Mônica de Freitas Monteiro Costa

Professora do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal há 21 anos. Especialista: em Docência do Ensino Superior, Psicopedagogia, Gestão e Orientação Educacional, Alfabetização e Letramento nos anos iniciais. Possui experiência como Orientadora de Estudos em cursos de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e do curso Consolidando Saberes para professores dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental. Tem experiência em ministrar aulas em cursos de pós-graduação na área de Educação.Trabalhou como articuladora do Centro de Referência dos Anos Iniciais (CRAI) e como coordenadora intermediária da Unidade de Educação Básica (UNIEB), na Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia. Possui licenciatura em Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Vasta experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Possui ampla experiência em regência de classe, em turmas de alfabetização, quartos e quintos anos do Ensino Fundamental e atuou com intervenções pedagógicas para crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Ministra palestras, formações, oficinas e workshop na área de Educação. Atua com avaliação e intervenção psicopedagógica nas áreas clínica e institucional. Possui visão holística sobre o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de uma educação integral, considerando a diversidade e a subjetividade dos indivíduos. Tem se dedicado na busca por uma educação de qualidade para todos os estudantes, pelo sucesso escolar e por uma educação efetivamente inclusiva.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Alfabetização e Letramento nos anos iniciais

2019 - 2020

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO CECAP
Título: A importância da formação inicial e continuada de professores alfabetizadores para uma educação de qualidade
Orientador: Vânia Roseli Alencar

Especialização em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

2013 - 2014

FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS
Título: A FRAGILIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A INTERFERÊNCIA DESTA NA QUALIDADE DO ENSINO
Orientador: JÚLIA ROCHA CAMARGO

Especialização em GESTÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

2013 - 2014

FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS
Título: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES PARA UMA EDUCAÇÃO EFETIVAMENTE DE QUALIDADE
Orientador: JÚLIA ROCHA CAMARGO

Especialização em PSICOPEDAGOGIA

2007 - 2007

Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil
Título: A PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Orientador: FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS

Graduação em Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental

2003 - 2006

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
Título: A LEITURA COMO FONTE DE PRAZER E/OU DESPRAZER
Orientador: Antônio Cézar Nascimento Brito
Bolsista do(a): .

Formação complementar

2018 - 2018

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2018 - 2018

Espanhol Instrumental I e II. (Carga horária: 180h). , Escola de Idiomas Klein, KLEIN, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Formação de Orientadores de Estudos - Consolidando Saberes. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2016 - 2016

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2015 - 2015

Atendimento Educacional Especializado: na perspectiva da Educação Inclusiva. (Carga horária: 300h). , Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil, ASSESB, Brasil.

2015 - 2015

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2013 - 2013

CURRÍCULO EM MOVIMENTO. (Carga horária: 120h). , ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, EAPE, Brasil.

2012 - 2013

CONSTRUINDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA. (Carga horária: 180h). , ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, EAPE, Brasil.

2012 - 2013

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2011 - 2011

PRO-LETRAMENTO: ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM. (Carga horária: 120h). , ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, EAPE, Brasil.

2009 - 2009

BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO - TEORIA E PRÁTICA. (Carga horária: 80h). , ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, EAPE, Brasil.

2005 - 2005

INFORMÁTICA BÁSICA. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.

2003 - 2003

A Arte de contar histórias. (Carga horária: 120h). , ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, EAPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.

Participação em eventos

Oficina de Produção de Textos - Coordenação Coletiva.Escola Classe 34. 2022. (Oficina).

Curso de pós graduação latus sensu Instituto Ethikos.Formação de Professores Alfabetizadores - Alfabetização e Letramento nos anos iniciais. 2020. (Outra).

Palestra na Coordenação Coletiva na Escola Classe 22 de Ceilândia.Formação de Professores Alfabetizadores - Consciência Fonológica e Intervenções Pedagógicas segundo os Níveis da Psicogênese da língua escrita.. 2020. (Encontro).

Palestra na Coordenação Coletiva na Escola Classe 34 de Ceilândia.Formação de Professores Alfabetizadores - Consciência Fonológica e Intervenções Pedagógicas segundo os Níveis da Psicogênese da língua escrita. 2020. (Encontro).

Palestra na Coordenação Coletiva na Escola Classe JK do Sol Nascente.Formação de Professores Alfabetizadores - Consciência Fonológica e Intervenções Pedagógicas segundo os Níveis da Psicogênese da língua escrita.. 2020. (Encontro).

Palestra na Coordenação Coletiva na Escola Classe Lajes da Jiboia de Ceilândia.Formação de Professores Alfabetizadores - Consciência Fonológica e Intervenções Pedagógicas segundo os Níveis da Psicogênese da língua escrita.. 2020. (Encontro).

Workshop.Consciência Fonológica. 2019. (Seminário).

Formação de Coordenadores Pedagógicos das escolas de Ceilândia.Consciência Fonológica. 2018. (Oficina).

Formação de Coordenadores Pedagógicos das escolas de Ceilândia.As Quatro Práticas de Linguagem: Leitura, Oralidade, Analise Linguística e Produção Textual. 2018. (Encontro).

Formação de Coordenadores Pedagógicos das escolas de Ceilândia.Avaliação Educacional. 2018. (Encontro).

Formação de Coordenadores Pedagógicos das escolas de Ceilândia.Psicogênese da Língua Escrita - Emilia Ferreiro. 2018. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • CABRAL, A. R. ; Costa, M.F.M ; LIMA, E. M. . Em busca de sentido no pós-pandemia de Covid-19. REVISTA PROJEÇÃO, SAÚDE E VIDA , v. 2, p. 38-49-49, 2021.

  • SOUZA, E. T. ; GOUVEIA, M. P. C. ; Costa, M.F.M . A dinâmica conversacional como meio de promoção e valorização da trajetória e expressão da subjetividade dos professores. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2003 - Atual

Secretaria de Estado de Educação do DF

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40