Mariana Alves Adão

Mestranda em Planejamento Urbano e Projeto no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unb, com o tema Metabolismo Urbano e Morfologia. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Piauí (2005). Especialista em Arquitetura de Ambientes de Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e em Infra-Estrutura de Urbanização pela Universidade Gama Filho - UGF e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente trabalha como Professora Efetiva do Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Teresina/Zona Sul e como Assessora de Urbanismo na Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias - SEMCOP, na Prefeitura Municipal de Teresina. Tem experiência nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Docência. Áreas de Interesse: Planejamento Urbano; Morfologia Urbana; Sintaxe Espacial; Metabolismo Urbano.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Planejamento Urbano

2018 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: A dimensão configuracional do metabolismo urbano: o papel da forma para a compreensão da cidade (título provisório),Orientador:
Valério Augusto Soares de Medeiros.Palavras-chave: metabolismo urbano; configuração urbana; sintaxe espacial; análise de fluxo de materiais.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em andamento em Infra-Estrutura de Urbanização

2007 - Atual

Universidade Gama Filho
Título: Resíduo Sólido de Serviços de Saúde em Pólos de Saúde: um estudo de caso focalizando o saneamento ambiental na cidade de Teresina - PI
Orientador: Maria da Purificação Teixeira

Especialização em Docência do Ensino Superior

2010 - 2011

Universidade Estadual do Piauí
Título: A violação invisível dos direitos ao meio ambiente escolar saudável: características, reflexões e representações sociais do bullying.
Orientador: Hercilene Maria e Silva Costa

Especialização em Arquitetura de Ambientes de Saúde

2007 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Casa de Parto em Teresina - PI
Orientador: Ubiratan de Souza

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2001 - 2005

Universidade Federal do Piauí
Título: Centro Feminino de Apoio e Capacitação Profissional Flor de Mandacaru
Orientador: Wilza Gomes Reis Lopes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Summer School in Urban Analytics. (Carga horária: 40h). , Instituto Superior Técnico, IST, Portugal.

2006 - 2006

Decoração de Ambientes. (Carga horária: 234h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Social, SENAC-PI, Brasil.

1991 - 2000

Inglês. , Escola de Idiomas YÁZIGI, YÁZIGI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Desenho Arquitetônico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projetos de Edificações.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

8 Conferência da Rede Lusófona de Morfologia Urbana - PNUM 2019. Do lado de lá do Poti: análise morfológica/configuracional comparativa de dois bairros da cidade de Teresina ? PI a partir de suas formações históricas. 2019. (Congresso).

IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). 2017. (Encontro).

Mostra de Arquitetura de Interiores - Casa Paraíba.Quarto do Casal. 2006. (Outra).

XXVII ENEA - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura. 2003. (Encontro).

Seminário Lúcio Costa - 100 anos. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Andreza Galindo Diniz Freitas

LOPES, W. G. R.; MATOS, K. C.;FREITAS, A. G. D.. Centro Feminino de Apoio e Capacitação Profissional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Piauí.

Maria da Purificação Teixeira

TEIXEIRA, M.P.; MARQUES, A. M. O. B.. Resíduo Sólido de Serviço de Saúde em Polos de Saúde: um estudo de caso focalizando o Saneamento Ambiental, Teresina - PI. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Infraestrutura de Urbanização) - Universidade Gama Filho.

Ubiratan da Silva Ribeiro de Souza

SOUZA, Ubiratan da S. R. de; Adriano Paiter; LASSANCE, Guilherme. Casa de Parto - Teresina - Piauí. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arquitetura em Ambientes de Saúde - PROARQ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Wilza Gomes Reis Lopes

LOPES, Wilza Gomes ReisMATOS, Karenina Cardoso. Centro de apoio e capacitação profissional para mulheres de baixa renda Flor de Mandacaru. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Piauí.

Karenina Cardoso Matos

MATOS, Karenina C.LOPES, W. G. R.; FREITAS, A. G. D.. Centro Feminino de Apoio e Capacitação Profissional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em arquitetura e urbanismo) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria da Purificação Teixeira

Resíduo Sólido de Serviços de Saúde em Polos de Saúde: um etsudo de caso focalizando o Saneamento Ambiental, Teresina - PI; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Infraestrutura de Urbanização) - Universidade Gama Filho; Orientador: Maria da Purificação Teixeira;

Ubiratan da Silva Ribeiro de Souza

Casa de Parto - Teresina - Piauí; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arquitetura em Ambientes de Saúde - PROARQ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ubiratan da Silva Ribeiro de Souza;

Valério Augusto Soares de Medeiros

A dimensão configuracional do metabolismo urbano: o papel da forma para a compreensão da cidade; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pesquisa e Pós-graduação da FAU/UnB) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Wilza Gomes Reis Lopes

Centro de Apoio e Capacitação Profissional para mulheres de baixa renda Flor de Mandacaru; 2006; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wilza Gomes Reis Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ADÃO, M. A. ; Layane Moura ; Liz Ivanda Evangelista ; KAISER, C. ; COSTA, A. M. ; MAGALHAES, V. M. P. R. ; MORAIS, S. D. C. . Praça da Integração - Parqui Piauí. 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A dimensão configuracional do metabolismo urbano: o papel da forma para a compreensão da cidade (título provisório), Descrição: O metabolismo urbano é um conceito surgido oficialmente a partir de meados do século XX (1965, com artigo do engenheiro norte americano Abel Wolman) que aborda a cidade como um ecossistema que interage com o meio ambiente através do consumo de materiais e energia, da absorção e estocagem em seu meio físico e da geração resíduos (sólidos, poluentes do ar e águas servidas). No entanto, apesar de diversos trabalhos acerca do tema, pouco ainda se sabe sobre a influência da forma urbana no metabolismo de uma cidade, que precisa ser melhor explorada de modo a permitir a descoberta das possíveis implicações físicas, legíveis por meio da morfologia urbana, nas relações de fluxo que são o objeto do metabolismo urbano. Dessa forma, busca-se analisar se, e de que maneira, a morfologia urbana interfere no metabolismo urbano, através de: a) identificação da maneira como os estudos metabólicos urbanos têm-se desenvolvido, especialmente em âmbito nacional, observando a natureza dos dados utilizados, a escolha do escopo ferramental e sua aplicabilidade em cenários diversos aos já estudados até então; b) espacialização do estudo metabólico através de uma abordagem morfológica/configuracional que funcione como base para o entendimento relacional da forma urbana, utilizando um estudo de caso; e c) cruzamento dos dados obtidos através da análise metabólica com os dados obtidos a partir da análise morfológica/configuracional do sistema urbano estudado, de forma a esclarecer a correlação existente entre eles.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Alves Adão - Coordenador / Valério Augusto Soares de Medeiros - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Piauí, IFPI - Campus Teresina/Zona Sul. , Avenida Pedro Freitas, 1020, Vermelha, 64018000 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32116608, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Instituto Federal do Piauí - Campus Zona Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora da Área Técnica - Desenho Técnico e Arquitetônico para os cursos da Área de Infra-estrutura

2017 - Atual

Prefeitura Municipal de Teresina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de Urbanismo, Carga horária: 30

Outras informações:
Técnica de Nível Superior - Arquiteta do quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Teresina, atuando como Assessora de Urbanismo na Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias - SEMCOP.

2013 - 2017

Prefeitura Municipal de Teresina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Projetos, Carga horária: 30

Outras informações:
Técnica de Nível Superior - Arquiteta do quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Teresina, atuando como Analista de Projetos na Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste - SDU/Leste.

2009 - 2011

Instituto Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora Substituta na área de Desenho Técnico e Desenho Assistido por Computador

Atividades

  • 10/2009 - 10/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

  • 10/2009 - 10/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Desenho Técnico

2008 - 2009

Renova Casa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 44

2006 - 2007

Servenge Projetos Integrados LTDA.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projetos Estruturais, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro de equipe na elaboração de projetos estruturais diversos

2006 - 2006

NESA Construções e Informática Ltda.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação em projetos de Arquitetura e Urbanismo

2004 - 2006

NESA Construções e Informática Ltda.

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação nas áreas de Arquitetura e Urbanismo.

2003 - 2004

Escritório do Arquiteto Oswaldo Boaventura Costa

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Operação de Autocad, Carga horária: 20