Raysa Ramos Pazolini

Graduada em Psicologia pela Universidade Vila Velha (UVV) (2017). Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) (2020). Possui experiência de estágio como Acompanhante Terapêutica em Residência Terapêutica no município de Vitória/ES (2014); e no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) (2016). Voluntária em projeto de pesquisa referente ao tema da violência escolar. Bolsista de Iniciação Científica concernente à investigação da representação infantil sobre violência na escola. Voluntária no projeto Pré-vestibular popular Atitude (2017). Atualmente, integra grupo de estudos em psicanálise de orientação lacaniana. Áreas de atuação e interesse: Saúde Coletiva, Saúde Mental, Infância e Juventude, Psicanálise, Políticas Públicas.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Residência em Saúde Mental

2018 - 2020

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: As crianças e os adolescentes sob a ótica da redução de danos: um recorte psicanalítico
Orientador: Maria Carolina de Andrade Freitas
Bolsista do(a): Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Graduação em Psicologia

2013 - 2017

Universidade Vila Velha
Título: Uma experiência em grupo: As implicações da sintomatologia autistica em crianças no cotidiano de familiares
Orientador: Luiza Helena de Castro Victal e Bastos

Formação complementar

2020 - 2020

Clínica Ampliada e Apoio Matricial. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Saúde Mental, Drogas e Atenção Psicossocial. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2017 - 2017

Infância e Modernidade. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2017 - 2017

Itinerários Terapêuticos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação em Saúde Mental. (Carga horária: 120h). , Instituição Centro de Vivências Despertar para Vida, CVDVIDA, Brasil.

2016 - 2016

Clínica da Psicose na Infância: a perspectiva da atenção psicossocial. (Carga horária: 4h). , Universidade Vila Velha, UVV, Brasil.

2016 - 2016

Educação Continuada em Transtorno do Espectro Autista. (Carga horária: 120h). , Associação para a Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização, AEDRECH, Brasil.

2014 - 2014

Prevenção do Suicídio. (Carga horária: 2h). , Universidade Vila Velha, UVV, Brasil.

2013 - 2013

Psicanálise no Presídio Feminino. (Carga horária: 3h). , Universidade Vila Velha, UVV, Brasil.

2013 - 2013

Esquizoanálise e Esquizodrama. (Carga horária: 3h). , Universidade Vila Velha, UVV, Brasil.

2011 - 2011

Dislexia - aspectos conceituais e intervenção. (Carga horária: 2h). , Universidade Vila Velha, UVV, Brasil.

2011 - 2011

Sexualidade e Direitos da Mulher na Contemporaneidade. (Carga horária: 2h). , Universidade Vila Velha, UVV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Violência Escolar.

Participação em eventos

Entre a Psicanálise & Política. 2020. (Outra).

I Simpósio pela Saúde Pública: "saúde é democracia e democracia é saúde". 2020. (Simpósio).

3 Seminário Internacional "A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Alternativas ao diagnóstico psiquiátrico e ao tratamento psicofarmacológico". 2019. (Seminário).

Desafios na atuação da Psicologia nos dias atuais: Como as clínicas escolas contribuem para esse debate?. 2019. (Outra).

O princípio de universidade como direito incondicional à crítica. 2019. (Outra).

Você deve mudar sua vida!. 2019. (Outra).

XIII Seminário Clínico do Projeto CAVAS/UFMG: 'Me chame de nada' - Molduras para o vazio psíquico. 2019. (Seminário).

Debates em Saúde Coletiva: Em Defesa do SUS. 2018. (Outra).

I Fórum Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental. 2018. (Outra).

II Encontro de Saúde Mental do HU-UFJF e XI Encontro Científico do Serviço de Psiquiatria do HU-UFJF,. 2018. (Encontro).

II Encontro Mineiro de Residências em Saúde: Construindo Coletividades. 2018. (Encontro).

Redução de danos e uso de drogas. 2018. (Outra).

Sujeito e Social: Práticas Clínicas e do Cuidado em Psicanálise e Psicologia Social Diante das Demandas da Contemporaneidade. 2018. (Outra).

I Simpósio Internacional da Rede Brasil-Estados Unidos de Políticas Públicas de Saúde. 2017. (Simpósio).

XVII Seminário do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde,. 2017. (Seminário).

A Obra de Foucault, Biopolítica e Socioeducação. 2016. (Oficina).

Diálogos Intersetoriais SUAS e Saúde Mental: Atenção Integral de garantia de direitos. 2016. (Seminário).

Direito e Gênero ? Questões de gênero na indústria pornográfica: por que não discutir??. 2016. (Outra).

IV Encontro Estadual da Lei Maria da Penha. 2016. (Encontro).

Novos Olhares sobre a Adoção. 2016. (Seminário).

14ª Semana de Psicologia - As Constituições da Família na Atualidade.Indo a Campo: Conhecendo a Realidade Profissional do Psicólogo em Contexto Educacional. 2015. (Outra).

II Congresso Internacional de Políticas de Segurança Pública, Violências e Direitos Humanos: Diversidades e Exclusões. Violência e Infância: Publicações em jornais do Espírito Santo. 2015. (Congresso).

Saúde Mental na Atenção Básica. 2015. (Seminário).

Gênero, Poder e Violência. 2014. (Encontro).

ll Seminário de Prevenção do Suicídio no ES. 2014. (Seminário).

12ª Semana de Psicologia e ll Encontro de Direitos Humanos da UVV. 2013. (Encontro).

Os Conceitos Fundamentais da Psicanálise. 2013. (Outra).

Semana de Eventos Comemorativos da Luta Antimanicomial. 2013. (Outra).

Violência Estatal e Exclusão Social: O Estado Policial e a Criminalização da Miséria no Espírito Santo. 2013. (Seminário).

10° Semana de Psicologia e I Encontro Capixaba de Psicologia e Direitos Humanos: todas as faces da diferença. 2011. (Encontro).

Psicologia Vai à Luta. 2011. (Outra).

Produções bibliográficas

  • PAZOLINI, R. R. ; LIEVORE, S. ; BORGES, L. S. ; DESIREE, H. ; GAZOLA, R. M. . Indo a Campo: Conhecendo a Realidade Profissional do Psicólogo em Contexto Educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PYLRO, S. C. ; PAZOLINI, R. R. ; ZAMBON, C. S. ; COSTA, S. P. . Violência e Infância: Publicações em jornais do Espírito Santo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

LAURINDO, C. R. ; MOURAO, M. M. ; PAZOLINI, R. R. . Residência Multiprofissional em Saúde Mental: formação de resistência em tempos de retrocesso. 2018. (Oficina).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    O que pensam crianças da educação infantil sobre situações geradoras de violência na escola?, Descrição: A violência é um fenômeno multifacetado e presente em contextos distintos, o que, por vezes, confere uma maior complexidade ao seu estudo. Neste sentido, observa-se um aumento progressivo de pesquisas que buscam contribuir para com a análise dos fatores que incidem sobre essa problemática em diferentes ambientes e instituições, entre eles a escola. A escola tem por função promover a educação dos seus integrantes, e zelar por um espaço de socialização e criação de vínculos baseados em códigos morais e éticos. Apesar de sua vocação em promover a aprendizagem de valores que permitam uma melhor convivência social, assim como outras instituições, a escola também é tida como uma das instituições sociais que sofre, pratica e dissemina a violência, tendo em vista que, constitui-se como um espaço onde as diferenças culturais, étnicas e religiosas se encontram e se confrontam (Só, 2010). Não é incomum que crianças, adolescentes, jovens e, mesmo adultos, deixem transparecer, através de sinais, que estão praticando, ou sendo vítimas de algum tipo de violência escolar, de modo que, cotidianamente, as escolas têm se apresentado como espaço de variadas manifestações violentas, tais como, a violência psicológica, física, verbal ou abusos de autoridade, seja de forma recorrente, ou esporadicamente (Lima, 2011). Destaca-se ainda que, os efeitos da violência na escola atingem os sujeitos envolvidos no processo educativo, a qualidade do ambiente de aprendizagem, e a dinâmica escolar como um todo. De tal modo que, nas últimas décadas tem crescido o interesse em compreender a violência no contexto escolar, também pela íntima relação que apresenta com o fracasso de objetivos mais amplos da escola, como educar, ensinar e aprender, o que é corroborado por pesquisas que apontam que a violência escolar dificulta o processo de ensino-aprendizagem e de convivência (Nesello et al.,2014). Porém, apesar de ser considerada um importante cenário para as ações violentas, a escola também pode ser um espaço em potencial para o desenvolvimento de ações de prevenção à violência e estímulo à cultura de paz. Portanto, é diante desse desafio que investigar sobre a violência na escola ganha relevância social (Só, 2010), especialmente se a análise e as compreensões das práticas de violência que a atravessam, estiverem voltadas para além de eventos violentos entre pares, ou seja, também nas dimensões social e política. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Raysa Ramos Pazolini - Integrante / Bruno Birro Coutinho - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Levantamento de matérias e notas jornalísticas que trataram do tema violência escolar, Descrição: A popularização da discussão acerca da violência se evidência pelo espaço que o tema ocupa na mídia. Porém, trata-se de um fenômeno de múltiplas facetas e, portanto, bastante complexo, quando pretende-se estudá-lo. Em razão desta complexidade, faz-se necessário a ampliação de pesquisas que contribuam para com a análise dos fatores que incidem sobre essa problemática em diferentes contextos, dentre eles, a escola. Assim, o objetivo desse estudo é realizar uma pesquisa documental, a fim de identificar o que tem sido veiculado sobre violência escolar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Raysa Ramos Pazolini - Integrante / Simone Chabudee Pylro - Coordenador / Cherryne Sonegheti Zambon - Integrante / Sarah Poltronieri Costa - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Vila Velha

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12

Outras informações:
Pesquisa sobre o tema violência escolar, vinculada ao mestrado de Segurança Pública na Universidade Vila Velha.

2015 - 2016

Universidade Vila Velha

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12

Outras informações:
Projeto de pesquisa sobre violência escolar, vinculada ao mestrado de Segurança Pública na Universidade Vila Velha.

2016 - 2016

Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil

Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

Outras informações:
Desenvolver, em conjunto com a equipe, estratégias de intervenção com usuários e seus familiares. Além de acompanhamento terapêutico em ambiente escolar.

2014 - 2014

Prefeitura Municipal de Vitória

Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 5

Outras informações:
Acompanhamento terapêutico com moradores de Residência Terapêutica do município de Vitória (ES)

2017 - 2017

Pré-Enem Atitude

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 13

Outras informações:
Atendimento individual e grupal aos alunos.

2019 - 2019

Hospital Municipal Odilon Behrens

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Psicóloga Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio externo optativo desenvolvido no período de 04 de novembro a 04 de dezembro de 2019, a partir do Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde Mental do HU-UFJF. Caracterizou-se por atuação em serviços da Rede de Atenção Psicossocial do município de Belo Horizonte

2018 - 2020

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Psicóloga Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.