Márcia Rocha Alfonseca

Mestra em Ciências na Educação pela Faculdade UDS - Universidad de Desarrollo Sustentable de Assunção-PY (2017), Especialista em Ciências da Educação para a qualificação da UDS - Universidad de Desarrollo Sustentable de Assunção-PY, como pré-requisito para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação(2017), Especializando em Mídias na Educação pela Faculdade UESB na modalidade E@D, Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação em Língua Inglesa pela Faculdade Ávila (2015), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela Realiza (2011), Gestão Educacional pela Faculdade Pitágoras (2011), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade de Guanambi (2009) Graduada em Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - E@D (2008). Atualmente é Professora de Língua Portuguesa e Inglesa (Fundamental II), na Escola Municipalizada Edivaldo Boaventura da Rede Municipal de Ensino em Bom Jesus da Lapa - BA. Tutora Presencial do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas da UNEB E@D UAB. Tem experiência no Ensino Fundamental de 9 anos e Ensino Médio (desde 1996). Possui, também, habilidades e vivências em Coordenação Pedagógica e Formação de Professores nas séries iniciais. Atuou como Coordenadora e Formadora Municipal do Pacto Estadual em Alfabetização e Letramento com ênfase na Proposta Didática para Alfabetizar Letrando (2011/2012).

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Educacional

2010 - 2011

Faculdade Pitágoras
Título: Diálogo da teoria x prática
Orientador: Nelcilândia Figueiredo Arouca

Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar

2010 - 2011

Faculdade de Ciências da Bahia/Realiza
Título: A práxis psicopedagógica no estágio supervisonado
Orientador: Carla Paiva

Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura B

2008 - 2009

Faculdade de Gunambi
Título: A importância da leitura e escrita para Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Orientador: Edilma Cotrim da Silva

Graduação em LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS

2005 - 2008

Faculdade de Tecnologia e Ciências - ead
Título: FORMAÇÃO À DISTÂNCIA: articulando teoria e prática
Orientador: ANA DIVA DA SILVA ASSIS

Formação complementar

2012 - 2012

Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 40h). , Projecta - Melhor Escola, PFC, Brasil.

2012 - 2012

Formação de Formadores em Alfabeização e Letrament. (Carga horária: 200h). , Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.

2012 - 2012

Alinhando as Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.

2011 - 2011

Programa Educação Inclusiva. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.

2011 - 2011

Introdução à Educação Digital. (Carga horária: 40h). , Programa Nacional de Formação em Tecnologia Educacional, PROINFO INTEGRAD, Brasil.

2011 - 2011

Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 20h). , Projecta - Melhor Escola, PFC, Brasil.

2011 - 2011

Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 32h). , Projecta - Melhor Escola, PFC, Brasil.

2010 - 2010

V Seminário de Formação de Gestores e Educadores. (Carga horária: 40h). , Programa Educação Inclusiva, PEI, Brasil.

2009 - 2009

Educação: trabalho de todos e de cada um.. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.

2008 - 2008

Conferência Municipal de Educação. (Carga horária: 14h). , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Pró-Letramento: Matemática dos Anos Iniciais. (Carga horária: 120h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Pró-Letramento: Alfabetização e Linguagem. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Produções bibliográficas

  • ROCHA, M. ; COELHO, M. W. S. . A Ludicidade: Ressignificando as Práticas de Ensino e Aprendizagem do Docente em Sala de Aula nas Habilidades Linguísticas em Língua Inglesa. Gênero e Interdisciplinaridade , v. 03, p. 315-337, 2022.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2012

Secretaria Municipal de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação do Ensino Fundamental I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Escola Municipalizada Edivaldo Boaventura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40