Jener Fernando Leite de Moraes

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista ?Julio de Mesquita?- UNESP (1988), mestrado e Doutorado em Ciências, pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA/USP (1995). Atualmente é Pesquisador Científico do Instituto Agronômico e professor do curso de Mestrado e Doutorado em Agricultura Tropical e Sub-tropical, do mesmo Instituto, onde é responsável pela disciplina de Geoprocessamento e Planejamento Agroambiental. Realizou cursos de aperfeiçoamento em banco de dados e sensoriamento remoto na França e Estados Unidos. Tem experiência na área de Geoprocessamento, com ênfase em Diagnóstico do Meio Fisico e Planejamento Agroambiental de Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura e meio ambiente, zoneamentos e modelagem hidrológica e de produção de sedimentos

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Energia Nuclear na Agricultura

1992 - 1995

Universidade de São Paulo
Título: PROPRIEDADES DO SOLO E DINAMICA DA MATERIA ORGANICA ASSOCIADAS AS MUDANCAS DO USO DA TERRA EM RONDONIA
Orientador: Carlos Clemente Cerri
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Uso da terra; Carbono; Dinâmica da Matéria Orgânica; Isótopos; Amazônia; Geoprocessamento. Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Energia Nuclear na Agricultura

1989 - 1991

Universidade de São Paulo
Título: CONTEUDOS DE CARBONO E NITROGENIO E TIPOLOGIA DE HORIZONTES NOS SOLOS DA BACIA AMAZONICA,Ano de Obtenção: 1991
CARLOS CLEMENTE CERRI.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Banco de Dados; Materia Organica; Materia Organica do Solo; Uso da terra; Solos; Sensoriamento Remoto. Grande área: Ciências Agrárias

Especialização em Sensoriamento Remoto

1993 - 1993

Institut Français Pour Le Development En Cooperation
Título: Carbon pools estimates using remote sensing in southern Amazon region
Orientador: Frederique Seyler
Bolsista do(a): Institut Français Pour Le Development En Cooperation, ORSTOM, França.

Especialização em Energia Nuclear na Agricultura

1988 - 1989

Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): Institut Français Pour Le Development En Cooperation, ORSTOM, França.

Graduação em Engenharia Agronomica

1984 - 1987

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Simulation Of Complex Systems Agent Based Modellin. (Carga horária: 80h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5o. Simpósio Internacional de Microbacias Hidrográficas.Simulação da produção de sedimentos e de água com modelagem hidrológica. 2017. (Simpósio).

5o. Simpósio Internacional de Microbacias Hidrográficas.Dinâmica do uso das terras e disponibilidade hídrica no município de Louveira-SP. 2017. (Simpósio).

III Seminário sobre conservação do solo e proteção de recursos ambientais. 2011. (Encontro).

Seminário sobre conservação do solo e proteção dos recursos ambientais.Geoprocessamento aplicado ao manejo e conservação do solo. 2009. (Seminário).

I Workshop sobre Água, Agricultura e Meio Ambiente no Estado de São Paulo.Diagnóstico agroambiental para gestão e monitoramento da bacia do rio Jundiai-Mirim. 2005. (Encontro).

Semana do Meio Ambiente.Semana do Meio Ambiente. 2003. (Encontro).

XXIX Congresso Brasileiro de Ciencia do Solo. Degradação dos recursos hídricos em microbacias hidrográficas com auxílio de sistema de informação geográfica. 2003. (Congresso).

3rd International Conference on Land Degradation and Meeting of the IUSS Subcommission C - Soil and Water Conservation. Mining and urban areas mapping using remote sensing at Jundiaí-Mirim watershed. 2001. (Congresso).

3rd International Conference on Land Degradation and Meeting of the IUSS Subcommission C - Soil and Water Conservation. Riparian vegetation survey using techniques of geoprocessing: Jundiaí-Mirim watershed.. 2001. (Congresso).

III Encontro sobre Educação Ambiental na Agricultura.Fundamentos e Metodologias de Educação Ambiental na Agricultura. 2001. (Encontro).

Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Técnicas de geoprocessamento na definição de políticas públicas para fins de planejamento agroambiental. 2001. (Simpósio).

XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. USO-MANEJO PERMISSÍVEL (UMP) DOS SOLOS DA MICROBACIA DO RIO JUNDIAÍ-MIRIM. 2001. (Congresso).

.Diagnóstico agroambiental para gestão e monitoramento da bacia do rio Jundiaí-Mirim. 2000. (Seminário).

.Regiões agroecológicas para reorganização da cafeicultura no Estado de São Paulo. 2000. (Simpósio).

. Avaliação da adequação do uso da terra em microbacias hidrográficas com auxílio de sistemas de informação geográfica. 1999. (Congresso).

. Definição de zonas de fragilidade de terras para mecanização do preparo primário do solo:proposta inicial. 1998. (Congresso).

. Cartas de fragilidade de terras em função da mecanização do preparo primário do solo. 1998. (Congresso).

. Avaliação do meio físico da microbacia do córrego do Fortuna, para fins de planejamento agroambiental. 1998. (Congresso).

International Congress of Soil Science. Land cover mapping and carbon pools estimates in the Southwestern Brazilian Amazon Basin. 1998. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Flávio Gramolelli Júnior

MORAES, J. F. L.. Diagnóstico do uso da água para irrigação de culturas na bacia do rio Jundiaí-Mirim. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

MORAES, J. F. L.. . Diagnóstico agroambiental para gestão do uso da terra na bacia do rio Jundiaí-Mirim. 2001.

MORAES, J. F. L.. . Planejamento agroambiental da microbacia do córrego Soturninha, Arealva-SP. 2001.

MORAES, J. F. L.. . Impactos do uso das terras na bacia hidrográfica do rio Jundiaí. 1998.

MORAES, J. F. L.. . Análise de sensibilidade da USLE aos fatores L e S e adequação de uso em uma microbacia. via sistemas de informações geográficas e banco de dados. 1997.

Aluno: Samuel Fernando Adami

MORAES, J. F. L.; PEREZ FILHO, A.; Matias, Lindo Fonseca. Autômatos celulares e sistemas de informações geográficas aplicados à modelagem da dinâmica espacial da cana-de-açúcar:um estudo dedicado ao Escritório de Desenvolvimento Regional de Araçatuba. 2010. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria do Carmo Ramos Fasiaben

ROMEIRO, Ademar RibeiroMORAES, J. F. L.; Ribeiro, R. Impacto econômico da reserva legal florestal sobre diferentes tipos de unidades de produção agropecuária. 2010. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

MORAES, J. F. L.. . Sensibilidade ambiental e aptidão agrícola das terras. 2002.

MORAES, J. F. L.. . Automatização em estudos de planejamento agro-ambiental. 1998.

Aluno: Thais Guarda Prado Avancini

FERRAO, A. M. A.; COSTA, D. C.;MORAES, J. F. L.. Instrumentos de gestão de processos aplicados ao uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do rio Jundiaí-Mirim. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sergio Galdino

MORAES, J. F. L.. Diagnóstico da erosão hídrica na bacia do Alto Taquari-MS/MT com uso de modelo de predição de erosão e geotecnologias. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.

MORAES, J. F. L.. . Sensibilidade ambiental e aptidão agrícola das terras. 1999.

MORAES, J. F. L.. Concurso Público para Pesquisadores Científicos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. 2004. Instituto Agronômico de Campinas.

Pedro Junior, M.J.MORAES, J. F. L.; WUTKE, E.. Membro titular comissão de concurso da carreira de apoio. 2010. Instituto Agronômico de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rui Marconi Pfeifer

CERRI, Carlos Clemente;PFEIFER, R. M.; NOVO, Evlyn Márcia Leão de Moraes; MORTATTI, Jeffer Son; LIMA, Valmique Costa. Propriedades do solo e dinâmica da matéria orgânica associada às mudanças do uso da terra em Rondônia. 1995. Tese (Doutorado em Doutorado Em Ciências) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Letícia Lopes de Andrade

Avaliação de práticas de manejo do solo e simulação hidrossedimentológica com o modelo SWAT; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Welton Carlos Ridolfi

PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS E QUALIDADE DA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA-SP; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas; (Orientador);

Jorge Alcântara Espíndola Cardoso

SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÁGUA E DE SEDIMENTOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JUNDIAÍ-MIRIM; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas; (Orientador);

João Carlos Batista Alves

Modelagem hidrológica e de sedimentos em bacia hidrográfica a partir de dados medidos e estimados de precipitação; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas; (Orientador);

Taiane Santos Silva

ZONEAMENTO EDÁFO-TOPOCLIMÁTICO PARA O CULTIVO DE UVAS VINÍFERAS NO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA- SP; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas; (Orientador);

Andrérika Vieira Lima Silva

Clima, fenologia e qualidade de bebida do café arábica na região Mogiana do Estado de São Paulo; Início: 2010; Dissertação (Mestrado profissional em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Eduardo Pretto Freitas

Mapas de uso da terra como indicadores de gestão ambiental; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marcelo Viana Feitosa

Variação anual do Índice de Vegetação Normalizado, a partir de imagens CBERS-2, correlacionada ao fator uso-manejo do solo; ; Início: 2004; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola; (Orientador);

Conrado Picolo

Análise de vulnerabilidade da bacia do rio Jundiaí Mirim através de regreção multipla; Início: 2003; Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas; (Coorientador);

Ludmila Bardin

Regiões climáticas e qualidade natural de bebida do café arábica no Estado de São Paulo; Início: 2009; Tese (Doutorado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Coorientador);

Bruno Vicente Marques

Uso e ocupação da terra e qualidade da água na cabeceira do rio Capivari; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Iniciação Científica) - Instituto Agronômico de Campinas; (Orientador);

Brenner Souza dos Santos

Atualização do servidor de mapas via WEB-GIS com informações sobre as pesquisas do Instituto Agronômico; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em PIBITI) - Instituto Agronômico de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Lucas Stahl

Dinâmica da ocupação das áreas de várzea em duas grandes bacias hidrográficas do Estado de São Paulo; Início: 2017 - Instituto Agronômico de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jonas de Assis Ciinquini

Mapeamento do uso da terra no município de Campo Limpo Paulista; Início: 2010 - Instituto Agronômico de Campinas, Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola; (Orientador);

Thiago Pires Brochado

Priorização de áreas para recomposição das matas ciliares na bacia hidrográfica do ribeirão do Pinhal, Limeira-SP; Início: 2007 - Instituto Agronômico de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rodrigo Camara Vilares

Adequação do uso e ocupação das terras e priorização de áreas para recomposição das matas ciliares na bacia hidrográfica Mogi-Pardo; ; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em Iniciação Científica) - Instituto Agronômico de Campinas; (Orientador);

Carla Cristina de Carvalho

Recuperação ambiental, participação e poder público: uma experiência em Campinas; Início: 2004; Orientação de outra natureza; Instituto Agronômico de Campinas; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

João Paulo de Carvalho

Diagnóstico Agroambiental para Gestão e Monitoramento da Bacia do Rio Jundiaí-Mirim; Início: 2003; Orientação de outra natureza; Instituto Agronômico de Campinas; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Agmon Moreira Rocha

MODELAGEM HIDROSSEDIMENTOLÓGICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO PINHAL, LIMEIRA/SP, CARACTERIZADA PELA EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR; 2015; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas,; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Jonas de Assis Cinquini

MAPEAMENTO DIGITAL DE SOLOS DA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE QUATÁ/SP COM A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO; 2015; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas,; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

FELIPE HASHIMOTO FENGLER

Qualidade ambiental dos fragmentos florestais na bacia hidrográfica do rio Jundiaí-Mirim; 2014; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Eduardo Pretto Freitas

ANÁLISE INTEGRADA DO MAPA DE USO E OCUPAÇÃO DAS TERRAS DA MICROBACIA DO RIO JUNDIAÍ-MIRIM PARA FINS DE GESTÃO AMBIENTAL; 2012; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas,; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Ludmila Bardin

RISCO CLIMÁTICO DE OCORRENCIA DE DOENÇAS FÚNGICAS NA VIDEIRA "NIAGARA ROSADA" PARA A REGIÃO DO PÓLO TURÍSTICO DO CIRCUITO DAS FRUTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO; 2009; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Marcelo Viana Feitosa

Variação temporal do índice de vegetação (NDVI) correlacionado ao uso e manejo do solo para estimativa da erosão; 2006; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas,; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Thais Barbosa Guarda Prado

EVOLUÇÃO DO USO DAS TERRAS E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JUNDIAÍ-MIRIM; 2005; 69 f; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas,; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Thais Barbosa Guarda Prado

Uso de modelos hidrológicos no planejamento agroambiental de bacias hidrográficas; 2003; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas,; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Arthur Costa Falção Tavares

Diagnóstico do meio físico para gestão do uso da tera na bacia do rio Jundiaí-Mirim; 2001; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

André Ricardo Melo

Modelagem de Cenários para Fins de Planejameno Agroambiental de Bacias Hidrográficas; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas,; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Ludmila Bardin Camparotto

REGIÕES CLIMÁTICAS E QUALIDADE DE CAFÉS NATURAIS DO TIPO ARÁBICA NO ESTADO DE SÃO PAULO; 2012; Tese (Doutorado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas,; Coorientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

João Paulo de Carvalho

Recursos de tecnologia de informação em planejamento de bacias hidrográficas; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de aperfeiçoamento técnico) - Instituto Agronômico de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Samuel Fernando Adami

Análise Geomorfológica da Bacia do Rio Jundiai-Mirim; 2000; 110 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Raquel Neaime de Almeida

Adequação do uso e ocupação das terras e priorização de áreas para recomposição florestal em bacias hidrográficas; 2004; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pibic) - Instituto Agronômico de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Raquel Neaime de Almeida

Evolução do Uso e Ocupação das Terras e Qualidade da Água em uma Bacia Hidrográfica; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pibic) - Instituto Agronômico de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Samuel Fernando Adami

Análise Geomorfológica em Bacias Hidrográricas; 2001; Iniciação Científica - Instituto Agronômico de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

André Ricardo Melo

Desenvolvimento de interface SGI-Banco de Dados; 2000; Iniciação Científica - Instituto Agronômico de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jener Fernando Leite de Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Clemente Cerri

Conteúdos de carbono e nitrogênio e tipologia de horizontes nos solos da bacia Amazônica; ; 1991; Dissertação (Mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Clemente Cerri;

Carlos Clemente Cerri

Propriedades do solo e dinâmica da matéria orgânica associadas as mudanças do uso da terra em Rondônia; ; 1995; Tese (Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Clemente Cerri;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MACHADO, F.H. ; GONTIJO, E. S. J. ; BEGHELLI, F. G. S. ; FENGLER, F. H. ; MEDEIROS, G. A. ; PECHEI FILHO, A. ; MORAES, J. F. L. ; LONGO, R.M. ; Ribeiro, A. I. . ENVIRONMENTAL IMPACTS OF INTER-BASIN WATER TRANSFER ON WATER QUALITY IN THE JUNDIAÍ-MIRIM RIVER, SOUTH-EAST BRAZIL. International Journal of Environmental Impacts , v. 1, p. 81-91, 2018.

  • MEDEIROS, G. A. ; MARQUES, B. V. ; FENGLER, F. H. ; MACHADO, F.H. ; MORAES, J. F. L. ; PECHEI FILHO, A. ; LONGO, R.M. ; Ribeiro, A. I. . Environmental assessment using landscape analysis methodology: the case of the Jundiaí Mirim river basin, Southeast Brazil. WIT Transactions on Ecology and the Environment (Online) , v. 203, p. 26-36, 2016.

  • FENGLER, F. H. ; MORAES, J. F. L. ; RIBEIRO, A. ; PECHE FILHO, Afonso ; STORINO, M. ; MEDEIROS, G. A. . Qualidade ambiental dos fragmentos florestais na Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí-Mirim entre 1972 e 2013. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 19, p. 402, 2015.

  • FENGLER, F. H. ; MORAES, J. F. L. ; Ribeiro, A. I. ; PECHE FILHO, Afonso ; MEDEIROS, G. A. ; Damame, D.B. ; LONGO, R.M. . Characterization of environmental quality of forest fragments changes in Jundiaí-Mirim river basin-Brazil using the Markov Chain model. Geophysical Research Abstracts , v. 17, p. 617, 2015.

  • MORAES, J. F. L. ; CARVALHO, Yara Maria Chagas ; PECHE FILHO, Afonso ; CARVALHO, João Paulo de . Zoneamento agroambiental de bacias hidrográficas: um instrumento de gestão dos recursos hídricos. O Agronômico (Campinas) , v. 67, p. 40-47, 2015.

  • FENGLER, F. H. ; MEDEIROS, G. A. ; RIBEIRO, A. ; PECHEI FILHO, A. ; MORAES, J. F. L. ; BRESSANE, A. . Desenvolvimento da percepção ambiental de alunos de pós-graduação em Ciências Ambientais da Unesp Sorocaba por meio da abordagem construtivista de ensino. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação , v. 12, p. 805-834, 2015.

  • FREITAS, E. P. ; MORAES, J. F. L. ; PECHE FILHO, Afonso ; STORINO, M. . Indicadores ambientais para áreas de preservação permanente. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 17, p. 443-449, 2013.

  • ADAMI, Samuel Fernando ; COELHO, Ricardo Marques ; CHIBA, M. K. ; MORAES, J. F. L. . Environmental fragility and susceptibility mapping using geographic information systems: applications on Ribeirão do Pinhal watershed (Limeira, State of São Paulo). Acta Scientiarum. Technology (Impresso) , v. 34, p. 433-440, 2012.

  • Bardin, L. ; Camargo, M.B.P ; MORAES, J. F. L. . Época provável de maturação para diferentes cultivares de café arábica para Estado de São Paulo. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 42, p. 1-10, 2012.

  • ADAMI, S. F. ; COELHO, R. M. ; CHIBA, M. K. ; MORAES, J. F. L. . Environmental fragility and susceptibility mapping using geographic information systems: applications on Ribeirão do Pinhal watershed (Limeira, State of São Paulo). Acta Scientiarum. Technology (Impresso) , v. 34, p. 433-440, 2012.

  • FASIABEN, M. C. R. ; GORI, G. ; TAMBOSI, L. R. ; MORAES, J. F. L. . REMANESCENTES DE VEGETAÇÃO NATURAL EM DIFERENTES TIPOS DE UNIDADES DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NA MICROBACIA DO RIO ORIÇANGA ? SÃO PAULO. Revista de Economia Agrícola (Impresso) , v. 57, p. 63-80, 2011.

  • Bardin, L. ; Pedro Junior, M.J. ; MORAES, J. F. L. ; Pedro, F.G. . ESTIMATIVAS DAS ÉPOCAS DE COLHEITA DA VIDEIRA ?NIAGARA ROSADA? NA REGIÃO DO PÓLO TURÍSTICO DO CIRCUITO DAS FRUTAS, SÃO PAULO. Scientia Agraria (UFPR. Impresso) , v. 22, p. 135-139, 2010.

  • Bardin, L. ; Pedro Junior, M.J. ; MORAES, J. F. L. . Estimativa das temperaturas máximas e mínimas do ar para a região do Circuito das Frutas, SP. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso) , v. 14, p. 618-624, 2010.

  • SILVA, M. S. G. M. E. ; QUEIROZ, J. F. ; CESNIK, R. ; FERRAZ, J. M. ; MORAES, J. F. L. . Assessment of Oriçanga and Itupeva rivers water quality at the Pardo-Mogi watershed (São Paulo State, Brazil). Acta Limnologica Brasiliensia , v. 22, p. 1-9, 2010.

  • Bardin, L. ; Pedro Junior, M.J. ; MORAES, J. F. L. . Risco climático de ocorrência de doenças fúngicas na videira Niagara rosada na região do pólo turístico do circuito das frutas, Estado de São Paulo. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 69, p. 1019-1026, 2010.

  • CARVALHO, Yara Maria Chagas ; MORAES, J. F. L. ; MENEZES, Luciana Carvalho Bezerra de ; MARTINS, S. S. . A legislação brasileira de recursos hídricos como instrumentalização à gestão compartilhada. Tecnologia & Inovação Agropecuária (Online) , v. 1, p. 112-134, 2008.

  • ROLIM, G. S. ; Camargo, M.B.P ; LANIA, D. G. ; MORAES, J. F. L. . Classificação Climática De Köppen E De Thornthwaite E Sua Aplicabilidade Na Determinação De Zonas Agroclimáticas Para O Estado De São Paulo. Bragantia (São Paulo) , v. 66, p. 527-533, 2007.

  • CARVALHO, Yara Maria Chagas ; MORAES, J. F. L. ; VICENTE, M. C. M. ; SENDACZ, Suzana . Agricultura: um serviço ambiental para a Bacia do Alto Tietê Cabeceiras. São Paulo em Perspectiva , v. 40, p. 1-25, 2006.

  • PRADO, Thais Barbosa Guarda ; MORAES, J. F. L. ; ADAMI, Samuel Fernando . Evolução Do Uso Das Terras e Produção de Sedimentos na Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí-Mirim. Acta Scientiarum (UEM) (Cessou em 2002) , v. 1, p. 1-10, 2006.

  • MORAES, J. F. L. ; CARVALHO, J. P. DE ; CARLSTROM FILHO, Alfredo Armando . Caracterização e evolução do uso da terra na sub-bacia Tietê-Cabeceiras. Annual Reports of European Community, Bruxelas, v. 2, n.1, p. 87-97, 2004.

  • MORAES, J. F. L. ; NEILL, C. ; VOLKOFF, B. ; CERRI, C. C. ; MELILLO, J. ; LIMA, V. C. ; STEUDLER, P. . Soil Carbon and Nitrogen Stocks Following Forest Conversion to Pasture in the Western Brazilian Amazon Basin. Acta Scientiarum (UEM) , Maringá-PR, v. 24, n.5, p. 1369-1376, 2003.

  • TAVARES, Arthur Costa Falcão ; MORAES, J. F. L. ; ADAMI, Samuel Fernando ; LOMBARDI NETO, Francisco ; VALERIANO, Marcio de Morisson . Análise da Expectativa de Degradação dos Recursos Hídricos em Microbacias Hidrográficas com Auxílio de Sistemas de Informação Geográfica. Acta Scientiarum (UEM) , Maringa, v. 25, n.2, p. 417-424, 2003.

  • CAVALLI, A. C. ; PECHE FILHO, Afonso ; LOMBARDI NETO, F. ; MORAES, J. F. L. . Fragilidade de terras em função de sistemas de mecanização do preparo do solo. Acta Scientiarum (UEM) , Maringá, v. 23, n.5, p. 1077-1084, 2002.

  • MORAES, J. F. L. ; PECHEI FILHO, A. ; CAVALLI, A. C. ; LOMBARDI NETO, Francisco . Zoneamento de Áreas de Fragilidade de Terras à Mecanização com Auxílio de Sistemas de Informação Geográfica. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 22, n.2, p. 238-248, 2001.

  • MORAES, J. F. L. ; FREITAS, J. G. ; MOLIN, J. P. . GPS - Tecnologia a serviço da agricultura. O Agronômico , Campinas, v. 53, n.1, p. 12-14, 2001.

  • SARMENTO, F.N.M ; DONZELI, P. L. ; MORAES, J. F. L. . Análise da adequação do uso da terra à sua aptidão agrícola da região do bico do papagaio. SEPLAN, Palmas, 2001.

  • MORAES, J. F. L. ; DONZELI, Pedro Luiz ; LOMBARDI NETO, Francisco ; PRADO, Helio Do ; MELO, A. R. . Land planning for sustainable development in watersheds using geographical infomation system. International Archives Of Photogrametry And Remote Sensing, Amsterdam, v. XXXII, n.B7, p. 895-900, 2000.

  • SANTOS, A. O. ; MAZIERO, J. ; CAVALLI, A. C. ; CORREA, I. M. ; VALERIANO, Marcio de Morisson ; OLIVEIRA, H. ; MORAES, J. F. L. ; YANAI, K. . Monitoramento localizado da produtividade de milho (Zea mays, L.) cultivado sob irrigação.. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental , Campina Grande, 2000.

  • MORAES, J. F. L. ; BELLINGIERI, P. A. . Efeito de Doses de Calcário e Gesso Na Produção do Feijoeiro (Phaseolus Vulgaris), Cultivar Carioca 80. SCIENTIA AGRICOLA, PIRACICABA, 1999.

  • BERNOUX, M. ; CERRI, C. C. ; NEILL, C. ; MORAES, J. F. L. . The Use Of Stable Carbon Isotopes For Estimating Soil Organic Matter Turnover Rates. GEODERMA, HOLANDA, v. 82, p. 43-58, 1998.

  • CARVALHO, Y. M. C. ; DONZELI, P. L. ; ALFONSI, R. R. ; TOLEDO, Y. I. M. ; MORAES, J. F. L. . Unidades Ambientais Homogêneas Para O Estado de São Paulo. AGRICULTURA EM SÃO PAULO, SÃO PAULO, v. 45, n.1, p. 69-102, 1998.

  • MORAES, J. F. L. ; SEYLER, F. ; CERRI, C. C. ; VOLKOFF, B. . Land Cover Mapping And Carbon Pools Estimates In Rondonia/Brazil. International Journal of Remote Sensing , DUNDEE/SCOTLAND, v. 19, n.5, p. 921-934, 1998.

  • BERNOUX, M. ; CERRI, C. C. ; NEILL, C. ; MORAES, J. F. L. . The Use Of Stable Carbon Isotopes For Estimating Soil Organic Matter Turnover Rates. GEODERMA, HOLANDA, v. 82, p. 43-58, 1998.

  • NEILL, C. ; MELILLO, J. M. ; STEUDLER, P. ; CERRI, C. C. ; MORAES, J. F. L. ; PICCOLO, M. ; BRITO, M. . Soil Carbon And Nitrogen Stocks Following Forest Clearing For Pasture In The Sothwestern Brazilian Amazon. ECOLOGICAL APPLICATIONS, v. 7, n.4, p. 1216-1225, 1997.

  • NEILL, C. ; FRY, B. ; MELILLO, J. M. ; STEUDLER, P. A. ; MORAES, J. F. L. ; CERRI, C. C. . Forest And Pasture Derived Carbon Contributions To Carbon Stocks And Microbial Respiration Of Tropical Pasture Soils. OECOLOGIA, SPRINGER-VERLAG, v. 107, p. 113-119, 1996.

  • MORAES, J. F. L. ; VOLKOFF, B. ; CERRI, C. C. ; BERNOUX, M. . Soil Properties Under Amazon Forest And Changes Due To Pasture Instalation In Rondonia/Brazil. Geoderma (Amsterdam) , v. 70, n.1, p. 63-81, 1996.

  • MORAES, J. F. L. ; CERRI, C. C. ; MELILLO, J. ; KICKLIGHTER, D. ; NEILL, C. ; SKOLE, D. ; STEUDLER, P. . Soil Carbon Stocks Of The Brazilian Amazon Basin. SOIL SCIENCE SOCIETY OF AMERICAN JOURNAL, v. 59, p. 244-247, 1995.

  • TARDY, Y. ; MORTATI, J. ; VICTORIA, R. ; MARTINELLI, L. ; RIBEIRO, A. ; CERRI, C. C. ; PICCOLO, M. ; MORAES, J. F. L. ; PROBST, J. L. ; ANDREUX, F. ; VOLKOFF, B. . Hydroclimatology And Biogeochemistry Of The Amazon. I- Erosion. CHEMICAL GEOLOGY, v. 107, n.3, p. 333-336, 1993.

  • TARDY, Y. ; MORTATI, J. ; VICTORIA, R. ; MARTINELLI, L. ; RIBEIRO, A. ; CERRI, C. C. ; PICCOLO, M. ; MORAES, J. F. L. ; PROBST, J. L. ; ANDREUX, F. ; VOLKOFF, B. . Hydroclimatology And Biogeochemistry Of The Amazon. 2. Geochemical Cycles. CHEMICAL GEOLOGY, v. 107, n.3, p. 411-414, 1993.

  • CERRI, C. C. ; MORAES, J. F. L. ; VOLKOFF, B. . Dinamica do Carbono Organico Em Solos Vinculados A Pastagens da Amazonia Brasileira. INVESTIGACIONES AGRONOMICAS, v. 1, n.1, p. 95-102, 1992.

  • BELLINGIERI, P. A. ; MORAES, J. F. L. ; ZANIN, E. S. ; FREITAS, J. C. . Efeito Residual da Adubacao Fosfatada No Solo Sobre A Cultura do Milho. REVISTA DE AGRICULTURA, v. 63, n.2, p. 168-178, 1990.

  • SAWAZAKI, E. ; MORAES, J. F. L. ; LAGO, A. A. . Influencia do Tamanho e Umidade do Grao Na Expansao da Pipoca South American Mushroom. BRAGANTIA, v. 45, n.2, p. 363-370, 1986.

  • SENDACZ, Suzana ; MORAES, J. F. L. ; MONTEIRO JÚNIOR, Adalberto José ; MERCANTE, Cacilda Thais ; MENEZES, Luciana Carvalho Bezerra de . Sistemas em Cascata: Concentrações e Cargas de Nutrientes no Sistema Produtor Alto Tietê, São Paulo. 1. ed. São Paulo: Rima, 2005. v. 1. 16p .

  • MORAES, J. F. L. ; Ridolfi, W.C. ; CARDOSO, J. A. E. ; ALVES, J. C. B. ; De Maria, I. C. ; PECHE FILHO, Afonso . SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS E DE ÁGUA COM MODELAGEM HIDROLÓGICA. In: Valdemir Antônio Rodrigues, Hygor Evangelista Siqueira, Paulo José Desidério de Oliveira, Luiza Zulian Pinheiro, Luís Alberto Bucci. (Org.). Microbacias Hidrográficas: Estudos e pesquisas apresentados no 5º Simpósio Internacional. 1ed.Botucatu-SP: UNESP, 2017, v. 1, p. 593-597.

  • CARDOSO, J. A. E. ; MORAES, J. F. L. ; ALVES, J. C. B. . AVALIAÇÃO DA VAZÃO E DA QUALIDADE DA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA-SP. In: Valdemir Antônio Rodrigues, Hygor Evangelista Siqueira, Paulo José Desidério de Oliveira, Luiza Zulian Pinheiro, Luís Alberto Bucci. (Org.). Microbacias Hidrográficas: Estudos e pesquisas apresentados no 5º Simpósio Internacional. 1ed.Botucatu-SP: UNESP, 2017, v. 1, p. 652-656.

  • ALVES, J. C. B. ; MORAES, J. F. L. ; CARDOSO, J. A. E. ; CARVALHO, J. P. DE . DINÂMICA DO USO DAS TERRAS E DISPONIBILIDADE HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA-SP. In: Valdemir Antônio Rodrigues,Hygor Evangelista Siqueira,Paulo José Desidério de Oliveira,Luiza Zulian Pinheiro, Luís Alberto Bucci. (Org.). Biomas Brasileiros: conservação da biodiversidade, solo, floresta e água. 1ed.Botucatu: Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, 2017, v. 1, p. 251-254.

  • PRADO, Helio Do ; Padua, A.L. J. ; Garcia, J.L. ; MORAES, J. F. L. ; CARVALHO, J. P. DE ; DONZELI, P. L. . Solos e ambientes de produção. In: Leila Luci Dinardo-Miranda; Antonio Carlos Vasconcelos; Marcos Guimaraes Landell. (Org.). Cana de Açucar. 1ed.Campinas: IAC, 2008, v. 1, p. 179-204.

  • DONZELI, P. L. ; NOGUEIRA, Francisco de Paula ; MORAES, J. F. L. ; LOMBARDI NETO, Francisco ; NEGREIROS, I. P. M. . Diagnóstico do Meio Físico dos Municípios com vistas à Sustentabilidade Agropecuária. In: Myriam Krasilchik; Nídia Nacib Pontuschka; Helena Ribeiro. (Org.). Pesquisa Ambiental: Construção de um Processo Participativo de Educação e Mudança. 1ed.São Paulo: EDUSP, 2006, v. 1, p. 63-95.

  • LOMBARDI NETO, Francisco ; DONZELI, Pedro Luiz ; NOGUEIRA, Francisco de Paula ; MORAES, J. F. L. . O Planejamento Agroambiental Sustentado. In: Myriam Krasilchik; Nídia Nacib Pontuschka; Helena Ribeiro. (Org.). Pesquisa Ambiental: Construção de um Processo Participativo de Educação e Mudança. São Paulo: EDUSP, 2006, v. 1, p. 223-249.

  • NEILL, C. ; CERRI, C. C. ; MELILLO, J. M. ; FEIGHL, B. J. ; STEUDLER, P. A. ; MORAES, J. F. L. ; PICCOLO, M. . Stocks And Dynamics Of Soil Carbon Following Deforestation For Pasture In Rondonia.. In: Carbon Cycle Group. (Org.). SOIL PROCESSES AND THE CARBON CYCLE. 2ed.OHIO: CRC PRESS, 1998, v. , p. -.

  • CERRI, C. C. ; BERNOUX, M. ; VOLKOFF, B. ; MORAES, J. F. L. . Dinamica do Carbono Nos Solos da Amazonia. In: SBCS;. (Org.). O SOLO NOS GRANDES DOMINIOS MORFOCLIMATICOS DO BRASIL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO. 1ed.VIÇOSA-MG: SBCS-UNIVERSIDADE DE VIÇOSA, 1996, v. , p. -.

  • CERRI, C. C. ; MORAES, J. F. L. . Organic Carbon Content In Soils Of Amazon Basin. In: UFRJ. (Org.). PALEOCLIMATIC CHANGES AND THE CARBON CYCLE. NITEROI: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 1992, v. , p. 81-86.

  • CERRI, C. C. ; MORAES, J. F. L. . Organic Carbon Content In Soils Of Amazon Basin. In: UFRJ. (Org.). PALEOCLIMATIC CHANGES AND THE CARBON CYCLE. NITEROI: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 1992, v. , p. 81-86.

  • CERRI, C. C. ; MORAES, J. F. L. . Consequencias do Uso e Manejo do Solo No Teor de Materia Organica. In: UNESP. (Org.). MATERIA ORGANICA DO SOLO - PROBLEMAS E SOLUCOES. BOTUCATU/SP: AB, 1992, v. , p. 25-36.

  • HERNANDEZ, F. B. T. ; MORAES, J. F. L. ; BENINCASA, M. . Consideracoes Sobre Fertirrigacao. In: CIBICA. (Org.). IRRIGACAO: MOMENTO ATUAL E PERSPECTIVAS. JABOTICABAL/SP: FCAVJ-UNESP, 1987, v. , p. 72-87.

  • TAVARES, Arthur Costa Falcão ; SILVA, E. R. ; MORAES, J. F. L. . Expectativa de degradação dos recursos hídricos em Microbacias hidrográficas. O Agronomico, Campinas, p. 12 - 14, 31 dez. 2006.

  • ADAMI, Samuel Fernando ; MORAES, J. F. L. ; NOGUEIRA, Francisco de Paula . Evolução do uso e ocupação das terras como ferramenta em estudos das relações cidade-campo: uma experiência em Campinas.. O Agronomico, Campinas, p. 24 - 25, 31 dez. 2006.

  • MORAES, J. F. L. . Bacia do Rio Jundiai-Mirim passará por detalhado estudo sócio-ambiental. DAE/JUNDIAI, Jundiai, , v. 1, p. 1 - 1, 01 fev. 2002.

  • MORAES, J. F. L. . Microbacia passa por estudo detalhado. Jornal da Cidade, Jundiai, p. 12 - 12, 14 out. 2001.

  • MORAES, J. F. L. ; PECHEI FILHO, A. ; CARVALHO, Yara Maria Chagas . MICROBACIA. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, , v. 23, p. 50 - 51, 10 set. 2001.

  • MORAES, J. F. L. . GPS - Tecnologia a serviço da Agricultura. O Agronômico.

  • FENGLER, F. H. ; MORAES, J. F. L. ; Ribeiro, A. I. ; PECHE FILHO, Afonso ; MEDEIROS, G. A. ; Bellemo, A.C. ; MARQUES, B. V. ; Queiróz, D.A. . EVOLUÇÃO DA VEGETAÇÃO NATURAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JUNDIAÍ MIRIM ENTRE 1972 E 2013. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS, 2014, Poços de Caldas. Anais do XI CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS, 2014.

  • CINQUINI, J. A. ; MORAES, J. F. L. ; COELHO, Ricardo Marques . Avaliação de Modelos Digital de Elevação para aplicação em mapeamento digital de solos na região do município de Quatá/SP. In: 5o. Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2014, Campo Grande. Anais do 5o. Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. Campo Grande: UNEMAT, 2014. v. 1. p. 793-799.

  • FENGLER, F. H. ; PECHE FILHO, Afonso ; MORAES, J. F. L. ; STORINO, M. ; Freitas, E.P. ; MARQUES, B. V. . ANÁLISE DO RISCO DE INCÊNDIOS EM PROPRIEDADES AGRÍCOLAS. In: IV WORKSHOP SOBRE UTILIZAÇÃO DE SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL, 2012, Piracicaba. ANAIS DE TRABALHOS VOLUNTÁRIOS. Piracicaba: Instituto Ambiente em Foco, 2012. v. 1. p. 4-13.

  • PECHE FILHO, Afonso ; FREITAS, E. P. ; MORAES, J. F. L. ; MARQUES, B. V. ; FENGLER, F. H. ; STORINO, M. . LEVANTAMENTO E ANALISE DE DESARRANJOS EM ÁREAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA. In: WORKSHOP SOBRE UTILIZAÇÃO DE SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL, 2012, Piracicaba. ANAIS DE TRABALHOS VOLUNTÁRIOS IV WORKSHOP SOBRE UTILIZAÇÃO DE SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL. Piracicaba: Instituto Ambiente em Foco, 2012. v. 1. p. 101-105.

  • PECHE FILHO, Afonso ; FREITAS, E. P. ; MORAES, J. F. L. ; MARQUES, B. V. ; FENGLER, F. H. ; STORINO, M. . LEVANTAMENTO E ANALISE DE DESARRANJOS EM ÁREAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA. In: WORKSHOP SOBRE UTILIZAÇÃO DE SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL, 2012, Piracicaba. ANAIS DE TRABALHOS VOLUNTÁRIOS IV WORKSHOP SOBRE UTILIZAÇÃO DE SIG NA ANÁLISE AMBIENTAL. Piracicaba: Instituto Ambiente em Foco, 2012. v. 1. p. 101-105.

  • OLIVEIRA, J.S. ; HERNANDEZ, F.B.T ; ZOCOLER, J.L. ; MORAES, J. F. L. . Uso da água na bacia hidrográfica dos rios Turvo/Grande, Estado de São Paulo. In: XVIII congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, 2008, São Mateus - ES. Anais do XVIII CONIRD, 2008. v. 1. p. 1-6.

  • MARQUES, J. F. ; MORAES, J. F. L. ; ROMEIRO, Ademar Ribeiro ; LOMBARDI NETO, Francisco . Custos Econômicos da Erosão: Bacia dos Rios Pardo-Mogi. In: XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo, 2006, Aracajú. Anais da XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo. Aracajú: SBCS, 2006. v. 1. p. 15-25.

  • PRADO, Thais Barbosa Guarda ; MORAES, J. F. L. . Evolução do uso das terras e produção de sedimentos na bacia hidrográfica do rio Jundiaí-Mirim. In: XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005, Joao Pessoa-PA. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Sao Pauulo: ABRH, 2005. v. 1. p. 1-10.

  • MORAES, J. F. L. ; CARVALHO, João Paulo de ; CARLSTROM FILHO, Alfredo Armando . Evolução do uso das terras na sub-bacia hidrográfica Tietê-Cabeceiras entre 1977 e 2001. In: XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005, Joao Pessoa. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Sao Paulo: ABRH, 2005. v. 1. p. 1-10.

  • MORAES, J. F. L. ; PECHE FILHO, Afonso . GEOTECNOLOGIAS EM GESTÃO AGROAMBIENTAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS. In: GIS BRasil 2003, 2003, São Paulo. Anais do GIS Brasil 2003, 2003. v. 1. p. 1-7.

  • MORAES, J. F. L. ; PECHE FILHO, Afonso ; CARVALHO, Yara Maria Chagas . Diagnóstico Agroambiental para Gestão e Monitoramento da Bacia do Rio Jundiaí-Mirim. In: I Workshop sobre água, agricultura e meio ambiente no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios, 2003, Jaguariuna. Anais do I Workshop sobre Agua, Agricultura e Meio Ambiente., 2003. v. 1. p. 1-8.

  • MORAES, J. F. L. ; DONZELI, Pedro Luiz ; LOMBARDI NETO, Francisco ; MELO, A. R. ; NEGREIROS, I. P. M. . Land Planning For Sustainable Development In Watersheds Using Geographical Information System. In: Third European Conference of the European Federation for Information Technology in Agriculture, Food and the Environment, 2001, Montpellier. Third European Conference of the European Federation for Information Technology, 2001.

  • MORAES, J. F. L. ; VALERIANO, Marcio de Morisson ; TAVARES, Arthur Costa Falcão ; PECHE FILHO, Afonso ; CARNEIRO, A. ; SCARABELO FILHO, S. . Técnicas de Geoprocessamento na Definição de Diretrizes de Políticas Públicas para Fins de Planejamento Agroambiental. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2001, Foz do Iguaçu. X Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2001.

  • MORAES, J. F. L. ; NEGREIROS, I. P. M. ; VIEIRA, S. R. ; MARTINHO, P. . DIGITAL ELEVATION MODELING AND RELIEF ATTRIBUTES OBTAINED THROUGH DGPS SURVEY AND INTERPOLATION ANALYSIS. In: 3a. Conferência Européia em Agricultura de Precisão, 2001, Montpellier. 3a. Conferência Européia em Agricultura de Precisão, 2001.

  • MORAES, J. F. L. ; TAVARES, Arthur Costa Falcão ; LOMBARDI NETO, F. ; PECHE FILHO, Afonso . Diagnóstico agroambiental para gestão e monitoramento da bacia do rio Jundiaí-Mirim. In: GIS Brasil 2000, 2000, Salvador. Trabalhos publicados em CD-ROM, 2000.

  • MORAES, J. F. L. ; PECHE FILHO, Afonso ; DONZELI, Pedro Luiz ; LOMBARDI NETO, F. ; CAVALLI, A. C. . Aplicação de sistema de informação geográfica na avaliação da fragilidade das terras da microbacia do córrego Lajeado, Penápolis em função da mecanização do preparo do solo. In: INFOAGRO 2000 - Congresso e Mostra de Agroinformática, 2000, Ponta Grossa, 2000.

  • MORAES, J. F. L. ; PICINI, A. G. ; ADAMI, Samuel Fernando ; MARINO JUNIOR, E. ; BERNARDI, J. A. ; PECHEI FILHO, A. . Locação e diagnóstico sumário de pontos de erosão na reserva natural da serra do japi - SP. In: INFOAGRO 2000 - Congresso e Mostra de Agroinformática, 2000, Ponta Grossa, 2000.

  • PECHE FILHO, Afonso ; PEREZ FILHO, A. ; STORINO, M. ; MORAES, J. F. L. ; LINO, A. C. L. . Metodologia para avaliação da fragilidade de terras em função da mecanização do preparo primário do solo. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999, Brasilia. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do SOLO - CD/ROM, 1999.

  • MORAES, J. F. L. ; DONZELI, Pedro Luiz ; LOMBARDI NETO, F. ; MELO, A. R. ; PRADO, H. . Avaliação da adequação do uso da terra em microbacias hidrográficas com auxílio de sistemas de informação geográfica. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999, Brasília, 1999.

  • MORAES, J. F. L. ; PECHE FILHO, Afonso ; STORINO, M. ; DONZELI, P. L. . Cartas de fragilidade de terras em função da mecanização do preparo primário do solo: caso da microbacia do córrego São Joaquim. In: XXVII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 1998, Poços de Caldas. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola -, 1998.

  • PECHE FILHO, Afonso ; PEREZ FILHO, A. ; STORINO, M. ; MORAES, J. F. L. ; LINO, A. C. L. . Definição de zonas de fragilidade de terras para mecanização do preparo primário do solo: Proposta Inicial.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 1998, Poços de Caldas. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CDROM, 1998.

  • MORAES, J. F. L. ; SEYLER, F. ; CERRI, C. C. ; VOLKOFF, B. . Land cover mapping and carbon pools estimates in the southwestern Brazilian Amazon Basin. In: 16 Congresso Mundial de Ciência do Solo, 1998, Montpellier. Proceeding of the World Congress of Soil Science, 1998.

  • MORAES, J. F. L. . Land Cover Mapping And Carbon Pools Estimates In Rondonia/Brazil. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 1996, Salvador. Anais do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 1996.

  • MORAES, J. F. L. . Dinamica do Carbono Nos Solos da Amazonia. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA DO SOLO, 1995. VICOSA, MINAS GERAIS. p. 0-0.

  • MORAES, J. F. L. . Carbon And Nitrogen Contents Of Amazon Basin Soils. In: SEMINARS IN ENVIRONMENTAL ECOLOGY, 1992. WOODS HOLE, MASSACHUSSETS, USA. p. 0-0.

  • Silva, T. S. ; Pedro Junior, M.J. ; CARDOSO, J. A. E. ; Hernandez, J. L. ; MORAES, J. F. L. . ÍNDICE HELIOTÉRMICO PARA UVA CULTIVADA EM SAFRA DE VERÃO E INVERNO NO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA-SP. In: XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2017, Juazeiro. Anais do XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2017. v. 1. p. 1-5.

  • ALVES, J. C. B. ; MORAES, J. F. L. ; CARDOSO, J. A. E. ; CARVALHO, J. P. DE . DINÂMICA DO USO DAS TERRAS E DISPONIBILIDADE HÍDRICA NO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA-SP. In: 10º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica ? CIIC 2016, 2016, Campinas. Anais do 10º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica ? CIIC 2016, 2016. v. 1. p. 1-2.

  • ARAUJO, A. M. A. ; MORAES, J. F. L. ; CARVALHO, J. P. DE ; CARDOSO, J. A. E. . GERENCIAMENTO DO CENTRO EXPERIMENTAL CENTRAL COM FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO. In: 10º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica ? CIIC 2016, 2016, Campinas. Anais do 10º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica ? CIIC 2016, 2016. v. 1. p. 1-2.

  • Freitas, E.P. ; CINQUINI, J. A. ; MORAES, J. F. L. . Mapeamento do uso e ocupação do solo do município de Campo Limpo Paulista/SP e estado das suas APPs. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2011. v. 1. p. 184-190.

  • Freitas, E.P. ; PECHEI FILHO, A. ; MORAES, J. F. L. . INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO DA BACIA DO RIO JUNDIAÍ-MIRIM NAS AREAS DE DESAGUE E NO RISCO DE DESLIZAMENTOS. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • Barboza, Gustavo Cavalari ; HERNANDEZ, F. B. T. ; Franco, Renato A. M. ; MORAES, J. F. L. ; Silva, P. de T. P. . Concentração de ferro na água para irrigação na microbacia do coqueiro, Estado de São Paulo. In: III Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação & II Conferência sobre Recursos Hidricos do Semiárido Brasileiro, 2010, Fortaleza. Anais do II Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação & II Conferência sobre Recursos Hidricos do Semiárido Brasileiro. Fortaleza, 2010. v. 1.

  • AMBRÓSIO, Luis Alberto ; FABIEN, M. C. ; Andrade, D.C. ; ROMEIRO, Ademar Ribeiro ; MORAES, J. F. L. . Dinâmica dos usos e coberturas da terra em Área de Preservação Permanente na Bacia Hidrográfica dos Rios Mogi Guaçu e Pardo, no período entre 1988 e 2002. In: XLIV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2008, Fortaleza. Anais do XLIV Congresso da SOBER. Piracicaba: SOBER, 2008. v. 1. p. 1-15.

  • Brochado, T.P. ; MORAES, J. F. L. ; ADAMI, Samuel Fernando . PRIORIZAÇÃO DE ÁREAS PARA RECOMPOSIÇÃO FLORESTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO PINHAL, LIMEIRA-SP. In: Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2008, Campinas. Anais do. Campinas, 2008. v. 1. p. 1-5.

  • Bardin, L. ; MORAES, J. F. L. . Estimativa das temperaturas médias mensais das máximas e das mínima para o pólo turístico do circuito das frutas, SP.. In: XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2007, Aracaju. Anais do XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2008. v. 1. p. 1-5.

  • ROLIM, G. S. ; Camargo, M.B.P ; LANIA, D. G. ; MORAES, J. F. L. . Atualização da Classificação Climática de Köppen e de Thornthwaite para o Estado de São Paulo com o uso de Sistema de Informação Geográfica. In: XV, 2007, Aracaju. Anais do XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2007. v. 1. p. 1-4.

  • TAVARES, Arthur Costa Falcão ; PRADO, Thais Barbosa Guarda ; MORAES, J. F. L. . Degradação dos recursos hídricos em microbacias hidrográficas com auxílio de sistemas de informação geográfica. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003. v. 1. p. 1-4.

  • TAVARES, Arthur Costa Falcão ; MORAES, J. F. L. ; PECHE FILHO, Afonso ; LOMBARDI NETO, Francisco . Riparian vegetation survey using techniques of geoprocessing: Jundiaí-Mirim watershed:. In: 3r International Conference on Land Degradation and Meeting of the IUSS Subcomission C., 2001, Rio de Janeiro. 3r International Conference on Land Degradation and Meeting of the IUSS Subcomission C.. Rio de Janeiro: EMBRAPA, 2001.

  • TAVARES, Arthur Costa Falcão ; MORAES, J. F. L. ; PECHE FILHO, Afonso ; LOMBARDI NETO, Francisco ; VALERIANO, Marcio de Morisson . Mining and urban areas mapping using remote sensing at Jundiaí-Mirim watershed. In: 3r International Conference on Land Degradation and Meeting of the IUSS Subcomission C., 2001, Rio de Janeiro. Resumos do 3r International Conference on Land Degradation and Meeting of the IUSS Subcomission C., 2001.

  • Silva, T. S. ; Pedro Junior, M.J. ; Hernandez, J. L. ; MORAES, J. F. L. . OCORRÊNCIA DE EXCEDENTE E DÉFICIT HÍDRICO PARA O CULTIVO DE UVAS FINAS EM DUAS SAFRAS NO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA-SP. In: XXV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2017, Porto Seguro - BA. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • ALVES, J. C. B. ; MORAES, J. F. L. ; CARDOSO, J. A. E. ; CARVALHO, J. P. DE . Dinâmica do uso das terras e disponibilidade hídrica no município de Louveira-SP. In: 5o. Simpósio Internacional de microbacias hidrográficas, 2017, Botucatu-SP. Anais do 5o. Simpósio Internacional de microbacias hidrográficas1, 2017. v. 1. p. 122-122.

  • MORAES, J. F. L. ; Ridolfi, W.C. ; CARDOSO, J. A. E. ; ALVES, J. C. B. ; De Maria, I. C. ; PECHEI FILHO, A. . Simulação da produção de sedimentos e de água com modelagem hidrológica. In: 5o. Simpósio Internacional de microbacias hidrográficas, 2017, Botucatu-SP. Anais do 5o. Simpósio Internacional de microbacias hidrográficas1, 2017. v. 1. p. 200-200.

  • CARDOSO, J. A. E. ; MORAES, J. F. L. ; ALVES, J. C. B. . Avaliação da vazão e da qualidade de água no município de Louveira-SP. In: 5o. Simpósio Internacional de microbacias hidrográficas, 2017, Botucatu-SP. Anais do 5o. Simpósio Internacional de microbacias hidrográficas1, 2017. v. 1. p. 216-216.

  • FENGLER, F. H. ; MORAES, J. F. L. ; Ribeiro, A. I. ; PECHE FILHO, Afonso ; MEDEIROS, G. A. ; Damame, D.B. ; LONGO, R.M. . CHARACTERIZATION OF ENVIRONMENTAL QUALITY OF FOREST FRAGMENTS CHANGES IN JUNDIAÍ-MIRIM RIVER BASIN-BRAZIL USING THE MARKOV CHAIN MODEL. In: European Geosciences Union General Assembly 2015, 2015, Viena. Anais da European Geosciences Union General Assembly 2015, 2015.

  • FENGLER, F. H. ; Ribeiro, A. I. ; MEDEIROS, G. A. ; MORAES, J. F. L. ; PECHE FILHO, Afonso ; MARQUES, B. V. ; QUEIROZ, D.F.A . ACCELERATED EROSIVE RISK ASSESSMENT OF DEFORESTED AREAS IN JUNDIAÍ-MIRIM RIVER BASIN BETWEEN 1972 AND 2013. In: I Simpósio em Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade Ambiental 26 a, 2014, Sorocaba. Anais do I Simpósio em Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade Ambiental 26 a, 2014.

  • PECHE FILHO, Afonso ; STORINO, M. ; MORAES, J. F. L. ; FENGLER, F. H. ; Freitas, E.P. ; MARQUES, B. V. . DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE GESTÃO PARA ZONAS RIPÁRIAS COM BASE NO MÉTODO I.A.C.. In: Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas Ripárias, 2012, Brasília. Anais. Brasilia: UNB, 2012. v. 1. p. 9-9.

  • FENGLER, F. H. ; PECHEI FILHO, A. ; MORAES, J. F. L. ; STORINO, M. ; Freitas, E.P. ; MARQUES, B. V. . ANÁLISE DE BORDA EM ZONAS RIPÁRIAS. In: Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas Ripárias, 2012, Brasília. Anais do Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas Ripárias. Brasilia: UNB, 2012. v. 1. p. 22-22.

  • PECHE FILHO, Afonso ; STORINO, M. ; MORAES, J. F. L. ; FENGLER, F. H. ; FREITAS, E. P. ; MARQUES, B. V. . DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE GESTÃO PARA ZONAS RIPÁRIAS COM BASE NO MÉTODO I.A.C.. In: Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas Ripárias, 2012, Brasilia. Anais do Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas Ripárias. Brasilia: UNB, 2012. v. 1. p. 9-9.

  • FENGLER, F. H. ; PECHE FILHO, Afonso ; MORAES, J. F. L. ; STORINO, M. ; FREITAS, E. P. ; MARQUES, B. V. . ANÁLISE DE BORDA EM ZONAS RIPÁRIAS. In: Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas Ripárias, 2012, Brasilia. Anais do Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas Ripárias. Brasilia: UNB, 2012. v. 1. p. 22-22.

  • Freitas, E.P. ; PECHEI FILHO, A. ; MORAES, J. F. L. . ANÁLISE DE PROCESSOS EROSIVOS EM VIDEIRAS COM AUXILIO DE SIG. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa-MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011. v. 1. p. 20-23.

  • TAVARES, Arthur Costa Falcão ; MORAES, J. F. L. ; VALERIANO, Marcio de Morisson ; PECHE FILHO, Afonso ; LOMBARDI NETO, Francisco . Uso-manejo permissível (UMP) dos solos da microbacia do rio Jundiaí-Mirim. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2001, Londrina-PR. Resumos do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - CD-ROM, 2001.

  • SARRAIPA, L. A. S. ; LOMBARDI NETO, F. ; MORAES, J. F. L. . Regiões agroecológicas para reorganização da cafeicultura no Estado de São Paulo. In: XXIII Reunião de Manejo e Conservação do Solo, 2000, Ilhéus. Anais da XXIII Reunião de Manejo e Conservação do Solo, 2000.

  • MELO, A. R. ; MORAES, J. F. L. ; LOMBARDI NETO, F. . Interface computacional para simplificar o suporte a decisões em planejamento agroambiental, utilizando banco de dados geográfico. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do SOLO, 1999, Brasília. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do SOLO, 1999.

  • MORAES, J. F. L. ; LOMBARDI NETO, F. ; DONZELI, P. L. ; PRADO, H. . Avaliação do Meio Físico da Microbacia do Córrego do Fortuna, Presidente Venceslau, Para Fins de Planejamento Agroambiental. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA DO SOLO, 1997, Rio de Janeiro. XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Rio de Janeiro, 1997. v. 1. p. 390-391.

  • DONZELI, P. L. ; LOMBARDI NETO, F. ; TOLEDO, P. E. N. ; MORAES, J. F. L. . Planejamento Agroambiental da Microbacia do Córrego São Joaquim, Pirassununga, Sp: Estimativa de Recuperação da Mata Ciliar. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA DO SOLO, 1997, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1997. v. 1. p. 390-391.

  • MORAES, J. F. L. . Uso de Imagens Landsat/Tm No Levantamento de Areas Ocupadas Com Pastagens Em Rondonia. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA DO SOLO, 1995. VICOSA, MINAS GERAIS. p. 0-0.

  • MORAES, J. F. L. . Propriedades do Solo Sob Floresta Natural e Mudancas Devido A Instala-Cao de Pastagens Em Rondonia. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA DO SOLO, 1995. VICOSA, MINAS GERAIS. p. 0-0.

  • MORAES, J. F. L. . Changes To Soil Carbon And Nitrogen Stocks And Cycling Rates. In: 79TH ANNUAL ECOLOGICAL SOCIETY OF AMERICA MEETING, 1994. KNOXVILLE, TENNESSE, USA. p. 0-0.

  • MORAES, J. F. L. . Conteudos de Carbono e Nitrogenio Nos Solos da Bacia Amazonica Brasi- Leira. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA DO SOLO, 1993. GOIANIA, GOIAS. p. 0-0.

  • MORAES, J. F. L. . Efeito Residual da Adubacao Fosfatada No Solo Sobre A Cultura do Milho. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIACAO CIENTIFICA EM CIENCIAS AGRARIAS, 1987. AREIA, PARAIBA. p. 0-0.

  • CARVALHO, Yara Maria Chagas ; MORAES, J. F. L. ; FRANCA, T. J. F. ; ARRUDA, F. B. . DESAFIO PARA A GESTÃO DE BACIA PERI-URBANA: TRANSFORMAR EM SERVIÇO AMBIENTAL A PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR. REDD - Revista Espaço de Diálogo e Desconexão , 2011.

  • Bardin, L. ; Pedro Junior, M.J. ; MORAES, J. F. L. . RISCO CLIMÁTICO DE OCORRENCIAS DE DOENÇAS FÚNGICAS NA VIDEIRA. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , 2010.

  • SILVA, M. S. G. M. E. ; QUEIROZ, J. F. ; FERRAZ, J. M. ; MORAES, J. F. L. ; MARIGO, A. L. . Influence of land use on water quality of Oriçanga and Itupeva Rivers (São Paulo State, Brazil). Acta Limnologica Brasiliensia , 2010.

  • FEITOSA, Marcelo Viana ; MORAES, J. F. L. ; DONZELI, Pedro Luiz ; AMBRÓSIO, Luis Alberto ; ADAMI, Samuel Fernando . Variação anual do indice de vegetação, correlacionada ao fator Uso-Manejo do solo. Bragantia (São Paulo) , 2007.

  • MORAES, J. F. L. ; PECHEI FILHO, A. . Diagnóstico Agroambiental para Gestão e Monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí-Mirim. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, J. F. L. . Tecnologias de geoprocessamento nas pesquisas do Instituto Agronômico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, J. F. L. . Técnicas de geoprocessamento para conservação do solo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, J. F. L. . Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Ambiental e Gestão dos Recursos Hídricos do Município de Campo Limpo Paulista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Bardin, L. ; Pedro Junior, M.J. ; Blain, G. ; MORAES, J. F. L. ; Hernandez, J. L. . Polo turístico do circuito das frutas do Estado de São Paulo: fisiografia e clima. Campinas: IAC, 2013 (Técnica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORAES, J. F. L. ; DONZELI, Pedro Luiz ; Menk, J.R.F ; FERNANDEZ, G.A.V . Gestão Ambiental Integrada do Bico do Papagaio. Aptidão Agrícola da Folha SB.22-X-D, Marabá, Estado do Tocantins. 2003.

DONZELI, Pedro Luiz ; MORAES, J. F. L. ; Menk, J.R.F ; FERNANDEZ, G.A.V . Gestão Ambiental Integrada do Bico do Papagaio. Aptidão Agrícola da Folha SB.23-V-C, Imperatriz, Estado do Tocantins. 2003.

DONZELI, Pedro Luiz ; MORAES, J. F. L. ; Menk, J.R.F ; FERNANDEZ, G.A.V . Gestão Ambiental Integrada do Bico do Papagaio. Aptidão Agrícola da Folha SB.22-Z-B, Xambioá, Estado do Tocantins. 2003.

DONZELI, Pedro Luiz ; MORAES, J. F. L. ; Menk, J.R.F ; FERNANDEZ, G.A.V . Gestão Ambiental Integrada do Bico do Papagaio. Aptidão Agrícola da Folha SB.23-Y-A, Tocantinópolis, Estado do Tocantins. 2003.

MELO, A. R. ; MORAES, J. F. L. . Interface computacional para Banco de Dados Geográfico. 2000.

MORAES, J. F. L. . Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Ambiental e Gestão Municipal de Recursos Hídricos. 2009.

MORAES, J. F. L. ; DONZELI, Pedro Luiz ; CARLSTROM FILHO, Alfredo Armando ; CARVALHO, João Paulo de . Cartografia de Solos e Ambientes para Cana-de-Açúcar. 2006.

MORAES, J. F. L. ; ADAMI, Samuel Fernando ; DONZELI, Pedro Luiz . Diagnóstico Agroambiental para Gestão e Monitoramento da bacia do Ribeirão do Pinhal. 2004.

MORAES, J. F. L. ; CARVALHO, João Paulo de ; CARLSTROM FILHO, Alfredo Armando ; ADAMI, Samuel Fernando . Caracterização e Evolução do Uso das Terras na Sub-bacia Tietê Cabeceiras. 2004.

MORAES, J. F. L. ; SAIS, Adriana Cavalieri ; ADAMI, Samuel Fernando ; ROMEIRO, Ademar Ribeiro . Modelagem da Erosão do Solo. 2004.

MORAES, J. F. L. ; PECHE FILHO, Afonso ; CARVALHO, Yara Maria Chagas . Diagnóstico agroambiental para gestão e monitoramento da bacia do rio Jundiaí-Mirim. 2003.

UNESP ; MORAES, J. F. L. . Projeto Piloto de Conservação dos Recursos de Solo e Água e Irrigação Coletiva nas Microbacias Hidrográficas dos Córregos Sucuri, Bacuri e Macumã em Palmeira do Oeste, SP. 2000.

UNESP ; MORAES, J. F. L. . Projeto Piloto de Conservação dos Recursos de Solo e Água e Irrigação Coletiva nas Microbacias Hidrográficas dos Córregos Sucuri, Bacuri e Macumã em Palmeira do Oeste, SP. 2000.

MORAES, J. F. L. ; DONZELI, P. L. ; LOMBARDI NETO, F. ; PRADO, Helio Do . Planejamento Agroambiental da Microbacia do Córrego Lajeado. 1998.

DONZELI, P. L. ; MORAES, J. F. L. ; LOMBARDI NETO, F. ; PRADO, Helio Do . Planejamento Agroambiental da Microbacia do Córrego Carretão, Jaboticabal, SP. 1998.

MORAES, J. F. L. ; DONZELI, P. L. ; LOMBARDI NETO, F. ; PRADO, Helio Do . Planejamento Agroambiental da Microbacia do Córrego Lajeado. 1998.

DONZELI, P. L. ; MORAES, J. F. L. ; LOMBARDI NETO, F. ; PRADO, Helio Do . Planejamento Agroambiental da Microbacia do Córrego Carretão, Jaboticabal, SP. 1998.

MORAES, J. F. L. ; DONZELI, P. L. ; LOMBARDI NETO, F. ; PRADO, Helio Do . Planejamento Agroambiental da Microbacia do Córrego Lajeado. 1998.

DONZELI, P. L. ; MORAES, J. F. L. ; LOMBARDI NETO, F. ; PRADO, Helio Do . Planejamento Agroambiental da Microbacia do Córrego Carretão, Jaboticabal, SP. 1998.

MORAES, J. F. L. ; Padua, A.L. J. ; ADAMI, S. F. . Mapa pedológico do município de Campo Limpo Paulista - SP. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

MORAES, J. F. L. ; Ridolfi, W.C. . Carta de uso e ocupação das terras do município de Campo Limpo Paulista. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

MORAES, J. F. L. ; ADAMI, S. F. ; Padua, A.L. J. . Zoneamento agroambiental do município de Campo Limpo Paulista. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

PRADO, H. ; VITTI, A. C. ; MORAES, J. F. L. ; CARVALHO, J. P. DE . Mapeamento de solos e ambientes de produção de cana de açúcar. 2014. (Relatório de pesquisa).

MORAES, J. F. L. ; CARVALHO, J. P. DE . Curso introdutório de Geoprocessamento e Planejamento Agroambiental. 2013. .

MORAES, J. F. L. . Elementos de geoprocessamento para conservação do solo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, J. F. L. . Treinamento e capacitação em geoprocessamento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, J. F. L. ; ADAMI, Samuel Fernando . Disciplina de Geoprocessamento no curso de Pós Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORAES, J. F. L. ; TAVARES, Arthur Costa Falcão ; CARVALHO, João Paulo de ; PECHE FILHO, Afonso . Mapa de uso atual das terras da bacia do rio Jundiaí-Mirim. 2004. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

DUCROT, Raphaelle ; MORAES, J. F. L. ; CARVALHO, Yara Maria Chagas . Caracterização e Evolução do Uso das Terras na Sub-bacia Tietê Cabeceiras. 2004. (Relatório de pesquisa).

MORAES, J. F. L. ; TAVARES, Arthur Costa Falcão . Uso e ocupação das terras da bacia do rio Jundiaí-Mirim. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

PRADO, Helio Do ; TAVARES, Arthur Costa Falcão ; ADAMI, Samuel Fernando ; MORAES, J. F. L. . Mapa pedológico semidetalhado da Bacia do Rio Jundiaí-Mirim. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

MORAES, J. F. L. . Zoneamento agroambiental da bacia do rio Jundiaí-Mirim. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

MORAES, J. F. L. . V Curso sobre uso de GPS na Agricultura. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORAES, J. F. L. . VI Curso sobre uso de GPS na Agricultura. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORAES, J. F. L. . VI Curso sobre uso de GPS na Agricultura. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MORAES, J. F. L. . V Curso sobre uso de GPS na Agricultura. 2003. .

MORAES, J. F. L. ; CARVALHO, João Paulo de . Diagnóstico Agroambiental para Gestão e Monitoramento da Bacia do Rio Jundiaí-Mirim. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD-ROM Multimídia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Ambiental e Gestão Municipal de Recursos Hídricos., Descrição: O detalhamento do diagnóstico e planejamento do meio físico permitirá uma melhor compreensão dos processos de uso e ocupação das áreas da bacia e seus efeitos na qualidade dos recursos hídricos. Além do mais, permitirá a criação de um banco de dados georrefenciado a ser disponibilizado para o corpo técnico e público interessado. O conhecimento gerado neste diagnóstico, naturalmente irá subsidiar e apoiar a formulação de políticas públicas de diferentes setores do município, enfatizando entretanto, aqueles relacionadas ao meio ambiente, desenvolvimento rural, saneamento básico e planejamento urbano. Para atendimento ao Termo de Referência os Diagnósticos e mapeamentos compreenderão as seguintes atividades:. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jener Fernando Leite de Moraes - Coordenador / Afonso Peche Filho - Integrante / Samuel Fernando Adami - Integrante / Alceu Linares Padua Junior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Uso e ocupação da terra e qualidade da água na cabeceira do rio Capivari, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jener Fernando Leite de Moraes - Coordenador / Afonso Peche Filho - Integrante / Samuel Fernando Adami - Integrante / Alceu Linares Padua Junior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Geoprocessamento aplicado a cartografia digital de solos e ambientes de produção de cana-de-açúcar, Descrição: A cartografia de solos é imprescindível ao planejamento agropecuário. Por meio dela tem-se a indicação precisa da localização e distribuição espacial das diferentes classes de solo e esse conhecimento possibilita o planejamento de todas as atividades de produção, desde o preparo, adubação e manejo do solo, até a alocação de variedades com características específicas para cada classe de solo de forma a alcançar os melhores índices agronômicos e econômicos, respeitando as limitações ambientais. No caso da cultura da cana-de-açúcar, a definição dos ambientes de produção depende diretamente do conhecimento da classe de solo, e o manejo e a alocação de cada variedade podem ser melhor definidos e gerenciados, num sistema de informação, quando se agrega nesse sistema o mapa pedológico da propriedade agrícola. O objetivo deste projeto é aplicar o geoprocessamento à cartografia digital de solos para gerar mapas pedológicos aplicados na determinação de ambientes de produção de cana-de-açúcar, com base na interpretação digital da fisiografia de solo e amostragens de campo orientadas. Como resultados espera-se maior eficiência e rapidez no mapeamento de solo para áreas cultivadas com cana-de-açúcar e o desenvolvimento de novos produtos métodos de mapeamento digitais georeferenciados para planejamento do uso de solos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jener Fernando Leite de Moraes - Coordenador / Helio do Prado - Integrante / Alceu Linares Padua Junior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Análise integrada do meio físico em bacias hidrográficas com auxílio de geoprocessamento e análise multicriterial, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jener Fernando Leite de Moraes - Coordenador / Samuel Fernando Adami - Integrante / Afonso Pechei Filho - Integrante / Alceu Linares Padua Junior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Análise integrada do meio físico em bacias hidrográficas com auxílio de geoprocessamento e análise multicriterial, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jener Fernando Leite de Moraes - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    Diagnóstico Ambiental da Agricultura no Estado de São Paulo, Descrição: A agricultura ao mesmo tempo em que assegura a provisão de alimentos e fibras, dada a tecnologia em uso, pode degradar sua própria base produtiva natural (impactos "in-situ"), bem como o meio ambiente fora da área agrícola (impactos "ex-situ") através da geração de subprodutos indesejáveis, os quais podem ser divididos em duas grandes categorias: os sedimentos propriamente ditos, originados através do processo de erosão do solo, e os resíduos de agroquímicos (fertilizantes e agrotóxicos) que associados às partículas do solo e ao movimento das águas podem atingir os recursos hídricos superficiais ou subterrâneos ou podem pela dispersão aérea impactar os sistemas naturais remanescentes .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jener Fernando Leite de Moraes - Integrante / Samuel Fernando Adami - Integrante / Luis Alberto Ambrósio - Integrante / Marcelo Viana Feitosa - Integrante / Ademar Ribeiro Romeiro - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Recuperação ambiental, participação e poder público: uma experiência em Campinas, Descrição: Inúmeros estudos têm apontado que maior transparência e responsabilidade podem levar ao manejo mais justo e mais efetivo dos recursos naturais, e os governos devem aumentar a participação das comunidades locais nas decisões que afetam os ecossistemas e integrar os impactos ambientais nos cálculos das decisões econômicas. Levando-se em consideração o quadro de degradação ambiental do município de Campinas, especialmente na bacia do ribeirão das Anhumas, e a ausência de políticas públicas que possam estabelecer um tipo de interação comunidade-poder público de maneira mais eficaz, é necessário pensar a implementação de políticas de bases comunitárias com o objetivo de conservar e/ou recuperar o ambiente. Uma das mais recentes iniciativas em países industrialmente avançados tem sido a implementação de políticas públicas que envolvem a participação da comunidade. O envolvimento dos atores sociais pode viabilizar o desenvolvimento de projetos que conduzam à elaboração de políticas públicas visando à melhoria da qualidade de vida. Para a implementação de projetos desta natureza, outro fator importante é a formação da equipe, que deve ser mista e interdisciplinar, envolvendo técnicos locais e pessoas da comunidade. O manejo adequado do ambiente é condição básica para a melhoria do nível de vida da população, principalmente da parcela excluída e/ou carente , como os moradores das áreas de risco. No entanto, o planejamento e o manejo não podem ser feitos sem um diagnóstico detalhado das condições ambientais e sócio-econômicas da área da bacia, que deve ser realizado com a participação da comunidade e dos órgãos públicos, particularmente o Município. Propomos, desse modo, para a segunda fase do projeto, o detalhamento do diagnóstico sócio-ambiental da bacia do ribeirão das Anhumas realizado durante a primeira etapa do estudo, trazendo novos profissionais da Prefeitura Municipal de Campinas para a equipe, e ampliando a integração com a comunidade da área. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jener Fernando Leite de Moraes - Integrante / Samuel Fernando Adami - Integrante / Roseli Busanelli Torres - Coordenador / Francisco de Paula Nogueira - Integrante / Ricardo Marques Coelho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2006

    Negociação sobre a gestão da terra e da água em sub-bacias peri-urbanas na America Latina: Modelagem Multiagente, Descrição: O projeto tem como objetivos e metas, desenvolver e validar uma metodologia que possaser usada para desenvolver um modelo de multi-agente acoplado a um jogo de papéis, adaptado a situações específicas, desenvolvendo uma metodologia para evitar conflitos ou sua resolução naturais, terra e água, a montante de bacias metropolitanas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jener Fernando Leite de Moraes - Coordenador / Yara Maria Chagas Carvalho - Integrante / Ana Maria Pereira Amaral - Integrante / Maria Carlota Meloni Vicente - Integrante., Financiador(es): Centre de Cooperation Internationale En Recherche Agronomique Pour Le Devel - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 2004

    Diagnóstico Agroambiental para Gestão e Monitoramento da Bacia do Rio Jundiai Mirim, Descrição: Assim, dentro do enfoque do Programa de Pesquisas em Políticas Públicas, este projeto tem como objetivo gerar subsídios para a formulação de Políticas Públicas, a partir do diagnóstico e planejamento do meio físico e sócio-econômico, fornecendo treinamento, capacitação e informações tanto ao poder público como às comunidades locais, de modo a definir um plano local de desenvolvimento sustentável. Os objetivos específicos serão orientados para: Elaboração de diagnóstico sumário e um banco de dados geo-referenciado do meio físico, contemplando informações sobre solo, uso e ocupação, qualidade das águas, áreas de degradação ambiental, áreas de preservação Definir um Zoneamento Agroambiental, contemplando aspectos do meio físico, sócio-econômico e jurídico. Elaboração de um diagnóstico sobre a qualidade de vida da população rural da periferia e de como sua presença na microbacia está afetando a qualidade dos recursos hídricos. Elaboração de um processo de educação ambiental com o fortalecimento das organizações sociais e a formulação de um programa de desenvolvimento sustentável para as comunidades, enfocando questões de políticas públicas para tal finalidade. Identificação e elaboração, através de um processo integrado entre pesquisadores, poder público e comunidade, das medidas públicas necessárias para efetivar as estratégias de ação do setor público e das comunidades voltadas ao desenvolvimento sustentável da microbacia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jener Fernando Leite de Moraes - Coordenador / Francisco Lombardi Neto - Integrante / Helio do Prado - Integrante / Afonso Peche Filho - Integrante / Arthur Costa Falcão Tavares - Integrante / Marcio de Morisson Valeriano - Integrante / Angélica Giarolla Picini - Integrante / João Paulo de Carvalho - Integrante / Thais Barbosa Guarda Prado - Integrante / Raquel Neaime de Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 5

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Agronômico de Campinas, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais. , Av. Barao de Itapura, 1481, Guanabara, 13020902 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 21370611, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2001 - 2001

    Faculdade de Engenharia Florestal e Agronomia de Garça

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Atividades

    • 08/2001 - 12/2001

      Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Geoprocessamento aplicado ao diagnóstico e estudo integrado do meio físico

  • 1995 - Atual

    Instituto Agronômico de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Solos e Recursos Agroambientais, .,Cargo ou função, Membro de comissão.

    • 03/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Administrativa, .,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

    • 02/2000

      Treinamentos ministrados , Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais, Laboratório de Geoprocessameto.,Treinamentos ministrados, Uso de GPS na Agricultura, Técnicas de Geoprocessamento no Planejamento Agroambiental de Bacias Hidrográficas

    • 08/1999

      Ensino, Agricultura Tropical e Subtropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Geoprocessamento Aplicado ao Diagnóstico e Estudo do Meio Físico

    • 03/1995

      Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Solos, Laboratorio de Geoprocessamento.,Linhas de pesquisa

  • 1993 - 1994

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR - SEM VINCULO, Carga horária: 1

  • 1988 - 1989

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: BOLSISTA ORSTOM/FRANCA, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1993 - 03/1994

      Ensino, Energia Nuclear na Agricultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MATERIA ORGANICA DO SOLO - MODELAGEM MATEMATICA E GEOPROCESSAMENTO // COLABORADOR

    • 02/1990 - 03/1992

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Energia Nuclear na Agricultura, .,Linhas de pesquisa

    • 08/1988 - 02/1989

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Energia Nuclear na Agricultura, .,Linhas de pesquisa