JHEMYSON ALVES PEREIRA

Graduado em Licenciatura em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP (2019). Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas Pós-graduação - FATECH (2019). Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP (2021). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP (2022). Atuou como Monitor de reforço escolar no Centro de Solidariedade João Paulo II no Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio (2012-2019) e Auxiliar Administrativo (2018-2019), atuou também como bolsista nos Programas PIBID Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2017-2018) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Programa Residência Pedagógica (2018-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atuou como Professor Formador do Curso Operador de Computador do Programa Novos Caminhos do Instituto Federal do Amapá (2020) e Instrutor de TI da empresa MSB Tecnologia (2020), além disso, trabalhou como Assistente e Auxiliar Administrativo no Departamento Nacional de Transporte e Infraestrutura - DNIT, na função de Fiscal de Contratos.

Informações coletadas do Lattes em 13/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Informática na Educação

2019 - 2021

Instituto Federal do Amapá
Título: EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS: Tendências durante a Pandemia
Orientador: Ederson Wilcker Figueiredo Leite

Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior

2019 - 2019

Faculdade de teologia e ciências humanas
Título: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR EAD: A Importância do Professor/Tutor.
Orientador: Prof. Esp. Walber Rodrigues da Silva.

Graduação em Informática

2015 - 2019

Instituto Federal do Amapá
Título: Gamificação como estratégia educacional: O uso da plataforma educativa kahoot como ferramenta motivadora para a aprendizagem significativa do ensino da multiplicação dos alunos do 2º ao 5º ano em reforço escolar no Centro de Solidariedade João Paulo II.
Orientador: André Luiz da Silva Freire

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Redes de Computadores

2012 - 2013

Instituto Federal do Amapá

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Planejamento educacional: por que, para que e como fazer?. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EAD. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Produção de Recursos Autoinstrucionais para EAD. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Design instrucional para produção de recursos autoinstrucionais para EAD. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2020 - 2020

Workshop do Professor Digital. (Carga horária: 20h). , Master Teacher, MT, Brasil.

2020 - 2020

Gamificação no Moodle. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2018 - 2018

Introdução à Programação para WEB. (Carga horária: 50h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2015 - 2015

Iniciação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Amapá, SEDNAI/DR/AP, Brasil.

2014 - 2014

Cabeamento Estruturado. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.

2014 - 2014

Adobe Photoshop. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.

2014 - 2014

Introdução à Virtualização com Virtual Box. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

PEREIRA, J. A. . Teclado adaptado em braile para notebook. 2016. (Exposição).

Participação em eventos

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação.Como tornar as aulas online inclusivas? e Cinco experiências tecnológicas na Educação que a pandemia nos fez rever. 2020. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação.Práticas pedagógicas inovadoras: possibilidades com diferentes tecnologias e Educação maker: onde está a construção de conhecimento?. 2020. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação.Metodologias Ativas e Competências Socioemocionais e Formação docente em robótica educacional e mediações tecnológicas: Reflexões e avanços. 2020. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação.Ciência de Dados Educacionais. 2020. (Outra).

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação.Ensino Híbrido: Metodologia ativa para além das telas e A arte diz o indizível - Conexão arte e o ensino de Ciências Naturais/Humanas. 2020. (Outra).

Tecnologia Aplicada à Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - campus Macapá.Tecnologia Aplicada à Educação. 2019. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP.Seminário da Residência pedagógica. 2018. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP.Produtos da Empresa 3 Amores. 2018. (Outra).

VII Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.O PIBID na formação de professores: impactos e perspectivas. 2018. (Seminário).

Desmistificando alguns mitos sobre startups tecnológicas.Desmistificando alguns mitos sobre startups tecnológicas. 2017. (Outra).

Encontro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão do IFAP - ENEPEG.Encontro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão do IFAP - ENEPEG. 2017. (Encontro).

Semana Acadêmica e III Seminário de Educação Inclusiva no IFAP.Semana Acadêmica e III Seminário de Educação Inclusiva no IFAP. 2017. (Seminário).

Semana Acadêmica e III Seminário de Educação Inclusiva no IFAP.Tecnologia Assistiva Educacional. 2017. (Seminário).

Dia da Informática.Educação. 2016. (Oficina).

Dia da Informática.Internet das Coisas. 2016. (Outra).

I Semana Acadêmica e II Seminário de Educação Inclusiva no IFAP.Teclado adaptado em braile para notebook. 2016. (Seminário).

SEBRAE Startup Day - Amapá.SEBRAE Startup Day - Amapá. 2016. (Outra).

Startup Day Amapá.Startup Day Amapá. 2015. (Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

CENTRO DE SOLIDARIEDADE JOÃO PAULO II

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 20

2012 - 2019

CENTRO DE SOLIDARIEDADE JOÃO PAULO II

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 40

2020 - 2020

Instituto Federal do Amapá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 7

2018 - 2019

Instituto Federal do Amapá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

2017 - 2018

Instituto Federal do Amapá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8

2010 - 2010

A Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2020 - 2020

MSB Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de TI, Carga horária: 20