Emerson Ferreira Rocha

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2015), tendo atuado como pesquisador visitante na University of Illinois at Urbana-Champaign. Atual também como pesquisadro visitante no Instituto de Pesquisa Econômia Aplicada e integra o grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília e membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2011 - 2015

Universidade de Brasília, UnB
Título: O Negro no Mundo dos Ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza com os dados do censo de 2010.
Orientador: em University of Ilinóis at Urbana-Champaign ( Baer Werner)
com Marcelo Medeiros Coelho e Souza. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Ciências Sociais

2008 - 2010

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Os Códigos da Raça: uma perspectiva teórica sobre o racismo,Ano de Obtenção: 2010
Jesse Jose Freire de Souza.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: DESIGUALDADE.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Ciências Sociais

2004 - 2008

Universidade Federal de Juiz de Fora
Bolsista do(a): Pro-reitoria de Pesquisa da UFJF, PROPESQ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2012 - 2012

Formação de Moderadores: desenho e facilitação. (Carga horária: 120h). , H+K desenvolvimento Humano e Institucional, H+K, Brasil.

2012 - 2012

Utilização do Portal de Convênios e Sistema SICONV. (Carga horária: 40h). , Instituto Universitas, IU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

43 Encontro Anual da ANPOCS.Vínculos sociais, pobreza e reconhecimento: um estudo a partir de entrevistas sobre trajetória de vida. 2019. (Encontro).

10Th Annual Seminar of the BGHS ?Inclusion and Exclusion: new perspectives in History and Sociology? at Bielefeld University.Inclusion, exclusion and religion in the life-trajectories of low status people in Brazil. 2018. (Seminário).

42 Encontro Anual da ANPOCS.Coordenação do SPG16 Estratificação Social no Brasil: questões empíricas e metodológicas. 2018. (Encontro).

II Colóquio Crítica e Pragmatismo na Sociologia: diálogos entre Brasil e França.Debatedor - Mesa: Estado e Políticas Públicas. 2018. (Simpósio).

II Jornada de Estudos Negros da Universidade de Brasília.Coordenação de mesa. 2018. (Outra).

18° Congresso Brasileiro de Sociologia.. OS PROBLEMAS DO BRASIL ENTRE MUNDOS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE NARRATIVAS ACERCA DOS DILEMAS QUE SE IMPÕEM A CONSTITUIÇÃO DE UMA VIDA BOA NO BRASIL. 2017. (Congresso).

40 Encontro Anual da ANPOCS - Fórum Classes Sociais e Instituições.A interação estrutural entre classe e cor. 2016. (Encontro).

Seminário de Pesquisa do Grupo Cultura, Memória e Identidade.Uma encruzihada conceitual: a questão quilombola entre diferentes contetos discursivos.. 2016. (Seminário).

Encontro Anual da Anpocs.Disparidade de riqueza para negros e negras: o outro lado da desigualdade racial. 2015. (Encontro).

Seminário das Quintas da Disoc - IPEA.O negro no mundo dos ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza com os dados do Censo de 2010.. 2015. (Seminário).

XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Problemas do Economicismo na Concepção de Políticas de Desenvolvimento Rural. 2011. (Congresso).

I Seminário da Cátedra Werneck Vianna e II Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais UFJF.Democracia deliberativa e "terceiro setor": questinando a eficácia prática de expectativas normativas.. 2010. (Seminário).

I Semana Unificada da UENF - IX Semana de Ciências Sociais.Racismo e INserção do Negro na Sociedade Brasileira. 2009. (Seminário).

I Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais UFJF.Sobre o Pólo de Desenvolvimento Petrolina/Juazeiro no Sumbédio São Francisco. 2009. (Seminário).

"III Seminário Internacional Organizações e Sociedade: Inovações e Transformações Contemporâneas".Os limites do Direito enquanto opoerador de moralidade prática em contextos de vida precarizados. 2008. (Seminário).

"III Seminário Internacional Organizações e Sociedade: Inovações e Transformações Contemporâneas".Desigualdade Social e Desafios para as Políticas Públicas. 2008. (Seminário).

Diálogos de Fronteira.Ações Afirmativas, Educação e Igualdade Racial: avançoes e desafios.. 2008. (Simpósio).

Encontro Anual da ANPOCS.Para definir o racismo "brasileiro".. 2008. (Encontro).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEORIA CONTEMPORÂNEA.Crítica à Teoria da Generalização da Forma Capital de Pierre Bourdieu.. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vanessa Patrícia Machado Silva

COSTA, J. B.;ROCHA, E. F.. O processo de formação da lei de cotas e o racismo institucional no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rodrigo Gava

TEIXEIRA, C. S. G.;ROCHA, EMERSON FERREIRA. Deitado eternamente em berço explêndido: a questão da riqueza na estrutura da desigualdade brasileira. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carlos Miguel Figueiredo Afonso

COLLARES, A. C. M.;ROCHA, E. F.. O impacto do status profissional na saúde do trabalhador: uma comparação entre Brasil e Portugal.. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leticia Silva Souza

COLLARES, A. C. M.;ROCHA, E. F.ROCHA, EMERSON FERREIRA. Transição para a vida adulta: questões de classe e de gênero na saída do ninho no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Laiane Moraes Damasceno

COELHO, C. M.;ROCHA, EMERSON FERREIRA. Perspectivas de jovens do ensino médio acerca de suas futuras escolhas profissionais: uma análise das escolhas de jovens estudantes de duas escolas do Distrito Federal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Clarice Cançado Monteiro

MEDEIROS, M.;ROCHA, E. F.. O que determina o desempenho dos alunos na educação básica brasileira.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gilberto Barbosa Salgado

Magalhães, Raul;SALGADO, G. B.; SOUZA, J.. O que é o Racismo Brasileiro (qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Gilberto Barbosa Salgado

GAIO, A. M.;SALGADO, G. B.; SOUZA, J.. Cor e Dor Moral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Santiago Falluh Varella

MEDEIROS, M.;VARELLA, S. F.; Gusmão, Luis de; RANGEL, L. A.; COLLARES, A. C. M.. O Negro no Mundo dos Ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza no Brasil com os dados do Censo Demográfico de 2010. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Luis Augusto Sarmento Cavalcanti de Gusmão

MEDEIROS, M.; COLLARES, A. C.;GUSMÃO, L. A. S. C.; SANTOS, J. A. F.; VARELA, S. F.. O negro no mundo dos ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza no Brasil com os dados do censo demográfico 2010. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Raul Francisco Magalhães

SOUZA, J. J.; SANTOS, E. A. G. C.;MAGALHÃES, R. F.. Os códigos da raça: uma perspectiva teorica sobre o racismo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Marcelo Medeiros

MEDEIROS, MarceloTurgeon, MathieuCollares, Ana Cristina M.. Trajetórias de classe: os afeitos da inserção no mundo do trabalho e da constituição de uniões estáveis sobre a progressão educacional no Brasil para três coortes nascidas entre 1944 e 1983.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

José Alcides Figueiredo Santos

SANTOS, J. A. F.; Medeiros, M.; COLLARES, A. C.; VARELA, S. F.; GUSMAO, L. A. S. C.. O Negro no Mundo dos Ricos: Um estudo sobre a disparidade racial de riqueza no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Ana Cristina Murta Collares

MEDEIROS, M.; SANTOS, J. A. F.;COLLARES, ANA CRISTINA; Varela, S. F.; Gusmão, Luis; Rangel, L. A.. O Negro no mundo dos ricos: um estudo sobre a disparidade racial de riqueza no Brasil com os dados do Censo Demográfico de 2010. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Ana Cristina Murta Collares

SOUZA, M. M. C.; TURGEON, M.;COLLARES, Ana Cristina M.. Trajetórias de classe: os efeitos da inserção no mundo do trabalho e da constituição de uniões estáveis sobre a progressão educacional para coortes de idade no Brasil, nascidas entre 1944 e 1983. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcello Cavalcanti Barra

Percepções de médicos e médicas da Emergência Pediátrica de um hospital no Distrito Federal sobre problemas de saúde mental na categoria médica de Brasília; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília,; Coorientador: Emerson Ferreira Rocha;

Eugênio Pacoal de Paula

ALIANÇA ENTRE ONG E GOVERNO - UM ESTUDO DE CASO, SUAS IMPLICAÇÕES E CONQUISTAS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Emerson Ferreira Rocha;

Giane Chaves Fernandes

Fundações Educacionais: o preço da solução; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; em Políticas Públicas e Gestão Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Emerson Ferreira Rocha;

Isabella de Sá Félix

Autoconceito, aspiração e expectativas de jovens negros em uma escola periférica do Distrito Federal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília; Orientador: Emerson Ferreira Rocha;

Tiago Franco de Paula

Representações do sofrimento no neopentecostalismo brasileiro: uma análise do discurso da Igreja Universal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília; Orientador: Emerson Ferreira Rocha;

João Victor de Souza Neves

Futebol candango: um espaço de sociabilidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília; Orientador: Emerson Ferreira Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROCHA, EMERSON FERREIRA . Atitudes políticas e mundos semânticos: um estudo qualitativo sobre a racionalidade aquém das ideologias políticas. Civitas (Porto Alegre) , v. 20, p. 85, 2020.

  • ROCHA, EMERSON FERREIRA . Espaço social e estrutura de classes em regiões metropolitanas brasileiras. Sociedade e Estado , v. 33, p. 779-801, 2018.

  • ROCHA, E. F. . Três padrões de trabalho juvenil: um estudo com metodologia mista sobre o trabalho em idades inferiores aos 18 anos no Brasil.. Texto para Discussão (IPEA) , v. TD 2295, p. TD 2295, 2017.

  • ROCHA, EMERSON FERREIRA . Riqueza e status entre mulheres negras no Brasil. Sociedade e Estado , v. 32, p. 217-244, 2017.

  • ROCHA, E. F. . Negros, brancos e o grupo dos ricos: o outro lado da desigualdade racial brasileira. Revista Ciências Sociais Unisinos , v. 52, p. 182, 2016.

  • ROCHA, E. F. . A Dimensão Pedagógica do Desenvolvimento Rural. REDD - Revista Espaço de Diálogo e Desconexão , v. 3, p. 1-1, 2011.

  • ROCHA, E. F. . Resignificações da Cosmologia Afro-Brasileira. CSOnline (UFJF) , v. 11 (4), p. 274-293, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROCHA, E. F. . INDICAÇÃO PARA AS DIRETRIZES PARA A POLÍTICA DE QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA O TURISMO. 2014.

ROCHA, E. F. . MEMBRO DE COMITÊ TÉCNICO DA CÂMARA INTERSETORIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DO DISTRITO FEDERAL. 2012.

ROCHA, E. F. . Análise sociológica a partir dos métodos quantitativos. 2019. .

ROCHA, E. F. . Análise estatística de texto com Iramuteq. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROCHA, E. F. . Desigualdade Racial: Questões de mensuração. 2016. .

ROCHA, E. F. . ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ROCHA, E. F. . DESIGUALDADE SOCIAL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ROCHA, E. F. ; GRILLO, A. . CARACTERIZAÇÃO DA CAMADA DE PEQUENOS EMPREENDEDORES BRASILEIROS. 2009. (Relatório de pesquisa).

ROCHA, E. F. . Desigualdade social e racismo no Brasil: considerações a partir de um estudo de caso.. 2007. (Relatório de pesquisa).

ROCHA, E. F. . As Religiões Populares na Conformação do Espaço Público em Juiz de Fora. 2006. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Desigualdade e cultura., Descrição: Esse projeto aborda a desigualdade social em suas interfaces com o consumo cultural. O objetivo é perceber não apenas como fatores socioeconômicos afetam, enquanto variáveis independentes, padrões desse consumo como também investigar as maneiras pelas quais o consumo cultural se associa às maneiras como indivíduos e grupos experimentam a sua posição social. A pesquisa utiliza dados secundários de alcance nacional, assim como dados de levantamentos realizados no âmbito do Distrito Federal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Emerson Ferreira Rocha - Coordenador / João Victor Neves - Integrante / Isabella de Sá Felix - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2014

University of Ilinóis at Urbana-Champaign

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Carga horária: 40

Outras informações:
Visiting Scholar at the Center for Latin American and & Caribbean Studies

2012 - 2012

Governo do Distrito Federal

Vínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Diretoria de Gestão e Planejamento, Carga horária: 40

2008 - 2010

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista - Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista

2007 - 2008

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2006 - 2007

Prefeitura de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio no NAEPD ? Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência

2006 - 2007

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

2005 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

2016 - 2016

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF

Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2015 - 2016

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2016 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado Sanduíche