José Alves Dantas

Professor da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCon/UnB), do Mestrado Profissional em Controle da Administração Pública do Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (ISC/TCU) e servidor do Banco Central do Brasil (BCB). É graduado em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor da Universidade Paulista (UNIP), do Centro Universitário Unieuro e do Centro Universitário Brasília (Uniceub), além de ter atuado em cursos de especialização na Universidade de Brasília, na Fucape Business School, na Fundação Getúlio Vargas, na Universidade Estadual de Goiás, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Católica de Brasília. Também atuou como facilitador em cursos sobre auditoria financeira no Instituto Serzedello Corrêa (ISC) do Tribunal de Contas da União (TCU) e nos Tribunais de Contas dos Estados de Tocantins, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Pesquisador nas áreas de concentração de auditoria, mercado financeiro e de capitais e contabilidade para usuários externos, com artigos publicados em diversos periódicos das áreas de contabilidade e finanças e em congressos científicos nacionais e internacionais.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Contábeis

2009 - 2012

Universidade de Brasília, UnB
Título: Auditoria em Instituições Financeiras: Determinantes de Qualidade no Mercado Brasileiro
, Ano de obtenção: 2012. Otávio Ribeiro de Medeiros. Palavras-chave: Auditoria; Instituições Financeiras; Manipulação contábil; Qualidade da auditoria; Determinantes.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis. Setores de atividade: Atividades de serviços financeiros.

Mestrado em Ciências Contábeis

2003 - 2005

Universidade de Brasília, UnB
Título: Reação do Mercado à Alavancagem Operacional: Um Estudo Empírico no Brasil
, Ano de Obtenção: 2005.Paulo Roberto Barbosa Lustosa.Palavras-chave: Alavancagem operacional; GAO; Retorno das Ações; Mercado de Capitais; Relação lucro-retorno.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.

Especialização em Auditoria

1997 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Especialização em Ciências Contábeis

1994 - 1995

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A Taxa de Retorno como Base para a Elaboração do Orçamento
Orientador: Aneide Oliveira Araújo

Especialização em Controladoria

1991 - 1992

Universidade Potiguar, UnP
Título: A Importância de um Sistema de Custos para Organizações Sem Fins Lucrativos
Orientador: José Dionísio da Silva

Graduação em Administração de Empresas

1992 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Ciências Contábeis

1986 - 1990

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2012 - 2012

Teoria da Auditoria. (Carga horária: 15h). , Tribunal de Contas da União, TCU, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Novas Normas de Auditoria I eLearning. (Carga horária: 12h). , Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.

1997 - 1997

Análise de Projetos. (Carga horária: 120h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis/Especialidade: Auditoria.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Mercado Financeiro.

Organização de eventos

DANTAS, José Alves . 7 Congresso UnB de Contabilidade e Governança - Consórcio Doutoral. 2021. (Congresso).

DANTAS, José Alves . 6 Congresso UnB de Contabilidade e Governança - Consórcio Doutoral. 2020. (Congresso).

DANTAS, José Alves . 5 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

5th UnB International Conference on Accounting and Governance. Modificação de Opinião dos Auditores por Risco de Continuidade Operacional. 2019. (Congresso).

XIX USP International Conference in Accounting. Impacto Da Defasagem Temporal das Informações Financeiras na Avaliação do Rating das Instituições Bancárias. 2019. (Congresso).

IV Congresso UnB de Contabilidade e Governança. Mobile e Internet Banking: Impacto na Rentabilidade das Instituições Financeiras Brasileiras. 2018. (Congresso).

XVIII USP International Conference in Accounting. Relevância Informacional dos Ativos Fiscais Diferidos na Indústria Bancária Brasileira. 2018. (Congresso).

3 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2017. (Congresso).

XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017. Utilização de Contratos Futuros de Commodities como Forma de Otimizar Carteiras de Investimentos do Mercado Brasileiro. 2017. (Congresso).

16 USP International Conference in Auditing. Relação entre o Nível de Intangibilidade dos Ativos e o Valor de Mercado das Empresas. 2016. (Congresso).

2 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2016. (Congresso).

15 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Impactos das Normas Internacionais de Auditoria nos Relatórios dos Auditores sobre as Demonstrações Financeiras dos Bancos Brasileiros. 2015. (Congresso).

1 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. Resolução de Problemas e Tomada de Decisão em Contabilidade: Paradigma da Subjetividade no Confronto entre a Essência e a Forma. 2015. (Congresso).

13 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Indicadores Econômico-Financeiros dos Bancos Brasileiros: Impactos Associados aos Padrões Contábeis do IASB e do BCB. 2013. (Congresso).

12 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Validação de Modelo Ampliado para Estimação da Discricionariedade da PCLD em Bancos. 2012. (Congresso).

Seminário Internacional de Auditoria Financeira no Setor Público. 2012. (Seminário).

XXXV EnANPAD. Concentração de Auditoria no Mercado de Capitais Brasileiro: 2000 a 2009. 2011. (Congresso).

XXXIV EnANPAD. Determinantes do Spread Bancário Ex-Post no Mercado Brasileiro. 2010. (Congresso).

Seminário Regional de Auditoria Interna - Região Centro-Oeste.Auditoria com Foco no Risco. 2009. (Seminário).

Controles Internos - International Business Communications. 2008. (Simpósio).

6 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Rentabilidade das Instituições Financeiras no Brasil: Mito ou Realidade?. 2006. (Congresso).

VIII Reunión de Auditores Internos de Bancas Centrales.Auditoria Interna na Administração de Reservas Internacionais. 2005. (Seminário).

XXIX EnANPAD. Reação do Mercado à Alavancagem Operacional: Um Estudo Empírico no Brasil. 2005. (Congresso).

17 Congresso Brasileiro de Contabilidade. Tema 7 - O Processo de Comunicação das Informações Contábeis. 2004. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Custos. Relação entre a Alavancagem Operacional e a Volatilidade do Lucro das Instituições Bancárias no Brasil. 2004. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Auditoria Interna. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Antônio José Rosa da Silva

NUNES, D. M. S.; LEMES, S.;DANTAS, J.A.. Mudança de CEO e o Gerenciamento de Resultados Contábeis em Instituições Financeiras Brasileiras. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Thiago Silva Campos

FERNANDES, B. V. R.; BORGES, Erivan Ferreira;DANTAS, J.A.. Gerenciamento de Riscos Corporativos no Agronegócio: Um Estudo de Caso na Fazenda Maringá. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Yuri Antonio de Souza

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves; VIEIRA, K. M.. Os Antecedentes do Letramento Financeiro: Análise Empírica dos Estudantes de Graduação da UnB. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Elenilton Nery dos Santos Jacomini

ZANOLLA, E.; CARMO, C. H. S.;DANTAS, José Alves. Incorporações em Cooperativas de Crédito Singulares Brasileiras: Análise da Intermediação Financeira e da Rentabilidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: João Carlos Gonçalves

NIYAMA, Jorge Katsumi; RODRIGUES, R. N.;DANTAS, José Alves. Classificação do Risco de Crédito das Companhias Aéreas pelas Agências de Rating: Estudo Antes e Após a Implantação do IFRS 16. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: JOARLLA DE MEDEIROS MACEDO SILVA

BORGES, Erivan Ferreira; LIMA, Diogo Henrique Silva;DANTAS, José Alves. Principais Assuntos de Auditoria: Relação com o Nível de Discricionariedade dos Accruals e o Risco de Litígio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tássio Araújo Vieira

BOTELHO, D. R.; RIBEIRO, A. M.;DANTAS, José Alves. A Indústria Brasileira de Private Equity: Market Timing para Desinvestimento Pós-IPO. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Felipe Oliveira Lins e Silva

OLIVEIRA, A. F.; TAVARES, A. L.;DANTAS, José Alves. Ajuste no modelo CAPM para precificação de empresas considerando variáveis contábeis. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Etivaldo Rodrigues da Silva Júnior

RODRIGUES, Jomar Miranda; SALOTTI, B. M.;DANTAS, José Alves. Transações com Partes Relacionadas em Estatais do Governo Federal: Análise dos Fatores Determinantes do Nível de Evidenciação. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Paulo Emilio Alcantara Pereira

GARTNER, I. R.;DANTAS, José Alves; PEA, C. R.. Big Data Analytics e Data Mining para Avaliação e Previsão da Eficiência Financeira do Setor Bancário Brasileiro: Um Estudo de 2011 a 2022. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carolini Verdan Brandão

MARQUES, V. A.; ALMEIDA, J. E. F.;DANTAS, José Alves. Reapresentação das Demonstrações Contábeis, Honorários e Mudança Subsequente do Auditor: Evidências em Empresas Listadas na B3. 2022. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Pedro Igor de Sousa Damasceno

BESARRIA, C. N.; MARTINS, O. S.;DANTAS, José Alves. Risco de Insolvência e Sentimento Textual Bancário: Uma Análise dos Bancos de Capital Aberto no Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Iuri David Iunes

WILBERT, M. D.;DANTAS, José Alves; ARAUJO, A. M. P.. Risco do Sistema Financeiro e Risco Fiscal: um estudo das interrelações para o Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Walace Gonçalves de Andrade

MEDEIROS, Otávio RibeiroDANTAS, José Alves; MONTE, P. A.. A Adoção de Seguro de Depósitos e seus Impactos na Intermediação Financeira, na Estabilidade Bancária e no Risco Moral no Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Laerte Jun Takeuti

GARTNER, I. R.; WILBERT, M. D.;DANTAS, José Alves. O Impacto do Novo Requerimento de Liquidez (NSFR) no Spread e na Rentabilidade das Instituições Financeiras: Um Estudo Empírico no Período entre 2001 e 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Julio Cesar Gomes Mendonça

MACHADO, M. R. R.; ZANOLLA, E.;DANTAS, José Alves. Gerenciamento de Resultados e Fraudes Corporativas: Um Estudo de Partes Relacionadas em Bancos Brasileiros de Capital Aberto. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Mauricio Soares de Faria Junior

MACHADO, M. R. R.; CARMO, C. H. S.;DANTAS, José Alves. Relação entre a Fraude Corporativa e o Gerenciamento de Resultados: Um Estudo em Instituições Bancárias Brasileiras. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Caritsa Scartaty Moreira

BORGES, Erivan Ferreira; LIMA, S. C.;DANTAS, José Alves. Fatores que Determinam a Identificação de Red Flags no Processo de Investigação de Fraudes Contábeis no Contexto Brasileiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Monique de Abreu Azevedo

GARTNER, I. R.; LUSTOSA, P. R. B.;DANTAS, José Alves. Condições de Insolvência e de Fusão na Indústria Bancária. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Davi Fantino da Silva

FERNANDES, B. V. R.; ALBUQUERQUE, P. H. M.;DANTAS, José Alves. Gestão do Risco e Crises Sistêmicas: Comparativo do Poder Preditivo de Modelos VaR em Mercados Desenvolvidos e Emergentes. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Antonio Schumaher Junior

IMONIANA, J. O.; BRAUNBECK, G. O.; CUNHA, P. R.;DANTAS, JOSÉ ALVES. O Julgamento da Materialidade e a Percepção dos Auditores no Campo de Trabalho. 2018. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Sureck Leal

SCHERER, L. M.; BARROS, C. M. E.;DANTAS, José Alves. O Impacto da Divulgação dos Principais Assuntos de Auditoria (PAA) no Mercado Acionário Brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Everton Souza Capelletto da Cunha

GALDI, Fernando Caio;DANTAS, José Alves; MOURA, A. A. F.. A Discricionariedade dos Gestores e o Gerenciamento de Resultados por Suavização: Um Comparativo entre os Modelos de Reconhecimento das Provisões por Perdas Esperadas e Perdas Incorridas. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FUCAPE.

Aluno: Robson Nascimento Franca

GALDI, Fernando Caio; CARDOSO, R. L.;DANTAS, José Alves. Qualidade do Provisionamento Contábil em Bancos: Uma Avaliação de Fatores Discricionários e Não Discricionários à Luz do IFRS e Cosif. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis) - FUCAPE ENSINO E PARTICIPAÇÕES LIMITADA (Fucape-RJ).

Aluno: JOÃO TUPINAMBÁ GOMES NETO

NIYAMA, Jorge KatsumiDANTAS, José Alves; RODRIGUES, R. N.. Determinantes do rating de instituições financeiras: uma análise em países emergentes e não emergentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mirela Cavalcante Colares

COSTA, M. C.; SCHERER, L. M.;DANTAS, José Alves. Custos de Auditoria e Concentração Setorial no Mercado Brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Felipe da Silva Moreira

LIMA, Diogo Henrique Silva; PAULO, Edilson;DANTAS, José Alves. Qualidade e Honorários de Auditoria: Um Estudo nas Companhias da BM&FBovespa. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gilson Cella

LUSTOSA, P. R. B.;SILVA, César Augusto Tibúrcio; MURCIA, F. D.;DANTAS, José Alves. Importância Relativa dos Patrimônios Físico e Intangível na Formação do Valor Econômico da Empresa. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alexandre Leite dos Santos

GARTNER, I. R.; ROCHA, C. H. M.;DANTAS, José Alves. Determinantes das Cessões de Direitos Creditórios no Setor Bancário Brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leonardo Lins Câmara Marinho

SILVA JUNIOR, A. F. A.; SANTOS, R. S.;DANTAS, José Alves. A Capacidade da Atividade de Auditoria Interna no Executivo Federal Brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ricardo Augusto Capovilla

GONCALVES, R. S.; OLIVEIRA, A. B. S.;DANTAS, José Alves. Análise das Estruturas de Controle Interno de Organizações Governamentais por meio de Modelo de Maturidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Bianca Gabriel Fellet

Medeiros; DAHER, C. E.;DANTAS, José Alves. Avaliação de Modelos de Precificação de Ativos no Mercado Acionário Brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Guilherme Otávio Monteiro Guimarães

RODRIGUES, A.; MACEDO, M. A. S.; COSTA, Fábio Morais;DANTAS, José Alves; ROCHA, S. A.. Diferença entre Lucro Contábil e Lucro Fiscal (Book-Tax Differences - BTD) de Bancos Brasileiros entre 2004 e 2014: Um Estudo com Foco na Agressividade Tributária e no Gerenciamento de Resultados. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Ferreira de Oliveira

MARQUES, J. A. V. C.;DANTAS, José Alves; SANTOS, O. M.. Conservadorismo no Resultado Contábil das Instituições Financeiras: Comparação das Demonstrações Financeiras em BRGAAP e IFRS. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wolney Resende de Oliveira

FREIRE, F. S.; KIPNIS, B.;DANTAS, José Alves. Disposição a Pagar pelo Ensino na Universidade Pública Federal: Uma Aplicação da Valoração Contingente no Curso de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: José Aísio Catunda Aragão

ROSA, F.; COSTA FILHO, B. A.;DANTAS, José Alves. Auditoria Interna no Setor Público: Instrumento de Gestão ou de Controle. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Josimar Pires da Silva

NIYAMA, Jorge KatsumiDANTAS, José Alves; RODRIGUES, A. M.. Análise da Percepção dos Usuários da Informação Contábil sobre a Proposta de Revisão da Estrutura Conceitual do IASB. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Monize Ramos do Nascimento

GONCALVES, R. S.; SANTOS, J. B.; SALLABERRY, J. D.;DANTAS, J.A.. Fraudes Corporativas: da Punição do Infrator à Preservação da Atividade Empresarial. 2024. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juçara Haveroth

CUNHA, P. R.; SANTOS, O. M.; KLANN, R. C.; SILVA, T. P.;DANTAS, José Alves. Influência da cultura ética percebida na relação entre o ceticismo profissional e comportamento disfuncional do auditor independente. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Ana Carolina Vasconcelos Colares

PINHEIRO, L. E. T.; CUNHA, P. R.; ALMEIDA, P. R.; TAKAMATSU, R. T.;DANTAS, José Alves. Determinantes da Divulgação dos Principais Assuntos de Auditoria no Brasil e os Fatores que Afetam o Julgamento do Auditor Independente. 2021. Tese (Doutorado em CONTROLADORIA E CONTABILIDADE) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Monique de Abreu Azevedo

GARTNER, I. R.; DIVINO, J. A. C. A.; ARAUJO, R. S.;DANTAS, José Alves. Competição e Concentração no Mercado de Crédito Doméstico e Internacional e Efeitos sobre a Estabilidade Financeira. 2020. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Emmanuel Sousa de Abreu

KIMURA, H.; ALBUQUERQUE, P. H. M.;DANTAS, José Alves; COAGUILA, R. A. I.. Essays on Banking Efficiency. 2019. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: José Emerson Firmino

SILVA, J. D. G.; SILVA, Z. T. E.; XAVIER JUNIOR, A. E.;DANTAS, José Alves. Execução de Procedimentos Previamente Acordados (PPA): A Contribuição dos Auditores Independentes na Qualidade dos Relatórios Financeiros dos Planos de Saúde no Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Paulo Sérgio Rosa

GARTNER, I. R.;MEDEIROS, Otávio Ribeiro; SILVA, O. C.;DANTAS, José Alves. Metáforas Organizacionais e Sistemas de Alerta Antecipado para Supervisão Bancária: da Máquina à Complexidade. 2018. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tatiane de Oliveira Marques

NIYAMA, Jorge KatsumiSILVA, César Augusto Tibúrcio; RODRIGUES, A. M.; BORBA, J. A.;DANTAS, José Alves. Informações a Valor Justo: o Atendimento às Características Qualitativas das Estruturas Conceituais da Contabilidade na Perspectiva dos Resultados de Estudos Empíricos. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Jorge Henrique de Frias Barbosa

KIMURA, H.; SOBREIRO, V. A.; MOREIRA, T. B. S.;DANTAS, José Alves. Early Warnings System para Distress dos Bancos Brasileiros. 2017. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ivone Vieira Pereira

SILVA, César Augusto Tibúrcio; KIPNIS, B.; SANTOS, J. B.;DANTAS, José Alves. Fatores que Influenciam o Comportamento Desonesto das Pessoas na Prática da Evasão Fiscal no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leonardo José Seixas Pinto

FREIRE, F. S.; LUSTOSA, P. R. B.; AGUIAR, T. R. S.; CRISÓSTOMO, V. L.;DANTAS, José Alves. Reputação Corporativa e Desempenho Financeiro das Empresas da América Latina. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carlos Jorge Fontainhas Mendes

FREIRE, F. S.;LUSTOSA, Paulo Roberto BarbosaDANTAS, José Alves; CUNHA, M. F.; CRISÓSTOMO, V. L.. Mensuração a Valor Justo e Gerenciamento de Resultados: Uma Análise dos Bancos Comerciais e Múltiplos no Cenário Internacional. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Roberta Lira Caneca

LUSTOSA, Paulo Roberto BarbosaMEDEIROS, Otávio Ribeiro; SALOTTI, B. M.; ALMEIDA, J. E. F.;DANTAS, José Alves. Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa de Bancos e Ciclos Econômicos: o Caso Brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Paulo César de Melo Mendes

NIYAMA, Jorge KatsumiSILVA, César Augusto Tibúrcio; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues;DANTAS, José Alves; MARTINEZ, A. L.. Auditoria de Valor Justo em Instituições Financeiras: a Percepção dos Auditores na Mensuração dos Instrumentos Financeiros. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Isabel Cristina Lopes

AFONSO, L. E.; FLORES, E. S.; LUCINDA, C. R.;DANTAS, J.A.. Disrupção no Mercado Financeiro e Securitário Brasileiro: Determinação do Efeito na Estabilidade Financeira e na Performance dos Incumbentes e Novos Entrantes. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Schleiden Pinheiro Nascimento

MACEDO, M. A. S.; ZUCCOLOTTO, R.; REINA, D.; QUEIROZ, D. B.;DANTAS, José Alves. Gerenciamento de Resultados e Persistência dos Lucros em Instituições Financeiras Públicas Brasileiras: Uma Análise com Foco no Tipo de Controle, nos Ciclos Políticos e na Ideologia Partidária. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Monize Ramos do Nascimento

GONCALVES, R. S.;DANTAS, José Alves; SALLABERRY, J. D.. Fraude Corporativa: um bom negócio para sua empresa?. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juçara Haveroth

CUNHA, P. R.; KLANN, R. C.; RODRIGUES JUNIOR, M. M.;DANTAS, José Alves. Influência da Cultura Ética Percebida na Relação entre o Ceticismo Profissional e o Comportamento Disfuncional do Auditor. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Monique de Abreu Azevedo

GARTNER, I. R.; ALVES, C. A. M.;DANTAS, José Alves. Concentração e Competição na Indústria Financeira Doméstica e Impactos sobre a Estabilidade. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Monique de Abreu Azevedo

GARTNER, I. R.; DIVINO, J. A. C. A.; ARAUJO, R. S.;DANTAS, José Alves. Competição e Concentração no Mercado de Crédito Doméstico e Internacional e Efeitos sobre a Estabilidade Financeira. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Carolina Vasconcelos Colares

PINHEIRO, L. E. T.; TAKAMATSU, R. T.; ALMEIDA, P. R.; CUNHA, P. R.;DANTAS, José Alves. Fatores Determinantes dos Principais Assuntos de Auditoria no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em CONTROLADORIA E CONTABILIDADE) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Sérgio Rosa

GARTNER, I. R.; CAJUEIRO, D. O.; TABAK, B. M.;DANTAS, José Alves. Ensaios Teóricos-Empíricos sobre Financial Distress e Risco Sistêmico em Bancos Brasileiros. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Etivaldo Rodrigues da Silva Júnior

RODRIGUES, Jomar Miranda; SALOTTI, B. M.;DANTAS, José Alves. Transações com Partes Relacionadas em Estatais do Governo Federal: Uma Análise dos Fatores Determinantes do Nível e da Qualidade da Evidenciação. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Patrícia Garone Figueira Falcão

GONCALVES, R. S.; NAKAO, S. H.;DANTAS, José Alves. Consciência Ética e Processo Decisório em Auditoria: uma Análise a Partir dos Auditores Públicos. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Antônio José Rosa da Silva

NUNES, D. M. S.; MARTINEZ, A. L.;DANTAS, José Alves. O Gerenciamento de Resultados Contábeis em Meio à Rotatividade no Cargo de CEO de Instituições Financeiras Brasileiras. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Felipe Oliveira Lins e Silva

OLIVEIRA, A. F.;DANTAS, José Alves; TAVARES, A. L.. Ajuste no Modelo CAPM para Precificação de Empresas Considerando Variáveis Contábeis. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thiago Silva Campos

FERNANDES, B. V. R.; BORGES, Erivan Ferreira;DANTAS, José Alves. Gerenciamento de Riscos Corporativos no Agronegócio: Um Estudo de Caso na Fazenda Maringá. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Yuri Antonio de Souza

BOTELHO, D. R.; VIEIRA, K. M.;DANTAS, José Alves. Mensuração do Letramento Financeiro: Os Determinantes da Dimensão Cultural. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tássio Araújo Vieira

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves; RIBEIRO, A. M.. Efeito do Private Equity nas Companhias que Realizaram IPO no Brasil. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Paulo Emilio Alcantara Pereira

GARTNER, I. R.;DANTAS, José Alves; CELESTINO, V. R. R.. A Relação entre Big Data e Pontuação de Crédito: o Caso Brasileiro. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: JOARLLA DE MEDEIROS MACEDO SILVA

BORGES, Erivan Ferreira; PAULO, Edilson;DANTAS, José Alves. Principais Assuntos de Auditoria: Associação com o Gerenciamento de Resultados e o Risco de Litígio. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carolini Verdan Brandão

MARQUES, V. A.; ALMEIDA, J. E. F.;DANTAS, José Alves. Reapresentação das Demonstrações Financeiras, Mudança e Honorários do Auditor das Empresas Listadas na B3. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Elenilton Nery dos Santos Jacomini

ZANOLLA, E.; CARMO, C. H. S.;DANTAS, José Alves. Incorporações e Rentabilidade: Análise em Cooperativas de Crédito Singulares Brasileiras. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Pedro Igor de Sousa Damasceno

BESARRIA, C. N.; MARTINS, O. S.;DANTAS, José Alves. Dificuldade Financeira e Sentimento Textual Bancário: Uma Análise do Distress dos Bancos Brasileiros. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Walace Gonçalves de Andrade

MEDEIROS, Otávio RibeiroDANTAS, José Alves. Agência de Seguro de Depósitos: Uma Análise de sua Importância para a Intermediação Financeira e os seus Riscos na Estabilidade Bancária no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Laerte Jun Takeuti

GARTNER, I. R.; WILBERT, M. D.;DANTAS, José Alves. O Impacto do Novo Requerimento de Liquidez (NSFR) no Spread e na Rentabilidade das Instituições Financeiras: Um Estudo Empírico no Período de 2001 a 2018. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Julio Cesar Gomes Mendonça

MACHADO, M. R. R.; ZANOLLA, E.;DANTAS, José Alves. Relação entre Partes Relacionadas e Fraudes Corporativas em Bancos Brasileiros. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Fernando Sureck Leal

SCHERER, L. M.; BARROS, C. M. E.; COLAUTO, R. D.;DANTAS, José Alves. O Impacto da Divulgação dos Principais Assuntos de Auditoria (PAA) no Mercado de Capitais Brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Contabilidade) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Mauricio Soares de Faria Junior

MACHADO, M. R. R.; CARMO, C. H. S.;DANTAS, José Alves. Efeito de Fraudes Corporativas no Grau de Conservadorismo e no Gerenciamento de Resultados: Um Estudo em Instituições Bancárias Brasileiras. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Caritsa Scartaty Moreira

BORGES, Erivan Ferreira; LIMA, S. C.;DANTAS, José Alves. Análise dos Fatores Influentes na Identificação de Red Flags no Processo de Investigação de Fraudes Contábeis no Contexto Brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Monique de Abreu Azevedo

GARTNER, I. R.; LUSTOSA, P. R. B.;DANTAS, José Alves. Condições de Falência e de Fusão na Indústria Bancária Doméstica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Géssica Cappellesso

RODRIGUES, Jomar Miranda; ALMEIDA, J. E. F.;DANTAS, José Alves. Relação entre Conformidade Financeira e Fiscal e Gerenciamento de Resultados em Países de Common e Code Law. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Alexandre Leite dos Santos

GARTNER, I. R.; CAJUEIRO, D. O.; SOBREIRO, V. A.;DANTAS, JOSÉ ALVES. O Impacto das Cessões de Direitos Creditórios sobre o Desempenho Operacional e Financeiro dos Bancos Brasileiros. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Brasília.

Aluno: Antonio Schumaher Junior

IMONIANA, J. O.; BRAUNBECK, G. O.; SOUZA, A. A. L.;DANTAS, José Alves. A Subjetividade de Julgamento na Revisão Analítica e seu Reflexo sobre a Materialidade de Auditoria: uma Análise Exploratória. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Controladoria e Contabilidade) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luís Felipe Simões Souto Mayor

MENDES, Paulo César de Melo;DANTAS, José Alves. Tratados e Convenções Internacionais Destinados a Evitar Dupla Tributação do Imposto de Renda sobre os Royalties. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gilberto Souza Nogueira

CAETANO, A.;DANTAS, José Alves. O Sigilo Fiscal como Limitação de Escopo para a Auditoria Financeira Realizada na Secretaria da Receita Federal do Brasil pelo Tribunal de Contas da União. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Instituto Serzedello Corrêa.

Aluno: Alessandra Pereira de Melo

CARVALHO NETO, A. A.;DANTAS, José Alves. Materialidade em Auditoria Financeira no Setor Público. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Instituto Serzedello Corrêa.

Aluno: Henrique Ferreira Souza Carneiro

CARVALHO NETO, A. A.;DANTAS, José Alves. A Aplicação da ISSAI 1600 (Auditoria de Grupo) como Forma de Controlar o Risco Risco de Detecção nas Auditorias de Demonstrações Financeiras Consolidadas. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Instituto Serzedello Corrêa.

Aluno: Ellen Cristine Queiroz

NEVES JUNIOR, I. J.;DANTAS, José Alves. Ruídos na comunicação na Perícia Contábil: A Teoria da Comunicação aplicada em Processos Judiciais Cíveis. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Nauro de Jesus Rocha Sousa

NEVES JUNIOR, I. J.;DANTAS, José Alves. Sobreviver de Honorários Periciais? O Que Dizem os Peritos Contadores?. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daniela Francisca da Silva

NEVES JUNIOR, I. J.;DANTAS, José Alves. Um Estudo sobre a Consistência dos Pedidos de Esclarecimentos na Perícia Contábil, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Murillo Calille Coura Longo

NIYAMA, Jorge KatsumiDANTAS, José Alves. Avaliação de Instituições Financeiras Antes e Depois do Processo de Impeachment, com Base em Indicadores Econômico-Financeiros. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Letícia Valéria Porfírio

FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, JOSÉ ALVES. Um Retrato do Cooperativismo de Crédito no Brasil: Perfil dos Municípios Brasileiros em Dezembro de 2017. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em V Curso de Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília.

Aluno: Neilda Souza Rocha

FERREIRA, L. O. G.;DANTAS, José Alves. O Papel da Auditoria Interna em Empresas Estatais Brasileiras na Avaliação dos Controles Internos Frente às Exigências da Lei Sarbanes-Oxley. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília.

Aluno: Luciana Graziela Von Paraski

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Evidenciação dos Contratos de Concessão de Empresas Brasileiras Distribuidoras de Energia Elétrica de Acordo com o IFRIC 12 (ICPC 01): Uma Análise sob o Aspecto Financeiro. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília.

Aluno: Raquel Geralda Máximo

SERRANO, A. L. M.;DANTAS, José Alves. A Lei de Conflito de Interesses e sua Aplicação na Administração Pública Federal. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle Externo) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rodrigo Neiva Pedatella

CALDAS, R.;DANTAS, José Alves. Um Estudo sobre a Aplicação de Gestão de Projetos nas Auditorias da CGU. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle Externo) - Universidade de Brasília.

Aluno: JEFFERSON ALVES DE OLIVEIRA

MENDES, Paulo César de Melo;DANTAS, José Alves. Adoção do Valor Justo em Instrumentos Financeiros pelas Principais Instituições Financeiras Brasileiras e os Impactos nas Demonstrações Contábeis. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília.

Aluno: Waldianne Pereira

FERNANDES, J. L. T.;DANTAS, José Alves. Percepção dos Contadores Quanto ao CPC - PME. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília.

Aluno: Armando Luiz de Paiva Dias

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Indicadores Econômico Financeiros: Uma Análise da Aplicação das IFRS nas Instituições Financeiras Brasileiras. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Carolina Ferreira dos Santos

FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. Mensuração de Derivativos Agrícolas e Ativos Biológicos: Uma Análise dos Conhecimentos dos Alunos de Ciências Contábeis de Duas Instituições de Ensino do Distrito Federal. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marlos Moreira dos Santos

SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. Desastres Naturais: um Estudo das Práticas de Auditoria adotadas quanto à Aderência ao Guia INTOSAI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília.

Aluno: André Bueno Machado

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. A Aderência dos Relatórios das Auditorias Operacionais: Um Estudo no Tribunal de Contas da União à Luz dos Padrões Internacionais da INTOSAI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília.

Aluno: HEITOR SILVEIRA FREITAS

FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. Gestão de Risco no Programa Minha Casa Minha Vida: Uma Aplicação da Estrutura Conceitual do COSO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lídia Firmina dos Santos

PORTELA, G. R.;DANTAS, José Alves. Estrutura de Avaliação de Riscos do Programa Atenção Básica em Saúde à Luz da Metodologia COSO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília.

Aluno: Raquel Pertusatti

FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. Análise dos Indicadores Financeiros em Oito Instituições Bancárias no Período de 2002 a 2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sidney Alcantara Viana da Silva

FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. Precificação de NTN-B em Fundos de Investimentos em Renda Fixa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília.

Aluno: Edlane Ferrare Meier

SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. A Importância dos Quesitos de uma Perícia. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Karla de Abreu

SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. Auditoria Enquanto Instrumento Interno de Gestão Ambiental das Empresas e sua Importância no Contexto dos Balanços Sociais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Antonio Carlos Silva

SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. Avaliação de Empresas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Claudia Rodrigues de Carvalho

SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. Terceiro Setor: Uma Análise da Sustentabilidade das Organizações Não Governamentais Ambientalistas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Elizabete Rodrigues da Silva

SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. O contador brasileiro na era do conhecimento das Normas Internacionais de Contabilidade. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Gustavo Martins dos Santos

BEYLE, Antônio Maria Henri;DANTAS, José Alves. Basiléia II: Estudo de Caso do Capital Econômico de uma Carteira de Crédito de Varejo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília.

Aluno: Aurora Ramos da Rocha

SILVA, Amilton Paulino da;DANTAS, José Alves. O perfil do contador gerencial. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Veralucia de Oliveira Salazar

SILVA, Amilton Paulino da;DANTAS, José Alves. Governança corporativa e sucessão nas empresas familiares. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Aécio Correa de Resende

SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. A apuração de haveresna dissolução parcial de sociedade: uma abordagem segundo o novo código civil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Marli Possamai

SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. Auditoria Pública: Um Enfoque Conceitual. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Luiz Mauro Padilha de Oliveira

SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. O Instituto da Decadência para os Impostos Lançados por Homologação. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Jaime Cardoso Silva

SILVA, Amilton Paulino da;DANTAS, José Alves. História do Imposto de Renda Pessoa Física no Brasil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Ismael da Silva Barão

SILVA, Amilton Paulino da;DANTAS, José Alves. A Lei de Responsabilidade Fiscal: o Avanço no Controle das Finanças Públicas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Anderson de Oliveira Alves Ferreira

SILVA, Amilton Paulino da;DANTAS, José Alves. Controle da Gestão na Administração Pública. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Maria de Fátima Lobato Monteiro

PATROCINIO, Cosme Leandro;DANTAS, José Alves. Sistemas de Informação: Características para Alcance de Resultados. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro.

Aluno: Kelly Cristina dos Santos Drumond

DANTAS, José Alves; Paula. A Controladoria e a Auditoria nas Organizações. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Auditoria) - Universidade de Brasília.

Aluno: Vitor Soares Vieira

NIYAMA, Jorge KatsumiDANTAS, José Alves. Cost Reference dos Ativos Fiscais Diferidos na Indústria Bancária. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Vitória Silveira Rodrigues

FERREIRA, L. O. G.;DANTAS, José Alves. O Impacto da Divulgação de Demonstrações Financeiras e Relatórios de Auditoria na Formação do Preço das Ações da B3. 2023 - Universidade de Brasília.

Aluno: Lucas Ricardo da Silva Conceição

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Construção do Pensamento Analítico: um estudo com alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Júlia Porto Albernaz

LUSTOSA, Paulo Roberto BarbosaDANTAS, José Alves. Intangíveis sem Vida Útil Definida: Comportamento da Auditoria. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Caio Souza da Silva

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Duas Décadas de Pesquisa em Finanças Comportamentais: Um Estudo Bibliométrico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Camilly Aparecida Araujo Correia

NUNES, D. M. S.;DANTAS, José Alves. Principais Assuntos de Auditoria e os reflexos da crise do COVID-19 nas empresas listadas no IBRX 100. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Artur Vinícius Santana de Jesus

VIEIRA, Eduardo Tadeu;DANTAS, José Alves. O Impacto da Lei 14.193 na Contabilidade dos Clubes de Futebol Brasileiros. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Joyce Mayara Oliveira de Lima

MENDES, K.;DANTAS, José Alves. Participação das mulheres no mercado financeiro - análise do perfil das mulheres que fazem algum tipo de investimento no Distrito Federal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gabrielle Coelho da Silva Almeida

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Análise da Mudança no Perfil do Investidor Brasileiro Durante a Pandemia de Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Pedro Henrique Nascimento Ribeiro

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Nível de Alfabetização Financeira: Um Estudo sobre os Comportamentos, Atitudes e Conhecimentos Financeiros dos Profissionais e Estudantes da Área Contábil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Diógenes Rodrigues dos Santos

LUSTOSA, P. R. B.;DANTAS, José Alves. Rentabilidade Comparada de Empresas Com e Sem Goodwill Adquirido. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Vítor de Matos Lourenço

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Lançamento de Jogos Eletrônicos Durante a Pandemia de Covid-19: Um Estudo de Eventos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leonardo Gelard Reis Zarro

CAMPOS, L. A.;DANTAS, José Alves. Honorários de Auditoria e a Agressividade Tributária no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Camila Rodrigues Makiuchi

MENDES, Paulo César de Melo;DANTAS, José Alves. Uma Análise da Menção dos Ativos Financeiros e Instrumentos Financeiros Derivativos nos Relatórios dos Auditores Independentes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: José Augusto da Silva Pereira

LUSTOSA, P. R. B.;DANTAS, José Alves. Goodwill como Estado de Riqueza Intangível: Estudo de Caso da sua Recuperação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lucas de Jesus de Sousa Lopes

SILVA, Rosane Maria Pio da;DANTAS, José Alves. Ansiedade e Autoeficácia: Um Estudo com Alunos de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Karen Siqueira da Silva

CUNHA, J. H. C.;DANTAS, José Alves. Variáveis de Qualidade de Auditoria e a Relação com Índice Bovespa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: George Alerto Ferreira Lopes

CAMPOS, L. A.;DANTAS, José Alves. Relação entre Agressividade Tributária e Sustentabilidade Empresarial no Brasil: 2010 a 2019. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Débora Viana Gonçalves

NIYAMA, Jorge KatsumiDANTAS, José Alves. Classificação dos Títulos e Valores Mobiliários como Disponíveis para Venda: Pesquisa Empírica do Impacto no Resultado do Exercício em Instituições Financeiras Bancárias Brasileiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lucas Brandão Neves

FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Uma Avaliação da Capacidade de Previsão de Modelos de Aprendizagem Automática para Índices de Ações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rayssa Greiciane Rosa

FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Conhecimento Financeiro e Irracionalidade nas Decisões de Investimentos Individuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Luma Cardoso

FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Relevância do Capital de Giro para a Lucratividade da Empresa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Pedro Henrique Bufon Farbes

FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Análise da Eficiência de Carteiras de Investimentos ESG Otimizadas em Escala Global. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rafael Carloni Mota

FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Efeitos do Sentimento de Mercado por Intermédio do Futebol no Retorno dos Ativos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Paula Cristine dos Reis Santos Souza

FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Um Estudo Empírico do Impacto Ambiental no Risco de Crédito dos Países. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Amannda Cristina Meireles

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Evasão Universitária: uma análise dos discentes do curso de graduação de ciências contábeis da Universidade de Brasília. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gustavo Pontes Maia

WILBERT, M. D.;DANTAS, José Alves. Saldos Bancários: Estimativa para Crescimento dos Municípios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Raquel Pereira Pinori

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Risco de Crédito, de Mercado e Operacional: Uma Análise Comparativa do Sistema Financeiro Nacional após o Acordo de Basileia III. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Heloíza da Câmara Linhares

FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Análise do Desempenho Financeiro de Investimentos ESG nos Países Emergentes e Desenvolvidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Fabiane dos Santos Soares

FERNANDES, J. L. B.;DANTAS, José Alves. Um Estudo da Influência do Perfil Psicológico na Racionalidade das Decisões Financeiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Yury Werly Assis Vieira

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Desempenho dos Discentes de Graduação Cotistas e Não Cotistas: Uma Análise do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Gabriela Monici

COSTA, A. J. B.;DANTAS, José Alves. A Importância do Comitê de Auditoria para Organizações Sociais: o caso de uma organização social federal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Carolina Amaral Moura

SILVA, César Augusto TibúrcioDANTAS, José Alves. O Viés da Confirmação e a Responsabilidade do Auditor Independente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Breno Rodrigues Cavalcanti das Neves

FREIRE, F. S.;DANTAS, José Alves. Características do Princípio de Pareto no Setor Bancário Brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fernanda Rodrigues de Morais

MENDES, Paulo César de Melo;DANTAS, José Alves. Análise dos Efeitos da Dupla Evidenciação do Balanço Patrimonial da Instituição Financeira Caixa Econômica Federal à Luz dos Padrões Cosif e IFRS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Felipe Rodrigues de Vasconcelos

FORSTER, R.;DANTAS, José Alves. 14 Anos das LTN: Comparação Histórica da sua Rentabilidade com Outros Rendimentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Igor Alencar Gonçalves de Lima

FERNANDES, J. L. T.;DANTAS, José Alves. Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais e Gastos com Gestão Ambiental nos Municípios Brasileiros em 2013. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Bruna Pereira Costa

PEREIRA, C. C.;DANTAS, José Alves. Transparência das Demonstrações Contábeis como Pilar da Governança Corporativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Cleyton Henrique Dias de Jesus

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Produção Científica no Terceiro Setor no Brasil: Uma Análise sobre a Evolução das Publicações Durante o Período de 2000 a 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Thalita Fernandes da Costa

GUERRA, M.;DANTAS, José Alves. Análise dos Relatórios de Auditorias Operacionais de Programas de Saúde do Tribunal de Contas da União. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Victor Gomes da Conceição

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. Análise das Competências Inerentes à Pesquisa Científica: um estudo da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Diego Henrique Gomes de Melo

MEDEIROS, Otávio RibeiroDANTAS, José Alves. O Impacto da Crise Política e Econômica de 2013-2015 no Desempenho do Mercado Acionário Brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Cássio Viana da Silva

BOTELHO, D. R.;DANTAS, José Alves. A Percepção dos Discentes do Curso De Ciências Contábeis no Distrito Federal com Relação às Principais Características do Perito Contábil Exigidas pelo Mercado de Trabalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Paula Braytne Barbosa Nunes

MENDES, Paulo César de Melo;DANTAS, José Alves. Nível de Divulgação das Combinações de Negócios Realizadas pelo Bancos nos Anos de 2011, 2012 e 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tayline Oliveira Martins

FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. Uma Análise dos Componentes do Gerenciamento de Risco do COSO em Relação à Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Aline Borges Freitas

ALMEIDA, R. S. G.;DANTAS, José Alves. Estudo multi caso das três maiores reorganizações societárias do setor bancário brasileiro à luz das teorias de fusões e aquisições. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: João Paulo de Medeiros Lima

ALMEIDA, R. S. G.;DANTAS, José Alves. Análise da correlação entre as cotações dos Brazilian Depositary Receipts e das ações negociadas no exterior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Larissa Ribeiro de Menezes

LUSTOSA, Paulo Roberto BarbosaDANTAS, José Alves. Substituição de CEO em Empresas Brasileiras: Processo Sistêmico ou Aleatório?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Marina de Souza Almeida

NUNES, D. M. S.;DANTAS, José Alves. O mercado de adquirência: impacto da abertura nas demonstrações financeiras de Cielo e Redecard. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Cristiane Oliveira da Silva

ALMEIDA, R. S. G.;DANTAS, José Alves. O Fundo Garantidor de Créditos: Um Estudo de Caso do Banco Panamericano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Yucca Nani Silveira Dantas

LUSTOSA, P. R. B.;DANTAS, José Alves. Falhas Conceituais na Avaliação de Ativos de Uso: Uma Abordagem com Base na Visão Geconiana de Custo de Oportunidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ricardo Augusto Capovilla

FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. A Auditoria Financeira das Entidades do Setor Público pelo Tribunal de Contas da União. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Luís Felipe Simões Souto Mayor

MENDES, Paulo César de Melo;DANTAS, José Alves. Tratados e Convenções Internacionais Destinados a Evitar a Dupla Tributação do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre os Royalties Incidente sobre Pessoa Jurídica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Andrey de Sousa Nascimento

FERNANDES, B. V. R.;DANTAS, José Alves. Uma Análise das Premissas de Controle Interno do COSO em relação à Execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Roberto Dallastra

Bruno Ciuffo Moreira; CANECA, R. L.;DANTAS, José Alves. Regime Tributário de Transição: Uma Análise dos Efeitos Fiscais Decorrentes das Alterações Promovidas pela Lei 11638/2007 na Apuração dos Juros sobre o Capital Próprio em uma Empresa do Setor Automobilístico de Brasília. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Bárbara Bezerra

Bruno Ciuffo Moreira; CANECA, R. L.;DANTAS, José Alves. Fixação do Preço de Venda pelo Método Markup: Uma Análise de uma Escola de Educação Infantil do DF. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Gabriela Spinetti Brito

Daniel Cerqueira Ribeiro;DANTAS, José Alves; Bruno Ciuffo Moreira. Rodízio de Auditoria: Uma Pesquisa sobre os Principais Trabalhos Publicados nos Congressos ANPAD e USP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Guilherme Cordeiro Fernandes

CANECA, R. L.;DANTAS, José Alves; Bruno Ciuffo Moreira. A Importância do Laudo Pericial Contábil na Percepção de um Magistrado do Distrito Federal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Caio Raphael Dias Santos

CANECA, R. L.; Bruno Ciuffo Moreira;DANTAS, José Alves. Qualidade e Relevância dos Serviços de Contabilidade Gerencial Ofertados às Micro e Pequenas Empresas de Brasília sob a Perspectiva dos Escritórios de Contabilidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília.

Aluno: Lorrany Santana de Sousa

DANTAS, José Alves; SANTANA, Cláudio Moreira. Comunicação Científica em Contabilidade no Brasil: Brazilian Business Review e Contabilidade Vista & Revista (2006-2010). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

DANTAS, José Alves; FERNANDES, Bruno Vinicius R.. Evidências de Bolhas de Preço no Mercado Acionário Brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Flavia de Souza Santos

FERNANDES, Bruno Vinicius R.;DANTAS, José Alves. Crédito Imobiliário: Uma Análise das carteiras dos Maiores Bancos do País. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Thiago da Silva Mano Rebello

FERNANDES, Bruno Vinicius R.;DANTAS, José Alves. Efeitos das Seasoned Equity Offerings no Custo de Capital Próprio das Empresas Ofertantes no Período de 2000 a 2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Reiginaldo Rosa

LUSTOSA, Paulo Roberto BarbosaDANTAS, José Alves. Evolução da Capitalização do Mercado Acionário no Brasil de 1995 a 2006. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Aluno: Priscila Siqueira da Silva

DANTAS, José AlvesMEDEIROS, Otávio Ribeiro. A Influência da Percepção de Corrupção no Investimento Direto Estrangeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília.

Orientou

Eduardo Russolo Ferreira

Contabilidade de Criptoativos; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Mauricio Soares de Faria Junior

Resultados Abrangentes e Risco de Instituições Financeiras no Brasil; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Arthur Mesquita Camargo

Impacto das Lives em Redes Sociais no Mercado de Capitais Brasileiro; Início: 2022; Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Lorena Almeida Campos

Agressividade Tributária na Indústria Bancária Brasileira: Mensuração, Efeitos de Operações no Exterior e Impacto no Spread; Início: 2021; Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Raíssa Aglé Moura de Sousa

Resultados Recorrentes e Não Recorrentes: de Medidas Não-GAAP a GAAP; Início: 2021; Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Vinicius Alves dos Santos Pereira

Determinantes da Opinião de Auditoria em Empresas Estatais Brasileiras; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;

Manuela Rodrigues Boscia

Expected Credit Losses and Regulatory Capital: Effects and Implications of Adopting IFRS 9 for the Capital of European Banks; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;

MAYSE DOS REIS ARAUJO

Determinantes do Posicionamento dos Auditores sobre Going Concern em Instituições Financeiras em Financial Distress; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;

José Alves de Carvalho

Relação entre a Disciplina de Mercado e o Buffer de Capital nos Bancos Brasileiros; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;

LEANDRO DIAS GUIA

Relevância Informacional dos Ativos Fiscais Diferidos na Indústria Bancária Brasileira; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;

André Ricardo Moncaio Zanon

Reação do Mercado à Emissão de Instrumentos de Dívida Elegíveis a Capital pelos Bancos Brasileiros; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;

ELMO DIAS DA SILVEIRA

Relação entre Remuneração Anormal do Auditor e a Prática de Gerenciamento de Resultado; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;

Franciele Cristina Medrado Dematté

Indicadores Econômico-Financeiros com Red Flags de Riscos de Fraudes ou Manipulação Contábil; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília,; Orientador: José Alves Dantas;

Maurício Araújo Barros

Importância dos Ativos Intangíveis para a Performance das Empresas de Infraestrutura; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Instituto Serzedello Corrêa; Orientador: José Alves Dantas;

Paulo Malheiros da França Júnior

Risco de Portfolio para Carteiras de Crédito Educativo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Instituto Serzedello Corrêa; Orientador: José Alves Dantas;

Victor Hugo Rodrigues Martins

Utilização de Indicadores Econômico-Financeiros como Red Flags na Auditoria Financeira do Setor Público; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Instituto Serzedello Corrêa; Orientador: José Alves Dantas;

Emy Aparecida da Silva Leitão

Red Flags para Operadora de Planos de Saúde na Instauração do Regime Especial de Direção Fiscal e de Liquidação Extrajudicial; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

MATEUS RODRIGUES SILVA

Relação Risco x Retorno nos Fundos de Pensão Brasileiros: Análise com Base no Índice de Sharpe e Alfa de Jensen; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em V Curso de Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Rafael Borges de Figueiredo

A Influência dos Bancos Públicos no Spread Bancário Brasileiro; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em V Curso de Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Brygida Maara Lucena Silva

Análise Comparativa do Spread Bancário entre Bancos e Cooperativas de Crédito; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em V Curso de Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Ana Paula Canizares

Risco de Mensuração dos Ativos Financeiros: Análise Comparativa entre o Valor Justo e o Custo Amortizado; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Beatriz Cubas Cazetta

Classificação da Carteira de TVM na Indústria Bancária Brasileira: Comparativo IFRS x BRGAAP; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Diego Barros Ghizoni Teixeira

Benefícios Pós-Emprego: Impacto Atuarial nos Maiores Bancos Brasileiros; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Darley Braz de Queiroz

Controle Interno de Obras Públicas no Distrito Federal: Estudo de Caso no Aterro Sanitário Oeste e BRT Sul; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle Externo) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Priscila Escorcio de França Diniz

Alinhamento entre o Planejamento da SFC/CGU e as Normas de Auditoria Interna; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controle Externo) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Rafael Veras Cunha

Impactos da Crise Econômica no Estoque de Bens Não de Uso nas Instituições Financeiras Brasileiras; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Everton Souza Da Cunha

Conservadorismo Condicional nas Instituições Bancárias Brasileiras: Um Comparativo entre as Demonstrações Cosif x IFRS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Andreya Ferreira da Silva Mota

Avaliação da Efetividade do Controle Interno pela Percepções da Própria Administração e da Controladoria-Geral da União: O Caso do Ministério da Saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Patrick Ferreira dos Santos

Remuneração da Auditoria pelos Bancos Brasileiros: Relação com Governança Corporativa e Indicadores Econômicos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Márcia Regina Costa Elionídio Ribeiro

Impactos a Adoção das Normas Internacionais de Auditoria nos Relatórios dos Auditores Independentes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Contabilidade em IFR) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Juliane Madeira Leitão

Determinação da Materialidade em Auditoria Financeira no Setor Público; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Bruno Fracalossi Paes

Dez Anos de Atuação da Controladoria-Geral da União: O Que os Dados Revelam?; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Leonardo Modesti Donin

Adoção das Normas Internacionais de Auditoria NIAs/IFAC: Um Estudo de Caso de Análise de Grau de Aderência às NIAs no Âmbito das Auditorias Executadas pela CGU sobre Projetos Financiados com Recursos Externos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Antonio Alves de Carvalho Neto

Abordagem de Auditoria Baseada em Risco no TCU; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Financeira) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Laila José Antônio Khoury

Análise da Viabilidade dos Fundos de Investimentos Imobiliários como Alternativa de Investimento para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em IV Curso de Especialização em Mercado Financeir) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Lúcia Alves do Nascimento

Evolução Comparativa entre as Taxas de Juros Praticadas pelos Bancos e Cooperativas de Crédito no Brasil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em IV Curso de Especialização em Mercado Financeir) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Valdemir Pedro de Alcântara Júnior

Uso de Contratos de Futuro de DI para Proteção das Oscilações de Preços de Títulos Públicos Atrelados ao IPCA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em IV Curso de Especialização em Mercado Financeir) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Ana Paula Maciel de Souza

Implementação de Controles Internos para Medição do Desempenho Organizacional em uma Instituição de Ensino Superior; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Controle Interno) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Alves Dantas;

Jacqueline da Costa Florentino

A Importância do Planejamento e Controle Orçamentário: Estudo de Caso em uma Seguradora; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Controladoria e Finanças) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: José Alves Dantas;

Eveline Duarte Calcado

Indicadores Econômico-Financeiros dos Bancos Brasileiros: Impactos Associados aos Padrões Contábeis do IASB e do BCB; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade Societária com Ênfase em IFRS) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Carla Ribeiro Alves Marques

Contabilização de Softwares Desenvolvidos e Utilizados Internamente: Um Estudo de Caso no Serpro; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Contabilidade Societária com Ênfase em IFRS) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Gersonete de Araújo Sousa

Concentração do mercado de Auditoria no Mercado de Capitais Brasileiro ? 2000 a 2009; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Camila Cristaldo Sanches

O Impacto da Adoção da Nota Fiscal Eletrônica na Arrecadação Tributária; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Lato Sensu em Administração Financeira) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Danielle Samarina dos Santos Lemos

Evolução da Captação de Recursos nos Bancos Brasileiros por meio de Letras Financeiras; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Lato Sensu em Administração Financeira) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Denisléia Ferreira de Sousa

Gestão de Investimentos pelas Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal para o Desenvolvimento de seus Negócios; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Lato Sensu em Administração Financeira) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Elisângela Ferreira de Oliveira

Contabilidade Sindical: Um Estudo sobre os Métodos Utilizados pelos Sindicatos dos Auditores Tributários do Brasil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Lato Sensu em Administração Financeira) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Fátima Cristina Spies

Os Efeitos da Variação Cambial na Performance das Empresas do Setor Químico entre 2001 e 2010; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Lato Sensu em Administração Financeira) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Simone de Mesquita Teixeira Chaves

Determinações de Refazimento/Republicação de Demonstrações Financeiras pela CVM: o Papel dos Auditores Independentes; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Ely Brasil Silvério Junior

A Influência da Selic naDefinição das Taxas de Juros Cobradas pelas Instituições Bancárias; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Rógeres da Silva Marques

O Preço de Transferência no Brasil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Erico Bidinotto Brito

Um Paralelo entre as Auditorias Independente, Interna e Governamental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

José Braz Clementino da Silva

O Programa de Revisão pelos Pares como Ferramenta no Controle de Qualidade da Auditoria Independente no Mercado de Valores Mobiliários; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Edislei Teixeira de Moraes

Harmonização Contábil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

André Luis V

Oliveira; Fluxo de Caixa: Uma Ferramenta Valiosa para as Tomadas de Decisões; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Alisson Cardoso Reis Soares de Sousa

Diversidade de Órgãos Reguladores, Normatizadores e Fiscalizadores da Profissão Contábil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Cleide Martins de Souza

Capital Intelectual: Definição e Dificuldades Encontradas pela Contabilidade em Mensurar esses Ativos para as Empresas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Elbertino Menezes de Souza

Procedimentos da Evidenciação, Divulgação ou Disclosure Contábil no Brasil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Romeu Abrahão Mansur Júnior

Comprovação do Anatocismo nos Empréstimos e Financiamentos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Andresa Flávia de Oliveira

Auditoria de operações de crédito em cooperativas crédito; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Sílvia Urias Hirae

Atuação da CGU e do TCU no controle instituional das contas públicas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Adriane Batista de Oliveira Lino

A controladoria como agente colaborador na prática da governança corporativa no terceiro setor; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Sérgio Vidal Linhares

O impacto do controle interno administrativo das unidades do Exército no exame das contas pelo TCU; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Ivana Rocha Martins

Auditoria em cooperativismo de crédito; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Luiz Fernando Rodrigues

Reserva de Reavaliação: uma análise teórico-empírica à luz da Lei 11; 638/2007; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Abimael de Jesus Barros Costa

A influência da pesquisa de preços nas compras governamentais: um estudo de caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

José Vicente da Silva Lima Percílio

Governança corporativa: uma abordagem segundo a Lei Sarbanes-Oxley; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Bruna Lucia de Souza Peixoto

A importância dos auditores internos das instituições federais de ensino (IFE's); 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Deusimar Farias Ferreira

Controles Internos nas Instituições Financeiras; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

José Bonifácio de Araújo Júnior

Controle Interno em Microempresas: Estudo de caso em um hotel de Brasília; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Marco Alexandre da Silva

Criação de Órgão Central de Controle Interno: Procedimento Recomendável ao Poder Judiciário Federal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Francisca Marta Vidal

Avaliação dos Benefícios da Adsão ao Termo de Acordo de Regime Especial (TARE) no Âmbito do Distrito Federal; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Mário Lúcio Rodrigues Pereira

Auditoria operacional: enfoque na análise de gestão; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Humberto Montania Neto

Avaliação de empresas que não escrituram os livros contábeis; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Carlo Rogério Sousa Morais

A consideração do capital intelectual na apuração dos haveres; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Renato de Freitas Santos

Atuação da perícia contábil nos lucros cessantes: aplicação prática; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Josevan Martins Almeida

Auditoria cidadã: compreender e acompanhar o orçamento, como forma de democratizar as contas públicas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Daniel Bervian

Controladoria e governança corporativa: percepção dos funcionários; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Igor Cardoso D'Agostino

As vantagens e desvantagens da abertura de capital para as empresas brasileiras; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Antônio Brasil Silva

Contabilidade gerencial em instituições financeiras: um estudo de caso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Erismar Rodrigues dos Santos

Controles internos em instituições financeiras: análise das normas estabelecidas pelo Banco Central; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Nuno Rafael Magaia Pale

Atuação do Tribunal Administrativo de Moçambique: análise e perspectivas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Marco Aurélio Battlaglia Nogueira

O Capital Intelectual na Moderna Contabilidade; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

João Pedroso Dias

Irregularidades na Gestão Orçamentária, Contábil e Financeira; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Helber Rocha Wolney

A Exploração do Patrimônio Imobiliário no Distrito Federal; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Edson Miranda Santos

Planejamento Tributário no Âmbito do ICMS do Distrito Federal; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Rogério Pereira Fontes

O Planejamento Tributário Frente à Obrigação Tributária e à Sonegação; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

José Severino Neto

Fraudes em Estoques: Conseqüências, Controle e Prevenção; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Marcello dos Santos Leite Vieira

A Contabilidade como Instrumento de Gestão Empresarial; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

CARLOS AUGUSTO DE LOYOLA PEREIRA

O Paralelo entre Desenvolvimento Econômico e a Evolução da Contabilidade; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Nivaldo Torres

Técnicas de Auditoria das Contas do Ativo Circulante sob a Ótica do Fisco; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Ibraim Laduslau Maia

O Papel da Auditoria na Prevenção de Fraudes; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Antônio Artur Timbó Holanda

Planejamento Tributário como Necessidade Empresarial; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Edilson Gomes de Assunção

Princípios, Regras e Práticas de Governança, Gestão e Controles Internos em EFPC; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Ricardo Perinel Florentino

A Relevância da Atuação da Auditoria para o Ambiente de Controle Organizacional; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Elvo Cenci

Fraudes Contábeis e suas Conseqüências para a Economia; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Carlos Alberto Torres Pires

Aplicação da Teoria das Restrições na Identificação de Gargalos em Empresas Prestadoras de Serviços Contábeis; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Alda Dias Pimentel Leal

Auditoria, Controladoria e Compliance: Suportes para Processos Licitatórios; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Kátia Cristina Catanhede da Cruz

A Perícia Contábil como Prova Judicial; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Ana Patrícia de Oliveira Rocha

Lucro Real ou Lucro Presumido: Como Escolher?; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Sara Sousa Santana

Gestão de Custos e Lucros para Micro e Pequenas Empresas; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Cristiane Victor Amorim

Governança Corporativa: Conceitos e Tendências; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Martinho Bezerra de Paiva

A Prova no Âmbito Processual Civil e a Atuação do Perito Contábil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Cleiton Bandeira Sena

Perícia Contábil no Ministério Público Federal; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Fabíola Rangel Ko

A Substituição Tributária do ISS no Distrito Federal; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Márcio Carlos da Silva

Métodos de Custeio com Enfoque na Formação do Preço de Venda; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

AFRANIO NETO FREIRE

Controle Interno como Instrumento de Governança Corporativa; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria e Perícia Contábil) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Sérgio Allan Epaminondas Cabral

Controladoria e Sistemas de Informação: Um Estudo sobre a Unidade de Controladoria Auxiliando no Processo de Tomada de Decisão; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Camila dos Santos Pires Castelo Branco Teles

Audit Assertions e a Opinião Modificada de Auditoria em Bancos Brasileiros; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Gabriele Almeida Martins

Determinantes da Ocorrência de Fraudes em Instituições Financeiras no Brasil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Bianca da Rocha Borba

Instrumentos Financeiros em Bancos: Classificação e Hierarquia do Valor Justo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Shirley Franco da Silva

Efeitos da Adoção do IFRS 9 sobre a Auditoria dos Instrumentos Financeiros; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Marcelo Rodrigues Almendra Villa

Avaliação dos Ativos Imóveis por Parte da Terracap: Adequação às Normas Contábeis e Impactos na Estrutura Patrimonial e de Resultado; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Clara Mendonça Queiroz Vaz

Efeito da Governança Corporativa nos Honorários de Auditoria em Instituições Financeiras; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Ingrid Nayara Laet Araujo

Atuação da Auditoria como Mitigadora da Agressividade Tributária; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Paulo Arthur Souza Alves

Influência da Governança Corporativa na Opinião dos Auditores de Instituições Financeiras Listadas na B3; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Débora Cristina Alves dos Santos

Reação do Auditor à Variação no Valor de Mercado das Empresas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Maria Clara Ismael Rodrigues

Relação entre o IEGM e o Parecer Prévio de Prestação de Contas dos Municípios pelo TCE/RN; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Marcela Mendes Ferreira Melo

Relatório de Auditoria no Mercado Segurador: Assuntos Citados como Modificação de Opinião, Parágrafos de Ênfase, Outros Assuntos e PAA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Alissa Monteiro

Relação entre as fragilidades do controle interno e a modificação de opinião do auditor; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Iasmin Plácido Rodrigues

Impacto da Pandemia no Impairment de Goodwill em Companhias Brasileiras; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Gustavo Rocha Macedo

Evolução da Qualidade de Auditoria no Brasil: Análise do Programa de Revisão de Pares nos Anos 2011 a 2020; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Lincoln Fábio Freitas de Andrade

Prestação de Contas do Governo Federal: Análise dos Pareces Prévios do TCU de 2010 a 2020; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

João Lucas Andrade Guimarães

Reação do Auditor à Percepção de Risco do Mercado; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Matheus Fernandes de Souza Soares

Adoção do Modelo de Perdas Esperadas da IFRS 9: Os Impactos Previstos para os Bancos Brasileiros se Confirmaram?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

MARIA APARECIDA PEREIRA BRAGA

Impacto da Pandemia nas Demonstrações Financeiras e no Relatório de Auditoria; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Maria Eduarda Kanzler Caselli

Gerenciamento de Resultados no Brasil: Um Mapeamento da Literatura sobre o Tema; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Gabriela Souza do Espírito Santo

Ativos Fiscais Diferidos como Determinante do Risco de Auditoria nos Bancos Brasileiros; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Olga Maria Passos de Abreu

Auditoria Financeira no Setor Público: Análise dos Relatórios de Auditoria do TCU sobre o BGU de 2012 a 2020; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Rayra Godinho Viana Bahia

Transações com Partes Relacionadas e os impactos nos Relatórios dos Auditores Independentes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Gabriela Gennari de Souza

O Impacto das Transações entre Partes Relacionadas no Risco de Auditoria; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Gustavo Barbosa Leite

Determinantes para a Adoção do Hedge Accounting pelas Instituições Financeiras no Brasil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Marcus Vinícius Arnhold da Silva

Inteligência Artificial na Auditoria: Uma Revisão da Base dos Periódicos CAPES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Roberto Rollemberg Celestino de Sousa

Uso de Derivativos com Finalidade de Hedge ou de Especulação? Estudo com Base nas Empresas do Setor de Materiais Básicos da B3; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Thainara Santos de Sousa

Efeitos do IFRS 9 no Gerenciamento de Resultado com Base na Classificação dos Instrumentos Financeiros pelos Bancos Brasileiros; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Miriã Medeiros Lima

Análise Comparativa entre a Taxa Efetiva de Imposto sobre o Lucro (ETR) dos Bancos e a Alíquota Tributária; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Darlan de Moura Ponte

Risco de Descontinuidade Operacional: Posicionamento dos Auditores no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Jakeline Patrícia Santos

Penalização aos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro: Perfil dos Profissionais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Victor Serero Cervo de Araújo

Relação entre o Nível de Concentração Bancário e a Política de Risco dos Bancos Brasileiros; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Juliana Bacelar de Freitas

Penalidades e Riscos em Auditoria: Red Flags e o Perfil dos Clientes; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Marcelo Jorge Barroso

Eventos Subsequentes: Determinantes da Divulgação pelas Companhias e da Consideração no Relatório dos Auditores; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Jéssica Marcia Fernandes Ramos

Impacto das Sobras das Cooperativas de Crédito sobre o Custo do Crédito ou o Retorno das Aplicações para os Cooperados; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Wandrys Nascimento de Sousa

A Atuação das Cooperativas de Crédito Contribui para a Redução do Spread?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Sthelen Costa Almeida

Domínio dos Graduandos em Ciências Contábeis da UnB sobre Particularidades da Contabilidade Rural; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Francielle de Jesus Silva

Principais Assuntos de Auditoria no Novo Relatório de Auditoria nas Instituições Financeiras Brasileiras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Lucas Rodrigues Santana

Modificação de Opinião dos Auditores dobre ds Demonstrações de Instituições Financeiras: O Que Justifica?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Carolina Soares Duarte

Ciclos Econômicos e Mercado de Crédito: Uma Análise da Atuação dos Bancos Públicos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Leonardo Oliveira Carvalho

Impacto da Opinião do Auditor na Volatilidade do Preço das Ações de Companhias Brasileiras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Denis Leite Carvalho

Impacto da Opinião do Auditor no Preço das Ações de Companhias Brasileiros; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Débora de Sousa dos Santos

Arrendamento Mercantil: Divergência nas Práticas Contábeis e Potenciais Distorções nas Instituições Financeiras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Andressa Alves de Miranda Bontempo

Determinantes da Remuneração dos Auditores Independentes nas Instituições Financeiras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Luana Aguiar de Almeida

Fraudes Contábeis em Instituições Financeiras Brasileiras: aplicação do triangulo das fraudes de Cressey (1953); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Cristiano Rocha Campos

Retorno dos Bancos Públicos Federais versus Custo de Carregamento da Dívida do Tesouro Nacional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Daniel Marques Tiveron

Opinião de Auditoria Relacionada ao Going Concern em Instituições Financeiras; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

KAREN STÉPHANIE SANTANA MAGALHÃES VIANA

Evolução do Goodwill nos Principais Bancos Brasileiros: Um Estudo Comparativo Segundo os Padrões Cosif e IFRS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Taynara Rodrigues Oliveira

Divulgação de Deficiências nos Controles Internos de Entidades do Setor Financeiro: Relação com a Governança Corporativa e Auditoria Independente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Karyne Soares Sousa

Evolução e Composição da Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira: 2000 a 2016; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Alexsandra Cristina de Almeida Ramos

Impacto da Troca de Auditores nos Honorários Pagos pelos Clientes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Marco Aurélio Barros Borges

Gerenciamento de Resultados em Cooperativas de Crédito no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Fernanda Yumi Katori

Impactos das Fintechs e do Blockchain no Sistema Financeiro: Uma Análise Crítico-Reflexiva; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Thaynara Barbosa Ribeiro

Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira: Impacto das Variáveis Macroeconômicas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Alline Silva de Carvalho

Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira de 2000 a 2016: Evolução dos Indicadores de Retorno e Custo de Oportunidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Mayco Leonardo Santana Santos

Evidenciação do Sistema de Controles Internos por Parte dos Principais Bancos Brasileiros; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Fernando Augusto Cardoso

Perdas Esperadas versus Perdas Incorridas: Qual Modelo Reflete mais Apropriadamente as Perdas Efetivas dos Bancos Brasileiros?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Juliana Almeida Santana Lauton

Análise do Grau de Evidenciação de Instrumentos Financeiros dos 10 Maiores Bancos Brasileiros; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Júlia Virgínia dos Santos Pires Maciel

Evidenciação do Ajuste a Valor Justo na DVA por Empresas que Operam com Ativos Biológicos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Bruno Akira Suzuki

Evidenciação e Provisionamento das Garantias Financeiras pelos Bancos Brasileiros nas Demonstrações Financeiras em IFRS e BRGAAP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

MATHEUS DE ASSIS MICHELETTO

Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa em Bancos Brasileiros: Impactos da Adoção do Modelo Previsto na IFRS 9; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Luísa Pereira Rodrigues

Impacto da Divulgação da Materialidade de Auditoria: Um Estudo Experimental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Pedro de Castro Niemeyer

Penalidades em Auditoria: Um Estudo nos Processos Administrativos Sancionados contra Auditores Independentes, Julgados pela CVM entre 2000 e 2016; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Alexandre Oliveira da Silva

Análise do Impacto da Política de Dividendos no Valor de Mercado das Instituições Financeiras Listadas na BM&FBovespa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Ivan Ribeiro Mello

Duas Décadas e Meia de Pesquisa em Auditoria: Estatísticas sobre os Autores, a Filiação e os Assuntos nos Artigos sobre Auditoria nos Periódicos Brasileiros; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Karla Marisa Fernandes Barbosa

Duas Décadas e Meia de Pesquisa em Auditoria: Estatísticas sobre a produção Científica sobre Auditoria nos Periódicos Brasileiros; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Edilene Seles Silva

Mapeamento dos Processos Administrativos Sancionadores Julgados pela CVM Contra os Auditores Independentes entre 2000 e 2014; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Carolline Sayuri Yamaji

Gap de Expectativas em Auditoria Independente: uma análise da percepção de estudantes de ciências contábeis quanto à responsabilidade do auditor na detecção de erros e fraudes; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Igor Theodoroviz Barreto

Relatório com Modificação de Opinião: Risco para as Empresas de Auditoria?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Flávio Girão Guimarães

Concentração do Mercado de Auditoria Independente na Indústria Bancária Brasileira; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Eriberto Mendes de Araújo Júnior

Evidenciação de Eventos Subsequentes nas Demonstrações e nos Relatórios dos Auditores dos Bancos Brasileiros; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

LUCAS CARVALHO SILVA

Ativos Imobilizados em Instituições Financeiras: Uma Análise Comparativa entre Cosif e IFRS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Rafael Lopes Cardozo de Castro

Razões para Modificação das Opiniões dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Financeiras dos Bancos Atuantes no Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

João Paulo Barros Vasconcelos

Impacto da Adoção das Novas Normas Profissionais nos Relatórios de Auditoria sobre as Demonstrações das Instituições Financeiras que Atuam no Mercado Brasileiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Renan Wilson Lopes Prudêncio

Relação entre as Firmas de Auditoria e o Comitê de Auditoria com as Empresas Listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Mariele Santos Moraes

Percepção da Auditoria Interna por Parte dos Auditados: a Opinião dos Funcionários de uma Entidade Paraestatal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Vanessa Maciel Martins

Evidenciação sobre Risco de Créditos pelos Dez Maiores Bancos Brasileiros nos Padrões IFRS e Cosif; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Rodrigo Pereira Alves

Evidenciação de Instrumentos Financeiros Derivativos: Cumprimento dos Requerimentos dos Padrões Cosif e IFRS pelas Instituições Financeiras; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Bruno Roberto Dourado Teixeira

Evolução da Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira nos Anos 2000: Margem, Giro e Custo de Oportunidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Jéssica Marques de Brito e Silva

Impactos dos Modelos de perda Esperada e de Perda Incorrida nas Carteiras de Crédito dos Bancos Brasileiros; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Eduardo Gonçalves da Moura

Confiabilidade da Mensuração do Valor Justo na Indústria Bancária: Análise da Hierarquia do Valor Justo dos Instrumentos Financeiros; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Rafaell De Sousa Pereira

Comitê de Auditoria: Características e Valor de Mercado das Instituições Financeiras Listadas na BM&FBovespa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Ádlas Dias Conrado

A Relação entre o Comportamento da Taxa Básica de Juros e o Mercado de Crédito; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Lucas Ferreira Miziara

Mensuração e Divulgação de Ativos Biológicos à Luz do CPC 29; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

André Luiz Benite

Basileia III: O Impacto da Não Consideração dos Créditos Tributários na Apuração do Nível de Capital; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Camila Machado Pereira

A Adoção do ICPC 01 e os Impactos Financeiros nas Demonstrações Contábeis das Concessões de Rodovias Brasileiras; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Hugo Almeida de Freitas

O Plano de Negócios como Referência para a Análise da Viabilidade do Investimento; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Cristina Abadia Cândida dos Reis

A Avaliação da Execução Orçamentária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como Forma de Identificar as Prioridades da Gestão; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Paulo Joaquim Cirqueira Filho

A Utilização das Atividades de Arrendamento Mercantil na Gestão do Capital de Giro das Empresas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Otéria Alves de Souza

Adoção do Fluxo de Caixa como Apoio para Tomada de Decisões Gerenciais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Carmen Lúcia Crisóstomo Mendes

Análise de IUnvestimento em Tecnologia da Informação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário Unieuro; Orientador: José Alves Dantas;

Maria do Socorro Alves de Novaes

A Importância da Perícia Contábil nos Processos Trabalhistas; 2004; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;

Maria América N F Carvalho

Avaliação dos Procedimentos Utilizados na Tesouraria de uma Instituição Financeira; 2004; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;

Roberta Corrêa Cabral

Adoção do Fluxo de Caixa como Apoio para a Tomada de Decisões Gerenciais; 2004; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;

Maria Marly de Freitas Porto

Sistema de Informação Contábil como Instrumento de Apoio à Decisão Gerencial; 2004; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;

Cleverson Sílvio de Oliveira

O Balanço Social como Instrumento Estratégico de Prestação de Contas à Sociedade: Aplicação ao Caso da Aracruz; 2004; 46 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;

Térsio Arcúrio Júnior

A Auditoria Interna como Instrumento de Prevenção às Fraudes; 2004; 37 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;

Lucio Aleixo de Luna

Avaliação da Eficiência na Aplicação dos Recursos do SUS no Município de Goiânia, no Período de 2000 a 2002; 2004; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;

Vanessa Santana Ferreira

Auditoria como Instrumento de Controle Interno em Cooperativas; 2004; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Paulista; Orientador: José Alves Dantas;

Rayra Godinho Viana Bahia

Impacto das Transações com Partes Relacionadas no Relatório de Auditoria; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Gabriela Gennari de Souza

Impacto das Transações com Partes Relacionadas no Risco de Auditoria; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Marcelo Jorge Barroso

Divulgação de Eventos Subsequentes no Âmbito do Mercado de Capitais Brasileiro e os Impactos nos Relatórios dos Auditores Independentes; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Juliana Bacelar de Freitas

Penalização aos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro: Características dos Trabalhos; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Jakeline Patrícia Santos

Penalização aos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro: Perfil dos Profissionais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Alline Silva de Carvalho

Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira: Evolução dos Indicadores de Retorno e Comparação com Custo de Oportunidade; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Karyne Soares Sousa

Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira: Margem (Spread), Giro e Alavancagem; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Thaynara Barbosa Ribeiro

Rentabilidade da Indústria Bancária Brasileira: Impacto das Variáveis Macroeconômicas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Antônio Augusto Pinho França de Sá Freire

Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa em Bancos Brasileiros: Comparação entre os Modelos de Perdas Incorridas e de Perdas Esperadas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Fernando Augusto Cardoso

Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa em Bancos Brasileiros: Análise da Suficiência do Valor Reconhecido; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

MATHEUS DE ASSIS MICHELETTO

Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa em Bancos Brasileiros: Impactos da Adoção do Modelo Previsto na IFRS 9; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília; Orientador: José Alves Dantas;

Bruna Azevedo Couto

Determinantes da Remuneração dos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro: Relação entre a remuneração dos auditores e os indicadores econômico-financeiros das companhias auditadas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Alves Dantas;

Paulo Roberto Matos de Carvalho

Determinantes da Remuneração dos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro: Relação entre a remuneração dos auditores e a estrutura de governança corporativa e o porte das companhias auditadas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Alves Dantas;

Thais Neves Silva

Determinantes da Remuneração dos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro: Relação entre a remuneração dos auditores e as características das firmas de auditoria; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Alves Dantas;

Rafael Siqueira de Souza

Determinantes da Remuneração dos Auditores Independentes das Instituições Bancárias Brasileiras; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Alves Dantas;

Produções bibliográficas

  • DANTAS, José Alves ; GUIMARAES, J. L. A. ; SANTOS, D. C. A. . Do auditors react to market behaviour?. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL , v. 15, p. 41-60, 2023.

  • ESPIRITO SANTO, G. S. ; DANTAS, José Alves ; KAWAMOTO, C. T. . RELAÇÃO ENTRE ATIVOS FISCAIS DIFERIDOS E RISCO DE AUDITORIA NOS BANCOS BRASILEIROS. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA , v. 15, p. 7-24, 2023.

  • DANTAS, José Alves ; LEITE, G. B. ; TEIXEIRA, E. E. M. . Determinants of Hedge Accounting Adoption by Brazilian Banks. Revista Catarinense da Ciência Contábil , v. 16, p. e3339, 2023.

  • DANTAS, José Alves ; SOARES, M. F. S. ; SIMOES, D. T. . Impactos do Modelo de Perdas Esperadas da IFRS 9 nos Bancos Brasileiros: Ocorreu o Previsto?. Revista de Contabilidade da UFBA , v. 17, p. e2156, 2023.

  • CAMARGO, A. M. ; DANTAS, José Alves . Impact of Social Media Lives on Stocks Returns in the Brazilian Market. Revista Contabilidade & Finanças (Impresso) , v. 34, p. e1847, 2023.

  • MORANT VIEIRA GONÇALVES PEREIRA, DIMMITRE ; MIRANDA RODRIGUES, JOMAR ; ALVES DANTAS, JOSÉ . Influência dos Ciclos Político-Orçamentários na Política de Investimentos das Companhias Estatais de Saneamento Listadas. REVISTA DE CONTABILIDADE DA UFBA , v. 17, p. e2308, 2023.

  • CARVALHO, J. A. ; MENDONCA, J. C. G. ; FARIA JUNIOR, M. S. ; DANTAS, José Alves . Gerenciamento de resultados e de capital por bancos latino-americanos com instrumentos financeiros. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL , v. 14, p. 23-43, 2022.

  • MAKIUCHI, C. R. ; MENDES, Paulo César de Melo ; DANTAS, José Alves . Relação entre a Relevância dos Instrumentos Financeiros Derivativos e a Menção nos Relatórios dos Auditores Independentes. REVISTA MINEIRA DE CONTABILIDADE , v. 23, p. 33-43, 2022.

  • SOUSA, R. A. M. ; BARBOSA, M. B. ; DANTAS, José Alves ; SILVA, César Augusto Tibúrcio . GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS LATINO-AMERICANAS COM PROVISÃO PARA PERDAS DE CRÉDITO. CONTABILIDADE VISTA & REVISTA , v. 33, p. 106-128, 2022.

  • BOSCIA, MANUELA RODRIGUES ; DANTAS, JOSÉ ALVES ; LEONE, VITOR ; KIMURA, HERBERT . Effects of the ECL Model on Regulatory Capital in European Banks. International Journal of Finance & Banking Studies (2147-4486) , v. 11, p. 01-13, 2022.

  • ARAUJO, MAYSE DOS REIS ; DANTAS, JOSÉ ALVES . The auditors? position on operational continuity in banks in financial distress. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE) , v. 33, p. 1-16, 2022.

  • DANTAS, José Alves ; SOUZA, G. G. ; BAHIA, R. G. V. . Impacto das Transações com Partes Relacionadas na Auditoria. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ) , v. 17, p. 75-94, 2022.

  • ARAUJO, M. R. ; ANDRADE, W. G. ; ALCANTARA, L. T. ; DANTAS, José Alves . A Reação do Mercado à Divulgação da Fraude e à Atuação do Seguro Depósito: o Caso do Banco Panamericano. REVISTA EVIDENCIACAO CONTABIL & FINANCAS , v. 10, p. 102-117, 2022.

  • BOSCIA, M. R. ; DANTAS, José Alves ; LEONE, VITOR ; KIMURA, H. . Expected Credit Losses and Regulatory Capital: Effects of IFRS 9 in European Banks. Journal of Finance and Accounting , v. 10, p. 49-59, 2022.

  • CARVALHO, J. A. ; DANTAS, José Alves . Relationship between market discipline and capital buffers in Brazilian banks,. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE) , v. 32, p. 109-125, 2021.

  • FARIA JUNIOR, M. S. ; MACHADO, M. R. R. ; DANTAS, José Alves . Fraude Corporativa e Gerenciamento de Resultados: Um Estudo em Instituições Bancárias Brasileiras. ENFOQUE: REFLEXÃO CONTÁBIL (IMPRESSO) , v. 40, p. 115-134, 2021.

  • OLIVEIRA, R. X. ; SILVA, N. O. ; GONCALVES, R. S. ; DANTAS, José Alves . Ganhos Potenciais do Uso do Blockchain na Avaliação do Risco de Crédito. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ) , v. 16, p. 64-82, 2021.

  • BARROSO, M. J. ; DANTAS, José Alves . Eventos Subsequentes: Determinantes da Divulgação Pelas Companhias e da Consideração no Relatório dos Auditores. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 45493-45520, 2021.

  • KAWAMOTO, C. T. ; DANTAS, José Alves ; ANTIQUEIRA, J. R. M. . Relação entre a introdução dos principais assuntos de auditoria e o audit delay no Brasil. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE , v. 18, p. 92-110, 2021.

  • NASCIMENTO, M. R. ; SOUSA, R. A. M. ; DANTAS, José Alves ; GOMES NETO, J. T. ; OLIVEIRA, W. A. . Gerenciamento de Resultados em Bancos Mediante a Divulgação do Lucro Ajustado por Itens Extraordinários. REVISTA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE , v. 15, p. 467-485, 2021.

  • MENDONCA, J. C. G. ; MACHADO, M. R. R. ; ZANOLLA, E. ; DANTAS, José Alves . Transação com Parte Relacionada como Instrumento de Fraudes Corporativas em Bancos Brasileiros. CONTABILIDADE VISTA & REVISTA , v. 32, p. 195-216, 2021.

  • SOUSA, R. R. C. ; DANTAS, José Alves ; CAMPOS, L. A. . Derivativos com Finalidade de Hedge ou Especulação? Estudo com Empresas de Materiais Básicos da B3. Revista Inovar Contábil , v. 2, p. 2-16, 2021.

  • SOUSA, R. A. M. ; NASCIMENTO, M. R. ; DANTAS, José Alves ; GONCALVES, R. S. . Lucro Contábil versus Resultado Recorrente: Evidências da Persistência na Indústria Bancária Brasileira. REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL , v. 17, p. 106-126, 2021.

  • GUIA, L. D. ; DANTAS, José Alves . Value relevance of deferred tax assets in the Brazilian banking industry. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE) , v. 31, p. 33-49, 2020.

  • ZANON, A. R. M. ; DANTAS, José Alves . Market Reaction to the Issuance of Capital Instruments by Brazilian Banks. BBR - Brazilian Business Review , v. 17, p. 1-23, 2020.

  • CAMPOS, C. R. ; DANTAS, José Alves ; ALVES, C. A. M. . Retorno dos Bancos Públicos Federais versus Custo de Oportunidade dos Recursos Investidos pelo Tesouro Nacional. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL , v. 12, p. 92-111, 2020.

  • SILVEIRA, E. D. ; DANTAS, José Alves . Remuneração do Auditor ea Prática de Gerenciamento de Resultados. Revista Inovar Contábil , v. 1, p. 8-26, 2020.

  • FREITAS, J. B. ; SANTOS, J. P. ; DANTAS, José Alves . Determinantes do Grau de Penalização contra Auditores Independentes no Brasil. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE , v. 17, p. 115-130, 2020.

  • BARBOSA, E. G. ; DANTAS, José Alves ; SANTOS, D. N. . Gestão dos Recursos de Tempo de Auditoria: Modelo Matemático de Estimação e de Controle. REVISTA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIAO , v. 145, p. 29-44, 2020.

  • PONTE, D. M. ; DANTAS, José Alves ; NUNES, D. M. S. . Modificação de Opinião dos Auditores por Risco de Continuidade Operacional no Brasil. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA , v. 12, p. 28-47, 2020.

  • GUIA, L. D. ; DANTAS, José Alves . Ativos Fiscais Diferidos na Indústria Bancária Brasileira: Impactos do Ajuste a Valor Presente. CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA , v. 22, p. 19-37, 2019.

  • CARDOSO, VANESSA RODRIGUES DOS SANTOS ; CAMPOS, LORENA ALMEIDA ; DANTAS, JOSÉ ALVES ; MEDEIROS, OTÁVIO RIBEIRO DE . Factors associated with the structural liquidity of banks in Brazil. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE) , v. 30, p. 252-267, 2019.

  • DANTAS, José Alves ; DUARTE, C. S. ; FERNANDES, B. V. R. . Ciclos Econômicos e Mercado de Crédito: A Atuação dos Bancos Públicos. Revista de Contabilidade da UFBA , v. 13, p. 82-102, 2019.

  • SANTANA, L. R. ; SILVA, F. J. ; DANTAS, José Alves ; BOTELHO, D. R. . Auditing Banks: Relationship Between Issues Cited in Modified Opinion, Emphasis and KAM. Revista Catarinense da Ciência Contábil , v. 18, p. 1-17, 2019.

  • PORFIRIO, L. V. ; FERNANDES, B. V. R. ; DANTAS, José Alves . Um Retrato do Cooperativismo de Crédito no Brasil: Perfil dos Municípios Brasileiros em Dezembro de 2017. REVISTA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS , v. 6, p. 201-218, 2019.

  • PINHEIRO, M. C. ; ZANON, A. R. M. ; DANTAS, José Alves ; FERNANDES, B. V. R. . Use of Commodity Futures Contracts as a Way to Optimize Investment Portfolios of the Brazilian Market. REVISTA EVIDENCIACAO CONTABIL & FINANCAS , v. 7, p. 5-23, 2019.

  • CARVALHO, D. L. ; CARVALHO, L. O. ; DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Reação do Mercado à Opinião Modificada da Auditoria: Valor de Mercado e Percepção de Risco. REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL , v. 15, p. 97-115, 2019.

  • FIGUEIREDO, R. B. ; DANTAS, José Alves . Influência dos Bancos Públicos no Spread Bancário Brasileiro. REVISTA DE CONTABILIDADE DA UFBA , v. 13, p. 68-87, 2019.

  • FRANCA JUNIOR, P. M. ; DANTAS, José Alves . Risco de Portfólio para Carteiras de Crédito Educativo, com Uso de Modelo de Perdas Esperadas. Revista do TCU , v. 144, p. 104-131, 2019.

  • DANTAS, José Alves ; RAMOS, A. C. A. . Impacto da Troca de Auditores nos Honorários de Auditoria. REVISTA DE GESTÃO E CONTABILIDADE DA UFPI , v. 6, p. 33-48, 2019.

  • CARVALHO, J. A. ; PEREIRA, J. V. ; DANTAS, José Alves . As Instituições Financeiras Brasileiras Usam a PCLD para Gerenciamento de Capital?. ENFOQUE: REFLEXÃO CONTÁBIL (IMPRESSO) , v. 37, p. 127-140, 2018.

  • BEYLE, Antônio Maria Henri ; LUSTOSA, P. R. B. ; DANTAS, José Alves . The Cyclicality of Loan Loss Provision in Brazilian Commercial Banks. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.) , v. 15, p. 246-261, 2018.

  • SILVA, T. C. ; DANTAS, José Alves . Audit Assertions and Change of Auditors? Opinion in the Brazilian Market. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade , v. 12, p. 79-92, 2018.

  • DANTAS, José Alves ; BORGES, M. A. B. ; FERNANDES, B. V. R. . Gerenciamento de Resultados Contábeis em Cooperativas de Crédito no Brasil. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL , v. 10, p. 342-363, 2018.

  • CAPOVILLA, R. A. ; GONCALVES, R. S. ; DANTAS, José Alves ; OLIVEIRA, A. B. S. . Modelo de Maturidade de Estruturas de Controle Interno em Organizações Governamentais. ADVANCES IN SCIENTIFIC AND APPLIED ACCOUNTING , v. 11, p. 267-289, 2018.

  • MACIEL, J. V. S. P. ; DANTAS, José Alves ; BOTELHO, D. R. . Evidenciação do Ajuste a Valor Justo na DVA por Empresas que Exploram Ativos Biológicos. Custos e Agronegocio On Line , v. 14, p. 377-400, 2018.

  • CAPPELLESSO, G. ; ROCHA, L. C. N. ; DANTAS, José Alves . Value Relevance da Perda por Redução ao Valor Recuperável do Goodwill: Evidências das Empresas Listadas na BM&FBovespa. CONTABILIDADE VISTA & REVISTA , v. 29, p. 102-120, 2018.

  • CASTRO, R. L. C. ; VASCONCELOS, J. P. B. ; DANTAS, José Alves . Impactos das Normas Internacionais de Auditoria nos Relatórios dos Auditores sobre as Demonstrações Financeiras dos Bancos Brasileiros. Revista Ambiente Contábil , v. 9, p. 1-20, 2017.

  • DANTAS, José Alves ; MICHELETTO, M. A. ; CARDOSO, F. A. ; FREIRE, A. A. P. F. S. . Perdas em Crédito nos Bancos Brasileiros: Modelos de Perdas Esperadas e de Perdas Incorridas e Impactos da IFRS 9. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade , v. 7, p. 156-175, 2017.

  • DANTAS, José Alves ; BARRETO, I. T. ; CARVALHO, P. R. M. . Relatório com Modificação de Opinião: Risco para o Auditor?. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE , v. 14, p. 140-157, 2017.

  • MELLO, I. R. ; BARBOSA, K. M. F. ; DANTAS, José Alves ; BOTELHO, D. R. . 25 Anos de Publicação em Auditoria: Análise Bibliométrica sob o Ponto de Vista da Lei de Lotka, Lei de Zipf e Ponto de Transição (T) de Goffman. Revista de Estudos Contábeis , v. 8, p. 45-65, 2017.

  • LEITAO, J. M. ; DANTAS, José Alves . Materialidade em Auditoria Financeira no Setor Público: a Prática Internacional e a Opinião de Especialistas Brasileiros. Contabilidade, Gestão e Governança , v. 19, p. 146-166, 2016.

  • CUNHA, E. S. ; DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Dois Modelos Contemporâneos de Divulgação Financeira na Indústria Bancária Brasileira: Qual é Mais Conservador?. Advances in Scientific and Applied Accounting , v. 9, p. 301-317, 2016.

  • MEDRADO, F. C. ; CELLA, G. ; PEREIRA, J. V. ; DANTAS, José Alves . RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE INTANGIBILIDADE DOS ATIVOS E O VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS. Revista de Contabilidade e Organizações , v. 10, p. 32-44, 2016.

  • DANTAS, José Alves ; CARVALHO, P. R. M. ; COUTO, B. A. ; SILVA, T. N. . Determinantes da Remuneração dos Auditores Independentes no Mercado de Capitais Brasileiro. Revista Universo Contábil , v. 12, p. 68-85, 2016.

  • MOURA, E. G. ; DANTAS, José Alves . Nível de Confiabilidade do Valor Justo dos Instrumentos Financeiros nas Instituições Bancárias Brasileiras. Revista Ambiente Contábil , v. 7, p. 171-189, 2015.

  • DANTAS, JOSÉ ALVES ; MEDEIROS, OTAVIO RIBEIRO DE . Quality Determinants of Independent Audits of Banks. Revista Contabilidade & Finanças (Online) , v. 26, p. 43-56, 2015.

  • SILVA, A.O. ; DANTAS, J.A. . IMPACTO DA POLÍTICA DE DIVIDENDOS NO VALOR DE MERCADO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade , v. 5, p. 43-63, 2015.

  • GUIMARÃES, FLÁVIO GIRÃO ; DANTAS, JOSÉ ALVES . Concentração do Mercado de Auditoria na Indústria Bancária Brasileira. Revista Evidenciação Contábil & Finanças , v. 3, p. 84-103, 2015.

  • MOTA, A. F. S. ; DANTAS, José Alves . Avaliação da Efetividade do Controle Interno pelas Percepções da Própria Administração e da Controladoria-Geral da União (CGU): o Caso do Ministério da Saúde. Revista da CGU , v. 7, p. 199-227, 2015.

  • DANTAS, JOSÉ ALVES ; COSTA, FÁBIO MORAES DA ; NIYAMA, Jorge Katsumi ; MEDEIROS, OTÁVIO RIBEIRO DE . Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Revista Contabilidade & Finanças (Online) , v. 25, p. 07-18, 2014.

  • MARTINS, V. M. ; DANTAS, José Alves . Evidenciação sobre Risco de Crédito pelos Bancos Brasileiros nas Demonstrações Financeiras em IFRS e Cosif. REVISTA DE GESTÃO E CONTABILIDADE DA UFPI , v. 1, p. 42-60-60, 2014.

  • DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; GALDI, Fernando Caio ; COSTA, Fábio Morais . Gerenciamento de Resultados em Bancos com Uso de TVM: Validação de Modelo de Dois Estágios. Revista de Contabilidade e Finanças , v. 24, p. 37-54, 2013.

  • FERNANDES, B. V. R. ; DANTAS, José Alves ; SANTOS, Flávia Souza . Crédito Imobiliário: Uma Análise das Carteiras dos Maiores Bancos do Pais. Enfoque: Reflexão Contábil (Impresso) , v. 32, p. 77-91, 2013.

  • DANTAS, José Alves ; GALDI, Fernando Caio ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Discricionariedade na Mensuração de Derivativos como Mecanismo de Gerenciamento de Resultados em Bancos. Revista Brasileira de Finanças: RBFin = RBFin: Brazilian Finance Review , v. 11, p. 17-48, 2013.

  • DANTAS, José Alves ; PAULO, Edilson ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Conservadorismo Condicional na Indústria Bancária em Situações de Maior Percepção de Risco. Revista Universo Contábil , v. 9, p. 83-103, 2013.

  • PRIMO, U. R. ; DANTAS, José Alves ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Determinantes da Rentabilidade Bancária no Brasil. Base (UNISINOS) , v. 10, p. 308-323, 2013.

  • DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa . The Role of economic variables and credit portfolio attributes for estimating discretionary loan loss provisions in Brazilian banks. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online) , v. 10, p. 65-90, 2013.

  • DANTAS, José Alves ; CHAVES, Simone de Mesquita Teixeira ; SOUZA, Gersonete de Araújo ; SILVA, Eduardo Monteiro . Concentração de Auditoria no Mercado de Capitais Brasileiro. Revista de Contabilidade e Organizações , v. 6, p. 4-21, 2012.

  • DANTAS, José Alves ; Medeiros ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues . Determinantes do Spread Bancário Ex-Post no Mercado Brasileiro. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online) , v. 13, p. 48-74, 2012.

  • LUSTOSA, P. R. B. ; DANTAS, José Alves ; FERNANDES, B. V. R. ; SILVA, J. D. G. . A Moral do Contador Brasileiro: Uma Avaliação por meio da Escala Ética Multidimensional. Contabilidade Vista & Revista , v. 23, p. 15-45, 2012.

  • DANTAS, José Alves ; SILVA, César Augusto Tibúrcio ; DANTAS, J. M. M. . O efeito de estímulos morais e éticos como resposta ao problema do risco moral: uma verificação experimental em grupos de estudantes de Ciências Contábeis. Contextus (Fortaleza) , v. 10, p. 36-47, 2012.

  • DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; PAULO, Edilson . Relação entre Concentração e Rentabilidade no Setor Bancário Brasileiro. Revista Contabilidade & Finanças (Impresso) , v. 22, p. 5-28, 2011.

  • DANTAS, José Alves ; CHAVES, Simone de Mesquita Teixeira ; SILVA, Michela Rodrigues da ; CARVALHO, Roberto Pires de . Determinações de Refazimento/Republicação de Demonstrações Financeiras pela CVM: O Papel dos Auditores Independentes. Revista Universo Contábil , v. 7, p. 45-64, 2011.

  • DANTAS, José Alves ; SILVA, César Augusto Tibúrcio ; SANTANA, Cláudio Moreira ; VIEIRA, Eduardo Tadeu . Padrões de Comunicação Científica em Contabilidade: Um comparativo entre a Revista Contabilidade e Finanças e a The Accounting Review. Revista Contemporânea de Contabilidade (UFSC) , v. 8, p. 11-36, 2011.

  • NIYAMA, Jorge Katsumi ; COSTA, Fábio Morais ; DANTAS, José Alves ; BORGES, Erivan Ferreira . Evolução da Regulação da Auditoria Independente no Brasil: Análise Crítica, a partir da Teoria da Regulação. Advances in Scientific and Applied Accounting , v. 4, p. 127-161, 2011.

  • DANTAS, José Alves ; RODRIGUES, Fernanda Fernandes ; RODRIGUES, Jomar Miranda ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues . Determinantes do grau de evidenciação de risco de crédito pelos bancos brasileiros. Revista Contabilidade & Finanças (Impresso) , v. 21, p. 1-27, 2010.

  • DANTAS, José Alves ; RODRIGUES, Fernanda Fernandes ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; MARCELINO, Gileno Fernandes . Custo-benefício do controle: proposta de um método para avaliação com base no COSO. Contabilidade, Gestão e Governança , v. 13, p. 3-19, 2010.

  • DANTAS, José Alves ; RODRIGUES, Fernanda Fernandes ; NIYAMA, Jorge Katsumi ; MENDES, Paulo César de Melo . Normatização Contábil Baseada em Princípios ou em Regras? Benefícios, Custos, Oportunidades e Riscos. Revista de Contabilidade e Organizações , v. 4, p. 1, 2010.

  • MARQUES, R. S. ; SILVA, Tiago Fonseca ; DANTAS, José Alves . O Preço de Transferência no Brasil. RUC. Revista Unieuro de Contabilidade , v. 2, p. 3, 2009.

  • GERONIMO, L. M. ; LEITE, J. E. D. ; DANTAS, José Alves ; LIMA, J. V. S. . Governança Corporativa: Uma Abordagem Segundo a Lei Sarbanes-Oxley. RUC. Revista Unieuro de Contabilidade , v. 2, p. 4, 2009.

  • ALMEIDA, J. M. ; ALMEIDA, M. A. S. ; NASCIMENTO, M. M. S. ; DANTAS, José Alves . Auditoria Cidadã: Compreender e Acompanhar o Orçamento, como Forma de Democratizar as Contas Públicas. RUC. Revista Unieuro de Contabilidade , v. 1, p. 5, 2008.

  • RODRIGUES, L. F. ; DANTAS, José Alves . Reserva de Reavaliação: Uma Análise Teórico-Empírica à Luz da Lei 11.638, de 27 de Dezembro de 2007. RUC. Revista Unieuro de Contabilidade , v. 1, p. 6, 2008.

  • DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa . Reação do Mercado à Alavancagem Operacional: Um Estudo Empírico no Brasil. Revista Contabilidade & Financas , v. 41, p. 72-86, 2006.

  • DANTAS, José Alves ; ZENDERSKY, Humberto Carlos ; NIYAMA, Jorge Katsumi ; SANTOS, Sérgio Carlos dos . A Dualidade entre os Benefícios do Disclosure e a Relutância das Organizações em Aumentar o Grau de Evidenciação. E & G. Economia e Gestão , v. 5, p. 56-76, 2005.

  • RAMOS, A. C. A. ; DANTAS, José Alves . Impacto da troca de auditores nos honorários pagos pelos clientes. In: Eloi Martins Senhoras. (Org.). Auditoria: da teoria à empiria. 1ed.Boa Vista: Iole Editores, 2022, v. 1, p. 1-216.

  • BORGES, Erivan Ferreira ; Lima, Diogo Henrique Silva de ; DANTAS, JOSÉ ALVES . Resolução de problemas e tomada de decisão em contabilidade: Paradigma da subjetividade no confronto entre a essência e a forma. Tópicos em Administração - Volume 39. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2021, v. 39, p. 162-174.

  • Gomes Neto, Joao Tupinambá ; DANTAS, JOSÉ ALVES ; NIYAMA, Jorge Katsumi . DETERMINANTES DO RATING DE CRÉDITO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS EM PAÍSES EMERGENTES E NÃO-EMERGENTES. In: João Dallamuta; Luiz César de Oliveira; Henrique Ajuz Holzmann. (Org.). Administração, Empreendedorismo e Inovação 6. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 347-367.

  • SANTOS, M. A. C. ; DIAS, L. N. S. ; DANTAS, José Alves . Teorias normativa e positiva da contabilidade. In: Jorge Katsumi Niyama. (Org.). Teoria Avançada da Contabilidade. 1ed.São Paulo: Atlas, 2014, v. 1, p. 1-37.

  • DANTAS, José Alves ; RODRIGUES, Fernanda Fernandes ; MENDES, Paulo César de Melo ; NIYAMA, Jorge Katsumi . Normatização da contabilidade: princípios versus regras. In: Jorge Katsumi Niyama. (Org.). Teoria Avançada da Contabilidade. 1ed.São Paulo: Atlas, 2014, v. 1, p. 67-94.

  • CAMARGO, A. M. ; DANTAS, José Alves . Outlook of Voluntary Disclosure in Social Media. In: European Accounting Association - 45th Annual Congress, 2023, Helsinki-Spoo, Finland. European Accounting Association - 45th Annual Congress, 2023.

  • SILVA, J. M. M. ; BORGES, Erivan Ferreira ; DANTAS, José Alves . Principais Assuntos de Auditoria: Associação com o Nível de Discricionariedade dos Accruals e o Risco de Litígio. In: XVII Congresso Anpcont, 2023, São Paulo. XVII Congresso Anpcont, 2023.

  • SILVA, S. F. ; DANTAS, José Alves . Efeitos da Adoção do IFRS 9 sobre a Auditoria dos Instrumentos Financeiros. In: 6 Congresso UnB de Iniciação Científica em Contabilidade e Governança, 2023, Brasília. 6 Congresso UnB de Iniciação Científica em Contabilidade e Governança, 2023.

  • BORBA, B. R. ; DANTAS, José Alves . Instrumentos Financeiros em Bancos: Classificação e Hierarquia do Valor Justo. In: 6 Congresso UnB de Iniciação Científica em Contabilidade e Governança, 2023, Brasília. 6 Congresso UnB de Iniciação Científica em Contabilidade e Governança, 2023.

  • FERREIRA, E. R. ; OLIVEIRA, B. A. ; DANTAS, José Alves . Descriptografando a Contabilidade de Criptomoedas. In: 9 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2023, Brasília. 9 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2023.

  • SILVA, J. M. M. ; BORGES, Erivan Ferreira ; DANTAS, José Alves . Principais Assuntos de Auditoria: Associação com o Nível de Discricionariedade dos Accruals e o Risco de Litígio. In: XVII Congresso Anpcont, 2023, São Paulo. XVII Congresso Anpcont, 2023.

  • MARTINS, G. A. ; DANTAS, José Alves . Determinantes de Indícios de Fraudes em Bancos Brasileiros. In: 20 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2023, São Paulo. 20 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2023.

  • DANTAS, José Alves ; LEITE, G. B. ; TEIXEIRA, E. E. M. . Determinantes para a Adoção do Hedge Accounting pelos Bancos Brasileiros. In: XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022, 2022, Remoto. XLVI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2022, 2022.

  • MONTEIRO, A. ; DANTAS, José Alves . Relação entre as Fragilidades do Controle Interno e a Modificação de Opinião do Auditor. In: VII Congresso de Iniciação Científica FURB, 2022, Blumenau. VII Congresso de Iniciação Científica FURB, 2022.

  • GUIMARAES, J. L. A. ; SANTOS, D. C. A. ; DANTAS, José Alves . Os Auditores Reagem ao Comportamento do Mercado?. In: 8 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2022, Brasília. 8 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2022.

  • COLARES, A. C. V. ; PINHEIRO, L. E. T. ; DANTAS, José Alves ; TAKAMATSU, R. T. . Fatores que Afetam a Divulgação dos Principais Assuntos de Auditoria na Ótica dos Especialistas. In: 8 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2022, Brasília. 8 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2022.

  • CAMPOS, L. A. ; DANTAS, José Alves . Múltiplas faces da carga e da agressividade tributária dos bancos brasileiros, a partir de variações da effective Tax Rate. In: XVI Congresso Anpcont, 2022, Foz do Iguaçu. XVI Congresso Anpcont, 2022.

  • COLARES, A. C. V. ; PINHEIRO, L. E. T. ; DANTAS, José Alves ; TAKAMATSU, R. T. . Fatores determinantes da divulgação dos principais assuntos de auditoria nas empresas não financeiras listadas na B3. In: XVI Congresso Anpcont, 2022, Foz do Iguaçu. XVI Congresso Anpcont, 2022.

  • CAMARGO, A. M. ; DANTAS, José Alves . Impacto das realizações de lives sobre o retorno das ações no mercado brasileiro. In: XVI Congresso Anpcont, 2022, Foz do Iguaçu. XVI Congresso Anpcont, 2022.

  • ZARRO, L. G. R. ; CAMPOS, L. A. ; DANTAS, José Alves . Relação entre a Agressividade Tributária e Honorários de Auditoria no Brasil. In: 18 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2021, São Paulo. 18 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2021.

  • RIBEIRO, P. H. N. ; BOTELHO, D. R. ; DANTAS, José Alves . Nível de Alfabetização Financeira: Um Estudo sobre os Comportamentos, Atitudes e Conhecimentos Financeiros dos Profissionais e Estudantes da Área Contábil. In: XLV Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2021, 2021, On line. XLV Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2021, 2021.

  • SOARES, M. F. S. ; DANTAS, José Alves ; SIMOES, D. T. . Impactos do Modelo de Perdas Esperadas da IFRS 9 nos Bancos Brasileiros: Ocorreu o Previsto?. In: 7 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2021, Brasília. 7 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2021.

  • ESPIRITO SANTO, G. S. ; DANTAS, José Alves ; KAWAMOTO, C. T. . Os AFD como Determinante do Risco de Auditoria nos Bancos Brasileiros. In: 7 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2021, Brasília. 7 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2021.

  • ARAUJO, M. R. ; DANTAS, José Alves . Determinantes do Posicionamento dos Auditores sobre Going Concern em Instituições Financeiras em Financial Distress. In: XX USP International Conference in Accounting, 2020, São Paulo. XX USP International Conference in Accounting, 2020.

  • KAWAMOTO, C. T. ; DANTAS, José Alves ; ANTIQUEIRA, J. R. M. . Relação entre a Introdução dos Principais Assuntos de Auditoria e o Audit Delay no Brasil. In: XX International Conference in Accounting, 2020, São Paulo. XX International Conference in Accounting, 2020.

  • MENDONCA, J. C. G. ; MACHADO, M. R. R. ; ZANOLLA, E. ; DANTAS, José Alves . Gerenciamento de Resultado e Transações com Partes Relacionadas: Análise em Bancos Brasileiros de Capital Aberto. In: 10 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2020, Florianópolis. 10 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2020.

  • BOSCIA, M. R. ; DANTAS, José Alves . O Risco Regulatório dos Bancos Impacta o Risco de Auditoria, Refletido nos Honorários?. In: XLIV Encontro da ANPAD - EnANPAD 2020, 2020, On line. XLIV Encontro da ANPAD - EnANPAD 2020, 2020.

  • CARVALHO, J. A. ; MENDONCA, J. C. G. ; FARIA JUNIOR, M. S. ; DANTAS, José Alves . Gerenciamento de Resultados e de Capital por Bancos Latinoamericanos com Instrumentos Financeiros. In: 1 Congresso UFG de Contabilidade, Controladoria e Finanças, 2020, Goiânia. https://drive.google.com/file/d/1Xvf90E92I3T9ulHbxpdYxl_VT-C4hbDe/view, 2020.

  • BARROSO, M. J. ; DANTAS, José Alves . Eventos Subsequentes: Determinantes da Divulgação pelas Companhias e da Consideração no Relatório dos Auditores. In: 6 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2020, Brasília. 6 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2020.

  • SOUSA, T. S. ; DANTAS, José Alves ; SANTANA, Cláudio Moreira . Efeitos do IFRS 9 no Gerenciamento de Resultados, em Bancos, por meio da Classificação dos Instrumentos Financeiros. In: 3 Congresso UnB de Iniciação Científica - CCG/UnB, 2020, Brasília. 3 Congresso UnB de Iniciação Científica - CCG/UnB, 2020.

  • CELLA, G. ; LUSTOSA, P. R. B. ; DANTAS, José Alves . Importância Relativa Dos Patrimônios Físico e Intangível na Formação do Valor Econômico da Empresa. In: XIII Congresso Anpcont, 2019, São Paulo. XIII Congresso Anpcont, 2019.

  • CARVALHO, J. A. ; DANTAS, José Alves . Relação entre a Disciplina de Mercado e o Buffer de Capital nos Bancos Brasileiros. In: XIX USP International Conference in Accounting, 2019, São Paulo. XIX USP International Conference in Accounting, 2019.

  • OLIVEIRA, R. R. A. ; BOSCIA, M. R. ; DANTAS, José Alves . Impacto da Defasagem Temporal das Informações Financeiras na Avaliação do Rating das Instituições Bancárias. In: XIX USP International Conference in Accounting, 2019, São Paulo. XIX USP International Conference in Accounting, 2019.

  • CAMPOS, C. R. ; DANTAS, José Alves ; ALVES, C. A. M. . Retorno dos Bancos Públicos Federais Versus Custo de Oportunidade dos Recursos Investidos pelo Tesouro Nacional. In: XVI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2019, São Paulo. XVI Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2019.

  • ARAUJO, M. R. ; ANDRADE, W. G. ; ALCANTARA, L. T. ; DANTAS, José Alves . A Reação do Mercado à Divulgação do Escândalo e à Atuação do FGC no Caso do Banco Panamericano. In: 9° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2019, Florianopolis. 9° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2019.

  • CUNHA, E. S. ; GALDI, Fernando Caio ; DANTAS, José Alves . Avaliação no Reconhecimento de Perdas de Crédito nos Bancos Brasileiros. In: XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2019, 2019, São Paulo. XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2019, 2019.

  • OLIVEIRA, R. X. ; SILVA, N. O. ; GONCALVES, R. S. ; DANTAS, José Alves . Ganhos Potenciais do Uso do Blockchain na Avaliação do Risco de Crédito. In: XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) 2019, 2019, Porto/Portugal. XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) 2019, 2019.

  • FREITAS, J. B. ; SANTOS, J. P. ; DANTAS, José Alves . Determinantes do Grau de Penalização contra Auditores Independentes no Brasil. In: XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) 2019, 2019, Porto/Portugal. XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) 2019, 2019.

  • CUNHA, E. S. ; GALDI, Fernando Caio ; DANTAS, José Alves . Avaliação dos Modelos de Reconhecimento das Perdas de Crédito nos Bancos Brasileiros. In: Conferencia Interamericana de Contabilidade ? CIC 2019, 2019, Cartagena/Colômbia. Conferencia Interamericana de Contabilidade ? CIC 2019, 2019.

  • PONTE, D. M. ; DANTAS, José Alves ; NUNES, D. M. S. . Modificação de Opinião dos Auditores por Risco de Continuidade Operacional. In: 5th UnB International Conference on Accounting and Governance, 2019, Brasilia. 5th UnB International Conference on Accounting and Governance, 2019.

  • NIYAMA, Jorge Katsumi ; GOMES NETO, J. T. ; DANTAS, José Alves . Determinants in the Credit Rating of Financial Institutions in Emerging and Non-Emerging Countries. In: 41st Annual Congress of the European Accounting Association, 2018, Milan, Italy. 41st Annual Congress of the European Accounting Association, 2018.

  • GUIA, L. D. ; DANTAS, José Alves . Relevância Informacional dos Ativos Fiscais Diferidos na Indústria Bancária Brasileira. In: XVIII USP International Conference in Accounting, 2018, São Paulo. XVIII USP International Conference in Accounting, 2018.

  • CARVALHO, D. L. ; CARVALHO, L. O. ; DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Reação do Mercado à Opinião Modificada da Auditoria: Valor de Mercado e Percepção de Risco. In: 4 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2018, Brasilia (DF). 4 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2018.

  • SANTANA, L. R. ; SILVA, F. J. ; DANTAS, José Alves ; BOTELHO, D. R. . Relatórios de Auditoria em Bancos: Assuntos Citados em Modificação de Opinião, Ênfase ou PAA. In: 1 Congresso UnB CGG de Iniciação Científica, 2018, Brasília (DF). 1 Congresso UnB CGG de Iniciação Científica, 2018.

  • PEDELHES, M. O. ; DEUS, T. L. G. ; SILVA, T. C. ; DANTAS, José Alves . Mobile e Internet Banking: Impacto na Rentabilidade das Instituições Financeiras Brasileiras. In: 4 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2018, Brasília (DF). 4 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2018.

  • SILVEIRA, E. D. ; DANTAS, José Alves . Remuneração do Auditor e a Prática de Gerenciamento de Resultados. In: XI Congresso Anpcont, 2017, Belo Horizonte (MG). XI Congresso Anpcont, 2017.

  • CAPPELLESSO, G. ; ROCHA, L. C. N. ; DANTAS, José Alves . Value Relevance da Perda por Redução ao Valor Recuperável do Goodwill: Evidências das Empresas Listadas na BM&FBovespa. In: XVII USP International Conference Accounting, 2017, São Paulo. XVII USP International Conference Accounting, 2017.

  • PINHEIRO, M. C. ; ZANON, A. R. M. ; DANTAS, José Alves . Utilização de Contratos Futuros de Commodities como Forma de Otimizar Carteiras de Investimentos do Mercado Brasileiro. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017.

  • GUIA, L. D. ; DANTAS, José Alves . Ativos Fiscais Diferidos na Indústria Bancária Brasileira: Impactos do Desconto a Valor Presente. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017.

  • SILVA, T. C. ; DANTAS, José Alves . Audit Assertions e a Modificação de Opinião dos Auditores no Mercado Brasileiro. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017.

  • GOMES NETO, J. T. ; NIYAMA, Jorge Katsumi ; DANTAS, José Alves . Determinantes do Rating de Crédito de Instituições Financeiras: Uma Análise em Países Emergentes e Não-Emergentes. In: 3 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2017, Brasília/DF. 3 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2017.

  • BARRETO, I. T. ; CARVALHO, P. R. M. ; DANTAS, José Alves . Relatório com Modificação de Opinião: Risco para o Auditor?. In: XIII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2016, São Paulo. XIII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2016.

  • CELLA, G. ; MEDRADO, F. C. ; PEREIRA, J. V. ; DANTAS, José Alves . Relação entre o Nível de Intangibilidade dos Ativos e o Valor de Mercado das Empresas. In: XVI USP International Conference in Accounting, 2016, São Paulo. XVI USP International Conference in Accounting, 2016.

  • FREIRE, A. A. P. F. S. ; CARDOSO, F. A. ; MICHELETTO, M. A. ; DANTAS, José Alves . Perdas em Operações de Crédito nos Bancos Brasileiros: Modelos de Perdas Esperadas e de Perdas Incorridas e Impactos da IFRS 9. In: II Congresso UnB de Contabilidade e Gestão, 2016, Brasilia. II Congresso UnB de Contabilidade e Gestão, 2016.

  • CAMPOS, L. A. ; CARDOSO, V. R. S. ; DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Determinantes da Liquidez Estrutural de Instituições Bancárias No Brasil. In: II Congresso UnB de Contabilidade e Gestão, 2016, Brasília. II Congresso UnB de Contabilidade e Gestão, 2016. v. 2016.

  • CASTRO, R. L. C. ; VASCONCELOS, J. P. B. ; DANTAS, José Alves . Impactos das Normas Internacionais de Auditoria nos Relatórios dos Auditores sobre as Demonstrações Financeiras dos Bancos Brasileiros. In: XII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2015, São Paulo. XII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2015.

  • CUNHA, E. S. ; DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Conservadorismo Condicional nas Instituições Bancárias Brasileiras: Um Comparativo entre as Demonstrações Cosif x IFRS. In: XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2015, São Paulo. XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2015.

  • MELLO, I. R. ; BARBOSA, K. M. F. ; DANTAS, José Alves ; BOTELHO, D. R. . 25 Anos de Publicação em Auditoria: Análise Bibliométrica sob o Ponto de Vista da lei de Lotka, Lei de Zipf e Ponto de Transição (T) de Goffman. In: 6 Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, 2015, Florianópolis. 6 Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade, 2015.

  • BORGES, Erivan Ferreira ; LIMA, Diogo Henrique Silva ; DANTAS, José Alves . Resolução de Problemas e Tomada de Decisão em Contabilidade: Paradigma da Subjetividade no Confronto entre a Essência e a Forma. In: 1 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2015, Brasília/DF. 1 Congresso UnB de Contabilidade e Governança, 2015.

  • CALCADO, E. D. ; DANTAS, José Alves ; NIYAMA, Jorge Katsumi ; RODRIGUES, Jomar Miranda . Indicadores Econômico-Financeiros dos Bancos Brasileiros: Impactos Associados aos Padrões Contábeis do IASB e do BCB. In: 13 Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 2013, São Paulo. 13 Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 2013.

  • BENITE, A. L. ; DANTAS, José Alves . Basileia III: Potenciais Impactos da Não Consideração dos Créditos Tributários na Apuraçãdo do Nível de Capital. In: 10 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2013, São Paulo. 10 Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2013.

  • BEYLE, Antônio Maria Henri ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; PAULO, Edilson ; DANTAS, José Alves . A Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa em Bancos e a sua Relação com os Ciclos Econômicos no Brasil. In: VI Congresso Anpcont, 2012, Florianópolis/SC. VI Congresso Anpcont, 2012.

  • DANTAS, José Alves ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Validação de Modelo Ampliado para Estimação da Discricionariedade da PCLD em Bancos. In: 12 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2012, São Paulo. 12 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2012.

  • Danielle Samarina dos Santos Lemos ; DANTAS, José Alves ; Alberto Shigheru Matsumoto ; Sebastião Eustáquio Pereira . Evolução da Captação de Recursos nos Bancos Brasileiros por Meio de Letras Financeiras. In: XXIII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2012, Bento Gonçalves, RS. XXIII ENANGRAD, 2012.

  • NIYAMA, Jorge Katsumi ; COSTA, Fábio Morais ; DANTAS, José Alves ; BORGES, Erivan Ferreira . Evolução da Regulação da Auditoria Independente no Brasil: Análise Crítica, a Partir da Teoria da Regulação. In: V Congresso ANPCONT, 2011, Vitória/ES. V Congresso ANPCONT, 2011.

  • DANTAS, José Alves ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Determinantes do Spread Bancário Ex-Post no Mercado Brasileiro. In: VI Seminário sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária do Banco Central do Brasil, 2011, São Paulo/SP. VI Seminário sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária do Banco Central do Brasil, 2011.

  • DANTAS, José Alves ; CHAVES, Simone de Mesquita Teixeira ; SOUZA, Gersonete de Araújo ; SILVA, Eduardo Monteiro . Concentração de Auditoria no Mercado de Capitais Brasileiro: 2000 a 2009. In: EnANPAD 2011, 2011, Rio de Janeiro. EnANPAD 2011, 2011.

  • DANTAS, José Alves ; COSTA, Fábio Morais ; NIYAMA, Jorge Katsumi . Regulação da Auditoria em Sistemas Bancários: Análise do Cenário Internacional e Fatores Determinantes. In: EnANPAD 2011, 2011, Rio de Janeiro. EnANPAD, 2011.

  • DANTAS, José Alves ; CHAVES, Simone de Mesquita Teixeira ; SILVA, Michela Rodrigues da ; CARVALHO, Roberto Pires de . Determinações de Refazimento/epublicação de Demonstrações Financeiras pela CVM: o Papel dos Auditores Independentes. In: 10 Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 2010, São Paulo. 10 Congresso USP de Contabilidade e Controladoria, 2010.

  • FERNANDES, Bruno Vinicius R. ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; DANTAS, José Alves ; SILVA, José Dionísio G. . Moral Development of Accounting Bachelor's in Brazil: Evaluation by Multidimensional Ethics Scale. In: Asian-Pacific Conference, 2010, Gold Coast, Austrália. 22nd Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues, 2010.

  • DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues . Determinantes do Spread Bancário Ex-Post no Mercado Brasileiro. In: XXXIV Encontro da ANPAD, 2010, Rio de Janeiro. XXXIV Encontro da ANPAD, 2010.

  • DANTAS, José Alves ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa . Rentabilidade das Instituições Financeiras no Brasil: Mito ou Realidade?. In: 6 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2006, São Paulo. 6 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2006.

  • DANTAS, José Alves . El rol de la auditoria interna de los bancos centrales en la evaluación de datos relacionados con las reservas internacionales. In: VIII Reunión de Auditores Internos de Bancas Centrales, 2005, Rio de Janeiro. VIII Reunión de Auditores Internos de Bancas Centrales, 2005.

  • DANTAS, José Alves ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Reação do Mercado à Alavancagem Operacional: Um Estudo Empírico no Brasil. In: XXIX Enanpad 2005, 2005, Brasília. Anais do XXIX Enanpad 2005, 2005. v. 1.

  • DANTAS, José Alves ; ZENDERSKY, Humberto Carlos ; NIYAMA, Jorge Katsumi . A Dualidade entre os Benefícios do Disclosure e a Relutância das Organizações em Aumentar o Grau de Evidenciação. In: Enanpad, 2004, Curitiba. Anais do Enanpad 2004. Curitiba: Anpad, 2004.

  • ZENDERSKY, Humberto Carlos ; DANTAS, José Alves ; SANTOS, Sérgio Carlos dos . Fair Value Accounting para Instrumentos Financeiros - Conseqüências da Alteração dos Critérios de Mensuração dos Títulos e Valores Mobiliários, do Custo Histórico para o Valor de Mercado no Sistema Financeiro Nacional. In: Enanpad, 2004, Curitiba. Anais do Enanpad 2004. Curitiba: Anpad, 2004.

  • DANTAS, José Alves ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; ZENDERSKY, Humberto Carlos ; QUINTEIRO, Luis Gustavo Do Lago . Relação entre a Alavancagem Operacional e a Volatilidade do Lucro das Instituições Bancárias no Brasil. In: XI Congresso Brasileiro de Custos, 2004, Porto Seguro. Anais do XI Congresso Brasileiro de Custos, 2004.

  • ZENDERSKY, Humberto Carlos ; SILVA, Edwin Pinto de La Sota ; DANTAS, José Alves ; GULIAS JÚNIOR, Sílvio . Comparação entre os Modelos de Controle do Capital Mínimo Requerido pelo Novo Acordo de Capital da Basiléia e o Modelo Regulamentar para as Instituições Financeiras em Atuação no Brasil. In: 4 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2004, São Paulo. Anais do 4 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo: USP, 2004.

  • DANTAS, José Alves ; GULIAS JÚNIOR, Sílvio ; SANTANA, William . A Relevância da Alavancagem Operacional nas Decisões de Investimentos: um Estudo das Empresas do Segmento de Papel e Celulose. In: 17 Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2004, Santos. Anais do 17 Congresso Brasileiro de Contabilidade. Santos: CFC, 2004.

  • DANTAS, José Alves ; SILVA, Edwin Pinto de La Sota ; QUINTEIRO, Luis Gustavo Do Lago . Avaliação da Rentabilidade das Instituições Bancárias no Brasil, tendo como Referência o ROE Associado ao Custo de Oportunidade do Capital. In: 17 Congresso Brasileiro de Contabilidade, 2004, Santos. Anais do 17 Congresso Brasileiro de Contabilidade. Santos: CFC, 2004.

  • DANTAS, José Alves ; ZENDERSKY, Humberto Carlos ; NIYAMA, Jorge Katsumi . A Dualidade entre os Benefícios do Disclosure e a Relutância das Organizações em Aumentar o Grau de Evidenciação. In: XXXIX Asamblea Anual CLADEA, 2004, Santo Domingo. XXXIX Asamblea Anual CLADEA, 2004.

  • DANTAS, José Alves ; ZENDERSKY, Humberto Carlos ; NIYAMA, Jorge Katsumi . A Dualidade entre os Benefícios do Disclosure e a Relutância das Organizações em Aumentar o Grau de Evidenciação. In: 10a. Semana de Contabilidade do Banco Central, 2004, Brasília. 10a. Semana de Contabilidade do Banco Central, 2004. v. 1. p. 73-82.

  • ZENDERSKY, Humberto Carlos ; DANTAS, José Alves ; GULIAS JÚNIOR, Sílvio ; SILVA, Edwin Pinto de La Sota . Reflexos do Novo Acordo de Capital da Basiléia e do Modelo de Requerimento de Capital do Sistema Financeiro Nacional sobre as Operações de Crédito. In: 10a. Semana de Contabilidade do Banco Central, 2004, Brasília. 10a. Semana de Contabilidade do Banco Central, 2004. v. 1. p. 153-167.

  • LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; DANTAS, José Alves ; ZENDERSKY, Humberto Carlos . Relationship between the Operating Leverage and the Return on Equity Volatility of Banking Institutions in Brazil. In: Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues, 2004, Seul. Proceedings of Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues - 2004, 2004.

  • CAMARGO, A. M. ; DANTAS, José Alves . Advancements in corporative disclosure research on social media: a systematic review of accounting literature. In: Brazilian Business Review Conference, 2023, Vitória/ES. Brazilian Business Review Conference - 2023, 2023.

  • ZENDERSKY, Humberto Carlos ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; DANTAS, José Alves ; SANTOS, Sérgio Carlos dos . Fair Value Accounting for Financial Instruments: Consequences of the Change in Criteria for Measuring the Value of Securities in the Brazilian Financial System - from Historical Cost to Market Value. In: Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues, 2004, Seul. Proceedings of Asian-Pacific Conference on International Accounting Issues, 2004.

  • CAMARGO, A. M. ; DANTAS, José Alves . Advancements in Corporate Disclosure Research on Social Media: A Literature Survey (2007-2022). BBR. Brazilian Business Review (English Ed.) , 2024.

  • PEREIRA, V. A. S. ; DANTAS, J.A. . Determinantes da Opinião de Auditoria em Estatais Brasileiras. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE) , 2024.

  • CAMPOS, L. A. ; DANTAS, José Alves . Múltiplas Faces da Carga Tributária dos Bancos Brasileiros, a partir de Variações da Effective Tax Rate. REVISTA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE , 2024.

  • DANTAS, José Alves . Principais desafios da implementação do IFRS 9. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DANTAS, José Alves . Auditoria financeira e confiança dos dados do governo para o usuário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, P. R. M. ; DANTAS, José Alves . Relação entre a Remuneração dos Auditores e a Estrutura de Governança Corporativa das Companhias Auditadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DANTAS, José Alves . Demonstrações financeiras dos bancos brasileiros pelos padrões do IASB e do BCB: fotografias diferentes de uma mesma realidade econômica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DANTAS, José Alves ; SOUTO, Carlos José . Matriz de Risco para Elaboração de Plano Anual: A Experiência do Banco Central. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DANTAS, José Alves . Normatização da Contabilidade: Princípios x Regras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DANTAS, José Alves . Auditoria Interna Orientada para Riscos: a Experiência do Bacen. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DANTAS, José Alves . Etapas, Desafios e Benefícios das Mudanças Metodológicas da Auditoria Interna Orientada para Riscos em uma Entidade Pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DANTAS, José Alves . Relação custo x benefício dos controles internos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DANTAS, José Alves . Pesquisas em Contabilidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DANTAS, José Alves . El rol de la auditoria interna de los bancos centrales en la evaluación de datos relacionados con las reservas internacionales. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; DANTAS, José Alves ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa . An Extended Model for Estimating Discretionary Loan Loss Provisions in Brazilian Banks 2012 (Social Science Research Network - Working Paper).

  • DANTAS, José Alves ; CAPELLETTO, Lúcio Rodrigues ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro . Determinantes do Spread Bancário Ex-Post no Mercado Brasileiro 2011 (Working Papers do Banco Central do Brasil).

  • DANTAS, José Alves ; FERNANDES, Bruno Vinicius R. ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa ; SILVA, José Dionísio G. . Moral Development of Accounting Bachelor's in Brazil: Evaluation by Multidimensional Ethics Scale 2010 (Social Science Research Network - Working Paper).

  • DANTAS, José Alves ; MEDEIROS, Otávio Ribeiro ; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa . The Impact of the Degree of Operating Leverage on Stock Returns: An Empirical Study in the Brazilian Market 2006 (Social Science Research Network - Working Paper).

Outras produções

AL., E. ; DANTAS, José Alves . Adaptação da Contabilidade a Padrão Internacional (Bacen). 2006.

DANTAS, José Alves . Conselho Fiscal - Sebrae/RN. 1997.

DANTAS, J.A. . Brazilian Business Review. 2024.

DANTAS, J.A. . Revista de Contabilidade e Organizações. 2024.

DANTAS, J.A. . Revista Catarinense da Ciência Contábil. 2024.

DANTAS, J.A. . 24 USP International Conference on Accounting. 2024.

DANTAS, J.A. . Revista Universo Contábil. 2024.

DANTAS, J.A. . Revista de Contabilidade e Controladoria. 2024.

DANTAS, J.A. . XLVIII Encontro da ANPAD. 2024.

DANTAS, J.A. . 21 Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2024.

DANTAS, J.A. . Revista Ciências Administrativas. 2024.

DANTAS, José Alves . International Journal of Auditing Technology. 2023.

DANTAS, José Alves . Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (RePEC). 2023.

DANTAS, José Alves . Revista do Serviço Público. 2023.

DANTAS, José Alves . Estudos Econômicos. 2023.

DANTAS, José Alves . 23ª USP International Conference on Accounting. 2023.

DANTAS, José Alves . Revista de Contabilidade e Controladoria. 2023.

DANTAS, José Alves . Cogent Economics & Finance. 2023.

DANTAS, José Alves . XLVII Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2023. 2023.

DANTAS, José Alves . 5 Congresso UFU de Contabilidade. 2023.

DANTAS, José Alves . Contabilidade Vista & Revista. 2023.

DANTAS, José Alves . XVII Congresso ANPCont 2023. 2023.

DANTAS, José Alves . 9th UnB International Congress of Accounting and Governance. 2023.

DANTAS, José Alves . V International Conference in Management and Accounting. 2023.

DANTAS, José Alves . Brazilian Business Review. 2023.

DANTAS, José Alves . Advances and Scientific and Applied Accounting (ASAA). 2023.

DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade & Finanças. 2023.

DANTAS, José Alves . CINCO - I Congresso Interinstitucional de Contabilidade e Controladoria. 2023.

DANTAS, José Alves . RAE - Revista Administração de Empresas. 2023.

DANTAS, José Alves . Revista de Contabilidade e Organizações (RCO). 2022.

DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade e Controladoria. 2022.

DANTAS, José Alves . Asian Journal of Economics, Finance and Management. 2022.

DANTAS, José Alves . 22 International Conference in Accounting. 2022.

DANTAS, José Alves . Asian Journal of Economics, Business and Accounting. 2022.

DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade & Finanças (RC&F). 2022.

DANTAS, José Alves . Revista do TCU. 2022.

DANTAS, José Alves . XLVI Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2022. 2022.

DANTAS, José Alves . BAR - Brazilian Administration Review. 2022.

DANTAS, José Alves . Journal of Accounting, Management and Governance. 2022.

DANTAS, José Alves . Journal of Banking Regulation. 2022.

DANTAS, José Alves . XVI Brazilian Accounting Association Annual. 2022.

DANTAS, José Alves . Estudos Econômicos. 2022.

DANTAS, José Alves . Cogent Economics & Finance. 2022.

DANTAS, José Alves . IV International Conference in Management and Accounting (ICMA). 2022.

DANTAS, José Alves . Latin American Business Review. 2021.

DANTAS, José Alves . ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting. 2021.

DANTAS, José Alves . Revista Ambiente Contábil. 2021.

DANTAS, José Alves . Asian Journal of Economics, Business and Accounting. 2021.

DANTAS, José Alves . Revista Gestão, Finanças e Contabilidade. 2021.

DANTAS, José Alves . XXI USP International Conference in Accounting. 2021.

DANTAS, José Alves . RAC - Revista de Administração Contemporânea. 2021.

DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade & Finanças (RC&F). 2021.

DANTAS, José Alves . Revista de Administração de Empresas (RAE). 2021.

DANTAS, José Alves . Journal of Accounting, Management and Governance. 2021.

DANTAS, José Alves . 4 Congresso UFU de Contabilidade. 2021.

DANTAS, José Alves . Revista Universo Contábil - RUC. 2021.

DANTAS, José Alves . 7 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2021.

DANTAS, José Alves . III International Conference in Management and Accounting. 2021.

DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade e Organizações (RCO). 2021.

DANTAS, José Alves . XV Congresso Anpcont 2021. 2021.

DANTAS, José Alves . Revista Catarinense da Ciência Contábil. 2020.

DANTAS, José Alves . International Review of Financial Analysis. 2020.

DANTAS, José Alves . XIV Congresso ANPCONT 2020. 2020.

DANTAS, José Alves . XX USP International Conference in Accounting. 2020.

DANTAS, José Alves . ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting. 2020.

DANTAS, José Alves . Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC). 2020.

DANTAS, José Alves . International Journal of Accounting and Finance. 2020.

DANTAS, José Alves . Journal of Accounting, Management and Governance. 2020.

DANTAS, José Alves . Revista do Serviço Público. 2020.

DANTAS, José Alves . Brazilian Business Review (BBR. 2020.

DANTAS, José Alves . 18 Prêmio Excelência Acadêmica - Fucape. 2020.

DANTAS, José Alves . Journal of Engineering Research and Reports. 2020.

DANTAS, José Alves . II International Conference in Management and Accounting. 2020.

DANTAS, José Alves . 6 Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2020.

DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade & Finanças (RC&F). 2020.

DANTAS, José Alves . Revista de Evidenciação Contábil & Finanças. 2020.

DANTAS, José Alves . Revista Análise Econômica. 2020.

DANTAS, José Alves . International Review of Financial Analysis. 2020.

DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade e Controladoria. 2020.

DANTAS, José Alves . Modelo de monitoramento econômico-financeiro do sistema financeiro. 2020.

DANTAS, José Alves . Revista Ambiente Contábil. 2019.

DANTAS, José Alves . Contabilidade, Gestão e Governança. 2019.

DANTAS, José Alves . Contabilidade Vista & Revista. 2019.

DANTAS, José Alves . ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting. 2019.

DANTAS, José Alves . Brazilian Business Review (BBR). 2019.

DANTAS, José Alves . XIX USP International Conference in Accounting. 2019.

DANTAS, José Alves . Revista Catarinense da Ciência Contábil. 2019.

DANTAS, José Alves . ANPCONT 2019. 2019.

DANTAS, José Alves . Revista Universo Contábil (RUC). 2019.

DANTAS, José Alves . EnANPAD 2019. 2019.

DANTAS, José Alves . Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG). 2019.

DANTAS, José Alves . 3 Congresso UFU de Contabilidade. 2019.

DANTAS, José Alves . Economia Aplicada. 2019.

DANTAS, José Alves . 9 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. 2019.

DANTAS, José Alves . Cadernos Gestão Pública e Cidadania. 2019.

DANTAS, José Alves . Revista do Serviço Público (RSP). 2019.

DANTAS, José Alves . 5 Congresso Internacional de Contabilidade e Governança da UnB. 2019.

DANTAS, José Alves . Revista Evidenciação Contábil & Finanças. 2019.

DANTAS, José Alves . Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC). 2019.

DANTAS, José Alves . Revista Contabilidade & Finanças (RC&F). 2019.

DANTAS, José Alves . Revista de Administração de Empresas. 2019.

DANTAS, José Alves . CGG - Contabilidade, Gestão e Governança. 2018.

DANTAS, José Alves . XVIII USP International Conference in Accounting. 2018.

DANTAS, José Alves . XV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. 2018.

DANTAS, José Alves . ANPCONT 2018. 2018.

DANTAS, José Alves . Revista Catarinense da Ciência Contábil. 2018.

DANTAS, José Alves . RECFin - Revista de Evidenciação Contábil & Finanças. 2018.

DANTAS, José Alves . 16 Prêmio de Excelência Acadêmica - Fucape Business School. 2018.

DANTAS, José Alves . EnANPAD 2018. 2018.

DANTAS, José Alves . 8 Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. 2018.

DANTAS, José Alves . ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting. 2018.

DANTAS, José Alves . BBR - Brazilian Business Review. 2018.

DANTAS, José Alves . Revista Ambiente Contábil. 2018.

DANTAS, José Alves . AJEBA - Asian Journal of Economics, Business and Accounting. 2018.

DANTAS, José Alves . Revista Universo Contábil. 2018.

DANTAS, José Alves . IV Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2018.

DANTAS, José Alves . Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis ? AdCont 2018. 2018.

DANTAS, José Alves . JEMT - Journal of Economics, Management and Trade. 2018.

DANTAS, José Alves . BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. 2018.

DANTAS, José Alves . Auditoria Financeira no Setor Público. 2018.

DANTAS, José Alves . 15 Prêmio de Excelência Científica - Fucape Business School. 2017.

DANTAS, José Alves . EnANPAD 2017. 2017.

DANTAS, José Alves . ANPCONT 2017. 2017.

DANTAS, José Alves . AdCONT 2017. 2017.

DANTAS, José Alves . III Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2017.

DANTAS, José Alves . XVII USP Internactional Conference in Accounting. 2017.

DANTAS, José Alves . AJEBA - Asian Journal of Economics, Business and Accounting. 2017.

DANTAS, José Alves . RAC - Revista Ambiente Contábil. 2017.

DANTAS, José Alves . CGG - Contabilidade, Gestão e Governança. 2017.

DANTAS, José Alves . BBR - Brazilian Business Review. 2017.

DANTAS, José Alves . RCC - Revista Contemporânea de Contabilidade. 2017.

DANTAS, José Alves . ASAA - Advances in Scientific andApplied Accounting. 2017.

DANTAS, José Alves . RUC - Revista Universo Contábil. 2017.

DANTAS, José Alves . RECFin - Revista Evidenciação Contábil & Finanças. 2017.

DANTAS, José Alves . 14 Prêmio de Excelência Científica. 2016.

DANTAS, José Alves . ANPCONT 2016. 2016.

DANTAS, José Alves . II Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2016.

DANTAS, José Alves . Congresso Brasileiro de Contabilidade - CFC. 2016.

DANTAS, José Alves . RAC - Revista Ambiente Contábil. 2016.

DANTAS, José Alves . RCC - Revista Contemporânea de Contabilidade. 2016.

DANTAS, José Alves . ASAA - Advances in Scientific andApplied Accounting. 2016.

DANTAS, José Alves . BBR - Brazilian Business Review. 2016.

DANTAS, José Alves . BJEMT - British Journal of Economics, Management & Trade. 2016.

DANTAS, José Alves . Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión. 2016.

DANTAS, José Alves . JGEMG - Journal of Global Economics, Management and Business Research. 2016.

DANTAS, José Alves . ReAT - Revista Eletrônica de Administração e Turismo. 2016.

DANTAS, José Alves . TCEMG - Revista do TCE de Minas Gerais. 2016.

DANTAS, José Alves . 13 Prêmio de Excelência Científica. 2015.

DANTAS, José Alves . EnANPAD 2015. 2015.

DANTAS, José Alves . ANPCONT 2015. 2015.

DANTAS, José Alves . I Congresso UnB de Contabilidade e Governança. 2015.

DANTAS, José Alves . AJBM - African Journal of Business Management. 2015.

DANTAS, José Alves . RAC - Revista Ambiente Contábil. 2015.

DANTAS, José Alves . RAE - Revista de Administração de Empresas. 2015.

DANTAS, José Alves . CGG - Contabilidade, Gestão e Governança. 2015.

DANTAS, José Alves . RGFC - Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade. 2015.

DANTAS, José Alves . BBR - Brazilian Business Review. 2015.

DANTAS, José Alves . 12 Prêmio de Excelência Científica - Fucape Business School. 2014.

DANTAS, José Alves . EnANPAD 2014. 2014.

DANTAS, José Alves . ANPCONT 2014. 2014.

DANTAS, José Alves . CGG - Contabilidade, Gestão e Governança. 2014.

DANTAS, José Alves . CYA - Contaduria Y Administracion International Journal. 2014.

DANTAS, José Alves . IJAUDIT - International Journal of Auditing Technology. 2014.

DANTAS, José Alves . RCC - Revista Contemporânea de Contabilidade. 2014.

DANTAS, José Alves . RUC - Revista Universo Contábil. 2014.

DANTAS, José Alves . 11 Prêmio de Excelência Científica - Fucape Business School. 2013.

DANTAS, José Alves . EnANPAD 2013. 2013.

DANTAS, José Alves . Brazilian Business Review (BBR). 2013.

DANTAS, José Alves . CGG - Contabilidade, Gestão e Governança. 2013.

DANTAS, José Alves . IJAUDIT - International Journal of Auditing Technology. 2013.

DANTAS, José Alves . JAT - Journal of Accounting and Taxation. 2013.

DANTAS, José Alves . RCO - Revista Contabilidade e Organizações. 2013.

DANTAS, José Alves . Normatização Contábil como Mecanismo de Transparência e Solidez do Sistema Financeiro Nacional - Efeitos Esperados com a Adoção da IFRS 9. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DANTAS, José Alves . Auditoria e Controle Interno Aplicados ao Setor Público. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Avaliação de Impacto e de Riscos, Descrição: Este grupo pesquisa e aplica metodologias para avaliar a efetividade de ações de controle ou de políticas públicas e seus impactos, bem como identificar e desenvolver instrumentos de análise de riscos baseada em dados e evidências para subsidiar as ações de controle. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alves Dantas - Coordenador / Alberto de Sousa Rocha Júnior - Integrante / Pedro Paulo Araújo de Aquino - Integrante / Patrícia Mendes Ribeiro - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Auditoria Financeira aplicada ao controle governamental, Descrição: O grupo se dedica a explorar e conceber métodos e ferramentas de realização de auditorias financeiras visando fortalecer os órgãos de controle externo na função de opinar e/ou concluir quanto às demonstrações financeiras do setor público. A auditoria financeira é uma atividade não realizada antes pelos órgãos competentes no âmbito de todo o setor público brasileiro, de acordo com o relatório de 2009 do Banco Mundial no âmbito do programa denominado PEFA (Public Expenditure and Financial Accountability). Tendo em vista que as informações financeiras possuem relevância para diversos usuários, o impacto deste tipo de auditoria consiste no aumento da credibilidade das demonstrações contábeis publicadas pelos órgãos públicos, principalmente no tema da administração tributária, que é a base da fonte de recursos no âmbito do setor público. Paralelamente, a visão independente dessas demonstrações necessita seguir padrões mínimos e ser realizado por auditor competente, bem como de pesquisa técnica e científica para aperfeiçoamento contínuo deste tipo específico de auditoria. São três os tipos de auditoria previstos na Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores denominada ISSAI 100 - Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público: operacional, financeira e de conformidade. A auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Esse objetivo é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião se as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro. Além das etapas e produtos gerados a partir da estratégia de fortalecimento da auditoria financeira estabelecidos no Acórdão TCU Plenário 3608/2014, o grupo pode contribuir para o aperfeiçoamento da trajetória de auditoria financeira criada para orientar os profissionais do TCU a se desenvolverem continuamente no tema e a realizarem melhores trabalhos, para elaboração de guias e manuais práticos para entes nacionais realizarem auditorias financeiras, para a aplicação de técnicas e ferramentas de auditoria capazes de aperfeiçoar os procedimentos de auditoria necessários para se atingir o objetivo de emitir opinião/conclusão sobre as demonstrações financeiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Alves Dantas - Integrante / Lucas Oliveira Gomes Ferreira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

  • 2021 - Atual

    Contabilidade, Auditoria e Governança no Mercado Financeiro e de Capitais, Descrição: O grupo de pesquisa tem por propósito avaliar o funcionamento, a estabilidade, a solvência e a transparência do sistema financeiro, a partir das seguintes dimensões: (i) a identificação dos efeitos das normas e práticas contábeis utilizadas na elaboração das demonstrações financeiras das entidades bancárias e das companhias abertas; (ii) a análise dos efeitos da ações dos auditores independentes na asseguração das informações financeiras da indústria bancária e do mercado de capitais; e (iii) a discussão dos impactos da estrutura de governança corporativa das instituições bancárias na solidez e na transparência dos mercados financeiro e de capitais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: José Alves Dantas - Coordenador / Carlos Tadao Kawamoto - Integrante / Elisa Elaine Moreira Teixeira - Integrante., Número de produções C, T & A: 91 / Número de orientações: 3

  • 2020 - Atual

    3Cs em Foco - Comportamento, corrupção e compliance, Descrição: O objetivo da criação do grupo de pesquisa 3 Cs em Foco é estudar assuntos relacionados a prática de atos de corrupção e fraudes em organizações públicas e privadas, bem como detectá-los e mitigá-los. Para isso, os conhecimentos da área de fraudes e corrupção, comportamento e compliance serão aplicados. Entende-se que o trabalho a ser desenvolvido pelo grupo de pesquisa repercurtirá tanto na área acadêmica como prática, seja pela produção de artigos, seminários e workshops, seja utilização destes trabalhos em áreas técnicas, como governo e auditores independentes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alves Dantas - Integrante / Ivan Ricardo Gartner - Integrante / Michele R. R. Machado - Coordenador / Ercílio Zanolla - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2020

    Contabilidade, Auditoria e Governança do Sistema Financeiro Nacional, Descrição: O projeto tem por objetivo avaliar o processo de divulgação financeira das instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional, incluindo: (a) a identificação dos efeitos das normas e práticas contábeis utilizadas na elaboração das informações financeiras dos bancos brasileiros; (b) a análise dos efeitos da ação dos auditores independentes na asseguração das informações financeiras da indústria bancária; e (c) a discussão dos impactos da estrutura de governança corporativa das instituições bancárias na solidez e na transparência do sistema financeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (4) . , Integrantes: José Alves Dantas - Coordenador / Eveline Duarte Calcado - Integrante / André Luis Benite - Integrante / Bruno Roberto Dourado Teixeira - Integrante / Jéssica Marques de Brito e Silva - Integrante / Leonardo Espíndola Chiavegatti - Integrante / Rafaell de Sousa Pereira - Integrante / Rafael Siqueira de Souza - Integrante / Valdemir Pedro de Alcantara Júnior - Integrante / Laila José Antônio Khoury - Integrante / Carlos André de Melo Alves - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2010 - 2020

    Qualidade e Convergência de Normas Contábeis, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jomar Miranda Rodrigues em 03/10/2021., Descrição: O Brasil tem desenvolvido esforços no sentido de buscar a convergencia das suas normas contábeis com as internacais editadas pelo IASB. O processo de harmonização e convergencia tem sido uma realidade em todo o mundo e o desenvolvimento de pesquisas nesse grupo tem por objetivo fortalecer estudos em áreas ainda que necessitam de integraçao dos padrões contábeis suas diferenças internacionais, reflexos a educação, financial reporting, estudo comparativo entre países. A análise estará de acordo aos princípios internacionais do IASB (International Accounting Standards Board), FASB (Financial Accounting Standards Board) e os Princípios Contábeis adotados no Brasil. Busca-se com isso contribuir para uma melhor linguagem de comunicação entre os diversos agentes econômicos em nível mundial. O livro "Contabilidade Internacional", editado pela Atlas, retrata discussões recentes sobre as principais diferenças internacionais e busca por harmonização de critérios de reconhecimento, mensuração .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alves Dantas - Integrante / Jorge Katsumi Niyama - Integrante / RODRIGUES, Jomar Miranda - Coordenador / Eduardo Bona Safe de Matos - Integrante.

  • 2004 - 2010

    Finanças Corporativas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Otávio Ribeiro de Medeiros em 22/10/2013., Descrição: Estudos diversos em finanças corporativas, visando contribuir para o conhecimento da área no Brasil. Alguns estudos desenvolvidos recentemente concentram-se nos temas: estrutura de capital, determinantes da lucratividade dos bancos, impacto da alavancagem operacional no preço das ações, tomada de decisão sobre listagem transfronteiriça de açoes, governança corporativa, dentre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alves Dantas - Integrante / Otávio Ribeiro de Medeiros - Coordenador / Cecílio Elias Daher - Integrante / Bernardus Ferdinandus Nazar Van Doornik - Integrante / José Carneiro da Cunha Oliveira Neto - Integrante / Clésia Camilo Pereira - Integrante / Rodrigo de Souza Gonçalves - Integrante.

  • 2002 - 2010

    Normatização Contábil - Diretório de Pesquisas: Convergência de normas contábeis internacionais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Katsumi Niyama em 21/10/2013., Descrição: A pesquisa está relacionada com a análise das principais causas das diferenças internacionais na elaboração e apresentação de demonstrações financeiras, bem como a análise do nível de aderência dos padrões contábeis brasileiros aos internacionalmente aceitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Alves Dantas - Integrante / Jorge Katsumi Niyama - Coordenador / RODRIGUES, Jomar Miranda - Integrante / Ducineli Régis Botelho - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31070795, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Integrante projeto de pesquisa, Enquadramento Funcional: Integrante projeto de pesquisa

Outras informações:
Integrante de projeto de pesquisa

2000 - Atual

Banco Central

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2012

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Contabilidade e Execução Financeira.,Serviço realizado, Elaboração das Demonstrações Financeiras do Bacen; Estudo sobre adaptação das normas do IASB.

  • 07/2000 - 05/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Auditoria Interna, Departamento de Auditoria Interna.,Atividade realizada, Auditoria Interna.

2012 - 2013

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 07/2012

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade II, Contabilidade Aplicada, Dinâmica da Profissão Contábil

2005 - 2012

centro Universitário unieuro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2005 - 07/2012

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Auditoria, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Perícia Contábil

2004 - 2007

Universidade Paulista

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Auditoria, Perícia Contábil e Contabilidade Gerencial.

Atividades

  • 02/2004 - 12/2007

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Auditoria, Contabilidade Gerencial, Perícia Contábil

2013 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 20

2012 - 2012

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado

2012 - 2012

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado

2004 - 2005

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Prática de Ensino - Curso de M, Enquadramento Funcional: Prática de Ensino - Aluno de Mestrado, Carga horária: 20

Outras informações:
Prática de Ensino, como requisito do curso de Mestrado em Ciências Contábeis

Atividades

  • 01/2015

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Mercado Financeiro e de Capitais; Auditoria

  • 02/2013

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Auditoria, Contabilidade Financeira, Análise das Demonstrações Financeiras

  • 04/2012 - 06/2012

    Ensino, Especialização em Contabilidade Societária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Auditoria Contábil Empresarial

  • 04/2012 - 04/2012

    Ensino, IV Curso de Especialização em Mercado Financeiro, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sistema Financeiro Nacional

  • 09/2004 - 02/2005

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade de Instituições Financeiras

2011 - 2011

FUCAPE

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado

Atividades

  • 11/2011 - 12/2011

    Ensino, MBA Executivo em Contabilidade Societária-CPC/IFRS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Instrumentos Financeiros, Avaliação a Valor Presente e Valor Justo

2004 - 2004

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 6

Atividades

  • 08/2004 - 11/2004

    Ensino, Executivo Júnior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Administrando a Contabilidade da Empresa

2011 - 2011

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4

2011 - 2011

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado

2010 - 2010

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4

2010 - 2010

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2011 - 09/2011

    Ensino, Curso Lato Sensu em Administração Financeira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Finanças Corporativas II

  • 03/2011 - 04/2011

    Ensino, Pós-Graduação em Administração Financeira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Análise de Custos

  • 09/2010 - 11/2010

    Ensino, Pós-Graduação em Administração Financeira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Análise de Custos

  • 09/2010 - 10/2010

    Ensino, Pós-Graduação em Gestão Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Controladoria e Auditoria Públicas

2010 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 10

Atividades

  • 09/2010 - 09/2010

    Ensino, Especialização em Auditoria e Perícia Contábil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Auditoria Contábil

2010 - 2010

Uni-Anhanguera

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 5

Outras informações:
Professor da disciplina Auditoria no Curso de Pós-Graduação lato sensu em Controladoria.

Atividades

  • 04/2010 - 05/2010

    Ensino, Pós-graduação em Controladoria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Auditoria

2011 - 2011

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 6

Outras informações:
Disciplina Planejamento e Controle Orçamentário ministrada no curso de especialização em Economia de Empresa e Controladoria.

2010 - 2010

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor da disciplina Gestão Financeira e Valor da Empresa no curso de pós-graduação lato sensu em Economia de Empresa e Controladoria.

2007 - 2007

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da disciplina "Gestão Financeira e Valor das Empresas" no curso de pós-graduação em Gestão Financeira e Controladoria.

Atividades

  • 02/2011 - 03/2011

    Ensino, Economia de Empresa e Controladoria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Planejamento e Controle Orçamentário

  • 05/2010 - 06/2010

    Ensino, Economia de Empresa e Controladoria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão Financeira e Valor da Empresa

  • 03/2007 - 03/2007

    Ensino, Gestão Financeira e Controladoria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão Financeira e Valor das Empresas

2010 - 2010

Faculdades de Macapá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado

Atividades

  • 03/2010 - 03/2010

    Ensino, Especialização em Auditoria e Perícia Contábil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação de Sociedades Apuração de Haveres

2015 - 2016

Tribunal de Contas da União

Vínculo: Prestação de serviço (curso), Enquadramento Funcional: Prestação de serviço

Outras informações:
Curso de Auditoria Financeira

2016 - 2016

Tribunal de Contas do Estado de Tocantins

Vínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: Serviço prestado

Outras informações:
Curso: Auditoria Financeira (32 horas-aula)

2018 - 2019

tribunal de contas do estado do rio de janeiro

Vínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: Serviço prestado

Outras informações:
02 Cursos: Auditoria Financeira (32 horas-aula)

2024 - Atual

Instituto Serzedello Corrêa

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor contratado para atuar no mestrado profissional em Controle da Administração Pública