José Edilson Neves

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1983), especialização em Engenharia de Petróleo pela Petrobras e mestrado, voltado para o setor de petróleo e gás, em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2004). Tem experiência na área de Engenharia de Petróleo, atuando principalmente nos seguintes segmentos: reservatórios, completação e produção, experiência na área de ensino e formação de recursos humanos para o setor de petróleo e gás. Atualmente atua como docente do curso de Engenharia de Petróleo da UFCG.

Informações coletadas do Lattes em 29/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Química

2003 - 2004

Universidade Federal de Campina Grande
Título: REMOÇÃO DE ENXOFRE DE GASOLINAS SINTÉTICAS ATRAVÉS DO PROCESSO DE ADSORÇÃO, Ano de Obtenção: 2004
MARIA WILMA NUNES CARVALHO.Palavras-chave: REMOÇÃO DE ENXOFRE; REFINO; PETRÓLEO E GÁS.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Indústrias Extrativas.

Aperfeiçoamento em Engenharia de Petroleo

1984 - 1985

Petroleo Brasileiro S A
Ano de finalização: 1985;

Graduação em Engenharia Química

1979 - 1983

Universidade Federal da Paraíba

Curso técnico/profissionalizante

1976 - 1976

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Ensino Médio (2º grau)

1975 - 1978

Colégio Pré Universitário Campinense

Ensino Fundamental (1º grau)

1970 - 1974

Colégio Estadual da Liberdade

Formação complementar

2007 - 2007

GESTÃO DE PROJETOS COM MS PROJECT 2007. (Carga horária: 30h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL-RN, SENAC, Brasil.

2004 - 2004

PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL. (Carga horária: 2h). , I CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, CBM, Brasil.

2003 - 2003

Processamento Primário de Fluidos Produzidos em Ca. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2003 - 2003

ZEÓLITAS E ARGILAS NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

1997 - 1997

Movimentação de Óleo E Gás Natural. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1996 - 1996

Prático de Simulação Pvt. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1996 - 1996

Metodologia de Geologia de Desenvolvimento E Reser. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1994 - 1994

Curso Prático de Simulação de Reservatório. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1993 - 1993

TRATAMENTO E INJEÇÃO DE ÁGUA. (Carga horária: 12h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1993 - 1993

Dano de Formação. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1992 - 1992

Sísmica E Geologia Desenvolvimento. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1992 - 1992

Simulação de Reservatório. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1992 - 1992

Desenvolvimento de Supervisão na Qualidade. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1991 - 1991

Especialização Em Gerenciamento de Reservatório. (Carga horária: 160h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1991 - 1991

Estimativa de Reservas. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1991 - 1991

Práticas de Ensino. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1990 - 1990

Dialog Básico. , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1990 - 1990

Qualidade de Água de Injeção. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1990 - 1990

Mineralogia das Argilas. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1990 - 1990

Desenvolvimento da Supervisão. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1989 - 1989

Supercalc Básico. , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1989 - 1989

Balanço de Materiais. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1989 - 1989

Propriedades das Rochas. , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1989 - 1989

Fluxo de Fluidos Em Meios Porosos. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1989 - 1989

Água de Formação. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1989 - 1989

Tso Ispf. , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1988 - 1988

Geologia de Petroleo Para Engenheiros. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1988 - 1988

Perfilagem A Poço Aberto. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1988 - 1988

Avaliação Econômica de Projetos de Produção. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1987 - 1987

Perfilagem de Produção. (Carga horária: 40h). , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1986 - 1986

Automação Pneumática. , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1986 - 1986

Sistema Operacional Ms dos. , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1985 - 1985

Primeiros Socorros Para Situações de Emergência. , Petroleo Brasileiro S A, PETROBRAS, Brasil.

1979 - 1979

Extensão universitária em Evolução dos Conceitos da Física Moderna. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Exploração E Produção de Petróleo/Especialidade: Produção de Petróleo.

Participação em eventos

I CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA. 2004. (Congresso).

I Simpósio da Região Norte Nordeste Sobre Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás Natural.Refino, Processos, Transportes e Dutos. 2004. (Simpósio).

I Simpósio da Região Norte Nordeste Sobre Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás Natural. 2004. (Simpósio).

2° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás. 2003. (Congresso).

I ENCONTRO DE CONTROLE, INIBIÇÃO, TRATAMENTO E DESCARTE DA ÁGUA PRODUZIDA NA E&P-RNCE. 1998. (Encontro).

Participação em bancas

Aleixo, J. S;NEVES, J. E.. Estágio Integrado - Jackeline Souza Aleixo - Engenharia Química. 2005. Universidade Federal de Campina Grande.

Correa, M. L. M.;NEVES, J. E.. Estudo e Implementação de Métodos de Otimização para Sistemas de Monitoramento de Malhas e Escoamento de Petróleo. 2004. Universidade Federal de Campina Grande.

Souza, A. G.;NEVES, J. E.. Projeto de Implementação da Interface de Um Sistema de Apoio à Tomada de Decisão na Operação de Malhas de Escoamento da Produção de Petróleo. 2004. Universidade Federal de Campina Grande.

ARAUJO, C. E. S.;NEVES, J. E.. Modelagem Tridimensional de Objetos Geológicos Encontrados em Reservatórios de Petróleo. 2004. Universidade Federal de Campina Grande.

Silva, A. M.;NEVES, J. E.. Um Modelo Estocástico para Previsão da Colunas de Perfuração em Poços Petrolíferos. 2004. Universidade Federal de Campina Grande.

Oliveira, E. W. A.;NEVES, J. E.. Projeto e Implementação de um Serviço de Detecção de Falhas com Semântica Perfeita para Redes Locais com Aplicação em Um Sistema de Monitoramento de Escoamento de óleo. 2004. Universidade Federal de Campina Grande.

Brito, A. E. M.;NEVES, J. E.. Desenvolvimento de Um Dispositivo Autônomo para Detecção de Falhas CLPs em Malhas de Escoamento de Petróleo. 2004. Universidade Federal de Campina Grande.

SOUTO, F. C.;NEVES, J. E.. Estágio Integrado - Flávia Cavalcanti Souto - Engenharia Química. 2004. Universidade Federal de Campina Grande.

Oliveira, K. A.;NEVES, J. E.. Implementação de Um Método Baseado em Redes Neurais para a Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados de Poços de Petróleo e Gás. 2003. Universidade Federal de Campina Grande.

NEVES, J. E.. EASYMINER: UM FRAMEWIORK PARA A CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES DE DESCOBERTA DE CONHECIMENTO'. 2001. Universidade Federal da Paraíba.

Suarez, P. R.;NEVES, J. E.. Um Sistema de Aprendizado Web Baseado em Perfis de Profissionais de Pesquisa das Áreas de Petróleo e Gás?. 2001. Universidade Federal de Campina Grande.

Produções bibliográficas

  • NEVES, J. E. . Síntese, Caracterização de MCM-41 e Avaliação Preliminar da Cinética de Adsorção de Mercaptans Presentes em Gasolinas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, J. E. . Remoção de Enxofre de Combustíveis Através do Processo de Adsorção. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

NEVES, J. E. . MECANISMOS DE PRODUÇÃO EM TERRA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NEVES, J. E. . ENGENHARIA DE POÇO. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NEVES, J. E. . ENGENHARIA DE POÇO. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NEVES, J. E. . Reservatórios de Petróleo e Gás e o Meio Ambiente. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NEVES, J. E. . Dados Técnicos do Campo de Namorado?. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NEVES, J. E. . NOÇÕES DE RESERVATÓRIOS. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NEVES, J. E. . NOÇÕES DE RESERVATÓRIOS. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Campina Grande, UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO. , Aprígio Veloso, 882, Universitário, 58429900 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 21011048, Ramal: 5839

Experiência profissional

2005 - 2010

Aurizônia Petróleo S.A

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Petróleo Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação nas áreas de Completação de poços, Reservatórios e Produção.

2010 - Atual

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2005

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante do PRH-25, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2003

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 15

Outras informações:
Consultoria para acompanhamento do Projeto de Iniciação Científica intitulado ?Implementação de Um método Baseado Redes Neurais para a Descoberta de Conhecimentos em Bases de Dados de Poços de Petróleo e Gás? desenvolvido na UFCG /Departamento de Sistemas e Computação

2002 - 2002

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 15

Outras informações:
Consultoria para acompanhamento do Projeto de Mestrado intitulado ?Mineração de Dados Utilizando Redes Neurais com Aplicação ao Setor de Petróleo e Gás? desenvolvido na UFCG /Departamento de Sistemas e Computação

2001 - 2001

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 6

Outras informações:
Consultoria para Adequação Curricular do Programa UFCG/PRH-25/ANP-MCT

2001 - 2001

Empresa de Engenharia de Petróleo Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: CONSULTOR PARA ENGENHARIA DE RESERVATÓRIO, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2001 - 10/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Empresa de Engenharia de Petróleo Ltda.,Cargo ou função, ENGENHEIRO CONSULTOR NA ÁREA DE ENGENHARIA DE RESERVATÓRIOS.

1999 - 2000

Escola Estadual Aluizio Azevedo

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO, Carga horária: 20

Outras informações:
ATUOU COMO PROFESSOR DE QUÍMICA

Atividades

  • 02/1999 - 12/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, QUÍMICA

1984 - 2000

Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO DE PETRÓLEO, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1984 - 06/2000

    Serviços técnicos especializados , E P Rnce, Reservatórios.,Serviço realizado, ATUOU COMO ENGENHEIRO DE PETRÓLEO.

1983 - 1983

Indústria E Comércio Irmãos Araújo Ltda

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO DE ENGENHARIA, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/1983 - 08/1983

    Estágios , Icial, Departamento de Produção.,Estágio realizado, ESTÁGIO NO DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO.

1982 - 1984

Curso Preparatório Campinense Ltda

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO, Carga horária: 10

Outras informações:
ATUOU COMO PROFESSOR DE QUÍMICA

Atividades

  • 07/1982 - 02/1984

    Ensino,,Disciplinas ministradas, QUÍMICA

1982 - 1983

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITOR DE DISCIPLINA EXPERIMENTAL, Carga horária: 2

Outras informações:
ATUOU COMO MONITOR DA DISCIPLINA QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I

Atividades

  • 10/2001 - 10/2001

    Treinamentos ministrados , Cct, Setor de Petróleo E Gás.,Treinamentos ministrados, CURSO: DADOS TÉCNICOS DO CAMPO DE NAMORADO. DURAÇÃO: 6 HORAS

  • 10/2001 - 10/2001

    Treinamentos ministrados , Cct, Setor de Petróleo E Gás.,Treinamentos ministrados, CURSO: RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO E GÁS E O MEIO AMBIENTE. DURAÇÃO: 32 HORAS

  • 02/1982 - 12/1983

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II.,Atividade realizada, MONITOR DA DISCIPLINA QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL.

1981 - 1984

Colégio Pré Universitário Campinense

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
ATUOU COMO PROFESSOR DE QUÍMICA.

Atividades

  • 03/1981 - 02/1984

    Ensino,,Disciplinas ministradas, QUÍMICA