Tiago Pariz Lorenzoni de Oliveira

possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É jornalista sênior do Correio Braziliense.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Jornalismo

2000 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Formação complementar

2001 - 2003

Francês. (Carga horária: 900h). , Alliance Française.

2001 - 2001

Relações Internacionais. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Produções bibliográficas

  • PARIZ, Tiago . A face em crise da globalização: ativismo pós-crise financeira da Ásia. 1. ed. , 2003. v. 11. 119p .

Prêmios

2003

DELF - Diplôme d'Études en Langue Française - Civilisation Française et Francophone, Ministère de l'Éducaton Nationale - Comission Nationale du DELF et du DALF.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - Atual

Correio Braziliense

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Jornalista Sênior, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Repórter sênior. Participou da cobertura do escândalo do Senado nas gestões José Sarney e Renan Calheiros. Foi o responsável por descobrir que o Diário Oficial também camuflava decisões sobre nomeações de parentes e aumentos salariais. Mostrou que o ex-ministro Geddel Vieira Lima despejava dinheiro público na Bahia para cacifar sua empreitada eleitoral. Cobriu as eleições municipais de 2008 e é o responsável pela cobertura da campanha de Dilma Rousseff à Presidência.

2006 - 2008

G1

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Editor Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Cobriu as turbulências na Bolívia com a posse de Evo Morales, a disputa pelo gás natural com a Petrobras e a instabilidade política com a revolta dos departamentos contrários ao presidente boliviano. Fez a cobertura da chegada ao poder de Raul Castro, em Cuba, e a visita do presidente Lula em 2007. Mostrou o crescimento da pobreza cubana com uma elite baseada no turismo graças a um câmbio supervalorizado. Foi responsável pela cobertura da campanha de reeleição do presidente Lula, em 2006.

2005 - 2006

Internet Group

Vínculo: Funcionário contratado, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Repórter da cobertura diária de Senado e Câmara. Participou da cobertura do escândalo do mensalão com desdobramentos na CPI dos Correios.

2004 - 2005

Reuters

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Repórter. Participou da cobertura sobre o escândalo nos Correios, o estouro do escândalo do mensalão e a queda do ex-ministro José Dirceu.

2001 - 2003

Reuters

Vínculo: Funcionário contratado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 35

Outras informações:
Participou da cobertura do Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Acompanhou o desdobrar da débâcle da economia Argentina e as instabilidades políticas com a queda do ex-presidente Fernando de la Rúa.

Atividades

  • 04/2001 - 12/2003

    Estágios , Reuters, .,Estágio realizado, Macroeconomia e Política.

2001 - 2001

Internet Group

Vínculo: Funcionário contratado, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2001 - 06/2001

    Estágios .,Estágio realizado, Redator.