Edméia Campos Meira

Doutora pelo Programa Memoria: Linguagem e Sociedade da UESB/ Campus de Vitoria da Conquista - o 2013.-2017. Mestre em Ciências da Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1998). Especialização em Musicoterapia- ano 2013-2014. Atualmente é Docente adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenou o Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento na UESB, no período de 2002-2012. Desenvolveu Assessora Técnica desde a implantação e implementação da Associação de Amigos Grupos de Convivência e Universidade Aberta com a Terceira Idade - AAGRUTI - Período 2002-2007. Coordenou os Projetos de Pesquisa Multicêntrico em parceria com a UFSC/PEN/GESPI E UESB/DS/GREPE. Liderou o Grupo de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento - GREPE/UESB, no período de 2002-2012, atuando principalmente nos seguintes temas: pessoa idosa, qualidade de vida, envelhecimento - educação, promoção da saúde e envelhecimento, politicas públicas, cuidado familiar.Coordenou o projeto instutucional em parceria UESB-PRONERA, no periodo de 2005-2008: Curso-Formação em Ensino Médio, e Tecnico em Agente em saúde da Comunidade.Coordenção do Curso de Recpcionista em Serviços de Saúde- Projeto Juventude Cidadã, em Vitoria da Conquista/Bahia.Formadora da UESB no Programa PROJOVEM URBANO, no periodo de 07/2009 a 12/2010.Professor Formador no Programa Todos pela Alfabetização-TOPA, no periodo de junho a agosto de 2010.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade

2013 - 2017

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: O SENTIDO DA MEMÓRIA DE MULHERES CUIDADORAS DE IDOSOS E IDOSAS DEPENDENTES: IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO PARA O CUIDADO
Profª Dra. Rita Maria Radi-Philpp. Coorientador: Profª Dra. Luciana Araújo Reis. Bolsista do(a): UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA, UESB, Brasil.

Mestrado em Enfermagem

1997 - 1998

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Representações Sociais da Longevidade: Contribuições para uma Enfermagem Gerôntica em Grupos de Convivência,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Drª Célia AntunesCherysóstomo de Sousa.
Palavras-chave: Enfermagem - Saúde do Idoso - Grupo de Convivência; Cidadania do Idoso.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Especialização em Especialização em Musicoterapia

2013 - 2014

Faculdade Hélio Rocha
Título: OS EFEITOS TERAPÊUTICOS COM A MÚSICA NA PREVENÇÃO DE RISCO PARA DEMENCIA E DEPRESSÃO NO IDOSO: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA.
Orientador: Gustavo Gattino

Especialização em Especialização em Aperfeiçoamento de Formação de F

2005 - 2006

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
Título: O Cuidado ao Idoso Dependente em Condição de Risco para Violência Intrafamiliar:uma Proposta Muitidimensional de Educação Permanente em saude
Orientador: Ivone Gonsalves Nery

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBILCA

1988 - 1988

Universidade de Ribeirão Preto
Título: PERFIL DO IDOSO FAMILIAR DE UMA COMUNIDADE ORGANIZADA

Especialização em Pesquisa Educacional

1988 - 1988

Universidade Federal da Paraíba
Título: Educação e Saúde no Envelhecimento: uma proposta de re-educação para a vida
Orientador: José Carlos Vieira Wanderley

Graduação em BACHAREL EM ENFERMAGEM

1978 - 1982

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA EM CONSTELAÇÃO FAMILIAR INDIVIDUAL E GRUPAL. (Carga horária: 40h). , CLINICA CÂMERA, CLINICA CÂMERA, Brasil.

2017 - 2018

Extensão universitária em TERAPIA COMUNITÁRIA SISTÊMICA - INTEGRATIVA. (Carga horária: 160h). , UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA, UESB, Brasil.

2010 - 2010

Curso Básico de Dança Sênior e Geronto Ativação co. (Carga horária: 20h). , INSTITUIÇÃO BETHESDA- DANÇA SENIOR, IB, Brasil.

2010 - 2010

Curso Progressivo B de Dança S~enior e Geronto Ati. (Carga horária: 20h). , INSTITUIÇÃO BETHESDA- DANÇA SENIOR, IB, Brasil.

2009 - 2010

Formação Inicial e Continuada de Formadores. (Carga horária: 252h). , FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO, FUNDAR, Brasil.

2008 - 2008

CURSO DE LIDERES. (Carga horária: 20h). , CENTRO DE JUVENTUDE E CULTURA CRISTÃ, CJCC, Brasil.

2008 - 2008

Anál. de Cont., Abord. Est. das Repr. Soc. e Int.. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2005 - 2006

Aperf. de Form. de Fac. de Ed. Perm. em Saúde. (Carga horária: 190h). , Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, ENSP, Brasil.

2002 - 2002

Instrutores para equipes de Saúde da família. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1996 - 1996

Curso em Pesquisa Qualitativa. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: CIÊNCIAS DA SAÚDE.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MEIRA, E. C. ; MEIRA, L. C. . CURSO DE DANÇA SENIOR. 2010. (Outro).

SOUZA, Andréia dos Santos ; SENA, Edite Lago da S ; MEIRA, E. C. ; VILELA, A. B. A. . II Simpósio sobre a Doença de Parkinson. 2008. (Outro).

MEIRA, E. C. . I SIMPÓSIO DE PARKINSON: CUIDANDO PARA AUTONOMIA E INCLUSÃO SOCIAL. 2007. (Outro).

MEIRA, E. C. . Treinamento de Líderes para atuação em grupo de Terceira Idade - AAGRUTI. 2007. (Outro).

MEIRA, E. C. . Treinamento de Líderes para Grupos de Convivência da AAGRUTTI, Projeto da Área de Mobilização Social: "CONVIVENDO E CONSTRUINDO A CIDADANIA DO IDOSO EM GRUPOS DE CONVIVÊNCIA". 2007. (Outro).

MEIRA, E. C. ; VILELA, A. B. A. . Curso: Construindo Métodos e Técnicas em Etnometodologia / Tcnologia pra Grupos de Ajuda Mútua. 2006. (Outro).

MEIRA, E. C. . Associação de Amigos, Grupos de Convivência e Universidade Aberta com a Terceira Idade. 2005. (Outro).

MEIRA, E. C. . Oficina de Projetos de Pesquisa em Saúde com Carga horária de 30 horas. 2004. (Outro).

MEIRA, E. C. . Oficina de Dinamização de Grupos em Saúde. 2004. (Outro).

MEIRA, E. C. . Conhecendo os fatores de risco para a violência intrafamiliar contra idosos doentes e/ou fragilizados , nos seus relatos orais e de cuidadores de Idosos. 2003. (Outro).

MEIRA, E. C. . Cursos Livres para a terceira idade. 1999. (Outro).

MEIRA, E. C. . Grupos de Convivência para a Terceira Idade em comunidades organizadas.. 1998. (Outro).

MEIRA, E. C. . I Seminário da Terceira Idade no Acampamento Batista Baiano. 1998. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12º Congresso Internacional da Rede Unida. MEMÓRIA DE MULHERES CUIDADORAS DE IDOSOS (AS) DEPENDENTES: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS EXPERIÊNCIAS DO CUIDADO INTRAFAMILIAR. 2016. (Congresso).

12º Congresso Internacional da Rede Unida. AMBIGUIDADES NA EXPERIÊNCIA DE CUIDADO DA PESSOA IDOSA HOSPITALIZADA: VIVÊNCIAS DE FAMILIARES ACOMPANHANTES. 2016. (Congresso).

12º Congresso Internacional da Rede Unida. VOZES DE MULHERES CUIDADORAS FAMILIARES DE IDOSOS (AS) DEPENDENTES: DIÁLOGOS SOCIOCULTURAIS PARA A SOCIEDADE. 2016. (Congresso).

68ª Reunião Anual da SBPC. A configuração da identidade de gênero que orienta o ato de cuidado pela mulher em relações familiares.. 2016. (Congresso).

XII Congreso de Sociología de la FES: ?Grandes transformaciones sociales, nuevos desafíos para la Sociología, en Gijón.. :?IDENTIDAD DE GÉNERO Y ORIENTACIÓN DEL CUIDADO EN LAS RELACIONES FAMILIARES DE LA MUJER CUIDADORA Y LA PERSONA ANCIANA DEPENDIENTE.?. 2016. (Congresso).

IV Simposio de Saúde Publica da Região Sudoeste:o SUS e o cuidado a saúde do idoso.Pesquisas em Envelhecimento no Brasil. 2012. (Simpósio).

IV Simposio de Saúde Publica da Região Sudoeste:o SUS e o cuidado a saúde do idoso.Humanização da Asistencia á Pessoa Idosa Hospitalizada: concepções de profissionais de saúde. 2012. (Simpósio).

62ª CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE O ATENDIMENTO A PESSOA IDOSA NOS SERVIÇOS DE SAUDE. 2010. (Congresso).

62ª CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. COMPREENSÃO DAS PESSOAS IDOSAS VERSADOS SOBRE O ATENDIMENTO PRESTADO NOS SERVIÇOS DE SAUDE . DA ATENÇÃO BASICA. 2010. (Congresso).

62ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC.Opinião das Pessoas Idosas na Perspectiva da Assistencia Prestada nos Serviços de Saude da Atenção Basica. 2010. (Outra).

I CONGRESSO NACIONAL DIVERSIDADE, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS. DIREITOS HUMANOS: ENVELHECIMENTO E CIDADANIA. 2010. (Congresso).

3ªSEMANA DE ENFERMAGEM DE JEQUIÉ: ENFERMAGEM VALE A VIDA.MOBILIZANDO O IDOSO PARA A PARTICIPAÇÃO EM GRUPO EM CONTEXTO DA ESTRATEGIA DE SAUDE DA FAMILIA. 2009. (Encontro).

61ªReunião Anual da SBPC.PERCEPÇÃO DE PESSOAS IDOSAS COM DOENÇA DE PARKINSON ACERCA DAS MUDANÇAS OCORRIDAS EM SEU COTIDIANO. 2009. (Outra).

61ªReunião Anual da SBPC.PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM RISCO PARA DEPRESSÃO. 2009. (Outra).

61ªReunião Anual da SBPC.AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA MULTIDIMENSIONAL EM IDOSOS RESIDENTES EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA. 2009. (Outra).

61ªReunião Anual da SBPC.IDOSOS ATIVOS/PARTICIPANTES QUE VIVENCIAM FATORES DE RISCO PARA DEPRESSÃO. 2009. (Outra).

8ºCONGRESSO NACIONAL DA REDE UNIDA. A POLIFONIA DOS SIGNIFICADOS DO ADOECER POR DOENÇA DE PARKINSON ÀS VIVENCIA MUSICAIS. 2009. (Congresso).

I CONGRESSO DA FAMILIA: FAMILIA, ESPERANÇA DA SOCIEDADE CIVIL. Tema: Vivenciando uma Velhice Ativa em Família, com Auto- estima e Esperança,. 2009. (Congresso).

I SEMINÁRIO MULTIPROFISSIONAL sobre ENVELHECIMENTO.IMPACTO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO ENVELHECIMENTO -GREPE NA PRODUÇÃO DA CIENCIA DO ENVELHECIMENTO NA UESB. 2009. (Seminário).

XI CONGRESSO da FAMILIA: Jesus Cristo é a unica Esperança para a Familia. Descobrindo as Potencialidades da 3ª idade com Saúde, Auto-estima, e Vida Saudável.. 2009. (Congresso).

3ER.Congresso Iberoamericano de Investigación cualitativa en Saude. TECNOLOGIA ASSISTIVA DE VIVÊNCIAS MUSICAIS NA RECUPERAÇÃO VOCAL DE PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON1. 2008. (Congresso).

3ER.Congresso Iberoamericano de Investigación cualitativa en Saude. ATecnologia da Dinamica de Grupos de Ajuda Mutua para Pacientes IdososParkinsonianos e suas Respectivas Familias. 2008. (Congresso).

60º Reunião Anual da SBPC.CUIDANDO DA VOZ PAA VIVER MAIS E MELHOR : TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM VIVÊNCIAS MUSICAIS COM IDOSOS PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON. 2008. (Outra).

I Fórum Internacional sobre Saúde e Envelhecimento e Simpósio sobre Representações Sociais - I FISERS.Grupo de A´juda Mútua como Estratégia de Cuidado para Idosos com Doença de Parkinson. 2008. (Outra).

I Fórum Internacional sobre Saude e Envelhecimento-Simpósio sobre Representações Sociais.IDOSOS PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON EM VIVÊNCIAS MUSICAIS : CONTRIBUIÇÕES PARA AUTO ESTIMA E QUALIDADE DE VIDA. 2008. (Encontro).

I Fórum Internacional sobre Saude e Envelhecimento-Simpósio sobre Representações Sociais.AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE SAÚDE EM PESSOAS IDOSAS: CONHECENDO PARA CUIDAR EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA.. 2008. (Outra).

I Fórum Internacional sobre Saude e Envelhecimento-Simpósio sobre Representações Sociais.GRUPO DE AJUDA MÙTUA COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO PARA IDOSOS COM DOENÇA DE PARKINSON. 2008. (Outra).

I Fórum Internacional sobre Saude e Envelhecimento-Simpósio sobre Representações Sociais.Fatores de Risco para Depressão em Idosos que Vivenciam Envelhecimento Ativo ... 2008. (Outra).

II Conferêrencia Estadual dos lDireitos da Pessoa Idosa. 2008. (Outra).

II Conferêrencia Territorial-Direitos da Pessoa Idosa.O Controle Social no Contexto dos Direitos da Pessoa Idosa. 2008. (Outra).

Vida Radiante- Congresso da Terceira Idade. 2008. (Congresso).

14º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Inquérito Multidimencional de Idosos Parkinsonianos para Implantação de tecnologias Assistivas para Autonomia e Inclusão Social. 2007. (Seminário).

14º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Adesão a Terapêutica Farmacológica em idosos portadores de Doença de Parkinson. 2007. (Seminário).

Fórum para Apresentação dos Planos de Curso das Disciplinas do Novo Currículo do Curso de Enfermagem da UESB - 2007.2. 2007. (Outra).

IV Congresso Brasileiro Ciencias Sociais e Humanas em Saúde. IDOSOS SOZINHOS : SIGNIFICADOS DA CONVIVÊNCIA COM A SOLIDÃO. 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso da Associação LAtino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de POlítica de Saúde - Equidade,Ética e direito á Saúde. O Educador Popular em Saúde nas áreas de reforma Agrária na Bahia: um relato de experiência. 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso da Associação LAtino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de POlítica de Saúde - Equidade,Ética e direito á Saúde. O grupo de Ajuda Mútua de pessoas com doença de Parkinson e familiares cuidadores: uma estratégia de reincerção social. 2007. (Congresso).

3ª Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Técnico Educador em Saúde da Comunidade nas Áreas de Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra: uma Proposta de Qualificação Profissional. 2006. (Congresso).

3ª Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Grupo de Ajuda Mútua dos Idosos Portadores de Doença de Parkinson e seus Respectivos Familiares Cuidadores na UESB/DS. 2006. (Congresso).

3º Congresso Brasileiro De Extensão Universitária. 2006. (Congresso).

58ª Congresso Brasileiro de Enfermagem. Estrutura Representacional do Cuidado com o Idoso Hipertenso para Profissionais da Equipe de Saúde da Família. 2006. (Congresso).

58ª Congresso Brasileiro de Enfermagem. Adesão ao Tratamento Medicamentoso em Pessoas Portadoras de Doença de Parkinson(DP). 2006. (Congresso).

58ª Congresso Brasileiro De Enfermagem. Avaliação Multidiensional de Idosos Portadores de Parkinson: Contribuição para Implantação de Tecnologias Assistivas para a Autonomia e Inclusão Social. 2006. (Congresso).

Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. 2006. (Congresso).

Curso:Construindo Méodos e Técnicas em Etnometodolgia/ Tecnologia para Grupos de Ajuda Mútua.Construindo Méodos e Técnicas em Etnometodolgia/ Tecnologia para Grupos de Ajuda Mútua. 2006. (Outra).

I Conferência Regional dos Direitos do Idoso. I Conferência Regional dos Direitos do Idoso. 2006. (Congresso).

I Simpósio sobre Saúde da Mulher.Saúde da Mulher Idosa: Uma abordagem multidisciplinar. 2006. (Simpósio).

Tecnologia para Grupos de Ajuda Mútua.Curso: Construindo Métodos e Técnicas em Etnometodologia. 2006. (Oficina).

Conhecendo o cotidiano de Idoso que cuida de Idoso.66ª Semana Brasileira de Enfermagem - UESB. 2005. (Outra).

Desgaste do cuidador de famílias de Idosos dependentes e/ou fragilizados: Uma condição auto-referida.66ª Semana Brasileira de Enfermagem - UESB. 2005. (Outra).

Expressões sutis de maus tratos vivenciados por Idosos no cotiano urbano da cidade de Jequié-BA.66ª Semana Brasileira de Enfermagem - UESB. 2005. (Outra).

Fatores de Risco para Violência intrafamiliar contra Idosos doentes e/ou fragilizados, nos relatos orais de cuidadores de Idosos.66ª Semana Brasileira de Enfermagem - UESB. 2005. (Outra).

I Encontro do PRONERA da Região Nordeste.I Encontro do PRONERA da Região Nordeste. 2005. (Encontro).

O Impacto da demanda de cuidados na vida do cuidador do Idoso.66ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2005. (Outra).

Perfil da família Cuidadora de Idoso convivendo em contexto domiciliar.V Congresso Internacional de Gerontologia. 2005. (Simpósio).

Profile of the Caragiver in a Family with a live-in elderly relative in the Domestic Context. 18ª World Congress of Geerontology. 2005. (Congresso).

Programa de Bolsa de Monitoria.Programa de Bolsa de Monitoria. 2005. (Outra).

Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde.I Momento Presencial do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde. 2005. (Outra).

Violência Intrafamiliar nos Relatos Orais de Cuidadores e Idosos Donetes e/ou Fragilizados.66ª Semana Brasileira de Enfermagem - UESB. 2005. (Outra).

XV Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes. XV Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes. 2005. (Congresso).

18º Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem.18º fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem. 2004. (Outra).

2ºCongresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2004. (Congresso).

2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Cuidando do Idoso na Família e na Comunidade. 2004. (Congresso).

5ª Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontologica & 28ª Jornada CAtarinense de Enfermagem.Perfil dos Idosos Participantes de Grupos de Convivência para a Terceira Idade. 2004. (Outra).

5ª Jornada Brasileira De Enfermagem geriátrica e gerontológica e 28ª Jornada Catarinense de Enfermagem.Fatores de Risco de Maus Tratos ao Idoso no Contexto da Violência Intrafamiliar. 2004. (Outra).

5ª Jornada Brasileira De Enfermagem Geriátrica e Gerontológica e 28ª Jornada Catarinense de Enfermagem.Palestrante da mesa Redonda: Promoção do Envelhecimento Saudável, abordando o tema: A Universidade Aberta com a Terceira Idade Extra-muros.. 2004. (Outra).

5ª Jornada Brasileira De Enfermagem Geriátrica e Gerontológica e 28ª Jornada Catarinense de Enfermagem.Reflexões Acerca do Viver/Envelhecer de Idosos INstitucionalizados: Contribuições Preventivas para a Institucionalização na Velhice. 2004. (Outra).

5ª Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica e 28º Jornada Catarinense de Enfermagem. 2004. (Outra).

7º Seminário de Iniciação Científica da UESB.Reflexões acerca do papel do Ministério Público À Sociedade no Exercício da Cidadania. 2004. (Seminário).

I Capacitação para monitores do PRONERA 2004.Trabalhando com a Terceira Idade. 2004. (Oficina).

I Capacitação para Monitores do PRONERA 2004.I Capacitação para Monitores do PRONERA 2004. 2004. (Outra).

II SEMOBE - Semana de Mobilização de Enfermagem.A Polifarmácia e os Riscos Iatrogênicos à Saúde do Idoso. 2004. (Outra).

II SEMOBE - Semana de Moblilização de Enfermagem.Vivennciando a prática do cuidado ao idoso em um ambiente domiciliar. 2004. (Outra).

I Jornada de Construção da Pesquisa Científica: Formação do Pesquisador. Membro da mesa temática: Linhas e Grupos de pesquisa da UESB - Campus de Jequié/Ba. 2004. (Congresso).

I Jornada de Construção de pesquisa cientifica: formação do pesquisador. I Jornada de Construção de pesquisa cientifica: formação do pesquisador. 2004. (Congresso).

I Simpósio de Saúde Coletiva em atenção a grupos especiais.I Simpósio de Saúde Coletiva em atenção a grupos especiais. 2004. (Simpósio).

IX Congresso de la Solar. Inclusão Social do Idoso em Grupos de Convivência:Melhorando a qualidade de Vida. 2004. (Congresso).

IX Congresso de La Solar. Violência Familiar e o Idoso. 2004. (Congresso).

IX Congressso de La Solar. Violência Familiar e o idoso. 2004. (Congresso).

Oficina de Dinamização de Grupos em Saúde.Oficina de Dinamização de grupos em Saúde. 2004. (Oficina).

Programa de bolsa de Monitoria.Orientadora da disciplina Enfermgem Em atenção à Terceira Idade. 2004. (Outra).

Programa de Bolsa de Monitoria.Orientadora da disciplina Enfermagem em Atenção à Terceira Idade. 2004. (Outra).

Projetos de Pesquisa em Saúde.Oficina de Projetos de Pesquisa em Saúde. 2004. (Oficina).

Simpósio Catarinense de Estomaterapia - A pessoa com Incontinência Urinária.Simpósio Catarinense de Estomaterapia - A pessoa com Incontinência Urinária. 2004. (Simpósio).

XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, VIII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia e o III Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia. Inclusão Social do Idoso em grupos de COnvivência. 2004. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, VIII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia e o III Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia. Perfil do Idosos Participantes de Grupo de Convivência para a Terceira Idade. 2004. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, VIII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia e o III Encontro Nacional das Ligas de Geriatria e Gerontologia. Atitudes de Saúde/Doença em Idosos Participantes de grupos de Convivência. 2004. (Congresso).

XXV Encontro Regional dos Estudantes de Enfermagem Nordeste - EREEn/NE, " Enfermagem: Tranformação de Atitudes e Realidades".Um olhar geronto - geriátrico da Enfermagem no cuidado ao idoso: uma avaliação multidimensional no ambiente familiar.. 2004. (Encontro).

XXV Encontro Regional dos Estudantes de Enfermagem Nordeste - EREEn/NE, " Enfermagem: Transformação de Atitudes e Realidades".Orientador do trabalho: " Avaliando o idoso em domicílio sob a óptica gerontogeriátrica e multidimencional da enfermagem". 2004. (Encontro).

I Jornada de Fisioterapia - uma visão multidisciplinar.I Jornada de fisioterapia - Uma visão multidisciplinar. 2003. (Outra).

I Jornada de Fisioterapia - Uma visão multidisciplinar.I Jornada de Fisioterapia - Uma visão multidisciplinar. 2003. (Outra).

IV Conferência Municipal de Saúde de Jequié.IV Conferência Municipal de Saúde de Jequié. 2003. (Outra).

IV Congresso Sulbrasileirode Geriatria e Gerontologia. IV Congresso Sulbrasileirode Geriatria e Gerontologia. 2003. (Congresso).

53ª Reunião Anual da SBPC. 53ª Reunião Anual da SBPC. 2001. (Congresso).

53º Congresso Brasileiro de Enfermagem: A concretude Social e Política da Enfermagem. 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem: A concretude Social e Política da Enfermagem. 2001. (Congresso).

6º CONPEX - Congresso de Pessquisa e Extensão e 5º Seminário de Iniciação Científica. 6º CONPEX - Congresso de Pessquisa e Extensão e 5º Seminário de Iniciação Científica. 2001. (Congresso).

5º DCongresso de pessquisa e Extensão / UESB. 5º DCongresso de pessquisa e Extensão / UESB. 2000. (Congresso).

I Congresso de Geriatria e Gerontologia do Mercosul. I Congresso de Geriatria e Gerontologia do Mercosul. 1999. (Congresso).

II Encontro de Pessquissa em Enfermagem da Bahia.II Encontro de Pessquissa em Enfermagem da Bahia. 1999. (Encontro).

V Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.V Fórum Nacional de Coordenadores de projetos da Terceira Idade e V Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior. 1999. (Encontro).

3º Congresso Técnico-Científicp / 2º Seminário de Iniciação Científica da UESB. 3º Congresso Técnico-Científicp / 2º Seminário de Iniciação Científica da UESB. 1998. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Gerontologiab Social / II Fórum Permanente da política Nacional do Idoso. I Congresso Brasileiro de Gerontologiab Social / II Fórum Permanente da política Nacional do Idoso. 1998. (Congresso).

V Fórun Nacional de Coordenadores de Projetos sobre a Terceira Idade das Instituições de Ensino Superior..V Fórun Nacional de Coordenadores de Projetos sobre a Terceira Idade das Instituições de Ensino Superior.. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Roxane de Alencar Irineu

CRUZ, M. H. S.; DIAS, A. F.; GIVIGI, R. C. N.; BORGES, J. L. J.;MEIRA, EDMÉIA CAMPOS; PACHECO, A. C. L.. A METODOLOGIA ATIVA E A MEDIAÇÃO DE GÊNERO NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DO BRASIL E PORTUGAL. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Glebson Moura Silva

MEIRA, EDMÉIA; Araujo, O.M.I. Metodologias Ativas de Ensino na Graduação em Enfermagem: Reflexões sobre a Formação Profissional na Perspectiva da Integralidade. 2017.

Aluno: Nubia Cristiane Silva Souza

MEIRA, E. C.. A Espiritualidade enquanto Suporte Psicossocial para Pessoas Idosas Residentes em Instituição de Longa Permanencia -ILPI. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA E GERIATRIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Bruno Rodrigues Alencar

MEIRA, E. C.. OS FATORES QUE INTERFEREM NA ADESÃO DE IDOSOS À TERAPEUTICA ANTI-HIPERTENSIVA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA E GERIATRIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Mônica Galvão Souza

MEIRA, E. C.. Representação do Sexo e Sexualidade para o Idoso. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: José Lúcio Costa Ramos

MEIRA, E. C.. Implementação do Estatuto do Idoso em Unidades Básicas de Saúde de Nova Canaã.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Moema Menezes Nascimento

MEIRA, E. C.. Prevalência do Quadro Depressivo em uma População Parkinsoniana. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Lucimeire de Souza Oliveira

MEIRA, E. C.. Avaliação da Qualidade de Vida em Idosos Portadores de Diabetes Mellitus Tipo II. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Joásei Polliana Andrade da Silva

MEIRA, E. C.. Perfil Epidemiologico de Idosos Institucionalizados no Municipio de Jequie -BA. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Allessandra Campos Brasiliano

MEIRA, E. C.. A Influencia do Processo de Cuidar de Idosos na Vida Cotidiana do Cuidador. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Mateus d' Alencar

MEIRA, E. C.. O IDOSO E O TRANSPORTE COLETIVO: Acesso e Acomodação sob um olhar fisioterapeutico. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gerontologia Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Raimunda allencar

MEIRA, E. C.. O Familiar Cuidador do Idoso Portador da Doença de Alzheimer:perfil e experiencias. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gerontologia Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Tatiane Dias Casimiro Valença

MEIRA, E. C.. A Atuação do Fisioterapêuta no Program de Saúde da Família(PSF) junto ao idoso. 2004 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Pedro Brito Oliveira

MEIRA, E. C.; SANTOS, G J; BARBOSA, A. R.. Fisioterapia na U.T.I. uma Necessidade 24 h?. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Lícia Marques Vidal

MEIRA, E. C.. RELATOS ORAIS DE IDOSOS EVANGÉLICOS QUE PROFESAM. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Lisy Mota da Cruz

MEIRA, E. C.. Representações Sociais do Idoso Acerca da participação em Grupos de Convivência. 2003 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Ana Cristina Brandão dos Santos

MEIRA, E. C.. O Professor Aposentado e as questões Sócio-ambientais. 2003 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Dayane Ross Porto Lima

MEIRA, E. C.. Avaliação Fisioterápica em Idosos Independentes com Riscos para Quedas. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Dayane Ross Porto Lima

MEIRA, E. C.. Avaliação Fisioterápica em Idosos Independentes com Riscos para Quedas. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Maria Odete Quinto dos Santos

MEIRA, E. C.. Percepções de Idosos acerca da Sexualidade e mecanismos utilizados para sua satisfação sexual.. 2002 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Adinéia Santana Carneiro

MEIRA, E. C.. Vivênciando as alterações do climatério: concepções de mulheres no processo de envelhecimento.. 2002 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Caliana Beatriz de Aguiar Barbosa

MEIRA, E. C.; SOUZA, A. S.. IMPACTOS DO DIABETES MELLITUS NA EXPERIÊNCIA DE ADOECIMENTO DE PESSOAS IDOSAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA.

Aluno: Nathielle Brasileiro de Souza Rocha

MEIRA, E. C.; SOUZA, A. S.; Rodrigues,V.P.. SIGNIFICADOS E PRÁTICAS DIETÉTICAS ENTRE IDOSOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA.

Aluno: Daniela Dias Bispo

MEIRA, E. C.. O Processo de Cuidar Vivenciado pelo Fmiliar Cuidador de Idosos Portadores de Doença de Alzhaimer. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Clarissa Pereira Souza

MEIRA, E. C.. Idosos Trabalhadores do Mercado Informal: Reconhecendo a promoção de saude na velhice. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: ANALY MARQUARDT DE MATOS E POLIANNA ALVES ANDRADE REIS

FERNANDES, M. H.;MEIRA, E. C.; BARBOSA, A. R.. CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E ALCOOLISMO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Roberta Cajaíba Lima

FERNANDES, M. H.;MEIRA, E. C.; BARBOSA, A. R.. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: José Alexandre Gobira Nunes

MEIRA, E. C.VILELA, A. B. A.; BARBOSA, A. R.. Atuação Fisioterapeutica na Atenção Básica: Concepções dos Alunos de Fisioterapia da UESB. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Maria Luiza Brito de Souza Oliveira

MEIRA, E. C.. Conhecendo a História Oral de Vida de um Casal de Idosos Longevos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Paulo Jovando Balisa Almeida

MEIRA, E. C.. Menopausa e Suas Implicações na Saúde da Mulher: Dicas para um Envelhecimento Saudável. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Daiane Maria Nunes Martins

MEIRA, E. C.. Afinal, Para Quê Sorrir? A Prática do Sorriso no Processo de Cuidar do Enfermeiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Aidênia Pereira Campos

MEIRA, E. C.. Idosos em Exercício da Religiosidade: Compreendendo Uma velhice Saudável. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Renato Oliveira Feliciano

MEIRA, E. C.. O processo de cuidar de idoso em domicílio: desafios e potencialidades do cuidador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Eduardo Aperibense Torres

MEIRA, E. C.. O Envelhecer Saudável: Relato em História Oral de Vida. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Aidênia Pereira Campos

MEIRA, E. C.. Odoso em exercício da religiosidadde: compreendendo uma velhice saudável. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Luciana Araujo Reis

MEIRA, E. C.. Riscos de quedas em ambiente fisico domiciliar de idosos com sequelas de acidente vascular encefálico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Matheus Silva D" Alencar

MEIRA, E. C.. Capacidade Funcional em Idosos Acometidos por Osteoartrose: uma abordagem Fisioterapêutica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MEIRA, E. C.. Concurso Público - Fisioterapia em Atenção à Saúde do Idoso/Estágio Supervisionado em Fisioterapia em Fisioterapia (área de concentração neuro-funcional e geriatria). 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MEIRA, E. C.. Comissão Examinadora para a matéria Enfermagem em Saúde Coletiva I. 2000. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MEIRA, E. C.. Seleção Pública para Professor Substituto - Enfermagem em Saúde Coletiva I. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MEIRA, E. C.. Seleção Pública Professor Substituto Deontologia em Enfermagem e Bioética. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MEIRA, E. C.. Seleção Pública Professor Substituto - Enfermagem Saúde Coletiva. 2000. Universidade Estadual de Santa Cruz.

MEIRA, E. C.. Seleção Pública para Professor Substituto - Introdução em Enfermagem. 1998. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Maximiliano Henriquez Sandoval

MEIRA, E. C.;SANDOVAL, J. M. H.. Representações sociais da longividade: Contribuições para uma enfermagem gerontica em grupos de conviência. 1998. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Enedina Soares

SOARES, E. Representações sociais da longevidade: contribuições para uma enfermagem gerontica em grupos de convivência. 1998. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Angela Viana Machado Fernandes

RADL-PHILPP, R. M.; CUNHA, T. R. A.;FERNANDES, A. V. M.; REIS, L. A.; FONSECA-SILVA, M. C.; GONCALVES, L. H. T.. O sentido da memoria para mulheres cuidadoras de idosos (as) dependentes: identidade de genero e orientação para o cuidado. 2017. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Antonia Oliveira Silva

MEIRA, E. C.;SILVA, A. O / MOREIRA. A. S. P.; SOARES, E.; SOUSA, C. A. C.. Representações Sociais da longevidade: contribuições para uma enfermagem gerôntica em grupos de convivência. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Edite Lago da Silva Sena

SENA, Edite Lago da Silva; PHILIPP, R. R.. O sentido da memória de mulheres cuidadoras de idosos (as) dependentes: identidade de gênero e orientação para o cuidado.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade) - Universidade Esatdual do Sudoeste da Bahia.

Luciana Araújo dos Reis

PHILIPP, R. M. R.;REIS, L. A.; GONCALVES, L. H. T.; FERNANDES, A. V. M.; FONSECA-SILVA, M. C.; CUNHA, T. R. A.. O sentido da memória de mulheres cuidadoras de idosos (as) dependentes: identidade de Gênero e orientação para o cuidado. 2017. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Luciana Araújo dos Reis

REIS, L. A.; PHILIPP, R. M. R.; CUNHA, T. R. A.; FONSECA-SILVA, M. C.; SENA, E. L. S.. O SENTIDO DA MEMÓRIA DE MULHERES CUIDADORAS DE IDOSOS (AS) DEPENDENTES: Identidade de Gênero e orientação para o cuidado. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

JOANIR PEREIRA PASSOS

SANDOVAL, J. M. H.; SOUSA, C. A. C.;PASSOS, J. P.. Representações sociais da longevidade: contribuições para uma enfermagem gerôntida em grupos de convivência. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Maria da Conceição Fonseca-Silva

RADL-PHILIPP, R. M.; REIS, L. A.; ANDRADE, Tânia Rocha;FONSECA-SILVA, M. C.; FERNANDES, A. V. M.; GONCALVES, L. H. T.. O sentido da Memória de mulheres cuidadoras de idosos(as) dependentes: identidade de gênero e orientação para o cuidado. 2017. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Tânia Rocha de Andrade Cunha

PHILIPP, R. M. R.; REIS, L. A.; FERNANDES, A. V. M.; GONCALVES, L. H. T.;CUNHA, Tânia Rocha de Andrade. O sentido da memória de mulheres cuidadoras de idosos (as) dependentes: identidade de gênero e orientação para o cuidado. 2017. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Tânia Rocha de Andrade Cunha

CUNHA, Tânia Rocha de Andrade; FONSECA-SILVA, M. C.; MARIA, R. R.; SENA, E. L. S.. "O sentido da memória de mulheres cuidadoras de idosos(as) dependentes: identidade de gênero e orientação para o cuidado". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

THIAGO ÂNGELO DOS SANTOS SILVA

O SENTIDO DA MEMÓRIA DO HOMEM EM VIVÊNCIA COM A SEXUALIDADE; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);

Laiza Carvalho Costa

2- O sentido da memória do conjugue, mãe, irmã /mulher em convivência familiar com o alcoolismo crônico: abordagem de gênero; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);

Geisa Araújo Galvão

3- O sentido da memória dos filhos/as que vivenciam o alcoolismo crônico em contexto de relação familiar: convivência e cuidado humano;; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);

Vaniele Pereira Sampaio

O SENTIDO DA MEMÓRIA DA MULHER EM VIVÊNCIA COM A SEXUALIDADE; ; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);

Eliane serra sena

4- O sentido da memória do profissional de saúde (enfermeiro/psicólogos/as / assistente social , outros ) que vivencia o alcoolismo crônico em relação de cuidado e convivência com o usuário e respectiva família ;; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);

Nadson Alves Moraes

AS PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);

Camila Calhau Andrade

Conhecendo a percepção dos profissionais de saúde sobre o atendimento e assistência a pessoas idosas no Serviço de Saúde Hospitalar: desafios no contexto de violação de direitos e perspectivas de intervenção; ; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Enni Jamile Ribeiro Brandão

O Difícil Encontro Entre a Não Violação dos Direitos e Assistência de Idosos nos Serviços de Saúde: relatos orais de idosos sobre o atendimento e a assistência recebida; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Selma Marques Lopes Santos

O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO FAMILIAR PARA O CUIDADO AO IDOSO PORTADOR DE DOENÇA DE ALZHEIMER; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA E GERIATRIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Telma Valverde de Jesus

A SEXUALIDADE DA MULHER NA PÓS-MENOPAUSA:ATITUDES DE DESAFIOS E POTENCIALIDADES; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA E GERIATRIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Ana Paula Andrade de Oliveira

A influência da participação em grupos de convivência no contexto da qualidade de vida do idoso?,; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAUDE COLETIVA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA; Orientador: Edméia Campos Meira;

Nubia Cristiane Silva Souza

A ESPIRITUALIDADE VIVENCIADA POR PESSOAS IDOSAS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANENCIA-ILPI; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA E GERIATRIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Vadenilton Bonfim de Andrade

MATEMATICA,COGNIÇÃO E ENVELHECIMENTO:UM ESTUDO COM IDOSOS ATIVOS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Educação Mat) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Joásey pollyana Andrade da Silva

Perfil Epidemiológico de Idosos Institucionalizados no Município de Jequié - BA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Allessandra Campos Brasiliano

A Influência do Processo de Cuidar de Idosos na Vida Cotidiana do Cuidador; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Lucimeire de Souza Oliveira

Avaliação da Qualidade de Vida em Idosos Portadores de Diabetes Mellitus Tipo II; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Mateus'd Alencar

O Idoso e o o transporte coletivo: acesso e acomodação sob um olhar fisioterapêutico; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gerontologia Social) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Edméia Campos Meira;

Lícia Marques Vidal

Relatos Orais de Idosos Evangélicos que `Fé em Deus`: Um Estudo Acerca da Espiritualidade, Envelhecimento e Qualidade de Vida; 2004; 0 f; Monografia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Rita Pereira dos Santos

O idoso na prática da reciclarte: contribuição da arte para uma melhor qualidade de vida; 2003; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Adione Ricardo da Hora

Automedicação em Idosos: Estudos dos Fatores que Influenciam o seu Uso nas práticas alopáticas e fitoterápicas; 2003; 60 f; Monografia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Mirela Pires dos Santos

O Idoso Analfabeto:significados que contribuem para a liberdade; 2003; 65 f; Monografia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Dayane Ross Porto Lima

Avaliação Fisioterápica em Idosos Independentes com Riscos para Quedas; 2003; 50 f; Monografia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Solange Mirian S Colangely

Desafios e Avanços da Municipalização da Saúde no Município de Maracás-Bahia; 2003; 35 f; Monografia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Lícia Marques Vidal

Relatos Orais de Idosos Evangélicos que Proifessam `` Fé em Deus``: Um Estudo Acerca da Espiritualidade, Envelhecimento e Qualidadede Vida; 2003; 0 f; Monografia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Lisy Mota da Cruz

Representações Sociais Do Idoso Acerca Da Participação em Grupo de Convivência; 2003; 0 f; Monografia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Durvalina Lopes dos Santos

As Representações do Idoso acerca do Viver Asilado; Contribuições Gerônticas para um Envelhecimento saudável; 2001; 110 f; Monografia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Adriana Pires da Silva

As Representações da Aposentadoria no envelhecimento do diso trabalhador rural: reeducando para a conquista da cidadania saudável; 2001; 73 f; Monografia - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Vanda Pinheiro Palmarella

Uma Proposta Educativa na promoção de Saúde para O Binômico Idoso-Cuidador Informal no domicílio; 2000; 75 f; Monografia - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Edméia Campos Meira;

Edilma das Silva

Caonstruindo a Vigilância à Saúde do Município de Botirama/BA; 1996; 92 f; Monografia - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Geovane Silva Santos

A Cidadania do Idoso no Acesso ao Serviço de Saude; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE ENFERMAGEM) - Faculdade de Ciencias e Tecnologia de Jequie-BA; Orientador: Edméia Campos Meira;

Alline Santana Lima

Tecnologia Assistiva de Suporte Social a Familia Cuidadora de Idosos de Doença de Parkinson:contribuição para Autonomia e Inclusão Social; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

FLAVIA NOGUEIRA REIS

Fatores de Risco para Depressão em Idosos que Vivenciam Envelhecimento Ativo; ; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA; Orientador: Edméia Campos Meira;

Daniela Dias Bispo

: O PROCESSO DE CUIDAR VIVENCIADO PELO CUIDADOR DA PESSOA IDOSA PORTADORA DA DOENÇA DE ALZHEIMER; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA; Orientador: Edméia Campos Meira;

Daniela Dias Bispo

O Processo de Cuidar da Pessoa Idosa Portadora de Doença de Alzheimer; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Dulcinéia Vieira Assunção

Representações do Envelhecimento da Mulher na Maturidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Clarissa Pereira Sousa

conhecendo os idosos trabalhadores do mercado informal no município de Jequié-Ba: contribuições para promoção da saúde na velhice; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Eduardo Aperibense Torres

O Envelhecer Saudável: Relato em História Oral de Vida; 2004; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Maria Luiza Brito de Souza

Conhecendo a História Oral de vida de um casal de idosos longevos; 2004; 83 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Daiane Maria Nunes Martins

Afinal, para quê sorrir? - A prática do Sorriso no Processo de Cuidar do Enfermeiro; 2004; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Aidênia Pereira Campos

Idosos em Exercício da Religiosidade: Compreendendo Uma Velhice Saudável; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Renato Oliveira Feliciano

O Processo de Cuidar de Idosos em Domicílio: Desafios e Potencialidades do Cuidador; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Matheus Silva D´Alencar

Capacidade Funcional em Idosos Acometidos por Osteoartrose: uma abordagem fisioterapêutica; 2003; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Luciana Araújo dos Reis

Riscos de Quedas em Idosos no Ambiente Físico/Domiciliar; 2003; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Moema Santos Souza

A influência da atividade física sistematizada na auto-estima em idosos participantes de grupos de convivência; ; 2002; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Luara Fernandes de Souza

O Difícil Encontro Entre a Não Violação dos Direitos e Assistência de Idosos nos Serviços de Saúde: Opinião de idosos sobre o atendimento e a assistência recebida em serviço hospitalar publico e privado do interior da Bahia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Arivaldo Pereira Reis Junior

Conhecendo a percepção dos profissionais de saúde sobre o atendimento e assistência a pessoas idosas no Serviço de Saúde Hospitalar do interior da Bahia; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edméia Campos Meira;

Daniela Soares Aguiar

?Implantando e Implementando uma Política de Saúde do Idoso para o Município de Jequié/BA: Projeto de intervenção/cuidativa em campo clinico da Disciplina Enfermagem na Atenção a Saúde do Idoso: o processo de cuidado ao idoso doente e/ou fragilizado em contexto familiar; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA; Orientador: Edméia Campos Meira;

Alice Almeida Lima

O Difícil Encontro Entre a Não Violação dos Direitos e Assistência de Idosos nos Serviços de Saúde-Cidade de Jequié -BA: Opinião de idosos sobre o atendimento e a assistência recebida e, percepção dos profissionais de saúde sobre a assistência a pessoas idosas; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Jackeline Aparecida Leite Oliveira

O Difícil Encontro Entre a Não Violação dos Direitos e Assistência de Idosos nos Serviços de Saúde-Cidade de Jequié -BA: Opinião de idosos sobre o atendimento e a assistência recebida e, percepção dos profissionais de saúde sobre a assistência a pessoas idosas; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edméia Campos Meira;

Sonia Maria Torquato dos Reis

IMPLANTANDO E IMPLEMENTANDO UMA POLÍTICA DE SAÚDE DO IDOSO PARA O MUNICÍPIO DE JEQUIÉ/BA:Projeto de intervenção em campo clinico da Disciplina Enfermagem na Atenção a Saúde do Idoso; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA; Orientador: Edméia Campos Meira;

Kelly Pereira Sousa

Tecnologias Assistivas pela Musicoterapia na recuperação vocal de Idosos Portadores de Doença de Parkinson; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Thaise Souza Oliveira

Instituições de Longa Permanência para Idosos ? ILPIs no Brasil: Tipologia e proposta de modelo básico de assistência multidimensional; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, MInisterio da Saúde; Orientador: Edméia Campos Meira;

Rosely Souza da Costa

Instituições de Longa Permanência para Idosos ? ILPIs no Brasil: Tipologia e proposta de modelo básico de assistência multidimensional; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, MInisterio da Saúde; Orientador: Edméia Campos Meira;

Ana Alice da Silva Bôa Sorte

Tecnologia assistiva pela musicoterapia na recuperação vocal dos idosos portadores de Doença de Parkinson; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Lorena Teixeira Santos

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS POR MEIO DE VIVENCIAS MUSICAIS AOS IDOSOS PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON E SEUS FAMILIARES CUIDADORES; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Luanda Nogueira Souza

Instituições de Longa Permanência para Idosos ILPIs no Brasil: Tipologia e proposta de modelo básico de assistência multidimensional; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Fisica) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Murilo Alves

Instituições de Longa Permanência para Idosos ? ILPIs no Brasil: Tipologia e proposta de modelo básico de assistência multidimensional; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, MInisterio da Saúde; Orientador: Edméia Campos Meira;

Ayran Neves Assunção

Instituições de Longa Permanência para Idosos ? ILPIs no Brasil: Tipologia e proposta de modelo básico de assistência multidimensional; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, MInisterio da Saúde; Orientador: Edméia Campos Meira;

LARISSA SARMENTO FIGUERÓ

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS POR MEIO DE VIVENCIAS MUSICAIS AOS I DOSOS PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON E SEU FAMILIAR CUIDADOR; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Alline Santana Lima

TECNOLOGIAS CUIDATIVAS POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE AJUDA GRUPAL ENTRE IDOSOS COM DOENÇA DE PARKINSON E RESPECTIVA FAMILIA CUIDADORAA; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Jaine Castro da Silva

Perfil da família cuidadora de idosos doentes e/ou fragilizados; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

JACILENE DE OLIVEIRA XAVIER

FATORES DE RISCO PARA VIOLENCIA INTRAFAMILIAR NOS RELATOS ORAIS DE CUIDADORES E IDOSOS DOENTESE/OU FRAGILIZADOS; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Joanice Alves da Silva

Fatores de Riscos para a Violência Intrafamiliar nos Relatos Orais de Cuidadores e Idosos Doentes e/ou Fragilizados; 2003; 30 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Carmelita de Cassia S Vasconcelos

Perfil dos Idosos Participantes dos Grupos de Convivência da Cidade de Jequié-Bahia; 2003; 30 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Joanice Alves da Silva

representações sociais do vier/envelhecer em idosos asilados: contribuições geronticas na perspectiva da qualidade de vida; 2002; 110 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Glebson Moura Silva

Relatos orais de idosos trabalhadores da feira levre do município de Jequié-Bahia; 2000; 150 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edméia Campos Meira;

Jamile Freitas

Monitoria da Disciplina Enfermagem na Atenção a Saude do Idoso; 2010; Orientação de outra natureza; (ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA; Orientador: Edméia Campos Meira;

Sonia Maria Torquato Reis

Monitoria da Disciplina Enfermagem na Atenção a Saude do Idoso; 2010; Orientação de outra natureza; (BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Jamile Freitas

Monitoria da Disciplina Enfermagem na Atenção a Saude do Idoso; 2009; Orientação de outra natureza; (BACHAREL EM ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA; Orientador: Edméia Campos Meira;

Elienai Teixeira dos Santos

TECNOLOGIA ASSISTIVA PELA MUSICOTERAPIA NA RECUPERAÇÃO VOCAL DOS IDOSOS PORTADORES DE PARKINSON; 2008; Orientação de outra natureza; (ENFERMAGEM) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edméia Campos Meira;

Ana Maria Nunes Marques

Programa de Bolsa de Monitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; 2008; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA; Orientador: Edméia Campos Meira;

Moema dos Santos Souza-AT-NS

Instituições de Longa Permanência para Idosos ? ILPIs no Brasil: Tipologia e proposta de modelo básico de assistência multidimensional; ; 2007; Orientação de outra natureza; (ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edméia Campos Meira;

JAMILE AMARAL

BOLSISTA DE MONITORIA- DISCIPLINA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO A TERCEIRA IDADE; 2007; Orientação de outra natureza; (ENFERMAGEM) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA; Orientador: Edméia Campos Meira;

Thaise Souza Oliveira

MONITORIA DA DISCIPLINA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO A TERCEIRA IDADE; 2007; Orientação de outra natureza; (Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Ariadne Novais da Costa

Projeto: Tecnologias Assistivas em Grupo de Ajuda Mútua aos Portadores de Doença de Parkinson e seus familiares; 2007; Orientação de outra natureza; (FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Vanessa de Oliveira Vieira

Projeto: Tecnologias Assistivas em Grupo de Ajuda Mútua aos Portadores de Doença de Parkinson e seus familiares; 2007; Orientação de outra natureza; (FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Maiane Fonseca de Santana

Projeto: Tecnologias Assistivas em Grupo de Ajuda Mútua aos Portadores de Doença de Parkinson e seus familiares; 2007; Orientação de outra natureza; (FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

TAÍSA MARIA DOS SANTOS BRITO

Projeto: Tecnologias Assistivas em Grupo de Ajuda Mútua aos Portadores de Doença de Parkinson e seus familiares; 2007; Orientação de outra natureza; (FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

ANA ALICE DA SILVA

Projeto: Tecnologias Assistivas em Grupo de Ajuda Mútua aos Portadores de Doença de Parkinson e seus familiares; 2007; Orientação de outra natureza; (FISIOTERAPIA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESATE DA BAHIA; Orientador: Edméia Campos Meira;

Enfermagem em Atenção à Terceira Idade

Programa de Bolsa de Monitoria; 2006; Orientação de outra natureza; (Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Helca Franciolle

Disciplina : Enfermagem em Atenção à Terceira Idade; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Mirela Pires dos Santos

Disciplina enfermagem na Terceira Idade; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Edméia Campos Meira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Celia Antunes Chrysóstomo de Sousa

Representações sociais da longevidade: contribuições para uma enfermagem gerôntica em grupos de convivência; ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Celia Antunes Chrysóstomo de Sousa;

gustavo schulz gattino

Os efeitos terapêuticos com a música na prevenção de risco para demencia e depressão no idoso: revisão integrativa de literatura; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Musicoterapia) - Faculdade Hélio Rocha; Orientador: Gustavo Schulz Gattino;

Dulcineia Vieira de Assunção

Mulher na Maturidade:representações do envelhecimento humano; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Dulcinéia Vieira de Assunção;

Rita Maria Radl-Philipp

O sentido da memória de mulheres cuidadoras de idosos e idosas dependentes: identidade de gênero e orientação para o cuidado; 2017; Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB; Orientador: Rita Maria Radl-Philipp;

Luciana Araújo dos Reis

O SENTIDO DA MEMÓRIA DE MULHERES CUIDADORAS DE IDOSOS (AS) DEPENDENTES-FAZENDO EMERGIR O CUIDADO ÉTICO E DEJUSTIÇA; 2014; Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,; Coorientador: Luciana Araújo dos Reis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, A. dos S. ; MEIRA, EDMÉIA CAMPOS ; CARDOSO, Isleide Santana ; ROCHA, N. B. S. . ENTENDIMENTO DE IDOSOS COM DIABETES SOBRE A DOENÇA: IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE. Revista Acadêmica GUETO , v. v.5, p. 65-83, 2018.

  • LIMA, P. V. ; BRITO, P. S. ; SANTOS, J. A. ; MEIRA, EDMÉIA CAMPOS . FAMILY CAREGIVERS? PERSPECTIVES ABOUT THE CARE OF THE ELDERLY PERSON WITH PARKINSON. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 08, p. 24393-24397, 2018.

  • SOUZA, A. S. ; MEIRA, E. C. ; SANTOS, I. S. C. ; ROCHA, N. B. S. ; BARBOSA, C. B. A. . Entendimento de idosos com diabetes sobre a doença: implicações para as práticas educativas em saúde. Revista Acadêmica GUETO , v. 5, p. 65-78, 2018.

  • MEIRA, E. C. ; REIS, Luciana Araújo dos ; Rodrigues,V.P. ; GONÇALVES, L. H. T. ; PHILIPP, R. M. R. . . Women's experiences in terms of the care provided to dependent elderly: gender orientation for care.. DOI: 10.5935/1414-8145.20170046 , v. 21, p. 1-5-5, 2017.

  • MEIRA, E. C. ; REIS, LUCIANA ARAÚJO DOS ; GONÇALVES, L. H. T. ; RODRIGUES, VANDA PALMARELLA ; PHILIPP, RITA RADL . Women's experiences in terms of the care provided to dependent elderly: gender orientation for care. ESCOLA ANNA NERY , v. 21, p. e20170046, 2017.

  • ANDRADE, C. C. ; MEIRA, E. C. ; SENA, Edite Lago da Silva ; ANJOS, K F dos ; SANTOS, V. C. . PERCEPTIONS OF HEALTH PROFESSIONALS ABOUT THE ELDERLY CARE HOSPITALIZED AND PUBLIC POLICIES OF ATTENTION. Revista de Enfermagem UFPE On Line , v. 09, p. 7766-7772, 2015.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, A. S. ; SANTANA, M. A. C. T. ; OLIVEIRA, J. A. L. ; LIMA, A. A. ; MEIRA, L. C. ; REIS, L. A. . ATENDIMENTO A PESSOA IDOSA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: percepção dos profissionais de saúde. Revista Enfermagem Contemporâne , v. 3, p. 04-14, 2014.

  • REIS, L. A. ; MEIRA, E. C. ; SOUZA, A. dos S. ; ANDRADE, C. C. ; AGUIAR, D. S. . Assistência Domiciliar ao Idoso e sua Família Cuidadora no Contexto da Implementação de Políticas Públicas. Revista InterScientia , v. 2, p. 20-35, 2014.

  • REIS, L. A. ; MEIRA, E. C. ; SOUZA, A. dos S. ; ANDRADE, C. C. . Percepções e Práticas de Profissionais de Saúde no Cuidado a Pessoas Idosas Hospitalizadas. Revista Enfermagem Contemporâne , v. 3, p. 113-122, 2014.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, A. S. ; ANDRADE, C. C. ; AGUIAR, D. S. ; REIS, L. A. . CONDIÇÕES DE SAÚDE E DOENÇA VIVENCIADAS POR IDOSOS DOENTES E/OU FRAGILIZADOS EM PROCESSO DE CUIDADO. Inter Scientia , v. 1, p. 111-123-123, 2013.

  • ALVES, MARTA ; VILELA, ALBA ; SOUZA, ANDRÉA ; SILVA, DOANE ; MEIRA, EDMÉIA ; AGUIAR, ALINE . SOCIAL SUPPORT NETWORK TO OLDER PEOPLE WITH DEPRESSIVE SYMPTOMS IN A MUNICIPALITY OF NORTHEAST IN BRAZIL. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 5, p. 3667-3676, 2013.

  • SOUZA, ANDRÉA DOS SANTOS ; ANDRADE, CAMILA CALHAU ; REIS JUNIOR, ARIVALDO PEREIRA ; MEIRA, EDMÉIA CAMPOS ; MENEZES, MARIA DO ROSÁRIO DE ; GONÇALVES, LÚCIA HISAKO TAKASE . Atendimento ao idoso hospitalizado: percepções de profissionais de saúde DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v12i1.18999. Ciência, Cuidado e Saúde (Online) , v. 12, p. 274-281, 2013.

  • MEIRA, EDMÉIA CAMPOS ; RAMOS,JOSÉ LÚCIO COSTA ; MENEZES . IDOSOS SOZINHOS: RAZÕES PARA O ENVELHECER EM DOMICILIO UNIPESSOAL. Memorialidades , v. 10, p. 9-24, 2013.

  • MEIRA, EDMÉIA CAMPOS ; SOUZA, Andréia dos Santos ; COSTA, R. S. ; SOUZA, D. M. . OCORRÊNCIA E CONSEQUENCIA DE QUEDAS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. Memorialidades , v. 10, p. 91-121, 2013.

  • Andréa Santos, Souza ; SENA, Edite Lago da Silva ; MEIRA, E. C. ; SILVA, D. M. ; ALVES, M. R. ; PEREIRA, L. C. . Perfil sociodemográfico e de saúde de idosos com sintomas depressivos. Revista Enfermagem UERJ , v. 21, p. 355, 2013.

  • SENA, Edite Lago da S ; MEIRA, E. C. ; PINHEIRO ; LIRA, L. S. S. P. ; ANDRADE, L. M. . Políticas Publicas para Pessoas Idosas no Brasil: Uma revisão integrativa. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 18, p. 3543-3552, 2013.

  • SOUZA, Andréia dos Santos ; MEIRA, E. C. ; MENEZES . Violência Contra Pessoas Idosas Promovida em Instituição de Saúde. Mediações - Revista de Ciências Sociais , v. 17n2, p. 57, 2012.

  • MEIRA, EDMÉIA ; SOUZA, D. M. ; SOUZA, ANDRÉA DOS SANTOS ; COSTA, R. S. ; SOUZA, Moema Santos . AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE SAÚDE EM PESSOAS IDOSAS: CONHECENDO PARA CUIDAR EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA. Memorialidades , v. 9, p. 279-296-296, 2012.

  • GONÇALVES, Lúcia H Takase ; SENA, Edite Lago da Silva ; SOUZA, Andréia dos Santos ; MEIRA, E. C. ; M.CRETZBERG, ; Z.N.SALES, . ACOPLAMENTO ESTRUTURAL DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS COM SISTEMAS SOCIETAIS DO ENTORNO. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS. Impresso) , v. 32, p. 219-225, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; GONÇALVES, Lúcia H Takase ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SANTOS, I. S. C. ; SENA, Edite Lago da Silva ; SOUZA, D. M. . Tecnologia cuidativa de ajuda mútua grupal para pessoas com Parkinson e suas famílias. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 19, p. 93-103, 2010.

  • MEIRA, E. C. ; GONÇALVES, Lúcia H Takase ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SENA, Edite Lago da Silva ; SILVA, A. S. . O idoso institucionalizado: avaliação da capacidade funcional e aptidão física. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 26, p. 1738-1746, 2010.

  • JESUS, I. S. ; MEIRA, E. C. ; SENA, Edite Lago da S ; GONÇALVES, Lúcia H Takase ; ALVAREZ, A. M. . CUIDADO SISTEMATIZADO A IDOSOSCOM AFECÇÃO DEMENCIAL EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS. Impresso) , v. 31, p. 201-404, 2010.

  • MEIRA, E. C. ; D´ALENCAR, Matheus Silva . Acesso e Acomodação nos Transportes Coletivos sob o Olhar da Fisioterapia:uma contribuição para a saúde. Memorialidades , v. 11, p. 217-239, 2009.

  • MEIRA, E. C. ; SENA, Edite Lago da Silva ; SOUZA, Andréia dos Santos ; CORONAGO, V. ; GONÇALVES, Lúcia H Takase ; SANTOS, E. T. ; SORTE, A. A. S. B. ; SANTOS, L. T. . Tecnologia Assistiva de Vivências Musicais na Recuperação Vocal de Idosos Portadores de Doença de Parkinson. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso) , v. 11, p. 341/03-355, 2008.

  • MEIRA, E. C. ; GONÇALVES, Lúcia Hisakotakase ; XAVIER, J. O. . Relatos Orais de cuidadores de idosos doentes e fragilizados acerca dos fatores de risco para violência intrafamiliar.. Ciência, Cuidado e Saúde , v. 6, p. 171-180, 2007.

  • MEIRA, E. C. ; Vilela,A.B.A. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SOUZA, D. M. ; CARDOSO, Isleide Santana ; SENA, Edite Lago da S ; GONÇALVES, Lúcia Hisakotakase . Perfil do FamiliarCuidador de Idosos doente e/ou fragilizado do contexto Sociocultural de Jequié/BA. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso) , Rio de janeiro, v. 9, n.1, p. 55-69, 2006.

  • MEIRA, E. C. ; VILELA, A. B. A. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SOUZA, D. M. . Profile of Family Caregivers fo ill and/or Frail Elderly People in the Sociocultural Context of Jequié - BA. Textos sobre Envelhecimento (UERJ) , v. 9, p. 55-69, 2006.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SENA, Edite Lago da S ; VILELA, A. B. A. . Universidade Aberta com a Terceira Idade Extra -Muros: Promovendo o Envelhecimento Saudavel. Revista Ciências da Saúde , Florianopolis, v. 24, n.1, p. 76-84, 2005.

  • MEIRA, E. C. ; REIS, Luciana Araújo dos ; MELLO, I. T. ; GOMES,F.V. ; AZOUBEL,R. ; REIS,L.A. . Risco de quedas no ambiente físico domiciliar de idosos. Textos sobre Envelhecimento (UERJ) , Rio de Janeiro, v. 8, p. 381-396, 2005.

  • MEIRA, E. C. ; SENA, Edite Lago da S ; PALMARELLA, Vanda P . A Saúde do Cuidador de Idosos diante das Limitações do Processo de Cuidadr. Memorialidades, Ilhéus, Ba, v. il., p. 12-18, 2004.

  • MEIRA, E. C. . Fatores de riscos de maus-tratos ao idoso na relação idoso/cuidaodr em convivência intraamiliar.. Revista Textos Sobre Envelhecimento, Rio de Janeiro, v. 7, n.2, p. 63-84, 2004.

  • MEIRA, E. C. ; MEIRA, Tiago Martiniano Campos ; SILVA, Joanice Alves da ; Jacilene,O.X. . A Violência ao Idoso no Contexto Familiar. Memorialidades , Ilhéus, v. 2, p. 32-37, 2004.

  • MEIRA, E. C. ; SENA, Edite Lago da Silva ; CARVALHO, Karla Rocha ; GONÇALVES, Lúcia H Takase . A Influência da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no Proceso de Viver/Envelhecer dos Idosos EstudantesIintegrantes. Textos sobre Envelhecimento (UERJ) , Rio de Janeiro, v. 06, n.01, p. 23-41, 2003.

  • MEIRA, E. C. . Um cuidado domiciliário ao idoso: uma ação interdisciplinar. Sanitas (Campina Grande) , UEPB, n.14, p. 22-27, 2002.

  • PHILIPP, R. R. ; Rodrigues,V.P. ; MEIRA, E. C. ; REIS, L. A. . : Cuidado de personas mayores dependientes en el ámbito familiar e identidad de género en Brasil. In: : GÓMEZ VÁZQUEZ; BEGOÑA Y MOSTEIRO;GARCÍA, Mª JOSEFA. (Org.). Cuidado de personas mayores dependientes en el ámbito familiar e identidad de género en Brasil en: GÓMEZ VÁZQUEZ, BEGOÑA Y MOSTEIRO GARCÍA, Mª JOSEFA (eds.)?Identidades de gênero, trabajo, conocimiento y educacuión: desafios y retos em el contexto transna. O1ed.SANTIAGO DE COMPOSTELA: : Servizo de Publicacións de la Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela,, 2017, v. , p. 63-84.

  • ANDRADE, C. C. ; MEIRA, E. C. ; REIS, Luciana Araújo dos ; SOUZA, ANDRÉA . Acesso do Idoso à Atenção Básica de Saúde. In: Luciana Araújo dos Reis; Joselito Santos; Luana Araújo dos Reis; Stênio Pimentel Duarte.. (Org.). Ensaios sobre o Envelhecimento.. 1/1ed.VITORIA DA CONQUISTA: EDIÇÕES UESB, 2013, v. 1, p. 37-50.

  • Bispo,D.D. ; Pinheiro,G. M.L. ; MEIRA, E. C. ; SCORTEGAGNA, H. M. . IDOSO PORTADOR DE ALZHIMER:REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO CUIDADOR FAMILIAR. In: DALVA MARIA POMATTI;LUIZ ANTONIO BETTINELLI;MONICA MENEZES MATTE;VERA LUCIA F. FORTES. (Org.). DOENÇAS CRONICAS: MULTIPLAS ABORDAGEM. PASSO FUNDO: GEPEBICH-UPF, 2009, v. 1, p. 163-174.

  • MEIRA, E. C. ; TAVARES DE SANTANA, M.A.C. . Idosos em Jequié/BA: desafios e enfrentamentos. In: Maria Teresa Toríbio Brittes Lemos. (Org.). América Latina: Espaços Mullticulturais. 01ed.Warszawa - Polska: Centrum Studiów Latynoamerikankich Uniwersytet Warszawski, 2005, v. 39, p. 05-128.

  • MEIRA, E. C. ; REIS, L. A. ; PHILIPP, R. R. ; Rodrigues,V.P. . IDENTIDAD DE GÉNERO Y ORIENTACIÓN DEL CUIDADO EN LAS RELACIONES FAMILIARES DE LA MUJER CUIDADORA Y LA PERSONA ANCIANA DEPENDIENTE.?. In: XII Congreso de Sociología de la FES: ?Grandes transformaciones sociales, nuevos desafíos para la Sociología, en Gijón., 2016, Compostela/ Espanha. XII Congreso de Sociología de la FES: ?Grandes transformaciones sociales, nuevos desafíos para la Sociología, en Gijón.. compostela, 2016. p. 01-23.

  • MEIRA, V. M. C. ; MEIRA, E. C. . O IDOSO PARTICIPANTE DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA-MST-BA:CONHECENDO PARA CUIDAR. In: IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRARIA;V SIMPOSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRARIA, 2009, NITERÓI-BRASIL. Anais (Simpósio Nacional de Geografia Agrária ... Simpósio Internacional de Geografia Agrária. CD-Rom). RIO DE JANEIRO, 2009. p. 124-163.

  • MEIRA, E. C. ; RIBEIRO, G. ; OLIVEIRA, H. ; Pinheiro,G. M.L. ; Oliveira,J. B. . TÉCNICO EDUCADOR EM SAÚDE DA COMUNIDADE NAS ÁREAS DE MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA: UMA PROPOSTA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. In: 3ª Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006, FLORIANÓPOLIS. 3º CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. FLORIANÓPOLIS, 2006.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, A S ; GONÇALVES, Lúcia H Takase ; LIMA.A. S. ; FERREIRA, Sara Roberta Mendes . GRUPO DE AJUDA MÚTUA AOS IDOSOS PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON E SEUS RESPECTIVOS FAMILIARES CUIDADORES NA UESB/DS. In: 3º CONGRESSSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO, 2006, FLORIANÓPOLIS-SC. 3º CONGRESSSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO. FLORIANÓPOLIS-SC, 2006.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; MOREIRA, Deusélia ; CARDOSO, Isleide Santana ; ASSUNÇÃO, Paula Lisiane de . Cuidando do Idoso na Família e na Comunidade. In: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Cuidando do Idoso na Família e na Comunidade, 2004.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, A S ; SOUZA, D M ; SANTOS, M O Q dos ; VASCONCELOS, C C S . Conhecendo e Intervindo Junto ao Idoso Participante dos Grupos de Convivência para a Terceira Idade. In: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária e 3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, 2004.

  • MEIRA, E. C. ; SANTANA, Maria Aparecida Cabral Tavares de . Envelhecimento na América Latina: Reflexão Acerca da Inclusão Social do Idoso.. In: 51º Congresso Internacional de Americanistas, 2003, Santiago. Latinidade em Debate: História, Memória e Identidade., 2003. p. 55-55.

  • MEIRA, E. C. . A construção da cidadania do idoso em ações intersetoriais do programa Universidade Aberta com a Terceira Idade - UATI e voluntariado popular no município de Jequié, Bahia. In: I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2002, João Pessoa, 2002.

  • MEIRA, E. C. . Construindo a cidadania do idoso trabalhador da feira livre na perspectiva de uma velhice saudável.. In: I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2002, João Pessoa, 2002.

  • MEIRA, E. C. . Perfil dos idosos trabalhadores da feira livre: contribuições para a vigilância à saúde do trabalhador na perspectiva de uma velhice saudável. In: no 6º Seminário de Iniciação Científica da UESB, 2002, Vitória da Conquista, 2002.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, G. M. . Relatos Orais de Idosos Trabalhadores da Feira livre: Um Estudo Acerca do Envelhecimento, Saúde e trabalho. In: 6º CONPEX - Congresso de Pesquisa e Extensão e 5º Seminário de Iniciação Científica, 2001, Vitória da Conquista. Conhecimento, Diversidade e Qualidade de Vida. Vitória da Conquista: UESB, 2001. v. 1. p. 118-121.

  • MEIRA, E. C. ; REIS, C. C. A. ; REIS, L. A. ; PHILIPP, R. M. R. . VOZES DE MULHERES CUIDADORAS FAMILIARES DE IDOSOS (AS) DEPENDENTES: DIÁLOGOS SOCIOCULTURAIS PARA A SOCIEDADE. In: 12º Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande/ MGS. Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida. Suplemento Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • MEIRA, E. C. ; REIS, C. C. A. ; REIS, L. A. ; PHILIPP, R. M. R. . MEMÓRIA DE MULHERES CUIDADORAS DE IDOSOS (AS) DEPENDENTES: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS EXPERIÊNCIAS DO CUIDADO INTRAFAMILIAR. In: 12º Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande/ MGS. Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida. Suplemento Revista Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • Oliveira,J. B. ; MEIRA, EDMÉIA ; SANTANA, E. S. ; REIS, L. A. ; PHILIPP, R. M. R. . O DISCURSO DA MULHER CUIDADORA DIANTE DAS DIFICULDADES NO CUIDADO AO IDOSO(A) DEPENDENTE. In: I SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE MULHER, GÊNERO E SAÚDE: A INTEGRALIDADE EM DEBATE, 2015, GUANAMBI- BA. ANAIS SIMPÓSIO NACIONAL sobre MULHER, GÊNERO E SAÚDE, 2015. p. 164-167.

  • MEIRA, E. C. ; Oliveira,J. B. ; REIS, C. C. A. ; REIS, L. A. ; PHILIPP, R. M. R. . O GENOGRAMA NA ESTRUTURA FAMILIAR DA MULHER CUIDADORA E DO IDOSO (A) DEPENDENTE. In: VII SIMPÓSIO SOBRE DOENÇA DE ALZHEIMER, 2015, Jequié/ Bahia. VII SIMPÓSIO SOBRE DOENÇA DE ALZHEIMER, 2015. v. 11. p. 97-98.

  • MEIRA, E. C. ; REIS, C. C. A. ; MEIRA, L. C. ; REIS,L.A. ; PHILIPP, R. M. R. . INTERAÇÕES SIMBÓLICAS NO CUIDADO AO IDOSO (A) DEPENDENTE: PERCEPÇÃO DE MULHERES CUIDADORAS. In: VII SIMPÓSIO SOBRE DOENÇA DE ALZHEIMER, 2015, Jequié/BA. Revista SAÚDE.COM, 2015. v. 11. p. 94-96.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, A S ; REIS JUNIOR, A. P. ; SOUZA, L. F. ; MEIRA, L. C. ; MENEZES . PERCEPÇÃO DE RPOFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE O ATENDIMENTO A PESSOA IDOSA NO CONTEXTO HOSPITALAR. In: 16º SEMINARO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2011, CAMPO GRANDE/MS. CIÊNCIA DA ENFERMAGEM EM TEMPOS DE INTERDISCIPLINARIDADE, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; MEIRA, L. C. ; OLIVEIRA, J. L. ; SOUZA, A S ; MENEZES . OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE O ATENDIMENTOA PESSOA IDOSA NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA. In: 16º SEMINARO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2011, CAMPO GRANDE/MS. CIÊNCIA DA ENFERMAGEM EM TEMPOS DE INTERDISCIPLINARIDADE, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; AGUIAR, D. S. ; ANDRADE, C. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SOUZA, D M . AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA DOENTE E/ OU FRAGILIZADA. In: 63 REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2011, Goiânia-GO. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; SANTOS, J. M. ; ANDRADE, C. C. ; AGUIAR, D. S. . Avaliação do Perfil Biopsicossocial de Idosos com Risco para Depressão. In: 63 REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2011, Goiânia-GO. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; MEIRA, L. C. ; AGUIAR, D. S. ; ANDRADE, C. C. ; SANTOS, J. M. . Avaliação Sistematizada de Saúde de Pessoa Idosa Doente e / ou Fragilizada em Ambiente Familiar. In: 63 REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2011, Goiânia-GO. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; REIS JUNIOR, A. P. ; SANTANA, M.A.C.T.de ; SOUZA, D M ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SOUZA, L. F. . Representações da Pessosa Idosa sobre i Atendimento Disponibilizado no Serviço Hospitalar. In: 63 REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2011, Goiânia-GO. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; REIS JUNIOR, A. P. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SOUZA, D. M. ; SOUZA, L. F. ; SANTANA, M.A.C.T.de . Atendimento Á Pessoa Idosa no Serviço Público Hospitalar: opinião dos profissionais de saúde. In: 63 REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2011, Goiânia-GO. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

  • MEIRA, E. C. . Análise Epidemiológica dos Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho em um Município de Médio Porte. In: 63 REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2011, Goiânia-GO. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

  • BRANDAO, E. J. R. ; MEIRA, E. C. ; REIS JUNIOR, A. P. ; ANDRADE, C. C. . A Humanização no Atendimento á Pessoa Idosa no Serviço Hospitalar: percepção de profissionais de Saude. In: 63 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2011, Maceió- Alagoas. (RE)criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem, 2011.

  • ANDRADE, C. C. ; BRANDAO, E. J. R. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; REIS JUNIOR, A. P. ; MEIRA, E. C. . Respeito aos Direitos da Pessoa Idosa no Serviço Publico Hospitalar. In: 63 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2011, Maceió- Alagoas. (RE)criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem, 2011.

  • ANDRADE, C. C. ; SANTANA, M.A.C.T.de ; REIS JUNIOR, A. P. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; MEIRA, E. C. . Pessoas Idosas e a Universalidade de Acesso aos Serviços de Saude: percepção dos profissionais de um hospital. In: 63 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2011, Maceió- Alagoas. (RE)criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; REIS JUNIOR, A. P. ; ANDRADE, C. C. ; SANTANA, M.A.C.T.de ; SOUZA, Andréia dos Santos . Motivação da Pessoa Idosa para o Acesso ao Serviço Hospitalar. In: 63 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2011, Maceió- Alagoas. (RE)criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; RIBEIRO, L. V. B. . AVALIAÇÃO E CUIDADO MULTIDIMENSIONAL DE ERNFER MAGEM EM AMBIENTE FAMILIAR A PESSOA IDOSA POR MEIO DA OSTEOARTRITE. In: 63 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2011, MACEIO-ALAGOAS. (RE) criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, D.M. ; SOUZA, Andréia dos Santos . Concepção da Pessoa Idosa com Sintomas Depressivos sobre sua Familia. In: 63 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2011, MACEIO-ALAGOAS. (RE) criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; ALVES. M.R. . Atividades de Lazer de Pessoas Idosas com Sintomas Depresivos. In: 63 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2011, MACEIO-ALAGOAS. (RE) criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; ALVES. M.R. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SILVA, D.M. . A RELAÇÃO DA PESSOA IDOSA PORTADORA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS COM O TRABALHO. In: 63 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2011, MACEIO-ALAGOAS. (RE) criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem, 2011.

  • SANTOS, J. M. ; MEIRA, E. C. . O CUIDADO A PESSOA IDOSA PORTADORA DE INSUFUCIÊNCIA RESPIRATORIACRÔNICA EM CONTEXTO FAMILIAR:relato de experiência. In: 63 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2011, MACEIO-ALAGOAS. (RE) criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; RIBEIRO, L. V. B. . O C,UIDADO DE ENFERMAGEM AO IDOSO EM CONTEXTO CONJUGAL VIVENCIANDO UM PROCESSO ONCOLOGICO: relato de experiencia. In: 63 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2011, MACEIO-ALAGOAS. (RE) criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, A S ; OLIVEIRA, J. L. ; MEIRA, L. C. ; MENEZES . OPINIÃO DAS PESSOAS IDOSAS NA PERSPECTIVA DA ASSISTENCIA PRESTADA NOS SERVIÇOS DE SAUDE DA ATENÇÃO BASICA. In: 62ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2010, NATAL. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

  • MEIRA, E. C. ; OLIVEIRA, J. L. ; MENEZES ; SOUZA, Andréia dos Santos ; LIMA, A. A. ; MEIRA, L. C. . OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DA ASSISTENCIA A PESSOA IDOSA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA. In: 62ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2010, NATAL. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

  • MEIRA, E. C. ; REIS, S. M. T. ; MEIRA, L. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos . CONSTRUINDO POLITICAS DE SAUDE PARA A PESSOA IDOSA EM UMA COMUNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA:CARACTERIZAÇÃO DE IDOSOS E AVALIAÇÃO DE SAUDE. In: 62ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2010, NATAL. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

  • MEIRA, E. C. ; REIS, S. M. T. . FATORES INTRINSICOS CONDICIONANTES PARA QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS: CONHECNDO PARA INTERVIR. In: 62ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2010, NATAL. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos . FUNCIONALIDADE FAMILIAR DE IDOSOS PARA DEPRESÃO RESIDENTES NA COMUNIDADE. In: 62ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC, 2010, NATAL. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SENA, Edite Lago da S ; CARDOSO, Isleide Santana ; SOUZA, D. M. . AVALIAÇÃO DE SAUDE DE PESSOAS IDOSAS COM RISCO PARA DEPRESSÃO. In: 62º CONGRESO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2010, FLORIANÓPOLIS. ORGANIZAÇÃO E VISIBILIDADE PROFISSIONAL, 2010.

  • MEIRA, E. C. ; OLIVEIRA, J. L. ; LIMA, A. A. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; MEIRA, L. C. ; SOUZA, D. M. . OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE O ATENDIMENTO A PESSOA IDOSA NOS SERVIÇOS DE SAUDE. In: 62º CONGRESO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2010, FLORIANÓPOLIS. ORGANIZAÇÃO E VISIBILIDADE PROFISSIONAL, 2010.

  • MEIRA, E. C. ; LIMA, A. A. ; OLIVEIRA, J. L. ; CARDOSO, Isleide Santana ; SOUZA, Andréia dos Santos . COMPREENSÃO DAS PESSOAS IDOSAS VERSADOS SOBRE O ATENDIMENTO PRESTADO NOS SERVIÇOS DE SAUDE . DA ATENÇÃO BASICA. In: 62º CONGRESO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2010, FLORIANÓPOLIS. ORGANIZAÇÃO E VISIBILIDADE PROFISSIONAL, 2010.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos . CONTEXTO FISICO E SOCIAL NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DE IDOSOS COM RISCO PARA A DEPRESSÃO. In: 62º CONGRESO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2010, FLORIANÓPOLIS. ORGANIZAÇÃO E VISIBILIDADE PROFISSIONAL, 2010.

  • REIS JUNIOR, A. P. ; MEIRA, E. C. ; SOUZA, L. F. ; LIMA, A. A. ; OLIVEIRA, J. L. . Atendimento a Pessoa Idosa nos Serviços de Saúde:opinião de profissionais de unidades básicas de saude. In: 62º CONGRESO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2010, FLORIANÓPOLIS. ORGANIZAÇÃO E VISIBILIDADE PROFISSIONAL, 2010.

  • AGUIAR, D. S. ; REIS JUNIOR, A. P. ; SOUZA, L. F. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; MEIRA, E. C. . O Cuidado ao Idoso em contexto familiar:idosos ativos vivenciando a fragilidade no envelhecimento. In: 62º CONGRESO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2010, FLORIANÓPOLIS. ORGANIZAÇÃO E VISIBILIDADE PROFISSIONAL, 2010.

  • LAGO, R. F. A. ; MACEDO, T. T. S. ; MEIRA, E. C. . O Enfermeiro no Cuidado Domiciliar a Pessoa Idosa com restrição de mobilidade: promoção e manutenção de uma saúde funcional. In: 62º CONGRESO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2010, FLORIANÓPOLIS. ORGANIZAÇÃO E VISIBILIDADE PROFISSIONAL, 2010.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, A S ; SANTOS, I. S. C. ; SENA, Edite Lago da Silva . Percepção de Pessoas Idosas com Doença de Parkinson acercadas mudanças ocorridas em seu cotidiano. In: 61ª Reunião Anual da SBPC, 2009, Manaus. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2009.

  • MEIRA, E. C. ; SANTOS, I. S. C. ; SENA, Edite Lago da S ; COSTA, R. S. ; SOUZA, Moema Santos . Principais Diagnosticos de Enfermagem em Idosos Institucionalizados com risco para Depressão. In: 61ª Reunião Anual da SBPC, 2009, Manaus. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2009.

  • MEIRA, E. C. ; MEIRA, L. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SANTOS, I. S. C. ; SOUZA, D. M. ; REIS, F. N. . Idosos Ativos/Participantes que VivenciamFatores de Risco para Depressão. In: 61ª Reunião Anual da SBPC, 2009, Manaus. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2009.

  • MEIRA, E. C. ; MEIRA, L. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; COSTA, R. S. ; Oliveira ; SOUZA, Moema Santos . Avaliação Diagnostica Multidimensional em Idosos Residentes em Instituição de Longa Permanencia. In: 61ª Reunião Anual da SBPC, 2009, Manaus. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2009.

  • MEIRA, E. C. ; SENA, Edite Lago da Silva ; SOUZA, Andréia dos Santos ; LIMA, A. A. ; OLIVEIRA, J. L. . A CIENCIA DO ENVELHECIMENTO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. In: 61º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2009, FORTALEZA-CEARA. TRASFORMAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. FORTALEZA: ABEN-CEARA, 2009.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, D. M. ; SANTOS, I. S. C. ; LIMA, A. A. ; REIS, S. M. T. . AVALIAÇÃO COGNITIVA DE PESSOAS IDOSAS EM CONVIVENCIA INTRAFAMILIAR. In: 61º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2009, FORTALEZA-CEARA. TRASFORMAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. FORTALEZA: ABEN-CEARA, 2009.

  • MEIRA, E. C. ; MENEZES ; OLIVEIRA, J. L. ; LIMA, A. A. ; MEIRA, L. C. . PERFIL DE IDOSOS RESIDENTES EM AREAS DE ABRANGENCIA DE UNIDADES DA SAUDE DA FAMILIA:CONHECENDO PARA INVESTIGAR E INTERVIR.. In: 61º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2009, FORTALEZA-CEARA. TRASFORMAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. FORTALEZA: ABEN-CEARA, 2009.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; ALVES. M.R. ; SANTOS, I. S. C. ; SOUZA, D. M. . ALTERAÇÕES COGNITIVAS E RISCO PARA DEPRESSÃO EM PESSOAS IDOSAS USUÁRIAS DE UM SERVIÇO DE SAUDE. In: 61º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2009, FORTALEZA. TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, 2009. p. 289-292.

  • SORTE, A. A. S. B. ; SANTOS, L. T. ; Figueiró,L.S. ; CORONAGO, V. ; SANTOS, E. T. ; MEIRA, E. C. . CUIDANDO DA VOZ PAA VIVER MAIS E MELHOR : TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM VIVÊNCIAS MUSICAIS COM IDOSOS PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON. In: 60º Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas-São Paulo. Anais/Resumos da 60a Reunião Anual da SBPC. Campinas-São Paulo: http://www.sbpcnet.org.br/livro/60ra, 2008.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, A S ; SENA, Edite Lago da S ; Araujo ; FERREIRA, Sara Roberta Mendes . Perfil dos familiares cuidadores de idosos com doença de parkinson no municipio de Jequie /BA. In: 59º Congresso Brasileiro de Enfermagem-A Integralidade e a Enfermagem na Competência Coletiva do Cuidar em Saúde ANAIS, 2007, Brasilia. A Integralidade e a Enfermagem na Competência Coletiva do Cuidar em Saúde. Brasilia: ABEn, 2007.

  • MEIRA, E. C. ; LIMA, Aline Santana ; SOUZA, Andréia dos Santos ; Araujo ; FERREIRA, Sara Roberta Mendes . APLICAÇÃO DO WHOQOL-BREF EM IDOSOS COM DOENÇA DE PARKINSONCOM ESTRATEGIA DIAGNÓSTICA:PERSPECTIVA DE IMPLANTAÇÃO DETECNOLOGIA CUIDATIVA. In: 59 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2007, BRASILIA, DF. A INTEGRALIDADE E A ENFERMAGEMNA COMPETÊNCIA COLETIVA DO CUIDAR EM SAUDE. BRASILIA-DF: ASSOIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, 2007.

  • MEIRA, E. C. ; LIMA.A. S. . Família Cuidadora de Idosos Portadores de doença de Parkinson: O conhecimento mediante Tecnologias Assistivas para Autonomia e Inclusão Social.. In: X Congresso de Pesquisa e Extensão da UESB-XI Seminário de Iniciação Cientifica, 2007, Vitória da Conquista. ANAIS do XI Seminário de Iniciação Cientifica-"Cultura, Ciência e Tecnologia para o Crescimento",, 2007.

  • FERREIRA, Sara Roberta Mendes ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SANTOS, I. S. C. ; SOUZA, D. M. ; MEIRA, E. C. . Qualidade de Vida de Pessoas Idosas com Doença de Parkinson:Um Diagnostico Para Implantação Tecnologia Assistiva por meio de Ajuda Mútua Grupal. In: X Congresso de Pesquisa e Extensão da UESB-XI Seminário de Iniciação Cientifica, 2007, Vitória da Conquista. XI Seminário de Iniciação Cientifica da UESB, 2007.

  • MEIRA, E. C. ; Figueiró,L.S. ; SANTOS, E. T. ; SANTOS, L. T. ; Coronago, V.M.M.O. . CUIDANDO DA VOZ PAA VIVER MAIS E MELHOR : TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM VIVÊNCIAS MUSICAIS COM IDOSOS PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON. In: X Congresso de Pesquisa e Extensão da UESB-XI Seminário de Iniciação Cientifica, 2007, Vitória da Conquista. XI Seminário de Iniciação Cientifica da UESB, 2007.

  • MEIRA, E. C. ; VILELA, A. B. A. ; SOUZA, D. M. ; CARDOSO, Isleide Santana ; Pereira,Thiago Teixeira . O IDOSO PARKINSONIANO E SUA FAMÍLIA: ATENDIMENTO DOMICILIAR. In: 3° CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2006, FLORIANÓPOLIS-SC. 3° CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. FLORIANÓPOLIS-SC, 2006.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; GONÇALVES, Lúcia Hisakotakase ; SILVA,J.C. . Conhecendoo Cuidador Familiar de Idosos em Processo de Cuidado ao Idoso Doente e/ou Fragilizado. In: IX Congresso de Pesquisa e Extensão da UESB-"Ciencia e Inclusão Social", 2005, Jequié-BA. IX Seminário de Iniciação Cientifica, 2005. p. 29-32.

  • MEIRA, E. C. ; PHILIPP, R. M. R. ; REIS, L. A. ; Rodrigues,V.P. ; OLIVEIRA, M. A. S. . A configuração da identidade de gênero que orienta o ato de cuidado pela mulher em relações familiares.. In: 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016, Porto Seguro - BA.Brasil. 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016.

  • MEIRA, E. C. ; ANDRADE, C. C. ; REIS JUNIOR, A. P. ; SOUZA, A S . PROFISSIONAIS DE SAUDE E A ASSISTENCIA A PESSOA IDOSAEM CONTEXTO PUBLICO HOSPITALAR: convivendo entre o ideal e o possivel. In: I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GERONTOLOGIA COMUNITARIA, 2011, BUENOAIRES-ARGENTINA. I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GERONTOLOGIA COMUNITARIA, 2011.

  • AGUIAR, D. S. ; ANDRADE, C. C. ; MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos . O CUIDADO A PESSOA IDOSA DOENTE E/OU FRAGILIZADA: conhecendo e intervindoem contexto domiciliar. In: I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GERONTOLOGIA COMUNITARIA, 2011, BUENOSAIRES-ARGENTINA. I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GERONTOLOGIA COMUNITARIA, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; MEIRA, L. C. ; MENEZES ; SOUZA, Andréia dos Santos . PESSOAS IDOSAS E CONDIÇÕES DE FUNCIONALIDADE PARA ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA: UM ESTUDO EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. In: I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GERONTOLOGIA COMUNITARIA, 2011, BUENOSAIRES-ARGENTINA. I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GERONTOLOGIA COMUNITARIA, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; MEIRA, L. C. . RISCO PARA DEPRESSÃO EM PESSOAS IDOSAS QUE VIVENCIAM ENVELHECIMENTO ATIVO. In: I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GERONTOLOGIA COMUNITARIA, 2011, BUENOSAIRES-ARGENTINA. I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GERONTOLOGIA COMUNITARIA, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos . IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PROMOTORAS DE UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL EM JEQUIÉ, BAHIA, BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GERONTOLOGIA COMUNITARIA, 2011, BUENOSAIRES-ARGENTINA. I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GERONTOLOGIA COMUNITARIA, 2011.

  • SOUZA, Andréia dos Santos ; SILVA, D.M. ; MEIRA, E. C. . ESTRURA FAMILIAR DE IDOSOS COM SINTOMAS DEPRESIVOS. In: 63 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 2011, MACEIO-ALAGOAS. (RE) criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem, 2011.

  • MEIRA, E. C. ; SALES, Z. N. ; Oliveira ; COSTA, R. S. ; SOUZA, Andréia dos Santos . O Cuidado Multidimensional ao Idoso em Instituição de Longa Permanencia:relato de experiencia. In: Congresso da saude Coletiva-ABRASCO, 2009, RECIFE. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2009.

  • MEIRA, E. C. ; SALES, Z. N. ; VIEIRA . MULHERES NA MATURIDADE. In: Congresso da saude Coletiva-ABRASCO, 2009, RECIFE. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2009.

  • MEIRA, E. C. ; REIS, F. N. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SENA, Edite Lago da Silva ; CARDOSO, Isleide Santana ; MEIRA, L. C. . Fatores de Risco para Depressão em Idosos que Vivenciam Envelhecimento Ativo. In: I Fórum Internacional sobre Saúde e Envelhecimento e Simpósio sobre Representações Sociais - I FISERS, 2008, João Pessoa. I Fórum Internacional sobre Saúde e Envelhecimento e Simpósio sobre Representações Sociais - I FISERS. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2008. p. 78-78.

  • MEIRA, E. C. ; MOREIRA, Deusélia ; SOUZA, Moema Santos ; Oliveira ; COSTA, R. S. ; MEIRA, L. C. . Avaliação Funcional de Saúde em Pessoas Idosas: Conhecendo para Cuidar em Instituição de Longa Permanência. In: I Fórum Internacional sobre Saúde e Envelhecimento e Simpósio sobre Representações Sociais - I FISERS, 2008, João Pessoa. I Fórum Internacional sobre Saúde e Envelhecimento e Simpósio sobre Representações Sociais - I FISERS. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2008. p. 124-124.

  • MEIRA, E. C. ; CORONAGO, V. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; MEIRA, L. C. ; CARDOSO, Isleide Santana ; SENA, Edite Lago da Silva . Idosos Portadores de Doença de Parkinson em Vivencias Musicais: Contribuições para Auto-estimna e QUalidade de Vida. In: I Fórum Internacional sobre Saúde e Envelhecimento e Simpósio sobre Representações Sociais - I FISERS, 2008, João Pessoa. I Fórum Internacional sobre Saúde e Envelhecimento e Simpósio sobre Representações Sociais - I FISERS. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2008. p. 66-67.

  • CARDOSO, Isleide Santana ; SOUZA, Andréia dos Santos ; MEIRA, E. C. ; SENA, Edite Lago da Silva ; VILELA, A. B. A. ; MOREIRA, Deusélia . Grupo de Ajuda Mútua como Estratégia de Cuidado para Idosos com Doença de Parkinson. In: I Fórum Internacional sobre Saúde e Envelhecimento e Simpósio sobre Representações Sociais - I FISERS, 2008, João Pessoa. I Fórum Internacional sobre Saúde e Envelhecimento e Simpósio sobre Representações Sociais - I FISERS. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2008. p. 82-82.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, E. L. . O grupo de Ajuda Mútua de pessoas com doença de Parkinson e familiares cuidadores: uma estratégia de reincerção social. In: IV Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso da Associação LAtino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de POlítica de Saúde - Equidade,Ética e direito á Saúde, 2007, Salvador. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2007. v. 2. p. 6.

  • MEIRA, E. C. ; SORTE, A. A. S. B. ; SANTOS, E. T. ; Coronago, V.M.M.O. ; BAGANO, T. ; SOUSA, K. P. . Analise de Qualidade Vocal em Idosos Portadores da Doença de Parkinson:contribuições de tecnologias assistivas/vivências musicais. In: X Congresso de Pesquisa e Extensão da UESB-XI Seminário de Iniciação Cientifica, 2007, Vitória da Conquista. XI Seminário de Iniciação Cientifica da UESB, 2007.

  • VILELA, A. B. A. ; SILVA, E. L. ; MOREIRA, Deusélia ; MEIRA, E. C. ; GONÇALVES, Lúcia H Takase . Representação do Familiar Cuidador do Idoso doente e/ou fragilizado do contexto sociocultural de Jequié/BA. In: 14º SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2007, Florianópolis. CD-ROM - Anais do 14º SENPE, 2007., 2007, FLORIANÓPOLIS-SC. Anais do 14º SENPE, 2007.

  • MEIRA, E. C. ; GONÇALVES, Lúcia H Takase ; MEIRA, L. C. . O Cuidado ao idoso dependente em condição de risco para violência intrafamiliar. In: 14º SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2007, Florianópolis. CD-ROM - Anais do 14º SENPE, 2007., 2007, FLORIANÓPOLIS-SC. CD-ROOM 14º SEMPE, 2007.

  • MEIRA, E. C. ; RIBEIRO, G. ; OLIVEIRA, H. ; SANTANA, M.A.C.T.de . O Educador Popular em Saude nas Areas de Reforma Agrária na Bahia: Um relato de experiencia. In: IV Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso da Associação LAtino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de POlítica de Saúde - Equidade,Ética e direito á Saúde, 2007, Salvador-BA. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2007.

  • MEIRA, E. C. ; GONÇALVES, Lúcia H Takase . Perfil da família cuidadora de idoso doente/fragilizado em convívio no contexto domiciliar.. In: 6ª Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica, 2006, Ribeirão Preto/São Paulo. Anais da 6ª Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica, 2006.

  • MEIRA, E. C. ; GOMES, D.J. ; NERI, Ivone Gonçalves ; GONÇALVES, Lúcia Hisakotakase ; Jacilene,O.X. . Fatores de Risco para Violência Intrafamiliar:Relatos Orais de Idosos. In: VI Congresso Nacional da Rede Unida, 2005, Belo Horizonte. Revista Olho mágico. Londrina/PR: Midiograf, 2005. v. 12. p. 215-216.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA,J.C. ; SOUZA, A S ; GONÇALVES, Lúcia Hisakotakase . Conhecendo o Familiar Cuidador de Idosos Dependentes em Domicilio. In: VI Congresso Nacional da Rede Unida, 2005, Belo Horizonte. Olho mágico. Londrina/PR, 2005. v. 12.

  • MEIRA, E. C. ; GOMES, D.J. ; SILVA,J.C. . Cuidado ao Idoso na família, asilo e comunidade: abordagem sócio-cultural. In: VI Congresso Nacional da Rede Unida, 2005, Belo Horizonte. Revista Olho Mágico. Londrina -PR: Midiograf, 2005. v. 12.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA,J.C. . Abordagem Fisioterapêutica de cuidados ao cuidador familiar de Idosos dependentes. In: VI Congresso Nacional da Rede Unida, 2005, Belo Horizonte. Revista Olho Mágico-ISSN 1517 1345. Londrina - PR: Editora Midiograf, 2005. v. 12. p. 241-242.

  • MEIRA, E. C. ; GOMES, D.J. ; NERI, Ivone Gonçalves ; GONÇALVES, Lúcia Hisakotakase ; XAVIER, J. O. . Fatores de risco para violência intrafamiliar relatos orais de cuidadores. In: VI Congresso Nacional da Rede Unida, 2005, Belo Horizonte. Revista Olho Mágico. Londrina - PR: Midiograf. v. 12. p. 216-216.

  • MEIRA, E. C. ; RIBEIRO, G. . O Tecnico Educador em saúde da Comunidade em Areas do Movimento dos TrabalhadoresRurais sem Terra-MST: uma proposta de qualificação profissional. In: IX Congresso de Pesquisa e Extensão da UESB-"Ciencia e Inclusão Social", 2005, Jequié-BA. ANAIS DE IX SEMINARIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2005.

  • MEIRA, E. C. ; VASCONCELOS, Carmelita de Cássia dos Santos ; SILVA, Miralva Ferraz Barreto da . Perfil dos Idosos Participantes de Grupos de Convivência para a Terceira Idade. In: 5 ª Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica e 28ªJornada Catarinense de Enfermagem, 2004, Florianópolis. Perfil dos Idosos Participantes de Grupos de Convivência para a Terceira Idade, 2004.

  • MEIRA, E. C. ; GONÇALVES, Lúcia Hisakotakase ; NERI, Ivone Gonçalves ; SILVA, Joanice Alves da ; MEIRA, Tiago Martiniano Campos . Fatores de Risco de Maus Tratos ao Idoso no Contexto da Violência Intrafamiliar. In: 5ª JornadaBrasdileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica e 28ª Jornada Catarinense de Enfermagem, 2004, Florianópolis. 5ª JornadaBrasdileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica e 28ª Jornada Catarinense de Enfermagem, 2004.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, Joanice Alves da ; SOUZA, D M D ; SANTOS, G J . Reflexões Acerca do Viver/Envelhecer de Idosos Institucionalizados: Contribuições Preventivas para a Institucionalização na Velhice. In: 5ª JornadaBrasdileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica e 28ª Jornada Catarinense de Enfermagem, 2004, Florianopólis. 5ª JornadaBrasdileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica e 28ª Jornada Catarinense de Enfermagem, 2004.

  • MEIRA, E. C. ; VASCONCELOS, C C S ; SANTANA, M A C T . Inclusão Social do Idoso em Grupos de Convivência. In: XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia , VIII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia, 2004, Salvador. XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia , VIII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia, 2004.

  • MEIRA, E. C. ; VASCONCELOS, C C S ; SANTANA, M A C T . Atitudes de Saúde/Doença em Idosos Participantes de Grupos Convivência. In: XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia , VIII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia, 2004, Salvador. XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia , VIII Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia, 2004.

  • MEIRA, E. C. . Inclusão social do idoso em grupos de convivência: melhorado a qualidade de vida. In: IX Congresso de la Solar, 2004, Rio Janeiro. A integração da diversidade racial e cultural do Novo mundo, 2004.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, Joanice Alves da . Violência familiar e o idoso. In: IX Congresso de La Solar, 2004, Rio de Janeiro. A integração da diversidade racial e cultural do novo mundo, 2004.

  • MEIRA, E. C. . Percepções Dialética e Multidimensionais sob uma Concepção Geronto-Geriátrica Acerca de um Paciente Idoso em Domicílio. In: 5º Encontro Baiano dos Estudantes de Enfermagem, 2003, Jequié, 2003.

  • MEIRA, E. C. . Senescência - Relato da Magnitude do Envelhecer. In: 5º Encontro Baiano dos Estudantes de Enfermagem, 2003, Jequié, 2003.

  • MEIRA, E. C. . Relatos orais de idosos trabalhadores da feira livre: um estudo acerca do envelhecimento, saúde e trabalho. In: 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência - SBPC, 2002, Goiânia, 2002.

  • MEIRA, E. C. . Cuidado do idoso na família e comunidade: construindo ações interdisciplinares em saúde na perspectiva de um envelhecimento saudável. In: 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência - SBPC, 2002, Goiânia, 2002.

  • MEIRA, E. C. . Representações sociais de idosos acerca do viver/envelhecer: contribuições preventivas para o asilamento na velhice.. In: 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência - SBPC, 2002, Goiânia, 2002.

  • MEIRA, E. C. . Representações do processo de saúde/doença na convivência do idoso e o animal em ambiente doméstico. In: 54ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência - SBPC, 2002, Goiânia, 2002.

  • MEIRA, E. C. . Idoso que cuida de idoso em matrimônio: diagnosticando necessidades de cuidados geronto-geriátricos em domicílio. In: 54ª Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza, 2002.

  • MEIRA, E. C. . Diagnostico Gerontológico: Humanizando o cuidado do idoso. In: 5º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, 2002, Recife.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, Joanice Alves da ; ALMEIDA, C. S. ; NOVAES, V. S. . O idoso com necessidade de cuidado domiciliar: um enfoque fisioterápico interdisciplinar na perspectiva de melhoria de qualidade de vida.. In: 53ª Reunião Anual da SBPC: Nação e Diversidade, 2001, Salvador. Nação e Diversidade. Salvador: SBPC [CD-ROM], 2001. v. 1.

  • MEIRA, E. C. ; PALMARELLA, Vanda Pinheiro ; SILVA, G. M. ; MEIRA, V. M. C. . Representações Sociais da Saúde do Cuidador de Idosos em Ambiente Domiciliar. Administranado o comportamento para o Autocuidado na Família.. In: 53ª Reunião Anual da SBPC: Nação e Diversidade, 2001, Salvador. Nação e Diversidade. Salvador: SBPC [CD-ROM], 2001. v. 1.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, G. M. . Representações Acerca do Trabalho do Idoso na Feira Livre: Contribuições Gerônticas para um Envelhecimento Saudável. In: 53ª Reunião Anual da SBPC: Nação e Diversidade, 2001, Salvador. Nação e Diversidade. Salvador: SBPC [CD-ROM], 2001. v. 1.

  • MEIRA, E. C. ; MEIRA, V. M. C. ; SILVA, G. M. . As Representações Sociais de Convivência do idoso com Animal Doméstico. Resadministrando a Família para um Envelhecimento Saudável.. In: 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem : A Concretude Social e Política da Enfermagem, 2001, Curitiba. A Concretude Social e Política da Enfermagem. São Paulo: NovoDisc Brasil, 2001. v. 1.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, Joanice Alves da ; SANTOS, D. L. . Representações Sociais de idosos acerca do viver-envelhecer: Contribuições preventivas para o asilamento na velhice. In: 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem : A Concretude Social e Política da Enfermagem, 2001, Curitiba. A Concretude Social e Política da Enfermagem. São Paulo: NovoDisc Brasil, 2001. v. 1.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, Joanice Alves da . Perfil de Idosos Dependentes de Cuidados no Domicílio. Análise de Alguns Indicadores de Bem Estar na Velhice.. In: 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem : A Concretude Social e Política da Enfermagem, 2001, Curitiba. A Concretude Social e Política da Enfermagem. São Paulo: NovoDisc Brasil, 2001. v. 1.

  • MEIRA, E. C. . Relatos Orais de Idosos Trabalhadores da Feira Livre do Município de Jequié/Ba - Nota Prévia. In: 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000, Recife. Anais do 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000.

  • MEIRA, E. C. ; SOARES, J. A. ; OLIVEIRA, S. S. . Representações Sócio/Culturais do Processo Saúde/Doença, medfiante atitude de recusa do idoso à Vacinação. In: : Enfermagem 2000: Crescendo na Diversidade, 2000, Recife. Anais do 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000. v. 1. p. 582-582.

  • MEIRA, E. C. ; PALMARELLA, Vanda Pinheiro ; PIRES, M. . Representações Sociais da Saúde do Cuidador de Idosos em Ambiente Domiciliar - Contribuições para uma Enfermagem Gerôntica na perspectiva do Auto-Cuidado. In: 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem - Enferamgem 2000: Crescendo na Diversidade, 2000, Recife. Anais do 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000. v. 1.

  • MEIRA, E. C. . Represenatações Sociais da Saúde do idoso longevo: Constuções do senso comum nas lembranmças dos modos de viver/envelhecer. In: 5º CONPEX - Congresso de Pesquisa e Extensão, 2000, Vitória da Conquista. Educação, Ciência, Cultura e Qualidade de vida. Vitória da Conquista: Brasil Artes Gráficas Ltda, 2000. v. 1. p. 276-276.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, E. L. ; MATEUS, L. A. S. . Uma Caminhada Extra e Intra Muros com a Terceira Idade - Relato de Experiência do Projeto Universidade Aberta com a Terceira Idade.. In: VI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade e V Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, 1999, Ihéus. Livro Resumo do VI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade e V Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior. Ilhéus: UESC, 1999. v. 1. p. 37-37.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, E. L. . Revendo e Interpretando o Processo de Desenvolvimento da personalidade à luz da Psicodinâmica: Perspectiva de uma Velhice Saudável. In: II Encontro de Pesquisa em Enfermagem da Bahia, 1999, Salvador. Livro Resumo do II Encontro de Pesquisa em Enfermagem da Bahia, 1999. v. 1.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, E. L. ; SOUZA, D. M. . Por Uma Universidade Intinerante para a Terceira Idade na Região do Sudoeste da Bahia. In: 3º Congresso Técnico-Científico e 2º Seminário de Iniciação Científica, 1998, Vitória da Conquista. Anais do 3º Congresso Técnico-Científico e 2º Seminário de Iniciação Científica. Vitória da Conquista: UESB, 1998. v. 1. p. 138-138.

  • MEIRA, E. C. ; SANTOS, M. R. . Representações da Atividade Física para os OParticipantes dos Grupos de Convivência do Projeto Universidade Aberta com Terceira Idade da Universidade Estaadual do Sudoeste da Bahia. In: 3º Congresso Técnico-Científico e 2º Seminário de Iniciação Científica, 1998, Vitória da Conquista. Anais do 3º Congresso Técnico-Científico e 2º Seminário de Iniciação Científica. Vitória da Conquista: UESB, 1998. v. 1. p. 133-133.

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, E. L. ; MATEUS, L. A. S. . Caminhar de implantação do Programa Universidade Aberta com Terceira Idade na Perspectiva Extra Muros, no Município de Jequié-Ba. In: V Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos sobre a Terceira idade das Instituições de Ensino Superior, 1997, Juiz de Fora. A Política Nacional do Idoso e as Instituições de Ensino Superior. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 1997. v. 1. p. 111-111.

  • SOUZA, A. dos S. ; MEIRA, EDMÉIA CAMPOS ; ROCHA, N. B. S. . ENTENDIMENTO DE IDOSOS COM DIABETES SOBRE A DOENÇA: IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEIRA, E. C. ; BRITO, S. A. . Vivência da Família Assistida na Unidade Básica de Saúde : Relato de Experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. . A CIDADANIA DA PESSOA IDOSA EM CONSTRUÇÃO SOCIAL PARA UMA VELHICE ATIVA EM MARCÁS - BA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. ; PHILIPP, R. R. ; Rodrigues,V.P. ; REIS, L. A. . IDENTIDAD DE GÉNERO Y ORIENTACIÓN DEL CUIDADO EN LAS RELACIONES FAMILIARES DE LA MUJER CUIDADORA Y LA PERSONA ANCIANA DEPENDIENTE.?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, J. B. ; MEIRA, EDMÉIA ; SANTANA, E. S. ; REIS, L. A. ; PHILIPP, R. M. R. . O DISCURSO DA MULHER CUIDADORA DIANTE DAS DIFICULDADES NO CUIDADO AO IDOSO(A) DEPENDENTE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MEIRA, E. C. ; Oliveira,J. B. ; ANDRADE, C. C. ; REIS, L. A. . O GENOGRAMA NA ESTRUTURA FAMILIAR DA MULHER CUIDADORA E DO IDOSO (A) DEPENDENTE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MEIRA, EDMÉIA ; ANDRADE, C. C. ; MEIRA, L. C. ; REIS, L. A. ; PHILIPP, R. M. R. . INTERAÇÕES SIMBÓLICAS NO CUIDADO AO IDOSO (A) DEPENDENTE: PERCEPÇÃO DE MULHERES CUIDADORAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MEIRA, E. C. ; MEIRA, L. C. ; SOUZA, A S ; MENEZES ; REIS JUNIOR, A. P. ; SOUZA, L. F. . PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE O ATENDIMENTO A PESSOA IDOSA NO CONTEXTO HOSPITALAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEIRA, E. C. ; MEIRA, L. C. ; MENEZES ; OLIVEIRA, J. L. ; SOUZA, A S . OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE O ATENDIMENTOA PESSOA IDOSA NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; MOREIRA, Deusélia ; SANTANA, M.A.C.T.de ; SOUZA, A S ; SOUZA, L. F. ; REIS JUNIOR, A. P. . ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA NO SERVIÇO PÚBLICO HOSPITALAR: OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; REIS JUNIOR, A. P. ; SOUZA, A S ; SOUZA, D. M. ; SANTANA, M.A.C.T.de ; SOUZA, L. F. . REPRESENTAÇÕES DA PESSOA IDOSA SOBRE O ATENDIMENTO DISPONIBILIZADO NO SERVIÇO HOSPITALAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • M.A.RIOS, ; A.A.NERY, ; ANDRADE, C. C. ; MEIRA, E. C. . ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS ACIDENTES E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO EM UM MUNICÍPIO BAIANO DE MÉDIO PORTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, C. C. ; SANTOS, J. M. ; AGUIAR, D. S. ; MEIRA, E. C. ; MEIRA, L. C. . AVALIAÇÃO SISTEMATIZADA DE SAÚDE DE PESSOA IDOSA DOENTE E/OU FRAGILIZADA EM AMBIENTE FAMILIAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, C. C. ; AGUIAR, D. S. ; MEIRA, E. C. ; SANTOS, J. M. . AVALIAÇÃO DO PERFIL BIOPSICOSSOCIAL DE IDOSOS COM RISCO PARA DEPRESSÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. . ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS ACIDENTES E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO EM UM MUNICÍPIO BAIANO DE MÉDIO PORTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; OLIVEIRA, J. L. ; MENEZES ; SOUZA, Andréia dos Santos ; LIMA, A. A. ; MEIRA, L. C. . OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAUDE NA PERSPECTIVA DA ASSISTENCIA A PESSOA IDOSA NOS SERVIÇOS DE SAUDE DA ATENÇÃO BASICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; LIMA, A. A. ; MEIRA, L. C. ; OLIVEIRA, J. L. ; MENEZES ; SOUZA, Andréia dos Santos . OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAUDE NA PERSPECTIVA DA ASSISTENCIA A PESSOA IDOSA NOS SERVIÇOS DE SAUDE DA ATENÇÃO BASICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; ALVES. M.R. . FUNCIONALIDADE FAMILIAR DE IDOSOS COM RISCO PARA DEPRESSÃO RESIDENTES NA COMUNIDADE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; REIS, S. M. T. . FATORES INTRINSICOS CONDICIONANTES PARA QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS: CONHECENDO PARA INTERVIR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; MEIRA, L. C. ; REIS, S. M. T. ; SOUZA, Andréia dos Santos . Construindo Politias de Saude para a Pessoa Idosa em uma Unidade de Saude da Familia: caracterização de idosos e avaliação de saude. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; Rodrigues,V.P. ; VILELA, A. B. A. . VIOLENCIA INTRAFAMILIAR: ESTRATEGIAS DE INTERVENÇÃO DA EQUIPE DE SAUDE DA FAMILIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. ; SANTOS, G. S. ; MEIRA, L. C. ; Oliveira ; COSTA, R. S. . AVALIAÇÃO DE SAÚDE E RISCO PARA QUEDAS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. ; MEIRA, L. C. ; SANTOS, G. S. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; Oliveira . IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: AVALIAÇÃO DO ESTADO MENTAL E POTENCIAL DE RISCO PARA DEPRESSÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Coronago, V.M.M.O. ; MEIRA, E. C. . A POLIFONIA DOS SIGNIFICADOS DO ADOECER POR DOENÇA DE PARKINSON ÀS VIVENCIA MUSICAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. ; Oliveira ; COSTA, R. S. ; SOUZA, Moema Santos ; SENA, Edite Lago da Silva . O GRUPO DE AJUDA MUTUACOMO UMA EXPERIÊNCIA DE CUIDADOEM SAUDE PARA IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM RISCO PARA DEPRESSÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. ; GONÇALVES, Lúcia H Takase ; SENA, Edite Lago da S ; SOUZA, Andréia dos Santos ; VILELA, A. B. A. ; JESUS, I. S. . CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO DE AJUDA MÙTUA NA CONFIGUARAÇÃO DE REDES DE SUPORTE SOCIAL DE IDOSOS PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, R. S. ; MEIRA, E. C. ; Oliveira ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SOUZA, Moema Santos . FATORES DE RISCO RELACIONADOS À OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, R. S. ; MEIRA, E. C. ; Oliveira ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SENA, Edite Lago da S . PROPONDO CUIDADOS DE ENFERMAGEM À IDOSOS COM RISCO PARA DEPRESSÃO EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, L. G. D. ; MEIRA, E. C. ; Oliveira ; SOUZA, Andréia dos Santos ; COSTA, R. S. ; SOUZA, Moema Santos . A PRÁTICA DE ATIVIDADE FISICA E O IDOSO INSTITUCIONALIZADO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, R. S. ; MEIRA, E. C. ; Oliveira ; SALES, Z. N. ; SOUZA, Andréia dos Santos . AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E MULTIDIMENSIONAL DE IDOSOS RESIDENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. ; SANTOS, E. T. ; CORONAGO, V. ; MORITIZ, M. ; GONÇALVES, Lúcia H Takase . Tecnologias Assistiva de Vivências Musicais na Recuperação Vocal de Portadores de Doenças de Parkinson. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. ; REIS, F. N. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SENA, Edite Lago da Silva ; CARDOSO, Isleide Santana ; MEIRA, L. C. . Fatores de Risco para Depressão em Idosos que Vivenciam Envelhecimento Ativo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; MOREIRA, Deusélia ; SOUZA, Moema Santos ; Oliveira ; COSTA, R. S. ; MEIRA, L. C. . Avaliação Funcional de Saúde em Pessoas Idosas: Conhecendo para Cuidar em Instituição de Longa Permanência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; CORONAGO, V. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; MEIRA, L. C. ; CARDOSO, Isleide Santana ; SENA, Edite Lago da Silva . Idosos Portadores de Doença de Parkinson em Vivências Musicais: Contribuições para Auto Estima e Qualidade de Vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARDOSO, Isleide Santana ; SOUZA, Andréia dos Santos ; MEIRA, E. C. ; SENA, Edite Lago da Silva ; VILELA, A. B. A. ; SOUZA, D. M. . Grupo de Ajuda Mútua como Estratégia de Cuidado para Idosos com Doença de Parkinson. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos . PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA POLITICA DE SAÚDE DO IDOSO PARA O MUNICIPIO DE JEQUIÉ- BA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEIRA, E. C. ; SANTOS, E. T. ; CORONAGO, V. . TecnologiasAssistivas para a Autonomia e Inclusão Social do Idoso Portador de Doença de Parkinson -VIVENCIAS MUSICAIS EM GRUPO DE AJUDA MUTUA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MEIRA, E. C. . O Controle Social no Contexto dos Direitos da Pessoa Idosa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. . CONSTRUINDO A CIDADANIA DO IDOSO NO MUNICIPIO DE JEQUIÉ BA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. ; GONÇALVES, Lúcia H Takase ; SENA, Edite Lago da Silva ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SANTOS, I. S. C. ; SOUZA, D. M. . A TECNOLOGIA DA DINAMICA DE GRUPOS DE AJUDA MUTUA PARA PACIENTES PARKINSONIANOS E SUAS RESPECTIVAS FAMILIAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Oliveira ; SENA, Edite Lago da Silva ; MEIRA, E. C. ; COSTA, R. S. ; SOUZA, Andréia dos Santos . Principais Diagnósticos de Enfermagem em Idosos Institucionalizados com Risco para Depressão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . O IDOSO NA SOCIEDADE : UMA ABORDAGEM SOCIO CULTURAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. ; RIBEIRO, G. ; SANTANA, M.A.C.T.de ; Oliveira,J. B. ; OLIVEIRA, H. . ABORDAGEM SOCIO/ CULTURAL DO EDUCADOR POPULAR EM SAÚDE NAS AREAS DE REFORMA AGRÁRIA NA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; SANTANA, Maria Aparecida Cabral Tavares de ; SENA, Edite Lago da Silva ; SOUZA, Andréia dos Santos . PERFIL DOS IDOSOS PARTICIPANTES DOS GRUPOS DE CONVIVENCIA DO MUNICIPIO DE JEQUIE-BA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; MEIRA, L. C. ; GONÇALVES, Lúcia H Takase . O CUIDADO AO IDOSO DEPENDENTE EM CONDIÇÃO DE RISCO PARA VIOLENCIA INTRAFAMILIAR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEIRA, E. C. ; SENA, Edite Lago da S ; GONÇALVES, Lúcia H Takase ; SOUZA, D. M. . Representação do Familiar Cuidador do Idoso doente e/ou fragilizado do contexto sociocultural de Jequié/BA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEIRA, E. C. . COMENTARISTA DE DIÁLOGOS INCLUSIVOS:reafirmando sujeitos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. . A ENFERMAGEM FRENTE AO ENVELHECIMENTOPOPULACIONAL E A INSERÇÃO DA PESSOA IDOSA NA SOCIEDADE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. . ASSISTÊNCIA DOMICILIAR DE ENFERMAGEM AO IDOSO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, A S ; GONÇALVES, Lúcia H Takase ; LIMA.A. S. ; FERREIRA, Sara Roberta Mendes . GRUPO DE AJUDA MÚTUA DOS IDOSOS PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON E SEUS RESPECTIVOS FAMILIARES CUIDADORES NA UESB/DS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. ; VILELA, A. B. A. ; SOUZA, D. M. ; CARDOSO, Isleide Santana ; Pereira,Thiago Teixeira . O IDOSO PARKINSONIANO E SUA FAMÍLIA : ATENDIMENTO DOMICILIAR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA.A. S. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; MEIRA, E. C. ; FERREIRA, Sara Roberta Mendes ; Pereira,Thiago Teixeira . AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DE IDOSOS PORTADORES DE PARKINSON: CONTRIBUIÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA AUTONOMIA E INCLUSÃO SOCIAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA.A. S. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; MEIRA, E. C. ; FERREIRA, Sara Roberta Mendes ; Pereira,Thiago Teixeira . ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO EM PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇA DE PARKINSON(DP). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. ; VILELA, A. B. A. ; SOUZA, Andréia dos Santos . ESTRUTURA REPRESENTACIONALDO CUIDADO COM O IDOSO HIPERTENSO PARA PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE SAUDE DA FAMILIA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . SAÚDE DA MULHER IDOSA: Uma Abordagem Multidisciplinar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. ; RIBEIRO, G. ; OLIVEIRA, H. . O TÉCNICO EDUCADOR EM SAÚDE DA COMUNIDADE NAS ÁREAS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA-mst: UMA PROPOSTA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; VILELA, A. B. A. . Profile of the Caregiver in a Family with a live-in frail elderly relative in the Domestic Context. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MEIRA, E. C. . Fatores de Risco para Violência intrafamiliar contra idosos Doentes e/ou Fragilizados, nos relatos Orais de Cuidadores e Idosos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. . Desgaste do Cuidador Famílias de Idosos Dependentes e/ou Fragilizados: Uma Condição Auto-Referida. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. . Expressões Sutis de Maus Tratos Vivenciados por Idosos no Cotidiano Urbano da Cidade de Jequié-BA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. . Conhecendo o Cotidiano de Idoso que Cuida de Idoso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. . O Impacto da demanda de Cuidados na Vida do Cuidador do Idoso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. . Violência Intrafamiliar nos Relatos Orais de Cuidadores e Idosos Doenetes e/ou Fragilizadps. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. . LEITOR -GUIA DO CIRCULO DE LEITURA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. . POLITICAS PUBLICAS EM SAUDE PARA O IDOSO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. . REALIDADE DOS IDOSOS - GRUPO DE TERCEIRA IDADE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. . Um Olhar Geronto - Geriátrico de da Enfermagem no Cuidado ao Idoso: Uma Avaliação Multidimensional no Ambiente Familiar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. . PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDAVEL: A UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE EXTRA-MUROS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. ; GONÇALVES, Lúcia H Takase ; MEIRA, Tiago Martiniano Campos ; NERI, Ivone Gonçalves ; SILVA, Joanice Alves da . Fatores de risco de maus tratos ao idoso no contexto da violência intrafamiliar.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEIRA, E. C. ; VASCONCELOS, Carmelita de Cássia dos Santos ; SILVA, Miralva Ferraz Barreto da . PERFIL DE IDOSOS PARTICIPANTES DOS GRUPOS DE CONVIVENCIA PARA A TERCEIRA IDADE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEIRA, E. C. ; SILVA, Joanice Alves da ; SOUZA, D. M. . REFLEXÕES ACERCA DO VIVER/ ENVELHECER DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: CONTRIBUIÇÕES PREVENTIVAS PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO NA VELHICE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEIRA, E. C. . LINHAS E GRUPOS DE PESQUISA DA UESB-CAMPUS DE JEQUIÉ-BA: GREPE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. . CUIDADO GERONTOGERIÁTRICO numa Perspectiva Holístico -Ecologico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRA, E. C. . A construção da cidadania do idoso em ações intersetoriais do programa Universidade Aberta com a Terceira Idade - UATI e voluntariado popular no município de Jequié, Bahia.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Construindo a cidadania do idoso trabalhador da feira livre na perspectiva de uma velhice saudável. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Perfil dos idosos trabalhadores da feira livre: contribuições para a vigilância à saúde do trabalhador na perspectiva de uma velhice saudável. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Cuidado do idoso na família e comunidade: construindo ações interdisciplinares em saúde na perspectiva de um envelhecimento saudável. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Diagnostico Gerontológico: Humanizando o cuidado do idoso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Idoso que cuida de idoso em matrimônio: diagnosticando necessidades de cuidados geronto-geriátricos em domicílio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Relatos orais de idosos trabalhadores da feira livre: um estudo acerca do envelhecimento, saúde e trabalho. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Representações do processo de saúde/doença na convivência do idoso e o animal em ambiente doméstico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Representações sociais de idosos acerca do viver/envelhecer: contribuições preventivas para o asilamento na velhice. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Relatos Orais de Idosos Trabalhadores da Feira livre: Um Estudo Acerca do Envelhecimento, Saúde e trabalho. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . As Representações Sociais de Convivência do idoso com Animal Doméstico. Readministrando a Família para um Envelhecimento Saudável. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . O idoso com necessidade de cuidado domiciliar: um enfoque fisioterápico interdisciplinar na perspectiva de melhoria de qualidade de vida. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Perfil de Idosos Dependentes de Cuidados no Domicílio. Análise de Alguns Indicadores de Bem Estar na Velhice. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Representações Acerca do Trabalho do Idoso na Feira Livre: Contribuições Gerônticas para um Envelhecimento Saudável. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Representações Sociais da Saúde do Cuidador de Idosos em Ambiente Domiciliar. Administranado o comportamento para o Autocuidado na Família. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Representações Sociais de idosos acerca do viver-envelhecer: Contribuições preventivas para o asilamento na velhice. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Relatos Orais de Idosos Trabalhadores da Feira Livre do Município de Jequié/Ba - Nota Prévia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Represenatações Sociais da Saúde do idoso longevo: Constuções do senso comum nas lembranmças dos modos de viver/envelhecer. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Representações Sociais da Saúde do Cuidador de Idosos em Ambiente Domiciliar - Contribuições para uma Enfermagem Gerôntica na perspectiva do Auto-Cuidado. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Representações Sócio/Culturais do Processo Saúde/Doença, medfiante atitude de recusa do idoso à Vacinação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Revendo e Interpretando o Processo de Desenvolvimento da personalidade à luz da Psicodinâmica: Perspectiva de uma Velhice Saudável. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Uma Caminhada Extra e Intra Muros com a Terceira Idade - Relato de Experiência do Projeto Universidade Aberta com a Terceira Idade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Por Uma Universidade Intinerante para a Terceira Idade na Região do Sudoeste da Bahia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Representações da Atividade Física para os Participantes dos Grupos de Convivência do Projeto Universidade Aberta com Terceira Idade da Universidade Estaadual do Sudoeste da Bahia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRA, E. C. . Caminhar de implantação do Programa Universidade Aberta com Terceira Idade na Perspectiva Extra Muros, no Município de Jequié-Ba. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MEIRA, E. C. ; SANTANA, Maria Aparecida Cabral Tavares de ; SANTO, A. C. E. ; SILVA, Joanice Alves da . ASSESSORIA A ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS GRUPOS DE CONVIVENCIA E UNIVERSIDADE ABERTA COM A TERCEIRA IDADE. 2007.

MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos . Construindo a Cidadania do Idoso em Grupos de Convivência na Cidade de Jequie/BA. 2006.

GONÇALVES, Lúcia H Takase ; CARDOSO, Isleide Santana ; MEIRA, E. C. ; MOREIRA, Deusélia ; REIS, Luciana Araújo dos ; SANTANA, Maria Aparecida Cabral Tavares de ; SENA, Edite Lago da S ; SOUZA, Andréia dos Santos ; VILELA, A. B. A. . COORDENAÇÃO DO CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS DO ENVELHECIMENTO-CIEPEN. 2008.

MEIRA, E. C. ; RIBEIRO, G. ; OLIVEIRA, H. . COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO DO PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO : ENSINO MEDIO COM HABILITAÇÃO TECNICA EM EDUCADOR SANITÁRIO ,EM AREAS DE REFORMA AGRARIA NA BAHIA-MST. 2008.

MEIRA, E. C. ; LIMA, Aline Santana ; SOUZA, Andréia dos Santos . Tecnologia Cuidativa por meio de desenvolvimento de ajuda grupal entre idosos com doença de Parkinson e respectivos familiares cuidadores. 2007.

MEIRA, E. C. ; Oliveira ; SOUZA, Andréia dos Santos . Construindo a Politica Municipal de Saúde para o Idoso na Cidade de Jequie /BA. 2007.

CARDOSO, Isleide Santana ; FERREIRA, Sara Roberta Mendes ; LIMA, Aline Santana ; MEIRA, E. C. ; MOREIRA, Deusélia ; REIS, Luciana Araújo dos ; SILVA, E. L. ; SOUZA, Andréia dos Santos . COORDENAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO CONTINUADA:: Tecnologias Assistivas em Grupo de Ajuda Mútua aos Portadores de Doença de Parkinson e seus familiares. 2007.

MEIRA, E. C. ; MOREIRA, Deusélia ; REIS, Luciana Araújo dos ; SOUZA, Andréia dos Santos . COORDENADORA DE PROJETO DE EXTENSÃO CONTINUADA : Saúde do Idoso na Família, Asilo e na Comunidade: Vivenciando Rede Suporte Social no cuidado ao Idoso.. 2006.

MEIRA, E. C. . A interculturalidade nos terreiros de candomblé. 2004.

MEIRA, E. C. . Estratégias de Saúde da Família: Desafios para a mudança das Práticas de Saúde no Município de Jequié. 2004.

MEIRA, E. C. . Perfil da Família Cuidadora de idosos doentes e/ou fragilizados na cidade de Jequié. 2002.

MEIRA, E. C. . Conhecendo os fatores de risco para a violência intrafamiliar, nos seus relatos orais de cuidadores e idosos doentes e/ou fragilizados. 2002.

MEIRA, E. C. . Perfil dos Idosos participantes dos grupos de convivência da cidade de Jequié-Bahia. 2002.

MEIRA, E. C. . Relatos Orais de Idosos trabalhadores da Feira Livre no Município de Jequié-Bahia. 2000.

MEIRA, E. C. . Grupo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento - GREPE. 2000.

MEIRA, E. C. . Representações Sociais do Viver/Envelhecer em idosos asilados.. 2000.

MEIRA, E. C. . Disciplina - A Dimensão Cultural do Envelhecimento Humano. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MEIRA, E. C. . DISCIPLINA-TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS, CUIDATIVAS/ASSISTIVAS EM GERONTOGERIATRIA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GONÇALVES, Lúcia H Takase ; MEIRA, E. C. ; VILELA, A. B. A. . TECNOLOGIA ASSISTIVA DE VIVÊNCIAS MUSICAIS NA RECUPERAÇÃO VOCAL DE IDOSOS PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON1. 2008. (Relatório de pesquisa).

MEIRA, E. C. ; SENA, Edite Lago da Silva ; SOUZA, Andréia dos Santos . TREINAMENTO DE LIDERES PARA ATUAÇÃO EM GRUPOS DE TERCEIRA IDADE. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . QUALIFICAÇÃO EM RECEPCIONISTA DE SERVIÇOS DE SAUDE. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRA, E. C. . CURSO TECNICO EM SAUDE DA COMUNIDADE-DISCIPLINA SAUDE NA TERCEIRA IDADE. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRA, E. C. . CURSO TECNICO EM SAÚDE DA COMUNIDADE-DISCIPLINA :METODOLOGIA E VALORES LÉTICOS NO EXERCICIO PROFISSIONAL. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRA, E. C. . Treinamento de Líderes para Grupos de Convivência da AAGRUTI, Projeto da Área de Mobilização Social: "Convivendo e Construindo a Cidadania do Idoso em Grupos de Convivência". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRA, E. C. . Treinamento de Lideres para Atuaçãoem Grupos de Convivencia nas Comunidades organizadas de Vitoria da Conquista. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Cidadania da Pessoa Idosa. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Educativa).

MEIRA, E. C. ; SANTANA, Maria Aparecida Cabral Tavares de . Cartilha da Cidadania do Idoso-Conhecendo o Estatuto do Idoso. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Educativa).

MEIRA, E. C. . COORDENADORA LOCAL DO CURSO CONSTRUINDO MÉTODOS E TECNICAS EM ETNOMETODOLOGIA/TECNOLOGIA PARA GRUPOS DE AJUDA MUTUA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . I Momento Presencial do Curso de Formação de Educação Permanente em Saúde em Aracaju-SE. 2005. .

MEIRA, E. C. . Família, Fonte de Vida e Construtora da Paz. 2005. .

MEIRA, E. C. . Oficina de Memória. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRA, E. C. . Possibilidades e Encantamentos na Melhor Idade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Realidade dos Idosos (Grupo da Terceira Idade). 2005. (Oficina).

MEIRA, E. C. . Mulheres na Melhor Idade. 2005. (Oficina).

MEIRA, E. C. . Políticas Públicas em Saúde. 2005. (Palestra).

MEIRA, E. C. . Guia do Círculo de Leitura. 2005. (Palestra).

MEIRA, E. C. . Disciplina- Demografia e Epidemiologia do Envelhecimento. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MEIRA, E. C. . I Capacitação para Monitores do PRONERA 2004. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . COORDENAÇÃO DA OFICINA DE DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM SAÚDE. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . cOORDENADORA NA OFICINA DE PROJETOS DE PESQUISA EM SAUDE. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. ; SANTO, A. C. E. ; CABRAL, B. E. S. L. ; SOUZA, E. S. ; FAHEL, M. C. ; DALENCAR, R. S. ; GUIMARAES, S. M. ; BRANDAO, W. . Comissão Editorial Periódico: MEMORIALIDADES. 2004. (Editoração/Periódico).

MEIRA, E. C. . Avaliando o Idoso em Domicílio sob a óptica Gerontogeriátrica e multidimensional da Enfermagem. 2004. (Orientador de trabalho).

MEIRA, E. C. . Re-atualizando Práticas Sociais junto ao Idoso. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Cuidador de Idosos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. ; SOUZA, Andréia dos Santos . Curso de Cuidadores de Idosos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Disciplina- Educação, Saúde e Cidadania em Gerontologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GONÇALVES, Lúcia H Takase ; MEIRA, E. C. ; SILVA,J.C. ; SOUZA, Andréia dos Santos ; SOUZA, D. M. ; Vilela,A.B.A. ; CARDOSO, Isleide Santana . PERFIL DA FAMILIA CUIDADORA DE IDOSOS DOENTES E/OU FRAGILIZADOS DA CIDADE DE JEQUIE. 2002. (Relatório de pesquisa).

MEIRA, E. C. ; VASCONCELOS, Carmelita de Cássia dos Santos . PERFIL DOS IDOSOS PARTICIPANTES DE GRUPO DE CONVIVENCIA DA CIDADE DE JEQUIE/BA. 2002. (Relatório de pesquisa).

MEIRA, E. C. . Cuidando do Idoso no Domicílio. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Atendimebnto administrativo em consultório médico. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Convivendo em grupo com a Terceira Idade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Formação de liderança para atuação em grupos de terceira idade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Treinamento de lideres para atuação em grupos de Terceira Idade. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Treinamento de lideres para ações básicas de atividades físicas e recreativas em grupos de convivência para a Terceira Idade. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. ; SILVA, Joanice Alves da . Representações Sociais do Viver/Envelhecer em idosos asilados. 2000. (Relatório de pesquisa).

SILVA, G. M. ; MEIRA, E. C. . RELATOS ORAIS DE TRABALHADORES IDOSOS DA FEIRA LIVRE DO MUNICIPIO DE JEQUIE-BA. 2000. (Relatório de pesquisa).

MEIRA, E. C. . A arte de envelhcer.. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Corpo, Mente e Sintonia na Terceira Idade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . O Cristão no envelhecimento bem sucedido. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Cuidadores familiares de idosos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Massagem Terapeutica. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Dinâmica de Grupo: Idade Dourada rumo ao terceiro milênio. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRA, E. C. . Uma caminhada Extra e Intra Muros com a Terceira Idade na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 1999 (Video de Divulgação Científica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O SENTIDO DA MEMÓRIA DE FAMILIARES EM RELAÇÃO DE CONVIVÊNCIA E CUIDADO COM O ALCOOLISMO CRÔNICO, Descrição: Introdução: O álcool é atualmente uma das drogas mais consumida em todo o mundo. Os estudos epidemiológicos indicam que a dependência do álcool vem sendo um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. A síndrome da dependência do álcool em contexto de cronicidade influência as condições de vivência em relações familiares, envolvendo todos os membros, condicionando a certa condição de adoecimento nos aspectos bio/psico/sócio/cultural. Assim, o tratamento do alcoolismo crônico deve-se constituir de modo integral e humanizado no contexto das relações familiares. Objetivos Esse estudo tem como objetivo geral ,compreender o sentido e o significado da memória das famílias mediante relações que o orientam para a convivência e cuidado com o alcoolismo crônico, e como objetivos específicos, descrever e analisar o sentido da memória dos membros da família - conjugue( homem ou mulher ) , filhos/as, o usuário de álcool e outros que este referir como família , relatadas em história oral de vida, e as devidas contribuições para a construção psico/sócio/cultural da convivência familiar;- Refletir e analisar as expressões psico/sócio/culturais dos membros da família representados pelos sentimentos, atitudes, natureza dos relacionamentos, desafios, opções morais e tomada de decisões que permeiam as experiências mediante a convivência com o alcoolismo crônico. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, a ser realizada no período de fevereiro a dezembro de 2019 em Unidade de Saúde ? CAPS AD, no município de Jequié ? BA. Tem o propósito de analisar as lembranças de seis famílias representadas por seus membros (conjugue- pai ou mãe, filhos/as, o usuário de álcool, e outros a quem referir) em convivência e cuidado com o alcoolista crônico registradas em suas histórias de vida, e os modos de viver expressos na qualidade de vida, autoestima e autoimagem, risco para depressão e co dependência e condições de saúde/doença. Suas informações serão coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas, e outros instrumentos: AUDIT; Escala de Depressão Geriátrica-EDG -15(BRASIL,2006).; Questionário de Steglish- Auto Estima e Autoimagem; Questionário de caracterização sociodemográfica ); Questionário de avaliação de Co dependência (BRAGA, 2017),A pesquisa será conduzida segundo o método da história oral de vida, cujas entrevistas, gravadas e transcritas, e os instrumentos analisados deveram produzir o corpus de análise que, por sua vez, será submetido à análise de conteúdo temática. (BIRDIM, (20111). Conclusão: Tem como relevância, a aproximação da enfermagem com o profissional de saúde mental em contexto de integralidade do cuidado humano, frente ao cotidiano das famílias em relação de convivência com a cronicidade do alcoolismo e as repercussões nas condições de vida e saúde dos seus membros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Edméia Campos Meira - Coordenador / Edite Lago da Silva - Integrante / Larissa Campos Meira - Integrante / Vanda Palmarella Rodrigues - Integrante / Andrea dos Santos Souza - Integrante / Patrícia Anjos Lima de Carvalho - Integrante / Eluzinete Sales dos Santos - Integrante.

  • 2009 - 2012

    IMPLANTANDO E IMPLEMENTANDO UMA POLÍTICA DE SAÚDE DO IDOSO PARA O MUNICÍPIO DE JEQUIÉ/BA:Projeto de intervenção em campo clinico da Disciplina Enfermagem na Atenção a Saúde do Idoso., Descrição: Trata-se de um estudo de campo exploratório descritivo com abordagem quantiqualitativa, a ser realizado na Cidade de Jequié? Ba. Tem como objetivo Geral,desenvolver, adaptar e testar tecnologia de intervenção sistematizada, de implantação e implementação de uma Política de Saúde do Idoso , na perspectiva de produção de Bem Estar Social de um Envelhecimento Ativo , para a população idosa em contexto familiar da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família do Loteamento Água Branca Jequié-BA.; Tem como objetivos Específicos: 1-Desenvolver uma proposta de Prontuário Clinico , testando por meio de Consultas ao idoso e família da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Amando Borges-Jequié-BA;; 2-Desenvolver Avaliação diagnóstica multidimensional ao idoso e familia, por meio de protocolos validados pelo Ministério da Saúde incluindo: estado de saúde física, cognitiva e afetiva; capacidade funcional física e para as AVDs (atividades da vida diária); necessidades e expectativas de cuidados; percepção de qualidade de vida; 3- Descrever o perfil sócio demográfico e de saúde funcional do idoso da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Amando Borges-Jequié-BA; 4- Construir e operacionalizar um planejamento estratégico com vistas ao desenvolvimento de uma Política de Saúde do Idoso na USF com enfoque promocional e preventivo para um envelhecimento ativo 5- Estabelecer procedimentos específicos de intervenção nas diferentes dimensões de cuidado do idoso, segundo avaliação diagnóstica obtida, experiência da equipe em gerontogeriatria e normas/legislações/resoluções vigentes. Tem como método um desenvolvimento de praticas de intervenção, em contexto construtivista aplicando instrumentos de avaliação de saúde da pessoa idosa preconizado pelo Ministério da Saúde. Pretende contribuir com a impalntação de Políticas de Saúde para o Idoso na cidade de Jequié/ BA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Edméia Campos Meira - Coordenador / Deusélia Moreira de Souza - Integrante / Andréia dos Santos Souza - Integrante / Isleide Santana Cardoso - Integrante / Ivone Gonçalves Neri - Integrante / Larissa Campos Meira - Integrante / Doane Martins da Silva - Integrante / Marta dos Reis Alves - Integrante / Aline Cristiane de S.A, Aguiar - Integrante / MARIA APARECIDA CABRAL TAVARES DE SANTANA - Integrante.

  • 2009 - 2011

    O Difícil Encontro Entre a Não Violação dos Direitos e Assistência de Idosos nos Serviços de Saúde-Cidade de Jequié -BA: Opinião de idosos sobre o atendimento e a assistência recebida e, percepção dos profissionais de saúde sobre a assistência a pess, Descrição: Trata-se de um estudo de campo exploratório descritivo com abordagem quantiqualitativa, a ser realizado na Cidade de Jequié Ba. A investigação se fundamenta no estudo de duas dimensões: a primeira tem por objetivo caracterizar as Instituições de Saúde a serem investigadas (Centros de saúde; Postos de saúde; Hospitais); caracterizar os idosos a serem investigados e os profissionais que os assistem; identificar os fatores que dificultam o acesso e o atendimento dos idosos nos serviços de saúde; conhecer como se processa a provisão de cuidados para os idosos nestes serviços, relacionando-os à Política Nacional do Idoso (Portaria nº. 8.842, de 4 de janeiro de 1994); Estatuto do Idoso Estatuto do Idoso (Lei nº. 10.741, de 1º de outubro de 2003), Política Nacional de Saúde do Idoso (Portaria 2.528 de 19 de outubro de 2006) e Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar de 24 de maio de 2000. A segunda dimensão se propõe revelar a efetividade do atendimento e assistência cotidiana no contexto dos serviços de saúde (Centros de saúde; Postos de saúde; Hospitais) para pacientes idosos e conhecer a opinião destes acerca do atendimento e da assistência recebida e, conhecer a percepção dos profissionais da equipe de saúde sobre o atendimento e a assistência prestada a pessoas idosas. O estudo deverá ser desenvolvido no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2010, com a finalidade de revelar o difícil encontro entre a não violação dos direitos e assistência de idosos nos serviços de saúde de entidade mantenedora (públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos)... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Edméia Campos Meira - Coordenador / Andréia dos Santos Souza - Integrante / Isleide Santana Cardoso - Integrante / Ivone Gonçalves Neri - Integrante / Larissa Campos Meira - Integrante / Maria do Rosário de Menezes - Integrante / Zenilda Nogueira Sales - Integrante / Geovane Silva Santos - Integrante / : Iracema Costa Ribeiro - Integrante / Vanda Palmarella Rodrigues - Integrante.

  • 2009 - 2011

    RISCO DE DEPRESSÃO E SUPORTE SOCIAL DE PESSOAS IDOSAS EM CONTEXTO FAMILIAR/COMUNITÁRIO, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa do tipo exploratória, descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa, tendo por objetivos: conhecer a realidade sócio/cultural de suporte social vivenciada por idosos com risco para depressão, em contexto intrafamiliar; identificar características sócio-demográficas e de saúde de idosos com risco para depressão; identificar a rede de suporte social do idoso com risco para depressão, descrever a percepção que as pessoas idosas com risco para depressão têm sobre suas famílias como um recurso ou como um fator estressor. O estudo será realizado no período de março de 2009 a dezembro de 2010, no Loteamento Água Branca, município de Jequié-BA, na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Amando Borges. A amostra será intencional, composta por 60 idosos com risco para depressão, avaliados a partir da Escala de Depressão Geriátrica Abreviada (EDG-15) e que aceitarem participar voluntariamente do estudo. Os instrumentos utilizados serão: um questionário constando de questões sócio-demográficas e de saúde que apontará características do idoso com risco para depressão, bem como os fatores de risco mais prevalentes; uma entrevista semi-estruturada que será gravada e, posteriormente transcrita, o mapa mínimo de relações sociais de Sluzki, com vistas a identificar a rede de suporte social (formal e informal) composta por familiares, amigos e vizinhos, colegas de trabalho, pessoas da comunidade e sistema de saúde, o ecomapa e, por fim o apgar de família, para reconhecer a dinâmica de funcionamento familiar do idoso, verificando sua percepção sobre sua família como um recurso ou fator estressor, todos aplicados no domicílio dos idosos, mediante agendamento e treinamento prévio da pesquisadora e sua equipe executora. Os dados quantitativos serão organizados segundo o princípio da estatística sistemática descritiva, por meio de gráficos, tabelas e quadros com percentual simples, almejando idéias claras, concisas e objetivas, enquanto .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Edméia Campos Meira - Integrante / Andréia dos Santos Souza - Coordenador / Isleide Santana Cardoso - Integrante / Geovane Silva Santos - Integrante / Doane Martins da Silva - Integrante / Marta dos Reis Alves - Integrante / Aline Cristiane de S.A, Aguiar - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Instituições de Longa Permanência para Idosos ? ILPIs no Brasil: Tipologia e proposta de modelo básico de assistência multidimensional., Descrição: O projeto tem como objetivo construir uma proposta de modelo de atendimento multidimensional para instituições de longa permanência para idosos (ILPI s) à luz das concepções da Teoria de Sistema Social e promover intercâmbio interinstitucional em diferentes regiões do país, por meio de esforços de pesquisa de natureza multicêntrica e de abordagem multiprofissional, com vistas ao desenvolvimento de um modelo de atenção proposto para ILPIs. A hipótese esta assim estabelecida: as ILPIs (expressão que substitui o termo asilo, abrigo, casa de repouso, lar, clinica geriátrica e similares) abrigam idosos em diferentes circunstâncias de vida e saúde, por isso a função que a instituição desempenha deve ir além de uma residência coletiva, constituindo-se em um serviço de atendimento social e de saúde instituído por meio de um modelo de atenção multidisciplinar que contemple as peculiaridades de uma pessoa idosa ao longo do seu processo de envelhecimento e garanta a sua integração ao meio social. Trata-se de um projeto de natureza multicêntrica (Florianópolis-UFSC, Ribeirão Preto -USP-EERP, Porto Alegre-PUCRS, Jequié-UESB/DS, Passo Fundo-UPF, Rio Grande-FURG, com enfoque multiprofissional, adotando-se uma abordagem de pesquisa-ação com perspectiva construtivista. Pela Própria natureza construtivista do estudo, o modelo a propor de assistência para as ILPI s, seguirá etapas consecutivas de construção / reconstrução, testes no campo prático das ILPI s com constantes avaliações, em um processo sucessivo de aperfeiçoamento em termos de validação, adequabilidade, sensibilidade, eficácia de seus instrumentos e procedimentos. ... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Edméia Campos Meira - Coordenador / Moema Santos Souza - Integrante / Edite Lago da Silva Sena - Integrante / Lúcia H Takase Gonçalves - Integrante / Andréia dos Santos Souza - Integrante / Deusélia Moreira - Integrante / Thaise Souza Oliveira - Integrante / Rosely Souza da Costa - Integrante / Larissa Campos Meira - Integrante / Zenilda Nogueira Sales - Integrante / Geovane Silva Santos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.

  • 2006 - 2008

    TecnologiasAssistivas para a Autonomia e Inclusão Social do Idoso Portador de Doença de Parkinson - TAIP, Descrição: O notável crescimento de idosos na população geral reflete ganhos positivos em termos de desenvolvimento social, contudo, o processo de envelhecimento humano também representa a convivência com doenças crônico-degenerativas. Entre as mesmas que acompanham freqüentemente a velhice, estão as doenças cardiovasculares, neoplásicas, osteoarticulares, diabetes mellitus, doenças do aparelho digestivo, geniturinário, síndromes demências, e doenças de distúrbios do movimento como o parkinsonismo. As pessoas com a Doença de Parkinson apresentam sintomas de tremor a rigidez muscular com dificuldade de movimentação, com o andar tornando-se mais lento e difícil com comprometimento da postura. A fala e expressão facial tornam-se lentas, outros problemas podem apresentar-se como dificuldade de engolir, obstipação, transpiração corporal, incontinência urinaria entre outros sintomas. A mente continua funcionando em níveis normais, mais no geral pode apresentar quadro de depressão seguido de alucinação. No ano de 1817, James Parkinson publicou: Um ensaio sobre a paralisia gigante , onde descrevia a doença caracterizada por tremor de repouso, lentidão dos movimentos (bradicinesia), postura encurvada para frente e rigidez muscular. A criação, readaptação e desenvolvimento de tecnologias assistivas alternativas para idosos parkinsonianos manterem-se em mais alto nível possível de autonomia e independência no desempenho das atividades cotidianas são, uma necessidade premente em nosso meio, considerando quase a inexistência desses recursos nos serviços sociais e de saúde. Quatro sub-projetos envolvem a presente proposta, a saber: 1. Tecnologia assistiva fonoaudiológica de tratamento vocal aos idosos portadores de doença de Parkinson. 2. Tecnologia assistiva pela musicoterapia na recuperação vocal dos idosos portadores de doença de Parkinson. 3. Tecnologia assistiva de vivencias corporais para idosos com Distúrbios de Movimento. 4. Tecnologia cuidativa por meio do desenvolvimento de ajuda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Edméia Campos Meira - Integrante / Lúcia H Takase Gonçalves - Integrante / Andréia dos Santos Souza - Integrante / Deusélia Moreira - Integrante / Isleide Santana Cardoso - Integrante / Alba Benemerita Alves Vilela - Coordenador / Marcos Henrique Fernandes - Integrante / LIMA, Aline Santana - Integrante / Ricardo Nogueira Araujo - Integrante / Virgínia Coronago - Integrante / Ana Alice da Silva Bôa Sorte - Integrante / Virginia Maria Mendes Coronago - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Perfil da Família Cuidadora de idosos doentes e/ou fragilizados., Descrição: Pesquisa avaliativo-diagnóstica com objetivo de traçar o perfil do familiar cuidador do idoso foi desenvolvida em Jequié, BA, aplicando o QPFC para levantar as condições do cuidado, e o WHOQOL-Breve da OMS para a avaliar a qualidade de vida. Uma amostra de 238 cuidadores foi selecionada de uma população de idosos cadastrados em todos os PSFs de Jequié, no período 2003/4. Resultados: quanto à percepção da própria saúde e qualidade de vida, os cuidadores atribuíram nível regular; estes, em sua maioria eram mulheres, embora participassem homens de diferentes idades (12,5%); a maioria atuava permanentemente como cuidadoras únicas em tempo prolongado por dez anos ou mais; elas próprias, de meia idade ou idosas, sofriam de doenças: HA, DM, osteo-articulares, com dificuldades econômicas, pois tiveram de deixar o trabalho remunerado. Os cuidadores não se aborreceriam na ajuda/dispensa de cuidados em face dos comportamentos repetitivos/queixumes constantes, ou cuidados de difícil realização, além de atribuírem-se como cuidadores por aceitar a missão necessária, dignificante, como parte dos princípios morais e religiosos de obrigação familial. Conclusão: cuidadoras desempenham funções em condições pouco favoráveis, embora se mostrem vocacionadas para o cuidado do idoso, o que impõe, por parte dos serviços de saúde, investimentos de suporte à família cuidadora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edméia Campos Meira - Integrante / Deusélia Moreira de Souza - Integrante / Edite Lago da Silva Sena - Integrante / Lúcia H Takase Gonçalves - Integrante / Andréia dos Santos Souza - Integrante / Isleide Santana Cardoso - Integrante / Miralva Ferraz Barreto da Silva - Integrante / Alba Benemerita Alves Vilela - Coordenador / Jaíne Castro da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2004

    CONHECENDO OS FATORES DE RISCO PARA VIOLENCIA INTRAFAMILIAR NOS RELATOS ORAIS DE CUIDADORES E IDOSOS FRAGILIZADOS, Descrição: Este estudo objetivou descrever os tipos de violência intrafamiliar evidenciados nos relatos orais de idoso e cuidadores de idosos doente e/ou fragilizado. Possui abordagem qualitativa, os dados foram coletados através de entrevistas norteadas por roteiro geral e individual, segundo os princípios da História Oral Temática, respeitando os aspectos éticos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, e descritos. Participaram do estudo oito idosos e seis cuidadores de idoso do município de Jequié-BA. Evidencio-se que os atos de violência são precedidos por um conflito, onde os idosos e os familiares/cuidadores manifestam seus desejos, os quais geralmente são divergentes. Nos discursos dos idosos, demonstram que vivenciaram a violência física, psicológica, negligência e auto-negligência. Nas narrativas dos cuidadores de idosos, demonstraram que vivenciaram a violência física e psicológica, enquanto cuidados por eles eram vítima de negligência e violência psicológica. No aspecto jurídico, a abordagem será em âmbito da legislação vigente em nosso país, enfatizando o que está prescrito na Constituição Federal da República Federativa do Brasil no que tange a proteção aos idosos; a responsabilização penal pela conduta dos cuidadores; sobretudo o estatuto do idoso e a sua aplicação para o fato descrito... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edméia Campos Meira - Coordenador / Andréia dos Santos Souza - Integrante / Ivone Gonçalves Neri - Integrante / Tiago Martiniano Campos Meira - Integrante / Daiane de Jesus Gomes - Integrante / Jacilene Oliveira Xavier - Integrante.

  • 2002 - 2004

    PERFIL DE IDOSOS PARTICIPANTES DOS GRUPOS DE CONVIVENCIA DE JEQUIE-BA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edméia Campos Meira - Coordenador / Carmelita de Cássia dos Santos Vasconcelos - Integrante / Edite Lago da S Sena - Integrante / TAVARES DE SANTANA, M.A.C. - Integrante.

  • 2002 - 2004

    RELATOS ORAIS DE IDOSOS TRABALHADORES DA FEIRA LIVRE: EM ESTUDO ACERCA DE UM ENVELHECIMENTO SAUDAVEL, Descrição: O acelerado envelhecimento populacional acompanhado de longevidade, apresenta idosos/feirantes no trabalho informal contextualizando histórias de vida em espaço social/econômico gerados pela dominação e submissão do capitalismo. Este estudo objetiva identificar os modos como viveu/envelheceu os idosos feirantes, analisar sua história de vida/trabalho e sua relação com o desenvolvimento sócio/econômico deste município e, elaborar uma proposta de atenção ao idoso trabalhador. Como método, constituiu-se de natureza qualitativa nos princípios da história oral temática, sendo sujeitos quinze idosos feirantes do Centro de Abastecimento Vicente Grilo no município de Jequié/Ba, em visita domiciliar com o auxílio do gravador, serão aplicadas entrevistas semi-estruturadas. As informações foram ancoradas em núcleos temáticos do envelhecimento e trabalho. A relevância deste trabalho aplica-se nos conhecimentos de uma realidade emergente , representado pelo trabalho informal do idoso e as perspectivas capitalistas de uma sociedade que determina condições de vida para o idoso que almeja melhoria de qualidade de vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edméia Campos Meira - Coordenador / Glebson Moura Silva - Integrante / MARIA APARECIDA CABRAL TAVARES DE SANTANA - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Faculdade de Enfermagem de Jequié. , Rua José Moreira Sobrinho, s/nº, Jequiezinho, 45200-000 - Jequie, BA - Brasil, Telefone: (73) 35289600, Ramal: 9623, Fax: (73) 352556683, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2010

    Associação Batista Jaguaquarense

    Vínculo: VOLUNTARIO, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA TECNICA, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Assesoria Tecnica na Implantação e Implementação de Grupos de Terceira Idade em comunidades evangélicas organizadas vinculadas a Associação Batista Jaguaquarense.

    Atividades

    • 08/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IGREJA BATISTA DE MANUEL VITORINO, .,Cargo ou função, ASSESSORIA E CONSULTORIA NA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO GRUPO DO MINISTÉRIO DA TEREIRA IDADE.

    • 06/2008 - 07/2008

      Extensão universitária , Departamento Social, .,Atividade de extensão realizada, Construindo a cidadania do Idoso em Espaços Evangélicos: Uma ação Ministerial.

  • 2010 - 2010

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: PROFESSOR CONVIDADO, Enquadramento Funcional: CONVIDADO, Carga horária: 16

    Outras informações:
    PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAUDE- TEMA: POLITICAS DE SAUDE PARA O IDOSO

  • 2008 - 2008

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONVIDADO, Carga horária: 12

    Outras informações:
    PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE Disciplina:O Cuidado à Saúde do Idoso na Atenção Básica. Professora: Edméia Campos Meira Carga Horária: 12 horas Período: 09 e10/06/2008

  • 2007 - 2007

    ssociação de Amigos Grupos de Convivência e Un. Aberta com a Terceira Idade

    Vínculo: VOLUNTARIO, Enquadramento Funcional: Coordenação Administrativa, Carga horária: 3

    Outras informações:
    COORDENAÇÃO DO TREINAMENTO DE LIDERES PARA GRUPOS DE CONVIVENCIA DA AAGRUTI- PROJETO:- CONVIVENDO E CONSTRUINDO A CIDADANIA DO IDOSO EM GRUPOS DE CONVIVENCIA.. CARGA HORARIA DE 80 HORAS

  • 2007 - 2007

    ssociação de Amigos Grupos de Convivência e Un. Aberta com a Terceira Idade

    Vínculo: VOLUNTARIO, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA TECNICA, Carga horária: 10

    Outras informações:
    ASSESSORIA TECNICA NO SUB PROJETO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL, ORIGINARIO DO PROJETO: CONVIVENDO E CONSTRUINDO A CIDADANIA DO IDOSO NA CIDADE DE JEQUIE-BA, COM CARGA HORARIA DE 400 HORAS.

  • 2007 - 2007

    ssociação de Amigos Grupos de Convivência e Un. Aberta com a Terceira Idade

    Vínculo: VOLUNTÁRIO, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA TECNICA, Carga horária: 10

    Outras informações:
    ASSESSORIA TECNICA NA PRODUÇÃO DA CARTILHA: CIDADANIA DA PESSOA IDOS.COM CARGA HORARIA DE 40 HORAS. AÇÃO DO PROJETO: CONVIVENDO E CONSTRUINDO A CIDADANIA DO IDOSO EM GRUPOS DE CONVIVENCIA NA CIDADE DE JEQUIÉ.

  • 2002 - 2007

    ssociação de Amigos Grupos de Convivência e Un. Aberta com a Terceira Idade

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação Administrativa, Carga horária: 3

    Outras informações:
    PARTICIPAÇÃO COMO MEMBRO FUNDADORA DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS , GRUPOS DE CONVIVENCIA, E UNIVERSIDADE ABERTA COM A TERCEIRA IDADE-AAGRUTI, REPRESENTANDO A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB.

  • 2004 - 2005

    ssociação de Amigos Grupos de Convivência e Un. Aberta com a Terceira Idade

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA TECNICA, Carga horária: 4

    Outras informações:
    PRODUÇÃO DO PROJETO : CONVIVENDO E CONSTRUINDO A CIDADANIA DO IDOSO EM GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DA CIDADE DE JEQUIÉ-BA. ENCAMINHAMENTO PARA FINANCIAMENTO NO MINISTERIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

  • 2001 - 2001

    ssociação de Amigos Grupos de Convivência e Un. Aberta com a Terceira Idade

    Vínculo: VOLUNTARIO, Enquadramento Funcional: CONSULTORA TECNICA, Carga horária: 4

    Outras informações:
    CONSULTORA TECNICA NA ELABORAÇÃO DO ANTE PROJETO DE LEI PARA A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO.

  • 2001 - 2001

    ssociação de Amigos Grupos de Convivência e Un. Aberta com a Terceira Idade

    Vínculo: LIVRE, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA TECNICA, Carga horária: 10

    Outras informações:
    ASSESSORIATÉCNICA NA PRODUÇÃO DA CARTILHA DOS DIREITOS DOS IDOSOS. CAR

    Atividades

    • 02/2004 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, AAGRUTI, .,Cargo ou função, PRODUÇÃO DO PROJETO : CONVIVENDO E CONSTRUINDO A CIDADANIA DO IDOSO EM GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DA CIDADE DE JEQUIÉ-BA. ENCAMINHAMENTO PARA FINANCIAMENTO NO MINISTERIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

  • 2003 - 2003

    Conselho Municipal de Saúde de Jequié

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA TECNICA, Carga horária: 8

  • 2001 - 2007

    ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS GRUPOS DE CONVIVENCIA E UNIVERSIDADE ABERTA COM A TE

    Vínculo: VOLUNTARIO, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA TECNICA, Carga horária: 4

  • 1984 - Atual

    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 09/2009

      Extensão universitária , PRO REITORIA DE EXTENSÃO DA UESB, .,Atividade de extensão realizada, FORMADORA TECNICA DOS PROFESSORES DO PROGRAMA PROJOVEM URBANO- MINISTERIO DA JUVENTUDE.

    • 08/2007

      Ensino, BACHAREL EM ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM NA ATENÇÃO A SAUDE DO IDOSO

    • 06/2002

      Direção e administração, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, COORDENAÇÃO DO CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS DO ENVELHECIMENTO.

    • 03/2002

      Direção e administração, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, LIDER DO GRUPO DE PESQUISA/ CNPQ- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA DO ENVELHECIMENTO-GREPE.

    • 03/1985

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde - DS, .,Cargo ou função, MEMBRO DO COLEGIADO DE ENFERMAGEM.

    • 07/2009 - 12/2010

      Outras atividades técnico-científicas , PRO REITORIA DE EXTENSÃO DA UESB, PRO REITORIA DE EXTENSÃO DA UESB.,Atividade realizada, FORMADORA DA UESB NO PROGRAMA PROJOVEM URBANO.

    • 06/2010 - 08/2010

      Outras atividades técnico-científicas , PRO REITORIA DE EXTENSÃO DA UESB, PRO REITORIA DE EXTENSÃO DA UESB.,Atividade realizada, FORMADORA DO PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO- ETAPA III- ANO 2010.

    • 05/2010 - 06/2010

      Extensão universitária , GERENCIA DE RECURSOS HUMANOS DA UESB, .,Atividade de extensão realizada, MINISTROU O PROGRAMA DO SERVIDOR PARA A APOSENTADORIA- PREPARE-SE.

    • 03/2008 - 12/2008

      Extensão universitária , Departamento de Saúde - DS, .,Atividade de extensão realizada, TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DE CUIDADO EM REDE DE SOLIDARIEDADE AOS IDOSOS ASILADOS, EM INSTITUÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA.

    • 06/2008 - 06/2008

      Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA E GERIATRIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TOPICOS ESPECIAISEM GERONTOLOGIA: DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM SAUDE

    • 10/2005 - 04/2008

      Direção e administração, PRO REITORIA DE EXTENSÃO DA UESB, .,Cargo ou função, COORDANADORA GERAL DO PROJETO: ENSINO MÉDIO COM QUALIFICAÇÃO TÉCNICA EM AGENTE DE SAÚDE COMUNITÁRIO DAS AREAS DE REFORMA AGRARIA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA MST/BA. PARCERIA COM O INCRA /PRONERA/UESB.

    • 02/2008 - 02/2008

      Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA E GERIATRIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dimensão Cultural do Envelhecimento.

    • 03/2007 - 12/2007

      Extensão universitária , Departamento de Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Tecnologias Assistivas em Grupo de Ajuda Mútua aos Portadores de Doença de Parkinson e seus Familiares..

    • 03/2001 - 12/2007

      Treinamentos ministrados , Departamento de Saúde - DS, .,Treinamentos ministrados, CAPACITAÇÃO DE LIDERES PARA ATUAÇÃO EM GRUPOS DE CONVIVENCIA PARA A TERCEIRA IDADE

    • 10/2000 - 12/2007

      Ensino, BACHAREL EM ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM EM ATENÇÃO A TERCEIRA IDADE

    • 03/2002 - 12/2006

      Extensão universitária , Departamento de Saúde - DS, .,Atividade de extensão realizada, Saúde do Idoso na Família e Comunidade: Vivenciando Rede de Suporte Social no Cuidado ao Idoso. Objetivo Geral: Desenvolver ações de cuidado em suporte social às famílias de idosos doentes e/ou fragilizados na área de abrangência do Programa de Saúde.

    • 03/2001 - 12/2006

      Treinamentos ministrados , Departamento de Saúde, .,Treinamentos ministrados, CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES DE IDOSOS

    • 03/1995 - 12/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde - DS, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Extensão do Departamento de Saúde.

    • 05/2004 - 05/2006

      Direção e administração, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, VICE DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE SAUDE.

    • 10/2003 - 10/2003

      Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Gerontologia e Geriatria.

    • 06/1996 - 12/2002

      Extensão universitária , Departamento de Saúde, .,Atividade de extensão realizada, COORDENADORA DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA COM A TERCEIRA IDADE.

    • 09/2002 - 09/2002

      Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, Saúde e Cidadania no Envelhecimento

    • 06/1996 - 07/2001

      Direção e administração, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, COORDENAÇÃO DO NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UESB/ CAMPUS DE JEQUIÉ..

    • 05/2000 - 05/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde, .,Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE- REPRESENTAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE SAUDE DA UESB.

    • 08/1998 - 07/1999

      Ensino, BACHAREL EM ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA

    • 03/1992 - 12/1998

      Ensino, BACHAREL EM ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO A ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA

    • 03/1998 - 07/1998

      Ensino, BACHAREL EM ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM E SOCIEDADE

    • 09/1984 - 12/1991

      Ensino, BACHAREL EM ENFERMAGEM, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO A ENFERMAGEM

  • 2004 - 2004

    Universidade Estadual de Santa Cruz

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONVIDADO, Carga horária: 30

    Atividades

    • 02/2004 - 02/2004

      Ensino, Especialização em Gerontologia Social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Demografia e Epidemiologia do Envelhecimento

    • 03/2003 - 06/2003

      Extensão universitária , PRO REITORIA DE EXTENSÃO, .,Atividade de extensão realizada, FORMAÇÃO DE CUIDADORES D IDOSOS. CARGA HORARIA DE 100 HORAS.

    • 05/2003 - 05/2003

      Treinamentos ministrados , PRO REITORIA DE EXTENSÃO, .,Treinamentos ministrados, RE ATUALIZANDO PRÁTICAS SOCOAIS JUNTO AO IDOSO

  • 2018 - Atual

    Faculdade Independente do Nordeste

    Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Institucional Externo