Maria José Maciel Nascimento
Possui graduação em PEDAGOGIA pelo Federação das Escolas Superiores do Maranhão(1977), graduação em DIREITO pela Universidade Federal do Maranhão(1977), especialização em PLANEJAMENTO DE ENSINO SUPERIOR pelo CENTRO DE ENSINO DE BRASÍLIA(1982), especialização em DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR pelo Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal(2000), especialização em SISTEMAS E PROCESSOS ELEITORAIS COMPARADOS pela Universidade de Brasília(1993), especialização em AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Católica de Brasília(1999), especialização em HABILITAÇÕES BÁSICAS EM CRÉDITO E FINANÇAS pelo INSTITUTO DE COOPERAÇÃO E ASSITÊNCIA TÉCNICA(1979) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco(2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em PEDAGOGIA.
Informações coletadas do Lattes em 23/02/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
2000 - 2000
Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal
Orientador: Vasco Pedro Moretto
Especialização em AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO
1999 - 1999
Especialização em HABILITAÇÕES BÁSICAS EM CRÉDITO E FINANÇAS
1978 - 1979
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PEDAGOGIA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito.
Participação em eventos
Elaboração de Questões Avaliativas.Elaboração de Questões Avaliativas. 2014. (Oficina).
Projeto de Extensão Lions Clube de Brasília Universitário.Projeto de Extensão Lions Clube de Brasília Universitário. 2013. (Seminário).
XII Congresso Nacional das Mulheres de Carreira Jurídica. XII Congresso Nacional das Mulheres de Carreira Jurídica. 2000. (Congresso).
Didática do Ensino Superior II.Didática do Ensino Superior II. 2000. (Seminário).
Banca Examinadora da Monografia Crimes Contra a Honra no Código Penal.Banca Examinadora da Monografia Crimes Contra a Honra no Código Penal. 2000. (Outra).
I Conferência Internacional de Direitos Humanos.I Conferência Internacional de Direitos Humanos. 1997. (Seminário).
XIII Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. XIII Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. 1990. (Congresso).
XII Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil.XII Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. 1988. (Seminário).
I SIMPÓSIO SOBRE DIREITO AGRÁRIO.I SIMPÓSIO SOBRE DIREITO AGRÁRIO. 1987. (Simpósio).
Curso de Artes Plásticas.Curso de Artes Plásticas. 1986. (Seminário).
Encontro Estadual das Advogadas do Estado do Rio de Janeiro.Encontro Estadual das Advogadas do Estado do Rio de Janeiro. 1986. (Encontro).
O legislativo e o orçamento.O legislativo e o orçamento. 1985. (Seminário).
VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA.VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA. 1985. (Encontro).
Curso de Arquivologia.Curso de Arquivologia. 1984. (Seminário).
Seminário O Processo Legislativo.Seminário O Processo Legislativo. 1983. (Seminário).
Seminário Recursos de Oratória.Seminário Recursos de Oratória. 1983. (Seminário).
Curso de Língua Italiana.Curso de Língua Italiana. 1983. (Seminário).
Seminário Contrato de Trabalho.Seminário Contrato de Trabalho. 1983. (Seminário).
Ciclo de Palestras sobre o Direito Público.Ciclo de Palestras sobre o Direito Público. 1983. (Seminário).
Seminário O poder de controle do Poder Legislativo.Seminário O poder de controle do Poder Legislativo. 1983. (Seminário).
FÓRUM DE CIÊNCIA E CULTURA.II ENCONTRO SOBRE METODOLOGIA DO ENSINO DE ESTUDOS DE PROBLEMAS BRASILEIROS. 1983. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Educação Moral e Cívica.VII Encontro Nacional de Educação Moral e Cívica. 1983. (Encontro).
Seminário Recursos de Oratória.Seminário Recursos de Oratória. 1982. (Seminário).
VI Encontro Nacional de Educação Moral e Cívica.VI Encontro Nacional de Educação Moral e Cívica. 1982. (Encontro).
V Encontro Nacional de Educação Moral e Cívica.V Encontro Nacional de Educação Moral e Cívica. 1981. (Encontro).
CURSO DE DIREITO CIVIL.CURSO DE DIREITO CIVIL. 1980. (Outra).
CURSO DE AUDITORIA INTERNA OPERACIONAL.CURSO DE AUDITORIA INTERNA OPERACIONAL. 1980. (Outra).
CURSO DE PROCESSO CIVIL.CURSO DE PROCESSO CIVIL. 1980. (Outra).
Ciclo de Palestras da Semana do Advogado.Ciclo de Palestras da Semana do Advogado. 1978. (Seminário).
Parapsicologia Ciência, sua aplicação no mundo atual.Parapsicologia Ciência, sua aplicação no mundo atual. 1978. (Seminário).
Curso de Administração Sindical.Curso de Administração Sindical. 1978. (Seminário).
Curso de Administração Sindical.Curso de Administração Sindical. 1978. (Seminário).
Curso de Administração Sindical.Curso de Administração Sindical. 1978. (Seminário).
Curso de Administração Sindical.Curso de Administração Sindical. 1978. (Seminário).
Seminário de Direito do Trabalho.Seminário de Direito do Trabalho. 1978. (Seminário).
Curso de Administração Sindical.Curso de Administração Sindical. 1978. (Seminário).
II Seminário Regional Sobre Extensão Universitária.II Seminário Regional Sobre Extensão Universitária. 1978. (Seminário).
Curso de Administração Sindical.Curso de Administração Sindical. 1978. (Seminário).
II Fórum de debates jurídicos e sociais.II Fórum de debates jurídicos e sociais. 1977. (Seminário).
Restauração de papéis e documentos e técnicas de arquivo.Restauração de papéis e documentos e técnicas de arquivo. 1977. (Seminário).
V Encontro Nacional de Professores Universitários Brasileiros.V Encontro Nacional de Professores Universitários Brasileiros. 1977. (Encontro).
VII Encontro Brasileiro de Faculdade de Direito.VII Encontro Brasileiro de Faculdade de Direito. 1977. (Encontro).
Operação Justiça.Operação Justiça. 1976. (Seminário).
Seminário sobre Sistema Penitenciário.Seminário sobre Sistema Penitenciário. 1976. (Seminário).
Educação Sanitária.Educação Sanitária. 1976. (Seminário).
Realidade do estudante universitário maranhense.Realidade do estudante universitário maranhense. 1976. (Seminário).
I Jornada Jurídica Universitária.I Jornada Jurídica Universitária. 1976. (Seminário).
Interpretação da Previdência Social.Interpretação da Previdência Social. 1976. (Seminário).
Semana do Jornalismo.Semana do Jornalismo. 1975. (Seminário).
Seminário sobre estágio na Universidade do Maranhão.Seminário sobre estágio na Universidade do Maranhão. 1975. (Seminário).
Perspectiva de atuação estudantil na Universidade do Maranhão.Perspectiva de atuação estudantil na Universidade do Maranhão. 1975. (Seminário).
Ecologia - Meio Ambiente da Ilha de São Luís.Ecologia - Meio Ambiente da Ilha de São Luís. 1975. (Seminário).
Desenvolvimento Brasileiro.Desenvolvimento Brasileiro. 1975. (Seminário).
I Semana de Estudos Penais.I Semana de Estudos Penais. 1975. (Seminário).
Integração Universidade/Empresa.Integração Universidade/Empresa. 1975. (Seminário).
Japonês I.Japonês I. 1975. (Seminário).
Iniciação à oratória.Iniciação à oratória. 1975. (Seminário).
Problemas brasileiros II Ciclo de Conferências. Problemas brasileiros II Ciclo de Conferências. 1974. (Congresso).
I SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA.I SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA. 1974. (Seminário).
Doutrinas a salvação.Doutrinas a salvação. 1971. (Seminário).
Instrutor B.Instrutor B. 1971. (Seminário).
Seminário Pedagógico de Francês.Seminário Pedagógico de Francês. 1970. (Seminário).
Segurança Nacional e Desenvolvimento.Segurança Nacional e Desenvolvimento. 1970. (Seminário).
Encontro de Professores de Escolas Normais.Encontro de Professores de Escolas Normais. 1970. (Encontro).
Curso de Diretores.Curso de Diretores. 1969. (Seminário).
Curso de Liderança Sindical.Curso de Liderança Sindical. 1969. (Seminário).
Psicologia da Comunicação.Psicologia da Comunicação. 1969. (Seminário).
Técnica de Ensino Globalizado.Técnica de Ensino Globalizado. 1969. (Seminário).
Desenvolvimento Comunitário.Desenvolvimento Comunitário. 1968. (Seminário).
Fenômeno Parapsicológico de Conhecimento.Fenômeno Parapsicológico de Conhecimento. 1968. (Seminário).
Metodologia da Língua Pátria.Metodologia da Língua Pátria. 1963. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, M. J. M. . A NOVA IMAGEM PROFISSIONAL DO PROFESSOR. Revista do Curso de Pedagogia (Brasília) , BRASÍLIA, v. 1, n.1, p. 25-27, 2002.
-
NASCIMENTO, M. J. M. . A EXECUÇÃO DA PENA, TRATAMENTO PENITENCIÁRIO E A PRÁTICA SOCIAL NO BRASIL. Revista do Curso de Direito (Brasília) , BRASÍLIA, v. 3, n.1, p. 31-33, 2002.
-
NASCIMENTO, M. J. M. . PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE REGEM A EXECUÇÃO DA PENA. Revista do Curso de Direito (Brasília) , BRASÍLIA, v. 3, n.2, p. 119-123, 2002.
-
NASCIMENTO, M. J. M. . O ESTADO E O DIREITO DE PUNIR: ASPECTOS LEGAIS E A PRÁTICA SOCIAL. Revista do Curso de Direito (Brasília) , BRASILIA, v. 2, n.2, p. 133-134, 2001.
-
NASCIMENTO, M. J. M. . O ESTADO E A SOCIEDADE. Revista do Curso de Direito (Brasília) , BRASÍLIA, v. 1, n.2, p. 59-64, 2000.
Prêmios
2013
Leão destaque na arte de servir, Associação Internacional de Lions Clubes Distrito LB3.
1996
Homenageada pelos Formandos de Direito, UniCEUB.
1995
RECONHECIMENTO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A UNIVERSIDADE DO MARANHÃO, COORDENADORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS.
1994
HONRA AO MÉRITO EM RECONHECIMENTO AOS SERVIÇOS PRESTADOS, CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL.
1994
AGRADECIMENTOS PELOS SERVIÇOS PRESTADOS A CAUSA DA MULHER COMO CONSELHEIRA, NELSON JOBIM - MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA.
1993
MEDALHA DE MÉRITO JURÍDICO, ORDEM INTERNACIONAL DOS JORNALISTAS.
1993
Ministrou Aula Magna para Formandos do Direito, AEUDF.
1992
DIPLOMA PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS A CLASSE DOS ADVOGADOS, OAB.
1987
PARANINFA DOS FORMANDOS DE DIREITO, AEUDF.
1982
AGRADECIMENTO PELO MINISTRO CESAR CALS, MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA.
1976
CERTIFICADO PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS AO DESENVOLVIMENTO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, PROJETO RONDON.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário de Brasília, Conselho Universitário. , Quadra SEPN 707/907, Asa Norte, 70790075 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 39661200
Experiência profissional
2005 - 2008
Centro Universitário Euro-AmericanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8
2001 - 2009
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8
1993 - 1994
Associação Educacional do Planalto CentralVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8
1989 - 1990
Conselho Nacional dos Direitos da MulherVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora jurídica, Carga horária: 40
1988 - 1989
Centrais de Abastecimento do Distrito Federal SAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora da Presidência, Carga horária: 40
1986 - 1989
Centro de Ensino Tecnológico de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8
1986 - 1987
Centro Universitário de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8
1986 - 1987
Fundação Brasileira de TeatroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8
1979 - 2004
Associação de Ensino Unificado do Distrito FederalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8
1973 - 1979
Fundação Maranhense de Tv EducativaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador de Aprendizagem
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria José Maciel Nascimento e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?