Emerson Ferreira Rocha

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2011 - 2015

Universidade de Brasília, UnB
Título: O Negro no Mundo dos Ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza com os dados do censo de 2010.
Orientador: em University of Ilinóis at Urbana-Champaign ( Baer Werner)
com Marcelo Medeiros Coelho e Souza. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Ciências Sociais

2008 - 2010

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Os Códigos da Raça: uma perspectiva teórica sobre o racismo,Ano de Obtenção: 2010
Jesse Jose Freire de Souza.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: DESIGUALDADE.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Ciências Sociais

2004 - 2008

Universidade Federal de Juiz de Fora
Bolsista do(a): Pro-reitoria de Pesquisa da UFJF, PROPESQ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2012 - 2012

Formação de Moderadores: desenho e facilitação. (Carga horária: 120h). , H+K desenvolvimento Humano e Institucional, H+K, Brasil.

2012 - 2012

Utilização do Portal de Convênios e Sistema SICONV. (Carga horária: 40h). , Instituto Universitas, IU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

10Th Annual Seminar of the BGHS ?Inclusion and Exclusion: new perspectives in History and Sociology? at Bielefeld University.Inclusion, exclusion and religion in the life-trajectories of low status people in Brazil. 2018. (Seminário).

42º Encontro Anual da ANPOCS.Coordenação do SPG16 Estratificação Social no Brasil: questões empíricas e metodológicas. 2018. (Encontro).

II Colóquio Crítica e Pragmatismo na Sociologia: diálogos entre Brasil e França.Debatedor - Mesa: Estado e Políticas Públicas. 2018. (Simpósio).

II Jornada de Estudos Negros da Universidade de Brasília.Coordenação de mesa. 2018. (Outra).

18° Congresso Brasileiro de Sociologia.. OS PROBLEMAS DO BRASIL ENTRE MUNDOS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE NARRATIVAS ACERCA DOS DILEMAS QUE SE IMPÕEM A CONSTITUIÇÃO DE UMA VIDA BOA NO BRASIL. 2017. (Congresso).

40º Encontro Anual da ANPOCS - Fórum Classes Sociais e Instituições.A interação estrutural entre classe e cor. 2016. (Encontro).

Seminário de Pesquisa do Grupo Cultura, Memória e Identidade.Uma encruzihada conceitual: a questão quilombola entre diferentes contetos discursivos.. 2016. (Seminário).

Encontro Anual da Anpocs.Disparidade de riqueza para negros e negras: o outro lado da desigualdade racial. 2015. (Encontro).

Seminário das Quintas da Disoc - IPEA.O negro no mundo dos ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza com os dados do Censo de 2010.. 2015. (Seminário).

XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Problemas do Economicismo na Concepção de Políticas de Desenvolvimento Rural. 2011. (Congresso).

I Seminário da Cátedra Werneck Vianna e II Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais UFJF.Democracia deliberativa e "terceiro setor": questinando a eficácia prática de expectativas normativas.. 2010. (Seminário).

I Semana Unificada da UENF - IX Semana de Ciências Sociais.Racismo e INserção do Negro na Sociedade Brasileira. 2009. (Seminário).

I Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais UFJF.Sobre o Pólo de Desenvolvimento Petrolina/Juazeiro no Sumbédio São Francisco. 2009. (Seminário).

"III Seminário Internacional Organizações e Sociedade: Inovações e Transformações Contemporâneas".Desigualdade Social e Desafios para as Políticas Públicas. 2008. (Seminário).

"III Seminário Internacional Organizações e Sociedade: Inovações e Transformações Contemporâneas".Os limites do Direito enquanto opoerador de moralidade prática em contextos de vida precarizados. 2008. (Seminário).

Diálogos de Fronteira.Ações Afirmativas, Educação e Igualdade Racial: avançoes e desafios.. 2008. (Simpósio).

Encontro Anual da ANPOCS.Para definir o racismo "brasileiro".. 2008. (Encontro).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEORIA CONTEMPORÂNEA.Crítica à Teoria da Generalização da Forma Capital de Pierre Bourdieu.. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vanessa Patrícia Machado Silva

COSTA, J. B.;ROCHA, E. F.. O processo de formação da lei de cotas e o racismo institucional no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rodrigo Gava

TEIXEIRA, C. S. G.;ROCHA, EMERSON FERREIRA. Deitado eternamente em berço explêndido: a questão da riqueza na estrutura da desigualdade brasileira. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carlos Miguel Figueiredo Afonso

COLLARES, A. C. M.;ROCHA, E. F.. O impacto do status profissional na saúde do trabalhador: uma comparação entre Brasil e Portugal.. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leticia Silva Souza

COLLARES, A. C. M.;ROCHA, E. F.ROCHA, EMERSON FERREIRA. Transição para a vida adulta: questões de classe e de gênero na saída do ninho no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Laiane Moraes Damasceno

COELHO, C. M.;ROCHA, EMERSON FERREIRA. Perspectivas de jovens do ensino médio acerca de suas futuras escolhas profissionais: uma análise das escolhas de jovens estudantes de duas escolas do Distrito Federal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Clarice Cançado Monteiro

MEDEIROS, M.;ROCHA, E. F.. O que determina o desempenho dos alunos na educação básica brasileira.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gilberto Barbosa Salgado

Magalhães, Raul;SALGADO, G. B.; SOUZA, J.. O que é o Racismo Brasileiro (qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Gilberto Barbosa Salgado

GAIO, A. M.;SALGADO, G. B.; SOUZA, J.. Cor e Dor Moral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Santiago Falluh Varella

MEDEIROS, M.;VARELLA, S. F.; Gusmão, Luis de; RANGEL, L. A.; COLLARES, A. C. M.. O Negro no Mundo dos Ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza no Brasil com os dados do Censo Demográfico de 2010. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Luis Augusto Sarmento Cavalcanti de Gusmão

MEDEIROS, M.; COLLARES, A. C.;GUSMÃO, L. A. S. C.; SANTOS, J. A. F.; VARELA, S. F.. O negro no mundo dos ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza no Brasil com os dados do censo demográfico 2010. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Raul Francisco Magalhães

SOUZA, J. J.; SANTOS, E. A. G. C.;MAGALHÃES, R. F.. Os códigos da raça: uma perspectiva teorica sobre o racismo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

José Alcides Figueiredo Santos

SANTOS, J. A. F.; Medeiros, M.; COLLARES, A. C.; VARELA, S. F.; GUSMAO, L. A. S. C.. O Negro no Mundo dos Ricos: Um estudo sobre a disparidade racial de riqueza no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Ana Cristina Murta Collares

MEDEIROS, M.; SANTOS, J. A. F.;COLLARES, ANA CRISTINA; Varela, S. F.; Gusmão, Luis; Rangel, L. A.. O Negro no mundo dos ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza no Brasil com os dados do Censo Demográfico de 2010. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Ana Cristina Murta Collares

SOUZA, M. M. C.; TURGEON, M.;COLLARES, Ana Cristina M.. Trajetórias de classe: os efeitos da inserção no mundo do trabalho e da constituição de uniões estáveis sobre a progressão educacional para coortes de idade no Brasil, nascidas entre 1944 e 1983. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Giane Chaves Fernandes

Fundações Educacionais: o preço da solução; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Emerson Ferreira Rocha;

Eugênio Pacoal de Paula

ALIANÇA ENTRE ONG E GOVERNO - UM ESTUDO DE CASO, SUAS IMPLICAÇÕES E CONQUISTAS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Emerson Ferreira Rocha;

Isabella de Sá Félix

Autoconceito, aspiração e expectativas de jovens negros em uma escola periférica do Distrito Federal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília; Orientador: Emerson Ferreira Rocha;

Tiago Franco de Paula

Representações do sofrimento no neopentecostalismo brasileiro: uma análise do discurso da Igreja Universal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília; Orientador: Emerson Ferreira Rocha;

João Victor de Souza Neves

Futebol candango: um espaço de sociabilidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília; Orientador: Emerson Ferreira Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROCHA, EMERSON FERREIRA . Espaço social e estrutura de classes em regiões metropolitanas brasileiras. Sociedade e Estado , v. 33, p. 779-801, 2018.

  • ROCHA, E. F. . Três padrões de trabalho juvenil: um estudo com metodologia mista sobre o trabalho em idades inferiores aos 18 anos no Brasil.. Texto para Discussão (IPEA) , v. TD 2295, p. TD 2295, 2017.

  • ROCHA, EMERSON FERREIRA . Riqueza e status entre mulheres negras no Brasil. Sociedade e Estado , v. 32, p. 217-244, 2017.

  • ROCHA, E. F. . Negros, brancos e o grupo dos ricos: o outro lado da desigualdade racial brasileira. Revista Ciências Sociais Unisinos , v. 52, p. 182, 2016.

  • ROCHA, E. F. . A Dimensão Pedagógica do Desenvolvimento Rural. REDD - Revista Espaço de Diálogo e Desconexão , v. 3, p. 1-1, 2011.

  • ROCHA, E. F. . Resignificações da Cosmologia Afro-Brasileira. CSOnline (UFJF) , v. 11 (4), p. 274-293, 2010.

  • ROCHA, E. F. . Entre a glorificação do oprimido e legitimação da opressão: há uma alternativa?. In: Jessé Souza. (Org.). Os Batalhadores Brasileiros. Belo Horizonte: UFMG, 2010, v. , p. -.

  • ROCHA, E. F. . O Crente e o Delinquente. In: Jessé José Freire Souza. (Org.). A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: , 2009, v. , p. -.

  • ROCHA, E. F. . Um drama de empregadas domésticas. In: Jessé José Freire Souza. (Org.). A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: , 2009, v. , p. -.

  • ROCHA, E. F. . Cor e Dor Moral. In: Jessé José Freire Souza. (Org.). A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: , 2009, v. , p. -.

  • ROCHA, E. F. . A Invisibilidade da Desigualdade Braileira. Desafios do Desenvolvimento, 04 ago. 2009.

  • ROCHA, E. F. . Disparidade entre negras, negros e brancos na composição do grupo dos ricos.. In: 39º Encontro Anual da ANPOCS, 2015, Caxambu. 39º Encontro, 2015.

  • ROCHA, E. F. ; TORRES, R. D. . Inclusion, Exclusion and Religion in the Life-Trajectory of Low Status people in Brazil. In: 10th Annual Seminar of BGHS: Inclusion and Exclusion, 2018, Bielefeld - Alemanha. 10th Annual Seminar of BGHS: Inclusion and Exclusion: new perspectives in History and Sociology, 2018.

  • ROCHA, E. F. . Democracia deliberativa e "terceiro setor": questionando a eficácia prática de expectativas normativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, E. F. . Sobre o Pólo de Desenvolvimento Petrolina/Juazeiro no Submédio São Francisco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, E. F. . O que é o racismo no Brasil moderno.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROCHA, E. F. . INDICAÇÃO PARA AS DIRETRIZES PARA A POLÍTICA DE QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA O TURISMO. 2014.

ROCHA, E. F. . MEMBRO DE COMITÊ TÉCNICO DA CÂMARA INTERSETORIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DO DISTRITO FEDERAL. 2012.

ROCHA, E. F. . ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ROCHA, E. F. . DESIGUALDADE SOCIAL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ROCHA, E. F. ; GRILLO, A. . CARACTERIZAÇÃO DA CAMADA DE PEQUENOS EMPREENDEDORES BRASILEIROS. 2009. (Relatório de pesquisa).

ROCHA, E. F. . Desigualdade social e racismo no Brasil: considerações a partir de um estudo de caso.. 2007. (Relatório de pesquisa).

ROCHA, E. F. . As Religiões Populares na Conformação do Espaço Público em Juiz de Fora. 2006. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Desigualdade e cultura., Descrição: Esse projeto aborda a desigualdade social em suas interfaces com o consumo cultural. O objetivo é perceber não apenas como fatores socioeconômicos afetam, enquanto variáveis independentes, padrões desse consumo como também investigar as maneiras pelas quais o consumo cultural se associa às maneiras como indivíduos e grupos experimentam a sua posição social. A pesquisa utiliza dados secundários de alcance nacional, assim como dados de levantamentos realizados no âmbito do Distrito Federal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Emerson Ferreira Rocha - Coordenador / João Victor Neves - Integrante / Isabella de Sá Felix - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional