Eduardo José Tavares Lopes

Título de Agregado em Música e Musicologia - Universidade de Évora (2015). PhD in Musicology - University of Southampton (2003). Efectuou estudos de bateria jazz e percussão clássica no Conservatório Superior de Roterdão (Holanda). É Bacharel pela Berklee College of Music (EUA) em Performance e Composição com a mais alta distinção (Summa Cum Laude). Realizou Pós-doutoramento no Instituto Superior Técnico (Lisboa), investigando a problemática da formalização do ritmo musical. Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios e bolsas de estudo nacionais e internacionais, como por exemplo: Ministério da Cultura - Portugal; Berklee Achievement Scholarship; Berklee International Grant; Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento; Fundação para a Ciência e Tecnologia. É autor de vários artigos e textos sobre a problemática da interpretação musical, teoria da música e ritmo, jazz e ensino de música. Na área do ritmo musical, foi convidado pelas mais relevantes instituições internacionais de ensino para palestras e workshops, das quais se destacam: UC-Berkeley (USA); California Jazz Conservatory (USA); St. Mary's College of California (USA); University of Cambridgde (UK); University College of London (UK); Perth College of Music (Scotland); Universidade de Malaga (Espanha). É convidado regularmente como avaliador independente da European Research Council (União Europeia) para painéis de avaliação de financiamento de projetos de pesquisa internacionais das ações Marie-Curie da área das Ciências Sociais/Humanidades/Artes (total de orçamento do ERC, 1,6 biliões de euros para 2016). Tem apresentações musicais com as mais variadas formações, bem como participações em vários CDs. A nível internacional, tem regularmente apresentações com músicos de renome como: Mike Mainieri; Myra Melford; Susan Muscarella; Dave Samuels, Bruce Saunders, Kevin Robb e Phil Wilson. Lecionou na Universidade de Southampton e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Ao momento lecciona na Universidade de Évora, onde participou na criação dos programas de Mestrado em Música, Mestrado em Ensino de Música, e Doutoramento em Música e Musicologia, tendo orientado alunos de seis diferentes nacionalidades. Foi membro eleito do Conselho Geral, membro da comissão de curso do Doutoramento em Música e Musicologia, e diretor do departamento de música da Universidade de Évora. De Setembro de 2016 a Outubro de 2017 foi Professor Visitante Estrangeiro (equiparado a Professor Titular) na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Ao momento é director do doutoramento em Música e Musicologia da Universidade de Évora - Portugal, e coordenador do CESEM-Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, do pólo na Universidade de Évora.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em PhD in Musicology

1999 - 2003

University of Southampton
Título: Just in Time: Towards a theory of rhythm and metre
Orientador: Nicholas Cook
Bolsista do(a): Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, Portugal. Palavras-chave: Musicologia; Música; Teoria da Música; Ritmo; Métrica Musical.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Graduação em Performance e Composição

1994 - 1996

Berklee College of Music
Bolsista do(a): Ministério da Cultura, MC, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2004 - 2006

Pós-Doutorado. , Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa, IST, Portugal. , Bolsista do(a): Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1993 - 1994

Marimba Internship. (Carga horária: 800h). , Rotterdams Conservatorium, Holanda.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LOPES, E. . Dia do Jazz (Presidente da Comissão Organizadora) - Evento Internacional. 2015. (Festival).

LOPES, E. . IV International Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments (Coordenador Geral). 2015. (Congresso).

LOPES, E. . III Dia Internacional do Jazz (Presidente da Comissão Organizadora), Evento Internacional. 2014. (Festival).

LOPES, E. ; et al . II Festival de Música do Departamento de Música da UÉ (Presidente da Comissão Organizadora), Evento Internacional. 2014. (Festival).

LOPES, E. . Workshop ?The Jazz Guitar in Higher Education?, (Organizador Geral), Evento Internacional. 2013. (Outro).

LOPES, E. ; et al . International Colloquium on Instrumental Music in the Iberian World 1760-1820 (Membro da Comissão Organizadora), Evento Internacional. 2013. (Congresso).

LOPES, E. . III International Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments on the XXI Century (Coordenador Geral). 2013. (Congresso).

LOPES, E. . II Dia Internacional do Jazz (Presidente da Comissão Organizadora), Evento Internacional. 2013. (Festival).

LOPES, E. ; et al . I Festival de Música do Departamento de Música da UÉ (Presidente da Comissão Organizadora), Evento Internacional. 2013. (Festival).

LOPES, E. ; et al . XII SIEMAI: Simpósio Internacional de Educação, Música e Artes Interculturais (Membro da Comissão Organizadora), Evento Internacional. 2012. (Congresso).

LOPES, E. . I Dia Internacional do Jazz (Presidente da Comissão Organizadora), Evento Internacional. 2012. (Festival).

LOPES, E. . Workshop ?Game Piece Cobra by John Zorn? (Presidente da Comissão Organizadora), Evento Internacional. 2011. (Outro).

LOPES, E. ; et al . Curso ?Método Dalcroze ? Formação Rítmica ? Música e Movimento? (Membro da Comissão Organizadora), Evento Internacional. 2011. (Outro).

LOPES, E. . II Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments on the XXI Century (Presidente da Comissão Organizadora), Evento Internacional. 2011. (Congresso).

LOPES, E. . Seminários periódicos de investigação (Presidente da Comissão Organizadora), Evento Nacional. 2009. (Outro).

LOPES, E. . I Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments on the XXI Century (Presidente da Comissão Organizadora), Evento Internacional. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: João Português

LOPES, E.; et al. Evolução Histórica do Ensino da Bateria em Portugal. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Paulo Chagas Barbosa

LOPES, E.; et al. O Berimbau de Naná Vasconcelos na Musica Contemporânea. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Fellipe Figueiredo

LOPES, E.; et al. Questões de Performance de Saxofone em Duo com Bateria Através da Análise das Gravações ?Interstellar Space? e ?Invisible Nature?. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Mário Delgado

LOPES, E.. Repertório de Jazz para Guitarra a Solo. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Alexandre Diniz

LOPES, E.. Ron Miller e o Pensamento Modal-Cromático no Jazz - abordagem analítica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Mónica Acosta Celdrán

LOPES, E.. Estúdio Interpretativo de los Concerto para Fagot, Cuerdas y Continuo: Concierto en Sib Mayor RV 501, ?La Notte? de Antonio Vivaldi y Concierto en Do Mayor FWVL: C2, de Joahnn Friedrich Fasch. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: António Laertes

LOPES, E.; et al. As Linguagens e a Escrita Musical Actuais Aplicadas ao Ensino Artístico Especializado de Música: a contribuição do compositor. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Beatriz Cebola

LOPES, E.; et al. A Expressão do Castizo na Zarzuela Oitocentista e Novecentista e no Universo Lírico Argentino do Século XX ? os exemplos de Chueca, Serrano, Barbieri, Giménez, Chapí e Piazzolla. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Miguel Angel del Melfi

LOPES, E.; et al. La Trompeta Digital: Nuevas Tecnologias En El Mundo Clásico. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Francisco Javier Núñez Vidigal

LOPES, E.; et al. La Sonata para Tuba ?La Guerra de las Naranjas?. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: David Rama

LOPES, E.; et al. Primeros Pasos em la Educación Musical del Trombonista. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Pedro Crisóstomo

LOPES, E.; et al. António Carreira: 4 peças inéditas para Órgão. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Ana Rita Bandeira

LOPES, E.; et al. A Escrita Violinística na Tradição da Escola Franco-Belga do Séc. XIX. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: César Silveira

LOPES, E.; et al. O Ritmo nos Limites da Estruturação da Memória: o estudo dos intervalos de tempo e das acentuações. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Pedro Louzeiro

LOPES, E.; et al. A Escrita Idiomática para Guitarra na Música Contemporânea. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Paulo Temeroso

LOPES, E.; et al. O Choro Contemporâneo de Hermeto Pascoal. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: João Rocha

LOPES, E.; et al. Trompete ? Interpretação e Condição Física. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Hélio Ramalho

LOPES, E.; et al. Henri Tomasi: Concerto para Trompete e Orquestra. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Ricardo Silveira

LOPES, E.; et al. Keiko Abe e a Marimba Solista. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Felix Gonzalez

LOPES, E.; et al. El Movimiento Corporal como Parte de una Pieza Musical en el Repertorio para Clarinete. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Ruben Rosado

LOPES, E.; et al. El Concierto para Clarinete y Orquestra de Jean Françaix. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Rui Cristão

LOPES, E.; et al. Sonata para Violino e Piano Op. 94 Bis de Sergey Prokofiev: História e análise comparativa com a versão original. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Edson Verbisk

LOPES, E.; et al. A Cultura Judaica e a sua Influência na Música do Século XX: Ernest Bloch. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Julio Neto

LOPES, E.; et al. A Contribuição de Fernando Lopes-Graça para o Repertório Violinístico. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Ricardo Batista

LOPES, E.; et al. A Problemática Interpretativa do ?Nocturnal? de Benjamin Britten. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Alexandre Geirinhas

LOPES, E.; et al. Elementos de Jazz na Música Contemporânea para Saxofone. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Joana Gomes

LOPES, E.; et al. A Interpretação das Obras para Violino e Piano de Fernando Lopes-Graça: Perspectiva histórica antes e depois do centenário (2006). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Juliana Silva

LOPES, E.; et al. Les Délices de la Solitude de Michel Courrette ? O violoncelo e a música francesa do séc. XVIII. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: António Cebola

LOPES, E.; et al. Bach-Busoni Chaconne: A arte da transcrição. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Pedro Gonçalves

LOPES, E.; et al. Henry Dutilleux ? Sonata para Piano ? 1947-48. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: ANA NUNES

LOPES, E.; et al. Introdução à Música Contemporânea no Ensino do Piano do 1º ao 8º Graus. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Gilson Beck

LOPES, E.; et al. A Forma no Contexto de uma Linguagem Composicional por Principio Gerador Único. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Ana Marques

LOPES, E.; et al. Referências à Morte na Música para Piano Solo nos Séculos XIX e XX: Marchas Fúnebres e Tombeaux. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Paulo Carrilho

LOPES, E.; et al. O Musical em Lisboa (2000-2010). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Jacqueline Barreto

LOPES, E.; et al. Villa-Lobos e a Educação Musical no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Tiago Cordeiro

LOPES, E.; et al. A Assimilação de Influências de Cariz Popular na Escrita Contemporânea para Saxofone. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: João Pedro Santos

LOPES, E.; et al. O Clarinete na Música de Câmara de Joly Braga Santos. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Ricardo Pires

LOPES, E.; et al. O Saxofone Após o Concerto de Jorge Peixinho de 1961: repertório de compositores portugueses para saxofone solista. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Manuel Costa

LOPES, E.; et al. A Relevância das Divisões Rítmicas Mais Complexas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Elena Adame

LOPES, E.; et al. Pablo de Sarasate? de Elena Rodriguez Adame. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: André Tempera

LOPES, E.; et al. A Importância do Corpo na Praxis Musical: Execução, interpretação e percepção. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Anna Marenkova

LOPES, E.; et al. Obra de Câmara Vocal de S. V. Rakhmaninov. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Marcos Santos

LOPES, E.; et al. Estudos Interpretativos do Tenor nas Óperas Rigoletto e Un Ballo in Maschera de Giuseppe Verdi. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Carlos Tony Gomes

LOPES, E.; et al. Phantasiestucke para clarinete e piano op. 73: Uma outra voz a mesma música. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Arlindo Santos

LOPES, E.; et al. A Palheta de Fagote: sua influência no som, afinação e técnica. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto Piaget - Campi.

Aluno: Lídio Correia

LOPES, E.; et al. Os Tímpanos como instrumento solista no contexto da percussão de altura definida. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Barbara Endres-Scheffs

LOPES, E.; et al. A importância e a influência do génio de Frédéric Chopin (1810-1849) na vida e obra do pianista e compositor Mitosz Magin (1929-1999). 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Joana Gama

LOPES, E.; et al. Sonata Op. 22 de Alberto Ginastera - Estudos de Interpretação. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: Ana Luisa Monteiro

LOPES, E.; et al. O Aspecto Visual na Performance Pianística: o gesto como factor na expressão musical. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora.

Aluno: André Gonçalves

LOPES, E.; et al. SENSE. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa.

Aluno: Ricardo Cruz

LOPES, E.; et al. I-Sounds. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa.

Aluno: Fernando Chaib

LOPES, E.; et al. Exploração Timbrica no Vibrafone: Análise Interpretativa da obra Cálculo Secreto, de José Manuel López López. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Aveiro.

Aluno: Massimo Cavalli

LOPES, E.; et al. Double Bass and Electric Bass: the case study of John Patitucci. 2016. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Susan Muscarella

LOPES, E.; et al. The Twentieth Century Jazz Piano Trio: The rise of an iconic jazz paradigm. 2016. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Bruno Soares Santos

LOPES, E.; et al. Instrumentos Marginais de Percussão na Música Contemporânea: Uma expansão técnico-interpretativa de instrumentos latino-americanos. 2016. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música) - Universidade de Aveiro.

Aluno: Marcos Santos

LOPES, E.; et al. Estudo e Análise Vocal Técnico-Interpretativa do Papel Principal de Tenor nas Óperas Lucia Di Lammermoor (Edgardo) e L?Elisir d?Amore (Nemorino) de Gaetano Donizetti. 2016. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Pedro Nunes

LOPES, E.. O Barítono Verdiano: contextualização e Perspectiva Histórica da Criação e Recepção das Óperas, Dramaturgia e Análise Musical. 2015. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Nuno Caçote da Silva

LOPES, E.; et al. Pedro Blanco - A vida e obra para piano. 2015. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Vitor de Matos

LOPES, E.; et al. O Clarinete na Obra de Joaquim dos Santos. 2015. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Mário Marques

LOPES, E.; et al. Aspetos de Interpretação na Mùsica para Saxofone na Obra de Daniel Schnyder. 2014. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Ana Cristina Bernardo

LOPES, E.; et al. A Música de Câmara Portuguesa com Piano Produzida em Portugal: A geração nascida entre 1960/1970 e o seu reflexo na interpretação. 2014. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Barbara Endres-Scheffs

LOPES, E.; et al. Sonate Nr. 2 e Sonatine de Milosz Magin. A Ideia do Compositor na Interpretação do Executante. 2014. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Eduardo Túlio

LOPES, E.; et al. O Grupo do Brooklin ? Semente da percussão contemporânea no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música) - Universidade de Aveiro.

Aluno: Ettiene Lamaison

LOPES, E.; et al. L' Interprétation des partitions graphiques non-procédurales. 2013. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Mário Teixeira

LOPES, E.; et al. O Tai Chi Chuan na Percussão. 2013. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Alejandro César Grosso Laguna

LOPES, E.; et al. Revisión de Problemas Comunicacionales en la Clase de Técnica de Danza Observados por un Músico de Danza. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Teatrais) - Universidade de Évora.

Aluno: Liliana Bizineche

LOPES, E.; et al. O Canto Lírico na Interpretação da Canção Popular: A obra de Tiberiu Brediceanu e a música tradicional Romena. 2012. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Paulo Gaspar

LOPES, E.; et al. Benny Goodman: o Clarinete e a improvisação. 2011. Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora.

Aluno: Ivan San Juan Cortez

LOPES, E.; et al. Estruturas Africanas na Bateria de Jazz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Javier del Barco Cordero

LOPES, E.; et al. O Trio de Jazz Tradicional e a Bateria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Mário Lopes

LOPES, E.; et al. A Bateria Solo Contemporânea. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Amândio Filipe

LOPES, E.; et al. Jazz-Funk na Bateria Contemporânea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Jose Almeida

LOPES, E.; et al. Os Concertos para Percussão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Ricardo Silveira

LOPES, E.; et al. A Marimba na Música Japonesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Marco Fernandes

LOPES, E.; et al. A Percussão na Orquestra Clássica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: João Português

LOPES, E.; et al. A Bateria e Buddy Rich. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Filipa Mendes

LOPES, E.; et al. Vibrafone e Música Erudita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Pedro Fernandes

LOPES, E.; et al. Transcrições para Marimba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Hugo Ribeiro

LOPES, E.; et al. A Multipercussão com Instrumentos Populares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Nuno Moisés

LOPES, E.; et al. A Multipercussão como Instrumento Solista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Rui Ferreira

LOPES, E.; et al. O Clarinete em Portugal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Rui Pinto

LOPES, E.; et al. O Ensino de Música de Câmara. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Vasco Ramalho

LOPES, E.; et al. A Percussão e a Marimba Solista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

Aluno: Aldovino Munguambe

LOPES, E.; et al. O Vibrafone na Percussão Contemporânea. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora.

LOPES, E.; et al. Presidente da CAE (comissão de avaliação externa) para a acreditação de novas licenciaturas em música. 2017. Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

LOPES, E.. Parecer para abertura de curso Instrumentista. 2015. Academia de Música de Montemor-o-novo.

LOPES, E.; et al. Reconhecimento de habilitações estrangeiras ao grau de Licenciatura. 2015. Universidade de Évora.

LOPES, E.. Abertura de curso Instrumentista de Jazz e Música Moderna. 2014. Colégio Bernadette Romeira.

LOPES, E.; et al. Atribuição de bolsa de estudos. 2013. Yamaha Music Corp..

LOPES, E.; et al. Reconhecimento de habilitações estrangeiras ao grau de Licenciatura. 2012. Universidade de Évora.

LOPES, E.; et al. Reconhecimento de habilitações estrangeiras ao grau de Licenciatura. 2011.

LOPES, E.; et al. Reconhecimento de habilitações estrangeiras ao grau de Licenciatura. 2010. Universidade de Évora.

LOPES, E.; et al. Atribuição do grau de Doutor Europeu. 2010. Universidade de Granada.

LOPES, E.; et al. Reconhecimento de habilitações estrangeiras ao grau de Licenciatura. 2009. Universidade de Évora.

LOPES, E.; et al. Perito da área da Música na Tese de Mestrado em Engenharia Informática. 2009. Universidade Nova de Lisboa.

LOPES, E.; et al. Reconhecimento de Competências Adquiridas em Contexto Profissional. 2008. Universidade de Évora.

LOPES, E.; et al. Reconhecimento de habilitações estrangeiras ao grau de Licenciatura. 2008. Universidade de Évora.

LOPES, E.; et al. Concurso de Bateria ?Yamaha Drum Sessions?. 2008. Yamaha Music Corp..

LOPES, E.; et al. Reconhecimento de habilitações estrangeiras ao grau de Licenciatura. 2007. Universidade de Évora.

LOPES, E.; et al. Perito da área da música para o trabalho de final de Licenciatura. 2006. Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa.

LOPES, E.; et al. I Concurso Nacional de Bateria. 2006. Conservatório Jobra.

LOPES, E.; et al. II Concurso Ibérico de Caixa de Rufo. 2006. Conservatório Jobra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo Henriques

O Berimbau: Estudo de caso de Nana Vasconcelos; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora; (Orientador);

Filippe Figueiredo

O Duo de Saxofone e Bateria no Jazz Contemporâneo; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora; (Orientador);

Mário Lopes

A Bateria de Jack DeJohnette no Trio de Keith Jarret; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora; (Orientador);

Nuno Fernandes

O Baixo Eléctrico no Trio de Jazz; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora; (Orientador);

Johannes Krieger

A Música para Orquestra de Maria Schneider; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora; (Orientador);

Ricardo Silveira

Técnicas para o Multipercussionista; Início: 2014; Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora; (Orientador);

Claus Nymark

West Coast Jazz Composers; Início: 2013; Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora; (Orientador);

Ronald Goodman

Non-Formal Music Teaching: The case study of percussion; Início: 2013; Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora; (Orientador);

José Menezes

Principles for Group Improvisation; Início: 2013; Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora; (Orientador);

Denise Filippe Almeida

A Voz e a Criança Cantora; Início: 2010; Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora; (Orientador);

Luís Gaspar

A Bateria no Cool Jazz; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; (Orientador);

João Luís Português

Evolução Histórica do Ensino da Bateria em Portugal; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Fellipe Figueiredo

Questões de Performance de Saxofone em Duo com Bateria Através da Análise das Gravações ?Interstellar Space; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Paulo Chagas Barbosa

O Berimbau de Naná Vasconcelos na Musica Contemporânea; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Mário Delgado

Repertório de Jazz para Guitarra a Solo; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Joaquin Maya

Iniciación en la Improvisación y Creatividad en el Jazz; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

André Dourado

Uma Aproximação Estilística e Histórica ao Concerto Nr; 1 para Trompete de Charles Chaynes; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Coorientador: Eduardo José Tavares Lopes;

David Rama

Primeros Pasos em la Educación Musical del Trombonista; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Paulo Temeroso

O Choro Contemporâneo de Hermeto Pascoal; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Ricardo Silveira

Keiko Abe e a Marimba Solista; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Ruben Rosado

El Concierto para Clarinete y Orquestra de Jean Françaix; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Felix Gonzalez

El Movimiento Corporal como Parte de una Pieza Musical en el Repertorio para Clarinete; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Edson Verbisk

A Cultura Judaica e a sua Influência na Música do Século XX: Ernest Bloch; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Julio Neto

A Contribuição de Fernando Lopes-Graça para o Repertório Violinístico; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Alexandre Geirinhas

Elementos de Jazz na Música Contemporânea para Saxofone; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Tiago Cordeiro

A Assimilação de Influências de Cariz Popular na Escrita Contemporânea para Saxofone; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Tiago Cordeiro

A Assimilação de Influências de Cariz Popular na Escrita Contemporânea para Saxofone; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Elena Adame

Pablo de Sarasate; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Arlindo Santos

A Palheta de Fagote: sua influência no som, afinação e técnica; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto Piaget - Campi,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Arlindo Santos

A Palheta de Fagote: sua influência no som, afinação e técnica; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto Piaget - Campi,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Lídio Correia

Os Tímpanos como instrumento solista no contexto da percussão de altura definida; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Ana Luisa Monteiro

O aspecto visual na performance pianística: o gesto como factor na expressão musical; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

André Gonçalves

SENSE; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa,; Coorientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Ricardo Cruz

I-Sounds; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa,; Coorientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Massimo Cavalli

Double Bass and Electric Bass: the case study of John Patitucci; 2016; Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Susan Muscarella

The Twentieth Century Jazz Piano Trio: The rise of an iconic jazz paradigm; 2016; Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Mário Marques

Aspetos de Interpretação na Música para Saxofone na Obra de Daniel Schnyder; 2014; Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Ana Cristina Bernardo

A Música de Câmara Portuguesa com Piano Produzida em Portugal: A geração nascida entre 1960/1970 e o seu reflexo na interpretação; 2014; Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Paulo Gaspar

Benny Goodman: O clarinete e a improvisação; 2011; Tese (Doutorado em Doutoramento em Música e Musicologia) - Universidade de Évora,; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Maximiliano Llanos

A Bateria e Influência da Música Popular Argentina; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Fábio Cantinho

A Secção Rítmica na Música Rock-Electrónica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Rui Sousa

A Bateria Jazz e Influências Funk; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Ivan San Juan Cortez

Estruturas Africanas na Bateria de Jazz; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Javier del Barco Cordero

O Trio de Jazz Tradicional e a Bateria; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Mário Lopes

A Bateria Solo Contemporânea; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Amândio Filipe

Jazz-Funk na Bateria Contemporânea; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Rui Quintas

Os Concertos para Percussão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Jose Almeida

Peças Solo para Caixa de Rufo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Ricardo Silveira

A Marimba na Música Japonesa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Marco Fernandes

A Percussão na Orquestra Clássica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

João Português

A Bateria e Buddy Rich; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Filipa Mendes

Vibrafone e Música Erudita; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Pedro Fernandes

Transcrições para Marimba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Hugo Ribeiro

A Multipercussão com Instrumentos Populares; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Nuno Moisés

A Multipercussão como Instrumento Solista; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Rui Ferreira

O Clarinete em Portugal; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Rui Pinto

O Ensino de Música de Câmara; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Vasco Ramalho

A Percussão e a Marimba Solista; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Aldovino Munguambe

O Vibrafone na Percussão Contemporânea; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura) - Universidade de Évora; Orientador: Eduardo José Tavares Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LOPES, E. ; et al . Brief Review of Music and Embodied Cognition. Sonograma , v. 41, p. 15-27, 2019.

  • LOPES, E. . Para una Didáctica de la Improvisación y Creatividad Musical. Musifal: revista eletrônica de música da Universidade Federal de Alagoas , v. 1, p. 4-21, 2019.

  • LOPES, E. ; Medeiros, Ana Judite . Música, Memória e Cultura: os romances medievais ibéricos na voz das rendeiras de Alcaçuz. REVISTA UFG (IMPRESSO) , v. 19, p. 1-19, 2019.

  • LOPES, E. ; BERNARDO, A. . Para uma Teorização da Metáfora para a Análise e Interpretação Musical. Musica Theorica , v. 25, p. 1-32, 2018.

  • MARQUES, MÁRIO ; LOPES, EDUARDO . Aspetos do ritmo na linguagem musical de Daniel Schnyder. REVISTA MUSICA , v. 18, p. 47-66, 2018.

  • LOPES, E. . Breve Reflexão Sobre o Baterista ao Longo da História: do entertainer ao solista. DEDICA , v. 14, p. 47-58, 2018.

  • LOPES, E. . O Ritmo e a Improvisação Musical como Veículo Previligiado para a Extensão Universitária. Revista UFG (Impresso) , v. XV, p. 9-22, 2015.

  • LOPES, E. ; GONCALVES, A. . A Quantification of the Rhythmic Qualities of Salience and Kinesis. Cris - Bulletin of the Centre for Research and Interdisciplinary Study , v. 2013, p. 115-127, 2013.

  • LOPES, E. . Para Uma Conceptualização do Ritmo Musical e da Imagem em Movimento. Revista VIS (UnB) , v. 11, p. 85-95, 2012.

  • LOPES, E. . The Individual and the Group: A practical lesson from the musical rhythm. Dedica. Revista de Educação e Humanidades , v. 1, p. 497-509, 2011.

  • LOPES, E. . Rhythm and Meter Compositional Tools in a Chopin?s Waltz. Ad Parnassum Journal , v. 6, p. 64-84, 2008.

  • LOPES, E. . From Blues to Latin Just in Time: A rhythmic analysis of ?Unit Seven?. Jazz Research Journal , v. 2, p. 52-82, 2008.

  • LOPES, E. . A Métrica Musical na Perceção do Movimento: o conceito gravitacional. Revista VIS (UnB) , v. 5, p. 32, 2006.

  • LOPES, E. . Tópicos de Pesquisa para a Aprendizagem do Instrumento Musical. 1. ed. Goiânia: KELPS, 2017. v. 500. 251p .

  • LOPES, E. . Proceedings of the III International Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments. 1. ed. Évora: Fundação Luis de Molina, 2013. v. 150. 58p .

  • LOPES, E. . Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical. 1. ed. Evora: Fundação Luis de Molina, 2013. v. 200. 175p .

  • SILVA, S. ; LOPES, E. . 21 Terras. 1. ed. Brasília: UnB, 2012. v. 1. 20p .

  • LOPES, E. . Perspectivando o ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI. 1. ed. Évora: Fundação Luis de Molina, 2011. v. 200. 167p .

  • LOPES, E. . A Bateria: estudos para estilos básicos. 4. ed. Cacém: RussoMúsica, 2010. v. 500. 72p .

  • LOPES, E. . Do Mestre para o Discípulo: o ensino do instrumento musical na ?Idade dos Novos Media?. In: Leonildo, Levi. (Org.). Formação e Supervisão: técnicas, abordagens e experiências no ensino à distância. 1ed.Vila Real: ERAS, 2017, v. 1, p. 106-115.

  • LOPES, E. . Ritmo Musical, Improvisação e Cognicão como Elementos Importantes na Formação do Instrumentista. In: Lopes, Eduardo. (Org.). Tópicos de Pesquisa para a Aprendizagem do Instrumento Musical. 1ed.Goiânia: KELPS, 2017, v. 1, p. 234-251.

  • LOPES, E. . Para uma Ontologia da Investigação em Música no Séc. XXI. In: Christine Zurbach. (Org.). Perspectivas da Investigação e(m) Artes - II. 2ed.Évora: UÉ, 2016, v. 1, p. 22-33.

  • LOPES, E. . Investigação em Interpretação Musical: paradigmas e o conceito de narrativas múltiplas. In: Christine Zurbach e José Alberto Ferreira. (Org.). Investigação em Artes: perspectivas. 1ed.Évora: Universidade de Évora, 2014, v. 1, p. 22-36.

  • MARQUES, M. ; LOPES, E. . O Género Musical na Identidade dos Instrumentos: O saxofone no séc. XX. Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical. 1ed.: , 2013, v. 1, p. 149-175.

  • GASPAR, P. ; LOPES, E. . Práticas Jazzísticas no Ensino do Instrumento. Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI. 1ed.: , 2011, v. 1, p. 146-167.

  • GASPAR, P. ; LOPES, E. . A Interculturalidade na Música de Aaron Copland. Tendiendo Puentes hacia la Interculturalidad. 1ed.Granada: K & L Ediciones, 2010, v. 1, p. 227-238.

  • GASPAR, P. ; LOPES, E. . Uma Lição de Benny Goodman: Estrutura, ritmo e melodia na improvisação. Diálogo e Comunicação Intercultural. A Educação com as Artes. 1ed.Granada: Universidade de Granada, 2009, v. 1, p. 141-158.

  • GASPAR, P. ; LOPES, E. . O Ensino do Jazz e da Música Erudita no Séc. XXI. Música. Arte. Diálogo. Civilización. 1ed.Granada: Universidade de Granada, 2008, v. 1, p. 83-96.

  • CRUZ, R. ; LOPES, E. ; BRISSON, A. ; PAIVA, A. . I-SOUNDS: Emotion-Based Music Generation for Virtual Environments. Affective Computing and Intelligent Interaction. 1ed.Berlin: Springer, 2007, v. 1, p. 766-767.

  • LOPES, E. . A Análise Rítmica: uma perspectiva da percepção no contexto do Séc. XXI. In: II Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

  • MARQUES, M. ; LOPES, E. . Aspectos de Interpretação na Música para Saxofone de Daniel Schnyder: Fourth Stream e Advanced Crossover Skills. In: Performa 11, International Conference on Performance Studies, 2011, Aveiro. Proceedings of the Performa 11, International Conference on Performance Studies, 2011.

  • BERNARDO, A. ; LOPES, E. . O Pós Modernismo na Música Contemporânea Portuguesa: Uma análise para a interpretação de ?Espelho da Alma?. In: Performa 11, International Conference on Performance Studies, 2011, Aveiro. Proceedings of the Performa 11, International Conference on Performance Studies, 2011.

  • GONCALVES, A. ; LOPES, E. ; PAIVA, A. . The Music of Paintings: A rhythmic perspective. In: XII Generative Art Conference (GA2009), 2009, Milan. Proceedings of the XII Generative Art Conference (GA2009), 2009. p. 44-63.

  • LOPES, E. . Time, Rhythm, and Meter in Music: The gravitational concept. In: Time.Transcendence.Performance Conference, 2009, Melbourne. Proceedings of the Time.Transcendence.Performance Conference, 2009. p. 1-14.

  • GASPAR, P. ; LOPES, E. . O Texto, o Contexto e a Interpretação: Copland por Benny Goodman. In: Performa 09, International Conference on Performance Studies, 2009, Aveiro. Proceedings of the Performa 09, International Conference on Performance Studies, 2009. p. 1-7.

  • LOPES, E. ; GASPAR, P. . Just in Time as a Scientific Interface Betwenn Rhythm Composition and Performance. In: International Symposium on Performance Science, 2007, Porto. Proceedings of the International Symposium on Performance Science, 2007. p. 79-84.

  • LOPES, E. . Rhythm Performance and Improvisation as a Means for Social Inclusion: A California case study. In: III Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century, 2013, Évora. Proceedings of the III Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century. Évora: Fundação Luis de Milina, 2013. v. 1. p. 13-14.

  • LOPES, E. . A Bateria: do Jazz para o mundo e para a academia. In: III Simpósio Nacional de Musicologia da UFG e V Encontro de Musicologia Histórica da Escola de Música da UFRJ, 2013, Pirenópolis. Anais dos III Simpósio Nacional de Musicologia da UFG e V Encontro de Musicologia Histórica da Escola de Música da UFRJ, 2013. v. 1.

  • LOPES, E. . Narrativas Múltiplas no Séc. XXI: Ritmo, análise e multiculturalidade; ?can the pot really melt?. In: II Simpósio Nacional de Musicologia da EMAC/UFG e IV Encontro de Musicologia Histórica da Escola de Música da UFRJ, Pirenópolis, 2012, Pirenóplolis. Anais dos II Simpósio Nacional de Musicologia da EMAC/UFG e IV Encontro de Musicologia Histórica da Escola de Música da UFRJ, Pirenópolis, 2012.

  • LOPES, E. . Musical Rhythm as a Corss-Cultural Way of Communication: An educational approach. In: 32nd InSEA World Congress/Research Conference, 2008, Osaka. Proceedings of the 32nd InSEA World Congress/Research Conference, 2008.

  • LOPES, E. . Teoria e Performance: a análise ?tradicional? na improvização jazzística. In: Performa 07, International Conference on Performance Studies, 2007, Aveiro. Proceedings of the Performa 07, International Conference on Performance Studies, 2007. v. 1. p. 1-4.

  • LOPES, E. . Culture, Genes, and the Globalisation of Musical Rhythm: Africa, Jazz, and J. S. Bach. In: 5th International Conference on Arts and Humanities, Honolulu, HI, EUA, 2007, Honolulu. Proceedings of the 5th International Conference on Arts and Humanities, Honolulu, HI, EUA, 2007.

  • LOPES, E. . Inteligência Musical e (a)Cultura Global do Ritmo: Bach to Africa?. In: III Encontro das Áreas Artísticas na Educação, 2006, Castelo Branco. Anais do III Encontro das Áreas Artísticas na Educação, 2006.

  • LOPES, E. . From Lowboy to High-Hat: The shaping of the Drum Kit as the ?Big Three?. In: IV Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century, 2015, Évora. Proceedings of the IV International Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments. Évora: Fundação Luís de Molina, 2015. v. 1. p. 14-15.

  • LOPES, E. . The Rise of the Drum Set Player: From gimmicks to virtuoso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, E. . A Notação Como Factor Para a Disseminação do Instrumento Musical: o caso da Percussão, dos intérpretes aos compositores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, E. . Educação Musical e Musicologia: diálogos e interações na contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . A Improvisação como Elemento de Cerne em Música Estilisticamente Diversificada: do improvisador para uma análise critica da Fourth Stream. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUSCARELLA, S. ; LOPES, E. . Democracy - The Jazz Piano Trio Gestalt. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, E. . A Inclusividade do Indivíduo e do Grupo no Jazz, para a Democracia do Séc. XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . From Lowboy to High-Hat: The shaping of the Drum Kit as the ?Big Three?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . Aspectos do Ritmo Musical: conceitos teóricos para aplicações em música por computador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, E. . Aspectos do Ritmo Musical: conceitos teóricos para aplicações em música por computador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, E. . The Qualities of Musical Rhythm: From theory to educational tools. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . Performing Social and Classroom Integration Through Musical Rhythm: Theory, practice and improvisation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . Global Jazz no Séc. XXI: questões de cânone, instrumentação e culturas musicais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, E. . The Big Three: O Prato-de-Choque na bateria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, E. . O Jazz como Paradigma da Democracia Contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . A Bateria em Portugal: Das aulas particulares à academia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . O Ritmo Musical: do empiricismo à formalização para a inteligência artificial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERNARDO, A. ; LOPES, E. . Some 21th Century Performance Practice Issues: The Piano in ?Um Sino Contra o Tempo?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LOPES, E. . Para uma Ontologia da Investigação em Música no Séc. XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . Investigação em Interpretação Musical: Paradigmas e o conceito de narrativas múltiplas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, S. ; LOPES, E. . 21 Terras: Uma esperiência colaborativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . A Bateria: história, teoria e prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . Uma Breve História da Bateria no Jazz. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . Principles for a Theorization of Multicultural Narratives in some XXI Century Music: An inclusive perspective. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUSCARELLA, S. ; LOPES, E. . The Performer Individuality in the Jazz Piano Trio: The triangle analogy. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LOPES, E. . From Multipercussion to Drum Set: The rise of the Lowboy. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, E. . Breve História da Bateria: A evolução do prato-de-choque. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . RHYTHM: Theory, Perception, Realization. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, M. ; LOPES, E. . O Género Musical na Identidade dos Instrumentos: A Bateria e o Saxofone no Séc. XX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . Rhythm and the Perception of Salience and Kinesis: From ?Just in Time? to ?CRhythMo?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . Uma formalização das qualidades do Ritmo Musical. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . Multiplicidade de Técnicas no Ensino da Percussão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, E. . O Ritmo como Elemento para a Inclusividade na Sala de Aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, E. . Aspectos de Interpretação Rítmica em Música de Conjunto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . A Bateria: Estudos para estilos básicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, E. . The Rhythm of Life. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GASPAR, P. ; LOPES, E. . Práticas Jazzísticas no Ensino do Clarinete. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . INTELLIGENCE ARTIFICIELLE ET CRÉATIVITÉ MUSICALE: I-Sounds e tau-delà. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, S. ; LOPES, E. ; VENTURELLI, S. . Narrativas Interativas em ?Boa Noite?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GASPAR, P. ; LOPES, E. . Conceitos Educacionais para o Jazz e para a Música Erudita: o caso-estudo do Clarinete. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, E. . Música, Cinética e Movimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . DEUX PERSPECTIVES SCIENTIFIQUES DU RYTHME MUSICAL: De L?arithmétique du Modernisme aux Interprétations Affectives du Post-modernisme. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . A Cinética Musical: O Ritmo e a Métrica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. ; SILVA, S. . Processos Criativos Transdisciplinares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, E. . Da Prática Musical à Teoria da Música: como Teorizar o Conceito de ?Swing?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, E. . Playing the Downbeat - A Jazz Taboo?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, E. . Music theory in the Aftermath of the ?New? Musicology: Will Rhythm return?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, E. . Contemporaneidade na Música da América do Norte: O Pós-Modernismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, E. . RITMO ? O 'Ruído' na teoria da música. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, E. ; LOPES, E. . Ao Redor de uma Acácia e outros Contos. Lisboa: Afrontamento, 2010 (Livro com CD).

  • SOARES, E. ; LOPES, E. . Dança dos Polígonos. Lisboa: Ludomédia, 2008 (Livro com DVD).

  • LOIO, J. ; LOPES, E. ; et al . Canções a Brincar. Porto: Campo das Letras, 2006 (Livro com CD).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LOPES, E. . Jazz a 2. 2015.

LOPES, E. . O Jazz e seu Ensino em Portugal. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, E. . Eduardo Lopes. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, E. . Building Community to the Beat of a Drum. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, E. ; et al . Músicos de Jazz Portugueses. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LOPES, E. ; et al . Percussionistas portugueses. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LOPES, E. . Licenciatura em Jazz na Universidade de Évora. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, E. . Curso de Jazz na Universidade de Évora. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, E. ; et al . THE JOURNEY OF LIFE: 100 Lessons from around de world. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LOPES, E. ; et al . HISTÓRIA DA MÚSICA PORTUGUESA. 2005. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LOPES, E. . Workshop on Ensemble Performance. 2014. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria e Ensemble. 2014. .

LOPES, E. . Workshop As Vassouras no Baterista Contemporâneo. 2014. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2014. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2014. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria e Percussão. 2013. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2013. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2013. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2013. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2013. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2013. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2012. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2012. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2012. .

LOPES, E. . Workshop de Ritmo e Percussão. 2012. .

SILVA, S. ; LOPES, E. . 21 Terras. 2012. (DVD).

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2011. .

LOPES, E. . Workshop de Ritmo e Percussão. 2011. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria e Percussão. 2011. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2010. .

LOPES, E. . Workshop de Ritmo e Percussão. 2010. .

LOPES, E. . Workshop de Ritmo e Percussão. 2010. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2010. .

LOPES, E. . Workshop Expressing Movement. 2010. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2010. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2010. .

LOPES, E. . Workshop de Ritmo e Percussão. 2010. .

LOPES, E. . Workshop de Ritmo e Percussão. 2010. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2009. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2008. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2008. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2008. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2008. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2008. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria e Percussão. 2008. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2007. .

LOPES, E. . Workshop de Bateria. 2006. .

LOPES, E. ; et al . Concerto com Grupo de Percussão de Évora - inserido no projeto RhyTMo. 2016. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Trio Nine Ways e Action Painting - inserido no projeto Musicking Painting. 2016. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com a UÉ All-Stars Jazz Ensemble - inserido no projeto Estudos da História do Jazz. 2016. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com a UÉ All-Stars Jazz Ensemble - inserido no projecto Estudos da História do Jazz. 2016. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Projecto Ludus Interface - Inserido no projeto Musiking Painting. 2015. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Musiking Shapes - Inserido no projeto Musiking Painting. 2015. Registro Fonográfico.

LOPES, E. ; et al . Concerto com a UÉ All-Stars Jazz Ensemble no Festival Com UniverCidade. 2015. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Quarteto de Eduardo Lopes. 2015. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o projecto Ludus Interface - Inserido no projeto Musiking Painting. 2015. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Klee Jazz Trio - Inserido no projeto Musiking Painting. 2015. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Klee Jazz Trio - Inserido no projeto Musiking Painting. 2015. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Projecto Ludus Interface - Inserido no projeto Musiking Painting. 2015. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto de Jazz e MPB. 2014. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Grupo de Percussão da Metropolitana - inserido no projeto RhyTMo. 2014. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto do Grupo de Percussão da Metropolitana - inserido no projeto RhyTMo. 2014. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Kevin Murray Quartet. 2014. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com a OJUÉ. 2014. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto 39º Festival Internacional de Música Belkiss Spenzieri Mendonça. 2014. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto de Trio de Jazz. 2013. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto V Ensemble. 2013. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Grupo de Percussão de Évora - inserido no projeto RhyTMo. 2013. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Espectáculo uma Estória do Jazz - Inserido no projecto Estudos da História do Jazz. 2013. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto de Jazz. 2013. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Grupo de Percussão - inserido no projeto RhyTMo. 2013. Interpretação.

LOPES, E. . Música e Cinema no Largo - inserido no projeto RhyTMo. 2013. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Trio de Jazz. 2013. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Assum Trio. 2013. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Espectáculo uma Estória do Jazz - Inserido no projecto Estudos da História do Jazz. 2013. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Bruce Saunders Trio. 2013. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Bruce Saunders Trio. 2013. Interpretação.

LOPES, E. . Concerto de Duo de Percussão - inserido no projeto RhyTMo. 2013. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Tributo a Benny Goodman. 2012. Registro Fonográfico.

LOPES, E. . Concerto com o Quarteto Eduardo Lopes. 2012. Interpretação.

LOPES, E. . Concerto de Orquestra de Jazz - Inserido no projecto Estudos da História do Jazz. 2012. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Espectáculo Ludus Interface - Inserido no projeto Musiking Painting. 2012. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Mike Mainieiri. 2012. Interpretação.

LOPES, E. . Concerto 1º Aniversário do Cascais Jazz Clube. 2012. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Orquestra de Jazz - Inserido no projecto Estudos da História do Jazz. 2011. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto na Convenção Yamaha Europe. 2011. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Susan Muscarella Trio. 2011. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Susan Muscarella Trio. 2011. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto Action Jazz - Action Painting - Inserido no projeto Musiking Painting. 2011. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Quarteto Eduardo Lopes. 2011. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Quarteto de Maria Viana. 2011. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Myra Melford Sexteto. 2011. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Myra Melford Sexteto. 2011. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Trio de Dave Samuels. 2011. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com a OJUÉ - Inserido no projecto Estudos da História do Jazz. 2010. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Percussões da Metropolitana - inserido no projeto RhyTMo. 2010. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto Tributo a Benny Goodman. 2010. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Quarteto Eduardo Lopes. 2010. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o V Ensemble. 2010. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto Tributo a Benny Goodman. 2010. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto de Percussão. 2010. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto. 2010. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto V Ensemble. 2009. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto de encerramento do 2º Curso de Jazz de Sobral de Monte Agraço. 2009. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Quarteto Tributo a Benny Goodman. 2009. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto Tributo a Benny Goodman. 2009. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto Tributo a Benny Goodman. 2009. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto Tributo a Benny Goodman. 2009. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com a Orquestra de jazz Caravan. 2009. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto Tributo a Benny Goodman. 2009. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Orquestra de Jazz. 2009. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Ensemble Viajando do Clássico ao Popular. 2008. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto Música Em Uma Boa Noite de Verão. 2008. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Grupo de Percussão da Universidade de Évora - inserido no projeto RhyTMo. 2008. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto de encerramento do I Festival de Percussão do Baixo Alentejo. 2008. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Singularity Trio. 2008. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Orquestra de Jazz. 2008. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto 3 Peças para Movimento e Multimédia. 2008. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto integrado no Festival Internacional de Bandas Filarmónicas. 2008. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto Orquestra de Jazz da Universidade de Évora. 2007. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com a Guadalupe Bossa Band. 2007. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Swingteto. 2007. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Uevora Classic Jazz Quartet. 2007. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto da Banda Filarmónica de Lavre. 2007. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Orquestra de Jazz da Universidade de Évora. 2007. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto de Encerramento do I Master Class de Percussão de Montemor-o-Novo. 2007. Interpretação.

LOPES, E. . Concerto no VII Encontro de Música Contemporânea do Alentejo. 2007. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto Orquestra de Jazz da Universidade de Évora. 2007. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto Orquestra de Jazz da Universidade de Évora. 2006. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Quinteto Eduardo Lopes. 2006. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto Orquestra de Jazz da Universidade de Évora. 2006. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Quarteto de Jazz. 2006. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto de comemoração dos 20 anos da Orquestra Orff do Porto. 2006. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com Trio de Jazz. 2006. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Concerto com o Quinteto Eduardo Lopes. 2006. Interpretação.

LOPES, E. ; et al . Sons da Terra. 1999. Registro Fonográfico.

LOIO, J. ; LOPES, E. ; et al . O Segredo Maior. 1998. Registro Fonográfico.

LOPES, E. ; et al . RAI Timor. 1997. Registro Fonográfico.

LOPES, E. ; et al . 10 Anos. 1996. Registro Fonográfico.

LOPES, E. ; et al . Mística Luz. 1996. Registro Fonográfico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Musiking Painting, Descrição: Muitas das pinturas de Paul Klee foram inspiradas por temáticas musicais, como por exemplo músicos e instrumentos musicais e determinadas composições; mas também, e a um nível conceptual mais refinado, baseadas em estruturas e técnicas composicionais: como a forma, a textura, o ritmo e o tempo. Este projecto visa abordar a perspetiva oposta: compor e interpretar música baseada em ?pinturas musicais? ou peças gráficas. Assim pedir-se-á a um conjunto de músicos / compositores para interpretarem peças baseadas em grafismos. Tendo em conta o caráter intrínseco impressionista deste exercício, pedir-se-á as estes músicos que escrevam para uma pré-definida formação que poderá ter instrumentos eletrónicos (ou acústicos com efeitos) e que também cada obra inclua secções de improvisação. Ter-se-á como instrumentação base: Trompete; Guitarra elétrica; Piano (sintetizadores); Contrabaixo/Baixo elétrico; Bateria e Percussão. Estas peças serão depois editadas em CD juntamente com um livreto (em anexo ou separado), em que cada músico abordará a problemática do processo criativo de cada interpretação, sendo depois feita uma relação musicológica com cada grafismo em questão. Do ponto de vista de investigação musicológica este projeto aborda e tem relação com as seguintes problemáticas: -aspetos cognitivos da música e da arte -a composição programática e aspetos de recepção do ouvinte. -a improvisação musical -práticas performativas Este projecto é de grande inovação internacional, estando a ser preparada submissão para um Grant do European Research Council no valor de 600 000 euros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Eduardo José Tavares Lopes - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Paradigmas do Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI, Descrição: Em certa medida a educação forma personalidades e valores estéticos. Na educação artística é comum observar um desfasamento entre o que é ensinado e a produção contemporânea. Um exemplo flagrante deste desfasamento nas artes é o caso da música, e em particular do ensino de instrumento. No ensino de muitos instrumentos, são utilizadas técnicas, métodos e repertório que eram já utilizados há mais de cem anos. Desta maneira, esquece-se assim quase toda a produção musical do séc. XX, dos dias de hoje, e não se perspectiva o futuro. De forma a contextualizar esta problemática e ajudar a delinear um panorama educacional de instrumento para o futuro, este projecto avança investigação sobre as problemáticas do ensino de instrumento, abrangendo três grandes períodos cronológicos: (1) uma perspectiva do passado; (2) da actualidade; e (3) para o futuro: numa perspectiva da musicologia histórica, das práticas interpretativas, da composição (repertório), da pedagogia (métodos e técnicas; do ensino de ?novos? instrumentos), da ?nova musicologia? (estudos de género e novos estilos musicais; jazz, pop, world), e sobre as novas tecnologias no ensino da música. Projecto internacional que conta com consultadoria de de investigadores internacionais da Inglaterra, Escócia e EUA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Eduardo José Tavares Lopes - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    RhythMo - Rhythm and Motion, Descrição: Departing from principles derived of the positioning of rhythm in music (whether as an organizing cognitive matrix or through its cognitive qualities), this project will extensively study the perceptual value of rhythmic structures in sound organizations such as music, and in visual organizations such as motion and shape. Through extensive experiments and fieldwork, we will empirically refine existing cognitive and phenomenological theories of rhythm ? how rhythm is perceptually organized and its main quality of kinesis: the inferred sense of motion that some rhythmic structures infer in listeners. To complement this, we will also study the relation between rhythm/music and motion/dance. The way dancers move to rhythm is a realization of the inferred sense of kinesis. In this way, the motions that dancers express to a rhythmic structure are the ?shape? that these rhythms infer in dancers (or the dancer as listener). Once we achieve a formulation of the ?quantity? of the sense of motion that a particular rhythmic structure can express (through the study of listeners and dancers), we will formalize it in mathematical terms ? that is to say a measurable rhythmic structure represents a measurable amount of kinesis. Once this is achieve we have the means to translate visual forms (based on the dancers motions) into rhythmic structures therefore music. We will then develop a software program that can creatively translate in real time the motions of a dancer into rhythmic music. Similarly, the software can also be used to also translate in real time the shapes of someone drawing a picture into rhythmic music as well. Besides the outcome of this software that we believe is of great use to computer music, since it allows for the so much sought real time (creative) computer composition (for the film and computer game industry), we believe that the research conducted in this project will have impact across many areas: the music area can gain from this project by the knowledge it will provide to mainstream theory, composition and analysis, as well as education. Dance performance can also derive knowledge in the sense of the systematization of motion realization relating to music. Cognitive psychology will also benefit since experimental work will be conducted on the processes of perception and realization of rhythm. Computer music and Artificial intelligence will also have phenomenological valid data and formalization of these that will allow to develop machines that resemble music-like human behavior.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Eduardo José Tavares Lopes - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Yamaha Drums and Percussion Artist, Yamaha Corporation.

2014

Zildjian Endorsee, Zildjian Corporation - USA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Instituto de Artes. , Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus II, Campus Samambaia - UFG, 74690900 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 35211000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Universidade de Evora

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado c/Agregação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Em licença sem vencimento a partir de Setembro de 2016.

    Atividades

    • 02/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Consultivo.

    • 01/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música - CESEM Polo de Évora, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Científico, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Científico da Escola de Artes.

    • 01/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Científico, .,Cargo ou função, Membro do conselho científico do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universodade de Évora.

    • 09/2014

      Ensino, Ensino de Professores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão, Educação e Cultura Musical

    • 09/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Curso da Pós-graduação em Ensino de Música.

    • 01/2013

      Direção e administração, Escola de Artes, .,Cargo ou função, Diretor do Departamento de Música.

    • 12/2012

      Direção e administração, Conselho Geral, .,Cargo ou função, Membro eleito do Conselho Geral.

    • 12/2012

      Direção e administração, Escola de Artes, .,Cargo ou função, Membro eleito da Assembleia da Escola de Artes.

    • 04/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, .,Cargo ou função, Adjunto da Direção da Comissão de Curso do Doutoramento em Música e Musicologia.

    • 09/2009

      Direção e administração, Unidade de Investigação em Música e Musicologia, .,Cargo ou função, Vice-presidente do Conselho Diretivo.

    • 09/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Investigação em Música e Musicologia, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Diretivo.

    • 01/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Investigação em Música e Musicologia, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2008

      Ensino, Mestrado em Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumento, Seminário de Práticas Interpretativas, Música de Conjunto

    • 01/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Investigação em Música e Musicologia, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Investigação em Música e Musicologia, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Investigação em Música e Musicologia, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Científico.

    • 01/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Investigação em Música e Musicologia, .,Cargo ou função, Vice-Presidente do Conselho Científico.

    • 09/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Departamento de Música.

    • 09/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, .,Cargo ou função, Membro da comissão científica do Departamento de Música.

    • 04/2006

      Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática da Área Específica, Conjunto Vocal-Instrumental

    • 03/2006

      Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumento Conjunto Vocal-Instrumental; , Instrumento Jazz, Práticas Interpretativas, Laboratório de Formação Auditiva, Formação Auditiva, Análise Musical

    • 04/2011 - 09/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, .,Cargo ou função, Diretor do Mestrado em Música.

    • 11/2007 - 03/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, .,Cargo ou função, Diretor da Licenciatura em Música.

    • 09/2007 - 09/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Pedagógico, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Pedagógico da Universidade de Évora.

    • 09/2006 - 09/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Científico, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Científico da Escola de Artes.

    • 09/2003 - 08/2004

      Estágios , Escola de Artes, .,Estágio realizado, Diretor de estágios em Ensino de Música..

  • 2002 - 2003

    Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 6

  • 2001 - 2002

    University of Southampton

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Music Instructor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplinas lecionadas: Instrument; Chamber Music

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Visitante Estrangeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Equiparado à Categoria de Professor Titular (Pesquisador 1B)