Aguida Arruda Barbosa
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Direito Civil Direito de Família e Direitos da Per pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2007),membro - Fédération Internationale Des Femmes Des Carrières Juridiques, coordenadora da comissão de mediação do Instituto Brasileiro de Direito de Família. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: palestra, aula, direito de famíla, banca de mestrado e Doutorado. Formada em Teologia pela Faculdade Messiânica em 2011.
Informações coletadas do Lattes em 21/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Direito Civil
2004 - 2007
Universidade de São Paulo
Título: Construção dos Fundamentos Teóricos e Práticos do Código de Família Brasileiro
Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. Palavras-chave: Pós-modernidade - Ética do Cuidado - Codificação.
Mestrado em Direito Civil Direito de Família e Direitos da Per
2003 - 2003
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Professor Associado Doutor Roberto João Elias.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado / Especialidade: Direito Civil.
Especialização em Curso de Pós Graduação Área de Concentração Direit
1981 - 1984
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Orientador: Dr Alcides Jorge Costa
Formação complementar
2001 - 2001
Curso de Direito de Família. , Instituto dos Advogados de São Paulo.
1997 - 1997
O Papel da Família na Empresa Familiar. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
1997 - 1997
Curso Intensivo de Mediação. , Instituto Brasileiro de Estudos Interdisciplinares de Direito de Família.
1997 - 1997
A União Estável. , Instituto dos Advogados de São Paulo.
1997 - 1997
Curso de Psicologia e Serviço Social. , Instituto Brasileiro de Estudos Interdisciplinares de Direito de Família.
1997 - 1997
Alfabetização Emocional. (Carga horária: 8h). , Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo.
1996 - 1996
O Novo Código do Processo Civil. , Instituto dos Advogados de São Paulo.
1995 - 1995
Família Psicologia Uma Visão Para Os Profissionais. , Escola Paulista de Advocacia.
1966 - 1974
Curso de Língua e Civilização Francesa Método G Ma. , Aliança Francesa de São Paulo.
1970 - 1971
Curso de Italiano. , Casa Di Dante.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Tributário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Filosofia do Direito.
Participação em eventos
O Novo Código Civil Rumeno: Visto do Interior- Visto do Exterior.Le divorce. Comparaison entre le Code Civil Bréselien et le Code Civil roumain. 2013. (Simpósio).
Le Colloque International: Le Nouveau Code Civil Roumain - Vu de l'Intérieur - Vu de l'Extérieur.Personnes, Famille, Successions, Droit International Privé. 2013. (Outra).
Primeiro Congresso do IBDFAM Centro-Oeste: O Direito das Famílias - Conflitos, Cuidado e Convivência. Mediação e arbitragem nas questões familiares. 2012. (Congresso).
V Congresso Paulista de Direito de Família: Patrimônio e Sucessões - Acertos e Desacertos. Sucessão do companheiro: inconstitucionalidade do art. 1.790 do Código Civil. 2012. (Congresso).
I Congresso Internacional de Mediação: da Teoria à Prática. Mediação no planejamento sucessório e nas empresas familiares. 2011. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Direito de Família: Família entre o Público e o Privado. Programa de Formação de Mediador Familiar Interdisciplinar. 2011. (Congresso).
III Congresso Nordestino de Direito de Família: A Família Brasileira através dos Tempos. A mediação familiar interdisciplinar. 2010. (Congresso).
II Jornada Paulista de Direito Civil em Homenagem ao Professor Álvaro Villaça Azevedo.4º Painel: Direito de Família. 2009. (Outra).
I Seminário Interdisciplinar de Mediação de Conflitos PUC-Rio.A experiência judiciária da mediação. 2008. (Seminário).
II Encontro Alagoano de Direito das Famílias e Sucessões.Mediação familiar. 2008. (Encontro).
VI Semana Jurídica.Temas atuais no direito de família: parto anônimo. 2008. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Direito de Família: Família e Solidariedade. A mediação e o princípio da dignidade da pessoa humana. 2007. (Congresso).
I Congresso do IBDFAM da Região Norte: Novas Dimensões da Família Brasileira. Mediação em Vara de Infância e Adolescência. 2007. (Congresso).
I Congresso Paulista de Direito de Família e Sucessões: As Novas Leis Civis e Processuais e Seu Impacto no Direito de Família e Sucessões. Conflito de gerações: reflexos no direito de guarda de filhos, visitas e alimentos. 2007. (Congresso).
IV Fórum Jurídico UniToledo.A mediação e o princípio da dignidade da pessoa humana. 2007. (Outra).
I Congresso Cearense de Direito de Família. A institucionalização e disciplina da mediação como método de prevenção e solução consensual de conflitos (Projeto de Lei de Mediação). 2006. (Congresso).
XV Semana de Estudos Jurídicos: Direito e Dignidade Humana e I Congresso de Direito e Cidadania: Defensoria Pública em Santa Catariana - Direito Sonegado. Sensibilização à mediação familiar. 2006. (Congresso).
Simpósio sobre Mediação e Conciliação: Interface Psicologia - Direito.A Escola de Mediação de Lion. 2006. (Simpósio).
V Encontro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo sobre Os Direitos da Mulher.Mediação familiar. 2006. (Encontro).
V Congresso Brasileiro de Direito de Família: Família e Dignidade Humana. -. 2005. (Congresso).
Seminário: Justiça Terapêutica. 2005. (Seminário).
1ª Jornada Paulista de Direito Civil: Os Desacertos do Novo Código Civil e as Tentativas de Solução Intentadas por Meio dos Conjuntos de Enunciados do Conselho da Justiça Federal.Conjugalidade: Enunciados 263, 101 e 102. 2005. (Outra).
IV Jornada Psicanálise e Direito: Dignidade e o Direito à Personalidade.O respeito à dignidade dos jurisdicionados. 2005. (Outra).
I Congresso de Direito de Família do Mercosul. Mediação familiar: o projeto brasileiro e as experiências do Mercosul. 2004. (Congresso).
Congresso de Mediação, Conciliação e Arbitragem. Interdisciplinariedade no trabalho de mediação. 2004. (Congresso).
Seminários Interdisciplinares sobre Mediação e Arbitragem.Mediação como prática interdisciplinar: parceria entre direito e psicanálise. 2004. (Seminário).
II Encontro de Direito de Família do IBDFAM/DF.Mediação familiar: instrumento para a reforma do judiciário. 2004. (Encontro).
VII Semana Jurídica da Faculdade de Direito do Centro Universitário de São Caetano do Sul.Mediação. 2004. (Outra).
IV Congresso Nacional e Internacional de Direito de Família: Afeto, Ética, Família e o Novo Código Civil. Mediação familiar como instrumento da reforma do judiciário. 2003. (Congresso).
Conferência Mediação Familiar: Estudos Comparativos - Modelos Brasileiro e Canadense.Mediação familiar como instrumento da reforma do judiciário. 2003. (Outra).
Jornada: Psicanálise e Direito - Parentalidade.Guarda compartilhada. 2003. (Outra).
Jornadas de Direito Civil Novo: Direito Civil - de Clóvis Bevilaqua a Miguel Reale; a Visão Contemporânea, a Transição Legislativa e as Tendências para o Século XXI.Mediação familiar. 2003. (Outra).
Semana de Estudos Jurídicos.Mediação familiar e o novo Código Civil brasileiro. 2003. (Outra).
Simpósio Psicanálise e Direito.Conflitos: possíveis abordagens - a mediação. 2002. (Simpósio).
2ª Semana Jurídica e Cultural da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2ª SEMANAJUR).Mediação familiar e o novo Código Civil brasileiro. 2002. (Outra).
III Congresso Brasileiro de Direito de Família. A política pública da mediação e a experiência brasileira. 2001. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Direito de Família e das Sucessões Brasil/Alemanha. 2001. (Congresso).
II Seminário Alagoano de Direito de Família.Mediação em direito de família. 2001. (Seminário).
I Seminário de Direito Civil e Processual Civil.Responsabilidade civil objetiva. 2001. (Seminário).
Fórum do Século XXI: Novas Formas de Conjugalidade.Curso Psicoterapia de Casal de Base Psicanalítica. 2001. (Outra).
I Congresso Psicossocial Jurídico do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT): As Interfaces entre o Direito, a Psicologia e o Serviço Social. A história da mediação. 2000. (Congresso).
Seminário: Desafios do Direito de Família.Mediação em direito de família. 2000. (Seminário).
Seminário de Direito de Família.Mediação familiar. 2000. (Seminário).
Semana Antônio Eufrásio de Toledo de Direito de Família.Mediação em direito de família. 2000. (Outra).
10ª Conferência Mundial da International Society of Family Law.Mediation: besides a technique - no important tool for the undestanding judicial demands in family law. 2000. (Outra).
II Congresso Brasileiro de Direito de Família. A família na travessia do milênio. 1999. (Congresso).
III Congresso Ibero-Americano de Psicologia Jurídica. Mesa-Redonda: História da Mediação Familiar no Direito de Família Comparado e Tendências. 1999. (Congresso).
Journées d' Étude Québec - Europe. 1999. (Encontro).
Conseil Élargi - 70º Aniversário. 1999. (Outra).
VII Congresso Mundial da Fédération Internationale des Femmes des Carrières Juridiques. Separação de corpos entre concubinos no direito comparado. 1998. (Congresso).
Congresso Mundial da Fédération Internationale des Femmes des Carrières Juridiques. La femme au seuil du troisièmme milenaire. 1997. (Congresso).
Congresso Nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica. Direito de família: uma abordagem interdisciplinar - mediação familiar. 1997. (Congresso).
Seminário do Instituto Brasileiro de Estudos Interdisciplinares de Direito de Família. 1997. (Seminário).
Seminário: O Papel da Família na Empresa Familiar. 1997. (Seminário).
V Encontro Estadual de Clínicas-Escola: Psicologia em Movimento - Os Desafios das Realidades Brasileiras.Trabalhando com a interdisciplinaridade. 1997. (Encontro).
Encontro de Ciências Jurídicas da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).Direito integrado: tendências e desafios. 1997. (Encontro).
A união estável.Painel de Debates sobre A União Estável. 1997. (Outra).
Workshop sobre Mediação Familiar.Mediação familiar. 1997. (Outra).
VIII Congresso Nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica. 1996. (Congresso).
Conseil Élargi.Violência contra mulher e criança. 1996. (Outra).
VII Congresso Nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica. 1995. (Congresso).
Encontro Internacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica. 1995. (Encontro).
Jornada de Direito Processual Civil: Alterações Fundamentais. 1995. (Outra).
IV Conferência Mundial da ONU e Fórum de ONGs.A mulher como instrumento para a paz. 1995. (Outra).
Semana de Estudos Jurídicos.Assédio sexual. 1995. (Outra).
VI Congresso Nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica. 1994. (Congresso).
Conferência Governamental da ONU para a América do Sul e Caribe, preparatória para a Conferência Mundial da ONU em Pequim.. 1994. (Outra).
V Congresso Nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica e I Jornada de Direito Interamericano - Conesul. Cooperativismo internacional. 1993. (Congresso).
Simpósio Nacional de Direito Civil e Processual Civil. 1993. (Simpósio).
Conseil Élargi. 1993. (Outra).
IV Congresso Nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica e II Encontro Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica dos Países Lusófonos. 1992. (Congresso).
I Encontro Sul-Americano das Comissões de Estudo do Direito de Família e Direito da Mulher. 1992. (Encontro).
Conseil Élargi.Independência do Poder Judiciário no Brasil. 1992. (Outra).
Conferência Mundial da ONU - Eco 92.Trabalho sobre o meio ambiente. 1992. (Outra).
IX Congresso Mundial da Fédération Internationale des Femmes des Carrières Juridiques. 1991. (Congresso).
III Congresso Nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica. Entraves e dificuldades da advocacia. 1991. (Congresso).
I Encontro de Mulheres Juristas dos Países Lusófonos. 1990. (Encontro).
Conseil Élargi. 1990. (Outra).
I Encontro Nacional de Juízes, Promotores e Advogados de Família.Concubinato entre homossexuais. 1989. (Encontro).
Conseil Élargi: Comemoração do Bicentenário da Revolução Francesa. 1989. (Outra).
XIII Congresso Mundial da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica. 1988. (Congresso).
.Direito de Família - Departamento de Cultura da Associação dos Advogados de São Paulo . 1987. (Outra).
.Direito Civil - Direito de Família. 1987. (Outra).
.O Projeto que Altera a Lei do Inquilinato. 1987. (Outra).
Primeira Semana de Estudos de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 1977. (Outra).
Participação em bancas
HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes NovaesDONNINI, Rogério José FerrazBARBOSA, Águida Arruda. Direito sucessório dos conviventes na união estável (uma abordagem crítica ao artigo 1.790 do Código Civil brasileiro). 2011. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade Autônoma de Direito.
HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes NovaesBARBOSA, Águida ArrudaBITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Direito e afetividade: estudo sobre as influências dos aspectos afetivos nas relações jurídicas. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, José Luciano Góis deBARBOSA, Águida ArrudaLÔBO, Paulo Luiz NetoSILVA, Artur Stamford daZAIDAN FILHO, Michel. Mediação familiar: princípio, meio e fim para a pacificação de conflitos. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco.
DUARTE, NestorHIRONAKA, Giselda Maria Fernandes NovaesBARBOSA, Águida Arruda. Mutabilidade do regime de bens durante o casamento. 2008. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes NovaesBARBOSA, Águida Arruda. Equalização dos direitos sucessórios do cônjuge e do companheiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
RODRIGUES, Maria Lúcia; SAWAIA, Bader;YAZBEK, Maria CarmelitaBARBOSA, Águida Arruda; PINTO, Rosa Maria Ferreira. Relações Afetivas em Litígio e a Mediação Familiar. 2013. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
VIANA, Rui Geraldo CamargoDONNINI, Rogério José Ferraz; AZEVEDO, Álvaro Villaça;BARBOSA, Águida ArrudaTORRES, Heleno Taveira. Novo direito intertemporal: a retroatividade das leis. 2012. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes NovaesSIMÃO, José FernandoBARBOSA, Águida ArrudaCOHEN, CláudioPEREIRA, Rodrigo da Cunha. Direito à convivência entre pais e filhos: análise interdisciplinar com vistas à eficácia e sensibilização de suas relações no poder judiciário. 2011. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
ALMEIDA, Lidia Reis de;BARBOSA, Águida ArrudaSÁ, Alvino Augusto de. Mediação judicial: formação, teoria e práticas do mediador judicial. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
TARTUCE, FernandaBARBOSA, Águida ArrudaMASSONI, Túlio de Oliveira. Mediação extrajudicial em conflitos trabalhistas individuais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Função Social do Direito) - Faculdade Autônoma de Direito.
RODRIGUES, Maria Lúcia; SAWAIA, Bader;BARBOSA, Águida Arruda. Relações afetivas em litígio e a mediação familiar. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes NovaesDUARTE, NestorBARBOSA, Águida Arruda. O exercício abusivo do poder familiar e os limites da intervenção judicial na família. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
BARBOSA, Águida ArrudaHIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes. Acesso a cidadania através da utilização da mediação na solução de conflitos. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil: Revisão Atualização Novo CC Brasil.) - Faculdade de Direito do Sul de Minas.
BARBOSA, Águida ArrudaMÔNACO, Gustavo Ferraz de Campos. A guarda compartilhada: continuidade da relação entre pais e filhos. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil: Revisão Atualização Novo CC Brasil.) - Faculdade de Direito do Sul de Minas.
MÔNACO, Gustavo Ferraz de CamposBARBOSA, Águida Arruda. Adoção por famílias homoparentais. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil: Revisão Atualização Novo CC Brasil.) - Faculdade de Direito do Sul de Minas.
HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes NovaesBARBOSA, Águida Arruda. Abandono afetivo. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil: Revisão Atualização Novo CC Brasil.) - Faculdade de Direito do Sul de Minas.
TUSA, GabrieleBARBOSA, Águida Arruda. A validade dos contratos eletrônicos em face do ordenamento jurídico brasileiro. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil: Revisão Atualização Novo CC Brasil.) - Faculdade de Direito do Sul de Minas.
BARBOSA, Águida Arruda. Acesso à justiça: uma visão acerca da morosidade do judiciário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Autônoma de Direito.
BARBOSA, Águida Arruda. Alimentos compensatórios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Autônoma de Direito.
BARBOSA, Águida Arruda. Estupro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Autônoma de Direito.
BUNAZAR, Maurício;ANTONACCI, Andreia TassianeBARBOSA, Águida Arruda. Dano moral no direito do consumidor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Autônoma de Direito.
BARBOSA, Águida ArrudaANTONACCI, Andreia TassianeMATOS, Eneas de Oliveira. Alienação parental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Autônoma de Direito.
Orientou
Acesso a cidadania através da utilização da mediação na solução de conflitos; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil: Revisão Atualização Novo CC Brasil; ) - Faculdade de Direito do Sul de Minas; Orientador: Águida Arruda Barbosa;
A guarda compartilhada: continuidade da relação entre pais e filhos; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Civil: Revisão Atualização Novo CC Brasil; ) - Faculdade de Direito do Sul de Minas; Orientador: Águida Arruda Barbosa;
Alienação parental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Autônoma de Direito; Orientador: Águida Arruda Barbosa;
Alimentos compensatórios; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Autônoma de Direito; Orientador: Águida Arruda Barbosa;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, Águida Arruda . Guarda compartilhada e mediação familiar - uma parceria necessária. Revista Nacional de Direito de Família e Sucessões , v. 1, p. 20-36, 2014.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Construção dos fundamentos teóricos e práticos do Código de Família Brasileiro. Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões , v. 02, p. 110-115, 2008.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Princípios deontológicos da mediação familiar. Revista da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia , v. 14, p. 222-232, 2006.
-
BARBOSA, Águida Arruda ; GROENINGA, Giselle Câmara . A concorrência sucessória e a ampliação dos conflitos familiares. Revista Brasileira de Direito de Família (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-503X Revista IOB de Direito da Família) , v. 29, p. 152-172, 2005.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Composição da historiografia da mediação interdisciplinar: instrumento para o moderno direito de família. Revista EPD , v. 1, p. 257-270, 2005.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Composição da historiografia da mediação instrumento para o moderno direito de família. Revista do Curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (Impresso) , v. 33, p. 155-170, 2004.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar: uma cultura de paz. Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo , v. 10, p. 1-10, 2004.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação Familiar: Tendência à Pulverização dos Direitos. Repertório IOB Jurisprudência: Tributária Constit. Adm, v. 22, p. 3, 2003.
-
BARBOSA, Águida Arruda ; ALMEIDA, Giselle Groeninga ; NAZARETH, Eliana Riberti . Mediação: além de um método, uma ferramenta para a compreensão das demandas judiciais no direito de família - a experiência brasileira. Revista Brasileira de Direito de Família (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-503X Revista IOB de Direito da Família) , v. 7, p. 19-37, 2000.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação e Direito de Família. Repertório IOB Jurisprudência: Tributária Constit. Adm, v. 14/99, 1999.
-
BARBOSA, Águida Arruda . União Estável Simultânea ao Casamento de um dos Companheiros: um Paradoxo à Sistemática do Direito de Família. Repertório IOB Jurisprudência: Tributária Constit. Adm, v. 20/99, 1999.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A Conferência Mundial da ONU em Beijing. Informativo Iasp, 1995.
-
BARBOSA, Águida Arruda (Org.) ; STEIN VIEIRA, Claudia (Org.) ; HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes (Org.) . Direito de família. 1. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008. v. 1. 269p .
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação em empresas familiares. In: Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva. (Org.). Mediação de conflitos. 1ed.São Paulo: Atlas, 2013, v. 1, p. 127-136.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Formação do mediador familiar interdisciplinar. In: Rodrigo da Cunha Pereira. (Org.). Família: entre o público e o privado. 1ed.Porto Alegre: Magister, 2012, v. 1, p. 11-25.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Proteção da pessoa dos filhos: mediação familiar e interdisciplinaridade. In: Silmara Juny de Abreu Chinellato; José Fernando Simão; Jorge Shiguemitsu Fujita; Maria Cristina Zucchi. (Org.). Direito de família no novo milênio: estudos em homenagem ao Professor Álvaro Villaça Azevedo. 1ed.São Paulo: Atlas, 2010, v. 1, p. 437-445.
-
GROENINGA, Giselle Câmara ; BARBOSA, Águida Arruda ; TARTUCE, Fernanda . Princípios e técnicas: mediação interdisciplinar e conciliação. In: Rodrigo da Cunha Pereira. (Org.). Família e responsabilidade: teoria e prática do direito de família. 1ed.Porto Alegre: Magister, 2010, v. 1, p. 77-99.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar interdisciplinar como instrumento de prática da dignidade da pessoa humana. In: Flávio Tartuce; Ricardo Castilho. (Org.). Direito civil: direito patrimonial e existencial - estudos em homenagem à professora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. 1ed.São Paulo: Método, 2009, v. 1, p. 757-765.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Introdução ao Estatudo das Famílias. In: Leonardo Barreto Moreira Alves. (Org.). Código das famílias comentado. 1ed.Belo Horizonte: Del Rey, 2009, v. 1, p. 1-4.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Por que estatuto das famílias?. In: Maria Berenice Dias. (Org.). Direito das famílias: contributo do IBDFAM em homenagem a Rodrigo da Cunha Pereira. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009, v. 1, p. 39-46.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Da dissolução da sociedade e do vínculo conjugal. In: Águda Arruda Barbosa; Claudia Stein Vieira; Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. (Org.). Direito de família. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, v. 7, p. 134-149.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Adoção. In: Águda Arruda Barbosa; Claudia Stein Vieira; Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. (Org.). Direito de família. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, v. 7, p. 206-215.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Alimentos. In: Águda Arruda Barbosa; Claudia Stein Vieira; Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. (Org.). Direito de família. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, v. 7, p. 226-239.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A implantação do instituto da mediação familiar no Brasil. In: Maria Berenice Dias; Jorge Duarte Pinheiro. (Org.). Escritos de direito das famílias: uma perspectiva luso-brasileira. 1ed.Porto Alegre: Magister, 2008, v. 1, p. 379-394.
-
BARBOSA, Águida Arruda ; GROENINGA, Giselle Câmara . Concorrência sucessória e ampliação dos conflitos familiares. In: Lucas Abreu Barroso. (Org.). Introdução crítica ao Código Civil. 1ed.Rio de Janeiro: Forense, 2006, v. 1, p. 521-541.
-
BARBOSA, Águida Arruda ; GROENINGA, Giselle Câmara . Mediação interdisciplinar e solidariedade. In: Lia Regina Castaldi Sampaio. (Org.). Solidariedade: a rede como mecanismo de interação social. 1ed.São Paulo: InterAção, 2005, v. 1, p. 193-199.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Alcance da mediação familiar: uma sentença paradigmática. In: Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. (Org.). A outra face do Poder Judiciário: decisões inovadoras e mudança de paradigmas. 1ed.Belo Horizonte: Del Rey, 2005, v. 1, p. 513-528.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Conceito de família no novo Código Civil brasileiro e o princípio da dignidade da pessoa humana. In: Maria Helena Diniz. (Org.). Atualidades Jurídicas. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2003, v. 4, p. 1-10.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação Familiar: Uma vivência Interdisciplinar. In: Giselle Câmara Groeninga; Rodrigo da Cunha Pereira. (Org.). Direito de Família e Psicanálise Rumo a uma nova Epistemologia. : Imago, 2003, v. , p. 339-346.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Responsabilidade parental após o divórcio: guarda compartilhada. In: Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. (Org.). Direito e responsabilidade. 1ed.Belo Horizonte: Del Rey, 2002, v. 1, p. 51-63.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação: considerações a respeito de procedimento e ética. In: Sérgio Couto. (Org.). Nova realidade do direito de família: doutrina, jurisprudência, visão interdisciplinar e noticiário. 1ed.Rio de Janeiro: SC Editora Jurídica, 1998, v. 1, p. 76-78.
-
BARBOSA, Águida Arruda . É o sonho que mostra o caminho. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, , v. 74, p. 5 - 5, 01 maio 2012.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação como política. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 01 mar. 2012.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Ética sustentada em três polos. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 01 jan. 2012.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar com excelência. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 11 - 11, 01 nov. 2011.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Espacialidade privada. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 11 - 11, 01 set. 2011.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Amor e cautela, temperos da curatela. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 6 - 7, 01 jul. 2011.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Sexo e poder. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 9 - 9, 01 maio 2011.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Educação para a paz. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 3 - 5, 01 mar. 2011.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Um novo olhar. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 13 - 13, 01 jan. 2011.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Amor responsável. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 nov. 2010.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Entre as partes. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 set. 2010.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Admirável mundo novo. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 jul. 2010.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Possibilidade e cura. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 01 maio 2010.
-
BARBOSA, Águida Arruda . O tempo e o vento. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 01 mar. 2010.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A falta. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 9 - 9, 01 jan. 2010.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Libertação. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 01 nov. 2009.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Entre a vida e a morte. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 set. 2009.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A palavra e o tempo. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 12 - 13, 01 jul. 2009.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Gravidez. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 01 maio 2009.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Sintonia. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 11 - 11, 01 mar. 2009.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Renúncia ou reparação. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 01 jan. 2009.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A escolha. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 01 nov. 2008.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A dança das diferenças. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 01 set. 2008.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Em desenvolvimento. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 01 jul. 2008.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Responsabilidade compartilhada. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 maio 2008.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Maturidade adormecida. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 mar. 2008.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Direito de expressão. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 5 - 5, 01 jan. 2008.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Em reconhecimento. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 nov. 2007.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Diálogo de princípios. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 9 - 9, 01 set. 2007.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Conteúdo e linguagem. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 01 jul. 2007.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A intuição do justo. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 maio 2007.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Reciprocidade solidária. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 mar. 2007.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Cidadania e qualificação. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 jan. 2007.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Transdisciplina, criação nas diferenças. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 13 - 13, 01 nov. 2006.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Conhecimento especializado. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 01 set. 2006.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Do começo. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, , v. 39, p. 9 - 9, 01 jul. 2006.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Relação de respeito. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 maio 2006.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Ética da discussão. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 9 - 9, 01 maio 2006.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A diferença. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 10 - 10, 01 jan. 2006.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A escuta em movimento. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 19 - 19, 01 nov. 2005.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação é ética. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 01 set. 2005.
-
BARBOSA, Águida Arruda ; GROENINGA, Giselle Câmara . Mediação interdisciplinar. Correio Braziliense, Brasília, p. 3 - 3, 01 ago. 2005.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Amor e responsabilidade. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 jul. 2005.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Distorção e sentido. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, , v. 32, p. 5 - 5, 01 maio 2005.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Questão de justiça. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 mar. 2005.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Fim do silêncio. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 5 - 5, 01 jan. 2005.
-
BARBOSA, Águida Arruda . No singular. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 5 - 5, 01 set. 2004.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Questão de princípio. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 9 - 9, 01 jul. 2004.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Para todos. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 4 - 4, 01 maio 2004.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Comunicar é conhecer. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 01 mar. 2004.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Reforma do Judiciário: mudança estrutural ou reforma emergencial?. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 01 jan. 2004.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Intercâmbio cultural Brasil-Canadá. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 9 - 9, 01 nov. 2003.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Um novo projeto para a mediação. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 11 - 11, 01 set. 2003.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A mediação no NCCB. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 7 - 7, 01 maio 2003.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Guerra, globalização e mediação. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 01 mar. 2003.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação e reforma do judiciário. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 4 - 4, 01 jan. 2003.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Os limites da mediação. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 4 - 4, 01 nov. 2002.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Equivalentes jurisdicionais: mediação, conciliação e arbitragem. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 5 - 528, 01 ago. 2002.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Uma visão sistêmica. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 4 - 4, 01 jun. 2002.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A mediação na França hoje. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 5 - 5, 01 abr. 2002.
-
BARBOSA, Águida Arruda . O conflito na família. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 5 - 5, 01 jan. 2002.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Padrão de excelência. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 5 - 5, 01 nov. 2001.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Relações internacionais. Boletim IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Belo Horizonte, p. 3 - 3, 01 jan. 2001.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A Reciprocidade do Direito de Visitas entre Pai e Filho. Notícias Forenses.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Carreira Jurídica Muda Perfil Feminino. Tribuna do Direito - Ano 1, , v. 1.
-
BARBOSA, Águida Arruda . A Mulher e o Direito de Família Atual. Tribuna do Direito - Ano 1, , v. 1.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Assédio Sexual: Aspectos Jurídicos do Direito Civil. Notícias Forenses - Ano XIV, , v. 132.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Os Direitos da Mulher após Beijing. Notícias Forenses.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação : Considerações a Respeito de Procedimento e Ética. Tribuna do Direito - Ano 6, , v. 63, p. 12 - 12.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação : Considerações a Respeito de Procedimento e Ética. Tribuna do Direito - ano 6, , v. 63, p. 12 - 12.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação e Acesso à Justiça . Jornal Carta Forense - Ano I, , v. 8, p. 18 - 18.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar: instrumento para a reforma do judiciário. In: IV Congresso Brasileiro de Direito de Família, 2004, Belo Horizonte - MG. Afeto, ética, família e o novo Código Civil brasileiro. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. v. 1. p. 29-39.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Médiation Internationale. L'Ordonnance Elargie d'un Juge Français. Exécution de la Décision au Brésil. La Nouvelle Tendance du Droit de la Famille. In: Colloque International de Médiation Familiale: L'Enfant au Risque de l'oubli, 1998, Lyon, 1998.
-
BARBOSA, Águida Arruda . História da mediação familiar no direito de família comparado e tendências. In: III Congresso Ibero-americano de Psicologia Jurídica, 2000, São Paulo - SP. Anais do III Congresso Ibero-americano de Psicologia Jurídica. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2000. v. 1. p. 4-6.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Le divorce. Comparaison entre le Code Civil brésilien et le Code Civil roumain. In: Le Colloque International: Le Nouveau Code Civil Roumain - Vu de l'Intérieur - Vu de l'Extérieur, 2013, Bucareste. Le Colloque International: Le Nouveau Code Civil Roumain - Vu de l'Intérieur - Vu de l'Extérieur. Bucareste: Faculté de Droit de l'Université de Bucarest, 2013. v. 1. p. 24-24.
-
BARBOSA, Águida Arruda . Le divorce. Comparaison entre le Code Civil brésilien et le Code Civil roumain. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Personnes, Famille, Successions, Droit International Privé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação e arbitragem nas questões familiares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Sucessão do companheiro: inconstitucionalidade do art. 1.790 do Código Civil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação no planejamento sucessório e nas empresas familiares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Programa de Formação de Mediador Familiar Interdisciplinar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar interdisciplinar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A mediação familiar interdisciplinar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Direito de Família. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Fim de casamento: separação de direito judicial e extrajudicial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Temas atuais no direito de família: parto anônimo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A mediação familiar e o direito de família contemporâneo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Da proposta de um Estatuto das Famílias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A experiência judiciária da mediação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação em Vara de Infância e Adolescência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A mediação e o princípio da dignidade da pessoa humana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A mediação e o princípio da dignidade da pessoa humana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Conflito de gerações: reflexos no direito de guarda de filhos, visitas e alimentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . -. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação e lei: exercício da dignidade humana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Sensibilização à mediação familiar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A mediação no direito de família. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A Escola de Mediação de Lion. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A institucionalização e disciplina da mediação como método de prevenção e solução consensual de conflitos (Projeto de Lei de Mediação). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . -. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Conjugalidade: Enunciados 263, 101 e 102. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . O respeito à dignidade dos jurisdicionados. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Interdisciplinariedade no trabalho de mediação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A psicologia e o direito na crise da família. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação como prática interdisciplinar: parceria entre direito e psicanálise. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Diferenças de genes e gerações: mulheres, homens, pais e filhos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Direito e psicologia aplicadas na mediação interdisciplinar: parceria de cidadania. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar: instrumento para a reforma do judiciário. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar: o projeto brasileiro e as experiências do Mercosul. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Cases em mediação do BG Mediação Interdisciplinar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação, conciliação e arbitragem como meios de agilização do processo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Antes, durante e depois: os ciclos familiares e a mediação interdisciplinar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda ; GROENINGA, Giselle Câmara . A engenharia do conflito. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Método de administrar mudanças. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GROENINGA, Giselle Câmara ; BARBOSA, Águida Arruda . As transformações na família: relações patrimoniais e de afeto. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda ; GROENINGA, Giselle Câmara ; GALVANI, Claudemir . Matemáticas: psíquica, financeira e jurídica - como sintonizá-las?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda ; TREPAT CASES, José Maria . O medo e a necessidade de mudar. Instrumentos jurídicos - doação, testamento, famílias-empresa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda ; ROSO, Jayme Vita . A função do advogado: auditor, mediador, consultor. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Novos paradigmas, os novos rumos, a crise de poder e de autoridade, e aspectos jurídicos e psíquicos da sucessão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Guarda compartilhada. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar sob a ótica da transdisciplina. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar no novo Código Civil brasileiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar como instrumento da reforma do judiciário. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar e o novo Código Civil brasileiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar como instrumento da reforma do judiciário. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Direito dos pais: guarda compartilhada. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Conflitos: possíveis abordagens - a mediação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Do casamento. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação no direito de família. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar no novo Código Civil brasileiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Direito de família e mediação familiar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Separação e divórcio e mediação familiar: uma visão interdisciplinar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . O stress na advocacia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Responsabilidade civil objetiva. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação em direito de família. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação em direito de família. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A política pública da mediação e a experiência brasileira. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Curso Psicoterapia de Casal de Base Psicanalítica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A história da mediação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação em direito de família. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação em direito de família. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação: formas de investigação e de intervenção na família no judiciário. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação: a clínica do direito. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar interdisciplinar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediation: besides a technique - no important tool for the undestanding judicial demands in family law. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Direito de família. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . CDC2: o papel conciliador do profissional de direito nas disputas de guarda de crianças adolescentes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A família na travessia do milênio. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . História da Mediação Familiar no Direito de Família Comparado e Tendências. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Separação de corpos entre concubinos no direito comparado. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Alimentos: interdisciplinariedade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . O processo no direito de família. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Direito de família: uma abordagem interdisciplinar - mediação familiar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Direito integrado: tendências e desafios. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Trabalhando com a interdisciplinaridade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . La femme au seuil du troisièmme milenaire. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A união estável. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação: Uma Nova Mentalidade na Resolução de Conflitos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Violência contra mulher e criança. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Contrato de concubinato. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Assédio sexual. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Novos sócios do Instituto dos Advogados de São Paulo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A mulher como instrumento para a paz. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Cooperativismo internacional. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Trabalho sobre o meio ambiente. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Independência do Poder Judiciário no Brasil. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Entraves e dificuldades da advocacia. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Concubinato entre homossexuais. 1989. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação familiar interdisciplinar. São Paulo: Atlas, 2015 (Livro).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação: a clínica do direito. São Paulo 2001 (Revista).
-
BARBOSA, Águida Arruda ; NAZARETH, Eliana Riberti ; GROENINGA, Giselle Câmara . Dinâmica da mediação. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. (Tradução/Livro).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Justiça e mediação familiar: uma parceria a serviço da co-parentalidade. São Paulo: Revista do Advogado da Associação dos Advogados de São Paulo, 2000. (Tradução/Artigo).
-
BARBOSA, Águida Arruda . A mulher na área jurídica - família. Belo Horizonte: O Lutador, 1999 (Capítulo de livro).
-
BARBOSA, Águida Arruda . Pesquisa temática bibliográfica 1997 (Pesquisa).
Outras produções
BARBOSA, Águida Arruda . Projeto de Lei n. 4.827, de 1998, de iniciativa da Deputada Federal Zulaiê Cobra Ribeiro, que institucionaliza e disciplina a mediação, como método e solução consensual de conflitos. 1998.
BARBOSA, Águida Arruda . Mediação Familiar Interdisciplinar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BARBOSA, Águida Arruda ; STEIN VIEIRA, Claudia . Direito de família: módulo IV. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).
BARBOSA, Águida Arruda . Curso de Mediação e Arbitragem. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BARBOSA, Águida Arruda . O direito de família e a mediação familiar. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de estudos).
BARBOSA, Águida Arruda . Curso de Mediação e Arbitragem. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BARBOSA, Águida Arruda . Pesquisa em bibliotecas e livrarias de Paris, Bruxelas e lisboa, no período de 1989 a 2001. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .
BARBOSA, Águida Arruda . Entrevista com a professora de Direito Civil da Faculté de Droit de Louvain, na Bélgica, Genéviève Chmps. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .
BARBOSA, Águida Arruda . Atelier. 1999 (Demais trabalhos relevantes) .
BARBOSA, Águida Arruda . Visita ao Institut des Sciences de la Famille. 1998 (Demais trabalhos relevantes) .
BARBOSA, Águida Arruda . Programa de visitas a 17 instituições de pesquisa, formação e atendimento em Mediação na França. 1998 (Demais trabalhos relevantes) .
BARBOSA, Águida Arruda . Participação de uma sessão de Mediação Familiar, em Lyon. 1998 (Demais trabalhos relevantes) .
BARBOSA, Águida Arruda . Encontro com a mediadora inglesa Liza Parkinson. 1998 (Demais trabalhos relevantes) .
BARBOSA, Águida Arruda . Patrocinio de causa com conflito familiar franco-brasileiro. 1997 (Demais trabalhos relevantes) .
BARBOSA, Águida Arruda . Encontro com o presidente do Haut Conseil de la Médiation, Paris, Monsieur Jean François Six, autor do livro Dynamique de la Médiation. 1997 (Demais trabalhos relevantes) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
ARRUDA BARBOSA E ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C. , Rua Vieira de Morais, 420 Cj. 106, Campo Belo, 04617-000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55313388, Fax: (11) 55313384, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2011
Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do SulVínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada
Outras informações:
1º Curso de Aperfeiçoamento para Fins de Vitaliciamento e Promoção dos Magistrados de Mato Grosso do Sul/2011. Campo Grande - MS, 3 de junho de 2011.
Atividades
-
06/2011 - 06/2011
Ensino, 1º Curso Aperfeiçoamento Vitaliciamento e Promoção, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Mediação com ênfase nos conflitos familiares. Módulo III: Formação Humanística, carga horária 2 horas/aula, 3 de junho, Campo Grande - MS
2005 - 2005
Faculdade de Direito do Sul de MinasVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Programa de Especialização em Direito Civil: Revisão e Atualização à Face do Novo Código Civil Brasileiro. Pouso Alegre - MG, 8 e 9 de abril de 2005.
Atividades
-
10/2011 - 10/2011
Ensino, Direito de Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mediação familiar. Aula, carga horária 8:30 horas-aula, 28 e 29 de outubro
-
05/2005 - 05/2005
Ensino, Direito Civil: Revisão Atualização Novo CC Brasil., Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mediação e meios extra-judiciais de solução de controvérsias. Aula, carga horária 8 horas-aula, 8 e 9 de abril
2009 - 2009
Centro Universitário AssunçãoVínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada
Outras informações:
Curso de Direito
Atividades
-
10/2009 - 10/2009
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mediação familiar. Palestra, carga horária 4 horas-aula, 5 de outubro
2009 - Atual
Faculdade Autõnoma de DireitoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora dos Cursos: Graduação, Pós-graduação Lato Sensu, Mestrado e Doutorado
2007 - 2007
ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULOVínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada
Outras informações:
43º Curso de Extensão Universitária: Direito de Família e das Sucessões - Temas Atuais. Taubaté - SP, 25 e 26 de outubro de 2007
Atividades
-
10/2007 - 10/2007
Ensino, Direito de Família e das Sucessões: Temas Atuais, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, A recente Lei n. 11.441/07 e suas repercussões para a separação e divórcio. Aula, carga horária 3:30 horas, 26 de outubro, Taubaté - SP, Dissolução do casamento e da sociedade conjugal. Separação e divórcio judiciais. A mediação como forma de solução de conflitos conjugais. Aula, carga horária 3:30 horas, 25 de outubro, Taubaté - SP
2007 - Atual
Escola Paulista de DireitoVínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada
Outras informações:
Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Direito Civil e Processual Civil. Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Direito de Família e Sucessões.
Atividades
-
11/2009 - 11/2009
Ensino, Direito de Família e Sucessões, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mediação no direito de família. Técnicas de mediação. Aula I, carga horária 4:30 horas, 7 de novembro
-
11/2009 - 11/2009
Ensino, Direito Civil e Processual Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Direito de família: valores constitucionais e mudança de paradigma. A mediação no direito de família I. Aula, carga horária 3:30 horas, 17 de novembro
-
10/2009 - 10/2009
Ensino, Direito Civil e Processual Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mediação no direito de família. Técnicas de mediação. Aula, carga horária 3:30 horas, 5 de outubro
-
06/2009 - 06/2009
Ensino, Direito Civil e Processual Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Direito de família: valores constitucionais e mudanças de paradigma. A mediação no direito de família. Aula, carga horária 3:30 horas, 16 de junho, Direito de família: valores constitucionais e mudanças de paradigma. Princípios do direito de família contemporâneo. Aula, carga horária 3:30 horas, 10 de junho, Direito de família: valores constitucionais e mudanças e paradigma. Aula, carga horária 2:45 horas, 13 de junho, A elaboração do Estatudo das Famílias. Análises do Projeto de Lei 2.285/2007. Aula, carga horária 3:30 horas, 29 de junho
-
05/2009 - 05/2009
Ensino, Direito de Família e Sucessões, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mediação no direito de família. Introdução. Conceito, técnicas e prática da mediação e propostas legislativas. Aula, carga horária 3:30 horas, 4 de maio
-
09/2008 - 09/2008
Ensino, Direito de Família e Sucessões, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mediação no direito de família. Técnicas de mediação. Aula I, carga horária 3:30 horas, 24 de setembro, Mediação no direito de família. Introdução. Conceito, técnicas e prática da mediação e propostas legislativas. Aula, carga horária 3:30 horas, 29 de setembro
-
05/2008 - 05/2008
Ensino, Direito de Família e Sucessões, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Direito de família: valores constitucionais e mudanças de paradigma. A mediação no direito de família. Aula, carga horária 3:30 horas, 28 de maio, Direito de família: valores constitucionais e mudanças de paradigma. A mediação no direito de família. Aula, carga horária 3:30 horas, 29 de maio
-
04/2008 - 04/2008
Ensino, Direito de Família e Sucessões, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mediação no direito de família. Conceito, técnicas e práticas da mediação e propostas legislativas. Aula, carga horária 3:30 horas, 7 de abril
-
11/2007 - 11/2007
Ensino, Direito Civil e Processual Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Separação, divórcio e dissolução da união estável. Aspectos teóricos e práticos. A mediação como forma de solução dos conflitos de direito de família. Aula, carga horária 3:30 horas, 5 de novembro, Separação, divórcio e dissolução da união estável. Aspectos teóricos e práticos. A mediação como forma de solução dos conflitos de direito de família. Aula, carga horária 2:45 horas, 8 de novembro, Separação, divórcio e dissolução da união estável. Aspectos teóricos e práticos. A mediação como forma de solução dos conflitos de direito de família. Aula, carga horária 2:30 horas, 10 de novembro
2005 - 2005
Universidade de Mogi das CruzesVínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada
Outras informações:
Curso de Direito da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Campus UMC Villa-Lobos, São Paulo - SP
Atividades
-
05/2005 - 05/2005
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mediação. Palestra, 18 de maio
1998 - Atual
Arruda Barbosa Consultores Advogados Associados S CVínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações:
Exercício de advocacia especializada em Direito de Família
Atividades
-
01/1998
Direção e administração, .,Cargo ou função, Proprietária.
1991 - 1997
Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica Comissão de São PauVínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1991 - 10/1997
Direção e administração, .,Cargo ou função, Presidente.
1999 - 2012
B G Intermediação Interdisciplinar LtdaVínculo: Sócia Cotista, Enquadramento Funcional: Sócia, Carga horária: 0
Outras informações:
Sócia-cotista. Empresa que se dedica à promoção de cursos de informação e formação de mediadores, tendo como público alvo magistrados, advogados, promotores de justiça e profissionais de saúde mental; consultoria a empresas familiares. Formação de mais de uma centena de Mediadores, em São Paulo e em outros Estados, além de diversos cursos e palestras de informação.
Atividades
-
01/1999
Direção e administração, .,Cargo ou função, Sócia Cotista.
1995 - 1995
Faculdade de Direito da Universidade de CuiabáVínculo: Professora Expositora, Enquadramento Funcional: Professora Expositora, Carga horária: 0
Outras informações:
Pós-graduação "stricto sensu".
Atividades
-
03/1995 - 03/1995
Ensino, Direito de Família, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Participação como professora-expositora do tema "Moderno Conceito de Direito de Família sob o enfoque Sociológico e Mediação Familiar no Modelo Francês"
1996 - 1998
Faculdade de Direito da Universidade São Judas TadeuVínculo: Professora de Direito Civil IV, Enquadramento Funcional: Professora de Direito Civil IV, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1996 - 06/1998
Ensino, Direito Divil IV Direito de Família e Sucessões, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil IV - Direito de Família e Sucessões
2002 - 2002
Faculdade de Direito de ItuiutabaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
08/2002 - 08/2002
Ensino, Curso de Pós Graduação Stricto Sensu, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de resolução de conflitos e mediação social. Equivalentes jurisdicionais e técnicas jurídicas de composição. Dois Módulos, carga horária 16 horas, 16 e 17 de agosto
2003 - 2003
Faculdade de Direito UnicasteloVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0
Atividades
-
09/2003 - 09/2003
Ensino, Extensão Universitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Mediação Familiar e os princípios norteadores do novo Código Civil, sob coordenação da Professora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka e Professor Silvio Venosa, em 18 de setembro.
1988 - Atual
Fédération Internationale Des Femmes Des Carrières JuridiquesVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1988
Direção e administração, .,Cargo ou função, Membro.
1999 - 2001
Instituto Brasileiro de Direito de FamíliaVínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 0
Outras informações:
Diretora de Relações Internacionais - biênio 1999/2001
Atividades
-
01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Mediação.
-
01/2001 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Mediação.
-
01/1999 - 12/2001
Direção e administração, .,Cargo ou função, Diretora de Relações Internacionais.
1997 - 1998
Instituto Brasileiro de Estudos Interdisciplinares de Direito de FamíliaVínculo: Presidente do Conselho Deliber, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho Deliberativo, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1997 - 12/1998
Direção e administração, .,Cargo ou função, Presidente do Conselho Deliberativo.
-
01/1997 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Coordenadoa de Eventos.
1995 - 2008
Instituto dos Advogados de São PauloVínculo: Sócia Efetiva, Enquadramento Funcional: Sócia Efetiva, Carga horária: 0
Atividades
-
08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Direito de Família e Sucessões, .,Cargo ou função, Membro.
-
05/1995 - 05/2008
Direção e administração, .,Cargo ou função, Sócia Efetiva.
2000 - 2005
International Society Of Family LawVínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Sócia, Carga horária: 0
Atividades
-
01/2000 - 07/2005
Direção e administração, .,Cargo ou função, Sócia.
2001 - 2010
Universidade Municipal de São Caetano do SulVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0
Outras informações:
Junto ao Núcleo de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito do IMES. Aprovação em primeiro lugar ao cargo de professor da disciplina Mediação e Arbitragem, e terceiro lugar para a disciplina Direito Civil em dezembro de 2002.
Atividades
-
08/2001 - 08/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Civil, Mediação e Arbitragem, Mediação Familiar
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aguida Arruda Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?