Thiago Lauriti

Doutor (2018) e Mestre (2011) em Letras do programa de pós-graduação stricto sensu de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (ECLLP) com foco em Literatura Infanto-Juvenil e Educação pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Especialista em Direito Constitucional (Direitos Humanos) pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Possui bacharelado em Letras (Língua Portuguesa) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e Licenciatura em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Sou bacharel em Direito e licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Sou avaliador federal ad hoc do Ministério da Educação (INEP/MEC) para Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos e Instituições de Ensino Superior. Nomeado pela Portaria nº 484, de 07 de junho de 2018 (Publicado no D.O.U. nº 110 em 11 de junho de 2018. Seção 1, página 15). Fui coordenador executivo para realização de capacitações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), exercendo a função de Analista de Educação Ambiental. Possuo experiência na elaboração de cursos com a temática ambiental nas modalidades de Ensino a Distância (EaD) e Presencial, para diversas Secretarias do Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada. Professor de ensino superior da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Universidade Federal do ABC (UFABC), atual colaborador do grupo de pesquisa Literatura Infantil/Juvenil e sociedade da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Avaliador (parecerista) da Revista da FUNDARTE - Fundação Municipal de Artes de Montenegro, Rio Grande do Sul, Brasil / Revista LITERARTES (USP), destinada a estudos de produções literárias para crianças e jovens da área de Literatura Infantil e Juvenil da FFLCH/USP / Revista CRIOULA (USP) / Revista DIALOGIA (UNINOVE)

Informações coletadas do Lattes em 28/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)

2014 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: PALIMPSESTO E ANÁLISE LITERÁRIA: PROPOSTA PARA UMA ARQUEOLOGIA DO AUTOR DE LITERATURA INFANTIL
, Ano de obtenção: 2018. Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Literatura Infantil e Juvenil; Mercado Editorial; Paratextos editoriais; Palimpsesto.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)

2008 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: VIOLÊNCIAS SINGULARES, TEXTOS PLURAIS: UM DIÁLOGO ENTRE SAPATO DE SALTO DE LYGIA BOJUNGA E AS AVENTURAS DE NGUNGA DE PEPETELA
, Ano de Obtenção: 2011.Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; Violência; Literatura Infantil e Juvenil.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Docência Universitária

2012 - 2013

Universidade Nove de Julho
Título: ORIENTAÇÕES OFICIAIS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: A QUEM SE DESTINAM?
Orientador: Profª Drª Marisa Todescan Dias da Silva
Bolsista do(a): Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

2008 - 2009

Universidade Nove de Julho
Título: O DUPLO ROSTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: DOS DOCUMENTOS LEGAIS À TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Orientador: Profa. Magaly Aparecida Chiconelli Faria
Bolsista do(a): Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

Especialização em Direito Constitucional (Direitos Humanos)

2007 - 2008

Faculdade Autõnoma de Direito
Título: A ACESSIBIIDADE DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA AOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO: UMA QUESTÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Orientador: Prof. Dr. Márcio Manoel Maidame

Graduação em Pedagogia

2007 - 2008

Universidade Nove de Julho
Título: O PROFESSOR COMO LEITOR
Bolsista do(a): Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa)

2005 - 2007

Universidade de São Paulo

Graduação em Letras

2003 - 2007

Universidade de São Paulo

Graduação em Direito

2002 - 2007

Universidade Nove de Julho
Título: O DIREITO À ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO ? UM BREVE ESTUDO
Orientador: Professor Daniel Alberto Casagrande
Bolsista do(a): Centro Universitário Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Habilitação para Duplo Perfil em Modalidades de Ensino - Avaliações. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2021 - 2021

Habilitação para Duplo Perfil - Avaliações de Curso de Graduação. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2018 - 2018

Avaliador ad hoc do INEP para Reconhecimento/Renovação de cursos das IES.. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação docente em Metodologias Ativas na Sala do Futuro. (Carga horária: 10h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação a Distância para Seleção de Avaliadores do ENEM 2018. (Carga horária: 93h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2015 - 2015

Workshop de Câmera, Voz e Linguagem Corporal. (Carga horária: 5h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

2012 - 2012

Créditos de Carbono - Capacitação em Projetos MDL. (Carga horária: 2h). , UNIEDUCAR, UNIEDUCAR, Brasil.

2012 - 2012

Prevenção contra Pedofilia e Pornografia Infantil. (Carga horária: 2h). , UNIEDUCAR, UNIEDUCAR, Brasil.

2012 - 2012

Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.

2012 - 2012

Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.

2012 - 2012

Noções e Práticas de Sustentabilidade. (Carga horária: 2h). , UNIEDUCAR, UNIEDUCAR, Brasil.

2012 - 2012

Como usar meu ambiente online Gestor. (Carga horária: 1h). , Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, CETESB, Brasil.

2012 - 2012

Como criar treinamentos online usando o Auctor. (Carga horária: 1h). , Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, CETESB, Brasil.

2012 - 2012

Como aprender online usando o Alumni. (Carga horária: 1h). , Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, CETESB, Brasil.

2012 - 2012

Sustentabilidade, um valor para a nova geração. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.

2012 - 2012

Sustentabilidade no dia a dia. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.

2012 - 2012

Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas Online, FGV ONLINE, Brasil.

2012 - 2012

Postura e Imagem Profissional. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2012 - 2012

Casais Homossexuais - Guia de Direitos Legais. (Carga horária: 2h). , UNIEDUCAR, UNIEDUCAR, Brasil.

2012 - 2012

Novo Acordo Ortográfico. (Carga horária: 1h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2012 - 2012

Bullying - o que é e como evitar. (Carga horária: 2h). , UNIEDUCAR, UNIEDUCAR, Brasil.

2011 - 2011

Produção de Textos e Redação Empresarial. (Carga horária: 12h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2011 - 2011

Resolução de Problemas. (Carga horária: 3h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2011 - 2011

Atitude Empreendedora. (Carga horária: 3h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2011 - 2011

Cidadania e Meio Ambiente. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2011 - 2011

Relacionamento Interpessoal. (Carga horária: 3h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2011 - 2011

Comunicação Virtual no Ambiente Corporativo. (Carga horária: 3h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2011 - 2011

Ciclo de Aperfeiçoamento para Professores/Tutores. (Carga horária: 32h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.

2008 - 2008

A LIJ de LP: múltiplos suportes e linguagens. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2007 - 2007

Leitura, Literatura e Educação no Brasil. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada/Especialidade: Literaturas Comparadas de Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura Infanto-Juvenil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direitos Humanos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Organização de eventos

LAURITI, T. . Semana da Pedagogia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - Olhares e Linguagens da Docência. 2010. (Outro).

LAURITI, T. . Retratos do Brasil Homossexual. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

1º CONGRESSO ONLINE BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO. AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS EM UMA ABORDAGEM DE MULTILETRAMENTO. 2020. (Congresso).

1º CONGRESSO ONLINE BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO. A competência leitora e a interdisciplinaridade. 2020. (Congresso).

Maratona OAB Saraiva Aprova. 2019. (Exposição).

X Encuentro Internacional Foro Paulo Freire. 2016. (Encontro).

II ENCONTRO NACIONAL DE PRODUÇÕES LITERÁRIAS E CULTURAIS PRA CRIANÇAS E JOVENS - FANTÁSTICO E IMAGINÁRIO: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS.Realidade, ficção e mitos: relações tecidas no livro A moça tecelã, de Marina Colasanti.. 2015. (Encontro).

X COLÓQUIO DE PESQUISA SOBRE INSTITUIÇÕES ESCOLARES: "PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS". 2015. (Outra).

XV Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa."O filme 'Na cidade vazia' - uma adaptação do livro 'As aventuras de Ngunga': da utopia à distopia". 2015. (Encontro).

Semana da Pedagogia - Cultura escolar e profissão docente.Dinâmicas de Literatura Infantil em sala de aula. 2012. (Simpósio).

Semana da Pedagogia - Cultura Escolar e Profissão Docente.Contos de Fadas e Literatura Infantil: múltiplos olhares, múltiplos sentidos. 2012. (Encontro).

Semana da Pedagogia: Ética na formação e na atuação do Pedagogo: Múltiplas Dimensões.Oficina de dinâmicas de Literatura Infantil/Juvenil na sala de aula.. 2011. (Encontro).

GRUPOS DE ESTUDOS TEMÁTICOS SOBRE A DOCÊNCIA DA UNINOVE. 2010. (Encontro).

Semana da Pedagogia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).MESA-REDONDA: Um olhar social sobre os Direitos da Criança e do Adolescente. 2010. (Seminário).

V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (V EPOG).Violências singulares, textos plurais: um diálogo comparatista entre Sapato de Salto de Lygia Bojunga e As aventuras de Ngunga de Pepetela. 2010. (Encontro).

X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP.As aventuras de Ngunga e Na cidade vazia: diálogos intertextuais. 2010. (Encontro).

Semana da Pedagogia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).A LITERATURA INFANTIL E A FRUIÇÃO MULTISENSORIAL A CASA SONOLENTA. 2009. (Oficina).

VIII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP.Os diálogos renovados entre Brasil, Portugal e Angola pela tessitura dos signos da literatura infantil e juvenil. 2008. (Encontro).

13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.A ENTREVISTA INSTITUCIONALIZADA: ANÁLISE DO FORMATO DO PAR ADJACENTE PERGUNTA-RESPOSTA DAS ENTREVISTAS DA RÁDIO SENADO. 2005. (Simpósio).

Fórum Mundial de Educação São Paulo ? Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Congresso).

Palestra ?A Ética e o Direito?, realizada na Universidade Nove de Julho (UNINOVE).. 2004. (Encontro).

Palestra ?Pena de Morte? realiza no I CICLO DE PALESTRAS CRIMINAIS ? ?SABATINAS PENAIS? pelo Centro Universitário Nove de Julho. 2003. (Encontro).

Palestra ?Processo e Julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade e Ação Declaratória de Constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal?, realizada pelo Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE). 2003. (Encontro).

I SEMANA DA ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2002. (Encontro).

Palestra ?A Política e o Exercício da Cidadania? realizada na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). 2002. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Camila Felix Araújo

LAURITI, T.; LAURITI, N. C.; GOMES, R. M.. UMA ANÁLISE DO FORTALECIMENTO DA POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PROPOSTO PELO PROJETO DE INTERVENÇÃO EM MINAS GERAIS: Diretrizes, desafios e possibilidades para elaboração de um Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Diogo Cavazotti Aires

LAURITI, T.; LAURITI, N.C.; GOMES, R. M.. BRASIL E AS RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Edineia Maria dos Santos da Silva

LAURITI, T.; LAURITI, N. C.; GOMES, R. M.. INTOLERÂNCIA DOCENTE COM GRUPOS LGBTQIA+ E SUAS CONSEQUÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO REALIZADO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Rafael Dias Santos

LAURITI, T.; LAURITI, N. C.; GOMES, R. M.. IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Beatriz Batista de Almeida

LAURITI, T.; LAURITI, N.C.; GOMES, R. M.. CAROLINE-SE: A LITERATURA ENSINANDO DIREITOS HUMANOS.. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Luana de Abreu Iannelli

CALVE, T.;LAURITI, T.. EDUCAÇÃO HOSPITALAR: DISCUTINDO A FUNÇÃO DO PEDAGOGO DENTRO DO HOSPITAL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Sandra Francisca da Silva

CALVE, T.;LAURITI, T.. SENTIMENTOS PROVOCADOS PELA IDEIA DE MORTE IMINENTE. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Alessandra Sousa

CALVE, T.;LAURITI, T.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Yara Nascimento Silva

CALVE, T.;LAURITI, T.. A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA EM UM AMBIENTE HOSPITALAR PARA CRIANÇAS INTERNADAS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Ana Carolina de Figueredo

CALVE, T.;LAURITI, T.. ATIVIDADES LÚDICAS PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO HOSPITALAR. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Caroline Bizzarre Monteiro

CALVE, T.;LAURITI, T.. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA PEDIATRIA HOSPITALAR. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Renata Nogueira

CALVE, T.;LAURITI, T.. A LUDICIDADE NAS CLASSES HOSPITALARES COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Eliane Trevisan Bertalo

CALVE, T.;LAURITI, T.. LUTO E PERDAS NA ADOLESCÊNCIA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Fernanda Lima de Brito

CALVE, T.;LAURITI, T.. FUNDAMENTOS DA CLASSE HOSPITALAR E SUA PRÁTICA HUMANIZADA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Ivone Adalgiza Coimbra

CALVE, T.;LAURITI, T.. LÚDICO E ALFABETIZAÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR: UMA RELAÇÃO QUE NÃO É SÓ BRINCADEIRA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Débora Santos Silva Virginio

CALVE, T.;LAURITI, T.. O BRINCAR NA VIDA DA CRIANÇA HOSPITALIZADA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Carmem Lúcia Silva Ferreira

CALVE, T.;LAURITI, T.. O PEDAGOGO HOSPITALAR E SUA ATUAÇÃO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Isaura de Almeida Souza

CALVE, T.;LAURITI, T.. O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA NA CRIANÇA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Irlaine Aparecida Favoretto

CALVE, T.;LAURITI, T.. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: OS DESAFIOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO HOSPITALAR. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Jessica Juvenis Silva

CALVE, T.;LAURITI, T.. A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO AMBIENTE HOSPITALAR. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Karen Regina Blanco

CALVE, T.;LAURITI, T.. PEDAGOGIA HOSPITALAR: A INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E EQUIPE MULTIPROFISSIONAL PARA O ENFRENTAMENTO PERANTE O ESCOLAR HOSPITALIZADO.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Leila Martins Cardoso de Oliveira

CALVE, T.;LAURITI, T.. BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: O BRINCAR E A RESILIÊNCIA, ATOS E ATITUDES QUE SE COMPLEMENTAM. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Thaís Helena Barbosa da Silva

CALVE, T.;LAURITI, T.. O LÚDICO COMO AUXÍLIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CLASSE HOSPITALAR. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Aurinéia Santana dos Santos

CALVE, T.;LAURITI, T.. OS BENEFÍCIOS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR NA ROTINA DA CRIANÇA HOSPITALIZADA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Patrícia de Souza Ferreira

CALVE, T.;LAURITI, T.. DEPRESSÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA PEDAGOGIA HOSPITALAR. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Hospitalar) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Alexandre Guerra

ANDREUCCI, A. G. A.;LAURITI, T.. O PAPEL DA PRÁTICA DOCENTE E O PERFIL DO DISCENTE NA BUSCA DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência Universitária) - Universidade Nove de Julho.

LAURITI, T.. XI Encontro de Iniciação Científica - UNINOVE - 2014. 2014. Universidade Nove de Julho.

Orientou

Ana Lúcia Souza

RESPEITAR É PRECISO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA PROMOVER A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO ESCOLAR; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Thiago Lauriti;

Camila Felix Araújo

UMA ANÁLISE DO FORTALECIMENTO DA POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PROPOSTO PELO PROJETO DE INTERVENÇÃO EM MINAS GERAIS: Diretrizes, desafios e possibilidades para elaboração de um Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Thiago Lauriti;

Diogo Cavazotti Aires

BRASIL E AS RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Thiago Lauriti;

Edineia Maria dos Santos da Silva

INTOLERÂNCIA DOCENTE COM GRUPOS LGBTQIA+ E SUAS CONSEQUÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO REALIZADO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Thiago Lauriti;

Erica Cristiana da Silva dos Santos

A IMPORTÂNCIA DE SE DISCUTIR O RACISMO NA ESCOLA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Thiago Lauriti;

Evelyn Gitti Hanna Secco

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ACESSO, PERMANÊNCIA E QUALIDADE NA EDUCAÇAO INTEGRAL; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Thiago Lauriti;

Rafael Dias Santos

IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Thiago Lauriti;

Veruska Maria da Conceição Silva

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Thiago Lauriti;

Beatriz Batista de Almeida

CAROLINE-SE: A LITERATURA ENSINANDO DIREITOS HUMANOS; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Thiago Lauriti;

Patrícia da Silva Lobo

Os processos da alfabetização na aprendizagem escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Mariana da Silva

A importância e contribuição da Literatura Infantil na aprendizagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Lucielia da Silva

A importância do brincar na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Luciana Viegas Caetano

Educação e preconceito racial: impactos no ambiente escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Nailla dos Santos Almeida da Silva

Jogos e Brincadeiras transportados para LIBRAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Lucília Santos da Silva

A inclusão de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Lúcia Daubermann dos Santos

Método Montessori: suas práticas na alfabetização; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Maria José Gonçalves de Souza

Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Lourdes Cordeiro de Souza Djighalian

Formação de professores: teoria e prática - a importância do estágio na formação docente; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Luciana Silva Cardoso

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de nove anos: um olhar sobre a infância; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Marta Aparecida de Sá

Musicoterapia na Educação Infantil: a importância da música para o aprendizado; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Mara Goreti Souza Ramos Silva

Música na Educação Infantil: sua importância para o aprendizado; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

MAYARA RIBEIRO DA SILVA

O lúdico no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança com paralisia cerebral; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Marília Pinheiro Cândido de Brito

Contribuições do ler e do contar histórias na Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Aldo Gaspar de Lima

O desenvolvimento infantil e os contos de fadas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Juliana Smokovitz de Jesus; Bianca Emília dos Santos

O uso da Literatura Infantil na alfabetização; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Stella Rodrigues Frutuoso; Patrícia Roberta Pires Reis

Os direitos dos autistas e dos deficientes auditivos no ensino regular; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Ana Carolina dos Santos; Rejane Galdino Silva

A violência no cotidiano escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Marli Santos de Oliveira Silva; Maria Cristina A

S; Berbel; A importância da leitura na formação da criança; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Thiago Lauriti;

Produções bibliográficas

  • LAURITI, THIAGO . The film 'Hollow city' - an adaptation of the book 'The adventures of Ngunga': from utopia to dystopia. LITERARTES , v. 1, p. 105-133, 2022.

  • GREGORIN FILHO, J.N ; LAURITI, T. . O itinerário das violências singulares da obra `Sapato de Salto? de Lygia Bojunga. DIALOGIA , p. 95-114, 2017.

  • LAURITI, T. . Educar para incluir ou incluir para Educar?. Brasil Para Todos , v. 3, p. 1-15, 2016.

  • LAURITI, T. . As marcas do discurso religioso no 'Sermão da Sexagésima' do Padre Antonio Vieira. OMNIA HUMANAS , v. 05, p. 45-58, 2016.

  • LAURITI, T. . O romance Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra e a moçambicanidade literária em Mia Couto. Revista Triplo V de Artes, Religiões e Ciências , v. 59, p. 01-06, 2016.

  • LAURITI, T. . Modernidade e contemporaneidade nas poéticas do Brasil e de Moçambique: do -Sentimento do Mundo- de Carlos Drummond de Andrade à metapoesia -Metamorfose- de Luís Patraquim. DIALOGIA , p. 121-132, 2012.

  • LAURITI, T. . O sensacionismo integral no drama estático 'O marinheiro' de Fernando Pessoa. Saber Acadêmico , v. 1, p. 132-142, 2010.

  • LAURITI, T. . O professor como leitor. DIALOGIA , v. 9, p. 211, 2010.

  • LAURITI, T. . Feliz aniversário e Noventa e três o silenciamento da velhice nas narrativas de Clarice Lispector e Mia Couto. Saber Acadêmico (Online) , v. 07, p. 91-99, 2009.

  • LAURITI, T. . O Aleph: Um Conto Hologrâmico. Revista Santa Rita (FACEAS) , v. 07, p. 15-22, 2009.

  • LAURITI, T. . A estética do absurdo em 'O Estrangeiro' de Albert Camus. Saber Acadêmico , v. 8, p. 1-9, 2009.

  • LAURITI, T. . Uma reflexão sobre a trajetória dos Direitos humanos. Prisma Jurídico , v. 2, p. 167-176, 2008.

  • LAURITI, T. . O POETA COMO PROFETA: O DIÁLOGO DE AGOSTINHO NETO EM -SÁBADO NOS MUSSEQUES- COM RACIONAIS MC?S EM -FIM DE SEMANA NO PARQUE-. REVISTA CRIOULA (USP) , p. 1, 2008.

  • LAURITI, T. . AS AVENTURAS DE NGUNGA, DE PEPETELA: MUITO ALÉM DA CARTILHA. VIA ATLÂNTICA , p. 211, 2008.

  • LAURITI, T. ; CHRISTAL, W. C. (Org.) . Pedagogia de A a Z: Literatura infanto e juvenil : abordagens múltiplas. 1. ed. São Paulo: Universidade Nove de Julho ? UNINOVE,, 2016. v. Vol.7. 176p .

  • LAURITI, T. ; CHRISTAL, W. C. (Org.) . Pedagogia de A a Z - Literatura Infantil e Juvenil: Abordagens Múltiplas. 1ª. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. 176p .

  • LAURITI, T. . Infâncias singulares em narrativas plurais: uma breve análise comparativista entre as literaturas de Saramago e Ondjaki. In: Flávia Reis e Samira Ramos. (Org.). Literatura infantil/juvenil e sociedade: José Nicolau Gregorin Filho em foco. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2025, v. 1, p. 169-189.

  • EGI, C. M. J. ; LAURITI, N. C. ; LAURITI, T. . O currículo e a integração da tecnologia na Educação Infantil: princípios e perspectivas da Educomunicação no cotidiano das infâncias. Infâncias, tecnologias e aprendizagem criativa: reflexões, experiências e propostas didáticas. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2024, v. 1, p. 114-129.

  • LAURITI, T. . O filme ?Na cidade vazia? ? uma adaptação do livro ?As aventuras de Ngunga?: da utopia à distopia?. In: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; HUMMES, Júlia Maria; DAL BELLO, Márcia Pessoa; NAVAS, Diana (Org.).. (Org.). Educação e Linguagens: da multiplicidade dos conceitos. 1ed.São Paulo: Big Time Editora, 2020, v. 1, p. 147-170.

  • LAURITI, T. . Toponímia: uma metodologia interdisciplinar. In: Ana Maria Haddad Baptista; Edson Soares Martins. (Org.). Memórias: Da pluralidade metodológica. 1ed.Belo Horizonte: Tesseractum Acadêmico, 2020, v. 1, p. 134-163.

  • LAURITI, T. . O ROMANCE UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA E A MOÇAMBICANIDADE LITERÁRIA EM MIA COUTO. In: Maurício Silva; Márcia Fusaro. (Org.). Mia Couto: uma literatura entre palavras e encantamentos. 1ed.São Paulo: Big Time Editora, 2019, v. 1, p. 6-12.

  • LAURITI, T. . O romance 'Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra' e a moçabicanidade literária em Mia Coutro. In: SILVA, Maurício; FUSARO, Márcia. (Org.). Mia Couto: uma literatura entre palavras e encantamentos. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2016, v. 1, p. 15-28.

  • LAURITI, T. . Orientações Oficiais para o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio: a quem se destinam?. In: SILVA, Maurício; LAURITI, Nádia Conceição. (Org.). Redação: acertos e desacertos da lingugagem. 1ed.São Paulo: Uninove, 2016, v. 1, p. 57-80.

  • LAURITI, T. . As possíveis 'chaves' orientadoras do pensamento crítico da literatura infantil e juvenil do século XXI: uma leitura de 'A chave do tamanho', de Monteiro Lobato. In: NAVAS, Diana; SILVA, Maurício. (Org.). A Literatura Infantil e Juvenil na contemporaneidade: histórias, caminhos, representações. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2016, v. 1, p. 11-32.

  • LAURITI, T. . Orientações Oficiais para o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio: a quem se destinam?. In: SILVA, Maurício; LAURITI, Nádia Conceição. (Org.). Redação: acertos e desacertos da linguagem. 1ed.São Paulo: Uninove, 2016, v. 1, p. 57-80.

  • LAURITI, T. . Literatura Infantil e Juvenil, Escola e Mercado Editorial. In: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; SILVA, Maurício. (Org.). Educação, Linguagens e Interpretação. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2015, v. 1, p. 69-104.

  • LAURITI, T. . A entrevista radiofônica institucionalizada: memória discursiva e o par adjacente pergunta - resposta: um gênero sem margens. In: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; HUMMES, Júlia Maria; DAL BELLO, Márcia Pessoa; D'AMBRÓSIO, Ubiratan. (Org.). Tempo-memória na Educação: Reflexões. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2015, v. 1, p. 372-401.

  • LAURITI, T. . A entrevista radiofônica institucionalizada: memória discursiva e o par adjacente pergunta - resposta: um gênero sem margens. In: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; HUMMES, Júlia Maria; DAL BELLO, Márcia Pessoa; D'AMBRÓSIO, Ubiratan. (Org.). Tempo-memória na educação: reflexões. 1ed.Montenegro: Editora da FUNDARTE, 2015, v. 1, p. 372-401.

  • LAURITI, T. . A Literatura Infantil/Juvenil de Temática Afro-Brasileira e Indígena e sua Implementação Legal Obrigatória. In: LAURITI, T; CHRISTAL, W. C.. (Org.). Pedagogia de A a Z - Literatura Infantil e Juvenil: Abordagens Múltiplas. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 07, p. 147-168.

  • LAURITI, T. . Quem é o rei?. Poetizar. Revistas de Contos, Crônicas e Poesias (DECH - CEUNES/UFES), Espírito Santo, p. 12 - 14, 28 fev. 2024.

  • LAURITI, T. . A ENTREVISTA INSTITUCIONALIZADA: ANÁLISE DO FORMATO DO PAR ADJACENTE PERGUNTA-RESPOSTA DAS ENTREVISTAS DA RÁDIO SENADO. In: 13° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2005, São Paulo. 13° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2005.

  • LAURITI, T. . AS AVENTURAS DE NGUNGA E NA CIDADE VAZIA: DIALOGOS INTERTEXTUAIS. In: X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, 2010, São Paulo. Literatura e Vida Social, 2010.

  • LAURITI, T. . Realidade, ficção e mitos: relações tecidas no livro A moça tecelã, de Marina Colasanti.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAURITI, T. . As aventuras de Ngunga e Na cidade vazia: diálogos intertextuais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAURITI, T. . Violências singulares, textos plurais: um diálogo comparatista entre Sapato de Salto de Lygia Bojunga e As aventuras de Ngunga de Pepetela. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAURITI, T. . Os diálogos renovados entre Brasil, Portugal e Angola pela tessitura dos signos da literatura infantil e juvenil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LAURITI, T. . A ENTREVISTA INSTITUCIONALIZADA: ANÁLISE DO FORMATO DO PAR ADJACENTE PERGUNTA-RESPOSTA DAS ENTREVISTAS DA RÁDIO SENADO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LAURITI, T. . Kauê, o duende 2010 (Revisão).

Outras produções

LAURITI, T. . Parecer ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar no processo de análise e revisão de projeto de Iniciação Científica, sob protocolo número 14647. 2013.

LAURITI, T. . Parecer ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar no processo de análise e revisão de projeto de Iniciação Científica, sob protocolo número 16646. 2013.

LAURITI, T. . Parecer ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar no processo de análise e revisão de projeto de Iniciação Científica, sob protocolo número 17673. 2013.

LAURITI, T. . Parecer ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar no processo de análise e revisão de projeto de Iniciação Científica, sob protocolo número 16896. 2013.

LAURITI, T. . Parecer ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar no processo de análise e revisão de projeto de Iniciação Científica, sob protocolo número 10857. 2012.

LAURITI, T. . A Literatura Infantil e a Arte de contar história. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAURITI, T. . A dinâmica da escrita criativa como estratégia para depois da pandemia. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAURITI, T. . A metodologia da leitura dos três olhares como estratégia para depois da pandemia. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAURITI, T. . A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAURITI, T. ; LAURITI, N.C. . Oficina para orientação de Produção de Texto. 2019. .

LAURITI, T. . A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAURITI, T. . A LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS: DO LIVRO À HIPERMÍDIA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LAURITI, T. . Oficina de Trabalho Orientativo para o Texto Escrito. 2018. .

LAURITI, T. . Oficina de Trabalho Orientativo para o Texto Escrito. 2018. .

LAURITI, T. . Oficina de Comunicação do Programa de Formação do Futuro Professor Uninove. 2014. .

LAURITI, T. . Aspectos legais das Classes Hospitalares. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A educomunicação nos contextos avaliativos, Descrição: Aproximar Educação, Comunicação e Avaliação é uma abordagem necessária para que se dê conta da análise da complexidade que caracteriza os espaços educativos e seus processos avaliativos e, principalmente, para que se tente superar as pseudo-dicotomias entre movimentos avaliativos voltados para o controle (somativos) e os voltados para o desenvolvimento (formativos-reconstrutivos); entre abordagens quantitativas e qualitativas; entre perspectivas técnicas e emancipatórias e, sobretudo, entre o olhar voltado para a avaliação enquanto ação unidirecional ou enquanto processo de inter-retro-ação humana multidimensional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Thiago Lauriti - Integrante / Nádia Conceição Lauriti - Coordenador.

  • 2009 - 2014

    Tempo-Memória: estudos comparativos de literatura, Descrição: O grupo tem publicado,periódica e sistematicamente, resultados parciais das pesquisas propostas no âmbito da Literatura Comparada ligados a conceitos de tempo-memória. Destaca-se,agora, por estar iniciando pesquisas em relação ao Ensino e Educação em questões relacionadas com linguagens e literatura, especialmente, numa perspectiva de comparação. Pretende incluir mais pesquisadores e estudantes ligados ao tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Thiago Lauriti - Integrante / Ana Maria Haddad Batista - Coordenador / Ana Carolina Haddad Batista - Integrante / André Yuiti Ozawa - Integrante / Eduardo de Febo - Integrante / Glauco Correa da Cruz Bacic Fratric - Integrante / Joel Rosa de Almeida - Integrante / Marcia do Carmo Felismino Fusaro - Integrante / Nailton Santos de Matos - Integrante / Ricardo Borovina Balija - Integrante / Rita de Cassia Oliverio Couto - Integrante / Sandro Luis da Silva - Integrante.

Prêmios

2016

Comenda Emérita da Ordem do Mérito da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo no Grau de Grã-Cruz, Núcleo MMDC Secretaria de Educação do Estado de São Paulo "Caetano de Campos"/ SEE-SP.

2005

Menção Honrosa no 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo (USP).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho, Faculdade de Pedagogia. , Avenida Doutor Adolfo Pinto, 109, Barra Funda, 01156-050 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 26339245, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - 2024

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Contratado regime temporário, Enquadramento Funcional: Avaliador 'ad-hoc' do INEP/MEC, Carga horária: 0

Outras informações:
Avaliador "ad hoc" do Ministério da Educação (INEP/MEC) para Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos e Instituições de Ensino Superior. Nomeado pela Portaria n 484, de 07 de junho de 2018 (Publicado no D.O.U. n 110 em 11 de junho de 2018. Seção 1, página 15).

2020 - 2022

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador I - Orientador de TCC, Carga horária: 20

Outras informações:
Aprovado no processo de seleção de bolsista Professor Formador I - Orientador de TCC do Edital UAB-NETEL 13/2020, para atuar no curso de especialização "lato sensu" em Educação em Direitos Humanos pela convênio UAB/UFABC.

Atividades

  • 03/2020 - 03/2022

    Ensino, Educação em Direitos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso

2009 - Atual

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor-horista, sem regime de dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2024

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação do Trabalho Educacional (Presencial), Estudos sobre a Infância (Presencial), Literatura Infantil (Presencial), Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa (Presencial), Políticas Educacionais (Presencial)

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direção e Supervisão do Ensino (Presencial - Online), Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa (Presencial - Online), Políticas Educacionais (Presencial), Literatura Infantil (Presencial - Online)

  • 01/2023 - 06/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jogos e Brinquedos Pedagógicos (Presencial - Online), Literatura Infantil (Presencial - Online), Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa (Presencial - Online), Políticas Educacionais (Presencial - Online)

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (Presencial - Online), Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa (Presencial - Online), Políticas Educacionais (Presencial - Online), Práticas Docentes - Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Presencial - Online), Práticas Docentes - Ludooedagogia (Presencial - Online)

  • 01/2022 - 06/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (Presencial - Online), Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa (Presencial - Online), Políticas Educacionais (Presencial - Online)

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (Presencial - Online), Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa (Presencial - Online), Políticas Educacionais (Presencial - Online)

  • 01/2021 - 06/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem e Aquisição da Escrita (Presencial - Online), Literatura Infantil (Presencial - Online), Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa (Presencial - Online), Políticas Educacionais (Presencial - Online)

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (Presencial - Online), Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa (Presencial - Online)

  • 01/2020 - 06/2020

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (Presencial - Online), Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa (Presencial - Online)

  • 01/2012 - 06/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro de comitê assessor - Parecerista ad hoc do Comitê Científico Multidisciplinar da Universidade Nove de Julho..

  • 12/2009 - 06/2020

    Serviços técnicos especializados , Universidade Nove de Julho.,Serviço realizado, Correção de avaliações no processo de seleção para ingresso na Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (Presencial), Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (Presencial)

  • 01/2019 - 06/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (Presencial)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (Presencial), Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (Presencial)

  • 01/2018 - 06/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos sobre a Infância (Presencial), Literatura Infantil (Presencial), Português bem empregado (EaD)

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação (em EaD), Literatura Infantil (Presencial), Políticas Educacionais (Presencial), Sociologia da Educação (em EaD), Interdisciplinaridade e Educação (em EaD)

  • 01/2017 - 06/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (Presencial), Filosofia da Educação (em EaD), Multiculturalismo (em EaD), Tecnologias aplicadas a Educação (em EaD)

  • 11/2016 - 12/2016

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior (em EaD)

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (em EaD), Literatura Infantil (Presencial), Políticas Educacionais (Presencial)

  • 10/2016 - 11/2016

    Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Infância, História, Sociedade e Cultura Contemporânea (em EaD)

  • 10/2016 - 11/2016

    Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem (em EaD)

  • 09/2016 - 10/2016

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Históricas e Filosóficas da Educação (em EaD)

  • 08/2016 - 09/2016

    Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica (em EaD)

  • 08/2016 - 08/2016

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem (em EaD)

  • 06/2016 - 06/2016

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem (em EaD)

  • 05/2016 - 06/2016

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática no Ensino Superior (em EaD)

  • 01/2016 - 06/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (em EaD), Literatura Infantil (Presencial)

  • 03/2016 - 04/2016

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Técnico e Superior (em EaD)

  • 03/2016 - 04/2016

    Ensino, Neurociência da Aprendizagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem (em EaD)

  • 02/2016 - 03/2016

    Ensino, Pedagogia Hospitalar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aspectos legais das classes hospitalares (em EaD)

  • 02/2016 - 03/2016

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases históricas e filosóficas da Educação (em EaD)

  • 01/2016 - 02/2016

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem (em EaD)

  • 12/2015 - 01/2016

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior (em EaD)

  • 11/2015 - 12/2015

    Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica (em EaD)

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (em EaD), Literatura Infantil (Presencial), Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (em EaD), Políticas Educacionais (Presencial)

  • 10/2015 - 11/2015

    Ensino, Curso de Especialização em Docência Universitária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Históricas e Filosóficas da Educação (em EaD)

  • 09/2015 - 10/2015

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Históricas e Filosóficas da Educação (em EaD)

  • 08/2015 - 09/2015

    Ensino, Formação Docente para o Ens. Sup. em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem (em EaD)

  • 05/2015 - 06/2015

    Ensino, Pedagogia Hospitalar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem (em EaD)

  • 01/2015 - 06/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil (em EaD), Literatura Infantil (Presencial), Metodologia da Pesquisa Científica (em EaD), Metodologia da Pesquisa Científica (Presencial)

  • 04/2015 - 05/2015

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégias para a Qualidade do Ensino (em EaD)

  • 03/2015 - 04/2015

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Técnico e Superior (em EaD)

  • 02/2015 - 03/2015

    Ensino, Curso de Especialização em Docência Universitária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aspectos Legais da Classes Hospitalares (em EaD)

  • 01/2015 - 02/2015

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem (em EaD)

  • 01/2015 - 02/2015

    Ensino, Pedagogia Hospitalar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Históricas e Filosóficas da Educação (em EaD)

  • 12/2014 - 01/2015

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior (em EaD)

  • 11/2014 - 12/2014

    Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem (em EaD)

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção Textual I, Literatura Infantil (em EaD)

  • 10/2014 - 11/2014

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Históricas e Filosóficas da Educação (em EaD)

  • 09/2014 - 10/2014

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica (em EaD)

  • 08/2014 - 09/2014

    Ensino, Pedagogia Hospitalar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica (em EaD)

  • 05/2014 - 06/2014

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tecnologias aplicadas à Educação (em EaD)

  • 01/2014 - 06/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção Textual I, Literatura Infantil (em EaD)

  • 04/2014 - 05/2014

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégias para a qualidade do ensino (em EaD)

  • 03/2014 - 04/2014

    Ensino, Gramática e texto de Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tecnologia Aplicada ao Ensino (em EaD)

  • 02/2014 - 03/2014

    Ensino, Pedagogia Hospitalar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aspectos Legais da Classes Hospitalares (em EaD)

  • 01/2014 - 02/2014

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem (em EaD)

  • 11/2013 - 12/2013

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Técnico e Superior (em EaD)

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção Textual I, Literatura Infantil (em EaD)

  • 10/2013 - 11/2013

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégias para qualidade no ensino (em EaD)

  • 09/2013 - 10/2013

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Históricas e Filosóficas da Educação (em EaD)

  • 08/2013 - 09/2013

    Ensino, Docência no Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem (em EaD)

  • 05/2013 - 06/2013

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação Educacional (em EaD), Educação Inclusiva (em EaD)

  • 01/2013 - 06/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção Textual I, Literatura Infantil (em EaD)

  • 04/2013 - 05/2013

    Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Linguagem e a Aquisição da Escrita (em EaD)

  • 03/2013 - 04/2013

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Técnico e Superior (em EaD)

  • 02/2013 - 03/2013

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Históricas e Filosóficas da Educação (em EaD)

  • 01/2013 - 02/2013

    Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria da Aprendizagem (em EaD)

  • 11/2012 - 12/2012

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática no Ensino Superior (em EaD)

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção Textual (em EaD), Leitura e Produção Textual I, Literatura Infantil (em EaD)

  • 10/2012 - 11/2012

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégias para a Qualidade no Ensino Superior (em EaD)

  • 09/2012 - 10/2012

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Históricas e Filosóficas da Educação (em EaD)

  • 08/2012 - 09/2012

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Históricas e Filosóficas da Educação (em EaD)

  • 07/2012 - 08/2012

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem (em EaD)

  • 05/2012 - 06/2012

    Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da Aprendizagem (em EaD)

  • 01/2012 - 06/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção Textual I, Leitura e Produção Textual I (em EaD), Leitura e Produção Textual II

  • 04/2012 - 05/2012

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégias para Qualidade no Ensino Superior (em EaD)

  • 03/2012 - 04/2012

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Técnico e Superior (em EaD)

  • 02/2012 - 03/2012

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Históricas e Filosóficas da Educação (em EaD)

  • 01/2012 - 02/2012

    Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conceitos da Psicopedagogia e Dificuldades de Aprendizagem (em EaD)

  • 12/2011 - 01/2012

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação Educacional (em EaD)

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção Textual I, Leitura e Produção Textual I (em EaD), Métodos de Estudos Acadêmicos (em EaD)

  • 11/2011 - 11/2011

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Planejamento e Avaliação de Aprendizagem (em EaD)

  • 10/2011 - 11/2011

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino Técnico e Superior (em EaD)

  • 09/2011 - 10/2011

    Ensino, Formação de Docentes para o Ensino em Enfermagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Bases Históricas e Filosóficas da Educação (em EaD)

  • 08/2011 - 09/2011

    Ensino, Psicopedagogia Clínica e Educacional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conceitos da Psicopedagogia e Dificuldades de Aprendizagem (em EaD)

  • 05/2011 - 06/2011

    Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicopatologia (em EaD)

  • 01/2011 - 06/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação Educacional (em EaD), Direito à Infância e Educação (em EaD), Fundamentos de Alfabetização (em EaD), Leitura e Produção Textual I, Políticas e Práticas de Inclusão, Saberes e Metodologia do Ensino em Língua Portuguesa (em EaD)

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Alfabetização, Direito à Infância e Educação (em EaD), Direito à Infância e Educação

  • 01/2010 - 06/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil, Direito à Infância e Educação (em EaD), Direito à Infância e Educação

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito à Infância e Educação, Literatura Infantil

2018 - 2018

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de curso de extensão (CEUMA/PRCEU), Carga horária: 4

Outras informações:
Professor de curso de extensão contratado em caráter temporário (05/04/2018) à (03/05/2018) pelo Centro Universitário Maria Antônia (CEUMA), vinculado à Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade de São Paulo (USP).

2011 - 2012

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Educação Ambiental (Coordenador), Carga horária: 44

Outras informações:
Quando ingressei em 2º lugar por concurso público de provas e títulos na CETESB, atuei como coordenador executivo para a realização de diversas capacitações e treinamentos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), exercendo a função de Analista de Educação Ambiental. Tive a oportunidade de elaborar e executar cursos com a temática ambiental nas modalidades de Ensino a Distância (EaD) e Presencial, para inúmeras Secretarias do Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada.

2008 - 2008

Colégio Técnico Uninove

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/2008 - 07/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Comunicação e Expressão Oral e Escrita

2007 - 2007

Colégio CLIP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2007 - 04/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa