Gentil Borges Neto
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (1977). Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Sócio fundador da Borges Neto e Barbosa de Barros - Sociedade de Advogados (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direito cívil, direito de familía e sucessões, direito de família e dano moral.
Informações coletadas do Lattes em 12/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Direito
1993 - 1999
Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Crítica ao Dano Moral,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Prof Dr. Ercílio Antonio Denny
Palavras-chave: Indenizabilidade; Dano Moral.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado / Especialidade: Direito Civil. Setores de atividade: Outros.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.
Participação em bancas
BORGES NETO, G.. A abusividade das cláusulas nos contratos bancários e sua análise no âmbito processual.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Requisitos de admissibilidade do recurso especial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Filiação no direito das sucessões com ênfase na procriação humana assistida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. S. Macedo.União homoafetiva e a entidade familiar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Ação de Imissão de Posse. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Alterabilidade dos Contratos Administrativos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. O Novo Divórcio a Luz da Emenda Constitucional 66, de 13 de junho de 2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. A Tutela Jurídica da Família Socioafetiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Guarda Compartilhada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Propriedade Fiduciária de Bens Imóveis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Sucessão na União Estável. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Direitos da Propriedade: O direito de Mudança do Nome ante o Judiciário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. A culpa na dissolução da sociedade conjugal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Eficácia e Efetividade da Sentença Arbitral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Tópicos relativos à adoção no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. A sucessão do companheiro no Novo Código Cívil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. O empréstimo bancário e o Código de defesa do consumidor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Guarda compartilhada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Especialidades da Fiança no contrato de locação de imóvel urbano. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Tutela antecipada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Tutela antecipada e seus questionamentos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Fungibilidade das Tutelas de urgência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Plano de saúde ante o estatuto do idoso - conflitos e controvérsias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Prisão Civil do depositário infiel na alienação fiduciária em garantia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Liberdade de imprensa e direito à imagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. A prova do dano moral no processo civil brasileiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Adicional de Insalubridade incide sobre a remuneração e não sobre o Salário Mínimo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Fecundação "In Vitro": Uma nova Problemática para o Direito Brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. União Estável - Aspectos de maior relevância. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Direitos Autorais e internet: aspectos juridicos da distribuição e troca de arquivos MP3 na rede mundial de computadores.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Inovações, tendências e perspectivas do Direito Desportivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Aspectos Controvertidos do bem de família. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Adoção. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Reprodução assistida ante ao direito de família e sucessório brasileiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Os juros no Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Contratos de Planos ou Seguro Saúde e seus pontos controvertidos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. As hipóteses de dispensa e Inexigibilidade previstas na Lei nº 8666 de 21 de junho de 1993. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. O conjuge e o direito sucessório face ao novo código civil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Responsabilidade do Estado por Atos Legislativos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Aspectos Relevantes do Regime de Bens. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Adoção: evolução histórica do instituto no direito comparado e na doutrina brasileira. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. A união estável e o direito à pensão alimentícia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. O direito de pedir alimentos quando da dissolução da união estável: um confronto entre os arts. 2º., II e art. 7º da Lei 9278/96 e3 art 1º da Lei nº 8971/94. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
BORGES NETO, G.. Padovani.Responsabilidade civil do Cirurgião Plásticonas cirurgias plásticas estéticas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba.
Orientou
Ação de Imissão de Posse; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Gentil Borges Neto;
Alterabilidade dos Contratos Administrativos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Gentil Borges Neto;
O Novo Divórcio a Luz da Emenda Constitucional 66, de 13 de junho de 2010; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Gentil Borges Neto;
A Tutela Jurídica da Família Socioafetiva; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Gentil Borges Neto;
Guarda Compartilhada; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Gentil Borges Neto;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Metodista de Piracicaba, Centro de Ciências Aplicadas, Curso de Direito. , Rodovia do Açúcar, Km 156, Taquaral, 13400-911 - Piracicaba, SP - Brasil, Telefone: (19) 31241967, URL da Homepage:
Experiência profissional
1990 - Atual
Universidade Metodista de PiracicabaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
03/1990
Ensino, Curso de Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Contratual Civil I, Direitos Reais II - Coisas Alheias, Direito Contratual Civil II, Teoria Geral do Direito Civil II, Direito Civil, Monografia
-
03/2000 - 12/2002
Direção e administração, Centro de Ciências Aplicadas, Curso de Direito Sbo.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gentil Borges Neto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?