Helio Gamalho Vasconcellos

Hélio Gamalho Vasconcellos é Bacharel em Geologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBa (1968), onde atuou como Professor Auxiliar e Regente nas disciplinas de Geologia Geral e Prospecção Geofísica (Graduação) e Instrumental Geofísico de Campo (Mestrado) entre 1970 e 1972. Completou todo o Curso de Mestrado em Geofísica na UFBa, entre 1969 e 1971, com exceção da dissertação de mestrado. Possui Especialização em Gestão Organizacional Pública/ Universidade do Estado da Bahia UNEB, 2000, e em Planejamento e Gerenciamento Ambiental/Universidade Salvador UNIFACS, 2003. Em seu campo de atuação profissional iniciou a sua carreira no Grupo FERBASA Cia de Ferro Ligas da Bahia, na função de geofísico, onde trabalhou entre 1972 e 1974. Na área estatal Estadual sua vida profissional começou na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral CBPM, empresa estatal do Estado da Bahia, onde desenvolveu funções diversas de Gerência e Assessoria, tais como: Chefe da Divisão de Geofísica - DIGEF no período compreendido entre 1974 e 1979; Chefe da Divisão de Apoio Técnico - DIVAT no período compreendido entre 1979 e 1983; Chefe da Divisão Administrativa - DIVAD entre 1983 a 1987. Entre 1987 e 1989 foi Assessor da Presidência da CBPM. Entre 1989 e 1991 foi Diretor Geral da Superintendência de Geologia e Recursos Minerais SGM, autarquia do Estado da Bahia; membro do Conselho de Administração da CBPM e membro do Conselho Estadual de Geologia e Mineração do Estado da Bahia. Entre 1991 e abril/1999 exerceu a função de Gerente de Economia Mineral/SGM. Volta a assumir em 1999, na CBPM, a função de assessor da Presidência, exercendo-a até dezembro de 2006. Entre março de 2004 e fevereiro de 2007 também exerce a função de Gerente de Meio Ambiente e Controle de Áreas, na CBPM. De maio a dezembro de 2006 foi Conselheiro do CEPRAM Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado da Bahia. Entre 2003 e 2006 foi representante da ABEMIN Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Mineração em Grupo de Trabalho do CONAMA Conselho Nacional de Meio Ambiente, para elaboração de Resolução sobre mineração em APP. Atuou como Professor da disciplina Capacitação de Monitores para a Educação Ambiental no Curso para Educadores Ambientais do Estado, promovido pela Secretaria de Infra-Estrutura do Estado da Bahia. Em maio/2007 ministrou aulas, como professor convidado, na disciplina Rochas e Minerais Industriais do Curso de Geologia da UFBa, no Instituto de Geociências. Atualmente exerce a função de Assessor Especial da Diretoria Técnica da CBPM e encontra-se em fase de conclusão do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador - UNIFACS, tendo eliminado as disciplinas obrigatórias, com a finalização e entrega da Dissertação de Mestrado prevista para o 1º semestre de 2008.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Desenvolvimento Regional e Urbano

2006 - Atual

Universidade Salvador

Mestrado interrompido em 1970 em Geofísica

1969 - interrompida

Universidade Federal da Bahia
Ano de interrupção: 1970

Especialização em Planejamento e Gerenciamento Ambiental

2002 - 2003

Universidade Salvador

Especialização em Gestão Organizacional Pública

2000 - 2000

Universidade do Estado da Bahia

Aperfeiçoamento em Training and Technical Assistance to the Mineral

1989 - 1989

Canadian International Development Agency

Aperfeiçoamento em Programa de Gerenciamento Téc Gerencial

1981 - 1981

BNDES/FIBASE/Fundação Getúlio Vargas

Graduação em Geologia

1965 - 1968

Universidade Federal da Bahia
Bolsista do(a): SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE, SUDENE, Brasil.

Formação complementar

2000 - 2001

Curso Básico do Idioma Espanhol. (Carga horária: 192h). , Caballeros de Santiago Centro de Cultura Hispânica, CABALLEROS, Brasil.

2000 - 2000

Lei de Responsabilidade Fiscal e Novos Desafios pa. (Carga horária: 24h). , ATRICON - Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, ATRICON, Brasil.

1995 - 1995

Curso de Importação. (Carga horária: 14h). , PROMOEXPORT, PROMOEXPORT, Brasil.

1989 - 1989

Técnicas, estratégias e táticas para negociar melh. (Carga horária: 16h). , EXCELLENCE - Cursos e Seminários, EXCELLENCE, Brasil.

1988 - 1988

Didrodinâmica dos Meios Porosos. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1986 - 1986

Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. (Carga horária: 30h). , Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, CBPM, Brasil.

1986 - 1986

Avaliação Econômica de Jazidas. (Carga horária: 40h). , Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, CBPM, Brasil.

1985 - 1985

Técnicas de Elaboração de Normas e Manuais Adminis. (Carga horária: 24h). , Fundação Getúlio Vargas - RJ, FGV-RJ, Brasil.

1985 - 1985

Desenvolvimento Gerencial. (Carga horária: 60h). , Centro Educacional de Tecnologia em Administração, CETEAD, Brasil.

1985 - 1985

Sociedades Anônimas. (Carga horária: 30h). , Legislação e Jurisprudência Fiscal, LJF, Brasil.

1985 - 1985

Propriedades Elétricas e Magnéticas das Rochas. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1985 - 1985

Análises de Bacias Sedimentares. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1984 - 1984

Prevenção de Acidentes. (Carga horária: 20h). , Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, FUNDACENTRO, Brasil.

1984 - 1984

Matemática Aplicada Avançada. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1984 - 1984

Fluxo Térmico. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1984 - 1984

Métodos Potenciais em Geofísica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1983 - 1983

Erradicação de Prejuízos. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.

1983 - 1983

Perfilagem de Poços. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1983 - 1983

Teoria Eletromagnética Aplicada à Geofísica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1982 - 1982

Técnicas Analíticas Instrumentais Aplicadas à Geol. (Carga horária: 24h). , Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Bahia, SBG - BA, Brasil.

1982 - 1982

Petrografia. (Carga horária: 15h). , Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, CBPM, Brasil.

1980 - 1980

Fundamentos de Gerência. (Carga horária: 20h). , Directives Ltda, DIRECTIVES, Brasil.

1980 - 1980

Técnica de Elaboração de Relatórios. (Carga horária: 15h). , Método Consultoria e Treinamento Ltda, MÉTODO, Brasil.

1974 - 1974

Administração de Pequenas e Grandes Indústrias. (Carga horária: 25h). , CEDIN - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, CEDIN, Brasil.

1974 - 1974

Curso de Produção. (Carga horária: 25h). , CEDIN - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, CEDIN, Brasil.

1974 - 1974

PERT/CPM. (Carga horária: 32h). , Instituto de Idiomas Polycenter, IIP, Brasil.

1970 - 1970

Orientação Pedagógica para Prof do Ensino Superior. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

III Semana de Análise Regional e Urbana.Projeto de Mestrado. 2006. (Outra).

II Semana de Análise Regional e Urbana da UNIFACS. 2005. (Outra).

I Seminário de Sustentabilidade Ambiental na Mineração.Sustentabilidade da Lavra e Beneficiamento do Fosfato de Irecê. 2003. (Seminário).

Seminário Insumos Minerais Utilizados na Construção Civil e o Desenvolvimento Sustentável. 2002. (Seminário).

Seminário de Meio Ambiente & Qualidade de Vida. 2001. (Seminário).

Fórum da Indústria de Cerâmica Vermelha. 1999. (Encontro).

I Seminário de Rochas Ornamentais do Nordeste. 1998. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de Mineração. 1997. (Congresso).

XXXIX Congresso Brasileiro de Geologia. 1996. (Congresso).

IX Simpósio Internacional do Ouro. 1996. (Simpósio).

V Congresso Brasileiro de Mineração. 1993. (Congresso).

V Seminário Nacional de Transportes das Empresas de Energia Elétrica. 1985. (Seminário).

VI Seminário Técnico em Geofísica.Desenvolvimento da Empresa (CBPM) e os principais projetos executados. 1983. (Seminário).

XXXII Congresso Brasileiro de Geologia. 1982. (Congresso).

INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON AMPPLIED GEOPHYSICS IN TROPICAL REGIONS. 1982. (Simpósio).

Simpósio sobre Mineralizações Auríferas no Estado da Bahia. 1981. (Simpósio).

Seminários Especiais em Geofísica.Trabalhos Geofísicos Desenvolvidos pela CBPM. 1980. (Seminário).

XXX Congresso Brasileiro de Geologia. 1978. (Congresso).

I Reunião Latino Americana de Geofísica. 1974. (Encontro).

XXVII Congresso Brasileiro de Geologia. 1973. (Congresso).

Seminários Especiais de Geofísica.Métodos Geofísicos de Exploração de Cobre. 1973. (Seminário).

I Seminário de Orientação Pedagógica para Professores do Ensino Superior - UFBa. 1970. (Seminário).

XXIII Congresso Brasileiro de Geologia. 1969. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • VASCONCELLOS, H. G. . Fosfato na Bahia: aspectos econômicos e ambientais. Revista Cadernos de Análise Regional , v. 01, p. 23-28, 2006.

  • CAVALCANTE, C. J. T. ; VASCONCELLOS, H. G. . Mineração na Bahia. Ciclos Históricos e Panorama Atual. 1. ed. Salvador: SICM, 1998. v. 1. 205p .

  • VASCONCELLOS, H. G. (Org.) ; et alii. (Org.) . Panorama do Ouro na Bahia. 1. ed. Salvador: SGM/SICM, 1998. v. 1. 233p .

  • VASCONCELLOS, H. G. ; et alii. . BAHIA Cadastro do Produtor Mineral 1997. 1. ed. Salvador: SGM/SICM, 1997. v. 1. 200p .

  • VASCONCELLOS, H. G. (Org.) ; et alii. (Org.) . BAHIA Rochas Ornamentais. Principais Indicadores 1993 a 1996. 1. ed. Salvador: SGM/SICM, 1996. v. 1. 345p .

  • VASCONCELLOS, H. G. ; et alii. . BAHIA Cadastro do Produtor Mineral 1995. 1. ed. Salvador: SGM/SICM, 1995. v. 1. 170p .

  • VASCONCELLOS, H. G. ; et alii. . Catálogo de Rochas Ornamentais da Bahia Brasil. 1. ed. Salvador: SGM/SICM, 1994. v. 1. 230p .

  • VASCONCELLOS, H. G. ; MAGALHAES, A. C. F. . Panorama de Rochas Ornamentais na Bahia. 2. ed. Salvador: SGM/SICM, 1994. v. 1. 1111p .

  • VASCONCELLOS, H. G. (Org.) ; et alii. (Org.) . BAHIA Mercado Consumidor Mineral 1993. 1. ed. Salvador: SGM/SICM, 1993. v. 1. 230p .

  • VASCONCELLOS, H. G. . Fosfato na Bahia: aspectos econômicos e ambientais. In: Revista Científica da Unifacs, 2006, Salvador. A Economia Baiana, Revista Cadernos de Análise Regional. Salvador: UNIFACS, 2006. v. 05. p. 00-00.

  • VASCONCELLOS, H. G. . Desenvolvimento da Empresa (CBPM) e os principais projetos esecutados. In: VI Seminário Técnico em Geofísica, 1983, Salvador. VI Seminário Técnico em Geofísica da ETFBa, 1983.

  • VASCONCELLOS, H. G. . Trabalhos Geofísicos Desenvolvidos pela CBPM no Estado da Bahia. In: Seminários Especiais de Geofísica, 1980, Salvador. Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Geofísica da UFBa, 1980.

  • VASCONCELLOS, H. G. . Métodos Geofísicos de Exploração de Cobre. In: Seminários Especiais de Geofísica, 1973, Salvador. Programa de Pós-Graduação em Gofísica da UFBa, 1973.

  • VASCONCELLOS, H. G. . A Sustentabilidade da Lavra e Beneficiamento do Fosfato de Irecê. In: I Seminário da Sustentabilidade Ambiental da MineraçãoEm I Seminário da Sustentabilidade Ambiental da Mineração, 2003, Salvador. Anais do I Seminário da Sustentabilidade Ambiental da Mineração. Salvador: SICM, 2003. v. 01. p. 00-00.

  • VASCONCELLOS, H. G. . Contribuição do Método Magnetométrico à Pesquisa de Cromita. In: Congresso Brasileiro de Geologia, 1973, Aracajú. Anais do Congresso Brasileiro de Geologia. xxxxxxx: xxxxxx, 1973. v. 01. p. 00-00.

  • VASCONCELLOS, H. G. . A Sustentabilidade da Lavra e Beneficiamento do Fosfato de Irecê. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VASCONCELLOS, H. G. . Contribuição do Método Magnetométrico à Pesquisa de Cromita. 1973. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

VASCONCELLOS, H. G. . Curso de Capacitação de Monitores para Educação Ambiental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, CBPM. , 4ª AV. 460 CENTRO ADMINISTRATIVO DA BAHIA, CAB, 41745-000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31157432, Fax: (71) 31157548, URL da Homepage:

Experiência profissional

1974 - 1989

Companhia Baiana de Pesquisa Mineral

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
-Maio/1974 a Maio/1979: Gerente da Divisão de Geofísica; - Maio/1979 a Junho/1983: Gerente da Divisão de Apoio Técnico, com gerenciamento nas áreas de Geofísica, Geoquímica, Petrografia e Agrimensura; - Junho/1983 a Setembro/1987: Gerente da Divisão Administrativa; - Setembro/1987 a Junho/1989: Assessor da Presidência. Membro do Comitê de Avaliação de Oportunidades Minerais e Ações Estratégicas da CBPM. Membro do Conselho Diretivo da Rio Salitre Mineração Ltda.

1973 - 1974

Companhia de Ferro Ligas da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/1974

    Serviços técnicos especializados , Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, .,Serviço realizado, Geólogo.

1972 - 1972

Mineração Vale do Jacurici

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 40

1971 - 1971

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. Aux. Instrumental Geofísico de Campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Auxiliar no Curso de Pós-Graduação em Geofísica da UFBa (Mestrado).