Iveuta de Abreu Lopes
Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí. Doutora em Letras ? área Linguística, Universidade Federal de Pernambuco (2004); Mestre em Linguística, Universidade de Brasília (1989); Graduada em Letras, Universidade Federal do Piauí (1984); Estágio de Pós-doutorado realizado na Universidade de Brasília (2010-2011). Atua na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado e doutorado) da UFPI. Desenvolveu atividades de docência nos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada do Estado do Piauí e na Universidade Estadual do Piauí, onde aposentou-se como Professora Associada, tendo atuado na Graduação em Letras e nos Programas de Pós-Graduação em Letras ? Programas de Mestrado acadêmico e profissional (PROFLETRAS) e desempenhado a função de Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. Integra o Grupo de pesquisa Linguagem, Escola e Sociedade (Grupo LES) e é Membro da Comissão de Alfabetização e Letramento da Abralin. Autora de produções acadêmicas como livros, capítulos de livros, artigos científicos, com destaque para a publicação Cenas de Letramentos Sociais, Recife: Programa de Pós-Graduação em Letras-UFPE, 2006, premiada como melhor tese. Parecerista de diversos periódicos regionais e nacionais. Áreas de atuação como pesquisadora e nas quais se concentram suas produções acadêmicas e orientações de tese e de dissertações: sociolinguística interacional, sociolinguística educacional, letramento e oralidade, ensino de língua portuguesa. ORCID https://orcid.org/0000-0002-0204-4301.
Informações coletadas do Lattes em 19/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras
2000 - 2004
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Cenas de Letramentos Sociais
Orientador: Judith Chamblis Hoffnagel
Palavras-chave: Letramentos/escrita/comunidade.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.
Mestrado em Lingüística
1986 - 1989
Universidade de Brasília, UnB
Título: O Processo Interacional em sala de Aula: um estudo comparativo em dois grupos sociais, Ano de Obtenção: 1989
Stella Maris Bortoni-Ricardo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: linguística; interação/sociolingüística.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.
Pós-doutorado
2010
Pós-Doutorado. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Letramento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística textual.
Organização de eventos
COSTA, C. S. S. M. ; LOPES, I. A. . Congresso Nacional de Variação/diversidade Linguística e Letramento. 2018. (Congresso).
COSTA, C. S. S. M. ; LOPES, I. A. . I Congresso Nacional de Variação/Diversidade Linguística e Letramentos. 2016. (Congresso).
LOPES, I. A. ; Lima, Maria Auxiliadora Ferreira . III Jornada de Estudos Léxico-Gramaticais Enunciativos. 2016. (Outro).
LOPES, I. A. . I Colóquio Científico do Núcleo de Pesquisa e Estudos Linguísticos. 2010. (Congresso).
LOPES, I. A. . II Encontro de Lingüística e Literatura e I Seminário Científico de Letras da UESPI. 2007. (Congresso).
LOPES, I. A. ; ALBUQUERQUE, M. R. F. A. . I Encontro de Lingüística e Literatura do curso de Letras-Português da UESPI. 2006. (Congresso).
LOPES, I. A. . III Simpósio de Produção científica da UESPI-ISeminário de Iniciação Científica. 2002. (Congresso).
LOPES, I. A. . III Simpósio de Produção Científica da UESPI-I Seminário de Iniciação Científica. 2002. (Congresso).
LIMA, M. G. S. B. ; COSTA, C. S. S. M. ; LOPES, I. A. . Seminário do projeto integrado em Sociolingüística educacional. 1997. (Outro).
Participação em eventos
"IV SIMLER: SIMPÓSIO DE LEITURA: REFLEXÕES E DIÁLOGOS",."Materiais didáticos para o ensino da leitura na escola: entre o digital e o impresso". 2023. (Simpósio).
IX CONEDU. Estratégias pedagógicas no processo de orientação da produção do texto argumentativo. 2023. (Congresso).
MOSTRA DE LINGUAGENS.?SE DO PONTO DE VISTA LINGUÍSTICO TUDO NOS UNE, O DUE DIZER DAS EULÁLIAS NO AMBIENTE ESCOLAR??. 2022. (Encontro).
ABRALIN. 2021. (Encontro).
Formação discente quanto ao uso das TICS no ensino remoto I. 2020. (Outra).
Formação discente quanto ao uso das tics no ensino remoto II. 2020. (Outra).
I Encontro da Comissão da Área de Alfabetização e Letramento ABRALIN. 2020. (Encontro).
I Seminário Desafios da docência no século XXI; Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação e possibilidades de aprendizagem. 2020. (Seminário).
Pesquisa qualitativa em educação: aspectos conceituais e metodológicos.Etnografia na prática escolar. 2020. (Encontro).
Pesquisa Qualitativa em Educação: aspectos conceituais e metodológicos.A Etnografia na Prática Escolar. 2020. (Encontro).
Encontro com alunos do PROFLETRAS.Aspectos inerentes ao letramento. 2019. (Encontro).
Encontro de pesquisadores - Projeto Universal MCTI/CNPQ N 28/2018.Eventos de letramento acadêmico deflagrados pela cadeia de gêneros da iniciação científica. 2019. (Encontro).
III SIMVALE - Simpósio de Variação Linguística e Ensino - homenagem ao professor Carlos Alberto Faraco.A variação linguística sob o olhar do professor: um estudo em sala de aula de ensino médio. 2019. (Simpósio).
III SIMVALE - Simpósio de Variação Linguística e Ensino - homenagem ao professor Carlos Alberto Faraco. 2019. (Simpósio).
Encontro do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa.A oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização. 2018. (Encontro).
Encontro do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa.A oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização. 2018. (Encontro).
Encontro do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa.Variação linguística no ciclo de alfabetização. 2017. (Encontro).
Fórum Nacional de Avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2017. (Outra).
PROJETO DE EXTENSÃO LETRAS EM CENA COLÓQUIOS LINGUÍSTICOS.AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA ESCOLA E AS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE. 2017. (Seminário).
I Congresso Nacional de Variação /Diversidade LInguítica e letramentos. Letramentos. 2016. (Congresso).
II Encontro Nacional de Letras.O PNAIC no Piauí: reflexões acerca dos aspectos da cosnciência fonológica, alfabetização e letramento. 2016. (Encontro).
III Jornada de Estudos Léxico-Gramáticais Enunciativos.Texto, gramática e ensino de língua portuguesa: passos e impasses. 2016. (Outra).
III Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa.Alfabetização e consciência fonológica. 2016. (Seminário).
I Seminário Internacional e Direitos Humanos e II Salão do livro de Altos.Línguística, Comunicação e Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Seminário).
IVèmes Congrès International de Dialectologie et de Sociolinguistique. variations, phraséologie et ressources. 2016. (Congresso).
IV Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROLETRAS.Disciplina Alfabetização e Letramento. 2016. (Outra).
XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste.Alfabetização e escrita formal: consequências do apoio na oralidade e das representações múltiplas. 2016. (Encontro).
Fórum Nacional de Comissões Temáticas. 2014. (Outra).
I Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS. 2013. (Outra).
IV Encontro Acadêmico de Letras.Linguagem, variação linguística e ensino. 2013. (Encontro).
XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística/IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Oralidade e Letramento: Avaliação e Perspectivas. 2013. (Simpósio).
I Seminário Estadual de Educação do Campo Cidadania e Sustentabilidade.DIVERSIDADE LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA. 2012. (Seminário).
VII Encontro de Linguística e Literatura.Mesa redonda O currículo do curso de letras da UESPI e o ENADE: uma visão crítica. 2012. (Encontro).
Formação de formadores do Escola Ativa.Letramento e Alfabetização. 2011. (Encontro).
III Simpósio Gostar de Aprender.Análise, Discussão e Oficina de Elaboração de Provas. 2011. (Simpósio).
III Simpósio Gostar de Aprender.A leitura no Processo Educacional. 2011. (Simpósio).
Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Linguística.Experiências escolares numa leitura eficaz. 2011. (Seminário).
VI Encontro de linguística e literatura, V seminário científico de letras da UESPI e II colóquio do NUCEL.A mediação pedagógica na leitura: uma atitude possível?. 2011. (Seminário).
VI encontro de pesquisadores.Práticas pedagógicas do professore-pesquisador na perspectiva da pesquisa-ação. 2011. (Encontro).
XI Simpósio e X Seminário de Iniciação Científica da UESPI.Sessão coordenada. 2011. (Simpósio).
I Fórum integrador: pesquisa, linguagem, ensino, aprendizagem e formação. A Leitura como uma Prática Social. 2010. (Congresso).
V Encontro de Linguística e Literatura - IV Seminário Científico de Letras.Leitura e ensino de língua materna. 2010. (Seminário).
XXIII Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste. A leitura no ensino médio: um estudo em escolas públicas do Piauí. 2010. (Congresso).
IV Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras.Pesquisa etnográfica: teoria e prática. 2009. (Encontro).
Abralin em cena Piauí. A leitura como atividade compartilhada. 2008. (Congresso).
Atividade do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino.Cenas de Letramentos Sociais. 2008. (Encontro).
Congresso Nacional ABRALIN em Cena Piauí. Letramento e Ensino Fundamental. 2008. (Congresso).
II Encontro de Lingüística e Literatura e L Seminário Científico de Letras da UESPI.A Análise Lingüística na Educação Básica. 2007. (Encontro).
II Encontro Lingüístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI.A pesquisa lingüística: um caminho para o ensino reflexivo. 2007. (Encontro).
Projeto: Letramento no Ensino Fundamental.Letramento no ensino fundamental. 2007. (Outra).
VIII Simpósio de Letras.Leitura e Ensino. 2007. (Simpósio).
I Encontro de Lingüística e Literatura do curso de Letras da UESPI.Debate: Apresentação e análise do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Letras-Português. 2006. (Encontro).
I Encontro de Lingüística e Literatura do Curso de Letras-Português da UESPI.Linguagem: Múltiplos Olhares na Contemporaneidade. 2006. (Encontro).
I Encontro de Lingüística e Literatura do Curso de Letras-Português da UESPI.Linguagem e Ensino. 2006. (Encontro).
PPGL - 30 anos - UFPE.Cenas de Letramentos Sociais - Sessão melhores teses e dissertações. 2006. (Encontro).
Gêneros e práticas sociais: um encontro com Charles Bazerman. 2005. (Encontro).
Hipertexto 2005 UFPE. 2005. (Encontro).
VI Simpósio de Produção Científica, IV Seminário de Iniciação Científica e III Simpósio de Pós-graduação.Coordenadora de Sessão Oral. 2005. (Simpósio).
VI Simpósio de Produção Científica da UESPI, IV Seminário de Iniciação Científica e III Simpósio de Pós-graduação.Coordenadora de Sessão - painel. 2005. (Simpósio).
V Simpósio de produção Científica da UESPI, III Seminário de Iniciação Científica e II Seminário de Pós-graduação.Coordenadora de Sessão de Painéis. 2004. (Simpósio).
V Simpósio de Produção Científica da UESPI, III Seminário de Iniciação Científica e II Seminário de Pós-graduação.Coordenadora de Sessão Oral. 2004. (Simpósio).
V Simpósio de produção científica da UESPI. III Seminário de Iniciação científica. II Seminário de pós-graduação.Palestra: Cenas de letramentos sociais. 2004. (Simpósio).
IV Simpósio de Produção Científica da UESPI, II Seminário de Iniciação Científica e I Seminário da Pós-graduação.Sessão de Painel - Coordenadora. 2003. (Simpósio).
IV Simpósio de Produção Científica da UESPI, II Seminário de Iniciação Científica e I Seminário de Pós-graduação.As práticas de Letramento na escola: por uma visão sóciointeracionista. 2003. (Simpósio).
III Simpósio de Letras.Letramento: práticas sociais intermediadas pela escrita. 2002. (Simpósio).
III Simpósio de Produção científica da UESPI e I Seminário de Iniciação científica.Coordenador de Sessão de Painel. 2002. (Simpósio).
XXXII Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. 2002. (Outra).
I Encontro sobre Gramáticas do Português. 2001. (Outra).
I Encontro sobre Gramáticas do Português - Minicurso: Um reexame crítico das noções fundamentais da sintaxe. 2001. (Outra).
Seminário "Hipertexto, demandas teóricas e práticas". 2000. (Seminário).
I Seminário de pesquisa do projeto metanet.Interação em sala de aula. 1992. (Seminário).
Gramática e Lingüística.III Semana de Leetras. 1991. (Outra).
Seminário internacional sobre as tendências da pós-graduação. 1991. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, A. do N.; Silva, T. F.; Gomes, F. W. B;LOPES, I. A.. POSSESSIVOS TEU/SEU: variação e crenças/atitudes linguísticas. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; DIAS, P. C. R.; BATISTA JUNIOR, J. R. L.. LETRAMENTOS E CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE NEGRA: UM ESTUDO EM ESCOLA PÚBLICA DO MARANHÃO. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; BRITO, A. E.. PRÁTICAS SOCIAIS DE LETRAMENTO: LEITURA E ESCRITA EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE IDOSOS. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; BATISTA JUNIOR, J. R. L.. Deficiência física e autismo no contexto de duas famílias de Landri Sales/PI: práticas de letramento e identidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
SOUZA, A. V. M.;LOPES, I. A.; Nascimento, J. F.; GOMES, Y. L. S.. RITUALIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM SESSÕES ORDINÁRIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PIRIPIRI-PI.. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Martins, N. P.;LOPES, I. A.; Lucirene da Silva Carvalho. ENSINO DAS LOCUÇÕES VERBAIS: práticas semântico-gramaticais para a Educação Básica. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; SILVA, A. do N.; Nascimento, J. F.. A ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma abordagem qualitativa. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; Alves, S. M.. EVENTOS DE LETRAMENTO: o Processo de Orientação para a Produção Escrita de Textos Argumentativos na 3ª Série do Ensino Médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. Africanismos e variações linguísticas em músicas de Luiz Gonzaga, o rei do baião. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; BATISTA JUNIOR, J. R. L.. Práticas de letramento no contexto de famílias de pessoas com deficiência. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
DIAS, P. C. R.; COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. CORPOS DÓCEIS, MENTES LIVRES: as práticas de letramento na penitenciária feminina de Teresina - Pi. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; BATISTA JUNIOR, J. R. L.; GOMES, Y. L. S.. PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DAS MULHERES FEIRANTES DO MERCADO PÚBLICO DE ALTOS/PI: uma abordagem etnográfica. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; Nascimento, J. F.. EVENTOS DE LETRAMENTO EM CONTEXTO ESCOLAR DE AULAS REMOTAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM O USO DA FERRAMENTA WHATSAPP. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, A. do N.;LOPES, I. A.. O PROCESSO INFERENCIAL EM ATIVIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA: um estudo de caso com alunos do 9° ano do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
Rodrigues, B. G.;LOPES, I. A.. Um olhar para as habilidades da BNCC sobre revisão e reescrita das produções textuais: análise de um livro didático de língua portuguesa. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. Competência comunicativa oral: uma netnografia de uma sala de aula no ensino médio de uma escola teresinense. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. O tratamento da variação linguística no ensino de língua materna: um estudo (n)etnográfico em sala de aula. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; Nascimento, J. F.. AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM DOS VENDEDORES DO SHOPPING DA CIDADE DE TERESINA AOS CLIENTES. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
MAGALHAES NETO, P. R.; SILVA, A. do N.;LOPES, I. A.. Eventos de Letramento Escolar: práticas de leitura em uma escola pública de Teresina-Pi. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; Nascimento, J. F.;LOPES, I. A.. A REDUÇÃO TOTAL/PARCIAL DA SÍLABA POSTÔNICA NA FALA DOS SANTOANTONHENSES EM CONTATO DIALETAL COM OS TERESINENSES: um estudo à luz da teoria da acomodação. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, M. G. S. B.; BRITO, A. E.; Carmem Lúcia de Oliveira Cabral; Dias, A. M. I;LOPES, I. A.. PRÁTICA DOCENTE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: narrativas de professores. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.;LOPES, I. A.. Acomodação da vogal média pretônica na fala de gaúchos em situação de contato dialetal com teresinenses. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Rodrigues, B. G.; MELO, B. O. R.;LOPES, I. A.. O desenvolvimento de estratégias de leitura no 1 ano do ensino médio: uma proposta de pesquisa-ação. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
MAGALHAES NETO, P. R.; Martins, N da R S P;LOPES, I. A.. Denotação e conotação como ferramentas para a construção do significado do texto: um trabalho de leitura com alunos do 8 ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
Gosmes, R F; MAGALHAES NETO, P. R.;LOPES, I. A.. Anáfora: mecanismo coesivo de referenciação nas produções escritas dos alunos do 9 ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
Gomes, F. W. B; MAGALHAES NETO, P. R.;LOPES, I. A.. As múltiplas semioses na aquisição de língua inglesa como língua adicional em contexto bilíngue: análise de material didático. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
Gomes, F. W. B;LOPES, I. A.. Formação continuada de professores: affordances sobre o audiovisual como tecnologia facilitadora na aprendizagem de línguas adicionais em escola bilíngue. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
MAGALHAES NETO, P. R.;LOPES, I. A.; Alves, S. M.. O ensino de leitura no contexto escolar: um estudo do gênero notícia no 8 ano de uma escola municipal de Buriti dos Lopes-Pi. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
MAGALHAES NETO, P. R.;LOPES, I. A.; Martins, N da R S P. Produção textual, revisão e reescritura: uma análise de textos de alunos de 6 ano de ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. Na fala de nós não se usa nosso: uma análise variacionista do possessivo de primeira pessoa do plural na comunidade Baixio/São José do Piauí-Pi. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; Gomes, F. W. B; MAGALHAES NETO, P. R.. Leitura em plataforma digital: práticas de letramentos de docentes e discentes do 3 ano do ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
BRITO, A. E.; MOURA, M. G. C.; LIMA, M. G. S. B.; SANTOS, F. C. C. N.;LOPES, I. A.. Caminhos da Prática Docente Alfabetizadora: possíveis diálogos entre alfabetizadoras iniciantes e experientes. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, M. G. S. B.; BRITO, A. E.; Carmem Lúcia de Oliveira Cabral; Moura, A. B. F.;LOPES, I. A.. Constituição de Aprendizagens do Professor de Educação Infantil: vivências pedagógicas e escritas de si. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
MAGALHAES NETO, P. R.; Gosmes, R F;LOPES, I. A.. REGÊNCIA VERBAL EM TEXTOS DE ALUNOS DO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, S. M. C.; Martins, N da R S P;LOPES, I. A.. AS ANÁFORAS ENCAPSULADORAS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; Lacerda, N. A.. Influência da linguagem oral sobre a prática da escrita: um estudo na perspectiva do letramento escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, S. M. C.; Martins, N da R S P;LOPES, I. A.. Processo de recategorização e construção de sentidos do gênero anúncio publicitário. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. Além da sala de aula: práticas de letramento e o ensino de língua portuguesa, numa perspectiva sociolinguística. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. Metramento matemático: a leitura em questão. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. Letramento e competência comunicativa no ensino médio: uma abordagem etnográfica. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. Práticas de letramento no campo: a relação da escola família agrícola dos cocais com uma comunidade rural no Piauí. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; Lucirene da Silva Carvalho. Variação linguística e fluxos migratórios: a concordância nominal de número na fala dos moradores do bairro Campo de Belém do município de Caxias - Ma. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; Lucirene da Silva Carvalho. Os processos de monotongação e ditongação na escrita de alunos do 6 ano do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
Silva, F O; MELO, B. O. R.;LOPES, I. A.. A continuidade e a progressão de sentido do texto a partir dos procedimentos de repetição e de substituição. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
MELO, B. O. R.; ZAVAM, A. S.;LOPES, I. A.. Da entrevista para o texto de memórias literárias: um estudo sobre os processos de retextualização. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
BRITO, A. E.; CARVALHEDO, J. L. P.; MENDES, B. M. M.;LOPES, I. A.. do N. Santos. Formação e prática docente alfabetizadora: contextos de reelaboração do letramento de professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; RICARDO, S. M. B. F.; Gosmes, R F. O Emprego das categorias de modo e tempo verbal em atividades escritas dos alunos do 7 ano do ensino fundamental: consequências do ensino de lígua portuguesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; OLIVEIRA, D. H.. Um estudo sociolinguístico de contato dialetal: a interferência/ alternância entre a vibrante simples com a fricativa velar na fala de gaúchos e bom-jesuenses, no Piauí. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Lima, Maria Auxiliadora Ferreira;LOPES, I. A.; ONOFRE, M. B.. O prefixo na cosntrução de sentidos: análise da unidade morfolexical re- em livros didáticos. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, A. E.; Carmem Lúcia de Oliveira Cabral; CARVALHEDO, J. L. P.; MORAIS, G. A. S.;LOPES, I. A.. Formação Continuada de professores da educação infantil: interfaces com a prática docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. Atividades multiletradas e letramento escolar: uma investigação no ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Rodrigues, B. G.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. Leitura, lucidade e o cotidiano: uma proposta para a formação de leitores. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; MELO, B. O. R.. Eventos e práticas de letramentos utilizados pelo alfabetizador no processo de letramento social do aluno: experiências no campo e na cidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Carvalho, M. A. F.;LOPES, I. A.; BENTES, A. C.. Letramentos em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. Letramento de práticas de atores do contexto escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. Práticas de letramento em contexto de EJA - Ensino de Língua Portuguesa em uma Escola Pública de Teresina. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; BRITO, A. E.. Escrita e consciência fonológica na pós-alfabetização. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Carvalho, M. A. F.;LOPES, I. A.; Carvalho, J. R.. Um estudo crítico sobre as estratégias e atividades de leitura no Ensino médio: um perfil em algumas escolas estaduais de Picos-Pi. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Dantas, J. W. M; Carvalho, M. A. F.;LOPES, I. A.; Cavalcante, J. R.. Um estudo crítico sobre estratégias e atividades de leitura no Ensino Médio: um perfil em algumas escolas estaduais de Picos - Pi. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; SILVA, A. do N.. Escrita e consiência fonológica na pós-alfabetização. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, M. G. S. B.; BRITO, A. E.;LOPES, I. A.. O Professor de Inglês e seu Percurso Formativo: saberes e desenvolvimento profissional. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; BRITO, A. E.; COSTA, C. S. S. M.. Concepções e práticas de leitura e de escrita de alfabetizadores de EJA. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, M. G. S. B.; CARVALHEDO, J. L. P.; MOURA, M. G. C.;LOPES, I. A.. Histórias de leitura de professores-leitores como subsídio à formação continuada: memória em movimento. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES, B. M. M.; BRITO, A. E.;LOPES, I. A.. Prática pedagógica do professor de biologia: desafios da docência no ensino profissionalizante. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; Bortoni-Ricardo, S. M.; COSTA, C. S. S. M.. Norma padrão e variedade vernacular do Português em um grupo de falantes escolarizados de zona rural de Teresina-Pi. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; LIMA, M. G. S. B.. A variação linguística no livro didático e na sala de aula. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; Bortoni-Ricardo, S. M.;LOPES, I. A.. Trasteja aí, minha gente! Desvelando a linguagem de uma comunidade de fala de Angical do Piauí (PI). 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; LIMA, M. G. S. B.;LOPES, I. A.. Oralidade e letramento nas conversas de portas de rua: uma abordagem etnográfica. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; Márcia Cristina Romero Lopes;LOPES, I. A.. Variação semântica e identidade: um estudo dos verbos sentir e perceber. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Maria Lemos da Costa; Carmem Lúcia de Oliveira Cabral;LOPES, I. A.; LIMA, M. G. S. B.;LOPES, I. A.. Formação de professores alfabetizadores: a trajetória formativa em serviço. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
Marli Ferreira de Carvalho Damasceno; COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; Lucirene da Silva Carvalho. A vogal átona final no falar dos picoenses: uma investigação sociolinguística. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Luana Karolyne Soares Camargo Mendes; Francisco Laerte Juvêncio Magalhães;LOPES, I. A.; Lívia Márcia Rádis Baptista. As estratégias enunciativas nos discursos publicitários: uma análise da construção (inter)discursiva das identidades dos enunciadores Natura e O Boticário. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Mauren O'Harra Cavalcante Sousa; Francisco Laerte Juvêncio Magalhães;LOPES, I. A.; Lívia Márcia Rádis Baptista. Um gênero para além do humor: estudo das identidades nas tirinhas do Hagar, O Horrível propostas no livro didático de português. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Antonia Maria dos Santos Silva; MENDES SOBRINHO, J. A. C.; BRITO, A. E.; MENDES, B. M. M.;LOPES, I. A.. Formação de praças da polícia militar do Piauí: uma análise a partir da prática pedagógica do oficial formador. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
Adélia Meireles de Deus; MENDES, B. M. M.; BRITO, A. E.;LOPES, I. A.; Maria do Socorro Leal Lopes. Formação continuada na interface com a prática pedagógica: o que pensam os professores. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
ALVES, R. O.; MOURA, M. G. C.; CARVALHO, A. D. F.; CARVALHEDO, J. L. P.;LOPES, I. A.. Formação do professor da educação de jovens e adultos: implicações políticas e pedagógicas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
Silva, R N;LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; LIMA, M. G. S. B.. A formação do leitor autônomo e critico no ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Linhares, A de A;LOPES, I. A.; LIMA, M. G. S. B.; COSTA, C. S. S. M.. Concepções e práticas de leitura na EJA: uma experiência com professores de 4 ciclo. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Ibiapina, D. F.; COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. A competência comunicativa no ensino de língua portuguesa: um estudo etnográfico numa escola pública. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Oliveira, T; Bortoni-Ricardo, S. M.;LOPES, I. A.. As modalidades oral e escrita da língua portuguesa: um tratamento sociolinguístico na escola. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
Silva, L. dos S.; ALVES FILHO, F.;LOPES, I. A.. A retórica do gênero entrevista de emprego. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES SOBRINHO, J. A. C.; BRITO, A. E.; MENDES, B. M. M.;LOPES, I. A.. A transposição didática e o livro didático de ciências naturais no 5 ano do ensino fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
Xavier, G da S; COSTA, C. S. S. M.; LIMA, M. G. S. B.;LOPES, I. A.. Retextualização de gêneros escritos na escola a partir do letramento social. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Silva Francisco das Chagas Rodrigues; MENDES, B. M. M.;LOPES, I. A.. Trajetórias de formação de professores/as de geografia: interfaces com o saber-ensinar. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; Carvalho, M. V. C. de; DIAS, M. N. A.. A compreensão do ser professor como profissional do ensinar: um estudo com docentes da rede pública estadual de Teresina. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; LIMA, M. G. S. B.; DANTAS, L. P. A.. Letramento e Identidade no Discurso do Grupo "Mulheres Perseverantes". 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
GOMES, Y. L. S.; COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. Ensino de língua materna e perspectiva sociolinguística: uma análise etnográfica numa escola pública de Teresina-PI. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
GOMES, Y. L. S.;LOPES, I. A.. O ensino de língua matrna na perspectiva da sociolinguística: um estudo etnográfico numa escola pública de Teresina-Pi. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
ROCHA, E. G. L.;LOPES, I. A.. Poerações de linguagem: um estudo das marcas ainda e já. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, P. J. M.;LOPES, I. A.. Práticas pedagógicas de professores de língua portuguesa: revelando os saberes da experiência. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO, R. G. de;LOPES, I. A.. As representações da leitura e da escrita para idosos alfabetizandos/alfabetizados na terceira idade. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
AMORIM, M. R. L.;LOPES, I. A.. A compreensão de textos nas provas de língua inglesa do vestibular em Teresina: uma releitura. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
REZENDE, C. M. A.;LOPES, I. A.. Prática pedagógica como componente curricular formativo: uma etnografia. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
MORAIS, G. A. S.;LOPES, I. A.. Alfabetização na perspectiva do letramento: um estudo etnográfico. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
AMORIM, M. C. S.;LOPES, I. A.. Trilhando os eventos de letramento pela travessia etnográfica rumo à alfabetização de jovens e adultos. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES SOBRINHO, J. A. C.;LOPES, I. A.. O estágio supervisionado no curso de pedagogia da UESPI: articulação teoria-prática na formação docente. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; MOURA, M. D.;LOPES, I. A.. Os sufixos -(z)inho, -ão e -ona em Português: uma perspectiva enunciativa. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
REINALDO, M. A. G. M.; ARAUJO, D. L.;LOPES, I. A.. Histórias de letramento de sujeitos egressos da educação de jovens e adultos. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande.
BATISTA JUNIOR, J. R. L.;LOPES, I. A.. Os discursos docentes sobre inclusão de alunas e alunos surdos no ensino regular: identidades e letramentos. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
CARVALHO, I. S.;LOPES, I. A.. Marcas de Modalidade Epistêmica em Textos Opinativos Orais. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
NUNES, V. F. L.;LOPES, I. A.. Identidade, Família e Letramento: representações discursivas num contexto de pobreza. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
LIMA, M. G. S. B.; BRITO, A. E.;LOPES, I. A.. A construção da identidade do professor de língua materna no contexto da prática pedagógica. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
AGUIAR, G. E.;LOPES, I. A.; LIMA, M. G. S. B.. A leitura como elemento desencadeador do processo de ampliação da cultura dos professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
OLIVEIRA, R. N. M.;LOPES, I. A.. A prática pedagógica da EJA: uma etnografia do registro escrito na escola e na sala de aula. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
AMORIM, W. T. S.;LOPES, I. A.. Leitura: barreira na formação acadêmica. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
PESSOA, O. M.;LOPES, I. A.. Estratégia metodológica de leitura para os cursos de línguas da UESPI. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; ALVES FILHO, F.;LOPES, I. A.. Os usos dos advérbios em -mente: uma abordagem enunciativa. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
ALVES FILHO, F.; Lima, Maria Auxiliadora Ferreira;LOPES, I. A.. Os processos referenciais no texto publicitário: introdutores de referentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Ibiapina, D. F.; COSTA, C. S. S. M.; Bortoni-Ricardo, S. M.; Carlos Alberto Faraco;LOPES, I. A.. SABERES (SÓCIO)LINGUÍSTICOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO-COLABORATIVO À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL. 2023.
AMORIM, T. S.; COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; BRITO, A. E.; LIMA, M. G. S. B.. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM UMA COMUNIDADE RURAL NEGRA TIMONENSE: uma etnografia do Povoado Monteiro. 2023. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; Weiss, D. B.; Santos, D. S.. A proficiência oral em língua portuguesa como língua materna: usando a metodologia do exame Celpe-Bras para avaliar alunos na educação básica. 2023. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Santos, V. O. C.; CAMPOS, S F; ALVES, M. P. C.; BARBOSA, M. V.; BARZOTTO, V. H.;LOPES, I. A.. Escrita e Acontecimento Discursivo: uma análise discursiva do processo formativo do professor em dissertações do PROFLETRAS. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LIMA, M. G. S. B.; BRITO, A. E.; CARVALHEDO, J. L. P.; LUSTOSA, A. V. M. F.; Carvalho, D B. A. de; Dias, A. M. I;LOPES, I. A.. Práticas educativas de professores em escola de tempo integral: formação continuada como possibilidade de (re)elaboração reflexiva crítica. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, A. E.; CARVALHEDO, J. L. P.; LIMA, M. G. S. B.; MENDES, B. M. M.;LOPES, I. A.; MORAIS, G. A. S.; OLIVEIRA, R. N. M.. do N. Santos. Formação e prática docente alfabetizadora: contextos de reelaboração do letramento de professores. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, A. E.; CARVALHEDO, J. L. P.; LIMA, M. G. S. B.; MENDES, B. M. M.;LOPES, I. A.; MORAIS, G. A. S.; OLIVEIRA, R. N. M.. Modos de ser professor na educação profissioal: narrativas de vida. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
Carmem Lúcia de Oliveira Cabral; BRITO, A. E.; MENDES, B. M. M.; CARVALHEDO, J. L. P.; Dias, A. M. I;LOPES, I. A.; CASTRO, S. G.. Estagio Curricular supervisionado e a construção e (re) construção de saberes docentes: trajetórias narradas no contexto da formação inicial de professores. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, A. E.; LUSTOSA, A. V. M. F.; MENDES, B. M. M.; LIMA, M. G. S. B.;LOPES, I. A.; Dias, A. M. I; MORAIS, G. A. S.. A formação inicial e o letramento de professores: evocações narrativas. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
Barros, K. S. M. de; Leal, M. V.; Pontes, H. R. de O.; Galvão, M. A. M.;LOPES, I. A.. Eventos de letramento em situação carcerária. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.
MAGALHAES, M. I.;LOPES, I. A.. Discurso, identidade e letramento no atendimento educacional à pessoa com deficiência. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
Bortoni-Ricardo, S. M.;LOPES, I. A.; SOUSA, R. M.; Freitas, V. A. L.; Cobucci, Paula; Pereira, A. D. A.. Leitura na escola: as contribuições da Prova Brasil na formação de leitores competentes. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
Elizete Cristina de Souza; Bortoni-Ricardo, S. M.;LOPES, I. A.. Crenças e atitudes de professores e alunos no Brasil e na Espanha sobre variação linguística. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
Carvalho, M A. de; Bortoni-Ricardo, S. M.;LOPES, I. A.. Práticas de letramento em um grupo social urbano de cultura oral: uma abordagem etnográfica. 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
MELO, B. O. R.;LOPES, I. A.. Letramento e apropriação do gênero textual carta de reclamação no contexto da educação de jovens e adultos. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.
JOSETTI, C. C.;LOPES, I. A.. O arcaico e o moderno na educação brasieira: um enfoque da sociolinguistica educacional. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
FRAGA, R. M. N.;LOPES, I. A.. A Praieira em jornais do século xix: constituição discursiva e identidades sociais. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.
Bortoni-Ricardo, S. M.;LOPES, I. A.; MAGALHAES, M. I.; COX, M. I. P.; BARBATO, S. B.. Gênero discursivo mediacional: da elaboração à recepção - uma pesquisa na perspectiva etnográfica. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
LOPES, I. A.; RICARDO, S. M. B. F.; COSTA, C. S. S. M.. Letramentos Escolares: a escrita do texto dissertativo-argumentativo a partir da narrativa cinematográfica. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. GLOSSÁRIO GEOTERMINOLÓGICO SEMIBILÍNGUE PORTUGUÊS/LIBRAS DA ELETRICIDADE: uma proposta a partir da catalogação das variantes terminológicas usadas nos IF?s das capitais do Nordeste.. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; RICARDO, S. M. B. F.;LOPES, I. A.. COMUNIDADE QUILOMBOLA SÃO MARTINS (PIAUÍ): um estudo etnográfico na perspectiva dos letramentos múltiplos e da Sociolinguística Interacional. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
BATISTA, F. C. C.; Lima, Maria Auxiliadora Ferreira;LOPES, I. A.. Ensino Reflexivo da Gramática: atividades epilinguísticas como contribuição da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas para a compreensão e ensino de orações. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; Bortoni-Ricardo, S. M.. Saberes sociolinguísticos de professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio: um estudo etnográfico da prática pedagógica no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; RICARDO, S. M. B. F.. RETRATO SOCIOLINGUÍSTICO DE UMA COMUNIDADE RURAL NEGRA. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, M. G. S. B.; CARVALHEDO, J. L. P.; BRITO, A. E.; LUSTOSA, A. V. M. F.;LOPES, I. A.; Dias, A. M. I. Reelaboração das práticas educativas de professores em escola de tempo integral: possibilidades. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, M. G. S. B.; BRITO, A. E.; CARVALHEDO, J. L. P.;LOPES, I. A.; Dias, A. M. I. Formação Continuada e Prática Educativa de Professores em Escola de Tempo Integral: Possibilidades de Reelaboração do Ensino. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, A. E.; FERREIRA, L. H. B.; Silva, R N; GUEDES, N. C.; MENDES, B. M. M.;LOPES, I. A.. A formação continuada de professores da educação infantil em suas relações com a reelaboração da prática docente. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, A. E.;LOPES, I. A.; CARVALHEDO, J. L. P.; MOURA, M. G. C.; SILVAHONORIO, T. C. T.. Letramento de professores alfabetizadores. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LUSTOSA, A. V. M. F.;LOPES, I. A.; Lucirene da Silva Carvalho; BRITO, A. E.. As práticas docentes de professores de surdos e o desafio do ensino de língua portuguesa no ensino fundamental. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
Carmem Lúcia de Oliveira Cabral; Dias, A. M. I;LOPES, I. A.. A construção e (re)construção dos saberes docentes no curso de formação inicial de professores: trajetórias narradas no contexto do estágio curricular supervisionado. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, M. G. S. B.; BRITO, A. E.; Carmem Lúcia de Oliveira Cabral; Dias, A. M. I;LOPES, I. A.. Conhecimento da Experiência e Prática Educativa: caminhos que se entrelaçam no fazer docente do professor bacharel em um processo reflexivo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; Bortoni-Ricardo, S. M.. Letramento acadêmico na formação inicial do professor de educação do campo: a contribuição da sociolinguística educacional. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.
Bortoni-Ricardo, S. M.; COSTA, C. B.; SOUSA, R. M.;LOPES, I. A.. O arcaico e o moderno na educação brasileira: um enfoque da sociolinguística educacional. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.
LOPES, I. A.; BATISTA JUNIOR, J. R. L.; DIAS, P. C. R.. PRÁTICAS DE LETRAMENTO E CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE: UM ESTUDO COM ALUNOS NEGROS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; BRITO, A. E.. PRÁTICAS SOCIAIS DE LETRAMENTO: LEITURA E ESCRITA EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE IDOSOS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; Mollica, M. C.. A variação Nós/A gente como sujeito em São João do Sóter-Ma. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, A. do N.; Silva, F O;LOPES, I. A.. Processo Inferencial na Leitura. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.; DIAS, P. M. C. R.. CORPOS DÓCEIS, MENTES LIVRES: as práticas de letramento na penitenciária feminina de Teresina-Pi. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; BATISTA JUNIOR, J. R. L.; GOMES, Y. L. S.. Atividades de Letramento de Mulheres Feirantes num Mercado Público: um estudo com viés etnográfico. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Rodrigues, B. G.; MAGALHAES NETO, P. R.;LOPES, I. A.. Um olhar para as habilidades da BNCC sobre revisão e reescrita das produções textuais: análise de um livro didático de língua portuguesa.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; Nascimento, J. F.;LOPES, I. A.. O tratamento da variação linguística no ensino de língua materna: um estudo netnográfico em uma escola pública de Coelho Neto - Ma.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; Nascimento, J. F.;LOPES, I. A.. As estratégias de abordagem dos vendedores do shopping da cidade de Teresina aos clientes. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. A redução da sílaba póstônica (parcial ou total) na fala dos santoantonhenses em contato dialetal com os teresinenses: um estudo à luz da teoria da acomodação. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
MAGALHAES NETO, P. R.; COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. Práticas de leitura em eventos de letramento escolar de discentes da sexta etapa da EJA de uma escola pública da zona sudeste de Teresina-PI. 2019.
Martins, N da R S P;LOPES, I. A.; SILVA, A. do N.. A semântica das preposições no 7 ano do ensino fundamental: a mudança de significado causada pela ausência/presença de determinante em sintagmas preposicionados. 2019 - Universidade Estadual do Piauí.
MAGALHAES NETO, P. R.;LOPES, I. A.; Alves, S. M.. Concordância verbal de 3ª pessoa do plural em produção escrita dos alunos do 8 ano do ensino fundamental: uma proposta de análise linguística. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
MAGALHAES NETO, P. R.;LOPES, I. A.; Lucirene da Silva Carvalho. A coesão referencial na construção de sentido de textos de alunos do 7 ano. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
de C. S. F.; MAGALHAES NETO, P. R.; Martins, N da R S P;LOPES, I. A.. A Produção de Textos e a Mediação do Professor: uma proposta de reescrita para alunos de 6 ano do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
Silva, R. F. R. R.; MAGALHAES NETO, P. R.; Alves, S. M.;LOPES, I. A.. Práticas de Letramento no 2 Ano do Ensino Fundamental: da cultura local à cultura escolar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. Influência da linguagem oral sobre a prática da escrita: um estudo na perspectiva do letramento. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
MAGALHAES NETO, P. R.; Alves, S. M.;LOPES, I. A.. O ensino de leitura no contexto escolar: um estudo do gênero notícia no 8 ano de uma escola municipal de Buriti dos Lopes-Pi. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
LIMA, M. G. S. B.; BRITO, A. E.; Carmem Lúcia de Oliveira Cabral;LOPES, I. A.. Diversidade e diferença na educação infantil: crianças são todas iguais?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, M. G. S. B.; BRITO, A. E.; Carmem Lúcia de Oliveira Cabral;LOPES, I. A.. Constituição das aprendizagens do professor de educação infantil: vivências pedagógicas e escritas em si. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
Rodrigues, B. G.; MELO, B. O. R.;LOPES, I. A.. O desenvolvimento de estratégias de leitura no 1 ano do ensino médio: uma proposta de pesquisa-ação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.; Gomes, F. W. B. Leitura em plataforma digital: práticas de letramentos de docentes e discentes do 3 ano do ensino médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; Gomes, F. W. B; Barbosa, V. S.. As múltiplas semioses na aquisição de língua inglesa como língua adicional em contexto bilíngue. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. Na fala de nós não se usa nosso: uma análise variacionista do possessivo de primeira pessoa do plural na comunidade Baixio/São José do Piauí-Pi. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; SILVA, A. do N.. Acomodação da vogal média pretônica na fala de gaúchos em situação de contato dialetal com teresinenses. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. As relações entre o letramento e a prática de leitura realizada por adolescentes do ensino médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; Carvalho, M. A. F.; Gomes, F. W. B. Um estudo indiciário sobre a relação leitura e escrita na produção de textos dissertativo-argumentativos por estudantes universitários. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. Letramento matemático: a leitura em questão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. Além da sala de aula: práticas de letramento e o ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociolinguística. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; Brito, S. M. V. L.; MELO, B. O. R.. As práticas de oralidade no 9 ano do ensino fundamental: o gênero seminário em discussão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
Lima, Maria Auxiliadora Ferreira;LOPES, I. A.; Costa, J. D. R. da. O adjetivo em produções textuais: uma análise de sua abordagem no processo de construção de valores referenciais na perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. Letramento e competência comunicativa: uma análise etnográfica na escola e na comunidade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. Práticas de letramento na escola Família Agrícola dos Cocais e na comunidade Chapada da Sindá no município de São João do Arraial-Pi:uma abordagem etnográfica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Lucirene da Silva Carvalho; Gomes, Y. L. S.;LOPES, I. A.. Os processos fonológicos de monotongação e ditongação em textos de alunos do 6 ano do ensino fundamental: uma análise com base nos processos fonológicos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; Lucirene da Silva Carvalho. Variação Linguística e Fluxos Migratórios: a concordância nominal de número na fala dos moradores do bairro Campo de Belém do município de Caxias- MA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; LIMA, M. G. S. B.; Gosmes, R F. A análise linguística nas aulas de LP: o ensino das categorias de modo e tempo verbal. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; Silva, F O; MELO, B. O. R.. As estratégias de referenciação no processo de produção escrita. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, A. do N.; COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. A HIPO e a HIPERSEGMENTAÇÂO: um estudo sobre a influência da hierarquia prosódica nas segmentações não-convencionais produzidas por alunos do 6ª ano do ensino fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
MELO, B. O. R.; COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. Os processos de retextualizão na transformação de uma entrevista em um texto de memórias literárias. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. Os letramentos nas práticas de atores do contexto escolar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; Carvalho, M. A. F.; BENTES, A. C.. (Re) leituras do "dizer" do médico em comunicação com o paciente: uma abordagem em prática de letramento social. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Santos, G. A. de S.;LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; GOMES, Y. L. S.. O surgimento de uma variante linguística na cidade de Bom Jesus-Pi: uma investigação sociolinguística. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
FERREIRA, F. C. G.;LOPES, I. A.; Rodrigues, B. G.; MAGALHAES NETO, P. R.. A leitura de textos do cotidiano em atividades lúdicas e a formação do leitor. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, A. E.; MENDES, B. M. M.; Carmem Lúcia de Oliveira Cabral;LOPES, I. A.. Da Formação Profissional à Prática Docente Alfabetizadora: reelaboração de saberes docentes. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; SILVA, A. do N.. Escrita e consciência fonológica na pós-alfabetização. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; Lucirene da Silva Carvalho. O Português Falado na Baixada Maranhense: aspectos fonéticos, morfossintáticos e semânticos da fala de Viana-Ma. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Carvalho, M. A. F.; Carvalho, J. R.;LOPES, I. A.. Um estudo sobre as estratégias de leitura aplicadas no ensino médio nas escolas estaduais de Picos: uma visão crítica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
SAUTCHUK, J. M. M.; LABALE, A. R. G.;LOPES, I. A.. A dádiva e as palavras no cantar dos repentistas: etnografia do repente em Teresina - Pi. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia e Arqueologia) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. A atuação de pessoas pouco escolarizadas em práticas sociais que envolvem leitura e escrita: uma abordagem etnográfica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. As contribuições dos estudos pragmáticos ao ensino de língua portuguesa: uma análise no livro didático. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; LIMA, M. G. S. B.. A variação linguística no livro didático e na sala de aula. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; Lucirene da Silva Carvalho. Da variação para mudança linguística: um estudo sobre hiperbibasmo na fala dos teresinenses sob a perspectiva da sociolinguística variacionista. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; SILVA, A. do N.; COSTA, C. S. S. M.. Norma Padrão e variedade vernácula do português em um grupo de falantes escolarizados de zona rural de Teresina. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Rute Aragão Furtado;LOPES, I. A.; SILVA, A. do N.; COSTA, C. S. S. M.. Norma padrão e variedade vernácula do português em um grupo de falantes escolarizados de zona rural de Teresina. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Fernanda Martins Luz; Lima, Maria Auxiliadora Ferreira;LOPES, I. A.; Márcia Cristina Romero Lopes. Variação semântica dos verbos sentir e perceber: uma análise sob a luz dos sentidos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Sales L R C; Francisco Laerte Juvêncio Magalhães;LOPES, I. A.; LIMA, S. M. C.. Messias de papel: a construção discursiva da candidatura de Roseana Sarney (2009-2010) pelos editoriais de O Estado do Maranhão. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Marli Ferreira de Carvalho Damasceno; COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; Lucirene da Silva Carvalho. A vogal átona final no falar dos picoenses: uma investigação sociolinguística. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Sousa, V. R. C.; COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; SILVA, A. do N.. Discutindo a relação sociolinguística: uma análise semântica da linguagem de Angical do Piauí (Pi). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; BRITO, A. E.; COSTA, C. S. S. M.. Concepções e práticas de leitura e de escrita de alfabetizadores de EJA. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; SILVA, A. do N.;LOPES, I. A.. Trasteja aí, minha gente! Desvelando a linguagem de uma comunidade de fala de Angical do Piauí (PI). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; Lucirene da Silva Carvalho;LOPES, I. A.. Oralidade e letramento nas conversas de portas de rua: uma abordagem etnográfica. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, M. G. S. B.; CARVALHEDO, J. L. P.; MOURA, M. G. C.;LOPES, I. A.. Histórias de Leitura de Professores-Leitores do Ensino Médio como Subsídio na Formação Continuada: Memória em Movimento. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, M. G. S. B.; CARVALHEDO, J. L. P.; MOURA, M. G. C.;LOPES, I. A.. Histórias de Leitura de Professores-Leitores do Ensino Médio como Subsídio na Formação Continuada: Memória em Movimento. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; LIMA, M. G. S. B.; Carvalho, M. A. F.. A formaçaõ do leitor autômomo e crítico no ensino fundamental. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Pereira, V. A.; LIMA, M. G. S. B.;LOPES, I. A.; MENDES SOBRINHO, J. A. C.. O livro didático no cotidiano pedagógico de professoras: práticas que se revelam no semiárido brasileiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
Francisco Laerte Juvêncio Magalhães; LIMA, S. M. C.;LOPES, I. A.. Os discursos Publicitários e a Constituição Identitária: uma análise da construção da imagem materna nas campanhas publicitárias das empresas Natura e O Boticário. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Francisco Laerte Juvêncio Magalhães; LIMA, S. M. C.;LOPES, I. A.. Messias de Papel: a construção discursiva da candidatura de Roseana Sarney (2009-2010) pelos editoriais de O Estado do Maranhão. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; Nogueira, M. T.;LOPES, I. A.. Modalidades Subjetivas e Intersubjetivas nos Perfis de Orkut: uma análise na perspectiva da teoria das operações predicativas e enunciativas. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; LIMA, M. G. S. B.; Carvalho, M. A. F.. Concepções e Práticas de Leitura em EJA: uma experiência com professores de 4 ciclo. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Francisco Laerte Juvêncio Magalhães;LOPES, I. A.; LIMA, S. M. C.. Discurso Pedagógico nas Tirinhas: um estudo de caso das atividades na coleção Português: língua, literatura, produção de textos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; LIMA, M. G. S. B.;LOPES, I. A.. Oralidade e letramento nas conversas de porta de rua. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
OLIVEIRA, R. N. M.;LOPES, I. A.; BRITO, A. E.; LUSTOSA, A. V. M. F.. Reflexões sobre a prática pedagógica de EJA: uma etnografia do registro escrito na escola e na sala de aula. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.
Araújo, L S; FERREIRA, T. J.;LOPES, I. A.; Silva, F O. Gênero ou tipologia textual: uma análise do livro didático de língua portuguesa adotado no ensino médiomnas escolas públicas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e o ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
Gonçalves, M C O; Gosmes, R F; SILVA, A. do N.;LOPES, I. A.. Os metaplasmos na linguagem contemporânea. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e o ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
Holanda, L K P de; MAGALHAES NETO, P. R.; Lima, T S L M;LOPES, I. A.. Análise linguístico-discursiva dos modificadores avaliativos no caderno política&justiça do jornal meio norte. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e o ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.. A realização do fonema /R/ final na escrita dos alunos de quarta série do ensino fundamental. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e o ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.. de C.. Traços graduais e traços descontínuos na fala de habitantes de uma comunidade rural. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e o ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.. Lingüística: abordagem da variação lingüística na quinta série do ensino fundamental. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e o ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.. O ensino da língua portuguesa e o letramento. 2008 - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.. Letramento: os usos sociais da escrita e o ensino de língua portuguesa na educação de jovens e adultos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portugues) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.. Além das aparências: a subjetividade no texto jornalístico. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Santo Agostinho.
LOPES, I. A.. O discurso da violência nos noticiários policiais de TV. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Santo Agostinho.
LOPES, I. A.; SOUSA, D. S. B.. A coesão textual em produção de textos de alunos da primeira série do ensino médio. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Santo Agostinho.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.. O ESTUDO DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; Marli Ferreira de Carvalho Damasceno. A ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO: CONCEPÇÕES E PROPOSTAS DE ATIVIDADES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES, N. A. S.;LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; J. M. M. ANDRADE. A INTEXTERTUALIDADE EM REDAÇÕES DO ENEM: IMPLICAÇÕES AVALIATIVAS?,. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; Castro, V. M. do N.; MOURA, J. B.. INTERTEXTUALIDADE: CITAÇÕES DE SÉRIES E FILMES COMO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL NAS REDAÇÕES DE ALUNOS NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO EM FASE DE PREPARAÇÃO PARA O ENEM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; Lima, Maria Auxiliadora Ferreira; Santos, L. P. da. ATIVIDADES DE ESCUTA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA DO LIVRO DIDÁTICO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Lima, Maria Auxiliadora Ferreira;LOPES, I. A.; ARAUJO, A. C. B.. TRABALHANDO AS RELAÇÕES DE SENTIDO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE SINONÍMIA E ANTONÍMIA SOB VIÉS ENUNCIATIVO CONSTRUTIVISTA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; Ibiapina, D. F.. A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM TIRINHAS E MEMES: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOB A ÉGIDE DO LETRAMENTO. 2023 - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; Ibiapina, D. F.;LOPES, I. A.. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; Lacerda, N. A.; Lima, F. R.. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
M. G. de S. VARÃO;LOPES, I. A.; Lacerda, N. A.. Relatos da Prática docente na preparação para a 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa nas escolas públicas de Altos-PI durante ensino remoto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Lima, Maria Auxiliadora Ferreira;LOPES, I. A.; Silva, H da C. A GRAMÁTICA NA PROVA DE LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DO ENEM:EDIÇÔES 2013, 2017 E 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
Lima, Maria Auxiliadora Ferreira;LOPES, I. A.; SOUSA, I. S.. As Marcas logo e portanto em Textos Argumentativos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; DANTAS, L. P. A.; Nascimento, J. F.. A Competência Leitora de Alunos do 3° Ano do Ensino Médio em Relação às Habilidades de Leitura Avaliadas pelo SAEB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
CARVALHO FILHO, H. L.;LOPES, I. A.; VIEIRA, J. M. S.. A Variação Linguística dos Ditongos NOS Livros Didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; M. G. de S. VARÃO; J. M. M. ANDRADE. ENEM E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: uma análise voltada ao processo de ensino-aprendizagem à luz da sociolinguistica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; DANTAS, L. P. A.. A Relevância do Gênero Cartaz no Ensino de Língua Portuguesa à Luz da Leitura e da Multimodalidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; J. M. M. ANDRADE. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: uma análise de textos propostos para o ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; R. M. BRITO; ALMADA, C. P. B.. MARCAS DA FALA NA ESCRITA: uma análise das produções de textos de alunos do 2 ano do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; DANTAS, L. P. A.; R. M. BRITO. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: uma reflexão à luz de especialistas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; M. G. de S. VARÃO; OLIVEIRA, M. H. de. O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Atitude reflexiva sobre a língua?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; AMORIM, T. S.. A Variação Linguística no Ensino de Língua Portuguesa: uma análise do livro didático do 6ª ano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
Nascimento, E. M.;LOPES, I. A.; Sousa, R. P. de. Neologismo em Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. A variação linguística no livro didático de 6 e 7 ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.. O professor e seu papel na constituição do leitor crítico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; COSTA, C. S. S. M.. A escrita no Ensino Médio sob a Perspectiva do Letramento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. Letramento: a interferência da oralidade na escrita de alunos do 9 ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; Nascimento, E. M.. Estudo dos neologismos em Grande Sertão: Veredas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. Os processos fonológicos encontrados na música "Jesus chorou" do grupo de rap Racionais MC'S: uma análise sociolinguística. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; MAGALHAES NETO, P. R.;LOPES, I. A.. Análise sociolinguística no cinema de conversa: variantes linguística e social na fala dos entrevistados dos documentários dirigidos por Eduardo Coutinho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.; Nascimento, J. F.. A intertextualidade presente em campanhas publicitárias de cerveja. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.
Sousa, V. R. C.; COSTA, C. S. S. M.;LOPES, I. A.. Um diagnóstico sociolinguístico sobre as particularidades do piauiês de um grupo de falantes em Elesbão Veloso- PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, A. do N.;LOPES, I. A.; Gosmes, R F; RODRIGUES, A. C. E.. Observação das variantes linguísticas na comunidade ceramista do bairro Poti Velho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, A. do N.; MAGALHAES NETO, P. R.;LOPES, I. A.. Perfil linguístico de uma família de migrantes em Teresina - Pi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
Aerton Rener de Carvalho Resende;LOPES, I. A.; SILVA, A. do N.; MAGALHAES NETO, P. R.. Práticas de letramento na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Municipal São Sebastião em Teresina-PI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
joaquim Siqueira Medrado Neto; SILVA, A. do N.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. As dificuldades de aprendizagem da escrita de alunos do 5 ano do ensino fundamental da Escola Municipal Simões Filho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.
Almeida A. G. P.;LOPES, I. A.; Braga, D. de O. L; Costa, H. M. S.. As habilidades de de escrita dos alunos do 3 e 4 ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Teresina-pi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí.
Oliveira, F M L de; ROCHA, E. G. L.; LIMA, S. M. C.;LOPES, I. A.. Tratamento da variação linguística em sala de aula: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
Nunes, A. M. da S.; SILVA, A. do N.; Gosmes, R F;LOPES, I. A.. A presença de metaplasmos em Vida Obscura de Lucídio Freitas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
Barbosa, C F V; Gosmes, R F; SILVA, A. do N.;LOPES, I. A.. As vozes verbais à luz da semântica dos verbos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
Alves, J R; Silva, F O; LIMA, S. M. C.;LOPES, I. A.. A anáfora direta recategorizadora como mecanismo de exposição do ponto de vista do gênero notícias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
Silva, L S; Silva, F O; LIMA, S. M. C.;LOPES, I. A.. O internetês fora da web: uma análise sociolinguística nas revistas Galileu e Todateen. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
Vieira, G. D. R; LIMA, S. M. C.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. Da identificação do intertexto à construção do sentido: qual o papel da intertextualidade na compreensão do gênero publicitário?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
FURTADO, V. Q. C.;LOPES, I. A.. Histórias em quadrinhos (hq): uma análise do gênero em livros didáticos de português do sexto ano do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
PROBO, N. R. M.;LOPES, I. A.. Gêneros textuais: uma análise crítica do livro didático do ensino médio sobre o trabalho de leitura e produção textual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
FURTADO, R. A.;LOPES, I. A.. A influência da linguagem do gênero digital chat sobre a produção textual na escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; SOUSA, R. I.; SILVA, M. P.. O livro didático e o desenvolvimento de habilidades de usos sociais da leitura e da escrita. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, G. A.;LOPES, I. A.; FERREIRA, T. J.. A leitura do texto publicitário em sala de aula: uma proposta de contextualização da prática escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTOS, P. M. C. S.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. O princípio da cooperação em sala de aula: a (não)aplicabilidade das máximas conversacionais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, K. M. F.;LOPES, I. A.; MAGALHAES NETO, P. R.. Leitura e escrita dos jovens do ensino médio de uma escola pública de Teresina: uma análise reflexiva sob a prespectiva do letramento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
PIMENTEL, M. R.;LOPES, I. A.; LIMA, S. M. C.. Marcas da oralidade na produção escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
MINEIRO, M. C. V.;LOPES, I. A.; LIMA, S. M. C.. As estratégias de leitura na sala de aula no sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública de Teresina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
PIMENTEL, J. O.;LOPES, I. A.; FERREIRA, T. J.. Produção textual e letramento: uma análise do desempenho dos alunos do nono ano do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
ARAUJO, D. M.;LOPES, I. A.; BARROS, L. E. S.. Traços graduais e traços descontínuos na fala de alunos e uma escola da zona rural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTOS, M. J. S.;LOPES, I. A.; FERREIRA, T. J.. A interdiscursividade das músicas de capoeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; SILVA, A. do N.; LIMA, S. M. C.. Processo seletivo para professor substituto. 2011. Universidade Estadual do Piauí.
MENDES, C. de C.;LOPES, I. A.. Banca examinadora do concurso para Tutor de apoio presencial e a distância no curso de especialização em gestão pública municipal do programa de formação de administradores públicos. 2010. Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.. Concurso público para o cargo de professor do quadro permanente na área de Ciências Humanas-LínguaPortuguesa/Lingüística. 2005. Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.. Concurso Público para o cargo de Professor do Quadro Provisório. 2005. Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; Lima, Maria Auxiliadora Ferreira. Comissão de seleção - ingresso no Progrma de pós-graduação em Letras. 2017. Universidade Federal do Piauí.
COSTA, C. S. S. M.; Lima, Maria Auxiliadora Ferreira;LOPES, I. A.; ALVES FILHO, F.; LOPES, S. A. T.. Elaboração de APCN de Doutorado. 2016. Universidade Federal do Piauí.
LOPES, I. A.; SOUSA NETO, M.. Avaliação dos programas/projetos de Extensão universitária - PROEXT 2010 - MEC/SESU. 2010. Universidade Estadual do Piauí.
LOPES, I. A.; SILVA, A. do N.. Comissão de análise dos conteúdos programáticos do vestibular UESPI/2011. 2010. Universidade Estadual do Piauí.
Orientou
O falante primário e as implicações para a interação na sala de aula; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
Ensino de Língua Portuguesa na Modalidade EJA: uma análise das interações a partir de eventos de letramentos; Início: 2024; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
Letramentos e o bem viver: as contribuições dos saberes ancestrais na formação identitária de povos originários; Início: 2024; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
Estruturação e oralização de textos na rádio escola: uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa; Início: 2022; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
NOVOS LETRAMENTOS E ESPAÇOS DE NEGOCIAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR: NOVOS USOS, NOVOS RUMOS, NOVAS REPRESENTAÇÕES; Início: 2021; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
A LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL NA ESCOLA: EM ANÁLISE O TRINÔMIO DECODIFICAÇÃO ? COMPREENSÃO - INTERPRETAÇÃO; Início: 2021; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
PRÁTICAS DE LETRAMENTO E ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS: MAPEANDO TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM NA UNIDADE ESCOLAR MATIAS OLIMPIO; Início: 2021; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
ESTRATÉGIAS DE PRESERVAÇÃO DE FACE EM SESSÕES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ; 2024; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A imediação do juiz na consignação do discurso da parte de baixa escolaridade na justiça cível; 2023; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
PRÁTICAS SOCIAIS DE LETRAMENTO: LEITURA E ESCRITA EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE IDOSOS; 2023; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
LETRAMENTOS E CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE NEGRA: UM ESTUDO EM ESCOLA PÚBLICA DO MARANHÃO; 2023; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
RITUALIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ EM SESSÕES ORDINÁRIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE PIRIPIRI-PI; ; 2023; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
EVENTOS DE LETRAMENTO: o Processo de Orientação para a Produção Escrita de Textos Argumentativos na 3ª Série do Ensino Médio; 2022; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma abordagem qualitativa; 2022; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DAS MULHERES FEIRANTES DO MERCADO PÚBLICO DE ALTOS/PI: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
CORPOS DÓCEIS, MENTES LIVRES: as práticas de letramento na penitenciária feminina de Teresina - Pi; 2021; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Eventos de Letramento em Contexto Escolar de Aulas Remotas na Educação de Jovens e Adultos com o Uso da Ferramenta Whatsapp; 2021; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Leitura em plataforma digital; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O material didático bilíngue: uma investigação sob a perspectiva da multimodalidade e da gramática do design visual; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Na fala de nós não se usa nosso: uma análise variacionista do possessivo de primeira pessoa do plural na comunidade Baixio/São José do Piauí-Pi; 2019; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Matemática e língua materna: uma análise dos processos avaliativos como via de mão dupla no terceiro ano do ensino médio; 2018; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A continuidade e a progressão de sentido do texto a partir dos procedimentos de repetição e de substituição; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O emprego das categorias de modo e tempo verbal em atividades escritas dos alunos do 7 ano do ensino fundamental: consequências do ensino de língua portuguesa; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Práticas de letramento em contexto de EJA- ensino de língua portuguesa em uma Escola Pública de Teresina; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Letramento nas práticas de atores do contexto escolar; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Escrita e consciência fonológica na pós-alfabetização; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A leitura nas aulas de língua portuguesa: uma abordagem sociocognitiva; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A mediação pedagógica no processo de produção textual: da escrita à textualização; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Produção do gênero oral entrevista no ensino fundamental; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Do oral para o escrito: a retextualização com alunos do 7 ano; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A atuação de pessoas pouco escolarizadas em práticas sociais que envolvem leitura e escrita: uma abordagem etnográfica; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O Princípio da Cooperação e os enunciados das Questões nas Atividades do Livro didático; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Norma padrão e variedade vernácula do Português em um grupo de falantes escolarizados de zona rural de Teresina-Pi; 2013; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Concepções e práticas de leitura e de escrita de alfabetizadores de EJA; 2013; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A variação linguística no livro didático e na sala de aula; 2013; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Concepções e práticas de leitura na EJA: uma experiência com professores de 4 ciclo; 2012; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A formação do leitor autônomo e crítico no ensino fundamental; 2012; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Letramento e identidade no discurso do grupo "Mulheres Perseverantes"; 2010; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
LETRAMENTOS E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DOS ESTUDANTES DE LETRAS/PORTUGUÊS/UFPI: uma construção narrativa; ; 2022; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A realização do fonema /R/ final na escrita dos alunos de quarta série do ensino fundamental; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e o ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Pontes/Maria da Glória B; Amorim; Traços graduais e traços descontínuos na fala de habitantes de uma comunidade rural; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e o ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Lingüística: abordagem da variação lingüística na quinta série do ensino fundamental; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e o ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O ensino de língua portuguesa e o letramento; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e o ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Sintagmas: facilitador do ensino de sintaxe; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O ensino de língua portuguesa: uma análise; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O papel da gramática no contexto escolar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
?INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENEM?; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
?INTERPRETAÇÃO DE ENTREVISTA POR ALUNOS DE 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSTO EM MATERIAL DIDÁTICO?; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O ESTUDO DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENEM (2020-2022), À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
?VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
?ATIVIDADES DE ESCUTA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA DO LIVRO DIDÁTICO?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
?INTERTEXTUALIDADE: CITAÇÕES DE SÉRIES E FILMES COMO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL NAS REDAÇÕES DE ALUNOS NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO EM FASE DE PREPARAÇÃO PARA O ENEM?,; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
?A INTEXTERTUALIDADE EM REDAÇÕES DO ENEM: IMPLICAÇÕES AVALIATIVAS?,; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A Competência Leitora de Alunos do 3° Ano do Ensino Médio em Relação às Habilidades de Leitura Avaliadas pelo SAEB; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
ENEM E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: uma análise voltada ao processo de ensino-aprendizagem à luz da sociolinguística; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A Relevância do Gênero Cartaz no Ensino de Língua Portuguesa à Luz da Leitura e da Multimodalidade; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: uma análise de textos propostos para o ensino fundamental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
MARCAS DA FALA NA ESCRITA: uma análise das produções de textos de alunos do 2 ano do ensino fundamental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: uma reflexão à luz de especialistas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Atitude reflexiva sobre a língua?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O professor e seu papel na constituição do leitor crítico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A oralidade em sala de aula; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A Variação Linguística no Livro Didático de 6 e 7 ano do Ensino Fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Monografia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A leitura no segundo ano do ensino fundamental do CEFTI "Raldir Cavalcante Bastos" em Teresina-Pi: uma visão etnográfica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O Princípio da Cooperação na interação em sala de aula: a (não) aplicabilidade das máximas conversacionais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Produção textual e letramento: uma análise do desempenho dos alunos do nono ano do ensino fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Marcas de oralidade na produção escrita de alunos de sexto ano do ensino fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
As estratégias de leitura na sala de aula no sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública de Teresina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A influência da linguagem do gênero digital chat sobre a produção textual na escola; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A interdiscursividade das músicas de capoeira; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Traços graduais e traços descontínuos na fala de alunos de uma escola da zona rural; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Leitura e escrita dos jovens do ensino médio de uma escola pública de Teresina: uma análise reflexiva sob a perspectiva do letramento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A leitura do texto publicitário em sala de aula: uma proposta de contextualização da prática escolar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O livro didático e o desenvolvimento de habilidades de usos sociais da leitura e da escrita; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O conhecimento prévio na leitura; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Leitura como processo inferencial; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Até que ponto o dialeto de analfabetos da zona rural é aceito por indivíduos da mesma língua, provenientes da zona urbana, escolarizados ou não escolarizados; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Interação na leitura; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A leitura no processo ensino-aprendizagem: algumas reflexões; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Repensando a prática de leitura em sala de aula nas séries finais do EJA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A leitura como exercício para introduzir a produção escrita; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Um processo interativo a cognição do pensamento, base para a produção textual; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Desidério; Leitura: processo de construção de sentido; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O processo de ensino-aprendizagem da ortografia na alfabetização; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A presença da oralidade nas produções textuais de alunos do terceiro ano do ensino médio; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Leitura e escrita: uma atividade cultural e interativa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
O texto no livro didático; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A prática da leitura e produção textual; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Quando o aprendizado representa um distúrbio chamado dislexia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A leitura na sala de aula: uma constante necessidade para o desenvolvimento intelectual do aluno; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Interação na leitura; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Eles não entendem o que leem; Sera?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A crise na leitura; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A crise da leitura; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A ANÁLISE LINGUÍSTICA COMO PRÁTICA DE LINGUAGEM NO NOVO ENSINO MÉDIO: DAS ORIENTAÇÕES DA BNCC AOS ENCAMINHAMENTOS DOS LIVROS DIDÁTICOS; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A ORALIDADE COMO PRÁTICA DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: DAS ORIENTAÇÕES DA BNCC AOS ENCAMINHAMENTOS PROPOSTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: uma reflexão à luz de especialistas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NAS PRÁTICAS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A compreensão da leitura no ensino médio: o que se ensina em sala de aula?; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Quando se ensina português, o que se ensina?; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
As estratégias didático-pedagógicas de leitura em sala de aula; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA:Uma orientação do livro didático; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Os provérbios populares como forma de interação; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
A ocorrência das proparoxítonas em dois jornais de Teresina-Meio Norte e O Dia - em consonância com algumas formas orais de estudantes universitários e trabalhadoras domésticas; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iveuta de Abreu Lopes;
Produções bibliográficas
-
Conde, É. P. ; LOPES, I. A. . Intervenções didáticas do aluno de pedagogia: o regionalismo em sala de aula.. CLARABOIA , v. 19, p. 144/155-155, 2023.
-
LOPES, I. A. ; Nascimento, G. P. ; Gomes, F. L. da S. . Criação e uso de sinais compostos por surdos: um estudo com alunos de letras-libras da ufpi. Signo , v. 48, p. 130-149-149, 2023.
-
LOPES, I. A. ; Conde, É. P. ; LOPES, I. A. . Ruptura das máximas de Grice em tirinhas e a formação do humor. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras , v. 18, p. 67-79, 2022.
-
LOPES, I. A. ; ARRE, T. C. C. ; ARAUJO NETA, C. F. . Expressões idiomáticas da Língua Inglesa: uma compreensão sob o olhar da pragmática. THE ESPECIALIST , v. 40, p. 01-150, 2019.
-
LOPES, I. A. ; AMORIM, T. S. . Os atos de fala em Maitena. Cadernos Cajuína , v. 4, p. 01-293, 2019.
-
SOUSA, VL ; LOPES, I. A. . NA FALA DE NÓS NÃO SE USA NOSSO: UMA ANÁLISE VARIACIONISTA DO POSSESSIVO DE PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL NA COMUNIDADE BAIXIO/SÃO JOSÉ DO PIAUÍ-PI. INTERTEXTO (UBERABA) , v. 12, p. 1-25, 2019.
-
LOPES, I. A. ; BARBOSA, B. . A entrevista oral produzida por alunos de 8 ano do Ensino Fundamental: aspectos formais e funcionais. Letras & Letras (UFU) , v. 32/4, p. 1-325, 2016.
-
LOPES, I. A. ; CAMPELO, S. M. L. ; Santos, V. O. C. . Leitura e construção de sentido: uma experiência com o gênero frase. SOCIODIALETO , v. 5, p. 1, 2014.
-
LOPES, I. A. ; MAGALHAES NETO, P. R. (Org.) ; FURTADO, R. A. (Org.) ; CAMPELO, S. M. L. (Org.) ; SILVA, L. M. (Org.) ; BORGES, M. E. A. (Org.) ; Sousa, V. R. C. (Org.) ; Silva, R N (Org.) . Letramento em suas interfaces social e escolar. 1ª. ed. Teresina: EDUFPI, 2015. 166p .
-
COSTA, C. S. S. M. (Org.) ; LOPES, I. A. (Org.) ; GOMES, Y. L. S. (Org.) ; MAGALHAES NETO, P. R. (Org.) ; SILVA, L. M. (Org.) ; BORGES, M. E. A. (Org.) . Letramento(s), variação/diversidade linguística e ensino: as múltiplas faces. 1ª. ed. Teresina: EDUFPI, 2015. 284p .
-
LOPES, I. A. ; SILVA, M. L. ; BORGES, M. E. A. . Oralidade e letramento: aspectos teóricos e práticos. 1. ed. Teresina: FUESPI, 2014. v. 01. 164p .
-
LOPES, I. A. . Prática Pedagógica Interdisciplinar: Análise e Produção de Materiais Didáticos. 1. ed. Teresina: FUESPI, 2013. v. 01. 170p .
-
Bortoni-Ricardo, S. M. (Org.) ; RODRIGUES, C. (Org.) ; SILVA, C. H. S. (Org.) ; LOPES, I. A. (Org.) ; Cobucci, Paula (Org.) . Leitura e mediação pedagógica. 1ª. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. v. 01. 255p .
-
LOPES, I. A. ; SOUSA, R. I. ; Martins, N da R S P . Introdução à linguística. Teresina: UAB/FUESPI/NEAD, 2011. 127p .
-
LOPES, I. A. ; SILVA, A. do N. . Formação histórica da língua portuguesa. Teresina: UAB/UESPI, 2010.
-
LOPES, I. A. . Cenas de Letramentos Sociais. 1. ed. Recife: Editora da UFPE, 2006. 221p .
-
LOPES, I. A. ; DANTAS, L. P. A. . A leitura na perspectiva dos multiletramentos. In: Maria Angélica Freire de Carvalho; Raimunda Gomes de Carvalho Belini. (Org.). Caminhos da leitura: percursos colaborativos. 1ªed.São Paulo: Appris Editora, 2022, v. 01, p. 97-113.
-
LOPES, I. A. ; COSTA, C. S. S. M. . Variação/diversidade linguística e letramentos: interfaces e perspectivas de investigação. In: Margareth Torres de Alencar; Anderson Brettas; Laura Torres de Alencar Neta; Omar Mário Albornoz. (Org.). Aproximações sobre: Literatura, História, memória e articulações docentes. 1ed.Campina Grande: Realize Editora, 2022, v. 01, p. 153-171.
-
DANTAS, L. P. A. ; LOPES, I. A. . Etnografia e microetnografia em interação linguística: novas formas de interagir. In: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa; Darkyana Francisca Ibiapina; e Thiago de Sousa Amorim. (Org.). Práticas interacionais no ensino de língua materna: um olhar etnográfico. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2020, v. , p. 1-198.
-
LOPES, I. A. ; COSTA, A. C. A. . A MARCAÇÃO MODO-TEMPORAL DO VERBO DOS ALUNOS DO 7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Maria Suely de Oliveira Lopes; Lucirene da Silva Carvalho; Shirlei Marly Alves. (Org.). JOGANDO COM AS LINGUAGENS: práticas de pesquisa no PROFLETRAS. 1ªed.São Paulo: Pá de Palavra, 2019, v. , p. 15-220.
-
LOPES, I. A. ; NERES, B. R. S. . Alfabetização e escrita formal: consequências do apoio na oralidade e das representações múltiplas. In: Josânia Lima Portela Carvalhêdo, Maria Vilani Cosme de Carvalho e Francisco Antônio Machado Araújo. (Org.). Produção de conhecimentos na pós-graduação em educação no Nordeste do Brasil: realidades e possibilidades. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2016, v. , p. 211-224.
-
SILVAHONORIO, T. C. T. ; LOPES, I. A. ; SANTOS, F. C. C. N. . Professores do Ensino Superior e suas Histórias de Letramento. In: Antonia Edna Brito e Raimunda Alves Melo. (Org.). Formação Continuada de Professores: Desafios da Alfabetização na Idade Certa. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. único, p. 57-75.
-
LOPES, I. A. . Letramento e alfabetização. In: Denise Tamaê Borges Sato; José Ribamar Lopes Batista Júnior; Ricardo de Castro Ribeiro Santos. (Org.). Ler, escrever. agir, transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento. 1ªed.Recife: Pipa Comunicação, 2016, v. , p. 12-306.
-
LOPES, I. A. . Letramento. In: Denise Tamaê Borges Sato, José Ribamar Lopes Batista Júnior e Ricardo de Castro Ribeiro Santos. (Org.). Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento. 1ed.Recife-PE: Pipa Comunicação, 2016, v. único, p. 25-38.
-
LOPES, I. A. ; COSTA, C. S. S. M. ; MAGALHAES NETO, P. R. ; GOMES, Y. L. S. . Letramentos, variação/diversidade linguística e ensino. In: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa, Iveuta de Abreu Lopes; Pedro Rodrigues Magalhães Neto; Yana Liss Soares Gomes. (Org.). Letramento(s), variação/diversidade linguística e ensino: as múltiplas faces. 1ªed.Teresina: EDUFPI, 2015, v. , p. 6-12.
-
LOPES, I. A. ; SILVA, L. M. ; BORGES, M. E. A. . Alfabetização, Letramento e Ensino no Contexto Brasileiro. In: Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa; Iveuta de Abreu Lopes; Pedro Rodrigues Magalhães Neto; Yana Liss Soares Gomes. (Org.). Letramento(s), variação/diversidade linguística e ensino: as múltiplas faces. 1ªed.Teresina: EDUFPI, 2015, v. , p. 14-50.
-
LOPES, I. A. ; MAGALHAES NETO, P. R. ; SILVA, L. M. ; CAMPELO, S. M. L. ; BORGES, M. E. A. ; Silva, R N ; FURTADO, R. A. ; Sousa, V. R. C. . Introdução. In: Iveuta de Abreu Lopes; Pedro Rodrigues Magalães Neto; Lucinete Maria da Silva; Rute Aragão Furtado; Sandra Maria Lemos Campelo; Valdulce Ribeiro Cruz Sousa. (Org.). Letramentos em suas interfaces social e escolar. 1ªed.Teresina: EDUFPI, 2015, v. , p. 7-13.
-
LOPES, I. A. ; MAGALHAES NETO, P. R. ; SILVA, L. M. ; FURTADO, R. A. ; CAMPELO, S. M. L. ; BORGES, M. E. A. ; Silva, R N ; Sousa, V. R. C. . Os usos da escrita numa comunidade. In: Iveuta de Abreu Lopes; Pedro Rodrigues Magalhães Neto; Lucinete Maria da Silva: Rute Aragão Furtado; Sandra Maria Lemos Campelo; Valdulce Ribeiro Cruz Sousa. (Org.). Letramentos em suas interfaces social e escolar. 1ªed.Teresina: EDUFPI, 2015, v. , p. 16-39.
-
LOPES, I. A. ; CARVALHO, M. A. . Experiências escolares para uma leitura eficaz. In: Stella Maris Bortoni-Ricardo, Caroline Rodrigues, Cláudia Heloísa Schmeiske da Silva, Iveuta de Abreu Lopes, Paula Cobucci, Veruska Ribeiro Machado. (Org.). Leitura e mediação pedagógica. 1ªed.São Paulo: Parábola Editorial, 2012, v. , p. 113-129.
-
LOPES, I. A. ; COSTA, C. S. S. M. . Usos e concepções da escrita numa comunidade. In: Catarina de Sena Siqueira Mendes da Costa; Maria Auxiliadora Ferreira Lima. (Org.). Nas trilhas da linguagem. Teresina: Editora da UFPI; Rio de Janeiro, 2011, v. , p. -.
-
LOPES, I. A. ; Lima, Maria Auxiliadora Ferreira ; COSTA, C. S. S. M. . Os comandos para o letramento escolar numa sala de aula de primeira série do ensino fundamental. In: Maria Auxiliadora Ferreira Lima; Catarina de Sena S. M. Costa; Francisco Alves Filho. (Org.). Reflexões linguísticas e literárias aplicadas ao ensino. Teresina: EDUFPI, 2010, v. , p. -308.
-
LOPES, I. A. ; Costa Filho, Alcebíades . A leitura como atividade compartilhada. In: Shara Jane Holanda Costa Adad, Ana Cristina Meneses de Sousa Brandim, Maria do Socorro Rangel. (Org.). Entre línguas: movimento e mistura de saberes. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2008, v. , p. 11-228.
-
SILVA, A. M. S. E. ; LOPES, I. A. . Letramentos: constituição e desenvolvimento dos campos de estudo. LetrAS EM REVISTA. 01ed.: Teresina, 2007, v. 01, p. 133-162.
-
LOPES, I. A. . Variação lingüística e ensino de língua portuguesa. In: Catarina de Sena Siqueira Mendes Costa. (Org.). Lingüística e ensino de língua portuguesa: sensibilidade cultural e interação didático-pedagógica. 1ªed.Teresina: EDUFPI, 2000, v. , p. 19-230.
-
LOPES, I. A. ; FURTADO, R. A. . Aspectos da regência gramatical no vernáculo de habitantes de zona rural frente aos falares urbanos. In: IV ème Congrès International de Dialectologie et de Sociolinguistique, 2019, Paris. Dynamiques langagières. Variações e dinâmicas linguageiras. Variations and language dynamics, 2016. v. 1. p. 216-228.
-
COSTA, C. S. S. M. ; LOPES, I. A. . Educação e cida sociocultural em Teresina numa dimensão sociolingüística: a língua nos processos interacionais na escola e na sociedade. In: Grupo de estudos lingüísticos do nordeste, 1999, Fortaleza. Revista do GELNE. Fortaleza: UFC/GELNE. v. 1. p. 7-162.
-
LOPES, I. A. . A interação em sala de aula. In: XII jornada de estudos lingüísticos do nordeste, 1991, Teresina. Anais da XII jornada de estudos lingüísticos do nordeste. Teresina: EDUFPI. v. XII. p. 9-131.
-
SALES, J. C. ; LOPES, I. A. . Os letramentos e o ensino de Língua portuguesa: por uma educação antirracista. In: IX Congresso Nacional de Educação, 2023, João Pessoa - Pb. Anais IX CONEDU. João Pessoa: Editora Realize, 2023. v. 1.
-
LOPES, I. A. ; Sousa, E. M.de A. . Estratégias pedagógicas no processo de orientação da produção do texto argumentativo. In: IX CONEDU Congresso Nacional de Educação, 2023, João Pessoa - Paraíba. IX CONEDU Congresso Nacional de Educação. João Pesoa, 2023.
-
SALES, J. C. ; LOPES, I. A. . Letramento digital: origens e conceituação do termo a partir da perspectiva teórica. In: X Congresso Internacional de Línguas e Literatura; VI Colóquio do Núcleo de estudos hispânicos do CCHL-UESPI; V Seminário de prática docente - chão da escola, 2022, Teresina-Pi. Anais do X Congresso internacional de Línguas e Literaturas. Teresina: Editora Realize, 2022. v. 1.
-
LOPES, I. A. . Língua, Escola e Sociedade ( Projeto LES). In: I Simpósio de Produção Científica da Universidade Estadual do Piauí, 1999, Teresina. I Simpósio de Produção Científica da UESPI, 1999.
-
LOPES, I. A. ; Conde, É. P. . Pesquisa metateórica sobre a leitura na BNCC-ensino médio. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras , 2024.
-
LOPES, I. A. ; SUASSUNA, L. . Práticas de Letramento para a Formação do Cidadão Crítico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, I. A. ; Nunes, A. M. da S. . O apagamento da marca de plural na fala dos prestadores de serviços gerais e professores doutores da UESPI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, I. A. . A leitura no ensino médio: um estudo em escolas públicas do Piauí. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOPES, I. A. . Linguagem e ensino: as interfaces do processo educativo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, I. A. . Linguística aplicada à educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, I. A. . Ensino de língua: realidade e perspectivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, I. A. . Realidade e perspectivas do ensino de Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, I. A. . Linguagem e ensino: desafios da contemporaneidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, I. A. . Cenas de Letramentos Sociais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, I. A. . Letramento: práticas sociais intermediadas pela escrita. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, M. A. ; LOPES, I. A. . Curuiz credo. Goiânia: Kelps, 2019 (Apresentação de livro).
-
LOPES, I. A. ; MAGALHAES NETO, P. R. . Prefácio. Teresina, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
BATISTA JUNIOR, J. R. L. ; Silva Francisco das Chagas Rodrigues ; Sato, D T B ; LOPES, I. A. . Leitura e produção de gêneros acadêmicos. Teresina, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
LOPES, I. A. . Membro da Comissão de Alfabetização e Letramento da ABRALIN. 2020.
LOPES, I. A. . Jogos didáticos para o ensino de português como segunda língua. 2016.
LOPES, I. A. . A polifonia presente nos enunciados produzidos nos discursos de sala de aula. 2016.
LOPES, I. A. . Metáforas X materiais didáticos na visão de futuros professores de línguas estrangeiras: compreendendo os papeis desses recursos pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem. 2020. (Parecerista em Plano de trabalho de Iniciação cienífica).
LOPES, I. A. . Periódico Letras em Revista. 2019. (Parecerista ad hoc).
LOPES, I. A. . Revista Linguagens, Educação e Sociedade - LES. 2017. (Parecerista ad hoc).
LOPES, I. A. . organizou o volume 1, número 2, da Revista Eletrônica de Letras e Linguística ? AFLUENTE - ISSN 25 25 3441. 2016. (Organização de publicação de periódico).
LOPES, I. A. . Prática Pedagógica Interdisciplinar: Análise e Produção de Materiais Didáticos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio pedagógico editado em formato de livro).
LOPES, I. A. ; SILVA, M. P. ; CARVALHO, K. M. F. ; Vieira, G. D. R . A compreensão da leitura no ensino médio: estratégias e atividades adotadas em sala de aula. 2010. (Relatório de pesquisa).
LOPES, I. A. . Linguagem e Ensino. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, I. A. . Variação Linguística e Ensino de Língua Portuguesa: sensibilidade cultural e interação didático-pedagógica. 2000. (Editoração/Outra).
LOPES, I. A. . Noções Básicas de Morfologia. 2000. (Editoração/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
A ANÁLISE LINGUÍSTICA COMO PRÁTICA DE LINGUAGEM EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (2013-2022) REFLETEM OU SÃO REFLEXOS DE TENDÊNCIAS DE PARADIGMAS NO ENSINO BÁSICO?, Descrição: Apresentação e descrição da propostaO presente estudo é uma proposta de investigação científica voltada para questões que guardam relação estreita com o ensino de língua materna, com ênfase em aspectos que dizem respeito à atenção e ao espaço da análise linguística como prática de linguagem configurada em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no tocante considerando, ainda, as orientações das diretrizes oficiais para o ensino básico. Parte de indagações iniciais como: As questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no tocante ao eixo análise linguística como prática de linguagem, refletem ou são reflexos das tendências de paradigmas do ensino de língua portuguesa no ensino básico? Essa questão será observada levando-se em conta as análises das questões do Enem, concernentes ao eixo Análise linguística, frente às reflexões de estudiosos do tema; assim, uma outra questão nos interessa responder: qual(is) concepção(ões) de linguagem está(ão) subjacentes a essas questões e em qual(is) paradigma(s) de estudos da linguagem tendem a se situar? A pesquisa elege duas frentes de atuação: de um lado, concentra-se na análise de diretrizes oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), naquilo que concernem as recomendações, determinações e sugestões em termos de atenção à análise linguística como prática de linguagem no contexto desse nível de ensino; e, de outro, pauta-se na análise das questões apresentadas pelo Enem, nos últimos dez anos, com ênfase nas abordagens e nos encaminhamentos quanto ao paradigma de estudos da linguagem a partir do qual essas questões são pensadas e articuladas. O estudo proposto adota a perspectiva de que o objetivo primordial do ensino de língua materna é desenvolver a competência comunicativa ((TRAVAGLIA, 2009) dos alunos. Essa competência não se restringe ao desenvolvimento da escrita, mas também da oralidade e da análise linguística. Nesse sentido, a prática de análise linguística/semiótica toma um lugar de importância, tendo em vista o seu papel para o desenvolvimento das competências relacionadas à leitura e à escrita, nas práticas sociais cotidianas. Nesse sentido, o trabalho com a gramática da frase, descontextualizada, é ampliado e a análise linguística reveste-se de uma importância maior no contexto de ensino. Logo, segundo esse pensamento, a análise linguística deve orientar-se fortemente por paradigmas que considerem os usos reais da língua nas mais diversas práticas sociais. Não obstante isso, segundo estudiosos do nosso tempo, as práticas que permeiam o ensino de Língua Portuguesa, no tocante a essa ideia, parecem insistir e refletir, ainda, a tendência em estabelecerem-se primordialmente naquilo que apregoa a gramática normativa. Destaca-se que, em pleno século XXI, ainda se faz presente um ensino pautado, com grande ênfase, na prescrição da norma padrão da língua, por meio de exercícios de metalinguagem e julgamentos sociais da linguagem, sedimentados em valores culturais relacionados à escrita, assegurados por essa mesma gramática normativa, tendência que se assenta na dimensão do prestígio, principalmente em contextos de ensino. Com base nessa problemática, delineia-se esta pesquisa, que se pretende descritiva e interpretativa, de natureza documental, com abordagem qualitativa, cujas reflexões fundamentam-se na concepção sociointerativa de linguagem e de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iveuta de Abreu Lopes - Coordenador / Samya Maria de Araújo - Integrante.
-
2022 - Atual
A ANÁLISE LINGUÍSTICA COMO PRÁTICA DE LINGUAGEM NO NOVO ENSINO MÉDIO: DAS ORIENTAÇÕES DA BNCC AOS LIVROS DIDÁTICOS, Descrição: O presente estudo é uma proposta de investigação científica voltada para questões de ensino de língua materna, no nível médio, com ênfase em aspectos que dizem respeito à atenção e ao espaço concedidos à análise linguística/semiótica, nesse processo, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), especialmente voltada para o Novo Ensino Médio. A pesquisa elege duas frentes de atuação: de um lado, concentra-se na análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), naquilo que concernem as recomendações, determinações e sugestões em termos de atenção à análise linguística/semiótica como prática de linguagem no contexto desse nível de ensino; e, de outro, pauta-se na análise das abordagens e dos encaminhamentos que o livro didático do Ensino Médio confere a essa prática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iveuta de Abreu Lopes - Coordenador.
-
2021 - Atual
A ORALIDADE COMO PRÁTICA DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: DAS ORIENTAÇÕES DA BNCC AOS ENCAMINHAMENTOS PROPOSTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS, Descrição: O presente estudo é uma proposta de investigação científica voltada para questões de ensino de língua materna, no nível básico, com ênfase em aspectos que dizem respeito à atenção e ao espaço concedidos à oralidade, nesse processo. A pesquisa elege duas frentes de atuação: de um lado, concentra-se na análise do documento que se presta a nortear oficialmente o ensino - a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - naquilo que esse documento recomenda, determina e sugere em termos de atenção à oralidade como prática de linguagem no contexto de ensino e, de outro, verifica os espaços e os encaminhamentos que o livro didático confere a essa prática. Adota a perspectiva de que o objetivo primordial do ensino de língua materna é desenvolver a competência comunicativa (HYMES, 1972) dos alunos. Essa competência não se restringe ao desenvolvimento da escrita mas, também, da oralidade e, nesse sentido, essa prática toma um lugar de importância, tendo em vista as ocorrências de interações efetivadas em práticas sociais por meio da oralidade. Trata-se de uma pesquisa documental cujas reflexões tomam como fundamento a concepção sociointerativa de linguagem e de ensino, tendo por princípio e orientação teórica essencial a heterogeneidade da língua. Reconhece, no entanto, que os valores culturais relacionados à escrita são mantidos e estão consideravelmente consolidados, em termos de prestígio, principalmente em contextos de ensino, em detrimento da oralidade que, supostamente, estariam um pouco mais distanciada de uma norma de maior prestígio, sujeita a variações inerentes à língua e ao seu uso, conforme aponta Antunes (2014), valendo-se de estudo realizado por Neves, em 1990. Trata-se de um estudo de natureza documental, que adota um caráter interpretativo dos dados, a ser desenvolvido ao longo de um ano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Iveuta de Abreu Lopes - Coordenador / Francisco Henrique Leite da Silva - Integrante.
-
2020 - Atual
Variação linguística e norma culta no Ensino de Língua portuguesa: um enfoque da Sociolinguística educacional para o letramento escolar, Descrição: O presente estudo é uma proposta de investigação científica voltada para questões de ensino de língua portuguesa, no nível básico, com ênfase principal em pontos fundamentais que dizem respeito ao ensino da variação linguística e da condução desse ensino concernente à norma considerada padrão, reconhecida como norma culta, de prestígio, tendo em vista o desenvolvimento do letramento escolar; A presente proposta de estudo atentará para as modalidades oral e escrita da língua, orientada para a observação do ensino na condução de atividades que envolvem práticas sociais de oralidade e de letramento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Iveuta de Abreu Lopes - Coordenador / Catarina de Sena Siqueira Mendes Costa - Integrante / Pedro Rodrigues Magalhães Neto - Integrante / Leila Patrícia Alves Dantas - Integrante / Ailma do Nascimento Silva - Integrante.
Prêmios
2005
Melhor Tese 2004-2005, Programa de pós-graduação em Letras da UFPE.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras. , Rua João Cabral, S/N, Pirajá, 64230-150 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32137942, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desde 2007, atuo como professora do quadro permanente da Universidade Federal do Piauí, no Programa de Pós-Graduação em Letras, desempenhando as atividades docentes regulares. Nesse período não era funcionária efetiva da instituição.
Em 2019, ingressei na UFPI, por concurso público, como professora efetiva, em regime de dedicação exclusiva. Atuo na Graduação e na Pós-graduação em Letras, atualmente.
Sou professora aposentada em outra instituição - Universidade Estadual do Piauí -, onde atuei, como professora efetiva, em regime de dedicação exclusiva, na graduação e na pós-graduação, nos programas de Mestrado Acadêmico de Letras e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS.
Atividades
-
03/2007
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Linguísticas, Pragmática, Seminários Temáticos - Letramentos
-
03/2006 - 06/2014
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em estudos pragmáticos
-
03/2007 - 06/2007
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática e interação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Iveuta de Abreu Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?