Suzana Silva da Cruz

➣ Nutricionista bacharelada pela Faculdade Regional da Bahia em 2010; ➣ Lato Senso em Nutrição Clínica ? Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional da Universidade Estácio de Sá em 2015; ➣ Lato Senso de Nutrição Funcional em Obesidade e Síndrome Metabólica pela Cândido Mendes em 2017. ☛ Especialista em Nutrição Clínica, com experiência em Educação, Home Care, NASF, Clínica hospitalar, Consultório e no setor público (SSP). Consultoria e supervisão nas áreas hoteleiras, restaurantes, bem como palestras e campanhas educacionais. Acompanhamento e monitoramento de programas nutricionais de saúde pública. ✔︎ Coordenação técnica do SISVAN e do PNAE de 2014 até o presente; ✔︎ Nutricionista Clínica do NASF por um ano até 2014; ✔︎ Nutricionista Clínica em consultório particular desde 2011 até o presente.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em NUTRIÇÃO FUNCIONAL EM OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA

2016 - 2017

Universidade Cândido Mendes - Instituto Pró Saber
Título: Prevalência da Obesidade no Brasil: Uma Análise sobre as causas e consequências.
Orientador: Prof. Me Isis Flora

Especialização em Especialização Clínico-Metabólica e Terapia Nutricional

2014 - 2015

Universidade Estácio de Sá
Título: Prevalência da Obesidade em Adultos nas regiões brasileiras
Orientador: Rafaela Liberali e Vanessa Fernandes Coutinho

Graduação em Nutrição

2006 - 2010

Faculdade Regional da Bahia
Título: Prevalência da Obesidade em Adultos Atendidos em Clínica Escola da Cidade de Salvador (BA)
Orientador: Cíntia Alice Sampaio Guedes

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Clínica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: PNAE-BA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: SISVAN.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Home Care.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Hospitalar.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: NASF.

Outras produções

HEINZELMANN, R. ; CRUZ, S. S. . Acolhimento Pedagógico das Equipes de Saúdeda Família do Estado da Bahia. 2012. .

CRUZ, S. S. . PREVALÊNCIA DA OBESIDADE NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS. 2017 (PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FUNCIONAL EM OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA) .

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Clínica ECO

Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Nutricionista Clínica, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento nutricional em casos patológicos, funcionais, esportivos, ou estéticos, contemplando orientação, reeducação e plano alimentar, incluindo atendimento Home Care. Atuando em conjunto com uma equipe multidisciplinar, atingindo com isso uma maior abrangência de casos na área nutricional.

2014 - Atual

Secretaria Municipal de Educação

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Responsável técnica do PNAE, Carga horária: 30

Outras informações:
Supervisão e coordenação nutricional/alimentar de usuários de programas públicos dos níveis federal, estadual e municipal, cardápios, licitações na área, coordenação de toda a área de merenda escolar. Palestras, atividades educacionais e atendimento nutricional em unidades de saúde pública, escolas, conscientização da população, capacitação de profissionais.

2014 - 2016

Secretaria Municipal de Saúde

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnica do SISVAN, Carga horária: 20

Outras informações:
Supervisão e coordenação nutricional/alimentar de usuários de programas públicos dos níveis federal, estadual e municipal. Palestras e atendimento nutricional em unidades de saúde pública, escolas, conscientização da população e capacitação de profissionais.

2013 - 2014

Núcleo de Atendimento da Saúde da Família

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Nutricionista Clínica, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação multidisciplinar com equipes, atendendo situações patológicas, crises, bem como oficinas e ações educativas. Palestras, visitas e acompanhamentos domiciliares, com atendimento nutricional individual.

2008 - 2008

Ambulatório Nutricional Nível II

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Atendimento Nutricional Domiciliar-Home Care, Carga horária: 120, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Avaliação Nutricional; Orientação Dietoterápicas; Monitoramento do paciente de acordo com a patologia; Elaboração de prescrição; Controle de consultas de retorno; Participação nas seções clínicas; Apresentação de artigos científicos.