uruoca, período 10 a 15/07/2006. - Curso de Licenciatura Específica em Biologia: disciplina: Botânica Geral, carga horária (60 horas), Pólo Educacion

Atividades

  • 03/2006 - 04/2010

    Ensino, LICENCIATURA EM BIOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ECOLOGIA GERAL ( 30 HORAS), BOTANICA GERAL ( 60 HORAS), P/V V OFICINA DE PRAT DE LABORATORIO EM CIENCIAS (90 HORAS), OFIC DE PRAT E LAB EM ZOOL E BOT (90 HORAS), OFIC DE PRAT DE LAB EM CIENCIAS (60 HORAS)

2008 - 2008

Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano

Vínculo: CONTRATO POR DISCIPLINA, Enquadramento Funcional: TEMPORARIO, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor contratado para ministrar o curso Capacitação de Professores de Ciências na cidade de Guaiba-CE