Danilo Chagas Assuncao

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em Arqueologia Brasileira - Museu de Arqueologia e Etnologia USP (2010). Ata na elaboração de projetos científicos e relatórios técnicos de Arqueologia (levantamentos, diagnósticos, laudos, monitoramentos, e resgates científicos de sítios arqueológicos) voltados a emissão de Anuência do IPHAN para licenças ambientais de empreendimentos variados (EIA/RIMA, RAP, EAS). Mais de 15 anos atuando na gestão, avaliação e preservação de bens arqueológicos em diversos estados do território brasileiro, como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Tocantins e Maranhão. Confecção e gestão de programas de educação patrimonial voltados a comunidades, público escolar e empreendedores. Experiência como consultor junto ao IPHAN na gestão do Patrimônio Cultural Arqueológico, com pleno conhecimento sobre a legislação nacional pertinente aos tramites de licenciamento ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Arqueologia Brasileira

2006 - 2010

Museu de Arqueologia e Etnologia USP
Título: Sambaquis da Paleolaguna de Santa Marta: Levantamento arqueológico em busca do contexto regional no litoral sul de Santa Catarina,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Paulo Antônio Dantas De Blasis
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Pré-História; Sambaquis; Contexto Regional.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

1998 - 2005

Universidade de São Paulo
Título: Análise das Industrias Líticas do Abrigo Vermelho
Orientador: Paulo Antônio Dantas DeBlasis
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Arqueologia Pré-Histórica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Arqueologia Histórica.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2016

Superintendência do IPHAN no Maranhão

Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 40

2013 - 2014

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: consultor em Arqueologia

Outras informações:
Bolsista como consultor em Arqueologia para o Gerenciamento do Projeto "Zoneamento Arqueológico da Ilha de São Luís, Maranhão"

1999 - 2009

Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista

2014 - Atual

Fundação Sousandrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: consultor em Arqueologia, Carga horária: 40