Eni Batista de Souza
Possui graduação em Enfermagem Geral pela Universidade Federal da Paraíba (1985). Atualmente é contrato da Faculdade Vale do Aporé como professora e exerce a função de Coordenadora acadêmica do curso de bacharelado em enfermagem. É auditora de gestão de serviços de saúde pela Secretaria de Estado de Saúde de MS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria - enfermagem, saúde - politicas de estado, biossegurança em saúde, controle da raiva e controle social.
Informações coletadas do Lattes em 19/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional
2002 - 2003
Fundação Oswaldo Cruz
Orientador: Maria Lúcia Ivo
Especialização em Especialização em Saúde da Família
2001 - 2002
Fundação Oswaldo Cruz
Orientador: Luiz Felipe Pinto
Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior
2000 - 2000
Faculdades Integradas de Paranaíba
Orientador: Edima Aranha da Silva
Especialização em Saude Publica
1988 - 1988
Fundação Oswaldo Cruz
Orientador: Maria Augusta de Castilho e Maria Aparecida Silva
Formação complementar
2009 - 2009
Alterações e Intervenções Associadas ao Envelhecim. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem.
2006 - 2006
Curso básico de Regulação, Contr., Aval. e Auditor. (Carga horária: 64h). , Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde Coletiva.
2003 - 2003
Capacitação Técnica em sala de vacina. (Carga horária: 40h). , Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde Coletiva.
2001 - 2001
Curso Básico de Vigilância Epidemiológica. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública "Dr. Jorge David Nasser".
1988 - 1988
Atualização em gestão municipal de saúde. (Carga horária: 80h). , Escola de Saúde Pública "Dr. Jorge David Nasser".
1987 - 1987
Curso de Capacitação Técnica e pedagógica para Int. (Carga horária: 200h). , Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde Coletiva.
1987 - 1987
Curso de Prevenção de Incapacidades em Hanseníase. (Carga horária: 80h). , Departamento de Hos´pitais de dermatolo. sanitária - Hosp. Lauro Souza Lima.
1986 - 1986
Capacitação para Enfermeiros na área de Hanseníase. (Carga horária: 244h). , Secretaria Nacional de Programas Especiais de Saúde.
1986 - 1986
Treinamento atividades de controle da tuberculose. (Carga horária: 80h). , Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde Coletiva.
Idiomas
Inglês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Participação em eventos
II Congresso de Saúde Coletiva de Mato Grosso do Sul. 2009. (Congresso).
II Simpósio de Promoção à Saúde. 2009. (Simpósio).
II Simpósio de Promoção à Saúde. 2009. (Simpósio).
V Conferencia Municipal de Saúde. SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: POLÍTICAS DE ESTADO E DESENVOLVIMENTO. . 2007. (Outra).
II Conferência Estadual de ciência, técnologia e inovação em saúde. 2004. (Outra).
V Conferência Estadual de Saúde de MS. 2003. (Outra).
IV Conferência Estadual de Saúde de MS. 2000. (Outra).
I Congresso de Saúde Coletiva de MAto Grosso do Sul. 1999. (Congresso).
I Jornada de Hanseníase do Bolsão Sulmatogrossense. 1998. (Outra).
I Congresso de Auditoria em Saúde de Mato Grosso do Sul. 1996. (Congresso).
III Conferência Estadual de Saúde de MS. 1996. (Outra).
I Forum sobre hepatites virais. 1996. (Outra).
Seminário para Implantação do Comitê de Mortalidade Materna. 1995. (Seminário).
Seminário estadual Sobre Zoonoses.Surto de Raiva Canina e os meios de prevenção no municipio de Paranáiba. 1994. (Seminário).
Seminário Estadual de Prevenção da cólera. 1993. (Seminário).
Encontro Estadual do Programa de Controle da Hanseníase. 1992. (Encontro).
Seminário sobre Saúde e Participação Popular. 1990. (Seminário).
I Simposio de atualização em tratamento dos acidentes com animais peçonhentos. 1989. (Simpósio).
IV Seminário Nacional de Reforma Universitária. 1985. (Seminário).
Encontro Paraibano de enfermeiros psiquiátricos. 1985. (Encontro).
VI Encontro Paraibano de estudantes de enfermagem. 1985. (Encontro).
Participação em bancas
SOUZA, E. B.. Análise da Prevalência e classificação de pacientes hipertensos em tratamento farmacológico cadastrado na UBSF Indaiá do Sul.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vale do Aporé.
SOUZA, E. B.. Descrição dos principais sinais e sintomas que aparecem com maior frequencia na esquizofrenia paranóide.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vale do Aporé.
Orientou
Avaliação do Pacto pela vida no municipio de Cassilândia no ano de 2008; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vale do Aporé; Orientador: Eni Batista de Souza;
Levantamento do índice de mortalidade por câncer no municipio de Cassilândia - MS no periodo de 2006/2007; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vale do Aporé; Orientador: Eni Batista de Souza;
R; S; Pavan, Marina S; Oliveira e MôniKa P; Pereira; Análise da Incidência de casos de tuberculose na regional se Paranaíba no ano de 2008; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vale do Aporé; Orientador: Eni Batista de Souza;
Hipertensão arterial e os fatores de risco para insuficiencia renal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vale do Aporé; Orientador: Eni Batista de Souza;
Levantamento dos educadores na área infantil sobre os fatores de riscos de acidentes na Creche Maria Parreira Leal no município de Cassilândia - MS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vale do Aporé; Orientador: Eni Batista de Souza;
Insuficiência Renal como compçlicação do diabetes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vale do Aporé; Orientador: Eni Batista de Souza;
O Profissional de enfermagem nas orientações de Hipertensão Arterial com paciente com tratamento não farmacologico; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vale do Aporé; Orientador: Eni Batista de Souza;
A descentralização do SUS: Marco Histórico; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vale do Aporé; Orientador: Eni Batista de Souza;
Parto Humanizado; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Vale do Aporé; Orientador: Eni Batista de Souza;
Produções bibliográficas
-
SOUZA, E. B. . Saúde qualidade de vida: Politicas de Estado e Desenvolvimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E. B. . Participação social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E. B. . Auditoria em Enfermagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E. B. . Controle da Raiva no Municipio de Paranaíba. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SOUZA, E. B. . Curso de Biossegurança em Saúde. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, E. B. . Curso de Capacitação de Pessoal de Sala de Vacina. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, E. B. . Curso técnico de enfermagem. 2005. .
SOUZA, E. B. . Capacitação Técnica em sala de vacina. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, E. B. . Treinamento Introdutório para Instrutor Supervisor do PACS. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, E. B. . Oficina de Educação em Saúde:Proposta metodológica para capacitação. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, E. B. . I Curso de Atendente de Consultório Dentário. 1993. .
SOUZA, E. B. . Capacitação Técnica de Enfermagem no Programa de Controle da Hanseníase. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, E. B. . Curso de Capacitação Técnica na área de tuberculose. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, E. B. . Treinamento de capacitação de pessoal para vigilância epidemiológica do sarampo. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, E. B. . IV Treinamento de Hansenologia/Polioquimioterapia. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, E. B. . Cursos de capacitação técnica e pedagógica para instrutores supervisores enfermeiros na área de controle da Hanseníase. 1987. .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Integrada de Cassilândia. , Av: Presidente Dutra,1500, Setor Universitário, 79540-000 - Cassilandia, MS - Brasil, Telefone: (67) 35965538, Ramal: 222, Fax: (67) 35965538
Experiência profissional
2008 - Atual
faculdade vale do aporéVínculo: Professora e coordenadora, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20
Outras informações:
Exercendo a função de coordenadora acadêmica do curso de bacharelado em enfermagem e professora nas disciplina de enfermagem no cuidado do adulto e Saúde Coletiva I e Saúde Coletiva II
2005 - Atual
Secretaria de Estado de Saúde de MSVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auditora de Gestão de serviços de saúde, Carga horária: 30
1997 - 2003
prefeitura municipal de aparecida do TaboadoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40
1986 - 1997
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO DO SULVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira chefe de Nucleo Técnico Operaciona, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eni Batista de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?