Maria Lúcia de Oliveira

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e mestrado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Campina Grande (2005). Atualmente é gerente de área de planejamento de curto prazo da mina do Sossego- VALE. Tem experiência de 17 anos em planejamento de mina, operação e infraestrutura de mina à céu aberto, com ênfase em Engenharia de Minas

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Minas

2001 - 2005

Universidade Federal de Campina Grande
Título: ANÁLISE DO TEOR DE CORTE NA MINA DO SOSSEGO - PA,Ano de Obtenção: 2005
Prof. Dr. Arlindo José Bazante.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Planejamento de Lavra.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Recursos Minerais.

Especialização em Gestão Empresarial

2009 - 2010

Fundação Dom Cabral
Título: Retenção em áreas remotas

Graduação em Engenharia de Minas

1995 - 2000

Universidade Federal da Paraíba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Costa Filho

BAZANTE, A. J.; BONATES, E. J. L.;COSTA FILHO, A.. Análise do Teor de Corte da Mina de Cobre do Sossego, PA. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Campina Grande.

Arlindo José Bazante

BAZANTE, A. J.; BONATES, E. J. L.; COSTA FILHO, A.. Análise do teor de corte na mina de cobre do Sossego - PA. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Campina Grande.

Vânia Maria de vasconcelos

Batista, Maria de Fátima B. M.; Saraiva, A.; Bora, Z.; SILVA, M. P.;VASCONCELOS, V. M.. Em busca do popular no discurso de Lula: significação, transcodificação e semiose. 2007. Tese (Doutorado em PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Universidade Federal da Paraíba.

Marluce Pereira da Silva

SILVA, M. P.. . O popular no discurso de Lula: significação, transcodificação e semiose. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Zelia Monteiro Bora

BORA, Z. M.. Em busca do popular no Discurso de Lula: significação, transcodificação e semiose. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Gerda Lúcia Pinheiro Camelo

CAMELO, G. L. P.; GOMES, M. A.; VARELA, M. G. A.. A estabilidade no serviço público e o comprometimento do servidor: um estudo de caso na Secretária de Meio Ambiente de Governador DIx Sept Rosado. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública a distância) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Maria do Socorro Silva de Aragão

ARAGÃO, M. S. S.; BATISTA, M. F. B. M.; FERNANDES, R. N.. Em Busca do Popular no Discurso de Lula: Significação, Transcodificação e Semiose. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Tumkur Rajarao Gopinath

IMPACTOS AMBIENTAIS RELACIONADOS A LAVRA E EXTRAÇÃO DE ROCHAS E MINÉRIOS DAS PEQUENAS MINERAÇÕES NO ESTADO DA PARAIBA; Início: 2002; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Arlindo José Bazante

Mestre; 2005; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Arlindo José Bazante;

Elbert Valdiviezo Viera

BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO DA SAMARCO MINERAÇÃO; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Elbert Valdiviezo Viera;

Maria das Graças Teles Martins

Avaliação Construtivista e Libertadora; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECILIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Maria das Graças Teles Martins;

MARIA DE FATIMA BARBOSA DE MESQUITA BATISTA

O popular no discurso de Lula: significação, transcodificação e semiose; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista;

Roselene de Lucena Alcântara

Estudo da Qualidade Físico-Química da Água do rio Salgadinho, no Município de Juazeiro do Norte, CE; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Recursos Hídricos Saneamento Ambiental) - Instituto Centro de Ensino Tecnológico, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roselene de Lucena Alcântara;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Reaproveitamento de rejeito da flotação para redução do consumo de água na usina de cobre do Sossego?, rendeu o 20o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica da revista Minerios & Minerales, Revista Minerios & Minerales.

2017

Utilização de dados do sistema de despacho para estimativa de produtividade de transporte no plano de lavra de curto prazo, ABM WEEK.

1998

Paragêneses mineralógicas singulares no pegmatito Alto Serra Branca, Santo Antonio do Seridó, Paraíba, XL Congresso Brasileiro de Geologia, Belo HORIZONTE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Companhia Vale do Rio Doce. , Rua Grajaú, Carajás, 68516000 - Parauapebas, PA - Brasil, Telefone: (94) 33275736, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    VALE

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - 2019

    VALE

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Planejamento, aprimoramento de processos de produção e operação da Mina do Sossego, visando atender as metas de qualidade e produção de cobre. - Gerenciamento de quadro de cerca de 500 pessoas e um orçamento 100; - Garantir a produtividade e aumento do ciclo de vida dos equipamentos de mina com o contínuo treinamento de sua equipe; - Controle dos custos (OPEX) e investimento da mina do Sossego (CAPEX); - Interface com área de planejamento e manutenção de mina. Na área de segurança, estou intensificando as ações para mudança cultural e alavancagem no resultado final. Dentro de todas as áreas busco com empenho o foco em resultados sustentáveis, trabalho com foco nos objetivos a serem alcançados, não meço esforço para que a tarefa seja realizada com sucesso, sempre atendendo a relação custo/benefício e a integridade dos meus colaboradores de forma mais viável para o negócio, consigo fazer com que o time se engaje na execução dos projetos, alcançando resultados satisfatórios.

  • 2016 - 2018

    VALE

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Planejamento de longo e curto prazo; - Geologia de longo e curto prazo; - Geotecnia de mina e barragens; - Coordenadora do PAEBM (Plano de emergência de barragem) da barragem do Sossego; - Sistema de Despacho; - Topografia; - Controle e processo da usina; - Laboratório; - Controle de qualidade do produto; - Controle dos custos (OPEX) e investimento da mina do Sossego (CAPEX); - Interface com área de operação e manutenção de mina. Nessa área estamos em busca de alternativas para aumento da vida útil da reserva, através da utilização de equipamentos de pequeno porte. Além de alternativas para redução de custo através de ganho de produtividade. Através desses estudos, possibilitou a redução de dois caminhões de 240t na frota. Detonação controlada de cunhas, reduzindo recorrência com aumento de movimentação. Utilização de corta fluxo na barragem para reduzir assoreamento.

  • 2014 - 2016

    VALE

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Planejamento de longo e curto prazo; - Geologia de longo e curto prazo; - Geotecnia de mina e barragens; - Sistema de Despacho; - Topografia; - Controle e processo da usina; - Laboratório; - Controle de qualidade do produto; - Controle dos custos (OPEX) e investimento da mina do Salobo (CAPEX); - Interface com área de operação e manutenção de mina. Como destaque nessa área, está o trabalho de ?mine to mil?, foi comprovado o aumento de recuperação metalúrgica, com o uso da geometalúrgia.

  • 2012 - 2014

    VALE

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pela infraestrutura de mina; - Controle dos custos e investimento da mina do Salobo; - Responsável pela supressão vegetal; - Responsável pelo o bombeamento de cava e drenagem superficial; - Responsável pela sinalização de mina e postos de abastecimentos (pesados e leves). Na área de infraestrutura tive a oportunidade de primarizar o processo de supressão vegetal, um contrato de R$ 70M, para uma redução de 50%.

  • 2008 - 2012

    VALE

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de área, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Acompanhamento do pré-Stripping da mina do Salobo; - Planejamento trimestral de lavra; - Geologia de mina; - Planejamento mensal de lavra; - Planejamento semanal e diário de lavra; - Sistema de Despacho; - Topografia; - Controle dos custos (OPEX) e investimento da mina do Salobo (CAPEX); - Interface com área de operação e manutenção de mina. Assumi o contrato terceirizado de decapeamento da mina do Salobo, com objetivo de reduzir a movimentação e preparar área para iniciar operação com equipamentos próprios. Foi possível através de boas relações interpessoais, recrutar e selecionar a equipe que estava sendo desmobilizada, com isso reduzimos o tempo de treinamento e melhoramos a relação com a comunidade. Quando se iniciou a operação não havia sido adquirido o sistema de gerenciamento de mina, com isso criamos um sistema via rádio, que possibilitou o controle diário de produção e performance operacional. Dessa forma possibilitou atuação da manutenção nas preventivas e o abastecimento, além de garantir a integridade dos dados.

  • 2002 - 2008

    VALE

    Vínculo: EMPREGADA SETOR PRIVADO, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Acompanhamento do pré-stripping da mina do Sossego; - Otimização de cavas; - Operacionalização de cavas; - Cálculo de reserva; - Planejamento plurianual de lavra; - Planejamento quinquenal de lavra; - Planejamento anual de lavra; - Planejamento trimestral de lavra; - Dimensionamento de equipamentos de mina; - Interface com área de operação e planejamento de curto prazo; - Avaliação econômica de projetos; - Coordenação dos estudos de lavra subterrânea no 118 e Sossego; - Coordenação das atividades do planejamento de longo e curto prazo da Mina do Salobo. Nesse período tive a oportunidade de participar da definição dos processos e rotinas da área de planejamento de longo prazo. Foi possível desenvolver a otimização de teor de corte da mina do Sossego, na qual, houve ganho significativo no fluxo de caixa, esse foi o tema da minha dissertação do mestrado. Na crise de falta de pneus de caminhões de 240 t, desenvolvi um estudo para aquisição de caminhões de 150 t, com isso a produção anual e quinquenal não teve impacto.

  • 2000 - 2000

    Samarco Mineração S A

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2000 - 11/2000

      Estágios , Samarco Mineração S A, .,Estágio realizado, Área: Beneficiamento de Minério de Ferro..

    • 04/1999 - 11/2000

      Estágios , Samarco Mineração S A, .,Estágio realizado, Beneficiamento de Minério de Ferro..

  • 1999 - 1999

    Departamento Nacional de Produção Mineral

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

  • 1998 - 1998

    Universidade Martin Luther Halle

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/1998 - 10/1998

      Estágios , Universidade Martin Luther Halle, .,Estágio realizado, Análises Avançadas de minerais..