Bruno Ricardo Scopel

Graduado em Engenharia de Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2007. Mestre em Aquicultura pela UFSC (2010) com foco na produção de camarões marinhos em sistemas de alta produtividade e mínima troca de água. Atuou como consultor em fazendas de camarão de Santa Catarina e também como professor de ensino à distância (EAD) nas matérias carcinicultura, piscicultura e empreendedorismo para aquicultura no Instituto Federal do Paraná (2011). Especialista em Qualidade da água, desenvolveu pesquisas e produções comerciais de camarões cultivados em sistemas de alta densidade, mais ambientalmente amigáveis e com altas produtividades. Têm experiências em cursos e empreendimentos aquícolas internacionais (Peru, EUA, Israel, Itália, Holanda, China, Tailândia, Indonésia e Vietnam). Atuou como Engenheiro de Aquicultura e consultor técnico nas empresas Ipanema Aquacultura, Potiporã, Acquazul LTDA. e MCR Aquacultura na elaboração de projetos para carcinicultura, coordenador técnico, consultoria, assessoria e venda técnica de produtos especiais para aquicutura e para produtores de camarão de todo o país. Desenvolve novas tecnologias de produção de camarões marinhos como o Sistemas Bioflocos (BFT), Sistema Mixotrófico (Mixotrofic System), Sistemas de Recirculação (RAS), aplicação de protocolos de biossegurança, berçários intensivos, reaproveitamento da água, ecologia e sustentabilidade na aquicultura, combate ao vírus da mancha branca (WSSV), uso de probióticos, balanço iônico e controle de parâmetros físico e químicos da água.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Aqüícultura

2008 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Efeito da substituição da farinha de peixe em dietas para Litopenaeus vannamei cultivado em sistema superintensivo com bioflocos,Ano de Obtenção: 2010
Dr. Luis Vinatea Arana.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cultivo de Camarões; Bioflocos; Carcinicultura; Aquicultura; Meio heterotrófico.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Pesca e Aqüicultura.

Graduação em Engenharia de Aqüicultura

2002 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Cultivo superintensivo de camarões marinhos em meio heterotrófico no extremo sul do Brasil
Orientador: Dr. Luis Alejandro Vinatea Arana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Innovative Biofloc Technologies for Shrimp Farming. (Carga horária: 40h). , Asian Institute of Technology, AIT, Tailândia.

2013 - 2013

BFT: Produção Intensiva de Camarão em Bioflocos. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Criadores de Camarão, ABCC, Brasil.

2012 - 2012

Cultivo de Camarões em Sistema de Bioflocos. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2012 - 2012

Aquaculture: Management and Production. (Carga horária: 138h). , Hebrew University Of Jerusalem, U.JERUSALEM, Israel.

2012 - 2012

Qualidade da Água com Ênfase ao Balanço Iônico. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Criadores de Camarão, ABCC, Brasil.

2011 - 2011

Biofloc Technology. (Carga horária: 8h). , World Aquaculture Society, WAS, Estados Unidos.

2009 - 2009

Elaboração de Planos de Negócio on-line. (Carga horária: 24h). , Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.

2008 - 2008

ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS. , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Florianópolis, SEBRAE/SC, Brasil.

2008 - 2008

COMO PLANEJAR SEU NEGÓCIO. (Carga horária: 42h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Florianópolis, SEBRAE/SC, Brasil.

2008 - 2008

A EMPRESA NA PRÁTICA. (Carga horária: 42h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Florianópolis, SEBRAE/SC, Brasil.

2007 - 2007

Criação de Tilápias em Tanques-Rede. (Carga horária: 24h). , Centro de Produções Técnicas, CPT, Brasil.

2007 - 2007

Criação de Camarões Marinhos. (Carga horária: 24h). , Centro de Produções Técnicas, CPT, Brasil.

2006 - 2006

Criação de Peixes. (Carga horária: 24h). , Centro de Produções Técnicas, CPT, Brasil.

2006 - 2006

Monitoramento Microbiológico em Larvas de Camarão. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2005 - 2005

Carcinicultura de água doce. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2005 - 2005

EIA/RIMA para Aqüicultura. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2004 - 2004

Construções para o cultivo de camarões marinhos. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2004 - 2004

Biomarcadores em organismos aquáticos. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2004 - 2004

Produção Intensiva de Catfish (Ictalurs punctatus). (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura/Especialidade: Carcinocultura.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura/Especialidade: Piscicultura.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura/Especialidade: Maricultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SCOPEL, B. R. . Consolidação de uma Política de Estado para o desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e Pesca. 2009. (Congresso).

Bruno Scopel ; SCOPEL, B. R. . 3 CONFERÊNCIA NACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA - Consolidação de uma política de Estado para o desenvolvimento da Aquicultura e Pesca. 2009. (Congresso).

SCOPEL, B. R. . Consolidação de uma Política de Estado para o desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e Pesca. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Feira Nacional do Camarão 2014. 2014. (Congresso).

World Aquaculture Society - Asian-Pacific Aquaculture (APA) 2013. 2013. (Congresso).

Feira Nacional do Camarão (Fenacam 2013). Resultados Preliminares de um Protótipo Comercial da Tecnologia Bioflocos (BFT) Implantado em Fazenda de Camarão Contaminada por WSSV no Estado do Rio Grande do Norte. 2013. (Feira).

Biofloc Technology and Shrimp Diseases. 2013. (Simpósio).

Feira Nacional do Camarão (Fenacam 2012). 2012. (Feira).

European Seafood 2012. 2012. (Feira).

World Aquaculture Society (WAS) 2011, Feira Nacional do Camarão (Fenacam) 2011. EFFECT OF REPLACEMENT ON Litopenaeus vannamei DIETS IN SUPERINTENSIVE BIOFLOC SYSTEM. 2011. (Congresso).

Aquapesca Brasil 2010. A influência da substituição da farinha de peixe nas dietas de Litopeneus vannamei cultivado em sistema superintensivo com bioflocos. 2010. (Congresso).

Eighth International Conference on Recirculating Aquaculture.PRELIMINARY RESULTS OF A PUMP DRIVEN WATER CIRCULATION SYSTEM FOR SHRIMP PRODUCTION ON A SUPER-INTENSIVE RECIRCULATING BIOFLOC CULTURE.. 2010. (Seminário).

II Encontro Nacional dos Engenheiros de Aquicultura.Produção Intensiva de Camaões Marinhos: Situação atual e perspectivas futuras. 2010. (Encontro).

3 CONFERÊNCIA NACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA - Consolidação de uma política de Estado para o desenvolvimento sustentável da Aquicultura e Pesca. 2009. (Simpósio).

Sexta Semana da Aquicultura. 2008. (Congresso).

Policultivo de Tilápias e Camarões Marinhos: Oportunidade de Negócio para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura Costeira na Região Sul de Santa Catarina. 2007. (Seminário).

Aquaciência 2006. 2006. (Congresso).

Quarta Semana de Aqüicultura. 2006. (Congresso).

Terceira Semana de Aqüicultura da Universidade Federal de Santa Catarina. 2005. (Congresso).

Segunda Semana de Aqüicultura da Universidade Federal de Santa Catarina. 2004. (Congresso).

Debate sobre Licenciamento Ambiental-OAB/SC. 2004. (Encontro).

Primeira Semana de Aqüicultura. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Debora Machado Fracalossi

VINATEA-ARANA, L.A.; WASIELESKY JR, W.F.B.; FRACALOSSI, Débora Machado. Efeito da substituição da farinha de peixe em dietas para Litopenaeus vannamei cultivado em sistema superintensivo com bioflocos. 2010. Dissertação (Mestrado em Aqüícultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Isabel Campos Portugal

PORTUGAL, I. C.. Cultivo Super-intensivo de Camarões em Meio Heterotrófico no Extremo Sul do Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aqüicultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior

ARANA, L. A. V.; FRACALOSSI, D. M.;WASIELESKY, W.J.. Efeito da substituição da farinha de peixe em dietas para Litopenaeus vannamei cultivado em sistema superintensivo com bioflocos. 2010. Dissertação (Mestrado em Aqüícultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Rodrigo Schveitzer

VINATEA, L.SCHVEITZER, Rodrigo; PORTUGAL, I.. Cultivo super intensivo de camarões em meio heterotrófico no extremo sul do Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Luis Alejandro Vinatea Arana

VINATEA, L.; WASIELESKY, W.; FRACALOSSI, D.. Efeito da substituição da farinha de peixe em dietas para Litopenaeus vannamei cultivado em sistema superintensivo com bioflocos. 2010. Dissertação (Mestrado em Aqüícultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Luis Alejandro Vinatea Arana

VINATEA, L.; SCHUWEITZER, R.; Portugal, I.. Cultivo superintensivo de camarões em meio heterotrófico no extremo sul do Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elpidio Beltrame

Acompanhamento das atividades de reprodução e larvicultura de camarões marinhos; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Elpidio Beltrame;

Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior

Cultivo de Camarões; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Aquicultura) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior;

Luis Alejandro Vinatea Arana

Efeito da substituição da farinha de peixe em dietas para Litopenaeus vannamei cultivado em sistema super-intensivo com bioflocos; 2010; Dissertação (Mestrado em Aqüícultura) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luis Alejandro Vinatea Arana;

Luis Alejandro Vinatea Arana

Cultivo super-intensivo de camarões em meio heterotrófico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Luis Alejandro Vinatea Arana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2012 SOUZA, R. A. R. ; CARVALHO, C. V. A. ; NUNES, F. F. ; SCOPEL, B. R. ; GUARIZI, J. D. ; TSUZUKI, M. Y. . EFEITO COMPARATIVO DA BENZOCAÍNA, MENTOL E EUGENOL COMO ANESTÉSICOS PARA JUVENIS DE ROBALO PEVA. Boletim do Instituto de Pesca (Online) , v. 38, p. 247-255, 2012.

  • 2011 SCOPEL, B. R. ; SCHWEITZER R. ; SEIFFERT, W. ; PIERRI, V. ; ARANTES, R. ; VIEIRA, F. ; VINATEA, L. . Substituição da farinha de peixe em dietas para camarões marinhos. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online) , v. 46, p. 928-934, 2011.

  • SCOPEL, B. R. . Vantagens do Cultivo Intensivo, Critérios e Oportunidades para o Brasil. Revista da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Natal -RN, p. 35 - 39, 15 jul. 2014.

  • SCOPEL, B. R. . Mergulhando na Aquicultura Asiática: Inovações e Tecnologia da Ásia para a Carcinicultura Brasileira. Revista da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), p. 49 - 51, 01 jan. 2014.

  • JACOMEL, B. ; SCOPEL, B. R. . CRESCIMENTO DA VIEIRA ? Nodipecten nodosus (BIVALVIA - PECTINIDAE) EM DIFERENTES ESTRUTURAS DE CULTIVO DEFINITIVO, NA BAÍA SUL DE FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA. In: XIX Semana Nacional de Oceanografia, 2007, Rio Grande. XIX Semana Nacional de Oceanografia, 2007.

  • SCOPEL, B. R. . Resultados Zootécnicos de um Protótipo Comercial da Tecnologia Bioflocos (BFT) Implantado em Fazenda de Camarão Contaminada por WSSV no Estado do RN. In: Feira Nacional do Camrão (FENACAM), 2013, NATAL - RN. Resumos da 10 FENACAM, 2013.

  • SCOPEL, B. R. ; SCHWEITZER R. ; ARANTES, R. ; SEIFFERT, W. ; PIERRI, V. ; VIEIRA, F. ; VINATEA, L. . EFFECT OF REPLACEMENT ON Litopenaeus vannamei DIETS IN SUPERINTENSIVE BIOFLOC SYSTEM. In: World Aquaculture Society - WAS 2011, 2011, Natal - RN. World Aquaculture Society 2011 - ABSTRACTS, 2011.

  • SCOPEL, B. R. ; AKAO, M. ; SANTANA JR, A. ; SHISHEHCHIAN, F. . Sistema Intensivo Mixotrófico: Da Ásia para o Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOPEL, B. R. ; OLIVEIRA, R. . Resultados zootécnicos de um protótipo comercial da Tecnologia Biofloros (BFT) implantado em fazenda de camarão contaminada por WSSV no Estado do Rio Grande do Norte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOPEL, B. R. . Carcinicultura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARANTES, R. ; SCOPEL, B. R. . PRELIMINARY RESULTS OF A PUMP DRIVEN WATER CIRCULATION SYSTEM FOR SHRIMP PRODUCTION ON A SUPER-INTENSIVE RECIRCULATING BIOFLOC CULTURE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOPEL, B. R. . Novas tecnologias no cultivo de camarões marinhos: situação atual e perspectivas futuras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOPEL, B. R. ; SCHWEITZER R. ; SEIFFERT, W. ; PIERRI, V. ; VIEIRA, F. ; VINATEA, L. . EFEITO DA SUBSTITUIÇÃO DA FARINHA DE PEIXE EM DIETAS PARA Litopenaeus vannamei CULTIVADO EM SISTEMA SUPERINTENSIVO COM BIOFLOCOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCOPEL, B. R. . Sistemas Ecológicos de Cultivo de Organismos Aquáticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCOPEL, B. R. . Carcinicultura em Meio heterotrófico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCOPEL, B. R. . Carcinicultura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCOPEL, B. R. . Desenvolvimento de Novas Tecnologias de produção em berçários intensivos e engorda do camarão marinhos Litopenaeus vannamei em fazenda contaminada por WSSV - Fazenda Ipanema Aquacultura - Rio Grande do Norte. 2012.

SCOPEL, B. R. . Carcinicultura. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, F. S. ; SCOPEL, B. R. . Empreendedorismo para Aquicultura. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do Ensino a Distância (EAD) do Instituto Federal do Paraná - IFPR).

SCOPEL, B. R. . Carcinicultura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

3 Prêmio Walmart Varejo Sustentável, Walmart.

2009

PRIME - Primeira Empresa Inovadora, FINEP.

2008

Sinapse da Inovação, Fundação CERTI - UFSC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    ACQUAZUL Importação e Comércio de Produtos para Aquicultura LTDA

    Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Aquicultura, Carga horária: 40

  • 2014 - 2015

    MCR Aquacultura

    Vínculo: Engenheiro, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Aquicultura, Carga horária: 40

  • 2013 - 2013

    Queiroz Galvão Alimentos - Matriz

    Vínculo: Coordenador de Berçários, Enquadramento Funcional: Coordenador de Berçários, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2013

    Ipanema Aquacultura - Matriz

    Vínculo: Gerente de Produção, Enquadramento Funcional: Gerente de Produção, Consultor e Assessor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2011

    Netuno Produção de Pescados

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Produção, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2011

    Instituto Federal do Paraná

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Aquicultura, Carga horária: 12

  • 2009 - 2014

    Eco Marine Produção e Comércio de Pescados

    Vínculo: Sócio/Diretor de Tecnologia, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor, Carga horária: 40

  • 2008 - 2008

    La Fragata S.A

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2007 - 06/2007

      Estágios , Estação Marinha de Aquacultura (EMA-FURG), .,Estágio realizado, Berçário e engorda de camarões marinhos em meio heterotrófico de cultivo.

  • 2006 - 2006

    Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

    Atividades

    • 02/2006 - 06/2006

      Estágios , Centro de Desenvolvimento em Aqüicultura e Pesca (CEDAP), .,Estágio realizado, Análise presuntiva dos camarões e monitoramento da qualidade da água em fazendas de carcinicultura da região central de Santa Catarina.

  • 2005 - 2005

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisa com cultivo super intensivo de camarões marinhos com baixa renovação de água.

  • 2004 - 2004

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2005 - 12/2005

      Estágios , Laboratório de Moluscos Marinhos, .,Estágio realizado, Produção e manejo de sementes de ostras (Crassostrea gigas) e vieiras (Nodipecten nodosus) do Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM-UFSC).

    • 03/2004 - 07/2004

      Estágios , Laboratório de Moluscos Marinhos, .,Estágio realizado, Produção, manejo e engorda de reprodutores e sementes de ostras (Crassostrea gigas) do Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM-UFSC).