FERNANDA APARECIDA RAPOSO MEIRELES
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática das construções, espaços mentais, mesclagem interação, cognitivismo.
Informações coletadas do Lattes em 03/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística
2001 - 2005
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Aspectos Cognitivos e Pragmáticos das Construções Condicionais Contrafactuais
Lilian Vieira Ferrari. Palavras-chave: Gramática das Construções; interação; Linguistica Cognitiva.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Mestrado em Letras
1998 - 2000
Universidade Federal de Juiz de Fora
Orientador: MARIA MARGARIDA MARTINS SALOMÃO
Palavras-chave: Espaços Mentais; Linguistica Cognitiva.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Especialização em Especialização em Alfabetização e Linguagem
1998 - 1999
Universidade Federal de Juiz de Fora
Orientador: Déa Lucia Campos Pernambuco
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
II conferência Linguistica e Cognição. 2004. (Seminário).
XIX ENANPOLL.Contrafactualidade, pragmática e gramática das construções. 2004. (Encontro).
III Congresso Internacional da Abralin. Um estudo sócio-cognitivo da expressao linguistica de contrafactualidade. 2003. (Congresso).
XII Congresso da Assel - Rio. Construções Contrafactuais na interação. 2003. (Congresso).
I Conferência Lingüística e Cognição.Construções contrafactuais. 2003. (Encontro).
II SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES/TESES EM ANDAMENTO.CONTRAFACTUALIDADE: EM BUSCA DE UMA CATEGORIZAÇÃO. 2002. (Seminário).
Seminário interno de Lingüística Sociocognitiva.Contrafactualidade: em busca de uma categorização. 2002. (Seminário).
A Linguistica e o Ensino de Língua Materna. 2002. (Simpósio).
XVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL.CONDICIONALIDADE E CONTRAFACTUALIDADE: EM BUSCA DE UMA CATEGORIZAÇÃO.. 2002. (Encontro).
LINGUAGENS-XI CONGRESSO ASSEL-RIO. ENQUADRE E MAPEAMENTO: A CONTRAFACTUALIDADE SOB O ENFOQUE SOCIOCOGNITIVO.. 2001. (Congresso).
4º SIMPÓSIO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS.A CONTRAFACTUALIDADE SOB O ENFOQUE SOCIOCOGNITIVO. 2000. (Simpósio).
II SEMINÁRIO: LINGUAGEM, CULTURA E EDUCAÇÃO..SOBRE PALAVRAS E FOLHAS: UMA ANÁLISE DE INTERAÇÃO VERBAL EM CONTEXTO ESCOLAR.. 1999. (Seminário).
3º SIMPÓSIO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS.ANÁLISE COGNITIVA DO DISCURSO REPORTADO. 1999. (Simpósio).
Participação em bancas
MEIRELES, F. A. R.. O jornal em sala de aula: gênero e notícia. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
MEIRELES, F. A. R.. "Gerundismo": controvérsias e sala de aula. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
MEIRELES, F. A. R.. Contribuicoes da fonoaudiologia no processo de insercao e inclusao escolar .. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FONOAUDIOLOGIA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA.
MEIRELES, F. A. R.. Diagnostico diferencial de disturbio de aprendizagem e disturbio especifico de aprendizagem: um enfoque na dislexia .. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FONOAUDIOLOGIA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA.
Orientou
Letramento e práticas Fonoaudiológicas; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; (Orientador);
Surdocegueira e sociocognicão: possíveis diálogos; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FONOAUDIOLOGIA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA; Orientador: Fernanda Aparecida Raposo Meireles;
Contribuicoes da linguistica sociocognitiva para a fonoaudiologia na Síndrome de Asperger e na Afasia de Broca; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FONOAUDIOLOGIA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA; Orientador: Fernanda Aparecida Raposo Meireles;
A aquisição do Português escrito por alunos surdos um enfoque sociocognitivo; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em FONOAUDIOLOGIA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA; Orientador: Fernanda Aparecida Raposo Meireles;
Variação Lingüística e Distúrbios de Aprendizagem: delimitando a área de atuação do professor e do fonoaudiólogo; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em FONOAUDIOLOGIA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA; Orientador: Fernanda Aparecida Raposo Meireles;
Variação Lingüística e Distúrbios de Aprendizagem: delimitando a área de atuação do professor e do fonoaudiólogo; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em FONOAUDIOLOGIA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA; Orientador: Fernanda Aparecida Raposo Meireles;
Uma Contribuição da Lingüística Sociocognitiva na Avaliação de Sujeitos Portadores de Afasia Sensorial; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Fernanda Aparecida Raposo Meireles;
Uma Contribuição da Lingüística Sociocognitiva na Avaliação de Sujeitos Portadores de Afasia Sensorial; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Fernanda Aparecida Raposo Meireles;
Uma Contribuição da Lingüística Sócio-cognitiva para o diagnóstico da Afasia Sensorial; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Fernanda Aparecida Raposo Meireles;
Uma Contribuição da Lingüística Sócio-cognitiva para o diagnóstico da Afasia Sensorial; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Fernanda Aparecida Raposo Meireles;
Produções bibliográficas
-
MEIRELES, F. A. R. ; CINTRA, L. G. ; BRAGA, T. A. . Subjetividade e interação: novos parâmetros no tratamento da gagueira.. Duc in Altum (Muriaé) , v. 8, p. 171-194, 2008.
-
MEIRELES, F. A. R. . Novas contribuições da lingüística à área fonoaudiológica. Revista CES , v. 19, p. 56-69, 2005.
-
MEIRELES, F. A. R. . Aspectos cognitivos e pragmáticos das construções contrafactuais. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP) , v. 45, p. 107-117, 2003.
-
MEIRELES, F. A. R. ; BEZERRA, W. S. . Um estudo sobre construções condicionais no PB. In: MIRANDA, N.S.; SALOMÃO, M.M.M. (Org.). Construções do português do Brasil - da gramática ao discurso. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009, v. , p. -.
-
MEIRELES, F. A. R. . UM ESTUDO SÓCIO-COGNITIVO DA EXPRESSÃO LINGÜÍSTICA DE CONTRAFACTUALIDADE.. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2003, RIO DE JANEIRO. III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2003.
-
MEIRELES, F. A. R. . Condicionalidade e contrafactualidade: em busca de uma categorização.. In: XVII Encontro Nacional da ANPOLL, 2002, Gramado. XVII Encontro Nacional da ANPOLL, 2002.
-
MEIRELES, F. A. R. . Condicionalidade e contrafactualidade: em busca de uma categorização. In: XIX Jornada de Estudos Lingüísticos, 2002, Fortaleza. XIX Jornada de Estudos Lingüísticos, 2002.
-
MEIRELES, F. A. R. . ENQUADRE E MAPEAMENTO: a contrafactualidade sob o enfoque sociocognitivo.. In: Linguagens - XI Congresso da ASSEL-Rio, 2001, Rio de Janeiro. Linguagens - XI Congresso ASSEL-Rio, 2001.
-
MEIRELES, F. A. R. . Alfabetização e Letramento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MEIRELES, F. A. R. . Círculo de Debates sobre Variação Linguistica e Distúrbios de Leitura e Escrita. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MEIRELES, F. A. R. . Ciclo de Encontros sobre Questões Pedagógicas e Dificuldades de Aprendizagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2007
A aquisição do Português escrito por alunos surdos um enfoque sociocognitivo., Descrição: O projeto discute aspectos relacionados à aquisição de escrita por alunos surdos da rede pública inseridos no primeiro segmento do ensino fundamental. Os aportes teóricos remetem a bases vygotskyanas, especialmente a abordagem construcional/gestáltica de Tomasello 2003 para aquisição de linguagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda Aparecida Raposo Meireles - Coordenador.
-
2005 - 2006
VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E DISTÚRBIOS DE LINGUAGEM: DELIMITANDO A ÁREA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR E DO FONOAUDIÓLOGO, Descrição: O projeto optou por investigar práticas escolares de leitura e escrita procurando: delimitar questões próprias do letramento (aquisição da norma culta de língua portuguesa, aquisição de gêneros textuais orais) e, portanto, específicos do processo pedagógico; apontar para a existência de distúrbios de linguagem e, conseqüentemente, encaminhamentos para exames clínicos. Neste contexto, o público alvo foi composto por professores e alunos do ensino fundamental público de quarta e quinta séries.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Aparecida Raposo Meireles - Coordenador.
-
2004 - 2005
Uma contribuição da Linguistica Sociocognitiva na avaliação de sujeitos afásicos, Descrição: Este projeto propôs novas tarefas lingüísticas para ajudar na avaliação de afásicos, optando por uma metodologia qualitativa na busca da interpretação contextualizada dos dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Aparecida Raposo Meireles - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
PREFEITURA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. , Rua João Evangelista dos Santos, 21, Nova Era, 36000-000 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 36907890
Experiência profissional
2008 - 2008
Faculdade de Filosofia Santa MarcelinaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
2000 - 2007
APOGEU VESTIBULARESVínculo: coordenador de área, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 5
Atividades
-
02/2001 - 12/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA
Sem data
Prefeitura Municipal de Juiz de ForaAtividades
-
05/1989
Ensino,,Disciplinas ministradas, PORTUGUÊS
Sem data
Centro de Ensino Superior de Juiz de ForaAtividades
-
08/2002
Ensino, FONOAUDIOLOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM ESCRITA, LINGÜÍSTICA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de FERNANDA APARECIDA RAPOSO MEIRELES e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?