Williams Jorge Corrêa Pinheiro
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-PPGCI/UFPA, Membro do grupo de Pesquisa Informação, Sociedade e Meio Ambiente (GPINF). Professor Efetivo da Faculdade de Biblioteconomia/UFPa.Vice-Diretor da Faculdade de Biblioteconomia. Membro do Projeto de Pesquisa Informação para Desenvolvimento Sustentável e a Sustentabilidade Informacional na Amazônia. Membro da Comissão de Trabalho para elaboração de um Programa de Extensão Institucional - Faculdade de Biblioteconomia.
Informações coletadas do Lattes em 18/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Serviço Social
2005 - 2007
Universidade Federal do Pará
Título: A Democratização da Informação Tecnológica como instrumento de inserção ativa no trabalho: um estudo sobre a indústria moveleira de Belém, Ano de Obtenção: 2007
Raymundo Garcia Cota.Palavras-chave: Informação Tecnológica.
Especialização em Agente de Inovação e Difusão Tecnológica
1998 - 1998
Universidade do Estado do Pará
Título: Proposta de Atendimento ao Setor Mobiliario na Area de Informacao Tecnologica
Orientador: Raimundo Nonato Santos
Formação complementar
2005 - 2005
Curso Livre de Língua Inglesa. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2003 - 2003
Iniciando um pequeno grande negócio via internet. (Carga horária: 30h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2000 - 2000
4º Treinamento do Sistema de Bibliotecas Base SINF. (Carga horária: 20h). , Confederação Nacional da Indústria - DF, CNI, Brasil.
1999 - 1999
Elaboração de Projetos de Desenvolvimento Tecnológ. (Carga horária: 16h). , Federação das Indústrias do Estado do Pará, FIEPA, Brasil.
1998 - 1999
Básico de Espanhol. (Carga horária: 45h). , Federação das Indústrias do Estado do Pará, FIEPA, Brasil.
1998 - 1998
Capacitação de Recursos Humanos em Propriedade Ind. (Carga horária: 26h). , Federação das Indústrias do Estado do Pará, FIEPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Processos de Disseminação da Informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Mediação da Informação.
Organização de eventos
SANTOS NETO, J. A. ; REDIGOLO, F. M. ; SILVA SOBRINHO, T. S. ; CONDURU, M. T. ; OLIVEIRA, W. ; CHAGAS, F. ; PINHEIRO, W. J. C. . Informação e conhecimento para o desenvolvimento da Amazônia: 60 anos do Curso de Biblioteconomia da UFPA. 2023. (Outro).
PINHEIRO, W. J. C. ; BRITO, M. J. . Organização do Evento do dia do Bibliotecário "Entre o Ontem e o Amanhã". 2014. (Outro).
PINHEIRO, W. J. C. . Comissão Organizadora dos 50 Anos da Biblioteconomia no Pará. 2013. (Outro).
Participação em eventos
ELID - Letramento & Inclusão Digital. 2024. (Encontro).
I Seminário Internacional de Informação, Conhecimento e Digitalidade para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. 2024. (Seminário).
Informação e conhecimento para o desenvolvimento da Amazônia - 60 Anos do Curso de Biblioteconomia UFPA.Gestão de Unidades e Serviços de Informação. 2023. (Encontro).
I ENCONTRO DE COORDENADORES DO CURSO NACIONAL DE BIBLIOTECONOMIA NA MODALIDADE EAD (BIBEAD): recomendações.Apresentação de demanda local. 2018. (Encontro).
I Colóquio de Bibliotecas Escolares: Essa Lei Pegou?. 2014. (Outra).
I Fórum dos Bibliotecários do Estado do Amapá.O Profissional Bibliotecário. 2013. (Outra).
I Jornada de Arquivologia da UFPA.A Experiência das Instituições Federais no Pará na Gestão de Documentos. 2013. (Outra).
XIII Workshop do Sistema CFB/CRB. 2013. (Outra).
Semana Acadêmica do ICSA-2012.Novo Ciclo de Grandes Projetos na Amazônia. 2012. (Outra).
Seminário Nacional de BibliotecasUniversitárias. 2012. (Seminário).
II Encontro Nacional de Gestores de Informação Tecnológica.II Encontro Nacional de Gestores de Informação Tecnológica. 2005. (Encontro).
55ª Reunião Anual da SBPC.Utilização de Amostras Reais no Ensino de Química. 2003. (Outra).
I Jornada Amazônia de Informação para a Educação, Ciência e Tecnologia.I Jornada Amazônica de Informação para a Educação, Ciência e Tecnologia. 2003. (Outra).
I Seminário Paraense de documentação e Informação Jurídica.I Seminário Paraense de Documentação e Informação Jurídica. 2002. (Seminário).
I Semana de Integração Acadêmica.Informação Tecnológica como Insumo ao Desenvolvimento do Estado do Pará. 2000. (Outra).
Palestra Sociedade da Informação.Palestra Sociedade da Informação. 1999. (Outra).
I Workshop Design para a Competitividade.I Workshop Design para a Competitividade. 1998. (Outra).
Visita Técnica no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.Visita Técnica no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 1998. (Outra).
Seminário de Atualização em Informação e Comunicação no Terceiro Milênio.Informação e Comunicação no Terceiro Milênio. 1997. (Seminário).
Participação em bancas
COSTA, R. A.; SILVA SOBRINHO, T. S.;PINHEIRO, W. J. C.. Gestão do Serviço de Referência em Bibliotecas Digitais: o caso da Biblioteca Digital do SIBIESAM. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais) - Universidade Federal do Pará.
FERREIRA, R. S.; CRUZ, J. V. C.;PINHEIRO, W. J. C.. Patrimonio digital: um estudo sobre as possibilidades e limites de preservação nas bibliotecas do IPHAN. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais) - Universidade Federal do Pará.
SAMPAIO, M. R. S.;PINHEIRO, W. J. C.; OLIVEIRA, H. V.. Estudo dos serviços e produtos de informação em bibliotecas digitaisd universitárias de Belém. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.; AZEVEDO, A. D.. Estudos Teóricos sobre Informação Tecnológica. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agente de Inovação e difusão tecnológica) - Centro Universitário do Estado do Pará.
CONDURU, M. T.; OLIVEIRA, H. V.;PINHEIRO, W. J. C.. Importância da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha na valorização da cultura regional para odesenvolvimento sustentável. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
CONDURU, M. T.; SILVA, M. S. B. M. E.;PINHEIRO, W. J. C.. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: FONTES DE INFORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
BARROS, L. V.; SAMPAIO, M. R. S.;PINHEIRO, W. J. C.. USO DE FONTES ABERTAS E CONFIÁVEIS NO COMBATE ÀS FAKE NEWS NA SAÚDE: mapeamento de bases dedados indexados no Portal da Capes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA SOBRINHO, T. S.;CONDURU, M. T.PINHEIRO, W. J. C.. história da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha : o registro de sua trajetória. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
BARROS, L. V.; SAMPAIO, M. R. S.;PINHEIRO, W. J. C.. CONVERGÊNCIAS ENTRE JURIMETRIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: levantamento e análise do tema no Portal dePeriódicos da Capes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
BARROS, L. V.; SANTOS, N. R. A.;PINHEIRO, W. J. C.. O desenvolvimento de coleção, aquisição da biblioteca da procuradoria da república no Pará: um olhar sob o prisma do método Conspectus de acervo bibliográfico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
BARROS, L. V.; SANTOS, N. R. A.;PINHEIRO, W. J. C.. Os espaços de atuação do bibliotecário: uso da competência informacional no serviço de informação ao cidadão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
BARROS, L. V.;PINHEIRO, W. J. C.; ARAUJO, O. M.. Biblioteca escolar e surdez: dificuldades e novos métodos de leitura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
BARROS, L. V.; ARAUJO, O. M.;PINHEIRO, W. J. C.. Literatura amazônica como prática de leitura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
BARROS, L. V.; ARAUJO, O. M.;PINHEIRO, W. J. C.. Estudo das competências em informação adotadas pelos bibliotecários do setor de referência da BC. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
SANTOS, N. R. A.; ARAUJO, O. M.;PINHEIRO, W. J. C.. A BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO PARA BRINCAR E APRENDER: A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL AVERTANOROCHA EM EVIDÊNCIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
SANTOS, N. R. A.; ARAUJO, O. M.;PINHEIRO, W. J. C.. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS BIBLIOTECASUNIVERSITÁRIAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
BARROS, L. V.; SANTOS, N. R. A.;PINHEIRO, W. J. C.. REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFPA: uma análise do processo de implantação dos atributos daEncontrabilidade da Informação Belém. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
CRUZ, J. V. C.; ARAUJO, O. M.;PINHEIRO, W. J. C.. O programa radialistico A Voz do Brasil com fonte de informação informal para cidadania. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
BEZERRA, E. C.;PINHEIRO, W. J. C.. Acervo Digital: Bibliotecários e Bibliotecas no contexto das TIC´s. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
ARAUJO, O. M.;PINHEIRO, W. J. C.; SILVA, L. O. M.. Normalização dos trabalhos acadêmicos: acervo da Biblioteca do Banco da Amazônia(2003-2006). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
ARAUJO, O. M.;PINHEIRO, W. J. C.; SILVA, L. O. M.. Planejamento estratégico em unidade de informação: o caso da Biblioteca do Banco da Amazônia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
ARAUJO, O. M.;PINHEIRO, W. J. C.; SILVA, L. O. M.. O serviço de referência da Biblioteca da Universidade Rural da Amazônia(UFRA). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.; SILVA SOBRINHO, T. S.; FERREIRA, O. A. C.. O livro como instrumento de poder, a influência da cultura impressa no proceso de transformação da sociedade: o caso da revolução francesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.; SILVA SOBRINHO, T. S.; FERREIRA, O. A. C.. A gibiteca da biblioteca pública " Arthur Vianna". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.; FERREIRA, O. A. C.; SILVA SOBRINHO, T. S.. Barco-biblioteca: uma opção de lazer e cultura para a população ribeirinha de Abaetetuba. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.; FERREIRA, O. A. C.; SILVA SOBRINHO, T. S.. Arquivos escolares: Estudo de caso da EMEIEF " Manuela Freitas". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.. Programa O Liberal na Escola: um recurso pedagógico para a formação do leitor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.. Formação e atuação do Bibliotecário no mercado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.; NEVES, M. C. M.; MARTELLI, M. A. M.. Movimento Nacional de meninos e meninas de rua centro de formação e sua documentação popular: um abordagem teórica. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.; BARROS, L. V.; OLIVEIRA, M. O. E.. Novos Conceitos Aolicados à Biblioteconomia. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.; BARROS, L. V.; OLIVEIRA, M. O. E.. As patentes como fonte de informação tecnológica. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.; BARROS, L. V.; OLIVEIRA, M. O. E.. A literatura não convencional face às novas tecnologias da informação: uma análise da literatura. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.; NEVES, M. C. M.; MARTELLI, M. A. M.. Proposta para implantação de uma empresa júnior no curso de biblioteconomia da UFPA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.; BARROS, L. V.; OLIVEIRA, M. O. E.; ARAUJO, O. M.; SILVA SOBRINHO, T. S.. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia. 2000. Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, W. J. C.; BARROS, L. V.; ARAUJO, O. M.. Normalização Bibliográfica. 1999. Universidade Federal do Pará.
Orientou
BIBLIOTECA ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICA NA ESCOLA RAIMUNDO BANDEIRA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MÉDIO ITACURUÇÁ - ABAETETUBA/PA; ; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
O papel das gelotecas na formação de leitores em Belém/Pa; ; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Projeto de Ensino Atualização e readequação do espaço físico Laboratório de Prática de Ensino; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Pará; Universidade Federal do Pará; (Orientador);
Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Implantação e Manutenção de Bibliotecas Digitais: obstáculos Técnicos e Legais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Bibliotecas Jurídicas em Belém: estudo sobre serviços e produtos de informação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Instituto Estadual Carlos Gomes: estudo da implantação de uma biblioteca digital; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Marketing da disseminação da informação da biblioteca digital do PDEB-BANPARÁ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Gerenciamento eletrônico de documentos na empresa de processamento de dados do estado do Pará-PRODEPA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
dos Santos; Serviço de referência em bibliotecas digitais de Belém: aspectos positivos para o acesso a informação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Biblioteca digital do Senado Federal: um estudo sobre a oferta de informações de interesse público; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Estudos Teóricos sobre Informação Tecnológica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Agente de Inovação e difusão tecnológica) - Centro Universitário do Estado do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
DANÇA PERFORMÁTICA COMO ESPORTE, SAÚDE E LAZER: A informação como instrumento de incorporação; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Estudo do Planejamento Estratégico da Biblioteca Central da UFPA; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
UsiPaz: estudo de caso sobre o papel da biblioteca num contexto de transformação social; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
ARRAIAL DO FUTURO: A PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA CULTURA POPULAR PARAENSE ATRAVÉS DOINSTAGRAM E YOUTUBE DO ARRAIAL DO PAVULAGEM; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS: a produção de artigos científicos 2015-2020; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
A BIBLIOTECA À BOCA DA NOITE: A importância histórica da Biblioteca Fran Paxeco através de uma visão contemporânea e tecnológica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
INFORMAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NAAMAZÔNIA LEGAL; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
SERVIÇO DE REFERÊNCIA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPA: oferta de serviços por meio do acesso virtual em tempos de pandemia BELÉM; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Empreendedorismo e o perfil do bibliotecário como profissional liberal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Produtos e serviços de informação em bibliotecas: como potencializá-los através de uma política de marketing; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
A utilização do instagram como ferramenta de comunicação e interação pela biblioteca central da UFPA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Estudo sobre o espaço braille da biblioteca central da UFPA: inclusão social por meio de serviços de acesso a informação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Estudo sobre a relação estágio X emprego na região metropolitana de Belém para o profissional bibliotecário; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Biblioteca de ciências Clara Maria Galvão: desafios históricos na prestação de serviços de informação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO EM AMBIENTE EMPRESARIAL: A INFORMAÇÃO COMO INSUMOESTRATÉGICO PARA TOMADA DE DECISÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
DESINFORMAÇÃO E FAKE NEWS : UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E O IMPACTO NA QUALIDADE DAPRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS : A RELEVÂNCIA DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NESSEPROCESSO; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Informação esportiva: análise das edições da revista brasileira de futsal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Gestão documental em ambiente empresarial: um estudo sobre o centro de documentação e informação da UNIMED Belém; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Competências e habilidades precípuas do bibliotecário: entre a teoria e a prática profissional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
o design de interiores como instrumento de melhorias na prestação de serviços aos usuários da BD-UFPA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Gestão da informação como instrumento básico à prática da organização documental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Bibliotecário empreendedor: habilidades e competências para eficiência na gestão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Estudo Sistemático de um Repositório Institucional: o caso da UFPA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Fontes de informação: um estudo sobre periódicos especializados em astronomia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
A mediação da informação de interesse policial; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Atuação da biblioteca como unidade de informação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Novas práticas de acesso e compartilhamento da informação: um estudo sobre as bibliotecas parques; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
O bibliotecário gestor: princípios de administração aplicados a unidades de informação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
estudo teórico sobre a atuação da biblioteca escolar como espaço de desenvolvimento em competência informacional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
A preservação da memória de acervos documentais: um olhar sobre o projeto memorial do livro Monoguêtá; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Produtos e serviços de informação nas bibliotecas da UFPA: um estudo sobre a capacidade de uso por alunos do programa UNITERCI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Prática do Buzz Marketing: estudo de caso na Biblioteca do ICEMI-UFPA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Formação Profissional em Biblioteconomia na UFPA: uma análise sobre a ótica do mercado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Estudo teórico sobre Informação Tecnológica: uma abordagem de sua relação nos espaços da biblioteca; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
ISO 9001:2008 Aplicada à Biblioteca do Centro Cultural Brasil Estados Unidos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Paiva; Disseminação da Informação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
O Papel fundamental dos Arquivos Abertos na Era Informacional; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Proposta de organização do arquivo contábil da Companhia de Habitação do eEstado do Pará-COHAB; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
O livro como instrumento de poder, a influência da cultura impressa no processo de transformação da sociedade: o caso da revolução francesa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Normalização e Organização do Arquivo Histórico da Companhia de Habitação de Belém; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
O impacto da informática nas atividades da biblioteca; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Estudo da informatização nas bibliotecas centrais universitárias de Belém: UFPA, UEPA, UNAMA e UFRA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Gestão documental do Instituto Euvaldo Lodi: Um estudo de caso; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Markenting pessoal para o profissional da informação: um estudo teórico; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Estudo de mercado de trabalho no campo da biblioteconomia na região metropolitana de Belém; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
A gestão do conhecimento: Um estudo de caso na biblioteca do centro universitário do Pará - CESUPA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Bibioteca digital: O futuro dos serviços de informação à luz das inovações tecnológicas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Memória de Belém no arquivo público do Pará: a importância da conservação de documentos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Base de dados Pára-Iso do laboratório de geologia isotópica da UFPA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
O Bibliotecário diante das novas tecnologias do mercado informacional; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
A utilização do laboratório "Clodoaldo Beckmann": pelos alunos do curso de Biblioteconomia; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Proposta de Organização do arquivo do esritório Central da distribuidora BIG BEM Ltda; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Reorganização do arquivo da gerência regional de administraçào do ministério da Fazenda; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
O Bibliotecário de referência e suas práticas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Patente como Fonte de Informação Tecnológica; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Núcleo de Informação Tecnológica como Estratégia; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Biblioteca do Centro Federal de Educação Tecnológica: Análise do Acervo Documental Face a Demanda por Informação - 1999; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Biblioteca da FUNAI: Projeto Histórico e Evolução 1999; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Proposta de Serviço de Informação Profissional no Centro Sócio-Econômico; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Rolim; Projeto de Instalação de uma Biblioteca na Aliança Francesa; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Fontes de Informação sobre Medicina Tropical via Internet; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Funções Operativas em Bibliotecas Escolares; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Williams Jorge Correa Pinheiro;
Produções bibliográficas
-
SILVA, F. A. ; PINHEIRO, W. J. C. . Literatura popular e biblioteca: cordel e penny dreadful como fontes documentais para informação histórico-cultural. BIBLIONLINE (JOÃO PESSOA) , v. 15, p. 33-44, 2019.
-
PINHEIRO, W. J. C. ; SANTOS, C. T. C. ; SANTOS, C. M. ; LIMA, C. C. C. ; SAMPAIO, C. A. ; SANTOS, D. A. ; PANTOJA, D. A. ; DIREITO, E. R. ; SOUSA, E. C. ; MAIA, E. L. ; NASCIMENTO, M. N. S. ; COSTA, N. N. ; SANTOS, P. S. S. ; SILVA, S. L. B. ; ASSUNCAO, S. S. ; SILVA, V. L. ; OLIVEIRA, W. C. . Serviço de Referência em Bibliotecas Universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento.. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) , v. 12, p. 76-90-90, 2015.
-
PINHEIRO, W. J. C. ; PINHEIRO, M. H. T. ; COSTA, K. A. D. ; SILVA, E. P. ; CARVALHO, F. A. F. ; ALCANTARA, M. R. . A PRÁTICA DA PESQUISA NA ESCOLA COMO FERRAMENTA DE APOIO À APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA TECNOLÓGICA DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ. Anais do 4º SEPECA , v. 3, p. 689-697, 2015.
-
PINHEIRO, W. J. C. . A Lei 4.084 de junho de 1962, o Sistema CFB/CRB e as Escolas de Biblioteconomia: uma integração histórica e necessária ao longo de 50 anos de regulamentação da profissão no Brasil. In: Adelaide Ramos Côrte e Regina Céli de Souza. (Org.). Bibliotecário 50 Anos de Regulamentação da Profissão no Brasil - 1965-2015. 1ªed.Brasília: Conselho Federal de Biblioteconomia, 2015, v. , p. 191-201.
-
PINHEIRO, W. J. C. . Falta de mão-de-obra qualificada: até quando?. O Liberal, Belém, p. 5 - 5, 09 set. 2015.
-
PINHEIRO, W. J. C. . Curso de Biblioteconomia da UFPA faz 50 anos. Beira Rio, Belém-pa, p. 1 - 1, 05 ago. 2013.
-
PINHEIRO, W. J. C. . O Profissional de Informação na era da Modernidade. O Liberal, Belém, p. 2, 31 out. 2001.
-
PINHEIRO, W. J. C. . A Biblioteca Escolar. O Liberal, Belém, p. 2, 11 mar. 2000.
-
PINHEIRO, W. J. C. ; PINHEIRO, M. H. T. ; COSTA, K. A. D. ; SILVA, E. P. ; CARVALHO, F. A. F. ; ALCANTARA, M. R. . A PRÁTICA DA PESQUISA NA ESCOLA COMO FERRAMENTA DE APOIO À APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA TECNOLÓGICA DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ. In: 4º Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciência Ambiental na Amazônia, 2015, Belém. 4º Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciência Ambiental na Amazônia, 2015. v. 3. p. 689-698.
-
ALCANTARA, M. R. ; SILVA, E. P. ; CARVALHO, F. A. F. ; CARVALHO, E. S. G. ; PINHEIRO, W. J. C. . PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE ESPÉCIEIS VEGETAIS COMO FONTE DE ANTOCIANINA PARA PRÁTICAS DE ENSINO EM QUÍMICA.. In: 4º Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciência Ambiental na Amazôniia, 2015, Belém. 4º Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciência Ambiental na Amazôniia, 2015. v. 1. p. 104-104.
-
PINHEIRO, W. J. C. ; ARAUJO, O. M. ; BARROS, L. V. ; PINHEIRO, M. H. T. . Capacitação de Discentes de Farmácia, Química e Bibliotecoomia na Elaboração de Trabalhos Normalizados segundo as Normas da ABNT com Ênfase as novas versões da NBR-6023. In: 54ª Reunião Anual da SBCP, 2002, Goiânia. 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002.
-
PINHEIRO, W. J. C. ; COSTA, G. S. . Informação Tecnológica como Insumo ao Desenvolvimento do Estado do Pará. In: Semana de Integração Acadêmica da UFPA, 2000, Belém. Livro de Resumos, 2000.
-
PINHEIRO, W. J. C. ; PINHEIRO, M. H. T. . Fontes de Informação sobre antocianinas via Internet. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Química, 1999, Goiânia. Livro de Resumos do XXXIX CBQ, 1999.
-
PINHEIRO, W. J. C. ; MELO, W. P. . Projeto de revitalização das bibliotecas escolares do SENAI-PA. In: Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação, 1999, São Carlos. Livro de Resumos do ENEBID, 1999. v. 22.
-
PINHEIRO, W. J. C. . Serviço de Referência em Bibliotecas Universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento.. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) , 2016.
-
ALCANTARA, M. R. ; PINHEIRO, W. J. C. ; SILVA, E. P. ; CARVALHO, E. S. G. ; CARVALHO, F. A. F. . Pesquisa Bibliográfica sobre Espécies Vegetais como Fonte de Antocianinas para Práticas de Ensino em Química. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PINHEIRO, W. J. C. ; PINHEIRO, M. H. T. ; SILVA, E. P. ; CARVALHO, F. A. F. ; COSTA, K. A. D. ; ALCANTARA, M. R. . A prática da Pesquisa na Escola como Ferramenta de apoio a Aprendizagem em uma Escola Tecnológica de Belém. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PINHEIRO, W. J. C. . Gestão, mediação e apropriação simbólica da informação tecnológica na perspectiva do desenvolvimento sustentável: um estudo nas empresas de reciclagem da RMB.. Belém: UFPA, 2023 (Capítulo de Livro em E-book).
Outras produções
PINHEIRO, W. J. C. . Reorganização do Arquivo do Centro Sócio-Econômico. 2003.
PINHEIRO, W. J. C. ; MARTELLI, M. A. M. . Gestão da Informação Tecnologia, no Processo de Transferência de Tecnologia para o Setor Produtivo. 2003.
PINHEIRO, W. J. C. . Coordenação da Pesquisa e Levantamento de Dados do Cadastro Industrial do Pará. 2002.
PINHEIRO, W. J. C. ; SILVA SOBRINHO, T. S. ; BARROS, D. B. ; PIEDADE, A. . Desafios da Gestão da Informação em Bibliotecas Escolares. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PINHEIRO, W. J. C. . Implantação do curso de arquivologia da UFPA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PINHEIRO, W. J. C. . Pesquisa de estudantes de Biblioteconomia visa melhorias em bibliotecas universitárias. 2015; Tema: Gestão da Informação. (Site).
PINHEIRO, W. J. C. . Oficina de Pesquisa Escolar em Fontes de Informação em Ciência.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
PINHEIRO, W. J. C. . Técnicas de Arquivo e Controle de Documentos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, M. O. E. ; PINHEIRO, W. J. C. ; SAMPAIO, M. R. S. . Gestão da Informação em Bibliotecas Digitais. 2007. (Membro da Comissão de Elaboração do Projeto do Curso de Especialização).
PINHEIRO, W. J. C. . Gestão de Documentos em Arquivo: Conhecendo e Aplicando em sua Empresa. 2003. .
PINHEIRO, W. J. C. . John Dewey: Experiência e Natureza. 2005 (Seminário) .
PINHEIRO, W. J. C. . Teorias do Imperialismo: Hobson, Luxemburg e Lênin. 2005 (Seminário) .
PINHEIRO, W. J. C. . A Socialização da Informação: A Classe Dominada deve ser o Foco. 2005 (Trabalho Acadêmico/Mestrado) .
PINHEIRO, W. J. C. . As organizações, a gestão e o trabalho em um mundo globalizado. 2005 (Trabalho Acadêmico/Mestrado) .
PINHEIRO, W. J. C. . Paper unidade II e III. 2005 (Trabalho Acadêmico/Mestrado) .
PINHEIRO, W. J. C. . Gestão do conhecimento: novas ferramentas para velhas concepções. 2005 (Trabalho Acadêmico/Mestrado) .
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Informação para o desenvolvimento sustentável e a Sustentabilidade informacional na AmazôniaAmazônia, Descrição: Estudo sistemasEstudo sobre a sustentabilidade informacional na Ciência da Informação, ressaltando-se os sistemas governamentais de informação para a gestão de cidades sustentáveis e inteligentes na Amazônia Brasileira. Tem-sistemasTem-se como objetivo geral analisar a sustentabilidade informacional considerando os sistemas governamentais paragovernamentais de informação como mecanismos de compartilhamento de informação e conhecimento para a termoa gestão de cidades, e como objetivos específicos: a) explicar o conceito e aplicação do termo sustentabilidade asustentabilidade informacional, a partir do entendimento de sustentabilidade e suas dimensões, e a informação dainformação para o desenvolvimento sustentável; b) descrever sistemas governamentais de informação da Amazônia sãoAmazônia Brasileira para a gestão de cidades; c) discutir sobre qualidade de dados e informação que são disponibilizados odisponibilizados em sistemas governamentais de informação; d) inferir sobre a informação para o desenvolvimento nadesenvolvimento sustentável, considerando a sustentabilidade informacional para a gestão de cidades na Amazônia eAmazônia Brasileira. Para isso, será feita pesquisa exploratória, explicativa, descritiva, bibliográfica e documental, edocumental, com abordagem qualitativa. Será realizada revisão sistemática da literatura e análise de dados e informações nasinformações disponibilizadas em sistemas governamentais de informação. A investigação ocorrerá nas seguintes informaçãoseguintes etapas: conceituação e aplicação do termo sustentabilidade informacional, visando à informação para Amazôniapara o desenvolvimento sustentável; detalhamento dos sistemas governamentais de informação da Amazônia Brasileira emBrasileira para a gestão de cidades; discussão sobre qualidade de dados e informação disponibilizados em sistemas governamentais de informação; inferência sobre a informação para o desenvolvimento sustentável, considerando a sustentabilidade informacional para a gestão de cidades na Amazônia Brasileira.. Assim, busca-sustentabilidadebusca-se contribuir para a gestão de dados, informação e conhecimento, visando a sustentabilidade informacional para o desenvolvimento sustentável de cidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Williams Jorge Correa Pinheiro - Integrante / Marise Teles Conduru - Coordenador / José PereiraJosé Almir Rodrigues Pereira - Integrante / Lucivaldo BarrosLucivaldo Vasconcelos Barros - Integrante / Maurila SilvaMaurila Bentes de Mello e Silva - Integrante / Maria doMaria do Socorro AlmeidaAlmeida FloresFlores - Integrante / Kátia MartinsKátia Luciane Macedo Martins - Integrante.
-
2024 - Atual
Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias para a Sustentabilidade da Prestação do Serviço de Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos Urbanos, Descrição: O projeto objetiva desenvolver e aplicar tecnologias para a sustentabilidade da prestação do serviço de coleta e transporte de Resíduos Sólidos Urbanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Williams Jorge Correa Pinheiro - Integrante / Marise Teles Conduru - Coordenador.
-
2024 - Atual
Acesso a informação tecnológica, Descrição: Por definir. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Williams Jorge Correa Pinheiro - Integrante / Marise Teles Conduru - Coordenador.
-
2018 - Atual
Análise e Representação de assunto: estudo analítico em repositórios institucionais, Descrição: O projeto objetiva desenvolver pesquisa e análise sobre representações de assuntos indexados em repositórios institucionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Williams Jorge Correa Pinheiro - Integrante / Franciele Marques Redigolo - Coordenador / Telma Socorro Silva Sobrinho - Integrante.
-
2016 - 2018
Análise de assuntos e conteúdos documentários em bibliotecas universitárias: aplicação e avaliação de diretrizes, Descrição: Projeto de pesquisa que objetiva analisar conteúdos indexados em repositórios de bibliotecas universitárias, observando suas formas de aplicação e diretrizes de assuntos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Williams Jorge Correa Pinheiro - Integrante / Franciele Marques Redigolo - Coordenador.
-
2015 - Atual
P&D/UFPA e a Indústria de Transformação de Belém-PA: estudo sobre a relação entre oferta e demanda por Informação Tecnológica., Descrição: Contribuir para um leque de discussões sobre a importância da Informação Tecnológica na formação profissional dos trabalhador da indústria de transformação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Williams Jorge Correa Pinheiro - Coordenador / Maria Odaisa Espinheiro de Oliveira - Integrante / Telma do Socorro Silva Sobrinho - Integrante / Hamilton Vieira de Oliveira - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. , Rua Augusto Correa, 1, Guama, 66000000 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32661826, Fax: (91) 32011354
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado do PPGCI/UFPA
1996 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2024
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Linhas de pesquisa
-
06/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Linhas de pesquisa
-
06/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Linhas de pesquisa
-
06/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.,Linhas de pesquisa
1991 - 2011
SENAI - Departamento Regional do ParáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Unidade
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Williams Jorge Corrêa Pinheiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?