Anamaria Santana da Silva

Atualmente, é professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, política pública, educação, pedagogia da infância e formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1999 - 2003

Universidade Estadual de Campinas
Título: A professora de Educação Infantil e sua formação universitária
Ana Lúcia Goulart de Faria. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: educação infantil; formação de professores; pedagogia; pedagogia da infância.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Mestrado em Educação

1995 - 1997

Universidade Estadual de Campinas
Título: Políticas de Atendimento às crianças pequenas em mato grosso do Sul (1982-1989),Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Lucia Avelar
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: educação infantil; educação infantil, política pública; estado, política educacional, democracia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Educação Pré-Escolar e Fundamental.

Graduação em Pedagogia

1986 - 1989

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Formação complementar

2000 - 2000

Viagem de estudos/escolas de infância de Reggio Em. , Reggio Children, RC, Itália.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Organização de eventos

SILVA, A. S. . XII ENCONTRO REGIONAL DA ANPED. 2014. (Congresso).

SILVA, A. S. . GRUPECI- Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. 2014. (Congresso).

SILVA, A. S. . II Seminário externo do GEPIEI. 2014. (Congresso).

SILVA, A. S. . II Seminario dos cursos de Especialização em Educação Infantil. 2014. (Outro).

SILVA, A. S. . XI Encontro de pesquisa em educação da ANPED-CO. 2012. (Congresso).

SILVA, A. S. ; RODRIGUES, S. A ; SALOMAO, E. ; SAMBUGARI, Marcia R. . IV Encontro de Políticas Públicas e Práticas de Formação de Professores. 2011. (Congresso).

SILVA, A. S. ; RODRIGUES, S. A . II Coloquio de pesquisa. 2010. (Outro).

SILVA, A. S. ; SAMBUGARI, Marcia R. . Semana de integração da primeira turma de educação física do Campus do Pantanal. 2009. (Outro).

SILVA, A. S. ; KASSAR, M. M. ; SENNA, E. . Política educacional e outras politicas sociaisdo estado de Mato Groso do Sul na decada de 1990. 2007. (Congresso).

SILVA, A. S. . Encontro de pedagogia: 40 anos formando educadores. 2007. (Congresso).

KASSAR, M. M. ; SALOMAO, E. ; SILVA, A. S. . II Congresso do CREIA. 2006. (Congresso).

SILVA, A. S. . Curso "Escola que protege". 2006. (Outro).

KASSAR, M. M. ; SILVA, A. S. . Seminário avaliativo- Projeto OIT/CREIA. 2005. (Outro).

SILVA, A. S. . I Congresso do CREIA. 2004. (Congresso).

Participação em eventos

28 Simposio Mundial da OMEP.A brincadeira na educação infantil: direito das crianças pequenas. 2012. (Simpósio).

III Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infancias: politicas e desafios na produção da pesquisa.Creche e pré-escola: lugar de brincar e aprender. 2012. (Seminário).

XI Encontro de pesquisa em educação da ANPED-CO.Professores e crianças como sujeitos na construção da pedagogia da educação infantil. 2012. (Encontro).

VIII CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INFÂNCIA, JUVENTUDE E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: AS EXPERÊNCIAS MONTESSORIANAS. 2010. (Congresso).

VII Seminario Internacional de Direitos Humanos.A criançae a escola em comunidades não urbanas: o direito à educação e a diversidade cultural. 2010. (Seminário).

X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE.XXX. 2010. (Encontro).

XV ENDIPE.Formação epraticadocente na educação infantil: experiencias em MS. 2010. (Encontro).

I Seminario sobre o abuso e dependencia de drogas entre crianças e adolescentes.Atenção integral a usuarios de alcool e outras drogas: a importancia do trabalho intersetorial. 2009. (Seminário).

Semana de integração da Primeira turma de educação física do Campus do Pantanal.Vida academica: o movimento estudantil. 2009. (Seminário).

V Congresso Paulista de Educação Infantil. xx. 2009. (Congresso).

19 º Encontro estadualde Educação infantil- 5º Seminario Internacional da OMEP/BR/MS.Aulas passeio: teoria e prática na formação de professores. 2008. (Encontro).

19 º Encontro estadualde Educação infantil- 5º Seminario Internacional da OMEP/BR/MS.O profissional da educação infantil: as atendentes de creche no município de Corumbá-MS. 2008. (Encontro).

19 º Encontro estadual de Educação infantil- 5º Seminario Internacional da OMEP/BR/MS.Formação continuada de profissionais da educação infantil: limites e possibilidades das ações nos municípios de MS. 2008. (Encontro).

1 Seminário Internacional de educação "Temas da infancia: diversidades educacionais no contexto da Amazonia legal matogrossesnse".Formação de professores. 2008. (Seminário).

9 Encontro de pesquisa em educação da ANPED -CO.Ações das secretarias de educação, asistencia e saúde o espaço da creche: o caso do municipio de Corumbá- MS. 2008. (Encontro).

9º Encontro de Pesquisa em educação da ANPED CO.Profissionais da educação infantil: conhecendo as atendentes de creche do município de Corumbá-MS. 2008. (Encontro).

II Encontro de Politicas e práticas de formação de professores/ III Encontro estadual da ANFOPE.As escolas ribeirinhas de Corumbá: ensinando e aprendendo com as crianças do Pantanal. 2008. (Encontro).

I seminario de grupos de pesquisa sobre crianças e infancias: tenencias e desafios contemporaneos- ! GRUPECI.CREIA. 2008. (Seminário).

18 de maio.Ações para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. 2007. (Encontro).

Encontro de pedagogia: 40 anos formando educadores.O FUNDEB e as mudanças no financiamento da educação básica. 2007. (Encontro).

Encontro de pedagogia: 40 anos formando educadores.Práticas pedagógicas de sucesso na educação infantil. 2007. (Encontro).

Encontro de pedagogia: 40 anos formando educadores.Comunicações orais- mesa 3. 2007. (Encontro).

Reunião ampliada do Forum Permanente de Educação Infantil.Fomação de profissionais para a educação infantil. 2007. (Encontro).

Seminário Políticas públicas em MS nos anos de 1990.Educação e assistência às crianças de 0 a 6 anos de idade nos municípios de MS. 2007. (Encontro).

V Jornada de Educação da UEMS.A educação infantil no contexto das políticas educacionais. 2007. (Encontro).

XV Semana da Educação- A educação para o capital e a educação para além do capital.A teoria na prática é outra?. 2007. (Encontro).

I Forum de estudante de psicologia.O movimento estudantil. 2006. (Encontro).

I Forum de estudantes oriundos das camadas populares.Educação e políticas públicas. 2006. (Encontro).

Semana de Letras.A responsabilidade social do professor. 2006. (Encontro).

VIII Encontro de Pesquisa em educação da região centro-oeste.Formação de profisionais para educação infantil: tendências e perspectivas atuais. 2006. (Encontro).

III Jornada de educação de MS. Política educacional brasileira: reforma, inclusão e financialmento. III Jornada de educação de MS. Política educacional brasileira: reforma, inclusão e financialmento. 2005. (Congresso).

VIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. Modos de ser do educador: artes e técnicas, ciências e políticas. VIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. Modos de ser do educador: artes e técnicas, ciências e políticas. 2005. (Congresso).

Encontro de Pedagogia.O profissional de educação infantil. 2004. (Encontro).

I Congresso Internacional de educação e desenvovimento humano. I Congresso Internacional de educação e desenvovimento humano. 2004. (Congresso).

II Congresso do CREIA. Políticas públicas para a criança pequena no Brasil. 2004. (Congresso).

14º Encontro estadual da OMEP.14º ENCONTRO ESTADUAL DA OMEP. 2003. (Encontro).

I Encontro de educação sobre questões regionais do Mato Grosso do Sul.I Encontro de educação sobre questões regionais do Mato Grosso do Sul. 2003. (Encontro).

II Conferência Intermunicipal dos direitos da criança e do adolescente. 2003. (Encontro).

III COPEDI Pedagogia da Infância; exigências de um novo tempo.III COPEDI. 2003. (Encontro).

IV EPECO.VI EPECO. 2003. (Encontro).

14º Congresso Nacional da OMEP. 14º Encontro Nacional da OMEP. 2002. (Congresso).

Encontro de Ciencias da Educação.Encontro de Ciencias da Educação. 2001. (Encontro).

Encontro Estadual de Educação Infantil.Encontro Estadual de Educação Infantil. 2001. (Encontro).

I Ciclo de palestras de Educação infantil de MS.I Ciclo de palestras de Educação infantil de MS. 2001. (Outra).

I Encontro de Creches de Corumbá.I Encontro de Creches de Corumbá. 2001. (Encontro).

III Encontro Estadual de Educação da região Centro-oeste.III Encontro Estadual de Educação da região Centro-oeste. 2001. (Encontro).

I Seminário: Infância e educação infantil.I Seminário: Infância e educação infantil. 2001. (Seminário).

Semana da Pedagogia do IESF.Semana da Pedagogia do IESF. 2001. (Encontro).

Seminário Internacional de educação de Campinas.Seminário Internacional de educação de Campinas. 2001. (Seminário).

Encontro Estadual Paulista de Formação de Profesores.Encontro estadual paulista sobre política de formaçãp de professores. 2000. (Encontro).

II Congresso Paulista de Educação Infantil. II Congresso Paulista de Educação Infantil. 2000. (Congresso).

22ª Reunião Anual da ANPED. 1999. (Congresso).

Educação Infantil pós LDB. 1999. (Seminário).

VII Jornada de educadores. 1999. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Layse Aparecida Herrera Cassanha

SALOMAO, E.;SILVA, A. S.; OLIVEIRA, M.. Historia do atendimento à infância: o SAMC em Corumbá.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum

SILVA, A. S.; SALOMAO, E.; ROCHA, M. S. P. M. L.. Ensino Fundamental de nove anos: a Legislação e os (des) caminhos percorridos. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Milene Machado Ribeiro

SILVA, A. S.; ESPINDOLA, A. L.; SALOMAO, E.. A escolarização nos meios populares:do acesso à sobrevivencia escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGE-CPAN) - UFMS.

Aluno: Ana Carolina Pontes Costa

SALOMAO, E.;SILVA, A. S.; KASSAR, M. M.; SILVA, R.. Trajetórias sociais de jovens que vivenciaram o processo de desligamento por maioridade de abrigos institucionais. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Thatiana Pecora

SILVA, A. S.; SALOMAO, E.; MARTINS, L.R.. Infância, educação e crianças acolhidas: o olhar de professoras das escolas públicas de Corumbá/MS. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Arlei Guedes de Souza Arruda

SILVA, A. S.; ESPINDOLA, A. L.; PRADO, P.D.. Educação Infantil: dos direitos legais à prática cotidiana. 2011. Dissertação (Mestrado em PPGE-CPAN) - UFMS.

Aluno: Lucimeire M

Cintra, R;SILVA, A. S.. de Freitas. O ensino da dança nas escolas municipais de CORUMBÁ-MS: realidade e contradição. 2011. Dissertação (Mestrado em PPGE-CPAN) - UFMS.

Aluno: Fe de Souza

ESPINDOLA, A. L.;SILVA, A. S.. Letramento na educação infantil. 2011. Dissertação (Mestrado em PPGE-CPAN) - UFMS.

Aluno: Celia Maria Sampaio de Carvalho Carneiro

ESPINDOLA, A. L.;SILVA, A. S.; PEIXOTO, E.M.M.. O lazer nos parametros curriculares nacionais. 2011. Dissertação (Mestrado em PPGE-CPAN) - UFMS.

Aluno: MICHELLE ALVES MÜLLER PROENÇA

Cintra, R;SILVA, A. S.. Ludicidade na Educação Infantil: Relações da prática Docente no processo de aprendizagem da criança no municipio de Coxim-MS. 2011. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - UFMS.

Aluno: Katiuscia Oshiro Igarashi

MARTINS, L.R.; PAVAN, R.;SILVA, A. S.. A formação de professores para a infancia em Campo Grande-MS: concepções e práticas de educadores apos a habilitação em educação infantil. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Patricia Borges Tenório Noleto

Nozaki Hajime T.;SILVA, A. S.; Frigoto, G. A educação e o processo da intersetoraliedade: um estudo do atendimento destinado aos adolescentes que cumprem medidas socio educativas de liberdade assistida em Campo Grande- MS. 2010. Dissertação (Mestrado em PPGE-CPAN) - UFMS.

Aluno: Jucilene de Souza Ruiz

SILVA, A. S.; OLIVEIRA, M.; Espídola, M. D.. Políticas sociais integradas e a educação infantil na creche: limites e possibilidades da gestão local. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Joseane Maria Parice Bufalo

FARIA, A. L. G.;SILVA, A. S.; Arelaro, L. R. G.. Nem só de salário vivem as docentes de creche:de creche: Em foco as lutas do Sindicato dos Trabalhadores no serviço público municipal de Campinas ( STMC -1988-2001). 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho

SILVA, A. S.; FARIA, A. L. G.; ALERALO, L.; HOLFLING, E. M.; PALHARES, M. S.. Políticas nacionais de educação infantil: Mobral, educação pré-escolar e a Revista Criança. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mirian Lange Noal

FARIA, A. L. G.;SILVA, A. S.. As crianças guarani kaiowas:o mita reko na aldeia Pirakua/MS. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Anizia Aparecida Nunes

SILVA, A. S.; ALVES, N. N. L.. A gestão em educação infantil: politicas e praticas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - UFMS.

Aluno: Tammi Flavie Peres Borges

SILVA, A. S.; ESPINDOLA, A. L.. Olhares e desejos sobre a Educação Infantil: as percepções das crianças nas pesquisas científicas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE-CPAN) - UFMS.

Aluno: Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum

SILVA, A. S.; SALOMAO, E.; ROCHA, M. S. P. M. L.. Ensino Fundamental de nove anos: a Legislação e os (des) caminhos percorridos. 2013.

Aluno: Antonia Rozenil Pinto da Silva

SILVA, A. S.; SALOMAO, E.;RUIZ, J.. "A importância da brincadeira na educação ionfantilk- creche",. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - UFMS.

Aluno: Cartilene Ana Diniz

SILVA, A. S.; COUGO, A. C.; SAMBUGARI, M. R. N.. "Trilha ecológica: aprendizagem e interação na educação infantil do campo",. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - UFMS.

Aluno: Deyse Benedito Leite

SILVA, A. S.; Arruda, A G S;RUIZ, J.. "CADA CRIANÇA NO SEU PRÓPRIO TEMPO: O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - UFMS.

Aluno: Lígia Barbara Azevedo

SILVA, A. S.; Souza, Arlei G.; CARNEIRO, C. M. S. C.. "RELAÇÃO PROFESSOR-CRIANÇA NO BRINCAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - UFMS.

Aluno: Maria Franciane Bezerra de Oliveira

SILVA, A. S.; Arruda, A G S;RUIZ, J.. "O PRÉ-ESCOLAR É PARA ALFABETIZAR OU APRENDER BRINCANDO?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - UFMS.

Aluno: Tammi Flavie Peres Borges

SILVA, A. S.; RODRIGUES, S. A. "AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NO CONTEXTO BRASILEIRO (1998 a 2013). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - UFMS.

Aluno: Yelluska Alvarenga Lima

SILVA, A. S.; REBELO, A. S.; MONDINI, C. E. C. M.. A ARTE DE DESENHAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - UFMS.

Aluno: Marciene Pereira Garcia

SILVA, A. S.; VIEIRA, L.; RODRIGUES, S. A. Prática pedagógica do ensino de artes no cotidiano de uma escola pública de Educação Infantil no município de Corumbá.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Tatiane Mendes

SILVA, A. S.; MAIOLINO, E.; HENRIQUE, E.. Educação Infantil e a Matemática: Brincar e aprender. 2012 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Márcia Cristina Capistrano da Rosa

SILVA, A. S.; LATORRE, B.; ALMEIDA, I.. Os gêneros textuais: oralidade e letramento na Educação Infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ligia Amarilio

RUIZ, J.SILVA, A. S.; Souza, Arlei G.. O cuidar e educar na concepção de professores e atendentes. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Shirley Oliveira

FERREIRA, I.F.;SILVA, A. S.; Souza, Arlei G.. A contribuição do teatro de bonecos no exercício dialógico da criança como sujeito histórico. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rosineide Silva

SAMBUGARI, Marcia R.;SILVA, A. S.; RODRIGUES, S. A. O espaço físico destinado às instituições de educação infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jessica Samaniego

SAMBUGARI, Marcia R.;SILVA, A. S.; RODRIGUES, S. A. Educação infantil-espaço de aprender e brincar: a importância do espaço físico na aprendizagem da criança. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Valéria Lopes dos Santos

SILVA, A. S.; SALOMAO, E.; COSTA, Carmen A. S.. A inclusão é para todos ou so para alguns?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação comunitária) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Norma Beppler Penido da Silva

SILVA, A. S.. Contexto /escolar e família: Envolvimento necessário. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed. inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Soraia da Silva Moraes

SILVA, A. S.. Violência no contexto familiar: Conseqüências para o processo ensino-aprendizagem de crianças do ensino fundamental. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed. inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Aparecida Donizete da Silva

SILVA, A. S.. O negro nos livros didáticos na visão de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino de Corumbá-MS. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed. inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Laudicéia leite larocca

SILVA, A. S.. A estrutura familiar de crianças atendidas nas creches do município de Corumbá- MS. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed. inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Alexandra Telma Barbosa

SILVA, A. S.. Brincadeiras e artes como formas de desenvovimento e expressão da criança de 0 a 6 anos nas creches e pré-escolas das escolas da rede municipal de Corumbá-MS. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed. inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Silvia Peixoto de Lima

SILVA, A. S.. Adolescência, abrigo e trabalho: um registro de resilência. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Adolescência, educação e trabalho) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Valéria Vallin Zefrin

SILVA, A. S.. O processo de separação dos pais na visão dos adolescentes. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Adolescência, educação e trabalho) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Nilza Silva de Aquino

SILVA, A. S.. Corumbá, além do porto. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Integração Latino-americana: política, estratégia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rita Auxiliadora Pedraça

SILVA, A. S.. Creche-família :limites e possibilidades de uma relação. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Angélica Silva Da Cruz

SILVA, A. S.; SALOMAO, E.; ARAUJO, J. S.. A percepção do professor sobre seu papel como educador do campo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS.

Aluno: Áquila Rosângela Freire Ribeiro

SILVA, A. S.; NERY, M. A. F.; VIERA, L. C.. A Música, a Criança e a Escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS.

Aluno: Catarine Fabiana Burgos Rojas

SILVA, A. S.; RUIZ, J. S.; BORGES, T. F. P.. O cuidar e o educar no cotidiano da creche. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS.

Aluno: Karine Pinto Leiva

SILVA, A. S.; COSTA, A. C. P.; SAMBUGARI, M. R. N.. Motivos do acolhimento e desacolhimento institucional: consonâncias e dissonâncias com o estatuto da criança e do adolescente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS.

Aluno: Mariana Gomes Duarte

SILVA, A. S.; COSTA, A. C. P.; RIEDNER, D. D. T.. A garantia do direito ao convívio familiar e comunitário dos adolescentes acolhidos no município de Corumbá/MS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS.

Aluno: Rosimare Apontes

SILVA, A. S.; RUIZ, J. S.; ARAUJO, J. S.. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil do campo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS.

Aluno: Viviane Do Nascimento Pinto

SILVA, A. S.; RODRIGUES, S. A;RUIZ, J.. CUIDAR E EDUCAR: A VISÃO DAS ATENDENTES DE CRECHE DE CORUMBÁ/MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS.

Aluno: Eliane Castro Castello dos Santos

SILVA, A. S.RUIZ, J.; Augusto, J. A inclusão de Crianças com deficiência na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS.

Aluno: Tammi Flávie P

SILVA, A. S.; FRANCA, D.; RODRIGUES, S. A. B. de Souza.A ESCOLA DOS ?MEUS? SONHOS: HÁ ?LUXO? NO FIM DO TÚNEL?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS.

Aluno: Jessica Alvarenga Lima e Ligia Amarilho Cruz

RUIZ, J.SILVA, A. S.; RODRIGUES, S. A. Matematica, jogos e brincadeiras na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Kelly Patricia Carneiro da Costa e Pricila Pereira de Arruda

SILVA, A. S.RUIZ, J.; AMANCIO, C.. A criança ribeirnha: seu cotidiano, contexto e sonhos. O caso da comunidade da Barra de São Lourenço. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Claudiane De Barros Villa Verde

RODRIGUES, S. A;RUIZ, J.SILVA, A. S.. O brincar nos discursos cinetíficos da ANPED de 1998 a 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Luiz Alexandro G

SILVA, A. S.; SENNA, E.; SAMBUGARI, Marcia R.. C. Duarte e Wagener Farias Torres.A presença do sexo masculino no magisterio da educação infantil e series iniciais nas escolas municipais de Corumbá-MS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Alessandro Marcon da Silva

ESPINDOLA, A. L.;SILVA, A. S.; Nozaki Hajime T.. Luz do túnel, adolescentes e mercado de trabalho: considerações sobre a mão de obra do aprendiz em Três Lagoas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Dorothi dos Santos Modolon Duarte

Arruda, A G S; FABI, S. G.;SILVA, A. S.. A inserção do deficiente auditivo na rede publica de Corumbá- MS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Genise Moraes Castelo; Maria Aparecida Silva dos Santos

KASSAR, M. M.; SALOMAO, E.;SILVA, A. S.. Deficiencia e linguagem: uma alternativa possível. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Leticia Marques de Souza; Lucymeire Hamad

SALOMAO, E.;SILVA, A. S.. Fracasso escolar na visão e professores das escolas municipais de Corumbá- MS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Taciana de Carvalho Migueis

FABI, S. G.;RUIZ, J.SILVA, A. S.. O PERFIL DAS ATENDENTES DE CRECHES NO MUNICÍPIO DE cORUMBÁ- MS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Crisley Monteiro; Kelly Fernanda Mancilha

SILVA, A. S.. Perfil dos academicos do curso de pedagogia do Campus de Corumbá- a questão do acesso e permanência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Eliane Pereira Pierri e Nilza da Silva souza Mecias

FABI, S. G.;RUIZ, J.SILVA, A. S.. A literatura infantil nas series inicias do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: ADRIANA DA SILVA GOMES GONÇALVES

ESPINDOLA, A. L.;SILVA, A. S.. Revivendo a infancia: brinquedos e brincadeiras na lembrança de velhos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Cristiane Montnegro de Araújo e Edith Fany Jobbins

SILVA, A. S.; SENNA, E.; NERY, M. A. N. F.. Artes nas séries iniciais do ensino fundamental nas escolas das redes de ensino (pública e privada) de Corumbá-MS:como está sendo desenvolvida?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Cristiane Rodrigues Monteiro/Ligia Maldonado Garcia

SILVA, A. S.; FABI, S. G.. Aprendizagem: um estudo de terorias da psicologia que dão suporte à prática pedagógica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Rosiclea Toniazzo

SILVA, A. S.; SALOMAO, E.; Santos. Letramento: condiconantes que interferem em sua construção e a questão da alfabetização nas series iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SILVA, A. S.; CORDEIRO, C. Concurso público para professor assistente- educação especial. 2011. UFMS.

SILVA, A. S.. Concurso público para professor assistente- Pesquisa e políticas educacionais. 2009. UFMS.

SILVA, A. S.; OLIVEIRA, M.; Xavier, C.. Concurso público para professor assitente- Educação infantil. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SILVA, A. S.; ESPINDOLA, A. L.. Seleção para professor assistente- Educação/Metodologia do ensino. 2006. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SILVA, A. S.; ESPINDOLA, A. L.. Seleção para professor adjunto- Políticas públicas para a educação infantil. 2005. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SILVA, A. S.; SALOMAO, E.; FERREIRA, I.F.. Seleção de profesor substituto. 2010. UFMS.

SILVA, A. S.; BEZERRA, A O. Comissão avaliadora 'Profesor por excelencia'. 2010. Prefeitura Municipal de Corumbá.

SILVA, A. S.; SALOMAO, E.; RODRIGUES, S. A. Seleção para professor substituto DED/CPAN/UFMS. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ESPINDOLA, A. L.; KASSAR, M. M.; Nozaki Hajime T.; SALOMAO, E.;SILVA, A. S.; SENNA, E.; Xavier, C.. Seleção dos candidatos ao Progranma de pos graduação CPAN-UFMS 2010. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ESPINDOLA, A. L.; KASSAR, M. M.; SALOMAO, E.; SENNA, E.;SILVA, A. S.. Seleção doscandidatos ao curso de Mestrado em educação/Educação social UFMS/CPAN. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SILVA, A. S.; Xavier, C.. Seleção dos candidatos ao curso de Mestrado em Educação- UFMS/CCHS. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SALOMAO, E.;SILVA, A. S.; NERY, M. A. F.. Concurso para professor substituto DED-CPAN-UFMS. 2007. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SILVA, A. S.. Seleção para professor substituo DED/CPAN. 2006.

SILVA, A. S.. Seleção para professor substituto DED/CPCO/UFMS. 2005. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SILVA, A. S.; SALOMAO, E.; KASSAR, M. M.. Seleção dos candidatos ao curso de Especialização em Educação básica na perspectiva da educação inclusiva. 2004. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

SILVA, A. S.; FABI, S. G.; SILVA, D. C.. Seleção para professor substituto DED/CPCO/UFMS. 2004. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Orientou

Valéria Aparecida Benites de Oliveira Cabral

Políticas de Formação de profissionais para a educação infantil: o PROINFANTIL no município de Corumbá-MS; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Cleide Marcelina Marçal de Abreu

A origem das escolas no pantanal como proposta de erradicação do trabalho infantil; 2018; Dissertação (Mestrado em PPGE-CPAN) - UFMS,; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Mirian Bastos de Oliveira da Cruz

A ciranda dos jogos e brincadeiras com histórias, como agentes socializadores nas falas das crianças ribeirinhas; 2018; Dissertação (Mestrado em PPGE-CPAN) - UFMS,; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Marilene Rodrigues Mendes

A representação do negro na literatura infantil no contexto escolar; 2017; Dissertação (Mestrado em PPGE-CPAN) - UFMS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Maria de Fátima Ribeiro

Cuidado e educação de crianças pequenas: entre o imaginário e a realidade na perspectiva das famílias de crianças de 0 a 3 anos moradoras do campo; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Tammi Flavie Peres Borges de Souza

A EDUCAÇÃO INFANTIL NA VISÃO DAS CRIANÇAS; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Geraldo Garbelini

Possibilidades e Limites na Educação do Campo: um retrato da prática educativa numa escola (em tempo) integral; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

CLAUDIA NATACHA BASSI DAGEL

PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME: POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NO MUNICÍPIO DE CORUMBA-MS; 2015; Dissertação (Mestrado em PPGE-CPAN) - UFMS,; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Ivanilde

Direito das crianças de zero a três: A voz das mães das crianças pequenas e dos gestores das políticas sociais em Manaus; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Kelly Patricia Costa

Aspectos sociais, economicos e culturais das comunidades ribeirinhas; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Maria do Carmo Provezan

A organização do 1º ano do ensino fundamental de nove anos da rede pública municipal de Corumbá/MS; 2013; Dissertação (Mestrado em educação) - UFMS,; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Thatiana Teixeira Pécora

A concepção das professoras em relação às crianças abrigadas; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Arlei Guedes de Souza Arruda

Educação infantil: dos direitos legais à Prática cotidiana em um CEI da rede pública municipal de CORUMBÁ-MS; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Ana Cristina Saad Leite Coelho Lima

Políticas de atendimento em saúde para a criança de 0 a 9 anos no município de Corumbá-MS; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação/Educação social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Jucilene de Souza Ruiz

Políticas sociais integradas e a educação infantil na creche: limites e possibilidades da gestão local; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Jucilene de Souza Ruiz

Políticas públicas nas creches municipais de Corumbá- MS: as ações na area da educação, assistência e saúde; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Deise B

L; Mônaco; O periodo de adaptação; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Yelluska Alvarenga Lima

A arte de desenhar na educação infantil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Lígia Bárbara de Azevedo

Lígia Bárbara de Azevedo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Márcia Cristina Capistrano da Rosa

Os gêneros textuais: oralidade e letramento na educação infantil; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Tatiane Cecília de Lima Martins Sales

Alfabetização na pré-escola: entre concepções e práticas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Tatiane Candia Mendes

Educação infantil e a matemática: brincar e aprender; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação infantil) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Valéria

A INCLUSÃO É PARA TODOS OU SOMENTE PARA ALGUNS?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação comunitária) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Hiltania Aparecida de Almeida

A arte na visão das crianças; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte escolar) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Neide Leones

Arte e inclusão; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte escolar) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Josenely O

Barros Alves; Mães; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed; inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Lidia de Almeida Rodrigues

A agressividade e as crianças da pré-escola; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed; inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Elzhilene de Souza Torres

Inclusão ou exclusão: relato de uma experiência pedagógica na educação do deficiente auditivo; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed; inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Márcia Cristina Capistrano

Alfabetização e letramento: um ponto a se repensar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed; inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Valéria Maria Almeida da Nóbrega

A creche na visão dos pais em Ladário- MS; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed; inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Sebastiana Lucas Maciel

Repetência de alunos de 1º e 5ª série do ensino fundamental do ano de 2002 a 2004 da escola rural de Albuquerque- distrito de Corumbá- MS; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed; inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Rosa Maria da Silva

Crianças da zona rural com necessidades especiais: o acesso aos recursos educacionais; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed; inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Gisele Tavares Bernal

Inclusão e aprendizagem do deficiente mental nas escolas públicas de Corumbá- MS; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica na perspectiva da ed; inclusiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Sivia Peixoto de Lima

Adolescência, abrigo e trabalho: um registro de resilência; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Adolescência, educação e trabalho) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Rita Auxiliadora Pedraça

Creche-família: limites e possibilidades de uma relação; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação básica) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Laís Fernanda Corre Bazan

A escolarização dos trabalhadores catadores de materiais recicláveis; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Karla dos Santos Pereira; Alex Stefani dos Santos

A MAIOR RIQUEZA DO HOMEM É SUA INCOMPLETUDE: CRIANÇAS E ADULTOS RECONSTRUINDO O COTIDIANO DA CRECHE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Josiane de Souza Meaurio

O ato de brincar na educação infantil em um CEI de Corumbá: contribuições pra o desenvolvimento da criança; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Juceli Guimarães da Silva Barbosa

A educação no assentamento Mato Grande na visão dos professore e moradores; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Angélica Silva Da Cruz

A percepção dos professores sobre seu papel como educador do campo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Catarine Fabiana Burgos Rojas

O cuidar e o educar no cotidiano da creche; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Rosemeire Apontes

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Maria de Fátima Ribeiro

A educação infantil no campo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS, Ministério da Educação- Conexões; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Lauriana Nascimento Alves Alencar

FUNÇÃO DA ATENDENTE DE CRECHE NO MUNICÍPIO DE LADÁRIO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Mauricéia de Campos Gomes Santos

O processo ensino-aprendizagem do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, das escolas públicas municipais de Corumbá- MS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Danielly Carolinne Freire de Oliveira

Viver a Infância e ser criança na casa de acolhimento em Corumbá/MS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Priscila Leite de Freitas

Crianças em Vulnerabilidade Social: A Desnutrição na primeira Infância no Município de Corumbá ? MS; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Tatiana da Silva Ramos Batista

?A gente brinca de bicho, a gente corre, pula se diverte? A educação infantil na visão das crianças; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Iasmin Cristina dos Santos Carmo

Ensino Fundamental de Nove Anos: o olhar do professor que atua no 1º Ano; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Tammi Flávie P

B; de Souza; A escola dos ?meus? sonhos: há ?luxo? no fim do túnel?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Eliane Castro Castello dos Santos

A inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Viviane Do Nascimento Pinto

Cuidar e educar: a visão das atendentes das creches de Corumbá; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Luis Alexandro Gomes da Cruz Duarte e Wagner Farias Torres

A presença do sexo masculino no magistério das séries inciais e educação infantil nas escolas do município de Corumbá; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Kely Patricia Carneiro da Costa e Pricila Aparecida Pereira

A criança ribeirnha: seu cotidiano, contexto e sonhos; O caso da comunidade de São Lourenço; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Jessica Alvarenga Lima e Ligia Amarilho Cruz

Matemática, jogos e brincadeiras na educação infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Taciana Migueis

O perfil das atendentes das creches municipais de Corumbá-MS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Crisley Monterio; Kely Fernanda Mancilha

O perfil dos academicos do curso de pedagogia da UFMS- Campus do Pantanal: a questão do acessoe da permanência; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Eliane Pereira Pierri; Nilza da Silva Souza Mecias

A literatura infantil nas series inciais do ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Dalete de Souza Sales

Trajetória escolar de ex-alunos de cursinho do Programa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Ligia Derval dos Santos/Rosa

História da Creche Sta Rosa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Leila Saraiva /Darlene Mancilha

A ludicidade na educação infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Enedina dos Santos Moura

A criança e a ludicidade: o cotidiano deuma creche em Corumbá-MS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Noemi Feitosa

Aspectos jurídico-históricos do atendimento à criança no Brasil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Lizete de Arruda Carvalho

A importância da crehe para a família, a criança e a comunidade; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Consuelo Silva MArtinez

A função da pré-escola; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Tatiana da Silva Ramos Batista

A EDUCAÇÃO INFANTIL NA VISÃO DAS CRIANÇAS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - UFMS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

TAMMI FLAVIE

A educação infantil na visão das crianças; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em PEDAGOGIA) - UFMS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Jusley Monteiro de Sousa

Professores e crianças como sujeitos na construção da pedagogia da infancia; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Tammi Flávie P

B; Souza; Educação infantil:o processo de interação das crianças bolivianas em creches e pré-escolas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Juslei Monteiro

A criança ribeirinha; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Vanessa Costa e Tammie Flavie

A inclusão de crianças bolivianas em escolas mucipais de Corumbá-MS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Taciana Migueis

As assistentes das creches no município de Corumbá ?MS: quem são e o que fazem; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Fabiela Aparecida da Silva

DIREITO DA CRIANÇA: A CRECHE E SEU PAPEL NA SOCIEDADE E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Kênia Braz Alcântara

Programas de formação de profissionais da educação infantil em Mato Grosso do Sul; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Edith Fany Jobbins

Educação e assintência à criança de 0 a 6 anos de idade nos municípios de Mato Grosso do Sul; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Ronaldo Santana

O perfil do profissional de educação infantil no município de Corumbá-MS; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Crhistiane Montenegro de Araújo

O uso de brinquedos nas creches do município de Corumbá- MS; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Jucilene Ruiz

O profissional de educação infantil e a presença de duas práticas: o cuidar e o educar; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Asjhan Sadique Adi

A importância da ludicidade na construção da cultura infantil; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Lea Geller

A manifestação da cultura lúdica no contexto social social da criança trabalhadora na cidade de Corumbá; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Erica Lopes de Almeida

Os adultos frente às brincadeiras infantis: a concepção do brincar nos profissionais da educação infantil; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Mariana Patrícia soares de Oliveira

BOLSA PERMANENCIA; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

MAXCINNY NASCIMENTO DA SILVA

BOLSA PERMANENCIA; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Mariana Patrícia soares de Oliveira

BOLSA PERMANENCIA; 2014; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA) - UFMS, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Ingrid Loraini Alencar da Silva

BOLSA PERMANENCIA; 2014; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA) - UFMS, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

MAXCINNY NASCIMENTO DA SILVA

BOLSA PERMANENCIA; 2014; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA) - UFMS, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Vanessa de Almeida

BOLSA PERMANENCIA; 2014; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA) - UFMS, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Raisa Ruiz de Barros

BOLSA PERMANENCIA; 2014; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Patricia Cristina Dias de Oliveira

BOLSA PERMANENCIA; 2011; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Catarine Fabiana Burgos Rojas

BOLSA PERMANENCIA; 2011; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, Ministério da Educação- Conexões; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Tatiana da Silva Ramos Batista

BOLSA PERMANENCIA; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

ANANDA DE SOUZA MENDES

bolsa permanencia; 2010; Orientação de outra natureza - UFMS/PREAE, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Angélica Silva Da Cruz

Bolsa permanencia; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Catarine Fabiana Burgos Rojas

Bolsa permanencia; 2010; Orientação de outra natureza - UFMS/PREAE, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Danielly Caroline Freire De Oliveira

Bolsa permanencia; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Maria de Fátima Ribeiro

Bolsa permanencia; 2010; Orientação de outra natureza - UFMS/PREAE, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Pámela Oliveira De Carvalho

Bolsa permanencia; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Patricia Cristina Dias de Oliveira

Bolsa permanencia; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, MEC; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Melquilane Moraes da Conceição

Bolsa permanecia; 2009; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

JÉSSICA ALVAREZ DIAS

Bolsa permanecia; 2009; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Tatiana da Silva Ramos Batista

Bolsa permanecia; 2009; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Mauricéia de Campos Gomes Santos

Bolsa permanecia; 2009; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Nadya Souza Novaes

Bolsa permanecia; 2009; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Jusley Monteiro de Souza

Bolsa permanecia; 2009; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Tatiana da Silva Ramos Batista

BOLSA PERMANENCIA; 2009; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, Ministério da Educação- Conexões; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Mauricéia de Campos Gomes Santos

BOLSA PERMANENCIA; 2009; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, Ministério da Educação- Conexões; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Nadya Souza Novaes

BOLSA PERMANENCIA; 2009; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, Ministério da Educação- Conexões; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Debora,Pérsida V

Mercado;Letícia Marques;Junior R; dos S; R; Estagio nas series iniciais do ensino fundamental; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Tarissa Marques Rodrigues

Estagio nas series ininciais do ensino fundamental; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Kelly Fernanda Mancilha

Bolsa permanecia; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Rosicléia Toniazzo

Comunicação no campus II; 2007; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

CrisleyMonteiro,Dalete Salles,Marcilene Silva,JussaraSantos

POLÍTICAS SOCIAIS NA COMUNIDADE E AÇÕES DA UNIVERSIDADE; 2007; Orientação de outra natureza; (Pedagogia e Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Ministério da Educação- Conexões; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Eliane P

Pierre;Junior R; dos S; Rosales;Letícia Marques; Estagio nas series iniciais do ensino fundamental; 2007; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Lucymeire Hamad;Pérsida Vargas Mercado;Simoni Paulino R

Dia; Estagio nas series iniciais do ensino fundamental; 2007; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Taciana de Carvalho Miguéis; Tarissa Marques Rodrigues

Estagio nas series iniciais do ensino fundamental; 2007; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Jairto Saraiva Moreira

Professores do Assentamento Taquaral: trajetórias de vida e de formação; 2007; Orientação de outra natureza; (Pre-academico) - Fundação Ford, Fundação FORD; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Fabiela Aparecida da Silva

Atividades lúdicas com crianças; 2006; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Clodoaldo Porto

Cine-integração; 2006; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Rosicléia Tomiazzo

Comunicação no Campus; 2006; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Lilian Espínola

Educação e Compromisso social; 2006; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - UFMS/PREAE, UFMS; Orientador: Anamaria Santana da Silva;

Produções bibliográficas

  • GABERLINI NETO, G. ; SILVA, A. S. . Educação (em tempo) Integral: o Programa Mais Educação numa escola do campo no município de Corumbá/MS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 4, p. 1, 2019.

  • SILVA, A. S. ; GARBELINI NETO, G. ; LIMA, C. A. . Educação do Campo e Direitos Humanos: um levantamento das produções científicas nos últimos vinte anos no Brasil. PESQUISA EM FOCO (UEMA) , v. 22, p. 111, 2019.

  • SILVA, A. S. ; BORGES, T. F. P. ; RODRIGUES, S. A . Com olhos de criança: a metodologia de pesquisa com crianças pequenas no cenário brasileiro. Nuances (UNESP Presidente Prudente) , v. 25, p. 270-290, 2014.

  • SILVA, A. S. ; SOUZA, T F B . Crianças brasileiras na educação infantil brasileira. Textos e Debates (UFRR) , v. 21, p. 23-35, 2012.

  • SILVA, A. S. ; SOUZA, T F B . A escola dos sonhos: em busca do ponto de vista das crianças. Nuances (UNESP Presidente Prudente) , v. 21, p. 166-182, 2012.

  • SILVA, A. S. ; Arruda, A G S . Aulas-passeio: conhecimentos de geogafia na formação de professores. Revista GeoPantanal , v. 5, p. 103-114, 2010.

  • SILVA, A. S. ; SOUZA, B.D ; HOLANDA, R.S . As origens do atendimento à infância no estado de Mato Grosso: a Creche e lar Sta Rosa. Educação e fronteiras (UFGD) , v. v.2, n, p. 1-15, 2009.

  • SILVA, A. S. . O curso de pedagogia e a formação para a educação infantil. Pro-Posições (Unicamp) , Campinas- SP, v. 16, n.47, p. 159-176, 2005.

  • SILVA, A. S. . Estado, política social e atendimento à infância no Brasil. RE-Criação- Revista do CREIA-MS , Campo Grande- MS, v. 4/7, p. 7-18, 2003.

  • SILVA, A. S. . Fatos e fotos na educação infantil em Mato Grosso do Sul: anos 70. Intermeio (UFMS) , Campo Grande- MS, v. 8, n.15, p. 64-73, 2003.

  • SILVA, A. S. . Educação e Assistência: direitos de uma mesma criança. Pro-Posições (Unicamp) , Campinas- SP, v. 9, n.25, p. 42-57, 2000.

  • SILVA, A. S. . Creches e Pré-escolas em Mato Grosso do Sul. Revista Re- Criação , Campo Grande- MS, p. 20-28, 1998.

  • SILVA, A. S. ; Arruda, A G S . As crianças pequenas anunciam e manifestam: a educação infantil é nosso direito nas politicas e nas praticas cotidianas. 1. ed. saarbrücken: Novas edições academicas, 2014. v. 1. 146p .

  • SILVA, A. S. ; SENNA, E. (Org.) ; KASSAR, M. M. (Org.) . Exploração sexual comercial de crianças e adolescentes e tráfico para os mesmos fins: contribuições para o enfrentamento a partir de experiências em Corumbá (MS). 1. ed. Brasilia-DF: Editora OIT, 2005. v. 01. 173p .

  • SILVA, A. S. ; OLIVEIRA, M. . A Educação Infantil em Mato Grosso do Sul: histórias das práticas montessorianas. In: Alessandra Cristina Furtado; Elizabeth Figueiredo de Sá. (Org.). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE: Instituições educativas e fronteiras. 1ed.Cuiabá: EDufmt, 2015, v. 1, p. 221-236.

  • SILVA, A. S. ; SOUZA, T F B . Infância e fronteira: crianças brasileiras e bolivianas na educação infantil. In: CARMO, J. C.; BROSTOLIN, M. R.; SOUZA, N. M.. (Org.). Instituição escolar na diversidade. 1ed.Campinas: Mercado de letras, 2014, v. 1, p. 75-100.

  • SILVA, A. S. . Quem quer conversar sobre brincadeira pões o dedo aqui. In: GARMS, Gilza Maria; RODRIGUES, Silvia Adriana. (Org.). Temas e dilemas pedagógicos da educação infantil: desafios e caminhos. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2012, v. 1, p. 115-138.

  • SILVA, A. S. ; SOUZA, Jusley M. ; COSTA, Kelly P. ; ARRUDA,Pricila.A.P . Ifnancia e diversidade cultural. In: CARLOS HENRIQUE DE CARVALHO. (Org.). DESAFIOS DA PRODUÇÃO E DA DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO. 1ed.UBERLANDIA: EDUFU, 2012, v. 1, p. 23-47.

  • SILVA, A. S. ; SOUZA, T F B ; COSTA, V C . Educação na fronteira: crianças bolivianas em escolas brasileiras. In: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. (Org.). Diálogos com a diversidade: Desafios da formação de educadores na contemporaneidade. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2010, v. 1, p. 33-54.

  • SILVA, A. S. ; MONTEIRO, C. M. ; SALLES, D. S. . Politicas socias na comunidade e ações da universidade. In: BARBOSA, JORGE LUIZ; SOUZA, ANA INES; SOUZA E SILVA, JAILSON DE. (Org.). Praticas e saberes populares. 1ed.RIO DE JANEIRO: Ed. UFRJ, 2010, v. 1, p. 49-56.

  • SILVA, A. S. . A educação infantil no contexto das politicas educacionais. In: SILVA, Adriana R. ; NERES, Celi C.; STEIN, Nedina R.; SILVA, Milene B.. (Org.). Educação, politicas publicas e formação de professores. Campo Grande: Editora UNIDERP, 2008, v. 1, p. 125-136.

  • SILVA, A. S. . Educação infantil em Corumbá: avanços e recuos. In: NAVARRO, E; KASSAR, M.; DIAS,R; FONSECA, R.. (Org.). 40 anos do Campus do Pantanal: contribuições para o desenvolvimento regional. Campo Grande: Ed UFMS, 2007, v. 1, p. 123-136.

  • SILVA, A. S. . Práticas pedagógicas e a lógica da meritocracia. In: SILVA, Jailson de S.;BARBOSA, Jorge L.; SOUZA, Ana I.. (Org.). Práticas pedagógicas e a lógica da meritocracia na universidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006, v. , p. 120-128.

  • SILVA, A. S. . A formação profissional para a educação infantil:perspectivas e tendências atuais. In: SOUZA, Ana Aparecida A.; FRIAS, Regina B.. (Org.). O processo educativo na atualidade: fundamentos teóricos. Campo Grande-MS: Editora Uniderp, 2005, v. 1, p. 195-204.

  • SILVA, A. S. . Exploração sexual comercial de crianças e adolescentes: as ações para o enfrentamento dessa problemática em Corumbá (MS) e região. In: Ester Senna; Mônica de carvalho de Magalhães Kassar. (Org.). Exploração sexual comercial de crianças e adolescentes e tráfico para os mesmos fins: contribuições para o enfrentamento a partir de experiências em Corumbá (MS). Brasilia-DF: OIT, 2005, v. 01, p. 13-32.

  • SILVA, A. S. . Casa-escola: as contribuições da proposta montessoriana para a educação infantil. In: MACHADO, Maria Lúcia de A.. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002, v. , p. 257-267.

  • SILVA, A. S. . Recordando e Colando: as origens da educação infantil em MS. A educação da criança brasileira-1875-1983. Campinas: Editora Autores Associados, 2001, v. 1, p. 211-270.

  • SILVA, A. S. . Políticas de atendimento à criança pequena em MS. In: SENNA, Ester. (Org.). Política educacional na trajetória das polícas sociais. Campo Grande: Editora da UFMS, 2000, v. , p. -.

  • SANTOS, A. S. ; PEREIRA, K. S. ; SILVA, A. S. . A MAIOR RIQUEZA DO HOMEM É SUA INCOMPLETUDE: CRIANÇAS E ADULTOS RECONSTRUINDO O COTIDIANO DA CRECHE. In: no VII Congresso Paulista de Educação Infantil e III Simpósio Internacional de Educação Infantil, 2015, SAO CARLOS. no VII Congresso Paulista de Educação Infantil e III Simpósio Internacional de Educação Infantil. SAO CARLOS: UFSCAR, 2015. v. 1. p. 605-618.

  • GARBELINI NETO, G. ; BARROS, A. A. ; SILVA, A. S. . EDUCAÇÃO DO CAMPO - LIMITES E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. In: VI Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e II Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de MS, 2015, CAMPO GRANDE. VI Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e II Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de MS. CAMPO GRANDE: UCDB, 2016. v. 1. p. 67-85.

  • SILVA, A. S. ; RIBEIRO, F ; RODRIGUES, S. A . A CRECHE COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO E CUIDADO: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS. In: IV Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias, 2014, Goiânia ?GO. IV Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias. GOIANIA-GO: CEGRAF-UFG, 2014. v. 1. p. 1-20.

  • SILVA, A. S. ; RIBEIRO, M. F. . A educação infantil do campo: limites e perspectivas na visão de seus professores. In: IV Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias, 2014, Goiânia ?GO. IV Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias. GOIANIA-GO: CEGRAF-UFG, 2014. v. 1. p. 1-20.

  • SILVA, A. S. . Creche e pré-escola: lugar de brincar e aprender. In: III Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias: políticas e desafios na produção da pesquisa, 2012, Aracaju. III Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias: políticas e desafios na produção da pesquisa, 2012. v. 1. p. 12-20.

  • SILVA, A. S. ; Souza, Arlei G. . A brincadeira na educação infantil: direito das crianças pequenas. In: 28 Simposio Mundial da OMEP, 2012, Campo Grande. 28 Simposio Mundial da OMEP, 2012.

  • SOUZA, T F B ; SILVA, A. S. . ?Entre as paredes da escola?: o que as crianças vêem. In: IV Encontro de Políticas Públicas e Práticas de Formação de Professores, 2011, CORUMBÁ-MS. V Encontro de Políticas Públicas e Práticas de Formação de Professores, 2011. v. 1. p. 1-16.

  • SILVA, A. S. ; SOUZA, T F B . Criança, educação infantil e diversidade cultural. In: IV Encontro de Políticas Públicas e Práticas de Formação de Professores, 2011, CORUMBÁ-MS. V Encontro de Políticas Públicas e Práticas de Formação de Professores, 2011. v. 1. p. 1-16.

  • RIBEIRO, F ; SILVA, A. S. . Educação Infantil e as crianças do campo: dados preliminares. In: 1º Seminário internacional Campo, educação e diversidade, 2011, Dourados- MS. 1º Seminário internacional Campo, educação e diversidade, 2011. v. 1. p. 1.

  • COSTA, Kelly P. ; ARRUDA,Pricila.A.P ; SILVA, A. S. . O cotidiano, contexto e sonhos da criança ribeirinha. In: 1º Seminário internacional Campo, educação e diversidade, 2011, Dourados-MS. 1º Seminário internacional Campo, educação e diversidade, 2011. v. 1. p. 1-14.

  • SILVA, A. S. . Formação e pratica docente na educação infantil: experiencias em MS. In: XV ENDIPE, 2010, BELO HORIZONTE. XV ENDIPE Convergencias e tensões no campo da formação e do trabalho docente. BELO HORIZONTE: ED. UFMG, 2010. v. 1. p. 1-36.

  • GARCIA, W.S.O.A. ; SILVA, A. S. . PROGRAMA PROINFÂNCIA: AVANÇOS E LIMITES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS A EDUCAÇÃO INFANTIL. In: X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 2010, UBERLANDIA. X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE. UBERLANDIA: FACED-UFU, 2010. v. 1. p. 1-17.

  • Arruda, A G S ; SILVA, A. S. . O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: DAS PROPOSIÇÕES DAS LEIS ÀS AÇÕES PROMULGADAS. In: X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 2010, UBERLANDIA. X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE. UBERLANDIA: FACED-UFU, 2010. v. 1. p. 1-17.

  • LEITE, A.C.S. ; SILVA, A. S. . EDUCAÇÃO E SAUDE: PRINCÍPIOS DO MOVIMENTO HIGIENISTA. In: X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 2010, UBERLANDIA. X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE. UBERLANDIA: FACED-UFU, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • SILVA, A. S. ; OLIVEIRA, M. . PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL: AS EXPERÊNCIAS MONTESSORIANAS. In: VIII CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INFÂNCIA, JUVENTUDE E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2010, Sao Luiz-MA. VIII CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INFÂNCIA, JUVENTUDE E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. São Luiz: EDUFMA, 2010. v. 1. p. 1-17.

  • SILVA, A. S. ; ALMEIDA, H A ; RUIZ, J. . É comer nescau!- A arte na visão das crianças. In: 20º Encontro Estadual de educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental- 6º Seminário Internacional da OMEP/BR/MS, 2009, Campo Grande-MS. 20º Encontro Estadual de educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental- 6º Seminário Internacional da OMEP/BR/MS. Campo Grande- MS: Omep-Brasil, 2009. v. 1. p. 1-15.

  • SILVA, A. S. ; RUIZ, J. . Educação infantil na creche e políticas integradas de educação e saúde. In: 20º Encontro Estadual de educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental- 6º Seminário Internacional da OMEP/BR/MS, 2009, Campo Grande-MS. 20º Encontro Estadual de educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental- 6º Seminário Internacional da OMEP/BR/MS. Campo Grande-MS: Omep-Brasil, 2009. v. 1. p. 1-15.

  • SILVA, A. S. ; RUIZ, J. . Atendimento em creches durante o mês de férias: antigas questões e novas polêmicas. In: V COPEDI, 2009, SÃO PAULO. V COPEDI- V CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFATIL: BALANÇO DE UMA DÉCADA DE LUTA. São Paulo: Tac Art Ed., 2009. v. 1. p. 24-32.

  • RUIZ, J. ; SILVA, A. S. . POLÍTICAS SOCIAIS INTEGRADAS E A EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE: limites e possibilidades da gestão local. In: XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericno de Política e Administração da Educação, 2009, Vitória ES. Cadernos ANPAE. Vitória ES: Ed. UFES, 2009. v. 1. p. 1-14.

  • COSTA, V C ; SILVA, A. S. ; SOUZA, T F B . Fronteira e educação: crianças bolivianas nas escolas municipais de Corumbá-MS. In: III Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: História e diversidade, 2009, Dourados-MS. III Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: História e diversidade. Dourados-MS: Ed. UFGD, 2009. v. 1. p. 1-14.

  • AMANCIO, C. ; ARRUDA,Pricila.A.P ; COSTA, Kelly P. ; SILVA, A. S. . A criança ribeirinha: seu cotidiano, contexto e sonhos; o caso da comunidade da Barra do São Lourenço.. In: III Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: História e Diversidade, 2009, Dourados-MS. III Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: História e Diversidade. Dourados-MS: ed. UFGD, 2009. v. 1. p. 1-15.

  • SOUZA, Jusley M. ; SILVA, A. S. . A infância em Porto Esperança e Porto da Manga. In: III Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: História e diversidade, 2009, Dourados-MS. III Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: História e diversidade. Dourados-MS: Ed. UFGD, 2009. v. 1. p. 1-17.

  • TORRES, W.F. ; DUARTE, Luiz A.C. ; SILVA, A. S. . A presença do sexo masculino no magistério da educação infantil e séries iniciais nas escolas municipais de Corumbá - MS. In: III Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: História e diversidade, 2009, Dourados-MS. III Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: História e diversidade. Dourados-MS: Ed. UFGD, 2009. v. 1. p. 1-16.

  • GARCIA, W.S.O.A. ; SILVA, A. S. . Programa proinfância: avanços e limites das políticas públicas voltadas à educação infantil. In: III Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: História e diversidade, 2009, Dourados-MS. III Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores: História e diversidade. Dourados-MS: Ed. UFGD. v. 1. p. 1-20.

  • SILVA, A. S. ; RUIZ, J. . Formação continuada dos profissionais de educaçãoinfantil: limites e possibilidades das ações nos municípios de MS. In: 19 º Encontro estadualde Educação infantil- 5º Seminario Internacional da OMEP/BR/MS, 2008, Campo Grande. 19 º Encontro estadualde Educação infantil- 5º Seminario Internacional da OMEP/BR/MS. Campo Grande, MS: Ed. Oeste, 2008. v. 1. p. 147-160.

  • Arruda, A G S ; SILVA, A. S. . Aulas passeio; teoria e prática na formação de professores. In: 19 º Encontro estadualde Educação infantil- 5º Seminario Internacional da OMEP/BR/MS, 2008, Campo Grande-MS. 19 º Encontro estadualde Educação infantil- 5º Seminario Internacional da OMEP/BR/MS. Campo Grande-MS: Ed. Oeste, 2008. v. 1. p. 163-174.

  • SILVA, A. S. ; MIGUEIS, T. C. . Profissionais da educação infantil: conhecendo as atendentes de creche do município deCorumbá- MS. In: 19 Encontro de pesquisa em educação da ANPED -CO, 2008, Brasília. 19 Encontro de pesquisa em educação da ANPED -CO. Brasilia: Ed UNB, 2008. v. 1. p. 917-928.

  • SILVA, A. S. . AS ESCOLAS RIBEIRINHAS DE CORUMBÁ: aprendendo ensinando com as crianças do Pantanal. In: II Encontro de Politicas e práticas de formação de professores/ III Encontro estadual da ANFOPE, 2008, Campo Grande-MS. II Encontro de políticas e praticasde formação de professores/ III Encontro estadual da ANFOPE, 2008. v. 1.

  • MIGUEIS, T. C. ; SILVA, A. S. . O profissional da educação infantil: as atendentes de creche no município de Corumbá-MS. In: 19 º Encontro estadual de Educação infantil- 5º Seminario Internacional da OMEP/BR/MS, 2008, Campo Grande, MS. 19 º Encontro estadual de Educação infantil- 5º Seminario Internacional da OMEP/BR/MS. Campo Grande, MS: Ed. Oeste, 2008. v. 1. p. 196-206.

  • SILVA, A. S. . A teroria na prática é outra?. In: XV Semana de Educação- A educação para o capital e a educação para além do capital, 2007, Tres Lagoas. 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência. Campo grande- MS: Ed UFMS, 2007. v. 1. p. 32-40.

  • SILVA, A. S. . Criança e brinquedo: construindo os espaços na instituição creche. In: VII Jornada do HISTEDBR -A organização do trabalho didático na história da educação, 2007, Campo Grande-MS. VII Jornada do HISTEDBR. Campo Grande-MS: Ed. UNIDERP, 2007. v. 1. p. 1-15.

  • SILVA, A. S. . Educação infantil e o profissional que está sendo inventado. In: I Encontro de políticas e práticas de formação de professores/ II Encontro estadual da ANFOPE/, 2007, Campo Grande-MS. I Encontro de políticas e práticas de formação de professores/ II Encontro estadual da ANFOPE/. Campo Grande-MS: Editora UFMS, 2007. v. 1. p. 1-8.

  • SILVA, A. S. . Profissionais da educação infantil: formação prá que?. In: VIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. Modos de ser do educador: artes e técnicas, ciências e políticas, 2007, Àguas de Lindóia. VIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. Modos de ser do educador: artes e técnicas, ciências e políticas, 2005. v. 1. p. 133-141.

  • SILVA, A. S. ; Arruda, A G S . A natureza e o processo de ensinar e aprender ciência. In: Encontro de Pedagogia: 40 anos formando educadores, 2007, Corumbá-MS. Encontro de Pedagogia: 40 anos formando educadores. Campo Grande-MS: Ed. UFMS, 2007. v. 1.

  • SILVA, A. S. ; TONIAZZO, R. C. ; GARCIA, L. M. . Atividades lúdicas com crianças: a importância da interação. In: Encontro de Pedagogia: 40 anos formando educadores, 2007, Corumbá- MS. Encontro de Pedagogia: 40 anos formando educadores. Campo Grande-MS: Ed. UFMS, 2007. v. 1.

  • SILVA, A. S. ; ARAUJO, C. M. ; JOBBINS, E. F. . O espaço e o tempo para brinquedos e brincadeiras nas creches. In: Encontro de Pedagogia: 40 anos formando educadores, 2007, Corumbá-MS. Encontro de Pedagogia: 40 anos formando educadores. Campo Grande: Ed UFMS, 2007. v. 1.

  • SILVA, A. S. ; SANTOS, J S ; SILVA, M. ; MONTEIRO, C. M. ; SALLES, D. S. . Políticas sociais na comunidade e ações na universidade. In: Encontro de Pedagogia: 40 anos formando educadores, 2007, Corumbá. Encontro de Pedagogia: 40 anos formando educadores. Campo Grande: Ed UFMS, 2007. v. 1.

  • SILVA, A. S. ; RUIZ, J. . Os profissionais da educação infantil e a presença de duas práticas: o cuidar e o educar. In: I Encontro Internacional de políticas educacionais e formação de professores da América Latina e do Caribe, 2006, Juiz de Fora- MG. I Encontro Internacional de políticas educacionais e formação de professores da América Latina e do Caribe. v. 1.

  • SILVA, A. S. . A pedagogia, o curso de pedagogia e a formação para a educação infantil. In: VII Congresso Estadual Paulista sobre formação de professores, 2003, Marília. VII Congresso Estadual Paulista de formação de professores. Marília: UNESP, 2003. v. 1.

  • SILVA, A. S. . Educação e assistência: direitos de uma mesma criança. In: 14 Congresso Nacional de Educação Infantil, 2002, Campo Grande- MS. OMEP- !$ Congresso Nacional de Educação Infantil, 2002. v. 1. p. 41-42.

  • SILVA, A. S. . Formação de profissionais da educação infantil: Tendências e perspectivas atuais. In: VIII Encontro de Pesquisa em educação da região centro-oeste, 2006, Cuiabá- MT. VIII Encontro de Pesquisa em educação da região centro-oeste. v. 1. p. 64-64.

  • SILVA, A. S. ; RUIZ, J. . Ludicidade e cultura infantil. In: III Jornada de Educaçação do MS, 2005, Campo Grande. III Jornada de educação do MS. Campo Grande- MS: Editora UNIDERP, 2005. p. 5-5.

  • SILVA, A. S. . Profissionais da educação infantil: formação, prá que. In: VIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. Modos de ser do educador: artes e técnicas, ciências e políticas, 2005, Águas de Lindóia. VIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. Modos de ser do educador: artes e técnicas, ciências e políticas, 2005. v. 1. p. 170-170.

  • SILVA, A. S. ; RUIZ, J. . Os profissionais da educação infantil e a presença de duas práticas: o cuidar e o educar. In: VI Encontro de Inicaiação científica, 2005, Corumbá- MS. VI Encontro de Inicaiação científica, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, A. S. ; MOREIRA, J. S. . A reforma Agrária e a educação de jovens e adultos: o caso do PRONERA em MS. In: III Jornada de educação de MS. Política educacional brasileira: reforma, inclusão e financialmento, 2005, Campo grande. III Jornada de educação de MS. Política educacional brasileira: reforma, inclusão e financialmento, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, A. S. . Os cursos de pedagogia e a formação para a educação infantil: perspectivas e tebdências atuais. In: I Jornada de educação de MS, 2004, Campo Grande-MS. I Jornada de Educação de MS. p. 59-59.

  • SILVA, A. S. . A importância da ludicidade na construção da cultura infantil. In: V Encontro de Iniciação Científica, 2004, Corumbá. V Encontro de Iniciação Científica. Corumbá: UFMS, 2004. v. 01.

  • SILVA, A. S. ; GELLER, L. . A MANIFESTAÇÃO DA CULTURA LÚDICA NO CONTEXTO SOCIAL DA CRIANÇA TRABALHADORA NA CIDADE DE CORUMBÁ. In: V Encontro de Iniciação científica, 2004, Corumbá-MS. V Encontro de Iniciação científica, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, A. S. . O espaço da educação infantil no curso de pedagogia: análise de algumas experiências. In: I Congresso Internacional de educação e desenvovimento humano, 2004, Maringá PR. Congresso Internacional de educação e desenvovimento humano, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, A. S. . Um profissional que está sendo inventado: oa cursos de pedagogia e a formação para a educação infantil. In: III COPEDI Congresso Paulista de educação infantil, 2003, Águas de Lindóia. III COPEDI Pedagogia da inf^naic: exigências de um noo tempo, 2003. v. 1. p. 72-72.

  • SILVA, A. S. . O curso de pedagogia e a formação para a educação infantil: análise de algumas experiências. In: VI Encontro de pesquisa em educação da região centro-oeste, 2003, Campo Grande. VI EPECO. Campo Grande- MS: Editora UFMS, 2003. v. 1. p. 88-89.

  • SILVA, A. S. . O curso de pedagogia e a formação para a educação infantil: perspectivas e tendências atuais. In: I Jornada de educação de MS, 2003, Campo Grande. I Jornada de educação de MS: a organização do trabalho didático na escola. Campo Grande: UEMS/UNIDERP, 2003. v. 1. p. 59-59.

  • SILVA, A. S. . Educação Infantil: contribuições teorico-práticas da pedagogia italiana. In: 14 Congresso Brasileiro de Educação Infantil, 2002, Campo Grande- MS. OMEP- 14 Congresso Brasileiro de Educação Infantil, 2002. v. 1. p. 59-59.

  • SILVA, A. S. . El cotidiano de uma experiência Montessoriana. In: Pedagogia 2001- encuentro por la unidad de los educadores latinoamenricanos, 2001, Havana. Pedagogia 2001- encuentro por la unidad de los educadores latinoamenricanos, 2001. v. 1. p. 60-60.

  • SILVA, A. S. . Política de educação infantil nos anos 70: o cotidianao de uma experiência em MS. In: II Congresso Paulista de Educação Infantil, 2000. II COPEDI- Encontros e desencontros na educação infantil, 2000. v. 1. p. 57-57.

  • SILVA, A. S. . Democracia e política social em MS. In: Seminário Educação 2000, 2000, Cuiabá. Seminário Educação 2000, 2000. v. 1. p. 49-49.

  • SILVA, A. S. . Casa-escola: contribuições da proposta Montessoriana para a educação infantil. In: II COPEDI, 2000, Aguas de Lindóia. II Copedi- Encontros e desencontros na educação infantil. v. 1. p. 34-35.

  • SILVA, A. S. . Argentina- Brasil: políticas de formación docente en la década de 90. Legitimacion y resistencia a las recomendaciones del Banco Mundial. In: III Jornadas de nuevos aportes a la investigación histórica: historia e milotancia, una relação antagónica?, 2000, Buenos Aires. III Jornadas de nuevos aportes a la investigación histórica: historia e milotancia, una relação antagónica?, 2000. v. 1. p. 32-32.

  • SILVA, A. S. . AS ORIGENS DO ATENDIMENTO À INFÂNCIA NO ESTADO DE MATO GROSSO: A CRECHE E LAR STA ROSA,. EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS (UFGD) , 2009.

  • SILVA, A. S. ; RIBEIRO, F ; RODRIGUES, S. A . A CRECHE COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO E CUIDADO: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; RIBEIRO, F . A educação infantil do campo: limites e perspectivas na visão de seus professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . CRECHE E PRÉ-ESCOLA: LUGAR DE BRINCAR E APRENDER. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; Souza, Arlei G. . A brincadeira na educação infantil: direito das crianças pequenas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, A. S. . Professores e crianças como sujeitos na construção da pedagogia da educação infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, T F B ; SILVA, A. S. . ?Entre as paredes da escola?: o que as crianças vêem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; SOUZA, T F B . IV Encontro de Políticas Públicas e Práticas de Formação de Professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Formação epratica docente na educação infantil: experiencias em MS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Arruda, A G S ; SILVA, A. S. . O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: DAS PROPOSIÇÕES DAS LEIS ÀS AÇÕES PROMULGADAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, W.S.O.A. ; SILVA, A. S. . PROGRAMA PROINFÂNCIA: AVANÇOS E LIMITES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITE, A.C.S. ; SILVA, A. S. . EDUCAÇÃO E SAÚDE: PRINCÍPÍOS DO MOVIMENTO HIGIENISTA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Universidade, politicas públicas e responsabilidade social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, Kelly P. ; SILVA, A. S. . A criança e a escola em comunidadesnão urbanas: o direito à educação e a diversidade cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, H A ; SILVA, A. S. ; RUIZ, J. . É comer nescau!- A arte na visão das crianças. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RUIZ, J. ; SILVA, A. S. . Educação Infantil na creche e políticas integradas de educação e saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; SOUZA, T F B ; COSTA, V C . A inclusão de crianças bolivianas nas escolas municipais de Corumbá-MS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RUIZ, J. ; SILVA, A. S. . Atendimento em creches durante o mês de férias: antigas questões e novas polêmicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RUIZ, J. ; SILVA, A. S. . POLÍTICAS SOCIAIS INTEGRADAS E A EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE: limites e possibilidades da gestão local. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, V C ; SILVA, A. S. ; SOUZA, T F B . Fronteira e educação: crianças bolivianas nas escolas municipais de Corumbá-MS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; SOUZA, Jusley M. . A infância em Porto Esperança e Porto da Manga. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, Kelly P. ; AMANCIO, C. ; ARRUDA,Pricila.A.P ; SILVA, A. S. . A criança ribeirinha: seu cotidiano, contexto e sonhos; o caso da comunidade da Barra do São Lourenço.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, W.S.O.A. ; SILVA, A. S. . Programa proinfância: avanços e limites das políticas públicas voltadas à educação infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, Luiz A.C. ; SILVA, A. S. ; TORRES, W.F. . A presença do sexo masculino no magistério da educação infantil e séries iniciais nas escolas municipais de Corumbá - MS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; Arruda, A G S . Aulas passeio: teoria eprática na formação de profesores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; MIGUEIS, T. C. . O Profissional da educação infantil: as atendentes de creche no município de Corumbá. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Formação continuada de profissionais da educação infantil: limites e possibilidades das ações nos municípios de MS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIGUEIS, T. C. ; SILVA, A. S. . Profissionais da educação infantil: conhecendo as atendentes de creche do município de Corumbá- MS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RUIZ, J. ; SILVA, A. S. . As ações das secrtarias de educação, assistencia e saúde no espaço das creches: o caso do município de Corumbá-MS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. S. . A educação infantil no contexto das políticas educacionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . A Formação do profissional da educação infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . Educação e assistência às crianças de 0 a 6 anos de idade em MS a partir dos anos de 1990. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . A teoria na prática é outra? reflexões sobre a inclusão na educação especial e a educação infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . A educação infantil e o profissional que está sendo inventado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Criança e brinquedo: construindo espaço na instituição creche. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; Arruda, A G S . A natureza e o processo de ensinar e aprender ciência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; TONIAZZO, R. C. ; GARCIA, L. M. . Atividades lúdicas com crianças: a importância da interação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; ARAUJO, C. M. ; JOBBINS, E. F. . O espaço e o tempo para brinquedos e brincadeiras nas creches. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; MONTEIRO, C. M. ; SALLES, D. S. ; SANTOS, J S ; SILVA, M. . . Políticas sociais na comunidade e ações na universidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; MIGUEIS, T. C. . As assistentes das creches no município de Corumbá-MS: quem são e o que fazem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; TONIAZZO, R. C. ; SOMOZA, J. D. . Comunicação no campus. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; MIGUEIS, T. C. . O conhecimento das professoras acerca do abuso sexual infantil em Corumbá- MS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Formação dos profissionais da educação infantil: tendências e perpectivas atuais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . A responsabilidade social do professor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, L. R. ; SILVA, A. S. . O Perfil do profissional da educação infantil na cidade de Corumbá. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . A reforma Agrária e a educação de jovens e adultos: o caso do PRONERA em MS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; RUIZ, J. . Ludicidade e cultura infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Profissionais da educação infantil: formação prá que?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . A pedagogia e a formação de professores: tendências e perspectivas atuais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . O espaço da educação infantil no curso de pedagogia: análise de algumas experiências. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; RUIZ, J. ; ADI, A. S. . A importância da ludicidade na consrução da cultura infantil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; DUARTE, A. ; MOREIRA, J. S. . Educação na Reforma Agrária: avanços e impases em Mato Grosso do Sul. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; RONDON, V. P. . Brincando e Aprendendo: uma experiência de estágio em creches. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. ; ADI, A. S. ; RUIZ, J. . A importância da ludicidade na construção da cultura infantil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Educação infantil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . Um profissional que está sendo inventado: os cursos de pedagogia e a formação para a educação infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Os cursos de pedagogia e a formação para a educação infantil: análise de algumas experiências. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Política Estadual de Educação Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. S. . Políticas públicas para a educação infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . A pedagogia e os cursos de pedagogia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . A educação e as políticas públicas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . Estado, Políticas Sociais e Infância. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . O curso de pedagogia e a formação para a educação infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Pedagogia e a formação de professores. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Ciclo de palestras da educação infantil regionalizado. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. S. . Ciclo de Palestras da educação infantil regionalizado. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. S. . A pedagogia, o curso de pedagogia e a formação para a educação infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Ciclo de palestras da Educação Infantil Regionalizado. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. S. . A pedagogia e a formação para a educação infantil: perspectivas e tendências atuais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Educação infantil: contribuições teórico-praticas da pedagogia italiana. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Professor (a) de educação infantil: um profissional que está sendo inventado. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . A experiência na Rggio Emília. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . A educação infantil em Mato Grosso do Sul. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . Proposta pedagógia 2002: principais conceitos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . Ensinar, saber, e reconhecer: pedagogias e educação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . Educação infantil italiana: contribuições para a pedagogia da infância. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . A pedagogia em curso. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . Educação Infantil, uma questão simplesmente complexa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . Formação de professores para a educação básica: tendências e perspectivas atuais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . O espaço na educação infantil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . Refletindo sobre a educação infantil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . A construção da pedagogia da infância. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . Uma experiência italiana de educação infantil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . Casa-escola: contribuições da proposta montessoria para a educação infantil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Democracia e política social em MS. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Política de educação infantil nos anos 70: o cotidiano de uma experiência em MS. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. S. . Pioneirismo da pedagogia da educação infantil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. . Relatos de viagem: a educação infantil em Barcelona. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. S. . Fatos e fotos na educação infantil em MS nos anos 70. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. S. . Criança Pequena, política e pedagogia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. S. ; ROSA, M. F. . Política Estadual de Educação Infantil 2ª edição. Campo Grande: Governo do estado de MS, 2006 (Política Estadual de Educação Infantil).

  • SILVA, A. S. . Uma escola de infância em Reggio Emília. Porto Alegre-RS: Artmed, 2003 (Resenha).

  • SILVA, A. S. . À procura da dimensão perdida: uma escola de infância em Reggio Emília. Campinas: FE/UNICAMP, 2002 (Resrnha).

  • SILVA, A. S. . Proposta Pedagógica- Educação Infantil em ação. Campo Grande: Secretaria do Estado de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, 2002 (Proposta pedagógica).

  • SILVA, A. S. . Política de educação infantil. Campo Grande: Secretaria Estadual de Educação, 2002.

  • SILVA, A. S. . Creches: atividades para crianças de 0 a 6 anos de idade. Campinas: FE/UNICAMP, 1996 (Resenha).

Outras produções

SILVA, A. S. . Parecer ad hoc para avalição de artigo na revista Pro-posições. 2009.

SILVA, A. S. . Educação infantil: Capacitação em serviço. 2003.

SILVA, A. S. . Proposta Pedagógica. 2002.

SILVA, A. S. . Assessoria Pedagógica: contrução coletiva de uma proposta. 2002.

SILVA, A. S. . Política de educação infantil para o MS. 2001.

SILVA, A. S. . Assessoria às creches de Corumbá. 1998.

SILVA, A. S. . Parecer para Revista Nuances. 2014.

SILVA, A. S. . Coordenação do gt-07 ANPED-CO. 2014.

SILVA, A. S. . Pareceres para o GRUPECI. 2014.

SILVA, A. S. . Parecer para Revista de Educação PUC-Campinas. 2012.

SILVA, A. S. . Parecerista ad-hoc da 35 REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 2012.

SILVA, A. S. . Parecerista do III Seminário de educação física escolar do CPAN. 2012.

SILVA, A. S. . Coordenação do GT- 7 XI Encontro de pesquisa da ANPED-CO. 2012.

SILVA, A. S. . Parecerista ad-hoc para o XI Encontro de pesquisa em educação da ANPED-CO. 2012.

SILVA, A. S. . parecer para revista Pro-posições. 2011.

SILVA, A. S. . Parecer para Revista Intermeios. 2009.

SILVA, A. S. . Parecer para Revista Serie- Estudos- Periódico do Programa de Mestrado em Educação da UCDB. 2009.

SILVA, A. S. . Consultoria ad hoc para avaliação de curso de especialização. 2008.

SILVA, A. S. . Curso de alfabetização. 2007.

SILVA, A. S. ; KASSAR, M. M. . Ações integradas de fortalecimento institucional para o enfrentamento à exploração sexual comercial e ao tráfico para os mesmos fins de meninos, meninas e adolescentes em Corumbá (MS) e região.. 2006.

SILVA, A. S. . Programa de ação integrado de fortalecimento institucional para o enfrentamento à exploração sexual comercial e ao tráfico para os mesmos fins de meninos, meninas e adolescentes em Corumbá (MS) e região.. 2005.

SILVA, A. S. ; RUIZ, J. ; OLIVEIRA, M. ; SOUZA, R. M. . Professores e crianças como sujeitos na construção da pedagogia da infancia. 2012. (Relatório de pesquisa).

SILVA, A. S. ; COSTA, Kelly P. ; KASSAR, M. M. ; RUIZ, J. ; SALOMAO, E. ; SENNA, E. ; SOUZA, Jusley M. ; SOUZA, T F B . Inclusão Social e garantia de direitos: a Criança e o Adolescente como sujeitos da história. 2010. (Relatório de pesquisa).

SILVA, A. S. . Reflexões sobre o processo de alfabetização. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KASSAR, M. M. ; SILVA, A. S. ; SENNA, E. ; BRITO, S. H. ; Espídola, M. D. . Política educacional e outras políticas sociais do estado de Mato Grosso do Sul na década de1990. 2007. (Relatório de pesquisa).

SILVA, A. S. . Educação e políticas públicas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, A. S. . Políticas públicas para a educação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, A. S. . Infância e cultura: deficiências ou diferenças.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, A. S. . O trabalho com projetos na educação infantil. 2004. .

SILVA, A. S. . Avaliação do PRONERA- Programa nacional de educação na Reforma Agrária. 2004. (Relatório de pesquisa).

SILVA, A. S. . A pedagogia da Infância: desafios profissioanais. 2003. .

SILVA, A. S. . Todo dia ela faz tudo sempre igual...a rotina dos CEInfs. 2003. .

SILVA, A. S. . Educação infantil: desafios e propostas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, A. S. . Os instrumentos de trabalho na educação infantil: observação, registro, planejamento e avaliação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, A. S. . A professora de educação infantil e sua formação. 2003. (Relatório de pesquisa).

SILVA, A. S. . Organização do espço na educação infantil. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, A. S. . Educação Infantil: as relações entre o brincar e o cuidar. 2002. .

SILVA, A. S. . Encontro Estadual da OMEP. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2018

    Políticas e práticas educativas para a infância e a adolescência em região de fronteira de Mato Grosso do Sul, Descrição: Este projeto apresenta-se como um desdobramento do trabalho de um grupo de pesquisadores que desde 1993 vem desenvolvendo estudos coletivos, cujo foco central é a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Seu objetivo geral é conhecer e estudar aspectos da materialização das políticas públicas sociais (educação, sistema único da assistência social e sistema único de saúde) em implantação na região noroeste de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul (municípios de Corumbá e Ladário), nos territórios rural e urbano, que têm como objeto o atendimento à infância e à adolescência, considerando-se as inter-relações entre suas ações. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela associação de diferentes estratégias de coleta, respeitando os objetivos elencados, o que inclui tanto técnicas qualitativas e quantitativas, entendendo não existir incoerência nessa utilização simultânea. Dessa forma, serão realizados: revisão de literatura sobre as políticas de educação, de assistência social e de saúde; análise documental; análise de dados estatísticos das políticas sociais; entrevistas com gestores de tais políticas e procedimentos da pesquisa etnográfica no trabalho de campo empírico na escola. Pretende-se, com a realização deste projeto: ampliar o conhecimento sobre políticas públicas nos campos da educação, da saúde e da assistência social e seus impactos na região para possibilitar ações mais adequadas dos poderes públicos; e construir coletivamente, com alunos e professores, ações pedagógicas adequadas que possibilitem o acesso ao conhecimento escolar e a superação de possíveis adversidades. Palavras-Chave: infância e adolescência, políticas educacionais, políticas de saúde, políticas de assistência social, políticas para a infância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) . , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Integrante / Edelir Salomão - Integrante / Mônica de Magalhães Kassar - Coordenador / Carmen Adelia Saad Costa - Integrante / Andressa Santos Rebelo - Integrante / Catarina Maria Costa Marques Pereira da Rosa - Integrante / Fabiano Antonio dos Santos - Integrante / Jolise Saad Leite - Integrante / Regina Baruki-fonseca - Integrante.

  • 2014 - 2018

    A creche como espaço de educação e cuidado: o trabalho pedagógico no município de Corumbá-MS, Descrição: O objetivo geral dessa pesquisa é compreender alguns aspectos do trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças de 0 a 3 anos nas creches do município de Corumbá. A investigação se caracteriza como explicativa e descritiva, uma vez que pretende levantar as concepções dos profissionais da creche acerca do que é bebê, entendendo que este pode ser um fator que contribui para o estabelecimento de uma determinada dinâmica relacional entre adultos e crianças; bem como identificar as condições estrutural-arquitetônicas das instituições de Educação Infantil da cidade de Corumbá que atendem o segmento creche com o intuito de traçar um quadro panorâmico de como são as creches do município Para o levantamento dos dados realizaremos trabalho de campo, sendo que para coleta de informações relativas às condições físicas utilizaremos roteiro composto por itens específicos para observação e registro que permitirá a realização de um diagnóstico das condições estruturais das instituições de educação infantil do município. Além do roteiro, utilizaremos ainda como instrumento complementar para a coleta destes a fotografia. Para compreender as concepções que as profissionais têm sobre ?bebê? , utilizaremos questionário misto composto por 21 questões. Sendo assim, pretendemos que os dos dados coletados nos permitam compreender alguns aspectos do trabalho pedagógico desenvolvido nas creches que consideramos importantes, quais sejam: as condições físicas dos espaços onde esse trabalho se desenvolve e as concepções que orientam a ação das profissionais. Palavras-Chave: educação infantil, bebês, creches. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador / Silvia Adriana Rodrigues - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Pesquisa Nacional ?Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos moradoras nos territórios rurais brasileiros?, Descrição: O objetivo geral do projeto é realizar mapeamento acerca das práticas educativas ofertadas pelo poder público, famílias e comunidades às crianças de 0 a 6 anos de idade, moradoras em territórios rurais, com vistas a subsidiar a expansão da educação infantil do campo. Os objetivos específicos são: - Realizar pesquisa bibliográfica da produção nacional da área específica da educação infantil do campo; - Identificar modalidades de educação e cuidado existentes para as crianças de 0 a 6 anos de idade moradoras em territórios rurais; - Verificar se e como as experiências de educação infantil ofertadas pelo poder público ou instituições conveniadas atendem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo; - Investigar as necessidades e demandas das famílias de diferentes grupos rurais, no que se refere ao direito da educação pública de seus filhos. Produtos esperados: O projeto será desenvolvido por meio de 4 ações: - Ação 1 - Pesquisa Bibliográfica - Ação 2 - Estudo quantitativo com base em dados secundários (IBGE, IPEA e INEP) - Ação 3 - Estudo qualitativo das características de oferta do poder público - Ação 4 ? Produção de livro com os resultados dos estudos realizados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador / Jaqueline Pasuch - Integrante / 2. Ivone Garcia Barbosa - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Professores e crianças como sujeitos na construção da pedagogia da infancia, Descrição: O projeto pretende investigar as condições de atendimento às crianças nos Centros de educação infantil, nos municípios de Corumbá, Camapo Grande e Dourados, no estado de MS, tentando entender a visão das crianças e dos professores que são entendidos como sujeitos na construçõ da pedagogia dainfancia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador / Mariete Felix Rosa - Integrante / Jucilene Ruiz - Integrante / Magda Sarat Oliveira - Integrante / Rosemeire Messa de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2007 - 2011

    Inclusão Social e garantia de direitos: a Criança e o Adolescente como sujeitos da história, Descrição: O projeto visa uma análise e avaliação das políticas sociais impelmentadas para a infancia e a adolescencia, considerando as crianças e os jovens como sujeitos, ou seja, uma avaliação dos impactos dessas políticas nas vidas dessas populações. O projeto é divido em sub- projetos e estou responsável por analisar as políticas de educação infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador / Mônica de Magalhães Kassar - Integrante / Ester Senna - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2007 - 2009

    Política educacional e outras políticas sociais no estado de Mato Grosso do Sul na década de 1990., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Análise da situação de exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no município de Corumbá-MS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Avaliação nacional do PRONERA- Programa Nacional de educação na reforma agrária, Descrição: Avaliação do PRONERA- Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, ou seja, avaliação dos projetos do PRONERA no estado de MS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador / Jairto Saraiva Moreira - Integrante / Andreá Duarte - Integrante., Financiador(es): INCRA - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2008

    Avaliação da qualidade de vida da população envolvida na pecuária de corte no Pantanal, Descrição: Pesquisa pretende avaliar a qualidade de vida dos moradores da região pantaneira em relação à saude, educação, moradia, trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Integrante / Eudes Fernandes - Integrante / Silvia Helena Brito - Coordenador., Financiador(es): EMBRAPA Panatanal - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2006

    Diagnóstico da situaçã de meninos e meninas de (na) rua em Corumbá e Ladário, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador.

  • 1999 - 2003

    O curso de pedagogia e a formaçaõ de professoras para a educação infantil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 1999 - 2000

    As origens da educação infantil pública em Mato Grosso do Sul, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5

  • 1997 - 1998

    A realidade das creches e pré-escolas em Corumbá e Ladário- MS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (38) . , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador.

  • 1996 - 1998

    Política educacional na trajetória das políticas sociais em MS na década de 80, Descrição: Projeto coletivo de pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundo de apoio à pesquisa de Mato grosso do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 1995 - 1997

    Políticas de atendimento à criança pequena m MS 1982/1989, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anamaria Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS - Campus do Pantanal, Departamento de Educação. , Rua Rio Branco, Universitário, 79230-000 - Corumba, MS - Brasil, Telefone: (67) 2346862, URL da Homepage:

Experiência profissional

1992 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2012

    Direção e administração, MEC-UFMS, .,Cargo ou função, Coordenação do Curso de especialização em Docência na educação infantil.

  • 06/2009

    Extensão universitária , CPAN-UFMS, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do GEPIEI- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE INFANCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL.

  • 03/2009

    Ensino, Mestrado em Educação Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos histórico-filosóficos da educção, Politicas publicas para a infancia e adolescência

  • 03/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Infância e sociedade, Historia da pedagogia

  • 03/2010 - 11/2012

    Extensão universitária , PREAE/UFMS, .,Atividade de extensão realizada, Projeto: Creche e pré-escola: lugar de aprender e brincar.

  • 10/2008 - 10/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CPAN-UFMS, .,Cargo ou função, MEMBRO DO COLEGIADO DE CURSO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO.

  • 02/2010 - 06/2012

    Direção e administração, MEC-UFMS, .,Cargo ou função, Coordenação do Curso de especialização em Educação infantil.

  • 05/2009 - 02/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Cargo ou função, MEMBRO DO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA.

  • 08/2009 - 08/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CPAN-UFMS, .,Cargo ou função, Membro da Camara setorial de pesquisa do CPAN-UFMS.

  • 03/2009 - 03/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, PROPP- UFMS, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO PIBIC.

  • 03/2010 - 12/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio obrigatório em educação infantil, Historia da pedagogia, Infancia e sociedade

  • 10/2008 - 10/2010

    Direção e administração, CPAN-UFMS, .,Cargo ou função, VICE-COORDENADOR DO PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO.

  • 05/2009 - 05/2010

    Direção e administração, Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de pedagogia do CPAN-UFMS.

  • 05/2008 - 05/2010

    Direção e administração, CREIA- Centro de Referência e Estudos da Infância e Adolescência, .,Cargo ou função, Coordenadora do CREIA- Centro de Referencia e Estudos da Infancia e Adolescencia.

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia da Pedagogia, Infancia e sociedade, Prática pedagógica I, Prática pedagógica IV

  • 02/2005 - 05/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e o Adolescente, .,Cargo ou função, conselheira.

  • 03/2008 - 11/2008

    Ensino, Educação comunitária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos da educação

  • 03/2008 - 11/2008

    Estágios , Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Estágio realizado, Escolas municipais de Corumbá.

  • 02/2008 - 11/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e metodologia do ensino de geografia, Infancia e sociedade, Pratica pedagógica III

  • 10/2007 - 10/2008

    Extensão universitária , PREAE/UFMS, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Navegando no rio dos sonhos- 2º ed- projeto de extensão envolvendo alunos e professores da UFMS- Campus do Panatanal e membros de um grupo circense e de um grupo de teatro. O projeto preve a realização de uma viagem pelo rio Paraguai com apre.

  • 08/2007 - 11/2007

    Ensino, Mestrado em educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas públicas para a infância e adolescência

  • 08/2007 - 11/2007

    Extensão universitária , PREAE/UFMS, .,Atividade de extensão realizada, Comunicação no campus II.

  • 02/2007 - 11/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática pedagogica III, Prática pedagogica IV

  • 02/2007 - 11/2007

    Estágios , Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Estágio realizado, Escolas de ensino fundamental de Corumbá-MS.

  • 10/2007 - 10/2007

    Extensão universitária , PREAE/UFMS, .,Atividade de extensão realizada, Encontro de pedagogia: 40 anos formando educadores.

  • 02/2005 - 06/2007

    Direção e administração, Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/2006 - 12/2006

    Extensão universitária , PREAE/UFMS, .,Atividade de extensão realizada, Cine-integração.

  • 07/2006 - 12/2006

    Extensão universitária , PREAE/UFMS, .,Atividade de extensão realizada, Comunicação no Campus.

  • 06/2006 - 12/2006

    Extensão universitária , PREAE/UFMS, .,Atividade de extensão realizada, Educação e compromisso social.

  • 03/2003 - 11/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e políticas públicas, Metodologia das séries iniciais, Metodologia do ensino de geografia nas séries inciais do enino fundamental, Métodos e técnicas da educação infantil, Política e planejamento educacional, Prática pedagógica em educação infantil, Prática pedagógica III, Tópicos especiais em alfabetização

  • 03/2003 - 11/2006

    Estágios , Departamento de Educação?CEUC, .,Estágio realizado, Escolas de educação infantil de Corumbá.

  • 10/2006 - 10/2006

    Extensão universitária , PREAE/UFMS, .,Atividade de extensão realizada, II Congresso do CREIA.

  • 07/2006 - 09/2006

    Extensão universitária , PREAE/UFMS, .,Atividade de extensão realizada, Curso: Escola que protege.

  • 05/2004 - 05/2006

    Direção e administração, Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso de especialização.

  • 07/2005 - 03/2006

    Direção e administração, CREIA- Centro de Referência e Estudos da Infância e Adolescência, .,Cargo ou função, Coordenadora do CREIA.

  • 11/2004 - 12/2004

    Ensino, Educação básica na perspectiva da ed. inclusiva, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação e cultura: deficiências ou diferenças?

  • 08/2004 - 11/2004

    Extensão universitária , Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Atividade de extensão realizada, Brinquedoteca.

  • 05/2004 - 11/2004

    Extensão universitária , Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Atividade de extensão realizada, Encontro om adolescentes: orientação para redução da vulnerabilidade.

  • 10/2004 - 10/2004

    Extensão universitária , Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Atividade de extensão realizada, Semana da Pedagogia 2004.

  • 03/2003 - 12/2003

    Extensão universitária , Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Atividade de extensão realizada, Assessoria à equipe de educação infantil da Prefeitura Municipal de Corumbá.

  • 10/2003 - 11/2003

    Extensão universitária , Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Atividade de extensão realizada, Ciclio de palestras de Educação Infantil.

  • 04/2003 - 11/2003

    Extensão universitária , Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Atividade de extensão realizada, Atividades recreativas em instituições sociais não escolares.

  • 04/2001 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Estadual de Educação, .,Cargo ou função, Assessoria para elaboração da Política Estadual de Educação Infantil de MS.

  • 03/2001 - 07/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Estadual de Educação, Creche Zé Du.,Cargo ou função, Assesssoria.

  • 03/2000 - 11/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Assistência Social, cidadania e Trabalho de MS, .,Cargo ou função, Assessoria para elaboração da proposta Pedagógica dos CEInfs..

  • 06/2000 - 06/2000

    Ensino, Educação básica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Políticas públicas para a infância

  • 03/1998 - 12/1999

    Extensão universitária , UFMS - Campus do Pantanal, Departamento de Educação.,Atividade de extensão realizada, CURSO PARA PROFESSORAS DO CEINFs.

  • 04/1998 - 11/1999

    Extensão universitária , Departamento de Educação- Campus de Corumbá, .,Atividade de extensão realizada, Curso para monitores do Projeto de Alafabetização do PRONERA.

  • 04/1998 - 11/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Educação de Corumbá, .,Cargo ou função, conselheira.

  • 09/1997 - 11/1998

    Direção e administração, UFMS - Campus do Pantanal, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Chefia de Departamento.

  • 03/1993 - 11/1998

    Estágios , UFMS - Campus do Pantanal, Departamento de Educação.,Estágio realizado, ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

  • 08/1992 - 12/1994

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e funcionamento do ensino de pré-escolar, 1º e 2º graus, Fundamentos e metodologia da expressão corporal e musical, Fundamentos e técnicas da expressão plástica e gráfica, Metodologia do enino nas séries iniciais do ensino fundamental, METODOS E TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Planejamento, desenvolvimento e avaliação do currículo da educação infantil, Politica e planejamento educacional, Tópicos em alfabetização