Márcia Rocha Alfonseca
Mestra em Ciências na Educação pela Faculdade UDS - Universidad de Desarrollo Sustentable de Assunção-PY (2017), Especialista em Ciências da Educação para a qualificação da UDS - Universidad de Desarrollo Sustentable de Assunção-PY, como pré-requisito para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação(2017), Especializando em Mídias na Educação pela Faculdade UESB na modalidade E@D, Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação em Língua Inglesa pela Faculdade Ávila (2015), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Realiza (2011), Gestão Educacional pela Faculdade Pitágoras (2011), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade de Guanambi (2009) Graduada em Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - E@D (2008). Atualmente é Professora de Língua Portuguesa e Inglesa (Fundamental II), na Escola Municipalizada Edivaldo Boaventura da Rede Municipal de Ensino em Bom Jesus da Lapa - BA. Tutora Presencial do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas da UNEB E@D UAB. Tem experiência no Ensino Fundamental de 9 anos e Ensino Médio (desde 1996). Possui, também, habilidades e vivências em Coordenação Pedagógica e Formação de Professores nas séries iniciais. Atuou como Coordenadora e Formadora Municipal do Pacto Estadual em Alfabetização e Letramento com ênfase na Proposta Didática para Alfabetizar Letrando (2011/2012).
Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gestão Educacional
2010 - 2011
Faculdade Pitágoras
Título: Diálogo da teoria x prática
Orientador: Nelcilândia Figueiredo Arouca
Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar
2010 - 2011
Faculdade de Ciências da Bahia/Realiza
Título: A práxis psicopedagógica no estágio supervisonado
Orientador: Carla Paiva
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura B
2008 - 2009
Faculdade de Gunambi
Título: A importância da leitura e escrita para Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Orientador: Edilma Cotrim da Silva
Graduação em LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS
2005 - 2008
Faculdade de Tecnologia e Ciências - ead
Título: FORMAÇÃO À DISTÂNCIA: articulando teoria e prática
Orientador: ANA DIVA DA SILVA ASSIS
Formação complementar
2012 - 2012
Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 40h). , Projecta - Melhor Escola, PFC, Brasil.
2012 - 2012
Formação de Formadores em Alfabeização e Letrament. (Carga horária: 200h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
2012 - 2012
Alinhando as Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.
2011 - 2011
Programa Educação Inclusiva. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à Educação Digital. (Carga horária: 40h). , Programa Nacional de Formação em Tecnologia Educacional, PROINFO INTEGRAD, Brasil.
2011 - 2011
Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 20h). , Projecta - Melhor Escola, PFC, Brasil.
2011 - 2011
Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 32h). , Projecta - Melhor Escola, PFC, Brasil.
2010 - 2010
V Seminário de Formação de Gestores e Educadores. (Carga horária: 40h). , Programa Educação Inclusiva, PEI, Brasil.
2009 - 2009
Educação: trabalho de todos e de cada um.. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.
2008 - 2008
Conferência Municipal de Educação. (Carga horária: 14h). , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Pró-Letramento: Matemática dos Anos Iniciais. (Carga horária: 120h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Pró-Letramento: Alfabetização e Linguagem. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Produções bibliográficas
-
ROCHA, M. ; COELHO, M. W. S. . A Ludicidade: Ressignificando as Práticas de Ensino e Aprendizagem do Docente em Sala de Aula nas Habilidades Linguísticas em Língua Inglesa. Gênero e Interdisciplinaridade , v. 03, p. 315-337, 2022.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2012
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação do Ensino Fundamental I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - Atual
Escola Municipalizada Edivaldo BoaventuraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcia Rocha Alfonseca e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?