Glauber Loures De Assis

Glauber Loures de Assis é Doutor em Sociologia pela UFMG e bolsista CAPES de pós-doutorado (PNPD). Tem Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi bolsista pelo CNPq. Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, além de uma especialização em Políticas Públicas e Gestão Social pela mesma instituição. É membro efetivo do NEIP (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos), do RELC (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Religiões na Contemporaneidade) e cofundador do CESAP (Centro de Estudos de Sociologia Antônio Augusto Pereira Prates). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia da Religião, Sociologia da Cultura, Políticas de Drogas e Sociologia da Educação, e atua hoje principalmente nos seguintes campos de pesquisa: religiosidade brasileira; religiões ayahuasqueiras; novos movimentos religiosos; política de drogas; folclore amazônico; sociologia do conhecimento; processos de socialização e estudos culturais.

Informações coletadas do Lattes em 14/05/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2013 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A Religião of the Floresta: Apontamentos sociológicos em direção a uma genealogia do santo daime e seu processo de diáspora.
Cristina Maria de Castro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Sociologia

2011 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Encanto e desencanto: um estudo sobre Santo Daime em Minas Gerais.,Ano de Obtenção: 2013
Cristina Maria de Castro.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social

2009 - 2010

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A sexualidade como construção social.
Orientador: André Moisés Gaio

Graduação em Ciências Sociais

2005 - 2010

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Teoria Social na Pós-modernidade: Uma análise de Neuromancer
Orientador: Gilberto Barbosa Salgado e Paulo Roberto Figueira Leal
Bolsista do(a): Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Estágio docente. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Estágio docente em sociologia. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2011

Análise de dados agregados. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2011

Conceitos básicos de amostragem. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Estágio docente. (Carga horária: 80h). , Escola Estadual Deputado Olavo Costa, DOC, Brasil.

2006 - 2006

Introdução ao Uso de Bancos de Dados. (Carga horária: 5h). , Consórcio de Informações Sociais, CIS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ASSIS, G. L. ; RODRIGUES, J. A. . Plantas Sagradas, Ritual e Novas Espiritualidades. 2018. (Outro).

ASSIS, G. L. ; ROSE, I. S. ; LABATE, BEATRIZ CAIUBY ; RODRIGUES, J. A. . Seminário Internacional Drogas e Espiritualidade no Século XXI. 2017. (Outro).

ASSIS, G. L. ; RODRIGUES, J. A. ; ROSE, I. S. . GT Plantas Sagradas e Novas Espiritualidades. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

31ª Reunião da ABA. Controvérsias sobre a comoditização do Santo Daime na diáspora mundial da ayahuasca. 2018. (Congresso).

IV Seminário discente de sociologia.Genealogia do processo de patrimonialização da ayahuasca no Brasil. 2018. (Seminário).

XIV Jornada de Ciências Sociais.Raça e religião: identidades, adaptações e vivências na contemporaneidade.. 2018. (Simpósio).

Graduação em Foco.Religiões na contemporaneidade. 2017. (Seminário).

Religiões na contemporaneidade: Análises socioantropológicas.Entre o tradicional e o moderno: apontamentos sobre a diáspora do Santo Daime e suas controvérsias. 2017. (Seminário).

Religiões na contemporaneidade: Análises socioantropológicas.Observação participante e auto-sociologia: Dilemas e possibilidades da pesquisa qualitativa em ciências sociais. 2017. (Oficina).

30ª Reunião da ABA. Um Panorama da Literatura sobre a Internacionalização das Religiões Ayahuasqueiras Brasileiras. 2016. (Congresso).

As plantas medicinais e o sagrado.O uso ritual da ayahuasca na religião do Santo Daime. 2016. (Seminário).

II Conferência Mundial da Ayahausca. Artes e humanidades: Ciências Sociais. 2016. (Congresso).

II Conferência Mundial da Ayahausca. A Religião da Floresta: Reflexões sobre a diáspora de uma religião ayahuasqueira brasileira. 2016. (Congresso).

II Conferência Mundial da Ayahausca. A RELIGIOUS BATTLE: MUSICAL DIMENSIONS OF THE SANTO DAIME DIASPORA. 2016. (Congresso).

Jornadas Plantas Sagradas em perspectiva.A religião da floresta: reflexões sobre a diáspora de uma religião ayahuasqueira brasileira. 2016. (Simpósio).

Congreso Drogas, Política y Cultura. Conferencia Magistral: A gênese dos abstencionismos e proibições contemporâneas na historiografia norte-americana e alguns reflexos no Brasil. 2015. (Congresso).

III EMBRA - Encuentro de Antropologia México-Brasil. Dos igarapés da Amazônia para o outro lado do Atlântico: A expansão e internacionalização do Santo Daime no contexto religioso global. 2015. (Congresso).

IV Congreso Latinoamericano de Antropologia. Guerras de traducción, guerras musicales: Notas sobre la Internacionalización del Santo Daime en el extranjero a través de su dimensión musical. 2015. (Congresso).

XIV ABANNE 2015. Guerras de traduções, guerras musicais: notas sobre a internacionalização do Santo Daime através de sua dimensão musical. 2015. (Congresso).

38º Encontro anual da ANPOCS. A expansão e internacionalização do Santo Daime: uma religião ayahuasqueira brasileira cenário religioso global.. 2014. (Congresso).

54º Congresso Internacional de Americanistas. Algumas notas sobre a religiosidade moderna e o espaço público no Brasil: o caso da Igreja Universal e do Santo Daime. 2012. (Congresso).

35 º encontro anual da Anpocs..Visibilidade Versus Opacidade: uma análise dos enquadramentos e dos agendamentos das reportagens das revistas impressas Veja, Época, Carta Capital e Istoé frente à implantação do sistema de Cotas nas Universidades Brasileiras. 2011. (Encontro).

35 º encontro anual da Anpocs..Visibilidade Versus Opacidade: uma análise dos enquadramentos e dos agendamentos das reportagens das revistas impressas Veja, Época, Carta Capital e Istoé frente à implantação do sistema de Cotas nas Universidades Brasileiras. 2011. (Encontro).

XXIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Latinocentrismo - Elementos para uma teoria social latino-americana. 2011. (Congresso).

III Simpósio de Pós-Graduandos em Sociologia.Cybercultura e teoria social: uma análise de Neuromancer. 2010. (Simpósio).

17° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.A Análise da crítica a Indústria Cultural. 2009. (Simpósio).

I Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais.Visibilidade Versus Opacidade: uma análise da Revista Época. 2009. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. A cooptação da contracultura pelo sistema capitalista. 2009. (Congresso).

XV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora.Visibilidade versus Opacidade: uma análise da Revista Época. 2009. (Seminário).

16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.A cooptação da contracultura pelo sistema capitalista. 2008. (Simpósio).

XIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP.A cooptação da contracultura pelo sstema capitalista. 2008. (Seminário).

30 º Encontro Anual da Anpocs. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Francisco Savoi de Araújo

VARGAS, E. V.;ASSIS, G. L.. Autoconhecimento e cura no Santo Daime: Um estudo de caso no Centro Livre Nossa Senhora da Saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alexandre Antonio Cardoso

CARDOSO, A. A.; CASTRO, C.M.; GUERRIERO, S.. encanto e desencanto: um estudo sociológico sobre o santo daime. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Alexandre Antonio Cardoso

CARDOSO, A. A.; CASTRO, C.M.; GUERRIERO, S.. encanto e desencanto: um estudo sociológico sobre o santo daime. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Alexandre Antonio Cardoso

CARDOSO, A. A.; CASTRO, C.M.; FREITAS, R. S.. a religião contemporânea: um estudo sobre o santo daime em belo horizonte. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Fernando Fábio Fiorese Furtado

LEAL, Paulo Roberto Figueira;FURTADO, Fernando Fábio Fiorese; GAIO, André Moysés. Teoria social na pós-modernidade: uma análise de "Neuromancer". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Raul Francisco Magalhães

CASTRO, C. M.; CARDOSO, A. A.; ROSE, I. S.; LEE, H. O.;MAGALHÃES, R. F.. A religião of de floresta: apontamentos sociológicos em direção a uma genealogia do Santo Daime e seu processo de diáspora. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Isabel Santana de Rose

CASTRO, C. M.; CARDOSO, A. A.; LEE, H. O.; MAGALHAES, R. F.;ROSE, I. S.. A religião of the floresta: apontamentos sociológicos em direção a uma genealogia do Santo Daime e seu processo de diáspora. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Henrique de Oliveira Lee

CASTRO, C. M.;LEE, H. O.; CARDOSO, A. A.; ROSE, I. S.; MAGALHAES, R. F.. A religião of the Floresta: apontamentos sociológicos em direção a uma genealogia do Santo Daime e seu processo de diáspora. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Beatriz Caiuby Labate

LABATE, Beatriz C.; CASTRO, C. M.; CARDOSO, A. A.. Pluralidade, Movimento e Êxtase: A Diáspora do Santo Daime. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jacqueline Alves Rodrigues

Entre o tradicional e o moderno: da presença de uma religião ayahuasqueira amazônica no cenário urbano de Minas Gerais; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Coorientador);

Jacqueline Alves Rodrigues

Santo Daime e Tradição - Múltiplas visões: Perspectivas de grupos da RMBH; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glauber Loures de Assis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gilberto Barbosa Salgado

Visibilidade versus Opacidade: Mídia Impressa e Políticas Públicas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Gilberto Barbosa Salgado;

Paulo Roberto Figueira Leal

Teoria social na pós-modernidade: uma análise de Neuromancer; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo Roberto Figueira Leal;

Paulo Roberto Figueira Leal

Visibilidade Versus Opacidade: Mídia Impressa e Políticas Públicas (1910 -2010); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Roberto Figueira Leal;

Cristina Maria de Castro

Início: 2017; Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Cristina Maria de Castro

Encanto e desencanto: um estudo sociológico sobre o Santo Daime; 2013; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Maria de Castro;

Cristina Maria de Castro

A Religião of the Floresta: Apontamentos sociológicos em direção a uma genealogia da diáspora internacional do Santo Daime; 2017; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Maria de Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 ASSIS, GLAUBER LOURES ; RODRIGUES, JACQUELINE ALVES . Uma bebida, muitas visões: apontamentos sociológicos sobre a II Conferência Mundial da Ayahuasca. HORIZONTES ANTROPOLÓGICOS (UFRGS. IMPRESSO) , v. 24, p. 135-165, 2018.

  • 2017 ASSIS, G. L. ; LABATE, B. C. . Um Panorama da Literatura sobre a Internacionalização das Religiões Ayahuasqueiras Brasileiras. Revista Ciências Sociais Unisinos , v. 52, p. 130, 2017.

  • 2017 ASSIS, G. L. ; LABATE, B. C. ; CAVNAR, C. . Música, tradução e linguagem na diáspora do Santo Daime. REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 60, p. 165, 2017.

  • 2017 ASSIS, GLAUBER LOURES DE ; RODRIGUES, JACQUELINE ALVES . De quem é a ayahuasca? Notas sobre a patrimonialização de uma -bebida sagrada- amazônica. RELIGIÃO E SOCIEDADE , v. 37, p. 46-70, 2017.

  • 2014 ASSIS, GLAUBER LOURES DE ; LABATE, BEATRIZ CAIUBY . Dos igarapés da Amazônia para o outro lado do Atlântico: a expansão e internacionalização do Santo Daime no contexto religioso global. Religião & Sociedade (Impresso) , v. 34, p. 11-35, 2014.

  • 2013 ALMEIDA, A. P. E. ; ASSIS, G. L. . Visibilidade versus Opacidade: uma análise das matérias das Revistas Época e Veja (Maio de 2008 a Maio de 2009). Teoria e Cultura (UFJF) , v. 4, p. 1-83, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ASSIS, G. L. ; SENRA, Flávio . O Daime visto por dentro e por fora. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ROSAS, N. ; ASSIS, G. L. . As formas mineiras da vida religiosa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSIS, G. L. . Visibilidade versus opacidade:uma análise comparativa da Revista Época e Veja. 2010. (Relatório de pesquisa).

ASSIS, G. L. ; Leão, B. ; ALMEIDA, A. P. E. . Visibilidade Versus Opacidade: uma análise da revista Época. 2009. (Relatório de pesquisa).

ASSIS, G. L. . The Religion of The Forest: Sociological notes towards a genealogy of the Santo Daime and its diaspora process. 2017 (Livro aprovado para publicação na coleção Religion in the Americas, da editora Brill) .

ROSAS, N. ; ASSIS, G. L. . Conversão religiosa na contemporaneidade: o caso da Igreja Batista e do Santo Daime.. 2012 (Artigo) .

ASSIS, G. L. ; ROSAS, N. . Algumas notas sobre a religiosidade moderna e o espaço público no Brasil: o caso da Igreja Universal e do Santo Daime.. 2012 (Artigo) .

ALMEIDA, A. P. E. ; ASSIS, G. L. . Visibilidade das Revistas Veja, Época e Istoé: o caso da legalização do Santo Daime.. 2012 (Artigo) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Sacred Plants and Drug Policy, Descrição: Esse projeto de pesquisa de cooperação internacional foi submetido e aprovado no primeiro semestre de 2016 e possui duração prevista de um ano (01/03/2017 até 01/04/2018). Sua sede principal é o Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropologia Social (CIESAS), centro público de pesquisa em antropologia de maior prestígio no México, mas suas atividades envolvem ainda a cooperação de pesquisadores e especialistas de outras universidades e centros de pesquisa do México, Brasil e EUA. Conta com financiamento da Open Society Foudation (OSF), dos Estados Unidos (Nova York). Reconhecendo o crescente movimento de reforma da política de drogas, o projeto internacional de pesquisa "Sacred Plants and Drug Policy" (Plantas Sagradas e Políticas de Drogas) busca abordar uma das questões mais prementes e menos atendidas na agenda: o uso de plantas sagradas e tradicionais. O projeto centra-se especificamente no cacto do peyote (Lophophora williamsii), um cacto endógeno do México e Texas e uma das principais plantas de consumo ritual tradicional. Com o objetivo de gerar uma mudança no estigma associado às plantas sagradas e indígenas, frequentemente associadas com a violência e danos à saúde pública, e uma reforma mais progressista da política de drogas, este projeto reúne pesquisadores e especialistas de México, Brasil e Estados Unidos. Dentre os desdobramentos do projeto, espera-se a realização de uma conferência internacional homônima, marcada para fevereiro de 2018 na cidade de Guadalajara, México.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glauber Loures de Assis - Integrante / Beatriz Caiuby Labate - Coordenador / Horácio Guevara - Integrante / Guzman, Maurício Genet - Integrante., Financiador(es): Open Society Foundation - Cooperação.

  • 2008 - 2010

    Visibilidade versus Opacidade: mídia impressa e políticas públicas (1980-2010), Descrição: Avaliar quantitativa e qualitativamente o espaço destinado em várias mídias à produção de informações concernentes a diferentes modalidades de políticas públicas e sociais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Glauber Loures de Assis - Integrante / Ana Paula Evangelista de Almeida - Integrante / Gilberto Barbosa Salgado - Coordenador / Bruno Leão - Integrante / Isabela Guimarães Rabelo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa., Número de produções C, T & A: 18

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Aprovação em 2º lugar no Concuso Público para Professor Adjunto A - Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - Área de Conhecimento: Ensino de Ciências Sociais, Faculdade de Educação - UFMG - DMTE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Centro de Investigaciones y estudios en antropolog

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Bolsista PIBIC/CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista PIBIC/UFJF/ CNPQ atuando no projeto "Visibilidade versus Opacidade: Mídia Impressa e Políticas Públicas (1980-2010), analisando qualititativamente e quantitativamente a revista Época e Veja

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Bolsista Provoque, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Atuou como bolsista e pesquisador de campo no projeto "Visibilidade versus Opacidade: Mídia Impressa e Políticas Públicas" , que visa a análise do conteúdo, quantitativa, e do discurso, qualitativa, da política na mídia impressa:A revista Época.

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Campo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participou da Pesquisa "Imagem Arcelor-Mittal- Unidade Juiz de Fora" com a atuação na área de Pesquisa de Campo no período de novembro e dezembro de 2008

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Campo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participou do Projeto "Situação da Criança e do Adolescente em Juiz de Fora", com a atuação na área de Pesquisa de Campo no período de outubro e novembro de 2008.

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Campo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participou como Pesquisador de Campo no Projeto "Rebol-Redes e Bairros na política local", sob a coordenação da Pesquisadora Amy Erica Smith, doutoranda em Ciências Política pela Universidade de Pittsbusgh

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docência em sociologia (Pós-Doc), Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atividades de docência junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), ministrando as disciplinas Fundamentos de Análise Sociológica para o CICH e Introdução à Sociologia, na faculdade de Engenharia, como parte das atividades de residência pós-doutoral do PNPD-CAPES.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente em Sociologia - UFMG, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Estágio docente e monitoria durante o Doutorado, na disciplina de Introdução à Sociologia ministrada aos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Minas e Energia, sob supervisão do professor Dr. Jerônimo Oliveira Muniz, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente em Sociologia - UFMG

    Outras informações:
    Estágio docente e monitoria durante Mestrado, na disciplina de Sociologia ministrada ao curso de História da UFMG, sob supervisão da professora Dra. Yumi Garcia dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

    Atividades

    • 03/2017

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Análise Sociológica

    • 03/2017

      Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia

  • 2011 - 2016

    Associação Desportiva Ouro Fino - Clube do Esporte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Sociólogo e Coordenador Pedagógico, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Exercício das funções de sociólogo e coordenador pedagógico dos projetos socioeducativos da Associação Desportiva de Ouro Fino - Clube do Esporte, entidade sem fins lucrativos que foi considerada de utilidade pública durante o período o exercício de minhas funções.