Samuel Barreto dos Santos

Doutorando no PPG em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela UERJ, com pesquisa sobre a produção curricular para a dança na educação básica. Pós graduado em Dança e Consciência Corporal. Formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor I da Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi e atua como Coordenador de Programas Artísticos Literários na Secretaria Municipal de Educação. Possui formação técnica em Balé Clássico pela Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro Maria Olenewa. Coordena o Projeto Internacional de Dança e Teatro Momentos World (BRA - GER) no Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 16/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A potência dos sentidos produzidos em relatos corporais oriundos de práticas somáticas com alunos e professores da Rede Municipal de Educação de Niterói
André Bocchetti.

Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas

2017 - 2018

UERJ - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Título: A lei 13.278/2016 e os caminhos da produção curricular para a dança na educação básica.., Ano de Obtenção: 2018
Talita Vidal.

Especialização em Dança e Consciência Corporal

2016 - 2017

Universidade Estácio de Sá
Título: DIDÁTICA E DANÇA: O PERIGO DA REGULAÇÃO DA CAPACIDADE DE CRIAÇÃO NUMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO FIXA
Orientador: CYNTIA TIBEAU

Graduação em Pedagogia

2010 - 2016

UERJ - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Título: Arte, corpo e movimento: resistência à colorização do corpo na escola.
Orientador: Liliane Leroux de Moraes Barreto
Bolsista do(a): CETREINA, CETREINA, Brasil.

Graduação em Letras - Português

2010 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: DISCURSOS DO CORPO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS

Formação complementar

2015 -

Extensão universitária em Cidade e sociologia II - Problemáticas atuais. (Carga horária: 120h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2010 -

Balé Clássico. (Carga horária: 2800h). , Escola de Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal Maria Olenewa, EEDMO, Brasil.

2017 - 2017

Do lógico ao lúdico - jogos de Dançar. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2016 - 2016

Dimensões da não aprendizagem. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social, ABRAFORDES, Brasil.

2016 - 2016

Psicomotricidade. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social, ABRAFORDES, Brasil.

2015 - 2015

Tim Faz Ciência. (Carga horária: 120h). , Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi, FPMEN, Brasil.

2013 - 2013

Dança Moderna. (Carga horária: 200h). , Centro de Artes Nós da Dança, CAND, Brasil.

2012 - 2013

Balé Clássico. (Carga horária: 300h). , Escola Petite Danse, EPD, Brasil.

2012 - 2012

Circense. (Carga horária: 100h). , Centro de Movimento Deborah Colker, CMDC, Brasil.

2012 - 2012

Dança Contemporânea. (Carga horária: 100h). , Centro de Movimento Deborah Colker, CMDC, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em Pró-Letramento. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2006 - 2009

Teatro. (Carga horária: 400h). , Serviço Social da Indústria Duque de Caxias, SESI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Organização de eventos

SANTOS, S. B. . 19 Concurso de Incentivo à Leitura/Poesia. 2019. (Concurso).

SANTOS, S. B. ; MORAES, M. A. R. ; LOPES, M. C. N. . 10 Seminário discente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação. 2018. (Outro).

SANTOS, S. B. . 18 Concurso de Incentivo à Leitura/Poesia. 2018. (Concurso).

Participação em eventos

11o Seminário Angel Vianna.REFLEXÕES SOBRE A DEFESA DA DANÇA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. (Seminário).

39ª Reunião Nacional da ANPEd. ARGUMENTOS QUE SUSTENTAM A DEFESA DA DANÇA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. (Congresso).

VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança. ARGUMENTOS QUE SUSTENTAM A DEFESA DA DANÇA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. (Congresso).

10 Seminário discente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação.Corpos resistentes a uma educação colonizadora. 2018. (Seminário).

IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.DISCURSOS DO CORPO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS : UMA ANÁLISE DOS GESTOS A PARTIR TEORIA PÓS - ESTRUTURALISTA. 2018. (Outra).

Encontrar a dança: educação em movimento. 2017. (Encontro).

IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e Democracia- aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.Relatos corporais como processo de produção curricular na relação dança-educação. 2017. (Seminário).

V ENCONTRO NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA EM DANÇA.A LEI 13.278/2016 E OS CAMINHOS DA PRODUÇÃO CURRICULAR NA RELAÇÃO DANÇA-EDUCAÇÃO. 2017. (Encontro).

X Seminário Angel Vianna.Processos de produção curricular na dança/educação: uma breve reflexão através da teoria pós-estruturalista. 2017. (Seminário).

XXVII CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL. DIDÁTICA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CRÍTICA AO MODELO DE PLANEJAMENTO FIXO COMO REGULADOR DA CAPACIDADE DE CRIAÇÃO. 2017. (Congresso).

4ª Semana de História da UFF. 2016. (Seminário).

I Colóquio Nacional Artes do Movimento: A análise do Movimento e Pesquisa em Artes. 2015. (Simpósio).

I Encontro Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Estudantes de Pedagogia. 2015. (Encontro).

III Seminário Argumentos do Corpo. 2015. (Seminário).

Seminário de Dança Angel Vianna.Corpo, Arte E Disciplina: A Escola Como Espaço Politizador Do Corpo Em Função Do Trabalho.. 2015. (Seminário).

Seminário de Dança Angel Vianna.CORPO, ARTE E DISCIPLINA: A ESCOLA COMO ESPAÇO POLITIZADOR DO CORPO EM FUNÇÃO DO TRABALHO.. 2015. (Seminário).

UERJ SEM MUROS. Arte, Movimento e Ludicidade: experimentando a liberdade no espaço acadêmico. 2015. (Feira).

V Congresso Brasileiro de Dança Moderna. 2015. (Congresso).

VI Semana da Pedagogia: O currículo da FEBF e a formação do pedagogo. 2015. (Seminário).

XXI Encontro Fluminense dos Estudantes de Pedagogia. 2015. (Encontro).

12ª Festa Literária Internacional de Paraty. 2014. (Outra).

VI Seminário Acadêmico 2014: História, Educação e Cultura em Periferias. 2014. (Seminário).

XXII Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ. 2014. (Seminário).

III Congresso Brasileiro de Dança Moderna. 2013. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, S. B. . CLASSES DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CORPOS RESISTENTES A UMA EDUCAÇÃO COLONIZADORA. REVISTALEPH , v. 29, p. 249-265, 2017.

  • Santos, Samuel Barreto dos . CORPO, CURRÍCULO E RESISTÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE AS CLASSES DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZEGEM NA REDE MUNICIPAL DE NITERÓI. Cultura, cidadania e políticas públicas 2. 2ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. , p. 193-203.

  • SANTOS, S. B. . ARGUMENTOS QUE SUSTENTAM A DEFESA DA DANÇA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 39ª Reunião Nacional da ANPEd, 2019, Rio de Janeiro. GT24 - Educação e Arte, 2019.

  • SANTOS, S. B. . CORPO, CURRÍCULO E RESISTÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE AS CLASSES DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZEGEM NA REDE MUNICIPAL DE NITERÓI. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO, 2018, Rio de Janeiro. Saberes da didática e as vozes da escola, 2018.

  • SANTOS, S. B. . DISCURSOS DO CORPO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS : UMA ANÁLISE DOS GESTOS A PARTIR TEORIA PÓS - ESTRUTURALISTA. In: IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, 2018, Rio de Janeiro. Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar, 2018.

  • SANTOS, S. B. . PODE O CURRÍCULO DANÇAR? POR UMA DANÇA QUE SUBVERTA AS REGRAS. In: V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança, 2018, Manaus. A dança e a crescente 'economização' das formas de vida, 2018.

  • SANTOS, S. B. . RELATOS CORPORAIS COMO PROCESSO DE PRODUÇÃO CURRICULAR NA RELAÇÃO DANÇA-EDUCAÇÃO.. In: IX Seminário Internacional Redes Educativas e Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, 2017.

  • SANTOS, S. B. . DIDÁTICA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CRÍTICA AO MODELO DE PLANEJAMENTO FIXO COMO REGULADOR DA CAPACIDADE DE CRIAÇÃO. In: XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil (CONFAEB), 2017, Mato Grosso do Sul. ?Enquanto esse velho trem atravessa...?: outros caminhos na experimentação e na formação docente em Arte, 2017.

  • SANTOS, S. B. . A LEI 13.278/2016 E OS CAMINHOS DA PRODUÇÃO CURRICULAR NA RELAÇÃO DANÇA-EDUCAÇÃO. In: V ENCONTRO NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA EM DANÇA, 2017, São Paulo. Memórias, Trajetórias e Novas Perspectivas, 2017.

  • SANTOS, S. B. . Corpos Colonizados na Contemporaneidade. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA, Política, Cultura e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2015.

  • SANTOS, S. B. . ARTE SISTEMATIZADA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: EDUCAÇÃO E COLONIZAÇÃO DO CORPO. In: Seminário Argumentos do Corpo, 2015, Viçosa. III Seminário Argumentos do Corpo: Diretrizes da Dança, 2015.

  • SANTOS, S. B. . O CORPO E O PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA: IMAGENS, REPERTÓRIOS E IMAGINAÇÃO. In: Seminário Argumentos do Corpo, 2015, Viçosa. III Seminário Argumentos do Corpo: Diretrizes da Dança, 2015.

  • SANTOS, S. B. . Corpos resistentes a uma educação colonizadora. In: 10 Seminário discente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, 2018, Duque de Caxias. As vozes das periferias e a Universidade Pública como Resistência, 2018.

  • SANTOS, S. B. . REFLEXÕES SOBRE A DEFESA DA DANÇA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, S. B. . ARGUMENTOS QUE SUSTENTAM A DEFESA DA DANÇA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, S. B. . ARGUMENTOS QUE SUSTENTAM A DEFESA DA DANÇA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, S. B. . PODE O CURRÍCULO DANÇAR? POR UMA DANÇA QUE SUBVERTA AS REGRAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. R. ; SANTOS, S. B. . DANÇA/EDUCAÇÃO NO TERCEIRO SETOR: EXPERIÊNCIAS COM O PROJETO SOCIAL IMPORTO-ME. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, S. B. . CORPO, CURRÍCULO E RESISTÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE AS CLASSES DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZEGEM NA REDE MUNICIPAL DE NITERÓI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, S. B. . Corpos resistentes a uma educação colonizadora. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. B. . DISCURSOS DO CORPO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS : UMA ANÁLISE DOS GESTOS A PARTIR TEORIA PÓS - ESTRUTURALISTA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. B. . Lei 13.278/2016 e o ensino da dança nas escolas regulares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, S. B. . Relatos corporais como processo de produção curricular na relação dança-educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. B. . A LEI 13.278/2016 E OS CAMINHOS DA PRODUÇÃO CURRICULAR NA RELAÇÃO DANÇA-EDUCAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, S. B. . DIDÁTICA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CRÍTICA AO MODELO DE PLANEJAMENTO FIXO COMO REGULADOR DA CAPACIDADE DE CRIAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. R. ; SANTOS, S. B. . A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PROJETO ?MOMENTOS RIO? NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO ?PERSPECTIVAS?.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. B. . PROPOSTAS CURRICULARES PARA A DANÇA/EDUCAÇÃO: RELATOS CORPORAIS E LEITURA DE MUNDO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. B. . Processos de produção curricular na dança/educação: uma breve reflexão através da teoria pós-estruturalista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. B. . A proposta pedagógica do projeto ?Momentos Rio? no processo de criação do espetáculo Perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. B. . Corpos colonizados na contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. B. . O processo de criação através das imagens: a dança contemporânea e a releitura criativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. B. . A arte sistematizada no mundo contemporâneo: educação e colonização do corpo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. B. . Corpos colonizados na contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. B. . Corpo, Arte E Disciplina: A Escola Como Espaço Politizador Do Corpo Em Função Do Trabalho.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

SANTOS, S. B. . 10 Seminário discente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação - As vozes das periferias e a Universidade Pública como Resistência. 2018.

SANTOS, S. B. ; BERINO, A. ; PIMENTEL, A. . 10 Seminário discente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, S. B. . Corpo Movimento e (re)leituras Criativas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, S. B. ; SILVA, E. R. . Corpo, Movimento e (re)leituras criativas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, S. B. ; SILVA, E. R. . Corpo, Movimento e (re)leituras criativas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, S. B. . Momentos Rio 2018: Fragilidade Humana. (Coordenação geral). 2018. (Espetáculo de Dança).

SANTOS, S. B. ; SILVA, E. R. . Cálice (intérprete-criador). 2018. (Espetáculo de Dança).

SANTOS, S. B. . Corpo, cultura e significação de mundo. 2017. .

SANTOS, S. B. . Corpo, cultura e significação de mundo. 2017. .

SANTOS, S. B. . Momentos Rio 2017: Perspectivas. (Coordenação artística). 2017. (Espetáculo de Dança).

SANTOS, S. B. . Momentos Rio 2017: Perspectivas (Dançarino). 2017. (Espetáculo de Dança).

SANTOS, S. B. . La Bayadère (Bailarino). 2017. (Espetáculo de Dança).

SANTOS, S. B. . O Corsário (Bailarino). 2017. (Espetáculo de Dança).

SANTOS, S. B. . Paz (coreógrafo). 2017. (Coreografia).

SANTOS, S. B. . O Fio da Meada. 2019. Coreográfica.

SANTOS, S. B. ; SILVA, E. R. . Memórias da cidade: uma cartografia da história e cultura do município de Duque de Caxias. 2015. Coreográfica.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Currículo: Conhecimento & Cultura, Descrição: Esta linha se caracteriza por articular pesquisas no campo do currículo, com destaque para as discussões sobre políticas e práticas curriculares. Inclui questões sobre o conhecimento, a cultura, os sujeitos da escola, as tecnologias e a sociedade. Integra estudos críticos e pós-estruturais, com ênfase em abordagens discursivas. Pela sua importância para o campo, a educação básica e a formação de professores têm sido objetos de estudo privilegiados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Barreto dos Santos - Integrante / Talita Vidal Pereira - Coordenador / Lhays Marinho da Conceição Ferreira - Integrante / Maria Carolina Neves Lopes - Integrante / Monique Agnes Rodrigues de Moraes - Integrante / Roberta Avoglio Alves Oliveira - Integrante / Rosana Sales de Jesus - Integrante / Edilson Barroso Gomes - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi, Secretaria Municipal de Educação de Niteroi. , Rua São Pedro - de 42 a 128 - lado par, Centro, 24020055 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27211322

Experiência profissional

2014 - Atual

Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 24

2012 - 2015

Prefeitura Municipal de Belford Roxo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 20

2019 - Atual

Universidade Candido Mendes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ., Carga horária: 16