Elvis dos Santos Mattos

Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Professor do curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Jardim-MS (2009 - 2019), Secretário Municipal de Governo e Administração da Prefeitura de Caarapó-MS (2021 - 2024), Professor de Geografia do Ensino Fundamental e Médio na Rede Municipal de Dourados - C.H. 20 h/aula (2007 - 2025) - Professor de Projeto COAES Secretaria Estadual de Educação - CRE5

Informações coletadas do Lattes em 08/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Geografia

2005 - 2008

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: A Política de Inclusão Social do "Governo Popular" de Mato Grosso do Sul: a aplicação do Programa Bolsa Escola na cidade de Dourados., Ano de Obtenção: 2008
Maria José martinelli Silva Calixto.Bolsista do(a): Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel, FUNDETEC/PR, Brasil.

Graduação em Geografia - Licenciatura Plena e Bacharelado

1999 - 2002

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Formação complementar

2014 - 2014

Foramação Continuada. (Carga horária: 120h). , Secretaria Municipal de Educação de DOurados, SEMED, Brasil.

2014 - 2014

II Ciclo de Oficinas Pedagógicas. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação de DOurados, SEMED, Brasil.

2009 - 2009

Formação Continuada. (Carga horária: 80h). , Secretaria Municipal de Educação de DOurados, SEMED, Brasil.

2008 - 2008

Formação Continuada. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de DOurados, SEMED, Brasil.

2007 - 2007

VI Seminário de Educação da Rede Municipal de Ensi. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação de DOurados, SEMED, Brasil.

2004 - 2004

Geografia. (Carga horária: 6h). , Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Catalão, AGB-CATALÃO, Brasil.

2004 - 2004

Geografia. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2003 - 2003

Geografia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2003 - 2003

Geografia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2003 - 2003

Geografia. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2003 - 2003

Geografia. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2003 - 2003

Geografia. (Carga horária: 2003h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2003 - 2003

Inglês. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Políticas Públicas de Inclusão Social.

Organização de eventos

MATTOS, E. S. . UEMS Aberta - Expogeo - Exposição de Práticas e Material Didático para o Ensino de Geografia. 2016. (Congresso).

MATTOS, E. S. . Conhecendo as Cidades Históricas de Minas Gerais. 2016. (Outro).

MATTOS, E. S. ; Eberhard, Gezeli . Atividade Complementar de Ensino - Parque Nacional Cerro Corá - Paraguai. 2015. (Outro).

MATTOS, E. S. . V Semana de Geografia da UEMS: desafios e perspectivas para a Geografia de Mato Grosso do Sul: um olhar sobre ensino, pesquisa e extensão. 2014. (Outro).

MATTOS, E. S. ; Eberhard, Gezeli . Atividade Complementar de Ensino Parque Nacional Cerro Corá - Paraguai. 2014. (Outro).

MATTOS, E. S. . Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Outro).

MATTOS, E. S. . Forum de Estágio Supervisionado: Socializando experiências, (re) pensando os desafios.. 2012. (Outro).

MATTOS, E. S. . A Geografia na Contemporaneidade: as questões territoriais, fronteiriças, ambientais em debate no Brasil e no Mato Grosso do Sul. 2012. (Outro).

Paixão ; MATTOS, E. S. . I Jornada de Geografia em Campo Grande. 2011. (Outro).

MATTOS, E. S. . I Semana de Geografia - Perspectivas de novas leituras geográficas sobre os territórios em disputa no século XXI. 2010. (Outro).

MATTOS, E. S. . I Semana de Geografia - Perpesctivas de Novas Leituras Sobre os Territórios em Disputa no Século XXI: fronteiras, expansão do capital e conflitos sociais.. 2010. (Outro).

MATTOS, E. S. ; Lins, Maria José . III Feira de Ciências do Conhecimento. 2006. (Outro).

Participação em eventos

V Semana de Geografia da UEMS: desafios e perspectivas para ra a Geografia de Mato Grosso do Sul: um olhar sobre ensino, pesquisa e extensão. 2014. (Outra).

Formação continuada dos profissionais da Educação de Jovens e Adultos: A educação dos jovens e adultos e os novos desafios..Plaestra: Conceitos Geográficos através das diferentes pinturas.. 2013. (Oficina).

Formação continuada dos profissionais da Educação de Jovens e Adultos: A educação dos jovens e adultos e os novos desafios..Oficina: Conceitos Geográficos através das diferentes pinturas.. 2013. (Oficina).

I Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Territorial.A PECUÁRIA EXTENSIVA E SUAS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NO MUNICÍPIO FRONTEIRIÇO DE CARACOL: ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS.. 2013. (Seminário).

A Geografia na Contemporaneidade"as questões territoriais, fornteiriças e ambientais em debate no Brasil e em Mato Grosso do Sul. 2012. (Encontro).

Formação Continuada para Resstruturação do Projeto POlítico Pedagógico. 2012. (Outra).

II Ciclo de Oficinas Pedagógicas e I Ciclo de Palestras do Grupo de Apoio à Gestão Educacional: a avaliação como reflexos das práticas pedagógicas e administrativas. 2012. (Encontro).

X Encontro de Professores da UEMS - UEMS 18 anos: diálogos e reflexões.. 2012. (Encontro).

XVII Encontro Nacional de Geógrafos. 2012. (Congresso).

XVII Encontro Nacional de Geógrafos. O Programa Bolsa Escola Estadual: uma análise da política de inclusão social do "Governo Popular" de Mato Grosso dos Sul na cidade de Dourados. 2012. (Congresso).

I Jornada de Geografia em Campo Grande.Minicurso: "Políticas Públicas de Inclusão Social nos Territórios: Potencialidades e Limites Através do Microcrédito". 2011. (Outra).

Segunda Semana de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul."Políticas Públicas de Inclusão Social nos Territórios: potencialidades e limites da expansão do microcrédito.. 2011. (Outra).

I Smena de Geografia - Perspectivas de novas leituras geográficas sobre os territórios em disputa no século XXI: fronteiras, expansão do capital e conflitos sociais.Mesa redonda: Planejamento e gestão territorial: cenários e perspectivas para o turismo em Mato Grosso do Sul. 2010. (Outra).

I Smena de Geografia - Perspectivas de novas leituras geográficas sobre os territórios em disputa no século XXI: fronteiras, expansão do capital e conflitos sociais. 2010. (Outra).

IV EBETUR - Encontro de Bacharéis e Estudantes de Turismo de MS.Minicurso: "Políticas Públicas de Inclusão Social: geração de renda através de atividades turísticas. 2010. (Encontro).

Formação continuada: Projeto Político Pedagógico - estudos e discussões.. 2009. (Outra).

Formação continuada: uma reflexão da prática pedagógica. 2009. (Outra).

Projeto Interdisciplinar de Leitura e Pesquisa do PDE. 2009. (Outra).

VI Seminário de Educação da Rede Municipal de Ensino de Dourados: reorientação curricular - um caminho para a promoção da cidade educadora. 2007. (Seminário).

II Encontro Regional de Geografia - UFGD.II Encontro Regional de Geografia - UFGD. 2006. (Encontro).

I Seminário America Platina. 2006. (Seminário).

I Seminário Cidade Educadora. 2006. (Seminário).

I ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA.I ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA. 2005. (Encontro).

II ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE COORDENADORES E AGENTES MUNICIPAIS.II ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE COORDENADORES E AGENTES MUNICIPAIS. 2005. (Outra).

V Conferência Municipal de Assistência Social. 2005. (Outra).

X ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA. X ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA: Por uma Geografia Latino-Americana: do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade.. 2005. (Congresso).

XI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS.MINI CURSO:. 2004. (Outra).

Curso de Ensino: Estudo de Carta no Terreno. 2003. (Outra).

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO SOBRE QUESTÕES REGIONAIS DE MS.I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO SOBRE QUESTÕES REGIONAIS DE MS. 2003. (Encontro).

II EXPOGEO - Exposição da Produção Acadêmica do Curso de Geografia. 2003. (Outra).

II Semana Acadêmica de Biologia: biologia e seus caminhos. 2003. (Outra).

I SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM GEOGRAFIA DA UFMS.I SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM GEOGRAFIA DA UFMS. 2003. (Seminário).

I Seminário do Programa de Mestrado em Geografia - UFMS.I Seminário do Programa de Mestrado em Geografia - UFMS. 2003. (Seminário).

IV SEMANA DO MEI AMBIENTE VII ECO DOURADOS. 2003. (Simpósio).

Oficina de Preparação de Educadores para Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. 2003. (Outra).

SEMANA DE MEIO AMBIENTE. 2003. (Simpósio).

XII Encontro Sul-Matogrossense: produção e preservação do espaço regional. 2003. (Encontro).

XII ENCONTRO SUL-MATO-GROSSENSE DE GEOGRAFIA. Produção do espaço urbana de Dourados-MS: o caso da Vila Bom Jesus. 2003. (Congresso).

"DIREITO AMBIENTAL: Introdução à Legislação"."DIREITO AMBIENTAL: Introdução à Legislação". 2002. (Outra).

"Prática Pedagógica e Ensino de Geografia: Construção de Conceitos"."Prática Pedagógica e Ensino de Geografia: Construção de Conceitos". 2002. (Outra).

A proposta da Geografia de hoje no mundo..A proposta da Geografia de hoje no mundo.. 2002. (Outra).

Estado, Planejamento e Governabilidade..Estado, Planejamento e Governabilidade.. 2002. (Outra).

I Colóquio de Filosofia em Dourados..I Colóquio de Filosofia em Dourados.. 2002. (Outra).

Mato Grosso do Sul: criação e geopolítica..Mato Grosso do Sul: criação e geopolítica.. 2002. (Outra).

Semana do Meio Ambiente: VI Eco Dourados.Semana do Meio Ambiente: VI Eco Dourados. 2002. (Seminário).

?Encontro das Licenciaturas do Campus de Dourados: Trabalho Docente e Cotidiano Escolar?..?Encontro das Licenciaturas do Campus de Dourados: Trabalho Docente e Cotidiano Escolar?.. 2001. (Outra).

?Relação homem, natureza e sociedade?..?Relação homem, natureza e sociedade?.. 2001. (Outra).

1º Expogeo - Exposição da produção científica do curso de Geografia.1º Expogeo - Exposição da produção científica do curso de Geografia. 2001. (Outra).

Semana das Águas em Dourados. Água cada gota conta..Semana das Águas em Dourados. Água cada gota conta.. 2001. (Simpósio).

Seminário do Meio Ambiente V Eco Dourados..Seminário do Meio Ambiente ? V Eco ? Dourados.. 2001. (Seminário).

Técnicas Cartográficas em Geografia..Técnicas Cartográficas em Geografia.. 2001. (Outra).

Viagem de Estudos à Ponta Grossa e Paranaguá PR..: Viagem de Estudos à Ponta Grossa e Paranaguá PR.. 2001. (Outra).

?Reconhecimento das características geológicas e geomorfológicas e uso do solo de Dourados, Serra da Bodoquena e Parque Nacional do Iguaçu?..?Reconhecimento das características geológicas e geomorfológicas e uso do solo de Dourados, Serra da Bodoquena e Parque Nacional do Iguaçu?.. 2000. (Outra).

"XII Encontro Nacional de Geógrafos: Os Outros 500 na formação do território brasileiro". "XII Encontro Nacional de Geógrafos: Os Outros 500 na formação do território brasileiro". 2000. (Congresso).

Espaço de Diálogo "Lutas por terra".Espaço de Diálogo "Lutas por terra". 2000. (Outra).

Informática aplicada à Cartografia..Informática aplicada à Cartografia.. 2000. (Outra).

Os outros 500 na formação do território brasileiro..?Os outros 500 na formação do território brasileiro?.. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Artenisa Romero de Arruda

PAREDES, I. R.;MATTOS, E. S.. O Ensino de Geografia e a Questão Ambiental no Ensino Fundamental uma leitura dos materiais didáticos (Jardim-MS). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luiza Gabriely Talini Ninive

MATTOS, E. S.. Questão Indígena nos livros didáticos de Geografia utilizados na rede Estadual e Municipal da cidade de Jardim-MS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Renata Aparecida Talini Ninive

MATTOS, E. S.. A presença feminina dentro do cenário educacional brasileiro: a evolução do imbecilitus sexus. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Solange da Silva

MATTOS, E. S.; GARCETE, P. A. O.. A importância da feira do Produtor Rural em Bonito-MS para a geração de emprego e renda nos assentamentos Santa Lúcia e Guaicurus: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Stefanielly Soares Iahn Andrade

MATTOS, E. S.. Analise da qualidade de água do aquífero livre na vertente oeste do cemitério municipal Padre José Ferrero de Jardim-MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Lucielle Machado Fogaça

MATTOS, E. S.. Um estudo de caso das condições de vida e produção no assentamento Conceição no município de Nioaque. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adroaldo Manassés Mendieta Felix

MATTOS, E. S.. A usina Vista Alegre no Município de Maracajú-MS: um estudo de caso sobre a relação capital x trabalho no contexto do reordenamento territorial do agronegócio canavieiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ana Gardênia dos Santos Silva

MATTOS, E. S.. Restruturação produtiva do capital e as mudanças no mercado de trabalho: uma análise do segmento de beleza no município de Jardim-MS. 2014.

Aluno: Arcilei da SIlva LIma

MATTOS, E. S.. O Programa Nacional de Crédito Fundiário na perspectiva do desenvolvimento rural: um estudo de caso no município de Jardim-MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marcio Roberto Cabreira Dias

MATTOS, E. S.. Inserção do surdo no mercado de trabalho na cidade de Jardim-MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rosilene Aranda Furtado

MATTOS, E. S.. A imagem como recurso pedagógico no ensino de Geografia: um estudo de caso no sexto ano do ensino fundamental das escolas municipais de Jardim-MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Edmara Viera Gomes

MATTOS, E. S.. A Produção do Espaço Urbano Jardim - MS: Aspectos Socioespaciais do Bairro Santa Luzia (2013). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Eva Leandro

MATTOS, E. S.. Estudo de Caso: A Construção do Conhecimento Pelo Aluno Surdo do Curso de Geografia da UEMS Unidade de Jardim/MS e Sua Aprendizagem dos Conceitos e Linguagens Específicas da Geografia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Nixon Eduardo Vieira dos Santos

MATTOS, E. S.. Uma Analise do Ensino de Geografia na Escola Municipal Rural Águas do Miranda, Distrito Águas do Miranda, no Município de Bonito - MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria Alice de Carvalho de Andrade

MATTOS, E. S.. Atividades pluriativas como estratégia de desenvolvimento socioeconômico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Djimi Robert Berwanger

MATTOS, E. S.; Eberhard, Gezeli; Oliveira. Os micro-financiamentos do Bando da Gente liberados em Jardim-MS para o ramo de confecção/vestuário (2005-2011). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: MARIO SÉRGIO PEIXOTO LEITE

MATTOS, E. S.; EBERHARD,gezeli; Oliveira. Uma proposta de entendimento da perspectiva da reprodução da vida e da condição camponesa no assentamento Guardinha - Jardim-MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Sandra Leonardo de Aguiar

MATTOS, E. S.; Oliveira; BARBOSA, E. F. F. M.. A dinâmica espacial da cidade de Guia Lopes da Laguna e os reflexos na formação de novos centros comerciais: o caso da Rua Macias Barbosa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Alexander Ximenes

MATTOS, E. S.; Paixão; EBERHARD,gezeli. A violência na fronteira Brasil-Paraguai e seus reflexos na paisagem urbana: o caso de Bela Vista - MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Alexander Chimenes

Paixão; Eberhard, Gezeli;MATTOS, E. S.. A violência na fronteira Brasil-Paraguai e seus reflexos na paisagem urbana: o caso de Bela Vista_MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Sandra Leonardo Aguiar

Oliveira;MATTOS, E. S.; BARBOSA, E. F. F. M.. A dinâmica espacial da cidade de Guia Lopes da Laguna e os reflexos na formação de novos centros comerciais: o caso da rua Macias Barbosa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: ALCANTARA, Adriana Martins de e SILVA, Elisabete Maria de So

MATTOS, E. S.; STEIN NETO, Ataulfo Alves. A questão habitacional em Itaporã-MS: o caso do conjunto habitacional Waldomiro Ferreira dos Reis. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Licenciatura Plena e Bacharelado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

MATTOS, E. S.; Eberhard, Gezeli. I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - EPEX. 2010. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Orientou

Bruna Souza

O papel do Poder Público na Gestão e Gerenciamento de resíduos Sólidos em Jardim-MS; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Everton Cristian Souza Bandeira

O processo de (re) produção do espaço urbano de Guia Lopes da Laguna - MS: a (re) estruturação da BR 267; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Lauriete Mateus de Matos

A Educação Ambiental no Ensino de Geografia: estudo de caso nas escolas Estaduais de Guia Lopes da Laguna; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Kelvis Prates Duarte

A produção do espaço urbano de Jardim-MS: análise socioespacial do bairro João Martins Barbosa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Ezequiel Anastácio Lescano

A produção do espaço urbano de Jardim-MS: análise dos vazios urbanos do bairro Vila Angélica II; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Joicimary Britez Feitoza

Análise dos Impactos Ambientais e Socioeconômicos gerados a partir do avanço da Agricultura Extensiva próxima as APPS no município de Jardim-MS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Volney Lima

A Produção do Espaço Urbano de Guia Lopes da Laguna - MS: um estudo sobre os vazios urbanos localizados na área central; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Claudemir Alves Tagliaferro

A dinâmica do espaço fronteiriço a partir da análise dos roubos e furtos de motocicletas na cidade de Bela Vista - MS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Luis Henrique Segóvia Dias

Políticas públicas em infra-estrutura urbana: interfaces da rede coletora de esgoto sanitário do município de Jardim-MS; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Márcio Bueno

Análise da Aplicação do Programa Minha Casa Minha Vida no Bairro Primeira Curva na Cidade de Jardim-MS (2010-2014); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Ilson Martins Leite

Reordenamento da Circulação Viária no centro urbano de Jardim - MS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Fabrício Paredes Gomes

A dinâmica socio-espacial da criminalidade urbana de Jardim-MS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Alan Rocha Vareiro

Aspectos Socioeconômicos do Distrito de Boqueirão ? Jardim/MS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Edivaldo Ricardi

A Produção do Espaço Urbano a Partir de Diferentes Usos: Uma Análise do Parque Industrial da Cidade de Jardim - MS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Emilio Paulo Filho

A Preservação da Mata Ciliar do Rio Urumbeva na Aldeia Indígena Terena Água Branca/BrejãoNioaque/MS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Gabriel Amantino do Nascimento

Análise e interpretação da paisagem urbana da cidade de Jardim - MS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Oscar de Oliveira Bambil

O Processo de Produção do Espaço Urbano dos Bairros Jardim Renascença e Pousada do Sol de Jardim - MS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Tatiane Servim Alves dos Sanrtos

Valorização dos Lotes da Vila Santo Antonio ? Município de Jardim/MS no Período de 2006/ 2013; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Vanessa Luzia Zampieri

Práticas de Ensino em Geografia: Dificuldades de Leitura e Interpretação dos Conceitos (Paisagem, Região, Lugar e Território) na Disciplina de Geografia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Lidiane Vieira da Silva

O Processo Migratório de Nordestinos para o município de Anastácio ? MS na década de 1950: O caso da Colônia Pulador e Fazenda Pedra Preta; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

ADARILUCE ALVES

Geografia do Dengue em Jardim - MS na epidemia de 2007; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Igor Ronyel Paredes Gomes

O processo de produção dos vazios urbanos no município de Jardim; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Bruna Souza Nunes

Gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos na cidade de Jardim-MS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Franciele de Oliveira Meira

Práticas de ensino de Geografia: reflexões sobre o ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia no Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental no Município de Jardim-MS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

JAQUERSON CAVANHA ROSA

O papel da Commissão de Estradas de Rodagem Nº 03 - CER-3 na (re) produ;cão do espaço urbano de Jardim-MS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Jhondnei Aguilera

Monitoria na disciplina de Introdução à Ciência Geográfica; 2014; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Márcio Bueno

Monitoria na disciplina de Geografia Urbana; 2013; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Helena Rojas Maciel

Monitoria na disciplina de Introdução à Ciência Geográfica; 2013; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Kézia da Silva Soares

Monitoria em disciplina: Geografia Urbana; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Márcio Bueno

Monitoria em disciplina: Introdução à Ciência Geográfica; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Edivaldo Ricardi

Monitoria em disciplina: Geografia Urbana; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Carlos Siqueira Peixoto

Orientação de monitoria da disciplina Introdução à Ciência Geografica; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Keyla Santos da Silva

Orientação de monitoria da disciplina Introdução à Ciência Geográfica; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Wagner Batista Pinheiro

Orientação de monitoria da disciplina Introdução à Ciência Geográfica; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

FRANCIELI DE OLIVEIRA MEIRA

Monitoria em disciplina: Geografia Urbana; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Maria Alice de Carvalho de Andrade

Monitoria em disciplina: Geografia Urbana; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elvis dos Santos Mattos;

Produções bibliográficas

  • MATTOS, E. S. ; LIMA, E. H. O. . CER-3: PAVIMENTANDO A IDENTIDADE BRASILEIRA NO SUL DO ENTÃO MATO GROSSO. GEOFRONTER , v. 4, p. 100-123, 2018.

  • MATTOS, E. S. ; LOPES, D. V. . "Os caminhos da arrecadação municipal". O Progresso, Dourados MS, 18 maio 2002.

  • MATTOS, E. S. ; Paixão ; OLIVEIRA, T. C. M. ; ANDRADE, M. H. S. . A PECUÁRIA EXTENSIVA E SUAS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NO MUNICÍPIO FRONTEIRIÇO DE CARACOL: ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS.. In: I Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Territorial Sustentável, 2013, Campo Grande - MS. I Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Territorial Sustentável, 2013.

  • PAREDES, I. R. ; MATTOS, E. S. . Considerações sobre a produção dos vazios urbanos na cidade de Jardim-MS. In: III Semana de Geografia da UEMS, 2012, Jardim. III Semana de Geografia UEMS, 2012.

  • MATTOS, E. S. ; CALIXTO, M. J. M. S. . O Programa Bolsa Escola Estadual: uma análise da política de inclusão social do 'Governo Popular' de Mato Grosso dos Sul na cidade de Dourados. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012, Belo Horizonte - MG. XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012.

  • MATTOS, E. S. . CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL DO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: Análise socioeconomica das famílias beneficidas pelo programa Bolsa Escola Estadual no município de Caarapó -MS.. In: X ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 2005, SÃO PAULO. POR UMA GEOGRAFIA LATINO AMERICANA: DO LABIRINTO DA SOLIDÃO AO ESPAÇO DA SOLIDARIEDADE. SÃO PAULO: USP, 2005. v. 1.

  • MATTOS, E. S. ; CALIXTO, M. J. M. S. . A política de Inclusão Social do Governo Popular de Mato Grosso do Sul através do Programa Bolsa Escola Estadual: sua aplicabilidade no município de Dourados - MS.. In: I Seminário Internacional Sobre América Platina, 2006, Campo Grande. I Seminário Internacional Sobre América Platina, 2006.

  • MATTOS, E. S. . AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL DO GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE SOCIOECONOMICA DAS FAMÍLIAS BENEFICIADAS PELO PROGRAMA BOLSA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAARAPÓ - MS.. In: I ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA, 2005, DOURADOS. I ENCONTRO REGINAL DE GEOGRAFIA. DOURADOS: UFMS, 2005. v. 1.

  • MATTOS, E. S. . "PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM DOURADOS: ANLISE DE UMA ÁREA DE OCUPAÇÃO IRREGULAR". In: XII ENCONTRO SUL-MATO-GROSSENSE DE GEOGRAFIA, 2003, TRÊS LAGOAS. "PRODUÇÃO E PRESERVAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL", 2003.

  • MATTOS, E. S. . "A OCUPAÇÃO DE ÁREAS IRREGULARES EO PROCESSO DE (RE) PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: O CASO DA VILA BOM JESUS EM DOURADOS - MS".. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 2004, GOIÂNIA - GO. "SETENTA ANOS DA AGB: AS TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA NO SÉCUL XXI", 2004.

  • MATTOS, E. S. . "A OCUPAÇÃO DE ÁREAS IRREGULARES E O PROCESSO DE (RE) PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO". In: I Seminário do Programa de Mestrado em Geografia da UFMS, 2003, Dourados - MS. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2003.

  • MATTOS, E. S. . Políticas Públicas de INsclusão Social: análise do Programa Bolsa Escola Estadual. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MATTOS, E. S. ; Eberhard, Gezeli . Politicas Públicas de Inclusão Social nos Território: Potencialidades e limites através da expansão do microcrédito.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MATTOS, E. S. ; Eberhard, Gezeli . Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Jovens e Adultos. 2013. .

  • MATTOS, E. S. ; Eberhard, Gezeli . Políticas Públicas de Inclusão Social: Geração de renda através de atividades turísticas.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • MATTOS, E. S. ; LOPES, D. V. ; MENIN, M. B. . "Processo de produção do espaço urbano em Dourados - MS: Análise de uma área de ocupação irregular.". 2003 (Monografia de conclusão do curso.) .

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Diagnóstico Socioeconômico do Município de Bela Vista - MS, Descrição: Colaborador - Levantamento de dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elvis dos Santos Mattos - Coordenador / Roberto Ortiz Paixão - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Diagnóstico Socioeconômico do Município de Caracol - MS, Descrição: Colaborador: Levantamento de dados para a pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elvis dos Santos Mattos - Coordenador / Roberto Ortiz Paixão - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Jardim. , Rua Natal, 79250-000 - Jardim, MS - Brasil, Telefone: (67) 39222001

Experiência profissional

2012 - 2013

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - 2019

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Convocado, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2009 - 12/2020

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Geografia Urbana, Introdução a Ciência Geográfica, Organização do Espaço Brasileiro

2007 - 2008

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: CONVOCAÇÃO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2007 - 12/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 02/2007 - 12/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, GEOGRAFIA

2007 - Atual

Prefeitura Municipal de Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

2004 - 2006

Secretária do Estado de Trabalho, Assistência Social e Econimia Solidária

Vínculo: Convocado, Enquadramento Funcional: Professor - Educação Popular, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2004 - 12/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação para a cidadania.

2003 - 2003

Prefeitura Municipal de Caarapó

Vínculo: Convocado, Enquadramento Funcional: Professor Geografia - Ensino Fundamental, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2003 - 12/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia