José Alves Dantas
Professor da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCon/UnB), do Mestrado Profissional em Controle da Administração Pública do Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (ISC/TCU) e servidor do Banco Central do Brasil (BCB). É graduado em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor da Universidade Paulista (UNIP), do Centro Universitário Unieuro e do Centro Universitário Brasília (Uniceub), além de ter atuado em cursos de especialização na Universidade de Brasília, na Fucape Business School, na Fundação Getúlio Vargas, na Universidade Estadual de Goiás, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Católica de Brasília. Também atuou como facilitador em cursos sobre auditoria financeira no Instituto Serzedello Corrêa (ISC) do Tribunal de Contas da União (TCU) e nos Tribunais de Contas dos Estados de Tocantins, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Pesquisador nas áreas de concentração de auditoria, mercado financeiro e de capitais e contabilidade para usuários externos, com artigos publicados em diversos periódicos das áreas de contabilidade e finanças e em congressos científicos nacionais e internacionais.
Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Contábeis
2009 - 2012
Universidade de Brasília, UnB
Título: Auditoria em Instituições Financeiras: Determinantes de Qualidade no Mercado Brasileiro
, Ano de obtenção: 2012. Otávio Ribeiro de Medeiros. Palavras-chave: Auditoria; Instituições Financeiras; Manipulação contábil; Qualidade da auditoria; Determinantes.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis. Setores de atividade: Atividades de serviços financeiros.
Mestrado em Ciências Contábeis
2003 - 2005
Universidade de Brasília, UnB
Título: Reação do Mercado à Alavancagem Operacional: Um Estudo Empírico no Brasil
, Ano de Obtenção: 2005.Paulo Roberto Barbosa Lustosa.Palavras-chave: Alavancagem operacional; GAO; Retorno das Ações; Mercado de Capitais; Relação lucro-retorno.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
Especialização em Ciências Contábeis
1994 - 1995
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A Taxa de Retorno como Base para a Elaboração do Orçamento
Orientador: Aneide Oliveira Araújo
Especialização em Controladoria
1991 - 1992
Universidade Potiguar, UnP
Título: A Importância de um Sistema de Custos para Organizações Sem Fins Lucrativos
Orientador: José Dionísio da Silva
Formação complementar
2012 - 2012
Teoria da Auditoria. (Carga horária: 15h). , Tribunal de Contas da União, TCU, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Novas Normas de Auditoria I eLearning. (Carga horária: 12h). , Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.
1997 - 1997
Análise de Projetos. (Carga horária: 120h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Auditoria.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Mercado Financeiro.
Organização de eventos
DANTAS, José Alves . 7 Congresso UnB de Contabilidade e Governança - Consórcio Doutoral. 2021. (Congresso).
DANTAS, José Alves . 6 Congresso UnB de Contabilidade e Governança - Consórcio Doutoral. 2020. (Congresso).
DANTAS, José Alves . 5 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2019. (Congresso).
Participação em eventos
5th UnB International Conference on Accounting and Governance. Modificação de Opinião dos Auditores por Risco de Continuidade Operacional. 2019. (Congresso).
XIX USP International Conference in Accounting. Impacto Da Defasagem Temporal das Informações Financeiras na Avaliação do Rating das Instituições Bancárias. 2019. (Congresso).
IV Congresso UnB de Contabilidade e Governança. Mobile e Internet Banking: Impacto na Rentabilidade das Instituições Financeiras Brasileiras. 2018. (Congresso).
XVIII USP International Conference in Accounting. Relevância Informacional dos Ativos Fiscais Diferidos na Indústria Bancária Brasileira. 2018. (Congresso).
3 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2017. (Congresso).
XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017. Utilização de Contratos Futuros de Commodities como Forma de Otimizar Carteiras de Investimentos do Mercado Brasileiro. 2017. (Congresso).
16 USP International Conference in Auditing. Relação entre o Nível de Intangibilidade dos Ativos e o Valor de Mercado das Empresas. 2016. (Congresso).
2 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2016. (Congresso).
15 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Impactos das Normas Internacionais de Auditoria nos Relatórios dos Auditores sobre as Demonstrações Financeiras dos Bancos Brasileiros. 2015. (Congresso).
1 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. Resolução de Problemas e Tomada de Decisão em Contabilidade: Paradigma da Subjetividade no Confronto entre a Essência e a Forma. 2015. (Congresso).
13 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Indicadores Econômico-Financeiros dos Bancos Brasileiros: Impactos Associados aos Padrões Contábeis do IASB e do BCB. 2013. (Congresso).
12 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Validação de Modelo Ampliado para Estimação da Discricionariedade da PCLD em Bancos. 2012. (Congresso).
Seminário Internacional de Auditoria Financeira no Setor Público. 2012. (Seminário).
XXXV EnANPAD. Concentração de Auditoria no Mercado de Capitais Brasileiro: 2000 a 2009. 2011. (Congresso).
XXXIV EnANPAD. Determinantes do Spread Bancário Ex-Post no Mercado Brasileiro. 2010. (Congresso).
Seminário Regional de Auditoria Interna - Região Centro-Oeste.Auditoria com Foco no Risco. 2009. (Seminário).
Controles Internos - International Business Communications. 2008. (Simpósio).
6 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Rentabilidade das Instituições Financeiras no Brasil: Mito ou Realidade?. 2006. (Congresso).
VIII Reunión de Auditores Internos de Bancas Centrales.Auditoria Interna na Administração de Reservas Internacionais. 2005. (Seminário).
XXIX EnANPAD. Reação do Mercado à Alavancagem Operacional: Um Estudo Empírico no Brasil. 2005. (Congresso).
17 Congresso Brasileiro de Contabilidade. Tema 7 - O Processo de Comunicação das Informações Contábeis. 2004. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Custos. Relação entre a Alavancagem Operacional e a Volatilidade do Lucro das Instituições Bancárias no Brasil. 2004. (Congresso).
XXV Congresso Brasileiro de Auditoria Interna. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
NUNES, D. M. S.; LEMES, S.;DANTAS, J.A.. Mudança de CEO e o Gerenciamento de Resultados Contábeis em Instituições Financeiras Brasileiras. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, B. V. R.; BORGES, Erivan Ferreira;DANTAS, J.A.. Gerenciamento de Riscos Corporativos no Agronegócio: Um Estudo de Caso na Fazenda Maringá. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves; VIEIRA, K. M.. Os Antecedentes do Letramento Financeiro: Análise Empírica dos Estudantes de Graduação da UnB. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
ZANOLLA, E.; CARMO, C. H. S.;DANTAS, José Alves. Incorporações em Cooperativas de Crédito Singulares Brasileiras: Análise da Intermediação Financeira e da Rentabilidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás.
NIYAMA, Jorge Katsumi; RODRIGUES, R. N.;DANTAS, José Alves. Classificação do Risco de Crédito das Companhias Aéreas pelas Agências de Rating: Estudo Antes e Após a Implantação do IFRS 16. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BORGES, Erivan Ferreira; LIMA, Diogo Henrique Silva;DANTAS, José Alves. Principais Assuntos de Auditoria: Relação com o Nível de Discricionariedade dos Accruals e o Risco de Litígio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BOTELHO, D. R.; RIBEIRO, A. M.;DANTAS, José Alves. A Indústria Brasileira de Private Equity: Market Timing para Desinvestimento Pós-IPO. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
OLIVEIRA, A. F.; TAVARES, A. L.;DANTAS, José Alves. Ajuste no modelo CAPM para precificação de empresas considerando variáveis contábeis. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
RODRIGUES, Jomar Miranda; SALOTTI, B. M.;DANTAS, José Alves. Transações com Partes Relacionadas em Estatais do Governo Federal: Análise dos Fatores Determinantes do Nível de Evidenciação. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
GARTNER, I. R.;DANTAS, José Alves; PEA, C. R.. Big Data Analytics e Data Mining para Avaliação e Previsão da Eficiência Financeira do Setor Bancário Brasileiro: Um Estudo de 2011 a 2022. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.
MARQUES, V. A.; ALMEIDA, J. E. F.;DANTAS, José Alves. Reapresentação das Demonstrações Contábeis, Honorários e Mudança Subsequente do Auditor: Evidências em Empresas Listadas na B3. 2022. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Federal do Espírito Santo.
BESARRIA, C. N.; MARTINS, O. S.;DANTAS, José Alves. Risco de Insolvência e Sentimento Textual Bancário: Uma Análise dos Bancos de Capital Aberto no Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba.
WILBERT, M. D.;DANTAS, José Alves; ARAUJO, A. M. P.. Risco do Sistema Financeiro e Risco Fiscal: um estudo das interrelações para o Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
MEDEIROS, Otávio RibeiroDANTAS, José Alves; MONTE, P. A.. A Adoção de Seguro de Depósitos e seus Impactos na Intermediação Financeira, na Estabilidade Bancária e no Risco Moral no Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
GARTNER, I. R.; WILBERT, M. D.;DANTAS, José Alves. O Impacto do Novo Requerimento de Liquidez (NSFR) no Spread e na Rentabilidade das Instituições Financeiras: Um Estudo Empírico no Período entre 2001 e 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.
MACHADO, M. R. R.; ZANOLLA, E.;DANTAS, José Alves. Gerenciamento de Resultados e Fraudes Corporativas: Um Estudo de Partes Relacionadas em Bancos Brasileiros de Capital Aberto. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás.
MACHADO, M. R. R.; CARMO, C. H. S.;DANTAS, José Alves. Relação entre a Fraude Corporativa e o Gerenciamento de Resultados: Um Estudo em Instituições Bancárias Brasileiras. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás.
BORGES, Erivan Ferreira; LIMA, S. C.;DANTAS, José Alves. Fatores que Determinam a Identificação de Red Flags no Processo de Investigação de Fraudes Contábeis no Contexto Brasileiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
GARTNER, I. R.; LUSTOSA, P. R. B.;DANTAS, José Alves. Condições de Insolvência e de Fusão na Indústria Bancária. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, B. V. R.; ALBUQUERQUE, P. H. M.;DANTAS, José Alves. Gestão do Risco e Crises Sistêmicas: Comparativo do Poder Preditivo de Modelos VaR em Mercados Desenvolvidos e Emergentes. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
IMONIANA, J. O.; BRAUNBECK, G. O.; CUNHA, P. R.;DANTAS, JOSÉ ALVES. O Julgamento da Materialidade e a Percepção dos Auditores no Campo de Trabalho. 2018. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo.
SCHERER, L. M.; BARROS, C. M. E.;DANTAS, José Alves. O Impacto da Divulgação dos Principais Assuntos de Auditoria (PAA) no Mercado Acionário Brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Universidade Federal do Paraná.
GALDI, Fernando Caio;DANTAS, José Alves; MOURA, A. A. F.. A Discricionariedade dos Gestores e o Gerenciamento de Resultados por Suavização: Um Comparativo entre os Modelos de Reconhecimento das Provisões por Perdas Esperadas e Perdas Incorridas. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FUCAPE.
GALDI, Fernando Caio; CARDOSO, R. L.;DANTAS, José Alves. Qualidade do Provisionamento Contábil em Bancos: Uma Avaliação de Fatores Discricionários e Não Discricionários à Luz do IFRS e Cosif. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis) - FUCAPE ENSINO E PARTICIPAÇÕES LIMITADA (Fucape-RJ).
NIYAMA, Jorge KatsumiDANTAS, José Alves; RODRIGUES, R. N.. Determinantes do rating de instituições financeiras: uma análise em países emergentes e não emergentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
COSTA, M. C.; SCHERER, L. M.;DANTAS, José Alves. Custos de Auditoria e Concentração Setorial no Mercado Brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Universidade Federal do Paraná.
LIMA, Diogo Henrique Silva; PAULO, Edilson;DANTAS, José Alves. Qualidade e Honorários de Auditoria: Um Estudo nas Companhias da BM&FBovespa. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LUSTOSA, P. R. B.;SILVA, César Augusto Tibúrcio; MURCIA, F. D.;DANTAS, José Alves. Importância Relativa dos Patrimônios Físico e Intangível na Formação do Valor Econômico da Empresa. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
GARTNER, I. R.; ROCHA, C. H. M.;DANTAS, José Alves. Determinantes das Cessões de Direitos Creditórios no Setor Bancário Brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.
SILVA JUNIOR, A. F. A.; SANTOS, R. S.;DANTAS, José Alves. A Capacidade da Atividade de Auditoria Interna no Executivo Federal Brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.
GONCALVES, R. S.; OLIVEIRA, A. B. S.;DANTAS, José Alves. Análise das Estruturas de Controle Interno de Organizações Governamentais por meio de Modelo de Maturidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
Medeiros; DAHER, C. E.;DANTAS, José Alves. Avaliação de Modelos de Precificação de Ativos no Mercado Acionário Brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
RODRIGUES, A.; MACEDO, M. A. S.; COSTA, Fábio Morais;DANTAS, José Alves; ROCHA, S. A.. Diferença entre Lucro Contábil e Lucro Fiscal (Book-Tax Differences - BTD) de Bancos Brasileiros entre 2004 e 2014: Um Estudo com Foco na Agressividade Tributária e no Gerenciamento de Resultados. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MARQUES, J. A. V. C.;DANTAS, José Alves; SANTOS, O. M.. Conservadorismo no Resultado Contábil das Instituições Financeiras: Comparação das Demonstrações Financeiras em BRGAAP e IFRS. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FREIRE, F. S.; KIPNIS, B.;DANTAS, José Alves. Disposição a Pagar pelo Ensino na Universidade Pública Federal: Uma Aplicação da Valoração Contingente no Curso de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
ROSA, F.; COSTA FILHO, B. A.;DANTAS, José Alves. Auditoria Interna no Setor Público: Instrumento de Gestão ou de Controle. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.
NIYAMA, Jorge KatsumiDANTAS, José Alves; RODRIGUES, A. M.. Análise da Percepção dos Usuários da Informação Contábil sobre a Proposta de Revisão da Estrutura Conceitual do IASB. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
GONCALVES, R. S.; SANTOS, J. B.; SALLABERRY, J. D.;DANTAS, J.A.. Fraudes Corporativas: da Punição do Infrator à Preservação da Atividade Empresarial. 2024. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
CUNHA, P. R.; SANTOS, O. M.; KLANN, R. C.; SILVA, T. P.;DANTAS, José Alves. Influência da cultura ética percebida na relação entre o ceticismo profissional e comportamento disfuncional do auditor independente. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
PINHEIRO, L. E. T.; CUNHA, P. R.; ALMEIDA, P. R.; TAKAMATSU, R. T.;DANTAS, José Alves. Determinantes da Divulgação dos Principais Assuntos de Auditoria no Brasil e os Fatores que Afetam o Julgamento do Auditor Independente. 2021. Tese (Doutorado em CONTROLADORIA E CONTABILIDADE) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GARTNER, I. R.; DIVINO, J. A. C. A.; ARAUJO, R. S.;DANTAS, José Alves. Competição e Concentração no Mercado de Crédito Doméstico e Internacional e Efeitos sobre a Estabilidade Financeira. 2020. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília.
KIMURA, H.; ALBUQUERQUE, P. H. M.;DANTAS, José Alves; COAGUILA, R. A. I.. Essays on Banking Efficiency. 2019. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília.
SILVA, J. D. G.; SILVA, Z. T. E.; XAVIER JUNIOR, A. E.;DANTAS, José Alves. Execução de Procedimentos Previamente Acordados (PPA): A Contribuição dos Auditores Independentes na Qualidade dos Relatórios Financeiros dos Planos de Saúde no Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
GARTNER, I. R.;MEDEIROS, Otávio Ribeiro; SILVA, O. C.;DANTAS, José Alves. Metáforas Organizacionais e Sistemas de Alerta Antecipado para Supervisão Bancária: da Máquina à Complexidade. 2018. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília.
NIYAMA, Jorge KatsumiSILVA, César Augusto Tibúrcio; RODRIGUES, A. M.; BORBA, J. A.;DANTAS, José Alves. Informações a Valor Justo: o Atendimento às Características Qualitativas das Estruturas Conceituais da Contabilidade na Perspectiva dos Resultados de Estudos Empíricos. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
KIMURA, H.; SOBREIRO, V. A.; MOREIRA, T. B. S.;DANTAS, José Alves. Early Warnings System para Distress dos Bancos Brasileiros. 2017. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília.
SILVA, César Augusto Tibúrcio; KIPNIS, B.; SANTOS, J. B.;DANTAS, José Alves. Fatores que Influenciam o Comportamento Desonesto das Pessoas na Prática da Evasão Fiscal no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FREIRE, F. S.; LUSTOSA, P. R. B.; AGUIAR, T. R. S.; CRISÓSTOMO, V. L.;DANTAS, José Alves. Reputação Corporativa e Desempenho Financeiro das Empresas da América Latina. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FREIRE, F. S.;LUSTOSA, Paulo Roberto BarbosaDANTAS, José Alves; CUNHA, M. F.; CRISÓSTOMO, V. L.. Mensuração a Valor Justo e Gerenciamento de Resultados: Uma Análise dos Bancos Comerciais e Múltiplos no Cenário Internacional. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
LUSTOSA, Paulo Roberto BarbosaMEDEIROS, Otávio Ribeiro; SALOTTI, B. M.; ALMEIDA, J. E. F.;DANTAS, José Alves. Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa de Bancos e Ciclos Econômicos: o Caso Brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
NIYAMA, Jorge KatsumiSILVA, César Augusto Tibúrcio; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues;DANTAS, José Alves; MARTINEZ, A. L.. Auditoria de Valor Justo em Instituições Financeiras: a Percepção dos Auditores na Mensuração dos Instrumentos Financeiros. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
AFONSO, L. E.; FLORES, E. S.; LUCINDA, C. R.;DANTAS, J.A.. Disrupção no Mercado Financeiro e Securitário Brasileiro: Determinação do Efeito na Estabilidade Financeira e na Performance dos Incumbentes e Novos Entrantes. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo.
MACEDO, M. A. S.; ZUCCOLOTTO, R.; REINA, D.; QUEIROZ, D. B.;DANTAS, José Alves. Gerenciamento de Resultados e Persistência dos Lucros em Instituições Financeiras Públicas Brasileiras: Uma Análise com Foco no Tipo de Controle, nos Ciclos Políticos e na Ideologia Partidária. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Espírito Santo.
GONCALVES, R. S.;DANTAS, José Alves; SALLABERRY, J. D.. Fraude Corporativa: um bom negócio para sua empresa?. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
CUNHA, P. R.; KLANN, R. C.; RODRIGUES JUNIOR, M. M.;DANTAS, José Alves. Influência da Cultura Ética Percebida na Relação entre o Ceticismo Profissional e o Comportamento Disfuncional do Auditor. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
GARTNER, I. R.; ALVES, C. A. M.;DANTAS, José Alves. Concentração e Competição na Indústria Financeira Doméstica e Impactos sobre a Estabilidade. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade de Brasília.
GARTNER, I. R.; DIVINO, J. A. C. A.; ARAUJO, R. S.;DANTAS, José Alves. Competição e Concentração no Mercado de Crédito Doméstico e Internacional e Efeitos sobre a Estabilidade Financeira. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade de Brasília.
PINHEIRO, L. E. T.; TAKAMATSU, R. T.; ALMEIDA, P. R.; CUNHA, P. R.;DANTAS, José Alves. Fatores Determinantes dos Principais Assuntos de Auditoria no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em CONTROLADORIA E CONTABILIDADE) - Universidade Federal de Minas Gerais.
GARTNER, I. R.; CAJUEIRO, D. O.; TABAK, B. M.;DANTAS, José Alves. Ensaios Teóricos-Empíricos sobre Financial Distress e Risco Sistêmico em Bancos Brasileiros. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade de Brasília.
RODRIGUES, Jomar Miranda; SALOTTI, B. M.;DANTAS, José Alves. Transações com Partes Relacionadas em Estatais do Governo Federal: Uma Análise dos Fatores Determinantes do Nível e da Qualidade da Evidenciação. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
GONCALVES, R. S.; NAKAO, S. H.;DANTAS, José Alves. Consciência Ética e Processo Decisório em Auditoria: uma Análise a Partir dos Auditores Públicos. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
NUNES, D. M. S.; MARTINEZ, A. L.;DANTAS, José Alves. O Gerenciamento de Resultados Contábeis em Meio à Rotatividade no Cargo de CEO de Instituições Financeiras Brasileiras. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
OLIVEIRA, A. F.;DANTAS, José Alves; TAVARES, A. L.. Ajuste no Modelo CAPM para Precificação de Empresas Considerando Variáveis Contábeis. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FERNANDES, B. V. R.; BORGES, Erivan Ferreira;DANTAS, José Alves. Gerenciamento de Riscos Corporativos no Agronegócio: Um Estudo de Caso na Fazenda Maringá. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.; VIEIRA, K. M.;DANTAS, José Alves. Mensuração do Letramento Financeiro: Os Determinantes da Dimensão Cultural. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves; RIBEIRO, A. M.. Efeito do Private Equity nas Companhias que Realizaram IPO no Brasil. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
GARTNER, I. R.;DANTAS, José Alves; CELESTINO, V. R. R.. A Relação entre Big Data e Pontuação de Crédito: o Caso Brasileiro. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Brasília.
BORGES, Erivan Ferreira; PAULO, Edilson;DANTAS, José Alves. Principais Assuntos de Auditoria: Associação com o Gerenciamento de Resultados e o Risco de Litígio. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MARQUES, V. A.; ALMEIDA, J. E. F.;DANTAS, José Alves. Reapresentação das Demonstrações Financeiras, Mudança e Honorários do Auditor das Empresas Listadas na B3. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Federal do Espírito Santo.
ZANOLLA, E.; CARMO, C. H. S.;DANTAS, José Alves. Incorporações e Rentabilidade: Análise em Cooperativas de Crédito Singulares Brasileiras. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás.
BESARRIA, C. N.; MARTINS, O. S.;DANTAS, José Alves. Dificuldade Financeira e Sentimento Textual Bancário: Uma Análise do Distress dos Bancos Brasileiros. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal da Paraíba.
MEDEIROS, Otávio RibeiroDANTAS, José Alves. Agência de Seguro de Depósitos: Uma Análise de sua Importância para a Intermediação Financeira e os seus Riscos na Estabilidade Bancária no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
GARTNER, I. R.; WILBERT, M. D.;DANTAS, José Alves. O Impacto do Novo Requerimento de Liquidez (NSFR) no Spread e na Rentabilidade das Instituições Financeiras: Um Estudo Empírico no Período de 2001 a 2018. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Brasília.
MACHADO, M. R. R.; ZANOLLA, E.;DANTAS, José Alves. Relação entre Partes Relacionadas e Fraudes Corporativas em Bancos Brasileiros. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás.
SCHERER, L. M.; BARROS, C. M. E.; COLAUTO, R. D.;DANTAS, José Alves. O Impacto da Divulgação dos Principais Assuntos de Auditoria (PAA) no Mercado de Capitais Brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Contabilidade) - Universidade Federal do Paraná.
MACHADO, M. R. R.; CARMO, C. H. S.;DANTAS, José Alves. Efeito de Fraudes Corporativas no Grau de Conservadorismo e no Gerenciamento de Resultados: Um Estudo em Instituições Bancárias Brasileiras. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás.
BORGES, Erivan Ferreira; LIMA, S. C.;DANTAS, José Alves. Análise dos Fatores Influentes na Identificação de Red Flags no Processo de Investigação de Fraudes Contábeis no Contexto Brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
GARTNER, I. R.; LUSTOSA, P. R. B.;DANTAS, José Alves. Condições de Falência e de Fusão na Indústria Bancária Doméstica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Brasília.
RODRIGUES, Jomar Miranda; ALMEIDA, J. E. F.;DANTAS, José Alves. Relação entre Conformidade Financeira e Fiscal e Gerenciamento de Resultados em Países de Common e Code Law. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
GARTNER, I. R.; CAJUEIRO, D. O.; SOBREIRO, V. A.;DANTAS, JOSÉ ALVES. O Impacto das Cessões de Direitos Creditórios sobre o Desempenho Operacional e Financeiro dos Bancos Brasileiros. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Brasília.
IMONIANA, J. O.; BRAUNBECK, G. O.; SOUZA, A. A. L.;DANTAS, José Alves. A Subjetividade de Julgamento na Revisão Analítica e seu Reflexo sobre a Materialidade de Auditoria: uma Análise Exploratória. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo.
MENDES, Paulo César de Melo;DANTAS, José Alves. Tratados e Convenções Internacionais Destinados a Evitar Dupla Tributação do Imposto de Renda sobre os Royalties. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário) - Universidade de Brasília.
CAETANO, A.;DANTAS, José Alves. O Sigilo Fiscal como Limitação de Escopo para a Auditoria Financeira Realizada na Secretaria da Receita Federal do Brasil pelo Tribunal de Contas da União. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Instituto Serzedello Corrêa.
CARVALHO NETO, A. A.;DANTAS, José Alves. Materialidade em Auditoria Financeira no Setor Público. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Instituto Serzedello Corrêa.
CARVALHO NETO, A. A.;DANTAS, José Alves. A Aplicação da ISSAI 1600 (Auditoria de Grupo) como Forma de Controlar o Risco Risco de Detecção nas Auditorias de Demonstrações Financeiras Consolidadas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Instituto Serzedello Corrêa.
NEVES JUNIOR, I. J.;DANTAS, José Alves. Ruídos na comunicação na Perícia Contábil: A Teoria da Comunicação aplicada em Processos Judiciais Cíveis. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia) - Universidade de Brasília.
NEVES JUNIOR, I. J.;DANTAS, José Alves. Sobreviver de Honorários Periciais? O Que Dizem os Peritos Contadores?. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia) - Universidade de Brasília.
NEVES JUNIOR, I. J.;DANTAS, José Alves. Um Estudo sobre a Consistência dos Pedidos de Esclarecimentos na Perícia Contábil, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia) - Universidade de Brasília.
NIYAMA, Jorge KatsumiDANTAS, José Alves. Avaliação de Instituições Financeiras Antes e Depois do Processo de Impeachment, com Base em Indicadores Econômico-Financeiros. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, JOSÉ ALVES. Um Retrato do Cooperativismo de Crédito no Brasil: Perfil dos Municípios Brasileiros em Dezembro de 2017. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em V Curso de Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília.
FERREIRA, L. O. G.;DANTAS, José Alves. O Papel da Auditoria Interna em Empresas Estatais Brasileiras na Avaliação dos Controles Internos Frente às Exigências da Lei Sarbanes-Oxley. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Evidenciação dos Contratos de Concessão de Empresas Brasileiras Distribuidoras de Energia Elétrica de Acordo com o IFRIC 12 (ICPC 01): Uma Análise sob o Aspecto Financeiro. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília.
SERRANO, A. L. M.;DANTAS, José Alves. A Lei de Conflito de Interesses e sua Aplicação na Administração Pública Federal. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle Externo) - Universidade de Brasília.
CALDAS, R.;DANTAS, José Alves. Um Estudo sobre a Aplicação de Gestão de Projetos nas Auditorias da CGU. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle Externo) - Universidade de Brasília.
MENDES, Paulo César de Melo;DANTAS, José Alves. Adoção do Valor Justo em Instrumentos Financeiros pelas Principais Instituições Financeiras Brasileiras e os Impactos nas Demonstrações Contábeis. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, J. L. T.;DANTAS, José Alves. Percepção dos Contadores Quanto ao CPC - PME. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Indicadores Econômico Financeiros: Uma Análise da Aplicação das IFRS nas Instituições Financeiras Brasileiras. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. Mensuração de Derivativos Agrícolas e Ativos Biológicos: Uma Análise dos Conhecimentos dos Alunos de Ciências Contábeis de Duas Instituições de Ensino do Distrito Federal. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília.
SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. Desastres Naturais: um Estudo das Práticas de Auditoria adotadas quanto à Aderência ao Guia INTOSAI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. A Aderência dos Relatórios das Auditorias Operacionais: Um Estudo no Tribunal de Contas da União à Luz dos Padrões Internacionais da INTOSAI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. Gestão de Risco no Programa Minha Casa Minha Vida: Uma Aplicação da Estrutura Conceitual do COSO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília.
PORTELA, G. R.;DANTAS, José Alves. Estrutura de Avaliação de Riscos do Programa Atenção Básica em Saúde à Luz da Metodologia COSO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. Análise dos Indicadores Financeiros em Oito Instituições Bancárias no Período de 2002 a 2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. Precificação de NTN-B em Fundos de Investimentos em Renda Fixa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília.
SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. A Importância dos Quesitos de uma Perícia. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.
SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. Auditoria Enquanto Instrumento Interno de Gestão Ambiental das Empresas e sua Importância no Contexto dos Balanços Sociais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.
SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. Avaliação de Empresas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.
SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. Terceiro Setor: Uma Análise da Sustentabilidade das Organizações Não Governamentais Ambientalistas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.
SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. O contador brasileiro na era do conhecimento das Normas Internacionais de Contabilidade. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.
BEYLE, Antônio Maria Henri;DANTAS, José Alves. Basiléia II: Estudo de Caso do Capital Econômico de uma Carteira de Crédito de Varejo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília.
SILVA, Amilton Paulino da;DANTAS, José Alves. O perfil do contador gerencial. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.
SILVA, Amilton Paulino da;DANTAS, José Alves. Governança corporativa e sucessão nas empresas familiares. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.
SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. A apuração de haveresna dissolução parcial de sociedade: uma abordagem segundo o novo código civil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.
SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. Auditoria Pública: Um Enfoque Conceitual. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.
SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. O Instituto da Decadência para os Impostos Lançados por Homologação. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.
SILVA, Amilton Paulino da;DANTAS, José Alves. História do Imposto de Renda Pessoa Física no Brasil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.
SILVA, Amilton Paulino da;DANTAS, José Alves. A Lei de Responsabilidade Fiscal: o Avanço no Controle das Finanças Públicas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro.
SILVA, Amilton Paulino da;DANTAS, José Alves. Controle da Gestão na Administração Pública. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.
PATROCINIO, Cosme Leandro;DANTAS, José Alves. Sistemas de Informação: Características para Alcance de Resultados. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro.
DANTAS, José Alves; Paula. A Controladoria e a Auditoria nas Organizações. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Auditoria) - Universidade de Brasília.
NIYAMA, Jorge KatsumiDANTAS, José Alves. Cost Reference dos Ativos Fiscais Diferidos na Indústria Bancária. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERREIRA, L. O. G.;DANTAS, José Alves. O Impacto da Divulgação de Demonstrações Financeiras e Relatórios de Auditoria na Formação do Preço das Ações da B3. 2023 - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Construção do Pensamento Analítico: um estudo com alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
LUSTOSA, Paulo Roberto BarbosaDANTAS, José Alves. Intangíveis sem Vida Útil Definida: Comportamento da Auditoria. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Duas Décadas de Pesquisa em Finanças Comportamentais: Um Estudo Bibliométrico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
NUNES, D. M. S.;DANTAS, José Alves. Principais Assuntos de Auditoria e os reflexos da crise do COVID-19 nas empresas listadas no IBRX 100. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
VIEIRA, Eduardo Tadeu;DANTAS, José Alves. O Impacto da Lei 14.193 na Contabilidade dos Clubes de Futebol Brasileiros. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
MENDES, K.;DANTAS, José Alves. Participação das mulheres no mercado financeiro - análise do perfil das mulheres que fazem algum tipo de investimento no Distrito Federal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Análise da Mudança no Perfil do Investidor Brasileiro Durante a Pandemia de Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Nível de Alfabetização Financeira: Um Estudo sobre os Comportamentos, Atitudes e Conhecimentos Financeiros dos Profissionais e Estudantes da Área Contábil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
LUSTOSA, P. R. B.;DANTAS, José Alves. Rentabilidade Comparada de Empresas Com e Sem Goodwill Adquirido. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Lançamento de Jogos Eletrônicos Durante a Pandemia de Covid-19: Um Estudo de Eventos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
CAMPOS, L. A.;DANTAS, José Alves. Honorários de Auditoria e a Agressividade Tributária no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
MENDES, Paulo César de Melo;DANTAS, José Alves. Uma Análise da Menção dos Ativos Financeiros e Instrumentos Financeiros Derivativos nos Relatórios dos Auditores Independentes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
LUSTOSA, P. R. B.;DANTAS, José Alves. Goodwill como Estado de Riqueza Intangível: Estudo de Caso da sua Recuperação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. Ansiedade e Autoeficácia: Um Estudo com Alunos de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
CUNHA, J. H. C.;DANTAS, José Alves. Variáveis de Qualidade de Auditoria e a Relação com Índice Bovespa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
CAMPOS, L. A.;DANTAS, José Alves. Relação entre Agressividade Tributária e Sustentabilidade Empresarial no Brasil: 2010 a 2019. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
NIYAMA, Jorge KatsumiDANTAS, José Alves. Classificação dos Títulos e Valores Mobiliários como Disponíveis para Venda: Pesquisa Empírica do Impacto no Resultado do Exercício em Instituições Financeiras Bancárias Brasileiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Uma Avaliação da Capacidade de Previsão de Modelos de Aprendizagem Automática para Índices de Ações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Conhecimento Financeiro e Irracionalidade nas Decisões de Investimentos Individuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Relevância do Capital de Giro para a Lucratividade da Empresa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Análise da Eficiência de Carteiras de Investimentos ESG Otimizadas em Escala Global. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Efeitos do Sentimento de Mercado por Intermédio do Futebol no Retorno dos Ativos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Um Estudo Empírico do Impacto Ambiental no Risco de Crédito dos Países. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Evasão Universitária: uma análise dos discentes do curso de graduação de ciências contábeis da Universidade de Brasília. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
WILBERT, M. D.;DANTAS, José Alves. Saldos Bancários: Estimativa para Crescimento dos Municípios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Risco de Crédito, de Mercado e Operacional: Uma Análise Comparativa do Sistema Financeiro Nacional após o Acordo de Basileia III. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Análise do Desempenho Financeiro de Investimentos ESG nos Países Emergentes e Desenvolvidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Um Estudo da Influência do Perfil Psicológico na Racionalidade das Decisões Financeiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Desempenho dos Discentes de Graduação Cotistas e Não Cotistas: Uma Análise do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
COSTA, A. J. B.;DANTAS, José Alves. A Importância do Comitê de Auditoria para Organizações Sociais: o caso de uma organização social federal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
SILVA, César Augusto TibúrcioDANTAS, José Alves. O Viés da Confirmação e a Responsabilidade do Auditor Independente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FREIRE, F. S.;DANTAS, José Alves. Características do Princípio de Pareto no Setor Bancário Brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
MENDES, Paulo César de Melo;DANTAS, José Alves. Análise dos Efeitos da Dupla Evidenciação do Balanço Patrimonial da Instituição Financeira Caixa Econômica Federal à Luz dos Padrões Cosif e IFRS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FORSTER, R.;DANTAS, José Alves. 14 Anos das LTN: Comparação Histórica da sua Rentabilidade com Outros Rendimentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, J. L. T.;DANTAS, José Alves. Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais e Gastos com Gestão Ambiental nos Municípios Brasileiros em 2013. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
PEREIRA, C. C.;DANTAS, José Alves. Transparência das Demonstrações Contábeis como Pilar da Governança Corporativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Produção Científica no Terceiro Setor no Brasil: Uma Análise sobre a Evolução das Publicações Durante o Período de 2000 a 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
GUERRA, M.;DANTAS, José Alves. Análise dos Relatórios de Auditorias Operacionais de Programas de Saúde do Tribunal de Contas da União. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Análise das Competências Inerentes à Pesquisa Científica: um estudo da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
MEDEIROS, Otávio RibeiroDANTAS, José Alves. O Impacto da Crise Política e Econômica de 2013-2015 no Desempenho do Mercado Acionário Brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. A Percepção dos Discentes do Curso De Ciências Contábeis no Distrito Federal com Relação às Principais Características do Perito Contábil Exigidas pelo Mercado de Trabalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
MENDES, Paulo César de Melo;DANTAS, José Alves. Nível de Divulgação das Combinações de Negócios Realizadas pelo Bancos nos Anos de 2011, 2012 e 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. Uma Análise dos Componentes do Gerenciamento de Risco do COSO em Relação à Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
ALMEIDA, R. S. G.;DANTAS, José Alves. Estudo multi caso das três maiores reorganizações societárias do setor bancário brasileiro à luz das teorias de fusões e aquisições. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
ALMEIDA, R. S. G.;DANTAS, José Alves. Análise da correlação entre as cotações dos Brazilian Depositary Receipts e das ações negociadas no exterior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
LUSTOSA, Paulo Roberto BarbosaDANTAS, José Alves. Substituição de CEO em Empresas Brasileiras: Processo Sistêmico ou Aleatório?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
NUNES, D. M. S.;DANTAS, José Alves. O mercado de adquirência: impacto da abertura nas demonstrações financeiras de Cielo e Redecard. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
ALMEIDA, R. S. G.;DANTAS, José Alves. O Fundo Garantidor de Créditos: Um Estudo de Caso do Banco Panamericano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
LUSTOSA, P. R. B.;DANTAS, José Alves. Falhas Conceituais na Avaliação de Ativos de Uso: Uma Abordagem com Base na Visão Geconiana de Custo de Oportunidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. A Auditoria Financeira das Entidades do Setor Público pelo Tribunal de Contas da União. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
MENDES, Paulo César de Melo;DANTAS, José Alves. Tratados e Convenções Internacionais Destinados a Evitar a Dupla Tributação do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre os Royalties Incidente sobre Pessoa Jurídica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. Uma Análise das Premissas de Controle Interno do COSO em relação à Execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
Bruno Ciuffo Moreira; CANECA, R. L.;DANTAS, José Alves. Regime Tributário de Transição: Uma Análise dos Efeitos Fiscais Decorrentes das Alterações Promovidas pela Lei 11638/2007 na Apuração dos Juros sobre o Capital Próprio em uma Empresa do Setor Automobilístico de Brasília. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília.
Bruno Ciuffo Moreira; CANECA, R. L.;DANTAS, José Alves. Fixação do Preço de Venda pelo Método Markup: Uma Análise de uma Escola de Educação Infantil do DF. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília.
Daniel Cerqueira Ribeiro;DANTAS, José Alves; Bruno Ciuffo Moreira. Rodízio de Auditoria: Uma Pesquisa sobre os Principais Trabalhos Publicados nos Congressos ANPAD e USP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília.
CANECA, R. L.;DANTAS, José Alves; Bruno Ciuffo Moreira. A Importância do Laudo Pericial Contábil na Percepção de um Magistrado do Distrito Federal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília.
CANECA, R. L.; Bruno Ciuffo Moreira;DANTAS, José Alves. Qualidade e Relevância dos Serviços de Contabilidade Gerencial Ofertados às Micro e Pequenas Empresas de Brasília sob a Perspectiva dos Escritórios de Contabilidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília.
DANTAS, José Alves; SANTANA, Cláudio Moreira. Comunicação Científica em Contabilidade no Brasil: Brazilian Business Review e Contabilidade Vista & Revista (2006-2010). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
DANTAS, José Alves; FERNANDES, Bruno Vinicius R.. Evidências de Bolhas de Preço no Mercado Acionário Brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, Bruno Vinicius R.;DANTAS, José Alves. Crédito Imobiliário: Uma Análise das carteiras dos Maiores Bancos do País. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
FERNANDES, Bruno Vinicius R.;DANTAS, José Alves. Efeitos das Seasoned Equity Offerings no Custo de Capital Próprio das Empresas Ofertantes no Período de 2000 a 2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
LUSTOSA, Paulo Roberto BarbosaDANTAS, José Alves. Evolução da Capitalização do Mercado Acionário no Brasil de 1995 a 2006. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
DANTAS, José AlvesMEDEIROS, Otávio Ribeiro. A Influência da Percepção de Corrupção no Investimento Direto Estrangeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.
Orientou
Contabilidade de Criptoativos; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Resultados Abrangentes e Risco de Instituições Financeiras no Brasil; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Impacto das Lives em Redes Sociais no Mercado de Capitais Brasileiro; Início: 2022; Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Agressividade Tributária na Indústria Bancária Brasileira: Mensuração, Efeitos de Operações no Exterior e Impacto no Spread; Início: 2021; Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Resultados Recorrentes e Não Recorrentes: de Medidas Não-GAAP a GAAP; Início: 2021; Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Determinantes da Opinião de Auditoria em Empresas Estatais Brasileiras; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;
Expected Credit Losses and Regulatory Capital: Effects and Implications of Adopting IFRS 9 for the Capital of European Banks; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;
Determinantes do Posicionamento dos Auditores sobre Going Concern em Instituições Financeiras em Financial Distress; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;
Relação entre a Disciplina de Mercado e o Buffer de Capital nos Bancos Brasileiros; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;
Relevância Informacional dos Ativos Fiscais Diferidos na Indústria Bancária Brasileira; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;
Reação do Mercado à Emissão de Instrumentos de Dívida Elegíveis a Capital pelos Bancos Brasileiros; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;
Relação entre Remuneração Anormal do Auditor e a Prática de Gerenciamento de Resultado; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;
Indicadores Econômico-Financeiros com Red Flags de Riscos de Fraudes ou Manipulação Contábil; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;
Importância dos Ativos Intangíveis para a Performance das Empresas de Infraestrutura; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Instituto Serzedello Corrêa; Orientador: José Alves Dantas;
Risco de Portfolio para Carteiras de Crédito Educativo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Instituto Serzedello Corrêa; Orientador: José Alves Dantas;
Utilização de Indicadores Econômico-Financeiros como Red Flags na Auditoria Financeira do Setor Público; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Instituto Serzedello Corrêa; Orientador: José Alves Dantas;
Red Flags para Operadora de Planos de Saúde na Instauração do Regime Especial de Direção Fiscal e de Liquidação Extrajudicial; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Relação Risco x Retorno nos Fundos de Pensão Brasileiros: Análise com Base no Índice de Sharpe e Alfa de Jensen; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em V Curso de Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
A Influência dos Bancos Públicos no Spread Bancário Brasileiro; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em V Curso de Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Análise Comparativa do Spread Bancário entre Bancos e Cooperativas de Crédito; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em V Curso de Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Risco de Mensuração dos Ativos Financeiros: Análise Comparativa entre o Valor Justo e o Custo Amortizado; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Classificação da Carteira de TVM na Indústria Bancária Brasileira: Comparativo IFRS x BRGAAP; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Benefícios Pós-Emprego: Impacto Atuarial nos Maiores Bancos Brasileiros; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Controle Interno de Obras Públicas no Distrito Federal: Estudo de Caso no Aterro Sanitário Oeste e BRT Sul; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle Externo) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Alinhamento entre o Planejamento da SFC/CGU e as Normas de Auditoria Interna; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle Externo) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impactos da Crise Econômica no Estoque de Bens Não de Uso nas Instituições Financeiras Brasileiras; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Conservadorismo Condicional nas Instituições Bancárias Brasileiras: Um Comparativo entre as Demonstrações Cosif x IFRS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Avaliação da Efetividade do Controle Interno pela Percepções da Própria Administração e da Controladoria-Geral da União: O Caso do Ministério da Saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Remuneração da Auditoria pelos Bancos Brasileiros: Relação com Governança Corporativa e Indicadores Econômicos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impactos a Adoção das Normas Internacionais de Auditoria nos Relatórios dos Auditores Independentes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Determinação da Materialidade em Auditoria Financeira no Setor Público; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Dez Anos de Atuação da Controladoria-Geral da União: O Que os Dados Revelam?; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Adoção das Normas Internacionais de Auditoria NIAs/IFAC: Um Estudo de Caso de Análise de Grau de Aderência às NIAs no Âmbito das Auditorias Executadas pela CGU sobre Projetos Financiados com Recursos Externos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Abordagem de Auditoria Baseada em Risco no TCU; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Análise da Viabilidade dos Fundos de Investimentos Imobiliários como Alternativa de Investimento para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em IV Curso de Especialização em Mercado Financeir) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Evolução Comparativa entre as Taxas de Juros Praticadas pelos Bancos e Cooperativas de Crédito no Brasil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em IV Curso de Especialização em Mercado Financeir) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Uso de Contratos de Futuro de DI para Proteção das Oscilações de Preços de Títulos Públicos Atrelados ao IPCA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em IV Curso de Especialização em Mercado Financeir) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Implementação de Controles Internos para Medição do Desempenho Organizacional em uma Instituição de Ensino Superior; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Controle Interno) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Alves Dantas;
A Importância do Planejamento e Controle Orçamentário: Estudo de Caso em uma Seguradora; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Controladoria e Finanças) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: José Alves Dantas;
Indicadores Econômico-Financeiros dos Bancos Brasileiros: Impactos Associados aos Padrões Contábeis do IASB e do BCB; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade Societária com Ênfase em IFRS) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Contabilização de Softwares Desenvolvidos e Utilizados Internamente: Um Estudo de Caso no Serpro; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade Societária com Ênfase em IFRS) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Concentração do mercado de Auditoria no Mercado de Capitais Brasileiro ? 2000 a 2009; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
O Impacto da Adoção da Nota Fiscal Eletrônica na Arrecadação Tributária; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Lato Sensu em Administração Financeira) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Evolução da Captação de Recursos nos Bancos Brasileiros por meio de Letras Financeiras; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Lato Sensu em Administração Financeira) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Gestão de Investimentos pelas Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal para o Desenvolvimento de seus Negócios; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Lato Sensu em Administração Financeira) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Contabilidade Sindical: Um Estudo sobre os Métodos Utilizados pelos Sindicatos dos Auditores Tributários do Brasil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Lato Sensu em Administração Financeira) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Os Efeitos da Variação Cambial na Performance das Empresas do Setor Químico entre 2001 e 2010; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Lato Sensu em Administração Financeira) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Determinações de Refazimento/Republicação de Demonstrações Financeiras pela CVM: o Papel dos Auditores Independentes; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A Influência da Selic naDefinição das Taxas de Juros Cobradas pelas Instituições Bancárias; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
O Preço de Transferência no Brasil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Um Paralelo entre as Auditorias Independente, Interna e Governamental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
O Programa de Revisão pelos Pares como Ferramenta no Controle de Qualidade da Auditoria Independente no Mercado de Valores Mobiliários; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Harmonização Contábil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Oliveira; Fluxo de Caixa: Uma Ferramenta Valiosa para as Tomadas de Decisões; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Diversidade de Órgãos Reguladores, Normatizadores e Fiscalizadores da Profissão Contábil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Capital Intelectual: Definição e Dificuldades Encontradas pela Contabilidade em Mensurar esses Ativos para as Empresas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Procedimentos da Evidenciação, Divulgação ou Disclosure Contábil no Brasil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Comprovação do Anatocismo nos Empréstimos e Financiamentos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Auditoria de operações de crédito em cooperativas crédito; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Atuação da CGU e do TCU no controle instituional das contas públicas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A controladoria como agente colaborador na prática da governança corporativa no terceiro setor; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
O impacto do controle interno administrativo das unidades do Exército no exame das contas pelo TCU; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Auditoria em cooperativismo de crédito; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Reserva de Reavaliação: uma análise teórico-empírica à luz da Lei 11; 638/2007; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A influência da pesquisa de preços nas compras governamentais: um estudo de caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Governança corporativa: uma abordagem segundo a Lei Sarbanes-Oxley; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A importância dos auditores internos das instituições federais de ensino (IFE's); 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Controles Internos nas Instituições Financeiras; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Controle Interno em Microempresas: Estudo de caso em um hotel de Brasília; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Criação de Órgão Central de Controle Interno: Procedimento Recomendável ao Poder Judiciário Federal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Avaliação dos Benefícios da Adsão ao Termo de Acordo de Regime Especial (TARE) no Âmbito do Distrito Federal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Auditoria operacional: enfoque na análise de gestão; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Avaliação de empresas que não escrituram os livros contábeis; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A consideração do capital intelectual na apuração dos haveres; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Atuação da perícia contábil nos lucros cessantes: aplicação prática; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Auditoria cidadã: compreender e acompanhar o orçamento, como forma de democratizar as contas públicas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Controladoria e governança corporativa: percepção dos funcionários; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
As vantagens e desvantagens da abertura de capital para as empresas brasileiras; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Contabilidade gerencial em instituições financeiras: um estudo de caso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Controles internos em instituições financeiras: análise das normas estabelecidas pelo Banco Central; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Atuação do Tribunal Administrativo de Moçambique: análise e perspectivas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
O Capital Intelectual na Moderna Contabilidade; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Irregularidades na Gestão Orçamentária, Contábil e Financeira; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A Exploração do Patrimônio Imobiliário no Distrito Federal; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Planejamento Tributário no Âmbito do ICMS do Distrito Federal; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
O Planejamento Tributário Frente à Obrigação Tributária e à Sonegação; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Fraudes em Estoques: Conseqüências, Controle e Prevenção; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A Contabilidade como Instrumento de Gestão Empresarial; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
O Paralelo entre Desenvolvimento Econômico e a Evolução da Contabilidade; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Técnicas de Auditoria das Contas do Ativo Circulante sob a Ótica do Fisco; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
O Papel da Auditoria na Prevenção de Fraudes; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Planejamento Tributário como Necessidade Empresarial; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Princípios, Regras e Práticas de Governança, Gestão e Controles Internos em EFPC; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A Relevância da Atuação da Auditoria para o Ambiente de Controle Organizacional; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Fraudes Contábeis e suas Conseqüências para a Economia; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Aplicação da Teoria das Restrições na Identificação de Gargalos em Empresas Prestadoras de Serviços Contábeis; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Auditoria, Controladoria e Compliance: Suportes para Processos Licitatórios; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A Perícia Contábil como Prova Judicial; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Lucro Real ou Lucro Presumido: Como Escolher?; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Gestão de Custos e Lucros para Micro e Pequenas Empresas; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Governança Corporativa: Conceitos e Tendências; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A Prova no Âmbito Processual Civil e a Atuação do Perito Contábil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Perícia Contábil no Ministério Público Federal; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A Substituição Tributária do ISS no Distrito Federal; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Métodos de Custeio com Enfoque na Formação do Preço de Venda; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Controle Interno como Instrumento de Governança Corporativa; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Controladoria e Sistemas de Informação: Um Estudo sobre a Unidade de Controladoria Auxiliando no Processo de Tomada de Decisão; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Audit Assertions e a Opinião Modificada de Auditoria em Bancos Brasileiros; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Determinantes da Ocorrência de Fraudes em Instituições Financeiras no Brasil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Instrumentos Financeiros em Bancos: Classificação e Hierarquia do Valor Justo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Efeitos da Adoção do IFRS 9 sobre a Auditoria dos Instrumentos Financeiros; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Avaliação dos Ativos Imóveis por Parte da Terracap: Adequação às Normas Contábeis e Impactos na Estrutura Patrimonial e de Resultado; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Efeito da Governança Corporativa nos Honorários de Auditoria em Instituições Financeiras; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Atuação da Auditoria como Mitigadora da Agressividade Tributária; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Influência da Governança Corporativa na Opinião dos Auditores de Instituições Financeiras Listadas na B3; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Reação do Auditor à Variação no Valor de Mercado das Empresas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Relação entre o IEGM e o Parecer Prévio de Prestação de Contas dos Municípios pelo TCE/RN; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Relatório de Auditoria no Mercado Segurador: Assuntos Citados como Modificação de Opinião, Parágrafos de Ênfase, Outros Assuntos e PAA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Relação entre as fragilidades do controle interno e a modificação de opinião do auditor; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impacto da Pandemia no Impairment de Goodwill em Companhias Brasileiras; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Evolução da Qualidade de Auditoria no Brasil: Análise do Programa de Revisão de Pares nos Anos 2011 a 2020; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Prestação de Contas do Governo Federal: Análise dos Pareces Prévios do TCU de 2010 a 2020; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Reação do Auditor à Percepção de Risco do Mercado; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Adoção do Modelo de Perdas Esperadas da IFRS 9: Os Impactos Previstos para os Bancos Brasileiros se Confirmaram?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impacto da Pandemia nas Demonstrações Financeiras e no Relatório de Auditoria; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Gerenciamento de Resultados no Brasil: Um Mapeamento da Literatura sobre o Tema; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Ativos Fiscais Diferidos como Determinante do Risco de Auditoria nos Bancos Brasileiros; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Auditoria Financeira no Setor Público: Análise dos Relatórios de Auditoria do TCU sobre o BGU de 2012 a 2020; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Transações com Partes Relacionadas e os impactos nos Relatórios dos Auditores Independentes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
O Impacto das Transações entre Partes Relacionadas no Risco de Auditoria; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Determinantes para a Adoção do Hedge Accounting pelas Instituições Financeiras no Brasil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Inteligência Artificial na Auditoria: Uma Revisão da Base dos Periódicos CAPES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Uso de Derivativos com Finalidade de Hedge ou de Especulação? Estudo com Base nas Empresas do Setor de Materiais Básicos da B3; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Efeitos do IFRS 9 no Gerenciamento de Resultado com Base na Classificação dos Instrumentos Financeiros pelos Bancos Brasileiros; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Análise Comparativa entre a Taxa Efetiva de Imposto sobre o Lucro (ETR) dos Bancos e a Alíquota Tributária; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Risco de Descontinuidade Operacional: Posicionamento dos Auditores no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Penalização aos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro: Perfil dos Profissionais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Relação entre o Nível de Concentração Bancário e a Política de Risco dos Bancos Brasileiros; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Penalidades e Riscos em Auditoria: Red Flags e o Perfil dos Clientes; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Eventos Subsequentes: Determinantes da Divulgação pelas Companhias e da Consideração no Relatório dos Auditores; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impacto das Sobras das Cooperativas de Crédito sobre o Custo do Crédito ou o Retorno das Aplicações para os Cooperados; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
A Atuação das Cooperativas de Crédito Contribui para a Redução do Spread?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Domínio dos Graduandos em Ciências Contábeis da UnB sobre Particularidades da Contabilidade Rural; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Principais Assuntos de Auditoria no Novo Relatório de Auditoria nas Instituições Financeiras Brasileiras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Modificação de Opinião dos Auditores dobre ds Demonstrações de Instituições Financeiras: O Que Justifica?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Ciclos Econômicos e Mercado de Crédito: Uma Análise da Atuação dos Bancos Públicos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impacto da Opinião do Auditor na Volatilidade do Preço das Ações de Companhias Brasileiras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impacto da Opinião do Auditor no Preço das Ações de Companhias Brasileiros; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Arrendamento Mercantil: Divergência nas Práticas Contábeis e Potenciais Distorções nas Instituições Financeiras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Determinantes da Remuneração dos Auditores Independentes nas Instituições Financeiras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Fraudes Contábeis em Instituições Financeiras Brasileiras: aplicação do triangulo das fraudes de Cressey (1953); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Retorno dos Bancos Públicos Federais versus Custo de Carregamento da Dívida do Tesouro Nacional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Opinião de Auditoria Relacionada ao Going Concern em Instituições Financeiras; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Evolução do Goodwill nos Principais Bancos Brasileiros: Um Estudo Comparativo Segundo os Padrões Cosif e IFRS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Divulgação de Deficiências nos Controles Internos de Entidades do Setor Financeiro: Relação com a Governança Corporativa e Auditoria Independente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Evolução e Composição da Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira: 2000 a 2016; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impacto da Troca de Auditores nos Honorários Pagos pelos Clientes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Gerenciamento de Resultados em Cooperativas de Crédito no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impactos das Fintechs e do Blockchain no Sistema Financeiro: Uma Análise Crítico-Reflexiva; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira: Impacto das Variáveis Macroeconômicas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira de 2000 a 2016: Evolução dos Indicadores de Retorno e Custo de Oportunidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Evidenciação do Sistema de Controles Internos por Parte dos Principais Bancos Brasileiros; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Perdas Esperadas versus Perdas Incorridas: Qual Modelo Reflete mais Apropriadamente as Perdas Efetivas dos Bancos Brasileiros?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Análise do Grau de Evidenciação de Instrumentos Financeiros dos 10 Maiores Bancos Brasileiros; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Evidenciação do Ajuste a Valor Justo na DVA por Empresas que Operam com Ativos Biológicos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Evidenciação e Provisionamento das Garantias Financeiras pelos Bancos Brasileiros nas Demonstrações Financeiras em IFRS e BRGAAP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa em Bancos Brasileiros: Impactos da Adoção do Modelo Previsto na IFRS 9; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impacto da Divulgação da Materialidade de Auditoria: Um Estudo Experimental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Penalidades em Auditoria: Um Estudo nos Processos Administrativos Sancionados contra Auditores Independentes, Julgados pela CVM entre 2000 e 2016; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Análise do Impacto da Política de Dividendos no Valor de Mercado das Instituições Financeiras Listadas na BM&FBovespa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Duas Décadas e Meia de Pesquisa em Auditoria: Estatísticas sobre os Autores, a Filiação e os Assuntos nos Artigos sobre Auditoria nos Periódicos Brasileiros; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Duas Décadas e Meia de Pesquisa em Auditoria: Estatísticas sobre a produção Científica sobre Auditoria nos Periódicos Brasileiros; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Mapeamento dos Processos Administrativos Sancionadores Julgados pela CVM Contra os Auditores Independentes entre 2000 e 2014; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Gap de Expectativas em Auditoria Independente: uma análise da percepção de estudantes de ciências contábeis quanto à responsabilidade do auditor na detecção de erros e fraudes; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Relatório com Modificação de Opinião: Risco para as Empresas de Auditoria?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Concentração do Mercado de Auditoria Independente na Indústria Bancária Brasileira; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Evidenciação de Eventos Subsequentes nas Demonstrações e nos Relatórios dos Auditores dos Bancos Brasileiros; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Ativos Imobilizados em Instituições Financeiras: Uma Análise Comparativa entre Cosif e IFRS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Razões para Modificação das Opiniões dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Financeiras dos Bancos Atuantes no Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impacto da Adoção das Novas Normas Profissionais nos Relatórios de Auditoria sobre as Demonstrações das Instituições Financeiras que Atuam no Mercado Brasileiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Relação entre as Firmas de Auditoria e o Comitê de Auditoria com as Empresas Listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Percepção da Auditoria Interna por Parte dos Auditados: a Opinião dos Funcionários de uma Entidade Paraestatal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Evidenciação sobre Risco de Créditos pelos Dez Maiores Bancos Brasileiros nos Padrões IFRS e Cosif; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Evidenciação de Instrumentos Financeiros Derivativos: Cumprimento dos Requerimentos dos Padrões Cosif e IFRS pelas Instituições Financeiras; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Evolução da Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira nos Anos 2000: Margem, Giro e Custo de Oportunidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impactos dos Modelos de perda Esperada e de Perda Incorrida nas Carteiras de Crédito dos Bancos Brasileiros; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Confiabilidade da Mensuração do Valor Justo na Indústria Bancária: Análise da Hierarquia do Valor Justo dos Instrumentos Financeiros; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Comitê de Auditoria: Características e Valor de Mercado das Instituições Financeiras Listadas na BM&FBovespa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
A Relação entre o Comportamento da Taxa Básica de Juros e o Mercado de Crédito; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Mensuração e Divulgação de Ativos Biológicos à Luz do CPC 29; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Basileia III: O Impacto da Não Consideração dos Créditos Tributários na Apuração do Nível de Capital; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
A Adoção do ICPC 01 e os Impactos Financeiros nas Demonstrações Contábeis das Concessões de Rodovias Brasileiras; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
O Plano de Negócios como Referência para a Análise da Viabilidade do Investimento; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
A Avaliação da Execução Orçamentária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como Forma de Identificar as Prioridades da Gestão; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A Utilização das Atividades de Arrendamento Mercantil na Gestão do Capital de Giro das Empresas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Adoção do Fluxo de Caixa como Apoio para Tomada de Decisões Gerenciais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
Análise de IUnvestimento em Tecnologia da Informação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;
A Importância da Perícia Contábil nos Processos Trabalhistas; 2004; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;
Avaliação dos Procedimentos Utilizados na Tesouraria de uma Instituição Financeira; 2004; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;
Adoção do Fluxo de Caixa como Apoio para a Tomada de Decisões Gerenciais; 2004; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;
Sistema de Informação Contábil como Instrumento de Apoio à Decisão Gerencial; 2004; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;
O Balanço Social como Instrumento Estratégico de Prestação de Contas à Sociedade: Aplicação ao Caso da Aracruz; 2004; 46 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;
A Auditoria Interna como Instrumento de Prevenção às Fraudes; 2004; 37 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;
Avaliação da Eficiência na Aplicação dos Recursos do SUS no Município de Goiânia, no Período de 2000 a 2002; 2004; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;
Auditoria como Instrumento de Controle Interno em Cooperativas; 2004; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;
Impacto das Transações com Partes Relacionadas no Relatório de Auditoria; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Impacto das Transações com Partes Relacionadas no Risco de Auditoria; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Divulgação de Eventos Subsequentes no Âmbito do Mercado de Capitais Brasileiro e os Impactos nos Relatórios dos Auditores Independentes; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Penalização aos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro: Características dos Trabalhos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Penalização aos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro: Perfil dos Profissionais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira: Evolução dos Indicadores de Retorno e Comparação com Custo de Oportunidade; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira: Margem (Spread), Giro e Alavancagem; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira: Impacto das Variáveis Macroeconômicas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa em Bancos Brasileiros: Comparação entre os Modelos de Perdas Incorridas e de Perdas Esperadas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa em Bancos Brasileiros: Análise da Suficiência do Valor Reconhecido; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa em Bancos Brasileiros: Impactos da Adoção do Modelo Previsto na IFRS 9; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;
Determinantes da Remuneração dos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro: Relação entre a remuneração dos auditores e os indicadores econômico-financeiros das companhias auditadas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Alves Dantas;
Determinantes da Remuneração dos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro: Relação entre a remuneração dos auditores e a estrutura de governança corporativa e o porte das companhias auditadas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Alves Dantas;
Determinantes da Remuneração dos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro: Relação entre a remuneração dos auditores e as características das firmas de auditoria; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Alves Dantas;
Determinantes da Remuneração dos Auditores Independentes das Instituições Bancárias Brasileiras; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Alves Dantas;
Produções bibliográficas
-
DANTAS, José Alves ; GUIMARAES, J. L. A. ; SANTOS, D. C. A. . Do auditors react to market behaviour?. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL , v. 15, p. 41-60, 2023.
-
ESPIRITO SANTO, G. S. ; DANTAS, José Alves ; KAWAMOTO, C. T. . RELAÇÃO ENTRE ATIVOS FISCAIS DIFERIDOS E RISCO DE AUDITORIA NOS BANCOS BRASILEIROS. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA , v. 15, p. 7-24, 2023.
-
DANTAS, José Alves ; LEITE, G. B. ; TEIXEIRA, E. E. M. . Determinants of Hedge Accounting Adoption by Brazilian Banks. Revista Catarinense da Ciência Contábil , v. 16, p. e3339, 2023.
-
DANTAS, José Alves ; SOARES, M. F. S. ; SIMOES, D. T. . Impactos do Modelo de Perdas Esperadas da IFRS 9 nos Bancos Brasileiros: Ocorreu o Previsto?. Revista de Contabilidade da UFBA , v. 17, p. e2156, 2023.
-
CAMARGO, A. M. ; DANTAS, José Alves . Impact of Social Media Lives on Stocks Returns in the Brazilian Market. Revista Contabilidade & Finanças (Impresso) , v. 34, p. e1847, 2023.
-
MORANT VIEIRA GONÇALVES PEREIRA, DIMMITRE ; MIRANDA RODRIGUES, JOMAR ; ALVES DANTAS, JOSÉ . Influência dos Ciclos Político-Orçamentários na Política de Investimentos das Companhias Estatais de Saneamento Listadas. REVISTA DE CONTABILIDADE DA UFBA , v. 17, p. e2308, 2023.
-
CARVALHO, J. A. ; MENDONCA, J. C. G. ; FARIA JUNIOR, M. S. ; DANTAS, José Alves . Gerenciamento de resultados e de capital por bancos latino-americanos com instrumentos financeiros. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL , v. 14, p. 23-43, 2022.
-
MAKIUCHI, C. R. ; MENDES, Paulo César de Melo ; DANTAS, José Alves . Relação entre a Relevância dos Instrumentos Financeiros Derivativos e a Menção nos Relatórios dos Auditores Independentes. REVISTA MINEIRA DE CONTABILIDADE , v. 23, p. 33-43, 2022.
-
SOUSA, R. A. M. ; BARBOSA, M. B. ; DANTAS, José Alves ; SILVA, César Augusto Tibúrcio . GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS LATINO-AMERICANAS COM PROVISÃO PARA PERDAS DE CRÉDITO. CONTABILIDADE VISTA & REVISTA , v. 33, p. 106-128, 2022.
-
BOSCIA, MANUELA RODRIGUES ; DANTAS, JOSÉ ALVES ; LEONE, VITOR ; KIMURA, HERBERT . Effects of the ECL Model on Regulatory Capital in European Banks. International Journal of Finance & Banking Studies (2147-4486) , v. 11, p. 01-13, 2022.
-
ARAUJO, MAYSE DOS REIS ; DANTAS, JOSÉ ALVES . The auditors? position on operational continuity in banks in financial distress. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE) , v. 33, p. 1-16, 2022.
-
DANTAS, José Alves ; SOUZA, G. G. ; BAHIA, R. G. V. . Impacto das Transações com Partes Relacionadas na Auditoria. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ) , v. 17, p. 75-94, 2022.
-
ARAUJO, M. R. ; ANDRADE, W. G. ; ALCANTARA, L. T. ; DANTAS, José Alves . A Reação do Mercado à Divulgação da Fraude e à Atuação do Seguro Depósito: o Caso do Banco Panamericano. REVISTA EVIDENCIACAO CONTABIL & FINANCAS , v. 10, p. 102-117, 2022.
-
BOSCIA, M. R. ; DANTAS, José Alves ; LEONE, VITOR ; KIMURA, H. . Expected Credit Losses and Regulatory Capital: Effects of IFRS 9 in European Banks. Journal of Finance and Accounting , v. 10, p. 49-59, 2022.
-
CARVALHO, J. A. ; DANTAS, José Alves . Relationship between market discipline and capital buffers in Brazilian banks,. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE) , v. 32, p. 109-125, 2021.
-
FARIA JUNIOR, M. S. ; MACHADO, M. R. R. ; DANTAS, José Alves . Fraude Corporativa e Gerenciamento de Resultados: Um Estudo em Instituições Bancárias Brasileiras. ENFOQUE: REFLEXÃO CONTÁBIL (IMPRESSO) , v. 40, p. 115-134, 2021.
-
OLIVEIRA, R. X. ; SILVA, N. O. ; GONCALVES, R. S. ; DANTAS, José Alves . Ganhos Potenciais do Uso do Blockchain na Avaliação do Risco de Crédito. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ) , v. 16, p. 64-82, 2021.
-
BARROSO, M. J. ; DANTAS, José Alves . Eventos Subsequentes: Determinantes da Divulgação Pelas Companhias e da Consideração no Relatório dos Auditores. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 45493-45520, 2021.
-
KAWAMOTO, C. T. ; DANTAS, José Alves ; ANTIQUEIRA, J. R. M. . Relação entre a introdução dos principais assuntos de auditoria e o audit delay no Brasil. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE , v. 18, p. 92-110, 2021.
-
NASCIMENTO, M. R. ; SOUSA, R. A. M. ; DANTAS, José Alves ; GOMES NETO, J. T. ; OLIVEIRA, W. A. . Gerenciamento de Resultados em Bancos Mediante a Divulgação do Lucro Ajustado por Itens Extraordinários. REVISTA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE , v. 15, p. 467-485, 2021.
-
MENDONCA, J. C. G. ; MACHADO, M. R. R. ; ZANOLLA, E. ; DANTAS, José Alves . Transação com Parte Relacionada como Instrumento de Fraudes Corporativas em Bancos Brasileiros. CONTABILIDADE VISTA & REVISTA , v. 32, p. 195-216, 2021.
-
SOUSA, R. R. C. ; DANTAS, José Alves ; CAMPOS, L. A. . Derivativos com Finalidade de Hedge ou Especulação? Estudo com Empresas de Materiais Básicos da B3. Revista Inovar Contábil , v. 2, p. 2-16, 2021.
-
SOUSA, R. A. M. ; NASCIMENTO, M. R. ; DANTAS, José Alves ; GONCALVES, R. S. . Lucro Contábil versus Resultado Recorrente: Evidências da Persistência na Indústria Bancária Brasileira. REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL , v. 17, p. 106-126, 2021.
-
GUIA, L. D. ; DANTAS, José Alves . Value relevance of deferred tax assets in the Brazilian banking industry. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE) , v. 31, p. 33-49, 2020.
-
ZANON, A. R. M. ; DANTAS, José Alves . Market Reaction to the Issuance of Capital Instruments by Brazilian Banks. BBR - Brazilian Business Review , v. 17, p. 1-23, 2020.
-
CAMPOS, C. R. ; DANTAS, José Alves ; ALVES, C. A. M. . Retorno dos Bancos Públicos Federais versus Custo de Oportunidade dos Recursos Investidos pelo Tesouro Nacional. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL , v. 12, p. 92-111, 2020.
-
SILVEIRA, E. D. ; DANTAS, José Alves . Remuneração do Auditor ea Prática de Gerenciamento de Resultados. Revista Inovar Contábil , v. 1, p. 8-26, 2020.
-
FREITAS, J. B. ; SANTOS, J. P. ; DANTAS, José Alves . Determinantes do Grau de Penalização contra Auditores Independentes no Brasil. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE , v. 17, p. 115-130, 2020.
-
BARBOSA, E. G. ; DANTAS, José Alves ; SANTOS, D. N. . Gestão dos Recursos de Tempo de Auditoria: Modelo Matemático de Estimação e de Controle. REVISTA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIAO , v. 145, p. 29-44, 2020.
-
PONTE, D. M. ; DANTAS, José Alves ; NUNES, D. M. S. . Modificação de Opinião dos Auditores por Risco de Continuidade Operacional no Brasil. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA , v. 12, p. 28-47, 2020.
-
GUIA, L. D. ; DANTAS, José Alves . Ativos Fiscais Diferidos na Indústria Bancária Brasileira: Impactos do Ajuste a Valor Presente. CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA , v. 22, p. 19-37, 2019.
-
CARDOSO, VANESSA RODRIGUES DOS SANTOS ; CAMPOS, LORENA ALMEIDA ; DANTAS, JOSÉ ALVES ; MEDEIROS, OTÁVIO RIBEIRO DE . Factors associated with the structural liquidity of banks in Brazil. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE) , v. 30, p. 252-267, 2019.
-
DANTAS, José Alves ; DUARTE, C. S. ; FERNANDES, B. V. R. . Ciclos Econômicos e Mercado de Crédito: A Atuação dos Bancos Públicos. Revista de Contabilidade da UFBA , v. 13, p. 82-102, 2019.
-
SANTANA, L. R. ; SILVA, F. J. ; DANTAS, José Alves ; BOTELHO, D. R. . Auditing Banks: Relationship Between Issues Cited in Modified Opinion, Emphasis and KAM. Revista Catarinense da Ciência Contábil , v. 18, p. 1-17, 2019.
-
PORFIRIO, L. V. ; FERNANDES, B. V. R. ; DANTAS, José Alves . Um Retrato do Cooperativismo de Crédito no Brasil: Perfil dos Municípios Brasileiros em Dezembro de 2017. REVISTA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS , v. 6, p. 201-218, 2019.
-
PINHEIRO, M. C. ; ZANON, A. R. M. ; DANTAS, José Alves ; FERNANDES, B. V. R. . Use of Commodity Futures Contracts as a Way to Optimize Investment Portfolios of the Brazilian Market. REVISTA EVIDENCIACAO CONTABIL & FINANCAS , v. 7, p. 5-23, 2019.
-
CARVALHO, D. L. ; CARVALHO, L. O. ; DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Reação do Mercado à Opinião Modificada da Auditoria: Valor de Mercado e Percepção de Risco. REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL , v. 15, p. 97-115, 2019.
-
FIGUEIREDO, R. B. ; DANTAS, José Alves . Influência dos Bancos Públicos no Spread Bancário Brasileiro. REVISTA DE CONTABILIDADE DA UFBA , v. 13, p. 68-87, 2019.
-
FRANCA JUNIOR, P. M. ; DANTAS, José Alves . Risco de Portfólio para Carteiras de Crédito Educativo, com Uso de Modelo de Perdas Esperadas. Revista do TCU , v. 144, p. 104-131, 2019.
-
DANTAS, José Alves ; RAMOS, A. C. A. . Impacto da Troca de Auditores nos Honorários de Auditoria. REVISTA DE GESTÃO E CONTABILIDADE DA UFPI , v. 6, p. 33-48, 2019.
-
CARVALHO, J. A. ; PEREIRA, J. V. ; DANTAS, José Alves . As Instituições Financeiras Brasileiras Usam a PCLD para Gerenciamento de Capital?. ENFOQUE: REFLEXÃO CONTÁBIL (IMPRESSO) , v. 37, p. 127-140, 2018.
-
BEYLE, Antônio Maria Henri ; LUSTOSA, P. R. B. ; DANTAS, José Alves . The Cyclicality of Loan Loss Provision in Brazilian Commercial Banks. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.) , v. 15, p. 246-261, 2018.
-
SILVA, T. C. ; DANTAS, José Alves . Audit Assertions and Change of Auditors? Opinion in the Brazilian Market. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade , v. 12, p. 79-92, 2018.
-
DANTAS, José Alves ; BORGES, M. A. B. ; FERNANDES, B. V. R. . Gerenciamento de Resultados Contábeis em Cooperativas de Crédito no Brasil. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL , v. 10, p. 342-363, 2018.
-
CAPOVILLA, R. A. ; GONCALVES, R. S. ; DANTAS, José Alves ; OLIVEIRA, A. B. S. . Modelo de Maturidade de Estruturas de Controle Interno em Organizações Governamentais. ADVANCES IN SCIENTIFIC AND APPLIED ACCOUNTING , v. 11, p. 267-289, 2018.
-
MACIEL, J. V. S. P. ; DANTAS, José Alves ; BOTELHO, D. R. . Evidenciação do Ajuste a Valor Justo na DVA por Empresas que Exploram Ativos Biológicos. Custos e Agronegocio On Line , v. 14, p. 377-400, 2018.
-
CAPPELLESSO, G. ; ROCHA, L. C. N. ; DANTAS, José Alves . Value Relevance da Perda por Redução ao Valor Recuperável do Goodwill: Evidências das Empresas Listadas na BM&FBovespa. CONTABILIDADE VISTA & REVISTA , v. 29, p. 102-120, 2018.
-
CASTRO, R. L. C. ; VASCONCELOS, J. P. B. ; DANTAS, José Alves . Impactos das Normas Internacionais de Auditoria nos Relatórios dos Auditores sobre as Demonstrações Financeiras dos Bancos Brasileiros. Revista Ambiente Contábil , v. 9, p. 1-20, 2017.
-
DANTAS, José Alves ; MICHELETTO, M. A. ; CARDOSO, F. A. ; FREIRE, A. A. P. F. S. . Perdas em Crédito nos Bancos Brasileiros: Modelos de Perdas Esperadas e de Perdas Incorridas e Impactos da IFRS 9. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade , v. 7, p. 156-175, 2017.
-
DANTAS, José Alves ; BARRETO, I. T. ; CARVALHO, P. R. M. . Relatório com Modificação de Opinião: Risco para o Auditor?. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE , v. 14, p. 140-157, 2017.
-
MELLO, I. R. ; BARBOSA, K. M. F. ; DANTAS, José Alves ; BOTELHO, D. R. . 25 Anos de Publicação em Auditoria: Análise Bibliométrica sob o Ponto de Vista da Lei de Lotka, Lei de Zipf e Ponto de Transição (T) de Goffman. Revista de Estudos Contábeis , v. 8, p. 45-65, 2017.
-
LEITAO, J. M. ; DANTAS, José Alves . Materialidade em Auditoria Financeira no Setor Público: a Prática Internacional e a Opinião de Especialistas Brasileiros. Contabilidade, Gestão e Governança , v. 19, p. 146-166, 2016.
-
CUNHA, E. S. ; DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Dois Modelos Contemporâneos de Divulgação Financeira na Indústria Bancária Brasileira: Qual é Mais Conservador?. Advances in Scientific and Applied Accounting , v. 9, p. 301-317, 2016.
-
MEDRADO, F. C. ; CELLA, G. ; PEREIRA, J. V. ; DANTAS, José Alves . RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE INTANGIBILIDADE DOS ATIVOS E O VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS. Revista de Contabilidade e Organizações , v. 10, p. 32-44, 2016.
-
DANTAS, José Alves ; CARVALHO, P. R. M. ; COUTO, B. A. ; SILVA, T. N. . Determinantes da Remuneração dos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro. Revista Universo Contábil , v. 12, p. 68-85, 2016.
-
MOURA, E. G. ; DANTAS, José Alves . Nível de Confiabilidade do Valor Justo dos Instrumentos Financeiros nas Instituições Bancárias Brasileiras. Revista Ambiente Contábil , v. 7, p. 171-189, 2015.
-
DANTAS, JOSÉ ALVES ; MEDEIROS, OTAVIO RIBEIRO DE . Quality Determinants of Independent Audits of Banks. Revista Contabilidade & Finanças (Online) , v. 26, p. 43-56, 2015.
-
SILVA, A.O. ; DANTAS, J.A. . IMPACTO DA POLÍTICA DE DIVIDENDOS NO VALOR DE MERCADO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade , v. 5, p. 43-63, 2015.
-
GUIMARÃES, FLÁVIO GIRÃO ; DANTAS, JOSÉ ALVES . Concentração do Mercado de Auditoria na Indústria Bancária Brasileira. Revista Evidenciação Contábil & Finanças , v. 3, p. 84-103, 2015.
-
MOTA, A. F. S. ; DANTAS, José Alves . Avaliação da Efetividade do Controle Interno pelas Percepções da Própria Administração e da Controladoria-Geral da União (CGU): o Caso do Ministério da Saúde. Revista da CGU , v. 7, p. 199-227, 2015.
-
DANTAS, JOSÉ ALVES ; COSTA, FÁBIO MORAES DA ; NIYAMA, Jorge Katsumi ; MEDEIROS, OTÁVIO RIBEIRO DE . Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Revista Contabilidade & Finanças (Online) , v. 25, p. 07-18, 2014.
-
MARTINS, V. M. ; DANTAS, José Alves . Evidenciação sobre Risco de Crédito pelos Bancos Brasileiros nas Demonstrações Financeiras em IFRS e Cosif. REVISTA DE GESTÃO E CONTABILIDADE DA UFPI , v. 1, p. 42-60-60, 2014.
-
DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; GALDI, Fernando Caio ; COSTA, Fábio Morais . Gerenciamento de Resultados em Bancos com Uso de TVM: Validação de Modelo de Dois Estágios. Revista de Contabilidade e Finanças , v. 24, p. 37-54, 2013.
-
FERNANDES, B. V. R. ; DANTAS, José Alves ; SANTOS, Flávia Souza . Crédito Imobiliário: Uma Análise das Carteiras dos Maiores Bancos do Pais. Enfoque: Reflexão Contábil (Impresso) , v. 32, p. 77-91, 2013.
-
DANTAS, José Alves ; GALDI, Fernando Caio ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Discricionariedade na Mensuração de Derivativos como Mecanismo de Gerenciamento de Resultados em Bancos. Revista Brasileira de Finanças: RBFin = RBFin: Brazilian Finance Review , v. 11, p. 17-48, 2013.
-
DANTAS, José Alves ; PAULO, Edilson ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Conservadorismo Condicional na Indústria Bancária em Situações de Maior Percepção de Risco. Revista Universo Contábil , v. 9, p. 83-103, 2013.
-
PRIMO, U. R. ; DANTAS, José Alves ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Determinantes da Rentabilidade Bancária no Brasil. Base (UNISINOS) , v. 10, p. 308-323, 2013.
-
DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa . The Role of economic variables and credit portfolio attributes for estimating discretionary loan loss provisions in Brazilian banks. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online) , v. 10, p. 65-90, 2013.
-
DANTAS, José Alves ; CHAVES, Simone de Mesquita Teixeira ; SOUZA, Gersonete de Araújo ; SILVA, Eduardo Monteiro . Concentração de Auditoria no Mercado de Capitais Brasileiro. Revista de Contabilidade e Organizações , v. 6, p. 4-21, 2012.
-
DANTAS, José Alves ; Medeiros ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues . Determinantes do Spread Bancário Ex-Post no Mercado Brasileiro. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online) , v. 13, p. 48-74, 2012.
-
LUSTOSA, P. R. B. ; DANTAS, José Alves ; FERNANDES, B. V. R. ; SILVA, J. D. G. . A Moral do Contador Brasileiro: Uma Avaliação por meio da Escala Ética Multidimensional. Contabilidade Vista & Revista , v. 23, p. 15-45, 2012.
-
DANTAS, José Alves ; SILVA, César Augusto Tibúrcio ; DANTAS, J. M. M. . O efeito de estímulos morais e éticos como resposta ao problema do risco moral: uma verificação experimental em grupos de estudantes de Ciências Contábeis. Contextus (Fortaleza) , v. 10, p. 36-47, 2012.
-
DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; PAULO, Edilson . Relação entre Concentração e Rentabilidade no Setor Bancário Brasileiro. Revista Contabilidade & Finanças (Impresso) , v. 22, p. 5-28, 2011.
-
DANTAS, José Alves ; CHAVES, Simone de Mesquita Teixeira ; SILVA, Michela Rodrigues da ; CARVALHO, Roberto Pires de . Determinações de Refazimento/Republicação de Demonstrações Financeiras pela CVM: O Papel dos Auditores Independentes. Revista Universo Contábil , v. 7, p. 45-64, 2011.
-
DANTAS, José Alves ; SILVA, César Augusto Tibúrcio ; SANTANA, Cláudio Moreira ; VIEIRA, Eduardo Tadeu . Padrões de Comunicação Científica em Contabilidade: Um comparativo entre a Revista Contabilidade e Finanças e a The Accounting Review. Revista Contemporânea de Contabilidade (UFSC) , v. 8, p. 11-36, 2011.
-
NIYAMA, Jorge Katsumi ; COSTA, Fábio Morais ; DANTAS, José Alves ; BORGES, Erivan Ferreira . Evolução da Regulação da Auditoria Independente no Brasil: Análise Crítica, a partir da Teoria da Regulação. Advances in Scientific and Applied Accounting , v. 4, p. 127-161, 2011.
-
DANTAS, José Alves ; RODRIGUES, Fernanda Fernandes ; RODRIGUES, Jomar Miranda ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues . Determinantes do grau de evidenciação de risco de crédito pelos bancos brasileiros. Revista Contabilidade & Finanças (Impresso) , v. 21, p. 1-27, 2010.
-
DANTAS, José Alves ; RODRIGUES, Fernanda Fernandes ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; MARCELINO, Gileno Fernandes . Custo-benefício do controle: proposta de um método para avaliação com base no COSO. Contabilidade, Gestão e Governança , v. 13, p. 3-19, 2010.
-
DANTAS, José Alves ; RODRIGUES, Fernanda Fernandes ; NIYAMA, Jorge Katsumi ; MENDES, Paulo César de Melo . Normatização Contábil Baseada em Princípios ou em Regras? Benefícios, Custos, Oportunidades e Riscos. Revista de Contabilidade e Organizações , v. 4, p. 1, 2010.
-
MARQUES, R. S. ; SILVA, Tiago Fonseca ; DANTAS, José Alves . O Preço de Transferência no Brasil. RUC. Revista Unieuro de Contabilidade , v. 2, p. 3, 2009.
-
GERONIMO, L. M. ; LEITE, J. E. D. ; DANTAS, José Alves ; LIMA, J. V. S. . Governança Corporativa: Uma Abordagem Segundo a Lei Sarbanes-Oxley. RUC. Revista Unieuro de Contabilidade , v. 2, p. 4, 2009.
-
ALMEIDA, J. M. ; ALMEIDA, M. A. S. ; NASCIMENTO, M. M. S. ; DANTAS, José Alves . Auditoria Cidadã: Compreender e Acompanhar o Orçamento, como Forma de Democratizar as Contas Públicas. RUC. Revista Unieuro de Contabilidade , v. 1, p. 5, 2008.
-
RODRIGUES, L. F. ; DANTAS, José Alves . Reserva de Reavaliação: Uma Análise Teórico-Empírica à Luz da Lei 11.638, de 27 de Dezembro de 2007. RUC. Revista Unieuro de Contabilidade , v. 1, p. 6, 2008.
-
DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa . Reação do Mercado à Alavancagem Operacional: Um Estudo Empírico no Brasil. Revista Contabilidade & Financas , v. 41, p. 72-86, 2006.
-
DANTAS, José Alves ; ZENDERSKY, Humberto Carlos ; NIYAMA, Jorge Katsumi ; SANTOS, Sérgio Carlos dos . A Dualidade entre os Benefícios do Disclosure e a Relutância das Organizações em Aumentar o Grau de Evidenciação. E & G. Economia e Gestão , v. 5, p. 56-76, 2005.
-
RAMOS, A. C. A. ; DANTAS, José Alves . Impacto da troca de auditores nos honorários pagos pelos clientes. In: Eloi Martins Senhoras. (Org.). Auditoria: da teoria à empiria. 1ed.Boa Vista: Iole Editores, 2022, v. 1, p. 1-216.
-
BORGES, Erivan Ferreira ; Lima, Diogo Henrique Silva de ; DANTAS, JOSÉ ALVES . Resolução de problemas e tomada de decisão em contabilidade: Paradigma da subjetividade no confronto entre a essência e a forma. Tópicos em Administração - Volume 39. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2021, v. 39, p. 162-174.
-
Gomes Neto, Joao Tupinambá ; DANTAS, JOSÉ ALVES ; NIYAMA, Jorge Katsumi . DETERMINANTES DO RATING DE CRÉDITO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS EM PAÍSES EMERGENTES E NÃO-EMERGENTES. In: João Dallamuta; Luiz César de Oliveira; Henrique Ajuz Holzmann. (Org.). Administração, Empreendedorismo e Inovação 6. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 347-367.
-
SANTOS, M. A. C. ; DIAS, L. N. S. ; DANTAS, José Alves . Teorias normativa e positiva da contabilidade. In: Jorge Katsumi Niyama. (Org.). Teoria Avançada da Contabilidade. 1ed.São Paulo: Atlas, 2014, v. 1, p. 1-37.
-
DANTAS, José Alves ; RODRIGUES, Fernanda Fernandes ; MENDES, Paulo César de Melo ; NIYAMA, Jorge Katsumi . Normatização da contabilidade: princípios versus regras. In: Jorge Katsumi Niyama. (Org.). Teoria Avançada da Contabilidade. 1ed.São Paulo: Atlas, 2014, v. 1, p. 67-94.
-
CAMARGO, A. M. ; DANTAS, José Alves . Outlook of Voluntary Disclosure in Social Media. In: European Accounting Association - 45th Annual Congress, 2023, Helsinki-Spoo, Finland. European Accounting Association - 45th Annual Congress, 2023.
-
SILVA, J. M. M. ; BORGES, Erivan Ferreira ; DANTAS, José Alves . Principais Assuntos de Auditoria: Associação com o Nível de Discricionariedade dos Accruals e o Risco de Litígio. In: XVII Congresso Anpcont, 2023, São Paulo. XVII Congresso Anpcont, 2023.
-
SILVA, S. F. ; DANTAS, José Alves . Efeitos da Adoção do IFRS 9 sobre a Auditoria dos Instrumentos Financeiros. In: 6 Congresso UnB de Iniciação Científica em Contabilidade e Governança, 2023, Brasília. 6 Congresso UnB de Iniciação Científica em Contabilidade e Governança, 2023.
-
BORBA, B. R. ; DANTAS, José Alves . Instrumentos Financeiros em Bancos: Classificação e Hierarquia do Valor Justo. In: 6 Congresso UnB de Iniciação Científica em Contabilidade e Governança, 2023, Brasília. 6 Congresso UnB de Iniciação Científica em Contabilidade e Governança, 2023.
-
FERREIRA, E. R. ; OLIVEIRA, B. A. ; DANTAS, José Alves . Descriptografando a Contabilidade de Criptomoedas. In: 9 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2023, Brasília. 9 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2023.
-
SILVA, J. M. M. ; BORGES, Erivan Ferreira ; DANTAS, José Alves . Principais Assuntos de Auditoria: Associação com o Nível de Discricionariedade dos Accruals e o Risco de Litígio. In: XVII Congresso Anpcont, 2023, São Paulo. XVII Congresso Anpcont, 2023.
-
MARTINS, G. A. ; DANTAS, José Alves . Determinantes de Indícios de Fraudes em Bancos Brasileiros. In: 20 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2023, São Paulo. 20 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2023.
-
DANTAS, José Alves ; LEITE, G. B. ; TEIXEIRA, E. E. M. . Determinantes para a Adoção do Hedge Accounting pelos Bancos Brasileiros. In: XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022, 2022, Remoto. XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022, 2022.
-
MONTEIRO, A. ; DANTAS, José Alves . Relação entre as Fragilidades do Controle Interno e a Modificação de Opinião do Auditor. In: VII Congresso de Iniciação Científica FURB, 2022, Blumenau. VII Congresso de Iniciação Científica FURB, 2022.
-
GUIMARAES, J. L. A. ; SANTOS, D. C. A. ; DANTAS, José Alves . Os Auditores Reagem ao Comportamento do Mercado?. In: 8 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2022, Brasília. 8 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2022.
-
COLARES, A. C. V. ; PINHEIRO, L. E. T. ; DANTAS, José Alves ; TAKAMATSU, R. T. . Fatores que Afetam a Divulgação dos Principais Assuntos de Auditoria na Ótica dos Especialistas. In: 8 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2022, Brasília. 8 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2022.
-
CAMPOS, L. A. ; DANTAS, José Alves . Múltiplas faces da carga e da agressividade tributária dos bancos brasileiros, a partir de variações da effective Tax Rate. In: XVI Congresso Anpcont, 2022, Foz do Iguaçu. XVI Congresso Anpcont, 2022.
-
COLARES, A. C. V. ; PINHEIRO, L. E. T. ; DANTAS, José Alves ; TAKAMATSU, R. T. . Fatores determinantes da divulgação dos principais assuntos de auditoria nas empresas não financeiras listadas na B3. In: XVI Congresso Anpcont, 2022, Foz do Iguaçu. XVI Congresso Anpcont, 2022.
-
CAMARGO, A. M. ; DANTAS, José Alves . Impacto das realizações de lives sobre o retorno das ações no mercado brasileiro. In: XVI Congresso Anpcont, 2022, Foz do Iguaçu. XVI Congresso Anpcont, 2022.
-
ZARRO, L. G. R. ; CAMPOS, L. A. ; DANTAS, José Alves . Relação entre a Agressividade Tributária e Honorários de Auditoria no Brasil. In: 18 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2021, São Paulo. 18 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2021.
-
RIBEIRO, P. H. N. ; BOTELHO, D. R. ; DANTAS, José Alves . Nível de Alfabetização Financeira: Um Estudo sobre os Comportamentos, Atitudes e Conhecimentos Financeiros dos Profissionais e Estudantes da Área Contábil. In: XLV Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2021, 2021, On line. XLV Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2021, 2021.
-
SOARES, M. F. S. ; DANTAS, José Alves ; SIMOES, D. T. . Impactos do Modelo de Perdas Esperadas da IFRS 9 nos Bancos Brasileiros: Ocorreu o Previsto?. In: 7 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2021, Brasília. 7 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2021.
-
ESPIRITO SANTO, G. S. ; DANTAS, José Alves ; KAWAMOTO, C. T. . Os AFD como Determinante do Risco de Auditoria nos Bancos Brasileiros. In: 7 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2021, Brasília. 7 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2021.
-
ARAUJO, M. R. ; DANTAS, José Alves . Determinantes do Posicionamento dos Auditores sobre Going Concern em Instituições Financeiras em Financial Distress. In: XX USP International Conference in Accounting, 2020, São Paulo. XX USP International Conference in Accounting, 2020.
-
KAWAMOTO, C. T. ; DANTAS, José Alves ; ANTIQUEIRA, J. R. M. . Relação entre a Introdução dos Principais Assuntos de Auditoria e o Audit Delay no Brasil. In: XX International Conference in Accounting, 2020, São Paulo. XX International Conference in Accounting, 2020.
-
MENDONCA, J. C. G. ; MACHADO, M. R. R. ; ZANOLLA, E. ; DANTAS, José Alves . Gerenciamento de Resultado e Transações com Partes Relacionadas: Análise em Bancos Brasileiros de Capital Aberto. In: 10 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2020, Florianópolis. 10 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2020.
-
BOSCIA, M. R. ; DANTAS, José Alves . O Risco Regulatório dos Bancos Impacta o Risco de Auditoria, Refletido nos Honorários?. In: XLIV Encontro da ANPAD - EnANPAD 2020, 2020, On line. XLIV Encontro da ANPAD - EnANPAD 2020, 2020.
-
CARVALHO, J. A. ; MENDONCA, J. C. G. ; FARIA JUNIOR, M. S. ; DANTAS, José Alves . Gerenciamento de Resultados e de Capital por Bancos Latinoamericanos com Instrumentos Financeiros. In: 1 Congresso UFG de Contabilidade, Controladoria e Finanças, 2020, Goiânia. https://drive.google.com/file/d/1Xvf90E92I3T9ulHbxpdYxl_VT-C4hbDe/view, 2020.
-
BARROSO, M. J. ; DANTAS, José Alves . Eventos Subsequentes: Determinantes da Divulgação pelas Companhias e da Consideração no Relatório dos Auditores. In: 6 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2020, Brasília. 6 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2020.
-
SOUSA, T. S. ; DANTAS, José Alves ; SANTANA, Cláudio Moreira . Efeitos do IFRS 9 no Gerenciamento de Resultados, em Bancos, por meio da Classificação dos Instrumentos Financeiros. In: 3 Congresso UnB de Iniciação Científica - CCG/UnB, 2020, Brasília. 3 Congresso UnB de Iniciação Científica - CCG/UnB, 2020.
-
CELLA, G. ; LUSTOSA, P. R. B. ; DANTAS, José Alves . Importância Relativa Dos Patrimônios Físico e Intangível na Formação do Valor Econômico da Empresa. In: XIII Congresso Anpcont, 2019, São Paulo. XIII Congresso Anpcont, 2019.
-
CARVALHO, J. A. ; DANTAS, José Alves . Relação entre a Disciplina de Mercado e o Buffer de Capital nos Bancos Brasileiros. In: XIX USP International Conference in Accounting, 2019, São Paulo. XIX USP International Conference in Accounting, 2019.
-
OLIVEIRA, R. R. A. ; BOSCIA, M. R. ; DANTAS, José Alves . Impacto da Defasagem Temporal das Informações Financeiras na Avaliação do Rating das Instituições Bancárias. In: XIX USP International Conference in Accounting, 2019, São Paulo. XIX USP International Conference in Accounting, 2019.
-
CAMPOS, C. R. ; DANTAS, José Alves ; ALVES, C. A. M. . Retorno dos Bancos Públicos Federais Versus Custo de Oportunidade dos Recursos Investidos pelo Tesouro Nacional. In: XVI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2019, São Paulo. XVI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2019.
-
ARAUJO, M. R. ; ANDRADE, W. G. ; ALCANTARA, L. T. ; DANTAS, José Alves . A Reação do Mercado à Divulgação do Escândalo e à Atuação do FGC no Caso do Banco Panamericano. In: 9° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2019, Florianopolis. 9° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2019.
-
CUNHA, E. S. ; GALDI, Fernando Caio ; DANTAS, José Alves . Avaliação no Reconhecimento de Perdas de Crédito nos Bancos Brasileiros. In: XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2019, 2019, São Paulo. XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2019, 2019.
-
OLIVEIRA, R. X. ; SILVA, N. O. ; GONCALVES, R. S. ; DANTAS, José Alves . Ganhos Potenciais do Uso do Blockchain na Avaliação do Risco de Crédito. In: XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) 2019, 2019, Porto/Portugal. XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) 2019, 2019.
-
FREITAS, J. B. ; SANTOS, J. P. ; DANTAS, José Alves . Determinantes do Grau de Penalização contra Auditores Independentes no Brasil. In: XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) 2019, 2019, Porto/Portugal. XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) 2019, 2019.
-
CUNHA, E. S. ; GALDI, Fernando Caio ; DANTAS, José Alves . Avaliação dos Modelos de Reconhecimento das Perdas de Crédito nos Bancos Brasileiros. In: Conferencia Interamericana de Contabilidade ? CIC 2019, 2019, Cartagena/Colômbia. Conferencia Interamericana de Contabilidade ? CIC 2019, 2019.
-
PONTE, D. M. ; DANTAS, José Alves ; NUNES, D. M. S. . Modificação de Opinião dos Auditores por Risco de Continuidade Operacional. In: 5th UnB International Conference on Accounting and Governance, 2019, Brasilia. 5th UnB International Conference on Accounting and Governance, 2019.
-
NIYAMA, Jorge Katsumi ; GOMES NETO, J. T. ; DANTAS, José Alves . Determinants in the Credit Rating of Financial Institutions in Emerging and Non-Emerging Countries. In: 41st Annual Congress of the European Accounting Association, 2018, Milan, Italy. 41st Annual Congress of the European Accounting Association, 2018.
-
GUIA, L. D. ; DANTAS, José Alves . Relevância Informacional dos Ativos Fiscais Diferidos na Indústria Bancária Brasileira. In: XVIII USP International Conference in Accounting, 2018, São Paulo. XVIII USP International Conference in Accounting, 2018.
-
CARVALHO, D. L. ; CARVALHO, L. O. ; DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Reação do Mercado à Opinião Modificada da Auditoria: Valor de Mercado e Percepção de Risco. In: 4 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2018, Brasilia (DF). 4 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2018.
-
SANTANA, L. R. ; SILVA, F. J. ; DANTAS, José Alves ; BOTELHO, D. R. . Relatórios de Auditoria em Bancos: Assuntos Citados em Modificação de Opinião, Ênfase ou PAA. In: 1 Congresso UnB CGG de Iniciação Científica, 2018, Brasília (DF). 1 Congresso UnB CGG de Iniciação Científica, 2018.
-
PEDELHES, M. O. ; DEUS, T. L. G. ; SILVA, T. C. ; DANTAS, José Alves . Mobile e Internet Banking: Impacto na Rentabilidade das Instituições Financeiras Brasileiras. In: 4 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2018, Brasília (DF). 4 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2018.
-
SILVEIRA, E. D. ; DANTAS, José Alves . Remuneração do Auditor e a Prática de Gerenciamento de Resultados. In: XI Congresso Anpcont, 2017, Belo Horizonte (MG). XI Congresso Anpcont, 2017.
-
CAPPELLESSO, G. ; ROCHA, L. C. N. ; DANTAS, José Alves . Value Relevance da Perda por Redução ao Valor Recuperável do Goodwill: Evidências das Empresas Listadas na BM&FBovespa. In: XVII USP International Conference Accounting, 2017, São Paulo. XVII USP International Conference Accounting, 2017.
-
PINHEIRO, M. C. ; ZANON, A. R. M. ; DANTAS, José Alves . Utilização de Contratos Futuros de Commodities como Forma de Otimizar Carteiras de Investimentos do Mercado Brasileiro. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017.
-
GUIA, L. D. ; DANTAS, José Alves . Ativos Fiscais Diferidos na Indústria Bancária Brasileira: Impactos do Desconto a Valor Presente. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017.
-
SILVA, T. C. ; DANTAS, José Alves . Audit Assertions e a Modificação de Opinião dos Auditores no Mercado Brasileiro. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017.
-
GOMES NETO, J. T. ; NIYAMA, Jorge Katsumi ; DANTAS, José Alves . Determinantes do Rating de Crédito de Instituições Financeiras: Uma Análise em Países Emergentes e Não-Emergentes. In: 3 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2017, Brasília/DF. 3 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2017.
-
BARRETO, I. T. ; CARVALHO, P. R. M. ; DANTAS, José Alves . Relatório com Modificação de Opinião: Risco para o Auditor?. In: XIII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2016, São Paulo. XIII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2016.
-
CELLA, G. ; MEDRADO, F. C. ; PEREIRA, J. V. ; DANTAS, José Alves . Relação entre o Nível de Intangibilidade dos Ativos e o Valor de Mercado das Empresas. In: XVI USP International Conference in Accounting, 2016, São Paulo. XVI USP International Conference in Accounting, 2016.
-
FREIRE, A. A. P. F. S. ; CARDOSO, F. A. ; MICHELETTO, M. A. ; DANTAS, José Alves . Perdas em Operações de Crédito nos Bancos Brasileiros: Modelos de Perdas Esperadas e de Perdas Incorridas e Impactos da IFRS 9. In: II Congresso UnB de Contabilidade e Gestão, 2016, Brasilia. II Congresso UnB de Contabilidade e Gestão, 2016.
-
CAMPOS, L. A. ; CARDOSO, V. R. S. ; DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Determinantes da Liquidez Estrutural de Instituições Bancárias No Brasil. In: II Congresso UnB de Contabilidade e Gestão, 2016, Brasília. II Congresso UnB de Contabilidade e Gestão, 2016. v. 2016.
-
CASTRO, R. L. C. ; VASCONCELOS, J. P. B. ; DANTAS, José Alves . Impactos das Normas Internacionais de Auditoria nos Relatórios dos Auditores sobre as Demonstrações Financeiras dos Bancos Brasileiros. In: XII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2015, São Paulo. XII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2015.
-
CUNHA, E. S. ; DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Conservadorismo Condicional nas Instituições Bancárias Brasileiras: Um Comparativo entre as Demonstrações Cosif x IFRS. In: XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2015, São Paulo. XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2015.
-
MELLO, I. R. ; BARBOSA, K. M. F. ; DANTAS, José Alves ; BOTELHO, D. R. . 25 Anos de Publicação em Auditoria: Análise Bibliométrica sob o Ponto de Vista da lei de Lotka, Lei de Zipf e Ponto de Transição (T) de Goffman. In: 6 Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, 2015, Florianópolis. 6 Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, 2015.
-
BORGES, Erivan Ferreira ; LIMA, Diogo Henrique Silva ; DANTAS, José Alves . Resolução de Problemas e Tomada de Decisão em Contabilidade: Paradigma da Subjetividade no Confronto entre a Essência e a Forma. In: 1 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2015, Brasília/DF. 1 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2015.
-
CALCADO, E. D. ; DANTAS, José Alves ; NIYAMA, Jorge Katsumi ; RODRIGUES, Jomar Miranda . Indicadores Econômico-Financeiros dos Bancos Brasileiros: Impactos Associados aos Padrões Contábeis do IASB e do BCB. In: 13 Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 2013, São Paulo. 13 Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 2013.
-
BENITE, A. L. ; DANTAS, José Alves . Basileia III: Potenciais Impactos da Não Consideração dos Créditos Tributários na Apuraçãdo do Nível de Capital. In: 10 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2013, São Paulo. 10 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2013.
-
BEYLE, Antônio Maria Henri ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; PAULO, Edilson ; DANTAS, José Alves . A Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa em Bancos e a sua Relação com os Ciclos Econômicos no Brasil. In: VI Congresso Anpcont, 2012, Florianópolis/SC. VI Congresso Anpcont, 2012.
-
DANTAS, José Alves ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Validação de Modelo Ampliado para Estimação da Discricionariedade da PCLD em Bancos. In: 12 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2012, São Paulo. 12 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2012.
-
Danielle Samarina dos Santos Lemos ; DANTAS, José Alves ; Alberto Shigheru Matsumoto ; Sebastião Eustáquio Pereira . Evolução da Captação de Recursos nos Bancos Brasileiros por Meio de Letras Financeiras. In: XXIII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2012, Bento Gonçalves, RS. XXIII ENANGRAD, 2012.
-
NIYAMA, Jorge Katsumi ; COSTA, Fábio Morais ; DANTAS, José Alves ; BORGES, Erivan Ferreira . Evolução da Regulação da Auditoria Independente no Brasil: Análise Crítica, a Partir da Teoria da Regulação. In: V Congresso ANPCONT, 2011, Vitória/ES. V Congresso ANPCONT, 2011.
-
DANTAS, José Alves ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Determinantes do Spread Bancário Ex-Post no Mercado Brasileiro. In: VI Seminário sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária do Banco Central do Brasil, 2011, São Paulo/SP. VI Seminário sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária do Banco Central do Brasil, 2011.
-
DANTAS, José Alves ; CHAVES, Simone de Mesquita Teixeira ; SOUZA, Gersonete de Araújo ; SILVA, Eduardo Monteiro . Concentração de Auditoria no Mercado de Capitais Brasileiro: 2000 a 2009. In: EnANPAD 2011, 2011, Rio de Janeiro. EnANPAD 2011, 2011.
-
DANTAS, José Alves ; COSTA, Fábio Morais ; NIYAMA, Jorge Katsumi . Regulação da Auditoria em Sistemas Bancários: Análise do Cenário Internacional e Fatores Determinantes. In: EnANPAD 2011, 2011, Rio de Janeiro. EnANPAD, 2011.
-
DANTAS, José Alves ; CHAVES, Simone de Mesquita Teixeira ; SILVA, Michela Rodrigues da ; CARVALHO, Roberto Pires de . Determinações de Refazimento/epublicação de Demonstrações Financeiras pela CVM: o Papel dos Auditores Independentes. In: 10 Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 2010, São Paulo. 10 Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 2010.
-
FERNANDES, Bruno Vinicius R. ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; DANTAS, José Alves ; SILVA, José Dionísio G. . Moral Development of Accounting Bachelor's in Brazil: Evaluation by Multidimensional Ethics Scale. In: Asian-Pacific Conference, 2010, Gold Coast, Austrália. 22nd Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues, 2010.
-
DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues . Determinantes do Spread Bancário Ex-Post no Mercado Brasileiro. In: XXXIV Encontro da ANPAD, 2010, Rio de Janeiro. XXXIV Encontro da ANPAD, 2010.
-
DANTAS, José Alves ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa . Rentabilidade das Instituições Financeiras no Brasil: Mito ou Realidade?. In: 6 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2006, São Paulo. 6 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2006.
-
DANTAS, José Alves . El rol de la auditoria interna de los bancos centrales en la evaluación de datos relacionados con las reservas internacionales. In: VIII Reunión de Auditores Internos de Bancas Centrales, 2005, Rio de Janeiro. VIII Reunión de Auditores Internos de Bancas Centrales, 2005.
-
DANTAS, José Alves ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Reação do Mercado à Alavancagem Operacional: Um Estudo Empírico no Brasil. In: XXIX Enanpad 2005, 2005, Brasília. Anais do XXIX Enanpad 2005, 2005. v. 1.
-
DANTAS, José Alves ; ZENDERSKY, Humberto Carlos ; NIYAMA, Jorge Katsumi . A Dualidade entre os Benefícios do Disclosure e a Relutância das Organizações em Aumentar o Grau de Evidenciação. In: Enanpad, 2004, Curitiba. Anais do Enanpad 2004. Curitiba: Anpad, 2004.
-
ZENDERSKY, Humberto Carlos ; DANTAS, José Alves ; SANTOS, Sérgio Carlos dos . Fair Value Accounting para Instrumentos Financeiros - Conseqüências da Alteração dos Critérios de Mensuração dos Títulos e Valores Mobiliários, do Custo Histórico para o Valor de Mercado no Sistema Financeiro Nacional. In: Enanpad, 2004, Curitiba. Anais do Enanpad 2004. Curitiba: Anpad, 2004.
-
DANTAS, José Alves ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; ZENDERSKY, Humberto Carlos ; QUINTEIRO, Luis Gustavo Do Lago . Relação entre a Alavancagem Operacional e a Volatilidade do Lucro das Instituições Bancárias no Brasil. In: XI Congresso Brasileiro de Custos, 2004, Porto Seguro. Anais do XI Congresso Brasileiro de Custos, 2004.
-
ZENDERSKY, Humberto Carlos ; SILVA, Edwin Pinto de La Sota ; DANTAS, José Alves ; GULIAS JÚNIOR, Sílvio . Comparação entre os Modelos de Controle do Capital Mínimo Requerido pelo Novo Acordo de Capital da Basiléia e o Modelo Regulamentar para as Instituições Financeiras em Atuação no Brasil. In: 4 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2004, São Paulo. Anais do 4 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo: USP, 2004.
-
DANTAS, José Alves ; GULIAS JÚNIOR, Sílvio ; SANTANA, William . A Relevância da Alavancagem Operacional nas Decisões de Investimentos: um Estudo das Empresas do Segmento de Papel e Celulose. In: 17 Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2004, Santos. Anais do 17 Congresso Brasileiro de Contabilidade. Santos: CFC, 2004.
-
DANTAS, José Alves ; SILVA, Edwin Pinto de La Sota ; QUINTEIRO, Luis Gustavo Do Lago . Avaliação da Rentabilidade das Instituições Bancárias no Brasil, tendo como Referência o ROE Associado ao Custo de Oportunidade do Capital. In: 17 Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2004, Santos. Anais do 17 Congresso Brasileiro de Contabilidade. Santos: CFC, 2004.
-
DANTAS, José Alves ; ZENDERSKY, Humberto Carlos ; NIYAMA, Jorge Katsumi . A Dualidade entre os Benefícios do Disclosure e a Relutância das Organizações em Aumentar o Grau de Evidenciação. In: XXXIX Asamblea Anual CLADEA, 2004, Santo Domingo. XXXIX Asamblea Anual CLADEA, 2004.
-
DANTAS, José Alves ; ZENDERSKY, Humberto Carlos ; NIYAMA, Jorge Katsumi . A Dualidade entre os Benefícios do Disclosure e a Relutância das Organizações em Aumentar o Grau de Evidenciação. In: 10a. Semana de Contabilidade do Banco Central, 2004, Brasília. 10a. Semana de Contabilidade do Banco Central, 2004. v. 1. p. 73-82.
-
ZENDERSKY, Humberto Carlos ; DANTAS, José Alves ; GULIAS JÚNIOR, Sílvio ; SILVA, Edwin Pinto de La Sota . Reflexos do Novo Acordo de Capital da Basiléia e do Modelo de Requerimento de Capital do Sistema Financeiro Nacional sobre as Operações de Crédito. In: 10a. Semana de Contabilidade do Banco Central, 2004, Brasília. 10a. Semana de Contabilidade do Banco Central, 2004. v. 1. p. 153-167.
-
LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; DANTAS, José Alves ; ZENDERSKY, Humberto Carlos . Relationship between the Operating Leverage and the Return on Equity Volatility of Banking Institutions in Brazil. In: Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues, 2004, Seul. Proceedings of Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues - 2004, 2004.
-
CAMARGO, A. M. ; DANTAS, José Alves . Advancements in corporative disclosure research on social media: a systematic review of accounting literature. In: Brazilian Business Review Conference, 2023, Vitória/ES. Brazilian Business Review Conference - 2023, 2023.
-
ZENDERSKY, Humberto Carlos ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; DANTAS, José Alves ; SANTOS, Sérgio Carlos dos . Fair Value Accounting for Financial Instruments: Consequences of the Change in Criteria for Measuring the Value of Securities in the Brazilian Financial System - from Historical Cost to Market Value. In: Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues, 2004, Seul. Proceedings of Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues, 2004.
-
CAMARGO, A. M. ; DANTAS, José Alves . Advancements in Corporate Disclosure Research on Social Media: A Literature Survey (2007-2022). BBR. Brazilian Business Review (English Ed.) , 2024.
-
PEREIRA, V. A. S. ; DANTAS, J.A. . Determinantes da Opinião de Auditoria em Estatais Brasileiras. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE) , 2024.
-
CAMPOS, L. A. ; DANTAS, José Alves . Múltiplas Faces da Carga Tributária dos Bancos Brasileiros, a partir de Variações da Effective Tax Rate. REVISTA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE , 2024.
-
DANTAS, José Alves . Principais desafios da implementação do IFRS 9. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DANTAS, José Alves . Auditoria financeira e confiança dos dados do governo para o usuário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, P. R. M. ; DANTAS, José Alves . Relação entre a Remuneração dos Auditores e a Estrutura de Governança Corporativa das Companhias Auditadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DANTAS, José Alves . Demonstrações financeiras dos bancos brasileiros pelos padrões do IASB e do BCB: fotografias diferentes de uma mesma realidade econômica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DANTAS, José Alves ; SOUTO, Carlos José . Matriz de Risco para Elaboração de Plano Anual: A Experiência do Banco Central. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DANTAS, José Alves . Normatização da Contabilidade: Princípios x Regras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DANTAS, José Alves . Auditoria Interna Orientada para Riscos: a Experiência do Bacen. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DANTAS, José Alves . Etapas, Desafios e Benefícios das Mudanças Metodológicas da Auditoria Interna Orientada para Riscos em uma Entidade Pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DANTAS, José Alves . Relação custo x benefício dos controles internos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DANTAS, José Alves . Pesquisas em Contabilidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DANTAS, José Alves . El rol de la auditoria interna de los bancos centrales en la evaluación de datos relacionados con las reservas internacionales. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; DANTAS, José Alves ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa . An Extended Model for Estimating Discretionary Loan Loss Provisions in Brazilian Banks 2012 (Social Science Research Network - Working Paper).
-
DANTAS, José Alves ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Determinantes do Spread Bancário Ex-Post no Mercado Brasileiro 2011 (Working Papers do Banco Central do Brasil).
-
DANTAS, José Alves ; FERNANDES, Bruno Vinicius R. ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; SILVA, José Dionísio G. . Moral Development of Accounting Bachelor's in Brazil: Evaluation by Multidimensional Ethics Scale 2010 (Social Science Research Network - Working Paper).
-
DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa . The Impact of the Degree of Operating Leverage on Stock Returns: An Empirical Study in the Brazilian Market 2006 (Social Science Research Network - Working Paper).
Outras produções
AL., E. ; DANTAS, José Alves . Adaptação da Contabilidade a Padrão Internacional (Bacen). 2006.
DANTAS, José Alves . Conselho Fiscal - Sebrae/RN. 1997.
DANTAS, J.A. . Brazilian Business Review. 2024.
DANTAS, J.A. . Revista de Contabilidade e Organizações. 2024.
DANTAS, J.A. . Revista Catarinense da Ciência Contábil. 2024.
DANTAS, J.A. . 24 USP International Conference on Accounting. 2024.
DANTAS, J.A. . Revista Universo Contábil. 2024.
DANTAS, J.A. . Revista de Contabilidade e Controladoria. 2024.
DANTAS, J.A. . XLVIII Encontro da ANPAD. 2024.
DANTAS, J.A. . 21 Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2024.
DANTAS, J.A. . Revista Ciências Administrativas. 2024.
DANTAS, José Alves . International Journal of Auditing Technology. 2023.
DANTAS, José Alves . Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (RePEC). 2023.
DANTAS, José Alves . Revista do Serviço Público. 2023.
DANTAS, José Alves . Estudos Econômicos. 2023.
DANTAS, José Alves . 23ª USP International Conference on Accounting. 2023.
DANTAS, José Alves . Revista de Contabilidade e Controladoria. 2023.
DANTAS, José Alves . Cogent Economics & Finance. 2023.
DANTAS, José Alves . XLVII Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2023. 2023.
DANTAS, José Alves . 5 Congresso UFU de Contabilidade. 2023.
DANTAS, José Alves . Contabilidade Vista & Revista. 2023.
DANTAS, José Alves . XVII Congresso ANPCont 2023. 2023.
DANTAS, José Alves . 9th UnB International Congress of Accounting and Governance. 2023.
DANTAS, José Alves . V International Conference in Management and Accounting. 2023.
DANTAS, José Alves . Brazilian Business Review. 2023.
DANTAS, José Alves . Advances and Scientific and Applied Accounting (ASAA). 2023.
DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade & Finanças. 2023.
DANTAS, José Alves . CINCO - I Congresso Interinstitucional de Contabilidade e Controladoria. 2023.
DANTAS, José Alves . RAE - Revista Administração de Empresas. 2023.
DANTAS, José Alves . Revista de Contabilidade e Organizações (RCO). 2022.
DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade e Controladoria. 2022.
DANTAS, José Alves . Asian Journal of Economics, Finance and Management. 2022.
DANTAS, José Alves . 22 International Conference in Accounting. 2022.
DANTAS, José Alves . Asian Journal of Economics, Business and Accounting. 2022.
DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade & Finanças (RC&F). 2022.
DANTAS, José Alves . Revista do TCU. 2022.
DANTAS, José Alves . XLVI Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2022. 2022.
DANTAS, José Alves . BAR - Brazilian Administration Review. 2022.
DANTAS, José Alves . Journal of Accounting, Management and Governance. 2022.
DANTAS, José Alves . Journal of Banking Regulation. 2022.
DANTAS, José Alves . XVI Brazilian Accounting Association Annual. 2022.
DANTAS, José Alves . Estudos Econômicos. 2022.
DANTAS, José Alves . Cogent Economics & Finance. 2022.
DANTAS, José Alves . IV International Conference in Management and Accounting (ICMA). 2022.
DANTAS, José Alves . Latin American Business Review. 2021.
DANTAS, José Alves . ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting. 2021.
DANTAS, José Alves . Revista Ambiente Contábil. 2021.
DANTAS, José Alves . Asian Journal of Economics, Business and Accounting. 2021.
DANTAS, José Alves . Revista Gestão, Finanças e Contabilidade. 2021.
DANTAS, José Alves . XXI USP International Conference in Accounting. 2021.
DANTAS, José Alves . RAC - Revista de Administração Contemporânea. 2021.
DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade & Finanças (RC&F). 2021.
DANTAS, José Alves . Revista de Administração de Empresas (RAE). 2021.
DANTAS, José Alves . Journal of Accounting, Management and Governance. 2021.
DANTAS, José Alves . 4 Congresso UFU de Contabilidade. 2021.
DANTAS, José Alves . Revista Universo Contábil - RUC. 2021.
DANTAS, José Alves . 7 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2021.
DANTAS, José Alves . III International Conference in Management and Accounting. 2021.
DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade e Organizações (RCO). 2021.
DANTAS, José Alves . XV Congresso Anpcont 2021. 2021.
DANTAS, José Alves . Revista Catarinense da Ciência Contábil. 2020.
DANTAS, José Alves . International Review of Financial Analysis. 2020.
DANTAS, José Alves . XIV Congresso ANPCONT 2020. 2020.
DANTAS, José Alves . XX USP International Conference in Accounting. 2020.
DANTAS, José Alves . ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting. 2020.
DANTAS, José Alves . Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC). 2020.
DANTAS, José Alves . International Journal of Accounting and Finance. 2020.
DANTAS, José Alves . Journal of Accounting, Management and Governance. 2020.
DANTAS, José Alves . Revista do Serviço Público. 2020.
DANTAS, José Alves . Brazilian Business Review (BBR. 2020.
DANTAS, José Alves . 18 Prêmio Excelência Acadêmica - Fucape. 2020.
DANTAS, José Alves . Journal of Engineering Research and Reports. 2020.
DANTAS, José Alves . II International Conference in Management and Accounting. 2020.
DANTAS, José Alves . 6 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2020.
DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade & Finanças (RC&F). 2020.
DANTAS, José Alves . Revista de Evidenciação Contábil & Finanças. 2020.
DANTAS, José Alves . Revista Análise Econômica. 2020.
DANTAS, José Alves . International Review of Financial Analysis. 2020.
DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade e Controladoria. 2020.
DANTAS, José Alves . Modelo de monitoramento econômico-financeiro do sistema financeiro. 2020.
DANTAS, José Alves . Revista Ambiente Contábil. 2019.
DANTAS, José Alves . Contabilidade, Gestão e Governança. 2019.
DANTAS, José Alves . Contabilidade Vista & Revista. 2019.
DANTAS, José Alves . ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting. 2019.
DANTAS, José Alves . Brazilian Business Review (BBR). 2019.
DANTAS, José Alves . XIX USP International Conference in Accounting. 2019.
DANTAS, José Alves . Revista Catarinense da Ciência Contábil. 2019.
DANTAS, José Alves . ANPCONT 2019. 2019.
DANTAS, José Alves . Revista Universo Contábil (RUC). 2019.
DANTAS, José Alves . EnANPAD 2019. 2019.
DANTAS, José Alves . Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG). 2019.
DANTAS, José Alves . 3 Congresso UFU de Contabilidade. 2019.
DANTAS, José Alves . Economia Aplicada. 2019.
DANTAS, José Alves . 9 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. 2019.
DANTAS, José Alves . Cadernos Gestão Pública e Cidadania. 2019.
DANTAS, José Alves . Revista do Serviço Público (RSP). 2019.
DANTAS, José Alves . 5 Congresso Internacional de Contabilidade e Governança da UnB. 2019.
DANTAS, José Alves . Revista Evidenciação Contábil & Finanças. 2019.
DANTAS, José Alves . Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC). 2019.
DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade & Finanças (RC&F). 2019.
DANTAS, José Alves . Revista de Administração de Empresas. 2019.
DANTAS, José Alves . CGG - Contabilidade, Gestão e Governança. 2018.
DANTAS, José Alves . XVIII USP International Conference in Accounting. 2018.
DANTAS, José Alves . XV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2018.
DANTAS, José Alves . ANPCONT 2018. 2018.
DANTAS, José Alves . Revista Catarinense da Ciência Contábil. 2018.
DANTAS, José Alves . RECFin - Revista de Evidenciação Contábil & Finanças. 2018.
DANTAS, José Alves . 16 Prêmio de Excelência Acadêmica - Fucape Business School. 2018.
DANTAS, José Alves . EnANPAD 2018. 2018.
DANTAS, José Alves . 8 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. 2018.
DANTAS, José Alves . ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting. 2018.
DANTAS, José Alves . BBR - Brazilian Business Review. 2018.
DANTAS, José Alves . Revista Ambiente Contábil. 2018.
DANTAS, José Alves . AJEBA - Asian Journal of Economics, Business and Accounting. 2018.
DANTAS, José Alves . Revista Universo Contábil. 2018.
DANTAS, José Alves . IV Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2018.
DANTAS, José Alves . Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis ? AdCont 2018. 2018.
DANTAS, José Alves . JEMT - Journal of Economics, Management and Trade. 2018.
DANTAS, José Alves . BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. 2018.
DANTAS, José Alves . Auditoria Financeira no Setor Público. 2018.
DANTAS, José Alves . 15 Prêmio de Excelência Científica - Fucape Business School. 2017.
DANTAS, José Alves . EnANPAD 2017. 2017.
DANTAS, José Alves . ANPCONT 2017. 2017.
DANTAS, José Alves . AdCONT 2017. 2017.
DANTAS, José Alves . III Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2017.
DANTAS, José Alves . XVII USP Internactional Conference in Accounting. 2017.
DANTAS, José Alves . AJEBA - Asian Journal of Economics, Business and Accounting. 2017.
DANTAS, José Alves . RAC - Revista Ambiente Contábil. 2017.
DANTAS, José Alves . CGG - Contabilidade, Gestão e Governança. 2017.
DANTAS, José Alves . BBR - Brazilian Business Review. 2017.
DANTAS, José Alves . RCC - Revista Contemporânea de Contabilidade. 2017.
DANTAS, José Alves . ASAA - Advances in Scientific andApplied Accounting. 2017.
DANTAS, José Alves . RUC - Revista Universo Contábil. 2017.
DANTAS, José Alves . RECFin - Revista Evidenciação Contábil & Finanças. 2017.
DANTAS, José Alves . 14 Prêmio de Excelência Científica. 2016.
DANTAS, José Alves . ANPCONT 2016. 2016.
DANTAS, José Alves . II Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2016.
DANTAS, José Alves . Congresso Brasileiro de Contabilidade - CFC. 2016.
DANTAS, José Alves . RAC - Revista Ambiente Contábil. 2016.
DANTAS, José Alves . RCC - Revista Contemporânea de Contabilidade. 2016.
DANTAS, José Alves . ASAA - Advances in Scientific andApplied Accounting. 2016.
DANTAS, José Alves . BBR - Brazilian Business Review. 2016.
DANTAS, José Alves . BJEMT - British Journal of Economics, Management & Trade. 2016.
DANTAS, José Alves . Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión. 2016.
DANTAS, José Alves . JGEMG - Journal of Global Economics, Management and Business Research. 2016.
DANTAS, José Alves . ReAT - Revista Eletrônica de Administração e Turismo. 2016.
DANTAS, José Alves . TCEMG - Revista do TCE de Minas Gerais. 2016.
DANTAS, José Alves . 13 Prêmio de Excelência Científica. 2015.
DANTAS, José Alves . EnANPAD 2015. 2015.
DANTAS, José Alves . ANPCONT 2015. 2015.
DANTAS, José Alves . I Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2015.
DANTAS, José Alves . AJBM - African Journal of Business Management. 2015.
DANTAS, José Alves . RAC - Revista Ambiente Contábil. 2015.
DANTAS, José Alves . RAE - Revista de Administração de Empresas. 2015.
DANTAS, José Alves . CGG - Contabilidade, Gestão e Governança. 2015.
DANTAS, José Alves . RGFC - Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade. 2015.
DANTAS, José Alves . BBR - Brazilian Business Review. 2015.
DANTAS, José Alves . 12 Prêmio de Excelência Científica - Fucape Business School. 2014.
DANTAS, José Alves . EnANPAD 2014. 2014.
DANTAS, José Alves . ANPCONT 2014. 2014.
DANTAS, José Alves . CGG - Contabilidade, Gestão e Governança. 2014.
DANTAS, José Alves . CYA - Contaduria Y Administracion International Journal. 2014.
DANTAS, José Alves . IJAUDIT - International Journal of Auditing Technology. 2014.
DANTAS, José Alves . RCC - Revista Contemporânea de Contabilidade. 2014.
DANTAS, José Alves . RUC - Revista Universo Contábil. 2014.
DANTAS, José Alves . 11 Prêmio de Excelência Científica - Fucape Business School. 2013.
DANTAS, José Alves . EnANPAD 2013. 2013.
DANTAS, José Alves . Brazilian Business Review (BBR). 2013.
DANTAS, José Alves . CGG - Contabilidade, Gestão e Governança. 2013.
DANTAS, José Alves . IJAUDIT - International Journal of Auditing Technology. 2013.
DANTAS, José Alves . JAT - Journal of Accounting and Taxation. 2013.
DANTAS, José Alves . RCO - Revista Contabilidade e Organizações. 2013.
DANTAS, José Alves . Normatização Contábil como Mecanismo de Transparência e Solidez do Sistema Financeiro Nacional - Efeitos Esperados com a Adoção da IFRS 9. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
DANTAS, José Alves . Auditoria e Controle Interno Aplicados ao Setor Público. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Avaliação de Impacto e de Riscos, Descrição: Este grupo pesquisa e aplica metodologias para avaliar a efetividade de ações de controle ou de políticas públicas e seus impactos, bem como identificar e desenvolver instrumentos de análise de riscos baseada em dados e evidências para subsidiar as ações de controle. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alves Dantas - Coordenador / Alberto de Sousa Rocha Júnior - Integrante / Pedro Paulo Araújo de Aquino - Integrante / Patrícia Mendes Ribeiro - Integrante.
-
2021 - Atual
Auditoria Financeira aplicada ao controle governamental, Descrição: O grupo se dedica a explorar e conceber métodos e ferramentas de realização de auditorias financeiras visando fortalecer os órgãos de controle externo na função de opinar e/ou concluir quanto às demonstrações financeiras do setor público. A auditoria financeira é uma atividade não realizada antes pelos órgãos competentes no âmbito de todo o setor público brasileiro, de acordo com o relatório de 2009 do Banco Mundial no âmbito do programa denominado PEFA (Public Expenditure and Financial Accountability). Tendo em vista que as informações financeiras possuem relevância para diversos usuários, o impacto deste tipo de auditoria consiste no aumento da credibilidade das demonstrações contábeis publicadas pelos órgãos públicos, principalmente no tema da administração tributária, que é a base da fonte de recursos no âmbito do setor público. Paralelamente, a visão independente dessas demonstrações necessita seguir padrões mínimos e ser realizado por auditor competente, bem como de pesquisa técnica e científica para aperfeiçoamento contínuo deste tipo específico de auditoria. São três os tipos de auditoria previstos na Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores denominada ISSAI 100 - Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público: operacional, financeira e de conformidade. A auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Esse objetivo é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião se as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro. Além das etapas e produtos gerados a partir da estratégia de fortalecimento da auditoria financeira estabelecidos no Acórdão TCU Plenário 3608/2014, o grupo pode contribuir para o aperfeiçoamento da trajetória de auditoria financeira criada para orientar os profissionais do TCU a se desenvolverem continuamente no tema e a realizarem melhores trabalhos, para elaboração de guias e manuais práticos para entes nacionais realizarem auditorias financeiras, para a aplicação de técnicas e ferramentas de auditoria capazes de aperfeiçoar os procedimentos de auditoria necessários para se atingir o objetivo de emitir opinião/conclusão sobre as demonstrações financeiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Alves Dantas - Integrante / Lucas Oliveira Gomes Ferreira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4
-
2021 - Atual
Contabilidade, Auditoria e Governança no Mercado Financeiro e de Capitais, Descrição: O grupo de pesquisa tem por propósito avaliar o funcionamento, a estabilidade, a solvência e a transparência do sistema financeiro, a partir das seguintes dimensões: (i) a identificação dos efeitos das normas e práticas contábeis utilizadas na elaboração das demonstrações financeiras das entidades bancárias e das companhias abertas; (ii) a análise dos efeitos da ações dos auditores independentes na asseguração das informações financeiras da indústria bancária e do mercado de capitais; e (iii) a discussão dos impactos da estrutura de governança corporativa das instituições bancárias na solidez e na transparência dos mercados financeiro e de capitais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: José Alves Dantas - Coordenador / Carlos Tadao Kawamoto - Integrante / Elisa Elaine Moreira Teixeira - Integrante., Número de produções C, T & A: 91 / Número de orientações: 3
-
2020 - Atual
3Cs em Foco - Comportamento, corrupção e compliance, Descrição: O objetivo da criação do grupo de pesquisa 3 Cs em Foco é estudar assuntos relacionados a prática de atos de corrupção e fraudes em organizações públicas e privadas, bem como detectá-los e mitigá-los. Para isso, os conhecimentos da área de fraudes e corrupção, comportamento e compliance serão aplicados. Entende-se que o trabalho a ser desenvolvido pelo grupo de pesquisa repercurtirá tanto na área acadêmica como prática, seja pela produção de artigos, seminários e workshops, seja utilização destes trabalhos em áreas técnicas, como governo e auditores independentes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alves Dantas - Integrante / Ivan Ricardo Gartner - Integrante / Michele R. R. Machado - Coordenador / Ercílio Zanolla - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2013 - 2020
Contabilidade, Auditoria e Governança do Sistema Financeiro Nacional, Descrição: O projeto tem por objetivo avaliar o processo de divulgação financeira das instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional, incluindo: (a) a identificação dos efeitos das normas e práticas contábeis utilizadas na elaboração das informações financeiras dos bancos brasileiros; (b) a análise dos efeitos da ação dos auditores independentes na asseguração das informações financeiras da indústria bancária; e (c) a discussão dos impactos da estrutura de governança corporativa das instituições bancárias na solidez e na transparência do sistema financeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (4) . , Integrantes: José Alves Dantas - Coordenador / Eveline Duarte Calcado - Integrante / André Luis Benite - Integrante / Bruno Roberto Dourado Teixeira - Integrante / Jéssica Marques de Brito e Silva - Integrante / Leonardo Espíndola Chiavegatti - Integrante / Rafaell de Sousa Pereira - Integrante / Rafael Siqueira de Souza - Integrante / Valdemir Pedro de Alcantara Júnior - Integrante / Laila José Antônio Khoury - Integrante / Carlos André de Melo Alves - Integrante., Número de produções C, T & A: 7
-
2010 - 2020
Qualidade e Convergência de Normas Contábeis, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jomar Miranda Rodrigues em 03/10/2021., Descrição: O Brasil tem desenvolvido esforços no sentido de buscar a convergencia das suas normas contábeis com as internacais editadas pelo IASB. O processo de harmonização e convergencia tem sido uma realidade em todo o mundo e o desenvolvimento de pesquisas nesse grupo tem por objetivo fortalecer estudos em áreas ainda que necessitam de integraçao dos padrões contábeis suas diferenças internacionais, reflexos a educação, financial reporting, estudo comparativo entre países. A análise estará de acordo aos princípios internacionais do IASB (International Accounting Standards Board), FASB (Financial Accounting Standards Board) e os Princípios Contábeis adotados no Brasil. Busca-se com isso contribuir para uma melhor linguagem de comunicação entre os diversos agentes econômicos em nível mundial. O livro "Contabilidade Internacional", editado pela Atlas, retrata discussões recentes sobre as principais diferenças internacionais e busca por harmonização de critérios de reconhecimento, mensuração .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alves Dantas - Integrante / Jorge Katsumi Niyama - Integrante / RODRIGUES, Jomar Miranda - Coordenador / Eduardo Bona Safe de Matos - Integrante.
-
2004 - 2010
Finanças Corporativas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Otávio Ribeiro de Medeiros em 22/10/2013., Descrição: Estudos diversos em finanças corporativas, visando contribuir para o conhecimento da área no Brasil. Alguns estudos desenvolvidos recentemente concentram-se nos temas: estrutura de capital, determinantes da lucratividade dos bancos, impacto da alavancagem operacional no preço das ações, tomada de decisão sobre listagem transfronteiriça de açoes, governança corporativa, dentre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alves Dantas - Integrante / Otávio Ribeiro de Medeiros - Coordenador / Cecílio Elias Daher - Integrante / Bernardus Ferdinandus Nazar Van Doornik - Integrante / José Carneiro da Cunha Oliveira Neto - Integrante / Clésia Camilo Pereira - Integrante / Rodrigo de Souza Gonçalves - Integrante.
-
2002 - 2010
Normatização Contábil - Diretório de Pesquisas: Convergência de normas contábeis internacionais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Katsumi Niyama em 21/10/2013., Descrição: A pesquisa está relacionada com a análise das principais causas das diferenças internacionais na elaboração e apresentação de demonstrações financeiras, bem como a análise do nível de aderência dos padrões contábeis brasileiros aos internacionalmente aceitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alves Dantas - Integrante / Jorge Katsumi Niyama - Coordenador / RODRIGUES, Jomar Miranda - Integrante / Ducineli Régis Botelho - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Brasília, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31070795, URL da Homepage:
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Federal de GoiásVínculo: Integrante projeto de pesquisa, Enquadramento Funcional: Integrante projeto de pesquisa
Outras informações:
Integrante de projeto de pesquisa
2000 - Atual
Banco CentralVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2012
Serviços técnicos especializados , Departamento de Contabilidade e Execução Financeira.,Serviço realizado, Elaboração das Demonstrações Financeiras do Bacen; Estudo sobre adaptação das normas do IASB.
-
07/2000 - 05/2012
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Auditoria Interna, Departamento de Auditoria Interna.,Atividade realizada, Auditoria Interna.
2012 - 2013
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
07/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade II, Contabilidade Aplicada, Dinâmica da Profissão Contábil
2005 - 2012
centro Universitário unieuroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2005 - 07/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Auditoria, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Perícia Contábil
2004 - 2007
Universidade PaulistaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Auditoria, Perícia Contábil e Contabilidade Gerencial.
Atividades
-
02/2004 - 12/2007
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Auditoria, Contabilidade Gerencial, Perícia Contábil
2013 - Atual
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 20
2012 - 2012
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado
2012 - 2012
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado
2004 - 2005
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Prática de Ensino - Curso de M, Enquadramento Funcional: Prática de Ensino - Aluno de Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações:
Prática de Ensino, como requisito do curso de Mestrado em Ciências Contábeis
Atividades
-
01/2015
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Mercado Financeiro e de Capitais; Auditoria
-
02/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Auditoria, Contabilidade Financeira, Análise das Demonstrações Financeiras
-
04/2012 - 06/2012
Ensino, Especialização em Contabilidade Societária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Auditoria Contábil Empresarial
-
04/2012 - 04/2012
Ensino, IV Curso de Especialização em Mercado Financeiro, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sistema Financeiro Nacional
-
09/2004 - 02/2005
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade de Instituições Financeiras
2011 - 2011
FUCAPEVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado
Atividades
-
11/2011 - 12/2011
Ensino, MBA Executivo em Contabilidade Societária-CPC/IFRS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Instrumentos Financeiros, Avaliação a Valor Presente e Valor Justo
2004 - 2004
Fundação Getúlio VargasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 6
Atividades
-
08/2004 - 11/2004
Ensino, Executivo Júnior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administrando a Contabilidade da Empresa
2011 - 2011
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4
2011 - 2011
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado
2010 - 2010
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4
2010 - 2010
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4
Atividades
-
08/2011 - 09/2011
Ensino, Curso Lato Sensu em Administração Financeira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Finanças Corporativas II
-
03/2011 - 04/2011
Ensino, Pós-Graduação em Administração Financeira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Análise de Custos
-
09/2010 - 11/2010
Ensino, Pós-Graduação em Administração Financeira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Análise de Custos
-
09/2010 - 10/2010
Ensino, Pós-Graduação em Gestão Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Controladoria e Auditoria Públicas
2010 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 10
Atividades
-
09/2010 - 09/2010
Ensino, Especialização em Auditoria e Perícia Contábil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Auditoria Contábil
2010 - 2010
Uni-AnhangueraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 5
Outras informações:
Professor da disciplina Auditoria no Curso de Pós-Graduação lato sensu em Controladoria.
Atividades
-
04/2010 - 05/2010
Ensino, Pós-graduação em Controladoria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Auditoria
2011 - 2011
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina Planejamento e Controle Orçamentário ministrada no curso de especialização em Economia de Empresa e Controladoria.
2010 - 2010
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor da disciplina Gestão Financeira e Valor da Empresa no curso de pós-graduação lato sensu em Economia de Empresa e Controladoria.
2007 - 2007
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina "Gestão Financeira e Valor das Empresas" no curso de pós-graduação em Gestão Financeira e Controladoria.
Atividades
-
02/2011 - 03/2011
Ensino, Economia de Empresa e Controladoria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Planejamento e Controle Orçamentário
-
05/2010 - 06/2010
Ensino, Economia de Empresa e Controladoria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão Financeira e Valor da Empresa
-
03/2007 - 03/2007
Ensino, Gestão Financeira e Controladoria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão Financeira e Valor das Empresas
2010 - 2010
Faculdades de MacapáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado
Atividades
-
03/2010 - 03/2010
Ensino, Especialização em Auditoria e Perícia Contábil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação de Sociedades Apuração de Haveres
2015 - 2016
Tribunal de Contas da UniãoVínculo: Prestação de serviço (curso), Enquadramento Funcional: Prestação de serviço
Outras informações:
Curso de Auditoria Financeira
2016 - 2016
Tribunal de Contas do Estado de TocantinsVínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: Serviço prestado
Outras informações:
Curso: Auditoria Financeira (32 horas-aula)
2018 - 2019
tribunal de contas do estado do rio de janeiroVínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: Serviço prestado
Outras informações:
02 Cursos: Auditoria Financeira (32 horas-aula)
2024 - Atual
Instituto Serzedello CorrêaVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor contratado para atuar no mestrado profissional em Controle da Administração Pública
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Alves Dantas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?